Currículo e diálogo cultural na construção da escola quilombola.
Currículo. Diálogo cultural. Escola Quilombola.
A discussão acerca do currículo e diálogo cultural na construção da Escola Quilombola, pressupõe antes de tudo, uma retomada da educação escolar, que busca enveredar por caminhos diferentes, estreitando as relações do currículo e cultura, no sentido de trabalhar a diversidade de modos de existência, rompendo com os preconceitos e a exclusão social, não somente dos indivíduos em sociedade, mas também no que concerne ao acesso desses ao conhecimento e à cultura escolarizada. Quanto ao problema da pesquisa, questionou-se o seguinte: De que modo o Currículo e as práticas pedagógicas são desenvolvidos com os alunos e as alunas da escola São Tomé? Em que medida têm se constituído em mediadores na construção e valorização da Identidade cultural quilombola? Traçamos as seguintes questões norteadoras: refletir e analisar currículo e diálogo cultural; identificar as diversidades de saberes e práticas sociais da comunidade quilombola que contribuem com o firmamento de seu pertencimento de grupo social. Foram também elencados no texto da qualificação, os objetivos e metodologias da pesquisa e seus pressupostos teóricos, que deram base para as discussões do objeto em análise.