APRENDE BRINCANDO”: A CRIANÇA ATUANDO ENTRE O POVO ASSURINÍ DO TROCARÁ, MUNICÍPIO DE TUCURUÍ-PA
Antropologia da criança, Identidade cultural, e Saberes
O presente trabalho tem como objetivo principal analisar o processo de aprendizagem e socialização das crianças Assuriní do Trocará e quais os diferentes papéis que as crianças atuam nessa sociedade. Podemos perceber que a infância indígena é carregada de significados e a presença infantil está em todos os campos da sociedade indígena neste sentido, é indispensável entender como a criança na comunidade indígena Assuriní do trocará socializa e interage com os saberes que fazem parte do processo de ensino aprendizagem desse povo indígena. Para tanto, se buscou como referencial teórico-metodológico estudos de autores que discutem a temática em questão, como: ANDRADE (1992), ARNAUD (1989) SILVA (2008), GRUPIONI (2001), CUNHA (1012), COHN (2005, 2010), FERNANDES (1976), NUNES, (2003), KRAMER, (2003), (RIBEIRO 2014), STUART HALL (2012). Posteriormente, foi realizado a pesquisa de campo, onde através da técnica da observação participante buscou-se a observação do dia-a-dia das crianças, suas formas de brincar e socializar com a comunidade, entrevista com as lideranças e as crianças Assuriní. A pesquisa se utilizou de documentos escritos, imagéticos e a fonte oral, mediante relatos orais e histórias de vida. Dados deste trabalho constataram que os estudos relacionados à infância vêm crescendo graças a etnografia, História e antropologia e a partir desses estudos a criança começa a ser estudada como sujeitos completos e formadores de conhecimento. O ensino e aprendizado se dá nos vários campos e espaços Assurini, onde através da transmissão de conhecimento a criança participa ativamente do seu próprio aprendizado. A criança tem um papel socializador, através das brincadeiras, da oralidade e do observar perpetua sua identidade e valorizam sua cultura, fazendo com que a sociedade Assurini continue se afirmando como um povo indígena, entre o qual a educação é aprendida e repassada pelas próprias crianças, gerando um espaço de grande aprendizado, onde as crianças têm papéis decisivos.