News

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCILEIA WANZELER DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCILEIA WANZELER DE SOUZA
DATA: 24/02/2017
HORA: 15:00
LOCAL: SALA 001 - CAMPUS CAMETÁ
TÍTULO:

Título do Trabalho: Experiências de ocupação da terra na ilha da Conceição (Mocajuba-Pará), em registros etnoecológicos.


PALAVRAS-CHAVES:

Etnoecologia. Ocupação de Terra. Produção Rural. Paisagem. Experiência.


PÁGINAS: 65
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

O trabalha análise do processo de ocupação da terra, através apropriação da paisagem e da produção rural em comunidades amazônidas, partindo do pressuposto da etnoecologia, como um campo de pesquisa interdisciplinar. Envolve a relação entre formação histórica, conhecimento e suas diferentes formas de aponderamento do ambiente da floresta. A pesquisa está sendo desenvolvida na ilha da Conceição que compreende as comunidades de Santana, São Joaquim e Costa de Santana, localizadas no município de Mocajuba na região Nordeste do Estado do Pará. O estudo pretende descrever a paisagem construída pelas atividades econômicas desenvolvidas nessa ilha para que se possa entender como a floresta e o rio foram agentes ativos na interpretação do homem ribeirinho e assim entender as estratégias de ocupação que engendrou conflitos e compreensões em torno ao acesso, uso da terra e os valores que seus ocupantes foram construindo. Estudar comunidades rurais amazônicas a partir do processo de ocupação da terra e a produção agrária e levando em consideração as percepções humanas, ou seja, a relação do homem e o espaço vivido, o que nos leva a localizar os fenômenos espacialmente, explicando a razão da distribuição, se considerado a importância das atividades econômicas ligadas a agricultura e extrativismo explicando os lugares e as razões dessa ocupação é o que propomos.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2524613 - BENEDITA CELESTE DE MORAES PINTO
Presidente - 1669289 - FRANCIVALDO ALVES NUNES
Interno - 4217639 - MARA RITA DUARTE DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 09/02/2017 11:12
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1