A DIVERSIDADE CULTURAL NO ENSINO DO ESPANHOL
metodologia; ensino do espanhol; formação docente; diversidade
O presente trabalho tem como objetivo analisar a metodologia de ensino dos professores de espanhol que atuam no Ensino Médio nas escolas da rede pública e privada no município de Belém. Para tanto, o primeiro passo foi investigar o processo de formação docente, inicial e continuada para em seguida verificar sob qual a perspectiva os professores abordam a cultura desse idioma, considerando a diversidade cultural, e por fim verificar se os professores da educação básica consideram a América Latina no contexto educacional de ensino-aprendizagem ou reforçam o modelo de ensino imperialista. A proposta metodológica para a realização desta pesquisa foi o estudo de caso que nos possibilitou realizar a investigação com conversas guiadas para o qual foi estipulado a quantidade de dez professores de espanhol efetivamente habilitados, ou seja, portadores de diploma de nível superior em Letras – Língua Espanhola, brasileiros e com, no mínimo, três anos de experiência profissional na área. Na fundamentação teórica deste trabalho abordamos a formação e profissionalização docente, a interculturalidade no ensino do espanhol e o ensino da língua espanhola no âmbito da diversidade, sendo este último capítulo o resultado da análise das conversas guiadas realizadas nos próprios estabelecimentos de ensino no qual cada professor leciona. Observamos que muitos dos professores entrevistados argumentam não ser o objetivo da escola trabalhar as quatro competências comunicativas (ouvir, falar, ler e escrever) no ensino da língua estrangeira, dando mais ênfase a leitura e interpretação de texto, o que vai de encontro aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).