Diálogo, experiência e método: aproximações e distanciamentos entre Gadamer e Freire e suas implicações na concepção de formação entres esses autores
Formação. Diálogo. Método. Hermenêutica filosófica. Educação libertadora.
Este trabalho tem como objetivo discutir a educação no sentido da formação para o humano sob o fio condutor da Hermenêutica filosófica. Assim estabelecemos uma relação de aproximação e distanciamento entre os autores, pensadores e educadores contemporâneos, a saber, Paulo Freire e Hans-Georg Gadamer com as seguintes categorias do pensamento: diálogo, experiência e método e suas implicações na concepção de formação desses autores. O trabalho de pesquisa foi fundamentalmente bibliográfico, requisitando, também desta autora uma escuta crítica e hermenêutica na medida em que buscou compreender o processo de “construção” de uma “educação libertadora” em vista de um certo humanismo. Para esse empreendimento, assumimos como bibligrafia fundante; a obra de Gadamer Verdade e método e a obra de Freire A pedagogia do oprimidoe algumas outras bibliografias adicionais de tais pensadores. A princípio destacamos a aproximação entre os autores nas questões do diálogo e experiência como constitutivas da existência humana. O método, por sua vez, implicando em certo distanciamento em suas pedagogias. Por último, concebemos a aproximação de ambos sobre as noções diálogo e experiência como corresponsáveis para a formação humanista de caráter transformador e libertador dos envolvidos na tarefa educativa.