A emoção e afetividade como mediadoras na apropriação do conhecimento (leitura e escrita).
leitura, escrita, emoção, afetividade e conhecimento
o trabalho intitulado a emoção e afetividade como mediadora no ensino da leitura e da escrita têm como objetivo investigar as possíveis manifestações afetivas- emocionais nas relações coni os conhecimentos escolares; buscando ainda compreender os sentimentos {afetos, emoções) em relação às atitudes de ensino aprendizagem (conhecimento); além analisar as diversas formas de manifestações afetivas emocionais no ensino da leitura e da escrita. Para atingir tais objetivos utilizou-se como suporte teórico- metodológico, obras de autores que discutem a temática da afetividade em sala de aula nas suas mais diversas definições e sentidos mais que nos oferecem base para além de desvelar outros questionamentos já feitos em torno da temática nos permitir ainda avançar em nossos estudos construindo e reconstruindo ideias, conceitos que nos permitiram chegar ao resultados esperados, dentre esses autores destacamos: VIGOTSKl (2005, 2007), FALABELO (2005), WALLON ( 1968) SMOLKA (2001), BRAGGIO ( 1992) FONTANA (1997), além de outros. Também foi feita a pesquisa de campo, mediante a observação participante, no qual pode manter contato direto com os sujeitos da pesquisa e o objeto de estudo, conhecendo mais de perto sua história, cultura, além de presenciar as relações mantidas com o conhecimento por esses sujeitos e suas reações diante dos mesmos, nos permitindo levantar dados contundentes sobre a temática. De inicio podemos colocar que as reações afetivas emocionais se fazem presente na sala de aula se fazendo vê nas mais diversas situações e relações estabelecidas entre as crianças e o conhecimento, assim como a interferência do ambiente e dos objetos, no aprendizado e desenvolvimento das crianças. O conhecimento afetando as crianças e provocando as mais diversas reações afetivas emocionais.