UMA ANÁLISE DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO EM ABAETETUBA
Currículo - Educação do Campo - Saberes tradicionais –Pedagogia da Alternância
O presente trabalho tem o objetivo de analisar como os saberes tradicionais trazidos do Tempo-Comunidade pelos alunos dialogam com os saberes científicos do Tempo Universidade no espaço acadêmico, a partir da Pedagogia da Alternância. Dessa forma, analisar como se materializa o Tempo-Universidade e o Tempo-Comunidade, enquanto componente curricular presente no projeto pedagógico do curso de licenciatura em educação do campo, Identificar como se aplica a docência multidisciplinar por áreas de conhecimento de forma prática na formação de professores do Curso de Licenciatura em educação do campo; Compreender a Educação do Campo a partir do contexto histórico e político em que instituíram os cursos de Licenciatura em Educação do campo nas Universidades Públicas. A proposta metodológica é a pesquisa participante, que foi realizada nas turmas de Licenciatura e fundamentada em várias fontes bibliográficas que dão base teórica ao estudo em tela. Utilizou-se da observação participante, entrevista com 40 alunos e 08 professores para coletar os dados em campo. Na análise do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) encontramos como princípio curricular e pedagógico a valorização da vivência sociocultural dos alunos e dos seus saberes como elemento formativo. A partir das entrevistas com os alunos podemos perceber que a formação inicial do curso de licenciatura em educação do Campo do Campus Universitário de Abaetetuba, tem dificuldades, limites de ordem pedagógica e estrutural que, de certo modo, compromete em parte a qualidade da formação.