QUALIFICAÇÃO PARA O TRABALHO: uma investigação sobre as ações de qualificação do CAPACIT/UFPA destinadas ao Campus de Cametá.
qualificação, trabalho, educação, omnilateralidade.
Este trabalho expõe elementos de uma pesquisa cuja proposta é analisar como se configura o processo de formação dos servidores técnico-administrativos da UFPA/Campus de Cametá no que tange aos cursos de capacitação desenvolvidos pelo CAPACIT/UFPA, tentando identificar como ocorre essa formação. O texto divide-se em cinco capítulos, apresentados da seguinte forma: a formação do Estado brasileiro e a evolução histórica do serviço público; caracterização do locus de pesquisa, procedimentos metodológicos e categorias de análise da qualificação; a política de formação técnica-administrativa na legislação brasileira; o processo de qualificação dos servidores técnico-administrativos na UFPA/Campus de Cametá; as três dimensões da qualificação. Fazemos uma análise sobre a constituição e organização administrativa do estado brasileiro e a evolução do funcionalismo público, destacando os três modelos de administração pública: patrimonialista, burocrática e gerencial para relacionar-se às características do servidor público enquanto sujeito histórico-social. Apresentamos os lócus de pesquisa que são o CAPACIT/UFPA e o Campus de Cametá, os procedimentos que norteiam a efetivação da pesquisa, em termos de abordagem qualitativa do tipo descritivo analítica, cujo método de análise é o materialismo histórico e dialético, assim como a revisão bibliográfica sobre as principais categorias de análise, tais como capacitação, qualificação, gestão gerencial, unilateralidade, omnilateralidade, emancipação, capital humano e neopragmatismo. Fazemos uma análise sobre os documentos que regem a política nacional de qualificação técnica-administrativa, bem como os documentos, no âmbito da UFPA, que tratam da qualificação desses sujeitos, para mostrar como se materializa o processo de qualificação para os servidores do Campus de Cametá, bem como analisar as três dimensões dessa qualificação: a dimensão prática, a dimensão dos sujeitos e a dimensão política, cujos elementos nos permitiram constatar que as diretrizes para a qualificação dos servidores técnico-administrativos da UFPA e a materialização das ações de formação ocorrem em uma perspectiva de formação unilateral, neopragmática, através da gestão por competência, fomentada pela administração pública gerencial.