SABERES DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
Saberes. Professores de Educação Física. Educação das Relações Étnico-raciais. Formação. Prática Docente.
A referida pesquisa estuda os saberes dos professores de Educação Física sobre a educação das relações étnico-raciais, abordando conceitos de raça, racismo e racialismo, perpassando pela formação de professores. Baseia-se em Todorov (1993), Hofbauer (2006), Moore (2007) e Pereira (2007) que abordam conceitos de raça, racismo e racialismo; Saviani (1996), Pimenta (2005), Tardif (2007), Gauthier (2013), Imbernón (2009) e (2011), que abordam múltiplos saberes docentes e a formação de professores respectivamente, investigando como e quando os professores adquirem os saberes sobre a educação das relações étnico-raciais e como ensinam este conteúdo. Utilizou-se como metodologia a história de vida, para conhecer os seus processos de formação através de questionário prévio (primeira fase) com perguntas fechadas e entrevistas (segunda fase) com perguntas abertas. A pesquisa se deu com professores de educação física de 12 campis do Instituto Federal do Pará, sendo 12 na primeira fase e 4 na segunda fase. Observou-se que os saberes inerentes a educação das relações étnico-raciais em sua maioria, não foram exclusivamente constituídos na academia, mas foram baseados em diferentes experiências na prática docente, sendo estes diversificados e que por fim, contribuíram para a construção de suas concepções das relações étnico-raciais, ora aproximando, ora distanciando da relação com a educação física enquanto disciplina escolar e apontando uma série de carências e dificuldades na explanação do tema.