A CRIAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS E DUCATIVOS NOS DISPOSITIVOS: uma proposta de pesquisa-formação na cibercultura
Jogos digitais educativos. Clickteam Fusion. Pesquisa-formação.
Este trabalho apresenta uma pesquisa em andamento que busca demonstrar a possibilidade de criação de jogos digitais educativos para potencializar/conectar professores e alunos no processo de ensino/aprendizagem. Para esta pesquisa, estamos dialogando com os preceitos da pesquisa-formação na cibercultura. Para tal investigação, propomos a criação de um dispositivo de formação, usando o software Clickteam Fusion 2.5 com alunos da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Abraão Simão Jatene, matriculados em um denominado Projeto Permanente por Afinidade (PPA). O objetivo do PPA Jogos Digitais é ensinar e potencializar os alunos com a criação de jogos digitais para fins educativos, utilizando a metodologia da pesquisa-formação na cibercultura (Santos, 2019). Apesar das dificuldades, como a falta de infraestrutura adequada para a execução do projeto, o despreparo de alguns alunos por serem imigrantes digitais e o preconceito por parte de alguns educadores aos jogos digitais, os estudantes do PPA, que engloba alunos do primeiro e do segundo ano do ensino médio, foram capazes de desenvolver um aplicativo para celulares Android e computadores. A pesquisa demonstrou, como resultado, ainda, a inclusão cibercultural dos participantes e o dispositivo autoral de “caráter inovador”, um jogo digital educativo no contexto do cotidiano cametaense.