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Banca de QUALIFICAÇÃO: LUIZ RAMIRO CRUZ CARDOSO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUIZ RAMIRO CRUZ CARDOSO
DATA: 29/11/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de Defesa do PPGEDUC - UFPA/CAMPUS CAMETÁ
TÍTULO:

CONSORTES DE CAMETÁ: Performances de corpos homoafetivos em uma educação Curupiranha da Amazônia.


PALAVRAS-CHAVES:

Casamento homoafetivo. Comunidade de Inacha. Olho de Boto. Filosofia da Diferença. Educação Curupiranha.


PÁGINAS: 96
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
RESUMO:

Esta pesquisa infere de um estudo acerca da literatura e memória de um casamento homoafetivo entre dois homens, Inajá e Inajacy (nomes fictícios), ocorrido em 1967 na comunidade quilombola de Inacha, Município de Cametá-PA, na região Amazônica. O evento ocorreu em período da Ditadura Cívico-Militar (1964-1985) presente nas memórias da população da região e no livro de romance ficcional Olho de Boto (2015) do escritor cametaense Salomão Larêdo. Os “consortes de Cametá” – como foram nomeados pelo jornal da época – sofreram retaliações e ataques vindos do poder público de Cametá, principalmente a Inajacy, qual estava trajando o vestido de noiva, logo, este ato performativo desestabilizou as normas de gênero e sexualidade de uma cidade arraigada em valores morais de resquícios da colonização europeia, e que por décadas tenta apagar do imaginário popular aquele ato vanguardista. Assim, levantamos questões: Como ocorreu o enredo e as tramas do casamento de Inajacy e Inajá? Como foi arranhar a posição factual dos “consortes de Cametá”? Como foi romper o armário onde a sociedade conservadora os tentou colocar? Como se mostraram Inacha e Cametá à época de 1967? Quais as potências de um corpo curupiranizado em movimentos de transgressão e insurreição? Como este acontecimento impacta nas memórias de moradores e no ambiente social na atualidade? Que reverberações políticas, educacionais, de gênero e sexualidade este estudo impacta na comunidade acadêmica e nas lutas LGBTQIAPN+ na atualidade? A pesquisa se baseia no método cartográfico-rizomático de Deleuze e Guattari (1995), uma pesquisa-intervenção traçada nos rastros e linhas de fuga das memórias e sexualidades pulverizantes estilhaçadas entre Cametá-Inacha, que instigaram a cartografia dos corpos homoafetivos deste trabalho. E também, de modo interseccional, em decorrência da construção rizomática do estudo, traçou agenciamentos entre duas teorias, Queer e Curupiranha, ambas, campos de estudo de sexualidade e gênero divergentes à heteronormatividade hegemônica, fortalecidas pelo encontro com diversos estudiosos da área, como Butler (2003), Miskolci (2012), Foucault (2005), Louro (2004) e Sena (2020). O reverberar deste trabalho discute uma educação curupiranha e infernal que ultrapasse o modelo tradicional de espaços educacionais, onde perpetra a violência a corpos dissidentes à heteronormatividade. Portanto, esta pesquisa-intervenção, em diálogo com a filosofia da diferença, Corazza (2002), hooks (2013) e outres, aposta em uma educação não abjeta aos corpos homo-curupirinhizados marginalizados e invisibilizados, e abre espaço a uma pedagogia infernal que transgrida e produza vidas em multiplicidades.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2298298 - GILCILENE DIAS DA COSTA
Interno - 2299112 - JOSE VALDINEI ALBUQUERQUE MIRANDA
Externo ao Programa - 5286460 - LARISSA LATIF PLACIDO SARE
Externo à Instituição - JOSE SENA DA SILVA FILHO
Notícia cadastrada em: 16/11/2023 11:24
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