O CUSTO-ALUNO-QUALIDADE DAS ESCOLAS DO CAMPO DO MUNICÍPIO DE CAMETÁ/PA
Financiamento da educação; Custo aluno-qualidade; Educação do Campo; Educação de qualidade.
O presente estudo trata sobre o Custo aluno-qualidade das escolas do Campo do Município de Cametá-Pará. Objetivando analisar em que medida os recursos financeiros recebidos são suficientes para a manutenção de uma escola do campo com qualidade no município. Trata-se de um Estudo de Caso, de abordagem qualitativa, que será realizado por meio de 3 (três) etapas: Levantamento Bibliográfico, Pesquisa de Campo e Análise de Dados. Como instrumentos de coleta de dados serão utilizadas a análise documental e entrevistas semiestruturadas. As análises de dados serão realizadas por meio da Análise do Discurso. Para conduzir a pesquisa, utilizaremos como base teórica os estudos de Rolim (2021), Cavalcanti, Coutinho e Diniz (2011), Pinto (2018), Pinto e Rezende (2017), Silva (2017), Pereira, Pureza e Hage (2017) Caldart (2004), Carmo (2016), Enguita (2002), Carreira e Pinto (2007), entre outros. A pesquisa até o momento traz um panorama da Educação Municipal, além de apresentar dados estatísticos que demonstram a situação das escolas municipais do Campo. A continuação da pesquisa nos apontará dados mais consistentes para uma análise mais profunda e resultados conclusivos.