A EDUCAÇÃO TÉCNICA EM RECURSOS PESQUEIROS NO INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ – CAMPUS CAMETÁ: DESAFIOS DA ALTERNÂNCIA PEDAGÓGICA SOB O CONTEXTO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA
Formação Técnica; Instituto Federal do Pará; Pedagogia da Alternância
O Estudo teve como objetivo analisar os desafios da Alternância Pedagógica na Formação
Técnica em Recursos Pesqueiros no Instituto Federal do Pará – Campus Cametá. O paradigma
da pesquisa fundamentou-se em pressupostos de caráter qualitativo e a abordagem
metodológica constitui estudo de um caso, tendo como instrumento de coleta de dados a
análise documental e entrevista semiestruturada. Para o levantamento dos dados foram
ouvidos 07(sete) professores e 03(três) alunos do Curso Técnico em Recursos Pesqueiros, do
IFPA – Campus Cametá. A organização e análise dos dados estarão organizados em quatro
categorias:1. Alternância Pedagógica: Relação entre formação Técnica e a prática social dos
Ribeirinhos. 2. Alternância Pedagógica e a organização pedagógica do curso técnico em
Recursos Pesqueiros. 3. Alternância Pedagógica e as Políticas implementadas no âmbito do
IFPA. A estrutura desta pesquisa encontra-se organizada em quatro capítulos: O primeiro
capítulo apresentamos o levantamento das produções científicas de dissertações e teses a
respeito da Alternância Pedagógica em cursos Técnicos. O segundo capítulo procura fazer
uma discussão a respeito do protagonismo dos trabalhadores ribeirinhos, partindo da análise
sobre os principais fundamentos da Educação no campo. No terceiro capítulo destacamos a
organização pedagógica em alternância no Instituto Federal do Pará e como é construído e no
quarto capítulo destacamos a Alternância Pedagógica e os desafios enfrentados na formação
técnica em Recursos Pesqueiros, a partir do olhar dos sujeitos envolvidos na construção do
conhecimento. Os resultados nos levaram a inferir que a Alternância na Formação Técnica
vem sendo construída de forma gradual no Campus Cametá, apesar dos desafios, as primeiras
impressões apontam para uma formação em Alternância Pedagógica com vistas na formação
humana e política do educando, como resistência a um sistema capitalista de produção.