News

Banca de QUALIFICAÇÃO: JADISLENE ESTEVAM DA SILVA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JADISLENE ESTEVAM DA SILVA COSTA
DATA: 06/07/2023
HORA: 15:00
LOCAL: SALA DO PPGEDUC ONLINE - GOOGLE MEET
TÍTULO:

SABERES DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS


PALAVRAS-CHAVES:

Saberes. Professores de Educação Física. Relações Étnico-raciais. Formação. Prática Docente.


PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A referida pesquisa estuda os saberes dos professores de educação física sobre as relações étnico-raciais, abordando conceitos de raça, racismo e racialismo, perpassando pela formação de professores. Baseia-se em Todorov (1993), Hofbauer (2006), Moore (2007) e Pereira (2007) que abordam conceitos de raça, racismo e racialismo; Tardif (2007), Imbernón (2009) e (2011), Charlot (2007) que abordam múltiplos saberes docentes e a formação de professores respectivamente. Esta pesquisa investiga como e quando os professores aprendem saberes e conhecimentos sobre as relações étnico-raciais e como ensinam estes conteúdos. Utilizou-se como metodologia a história de vida, a fim de conhecer como se deram seus processos de formação através de questionário prévio e entrevistas. A pesquisa se deu com professores de educação física do Instituto Federal do Pará. Os resultados obtidos até aqui, dão conta de que a formação dos professores em sua maioria não contou com disciplinas específicas sobre as relações étnico-raciais, que a maioria dos professores se declara preto ou pardo e que há uma dificuldade em sua grande maioria, de tratar das relações étnico-raciais nas aulas de educação física, o que pode de certa maneira, perpetuar o racismo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1740753 - VILMA APARECIDA DE PINHO
Interno - 2299112 - JOSE VALDINEI ALBUQUERQUE MIRANDA
Externo à Instituição - SÉRGIO PEREIRA DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 31/05/2023 10:06
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha2