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Banca de DEFESA: ATHAYSE RAIANA WANZELER TELES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ATHAYSE RAIANA WANZELER TELES
DATA: 30/11/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de Defesa do PPGEDUC - UFPA/Campus Cametá
TÍTULO:

ESCRITAS DE SI, MULHERES SURDAS E PROCESSOS EDUCATIVOS.


PALAVRAS-CHAVES:

Escritas de si. Mulher Surda. Narrativa. Feminismo Surdo. Educação.


PÁGINAS: 108
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Permanente
RESUMO:

Esta pesquisa aborda o tema “Escritas de si, Mulheres Surdas e Processos Educativos”, com o objetivo de tecer narrativas de mulheres surdas paraenses em seus processos educativos em meio às suas existências e resistências em uma sociedade patriarcal e ouvintista, visa também correlacionar o conceito foucaultiano “Escritas de si” às narrativas de vida de 5 (cinco) mulheres surdas paraenses em seus processos educativos da produção de si e com o outro. Nesse sentido, propõe-se acionar mecanismos coletivos de poder e resistência de mulheres surdas, a fim de narrar-se e reinventar-se como seres políticos na sociedade. As questões da pesquisa indagam sobre: como a mulher surda paraense se narra e tem buscado reinventar-se em meio à sociedade patriarcal e ouvintista em que vive? Como se constitui o seu processo educativo familiar e escolar e a busca por cidadania? De que forma compreende a sua condição de mulher surda na sociedade? Que desafios enfrentou ou enfrenta diante de suas expectativas de participação e emancipação na sociedade? O campo teórico dialoga com Beauvoir (1970), Foucault (2011), Klein (2019), Perlin (2003), Rago (2013), Skliar (2003), entre outros, ensaiando cruzamentos entre os estudos da Diferença em educação, especialmente os Estudos Surdos, os Estudos Foucaultianos e os Estudos Feministas, no intuito de conjeturar alianças e a visibilidade da trajetória de vida dessas mulheres surdas, através de suas narrativas, memórias e vivências que se destacam em suas áreas de atuação social e profissional. A abordagem metodológica da pesquisa é qualitativa e se baseia nas narrativas de vida na perspectiva foucaultiana da “escritas de si” e de Rago (2013) como “passagens de vida” ou “autoinvenção de si”. Os procedimentos de análise correlacionam as narrativas de si dessas mulheres surdas paraenses aos contextos das práticas sociais e educativas por elas vivenciadas, em diálogo com os autores, no intuito de trazerem à visibilidade os seus modos de vida, os desafios cotidianos enfrentados em âmbito familiar, educacional e do trabalho, assim como as resistências travadas ao regime patriarcal e ao ouvintista em nossa sociedade. Os resultados da pesquisa apontam caminhos potentes das escritas de si de mulheres surdas ao encontro de uma educação inclusiva conectada aos feminismos surdos e aos debates das questões de gênero na sociedade, e contribuem para o reverberar de suas histórias e resistências, abrindo espaço para olhar a surdez como Diferença na educação (e não como deficiência). O compromisso ético e social desta pesquisa está em proporcionar a visibilidade das narrativas de mulheres surdas na educação enquanto existências coletivas, seja como participantes da pesquisa seja como autoras de suas histórias.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2298298 - GILCILENE DIAS DA COSTA
Interno - 2299112 - JOSE VALDINEI ALBUQUERQUE MIRANDA
Externo ao Programa - 2353806 - AMELIA MARIA ARAÚJO MESQUITA
Notícia cadastrada em: 17/11/2022 16:51
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