Relações raciais na Universidade Federal do Pará: percepções de negros/as e brancos/as do curso de Bacharelado em Medicina
Relações raciais; medicina; Altamira; percepções
Nos últimos anos, particularmente dos meados da década de 1990 aos meados da década de 2010, experimentamos importantes avanços, em especial no campo da Educação, com a implementação de políticas de ação afirmativa, a exemplo das cotas socio raciais nas universidades públicas. Essas medidas incidiram não só na mudança de perfil socioeconômico e racial do público que acessava essas instituições, mas também na forma como se configuravam as relações raciais nesses espaços. Considerando esse contexto, apresentamos na presente pesquisa o seguinte problema a ser respondido: “Quais as percepções dos/as discentes negros/as e brancos/as sobre as relações raciais no espaço acadêmico-institucional do curso de Medicina da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Altamira?”. Alinhado ao problema de pesquisa, traz-se como objetivo geral analisar como os/as discentes negros/as e brancos/as percebem as relações raciais no espaço acadêmico-institucional do curso de Medicina da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Altamira. E como objetivos específicos delimitou-se: 1) compreender os avanços e entraves institucionais que permeiam a implementação das políticas afirmativas na UFPA; 2) avaliar quais as principais diferenças e similaridades entre as experiências vivenciadas pelos discentes negros e brancos em relação a permanência no curso de Bacharelado em Medicina; e 3) analisar como os discentes percebem a experiência de ser negro e ser branco no curso de Bacharelado em Medicina. Para tanto, estamos realizando esta pesquisa por meio de uma abordagem qualitativa, usando como instrumento de coleta de dados o questionário e a técnica da entrevista. O estudo está em andamento, na fase de pesquisa de campo, na qual já aplicamos dois questionários e realizamos algumas entrevistas.