A RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: A ANÁLISE DO DISCURSO DE EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UEPA/MOJU EM ATUAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL.
Pedagogia. Teoria e prática. Formação inicial. Ensino Fundamental
O presente estudo focaliza a relação entre teoria e prática na formação inicial de egressos de pedagogia da Uepa de Moju em atuação no ensino fundamental, partindo do pressuposto da necessidade de buscarmos respostas acerca da articulação entre essas duas dimensões vivenciada na instituição universitária. Nesse sentido, através do teórico Michel Focault, analisar-se-á o discurso dos egressos, procurando investigar a seguinte problemática: como os egressos do Campus de Moju em atuação no ensino fundamental enxergam a relação entre teoria e prática vivenciada quando da sua formação inicial? Metodologicamente, trabalhar-se-á por meio de questionários semiestruturados, na vertente quanti-qualitativa. A pesquisa a ser realizada volta-se para um grupo de trinta egressos de pedagogia das turmas de 2008 e 2009 da referida instituição, os quais atuam em diversos municípios do baixo Tocantins.