O FECHAMENTO DE ESCOLAS MULTISSERIADAS DO CAMPO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA REALIDADE DO MUNICPIO DE CAMETÁ-PÁ
Educação do Campo. Escolas Multisseriadas. Fechamento de Escolas.
Este estudo investigou o fechamento de escolas multisseriadas no município de Cametá, teve como problema de pesquisa: O que vem ocasionando o fechamento de escolas no município? Para realização desse estudo pautou-se na pesquisa na pesquisa quali-quantitiva, como técnica de coletas dos dados usou-se a entrevista semiestruturada. A princípio este estudo realiza uma discussão sobre as Políticas Educacionais a partir de 1990 em decorrência da Reforma do Estado; realiza-se também uma discussão acerca dos modelos de desenvolvimento que tem dominado o campo buscando compreender, como esse processo influencia no contexto educacional desses povos. Apresentam-se os retratos da realidade educacional do município de Cametá, em particular das escolas do campo, bem como o plano da atual gestão para essas escolas. Neste sentido identificou-se, que o fechamento de escolas no município é um processo cada vez mais crescente, nos últimos dez anos foram fechadas 77 escolas, o que revela um número bastante assustador considerando, que o no município de Cametá, uma parcela considerável de seus habitantes residem no campo. Os resultados desse estudo apontam para urgência de políticas específicas para as escolas multisseriadas, pois, observou-se, que mesmo o município não assumindo oficialmente a nucleação de escolas, esse processo tem sido intenso e o único fator, que se tem levado em consideração para a concretização desse processo é a ausência de uma estrutura física adequada. Nesse contexto ressalta-se a contrapartida dos movimentos sociais e sindicais, que tem buscado dialogar com a Gestão Municipal posicionando-se contra o fechamento dessas escolas. Considera-se este estudo de grande relevância no âmbito, pessoal, social e acadêmico, uma vez que aponta caminhos e realiza discussões, que não só se colocam como melhorias, mas que também objetivam potencializar a luta em defesa da Educação do Campo.