News

Banca de QUALIFICAÇÃO: SUSANA BRAGA DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SUSANA BRAGA DE SOUZA
DATA: 12/05/2015
HORA: 10:00
LOCAL: SALA 001 - PPGEDUC - CAMETÁ-PA
TÍTULO:

EDUCAÇÃO E CULTURA INDÍGENA NA REGIÃO DO TOCANTINS: O PROCESSO ENSINOAPRENDIZAGEM NA ALDEIA ANAMBÉ, NO MUNICÍPIO DE MOJUPA.


PALAVRAS-CHAVES:

Indígenas, Educação, Aldeia Anambé.


PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Avaliação da Aprendizagem
RESUMO:

O texto de qualificação apresenta resultados parciais da pesquisa Educação e Cultura Indígena na Região do Tocantins: o processo ensino-aprendizagem na aldeia Anambé, no município de Moju-PA, onde objetiva-se compreender como acontece a relação saber formal, o institucionalizado, e a comunidade, o dialogo entre a instituição e o povo indígena Anambé, como se relaciona com seus saberes, sua linguagem e sua cultura,  e de que forma se ensina no espaço escolar, tendo em vista o modelo de educação escolar indígena reivindicado pelos grupos étnicos. Deste modo, faz-se necessário apresentar as diferentes vivências da aldeia indígena Anambé no município de Moju, no intuito de contribuir para valorização e aprofundamento dos saberes contido nas experiências históricas dos indígenas desta região. Haja vista que, atualmente a educação escolar dos povos indígena tem sido palco de várias discussões em diversos contextos inclusive no espaço acadêmico, de modo que esses sujeitos vislumbram a educação como um instrumento de luta para a conquista de seus direitos. A pesquisa em andamento é de abordagem qualitativa do tipo etnográfico, os instrumentos de coleta de dados privilegiados foram: observação in loco; entrevistas semiestruturadas com professores que atuam na comunidade professores, coordenadores de ensino da SEMED- Moju, lideranças indígenas; registros fotográficos da comunidade e de atividades realizadas em sala de aula. Desta forma, este texto resulta de uma pesquisa ainda em andamento trazendo como objetivos já concretizados a compreensão da importância desses sujeitos históricos e sua contribuição para a formação da sociedade na região, além, do (re) conhecimento do processo educacional existente na comunidade indígena Anambé, no que se refere a educação escolar indígena na escola Aipã Anambé, assim como, a percepção das reais dificuldades existentes nesta aldeia indígena, o que está impulsionando a continuação deste estudo.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANDREA SILVA DOMINGUES
Interno - 1808826 - ARIEL FELDMAN
Presidente - 2524613 - BENEDITA CELESTE DE MORAES PINTO
Interno - 3217639 - MARA RITA DUARTE DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - MARIA BETANIA BARBOSA ALBUQUERQUE
Notícia cadastrada em: 27/04/2015 17:02
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango2