EDUCAÇÃO E CULTURA INDÍGENA NA REGIÃO DO TOCANTINS: O PROCESSO ENSINOAPRENDIZAGEM NA ALDEIA ANAMBÉ, NO MUNICÍPIO DE MOJUPA.
Indígenas, Educação, Aldeia Anambé.
O texto de qualificação apresenta resultados parciais da pesquisa Educação e Cultura Indígena na Região do Tocantins: o processo ensino-aprendizagem na aldeia Anambé, no município de Moju-PA, onde objetiva-se compreender como acontece a relação saber formal, o institucionalizado, e a comunidade, o dialogo entre a instituição e o povo indígena Anambé, como se relaciona com seus saberes, sua linguagem e sua cultura, e de que forma se ensina no espaço escolar, tendo em vista o modelo de educação escolar indígena reivindicado pelos grupos étnicos. Deste modo, faz-se necessário apresentar as diferentes vivências da aldeia indígena Anambé no município de Moju, no intuito de contribuir para valorização e aprofundamento dos saberes contido nas experiências históricas dos indígenas desta região. Haja vista que, atualmente a educação escolar dos povos indígena tem sido palco de várias discussões em diversos contextos inclusive no espaço acadêmico, de modo que esses sujeitos vislumbram a educação como um instrumento de luta para a conquista de seus direitos. A pesquisa em andamento é de abordagem qualitativa do tipo etnográfico, os instrumentos de coleta de dados privilegiados foram: observação in loco; entrevistas semiestruturadas com professores que atuam na comunidade professores, coordenadores de ensino da SEMED- Moju, lideranças indígenas; registros fotográficos da comunidade e de atividades realizadas em sala de aula. Desta forma, este texto resulta de uma pesquisa ainda em andamento trazendo como objetivos já concretizados a compreensão da importância desses sujeitos históricos e sua contribuição para a formação da sociedade na região, além, do (re) conhecimento do processo educacional existente na comunidade indígena Anambé, no que se refere a educação escolar indígena na escola Aipã Anambé, assim como, a percepção das reais dificuldades existentes nesta aldeia indígena, o que está impulsionando a continuação deste estudo.