EMPRESAS MINERADORAS DO PARÁ: a questão das estratégias de comunicação na implantação de políticas empresariais sociais
Política empresarial; Responsabilidade Social; Organizações Privadas.
Este trabalho se propõe a discutir a política empresarial de responsabilidade social e o protagonismo de organizações privadas no estado do Pará. Para isto, utilizou-se pesquisa bibliográfica, documental e empírica, e utilizaram-se como ferramentas metodológicas: observação in loco/ entrevistas; diário de campo; redação e transcrição das entrevistas; análise e sistematização das entrevistas por categorias; comparação entre discursos e realidade efetiva; e, redação da dissertação. Foram entrevistados Gestores de Relações Comunitárias, Gestores Públicos, Gestores de Organizações Privadas e Lideranças Comunitárias em três mesorregiões paraenses (Grande Belém, Carajás e Tapajós). Destarte, a análise dos dados foi feita a partir da comparação entre discursos e realidade, com a finalidade de apreender no cotidiano como se dão a relações entre empresas e comunidades. Em vista disso, no primeiro capítulo serão apresentadas visões conceituais acerca do tema “desenvolvimento” a partir da posição a região ocupa na divisão internacional do trabalho a fim de caracterizar qual o conceito utilizado nas políticas de governo e empresariais. Já no segundo capítulo, far-se-á um resgate histórico da Política de Mineração Brasileira e uma breve apresentação do cenário paraense, a fim de identificar os dispositivos legais utilizados pelo Estado para regulamentar e legitimar a mineração no estado. Por fim, no terceiro capítulo, serão apresentados os resultados da pesquisa através de uma conversa entre os sujeitos sociais envolvidos na pesquisa (Governo, Organizações privadas e Comunidades).