Indígenas estudantes na Universidade Federal do Pará (Belém-PA): uma interface entre territórios.
Indígenas estudantes; Ensino Superior; Território; UFPA.
A realidade dos povos indígenas no território urbano compreende-se como um espaço marcado por contradições e desafios. Na universidade, esses povos deparam-se com a realidade urbana que difere dos modos de vida e culturas presentes na aldeia, ou seja, precisam enfrentar o processo de adaptação ao novo território - universitário e urbano. Sendo assim, esta dissertação tem como objetivo analisar as contradições e desafios enfrentados pelos indígenas estudantes do ensino superior ao virem morar na cidade de Belém. Para isso, esse trabalho identifica as dificuldades de acesso e permanência que os indígenas estudantes enfrentam no ensino superior; mapeia as dificuldades de adaptação do morar na cidade para o indígena estudante; e demonstra como essas dificuldades podem interferir no bom desempenho e conclusão do curso de graduação A pesquisa orienta-se pelo método materialista histórico e dialético e sua metodologia baseia-se no levantamento bibliográfico de autores que trabalham as temáticas envolvendo políticas de ação afirmativa; ações afirmativas no ensino superior; permanência de indígenas no ensino superior; indígenas na Universidade Federal do Pará - UFPA; território; territorialidades; territorialidade específicas; e indígenas na cidade. Além disso, a pesquisa de campo envolveu entrevistas semi estruturadas e formulários, bem como é desenvolvida em parceria com o Projeto de Pesquisa “Contra Cartografias: Alternativas de desenvolvimento decolonial: cartografia social dos territórios de populações tradicionais no Pará e Minas Gerais” e direcionada a uma amostra de 17 (dezessete) indígenas estudantes da UFPA moradores do bairro do Guamá. Os resultados alcançados demonstram as dificuldades que os indígenas estudantes encontram ao morar no território urbano e permanecer no território universitário, entre essas, a adaptação nas novas moradias, a liberdade, a segurança, a ausência de espaços verdes, entre outros. Ademais, os achados da pesquisa revelam as estratégias utilizadas pelos estudantes para enfrentarem esses entraves, tanto no resgate cultural para o novo território quanto na formação de grupos e coletivos para o fortalecimento identitário, como, a Associação dos Povos Indígenas Estudantes na UFPA - APYEUFPA. Em síntese, evidencia-se que a realidade dos indígenas estudantes necessita de uma compreensão dos diferentes territórios – origem, urbano e universitário.