O Papel Moderador das Características Hedônicas e Utilitárias na Relação Entre a Percepção de Tecnologias com Inteligência Artificial e sua Adoção
Inteligência Artificial (IA); Adoção de Tecnologia; Hedônico, Utilitário; Disposição para Pagar.
Este estudo investiga o papel moderador das características hedônicas e utilitárias no efeito na adoção de tecnologias quando influenciadas pelo uso ou não de Inteligência Artificial (IA). Esta proposição teórica é ainda mediada pela disposição dos consumidores em pagar mais por essas tecnologias disponíveis no mercado, dado as composições de características destas. A pesquisa foi conduzida por meio de um experimento quantitativo, no qual foram desenvolvidos quatro cenários com diferentes combinações de percepção de IA (com ou sem IA) e características do produto (hedônicas ou utilitárias). Os resultados indicam que a percepção de IA é significativamente mais valorizada em produtos utilitários, onde a funcionalidade e a eficiência são destacadas, aumentando a adoção e a disposição em pagar mais. Este estudo oferece contribuições significativas para a literatura ao oferecer insights sobre como equilibrar as características de produtos inteligentes para maximizar sua adoção, além de oferecer implicações práticas para empresas e desenvolvedores que buscam entender melhor as preferências dos consumidores e aprimorar suas estratégias de marketing e inovação tecnológica em diferentes produtos de consumo.