Banca de DEFESA: LINIKER FEIO PASSINHO

DISCENTE: LINIKER FEIO PASSINHO
DATA: 02/07/2024

A BIBLIOTECA ESCOLAR NA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE: mediação da informação ambiental na Biblioteca Prof.ª Hosana Pires

Biblioteca Escolar. Mediação da Informação ambiental. Educação Ambiental. Preservação do meio ambiente.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
SUBÁREA: Teoria da Informação
ESPECIALIDADE: Representação da Informação

Estudo da mediação da informação ambiental em biblioteca escolar, diante da relevância, urgência e pertinência de pesquisas voltadas às questões relacionadas à preservação do meio ambiente. Para isso, tem-se como objetivo geral analisar o papel da biblioteca escolar como agente de preservação do meio ambiente e na mediação da informação ambiental para os estudantes do Ensino Fundamental I. Como objetivos específicos, busca-se: a) identificar a mediação da informação ambiental no âmbito escolar, para a conscientização ambiental na formação dos estudantes; b) descrever práticas sustentáveis ambientais que podem ser aplicadas em bibliotecas escolares; c) apresentar as práticas sustentáveis ambientais desenvolvidas na e pela biblioteca "Prof.ª Hosana Pires"; d) propor novas práticas sustentáveis para aprimorar o papel da biblioteca escolar "Prof.ª Hosana Pires" em prol da preservação do meio ambiente. Para isso, foi realizada pesquisa exploratória, descritiva e documental, de caráter indutiva e de natureza básica, com abordagem quali-qualitativa. Nos procedimentos de coleta dos dados foi feito levantamento bibliográfico sobre o tema e estudo de caso na biblioteca "Prof.ª Hosana Pires”, pesquisa de campo e documental e entrevistas. Como instrumentos de pesquisa foram aplicados questionários à diretora geral e à coordenadora pedagógica da Escola Adventista do Coqueiro e roteiro de observação em pesquisa de campo e no site na plataforma interativa da Rede Adventista de Educação. Em relação à análise dos dados, utilizou-se a triangulação dos dados advindos das entrevistas, da pesquisa documental e das observações, como forma de constatar ou perceber a mediação da informação ambiental na e pela Biblioteca. Como resultados destaca-se que a Biblioteca "Prof.ª Hosana Pires” têm diversas iniciativas de práticas sustentáveis ambientais que promovem a mediação da informação ambiental, o que tem contribuído para que os alunos tenham a preocupação com as questões ambientais. Contudo, outras práticas foram sugeridas nesta pesquisa, para serem realizadas na e pela Biblioteca, visando à formação de cidadãos críticos envolvidos com preservação do meio ambiente. Concluiu-se que a biblioteca escolar é agente influente na mediação da informação ambiental e na preservação do meio ambiente, o que permite que os estudantes desenvolvam uma consciência ambiental desde cedo.

Presidente - 3152643 - MARISE TELES CONDURU
Interno - 3255811 - JOAO ARLINDO DOS SANTOS NETO
Externo à Instituição - ADRIANA ROSECLER ALCARÁ
Notícia cadastrada em: 25/06/2024 17:33