Banca de DEFESA: RENATA CORTINHAS BULHOES

DISCENTE: RENATA CORTINHAS BULHOES
DATA: 28/06/2024
LOCAL: Google Meet

PRÁTICAS INFORMACIONAIS E O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA CRÍTICA EM INFORMAÇÃO NO CONTEXTO AMBIENTAL: análise em uma Associação de Reciclagem na ilha de Caratateua/Outeiro-PA

Práticas Informacionais. Competência Crítica em Informação. Desenvolvimento Sustentável. Agenda 2030.

Information Practices. Critical Information Competence. Sustainable development. Agenda 2030.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação

No atual contexto global, as questões ambientais têm sido motivo de preocupação para todos, o que tem permitido o crescimento de ações relacionadas ao meio ambiente em diferentes contextos. A Agenda 2030, divulgada pelas Nações Unidas em 2015, é um documento de referência para a promoção de ações de desenvolvimento sustentável, baseadas em aspectos sociais, econômicos e ambientais. O documento está organizado em 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 metas universais que abrangem, dentre outras questões, a eliminação da pobreza e da fome, a educação pública de qualidade, a igualdade de gênero, a acessibilidade aos recursos naturais e o crescimento econômico. Para que a Agenda 2030 seja cumprida, é necessário que o poder público e a sociedade civil se comprometam na proposição de ações e na aplicação de recursos. Nesse cenário, a informação se destaca como uma das mais relevantes ferramentas e, para isso, precisa ser acessível e útil na construção de um conhecimento. O objetivo geral desta pesquisa é identificar as Práticas Informacionais dos integrantes do Projeto Ecotroca da Associação da Rua Piquiarana, de modo a avaliar a contribuição da Associação para as Práticas Informacionais e para o desenvolvimento da Competência Crítica em Informação, que, por sua vez, pode direcionar as ações de sustentabilidade na Ilha de Caratateua. Para alcançar o objetivo proposto, o percurso metodológico adotado foi de abordagem qualitativa, delineando-se como uma pesquisa bibliográfica, que possibilitou a construção do referencial teórico e posterior discussão dos resultados, além de pesquisa documental e etnográfica, cujas evidências foram obtidas a partir de documentos e entrevistas não diretivas. Os resultados da pesquisa demonstram que as práticas informacionais desenvolvidas pelos membros da Associação têm um impacto significativo na formação da competência crítica em informação. A Associação teve um papel fundamental na disseminação de informações ambientais e na educação dos seus membros, promovendo uma cultura de sustentabilidade. As entrevistas revelaram que os membros se sentem mais capazes de tomar decisões informadas sobre práticas ambientais, e a participação no Projeto Ecotroca contribuiu para um maior envolvimento e consciência ambiental. Estes resultados demonstram a relevância de iniciativas locais e comunitárias na promoção do desenvolvimento sustentável e na capacitação de indivíduos para agir de forma crítica e informada em relação ao meio ambiente.

Presidente - 2301786 - RENATA LIRA FURTADO
Interno - 3152643 - MARISE TELES CONDURU
Externo à Instituição - ILEMAR CHRISTINA LANSONI WEY BERTI
Notícia cadastrada em: 04/06/2024 12:51