Banca de DEFESA: MELISSA SOBRAL PINHEIRO

DISCENTE: MELISSA SOBRAL PINHEIRO
DATA: 28/05/2024

GESTÃO DO CONHECIMENTO NO TRABALHO REMOTO: análise das práticas, ferramentas e aprendizagem organizacional na REDETECA/UFRA

Gestão do conhecimento. Trabalho remoto. Aprendizagem organizacional. Biblioteca universitária.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação

Os avanços tecnológicos vêm promovendo transformações nas organizações mundiais de forma acelerada, ao mesmo tempo que apresenta adaptações nas rotinas de trabalho, como a modalidade do trabalho remoto. As bibliotecas universitárias também estão inseridas nessas mudanças, e passaram a adotar esta forma de trabalho remoto, mesmo de maneira hibrida, deste modo, sendo imperativo a Gestão do Conhecimento para fomentar a aprendizagem organizacional neste ambiente. A pesquisa apresenta como questionamento: Quais as práticas e ferramentas de gestão do conhecimento foram utilizadas pelos bibliotecários e bibliotecárias da Redeteca/UFRA, e nesse caso, como elas contribuem para a aprendizagem organizacional. Para tanto, o objetivo geral busca analisar o uso de práticas e ferramentas de gestão do conhecimento focadas na criação, compartilhamento e registro de conhecimento sobre a aprendizagem organizacional da Redeteca/UFRA, no trabalho remoto. Nos objetivos específicos tem-se [1] caracterizar o trabalho remoto na Redeteca/UFRA; [2] mapear as práticas e ferramentas de gestão do conhecimento utilizadas no trabalho remoto; [3] categorizar o uso das práticas e ferramentas de gestão do conhecimento e os elementos da aprendizagem organizacional (intuição, interpretação, integração, institucionalização e aprendizagem em rede). Quanto aos objetivos, trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, quanto aos procedimentos e técnicas foi realizado um levantamento bibliográfico, um estudo de caso, cuja pesquisa de campo utilizou instrumentos de coleta de dados por meio de protocolos entrevistas e questionário eletrônico. Os resultados apontam que há uma política formal de gestão do conhecimento. Foi constatado que o trabalho remoto ocorre no sistema de bibliotecas em acordo a legislação e o Plano de Gestão de Desempenho do Governo Federal. E para que ocorra uma implementação efetiva do trabalho remoto são realizadas capacitações para os servidores, tanto por meio de iniciativas institucionais quanto com a contribuição dos próprios bibliotecários. Os principais benefícios apontados pelos bibliotecários quanto ao trabalho remoto são: Qualidade de vida e Flexibilização do horário de trabalho. No entanto, os desafios são a falta de organização dos processos, seguido pelo acumulo de tarefas. Para conduzir este processo são realizadas práticas de registro do conhecimento (por meio de manuais e documentos institucionais) e incentivos a programas de formação e capacitação contínua de curta duração. Por fim, no que tange as práticas e ferramentas de gestão do conhecimento, embora haja um interesse e esforço para implementá-las, ainda necessitam de desenvolvimento e formalização para maximizar o potencial dessas práticas que podem impactar na aprendizagem organizacional por meio da formalização e institucionalização dos processos de registro e documentação das aprendizagens provenientes do trabalho remoto.

Presidente - 515.892.732-49 - DANIELLY OLIVEIRA INOMATA - UFAM
Interno - 327616 - HAMILTON VIEIRA DE OLIVEIRA
Interno - 3255811 - JOAO ARLINDO DOS SANTOS NETO
Externo à Instituição - SIRLENE PINTRO