TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO: O USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS NA DISCIPLINA DE LÍNGUA INGLESA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ/PA
Educação; Língua Inglesa; Tecnologias Digitais Móveis. Interações digitais
A pesquisa, em andamento, objetiva investigar e analisar as possibilidades do uso do celular na disciplina de língua inglesa (LI) com alunos do 9º ano do ensino fundamental, na EMEF Santa Maria, no município de Cametá/PA. Metodologicamente, a pesquisa adota a pesquisa qualitativa e se desenvolve a partir do uso da pesquisa-ação, adotando-se os ciclos de pesquisa para alcançar os objetivos. Como técnica de coleta de dados foram utilizados questionários, entrevistas e diário de campo, sendo estes, aplicados com alunos, professores e gestores. A pesquisa referencia-se por autores que assumem uma perspectiva crítica das tecnologias na sociedade capitalista, entre eles, Vieira Pinto (2005); Castells (1999) e Selwyn (2011; 2017). Para a análise das potencialidades e efeitos que as TDM ocasionam no exercício da aprendizagem apoiamo-nos em Prensky (2010); Voltoline (2016); Tajra (2019). Já para as reflexões sobre o uso das Tecnologias Digitais Móveis no contexto educacional na disciplina de LI, dialoga-se com Leffa (2003); Costa (2013); Silva (2018), Barbosa; Saccol e Schlemmer (2011) Santos (2019), dentre outros. Em levantamento realizado junto a turma selecionada para a pesquisa, identificou-se que da turma, 95% possuíam o aparelho celular (31 alunos), possibilitando, portanto, que as atividades sejam realizadas, além do que, identificou-se que professores e alunos fazem uso das tecnologias digitais móveis em atividades pedagógicas. Nesse sentido, busca-se analisar as possibilidades de interações digitais por professores e alunos, no sentido de se identificar os desafios e os limites das tecnologias digitais no campo educacional, bem como, suas contribuições para o processo de ensino e aprendizagem, no intuito de potencializar o seu uso pelos alunos, que já é feito no dia-a-dia, com a prática pedagógica e inserção nos ambientes escolares. No contexto de pandemia do Coronavirus, a proposição da pesquisa se faz relevante e se mostra como possibilidade de desenvolver processos e atividades no meio digital que possibilitem manter os alunos em isolamento social, preservando sua saúde física e de seus familiares. As atividades propostas permitem, ainda, que professores e alunos interagem no ambiente virtual para que a vida seja preservada e os protocolos de saúde sejam seguidos corretamente, até que haja condições seguras para um retorno das atividades presenciais.