A FORMAÇÃO CRÍTICO-REFLEXIVA DE PROFESSORES DE INGLÊS: um estudo intercultural de narrativas de egressos da UFPA, na Amazônia
Formação crítico/reflexiva. Interculturalidade. Língua Inglesa.
Este trabalho tem por objetivo investigar se o professor formado no curso de língua inglesa possui saberes e atitudes, crítico-reflexivas, que possibilitem o desenvolvimento de um ensino intercultural em língua estrangeira na Amazônia. Para tanto, realizamos entrevistas semiestruturadas com egressos das primeiras turmas de língua inglesa da UFPA/Campus de Cametá. A metodologia utilizada é de caráter qualitativo, onde nos apoiamos nos parâmetros de Freitas e Prodanov (2013), para analisar os dados coletados. Os dados foram analisados considerando uma formação atrelada aos aspectos interculturais de professores, consoante os estudos de (FLEURI, 2003), Corbett (2003), Candau, Moreira (2008). Em um contexto cultural, nas concepções de Geertz (2008), Kramsch (1998). No campo da formação de professores, por intermédio dos trabalhos de Freire (1997, 2009), Azevedo (1959), Pereira (2013), considerando os conceitos de identidade de Hall (2011), Spink (2011) e abordando, ainda, aspectos linguísticos por intermédio das obras de Silva (2011), Chauí (2006), Poshar (2010), Kramsch (1998). A presente pesquisa está proporcionando uma vivência em ambiente educacional intermediado pela cultura estrangeira e local, através de um contexto intercultural em que estamos conhecendo um novo modo de olhar a formação de professores de línguas na Amazônia.