EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM ESTUDO A PARTIR DA PRÁTICA DOCENTE NO CONTEXTO DA DIVERSIDADE NA E.M.E.I.F. PROFª JOVINA MACHADO DOS SANTOS, CAMETÁ-PARÁ.
Educação Inclusiva. Diversidade. Prática pedagógica.
A pesquisa em desenvolvimento, apresenta como tema: Educação Inclusiva: um estudo a partir da prática docente no contexto da diversidade na E.M.E.I.F. Profª Jovina Machado dos Santos, Cametá-Pará. A mesma faz parte do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC) da UFPA-Cametá, relacionado a Linha de Pesquisa: Educação, Cultura e Linguagem, tendo como objetivo primeiramente investigar os desafios da educação inclusiva no contexto da diversidade considerando a prática docente, visando identificar os desafios que a escola enfrenta diante da Política da Educação Inclusiva, no intuito de analisar as perspectivas pedagógicas que o contexto da educação e diversidade oferece. Da mesma forma, se vislumbra analisar a prática docente de alguns professores da E.M.E.I.F. Jovina Machado dos Santos, olhando para os aspectos da inclusão. Neste sentido, o presente estudo busca entender e explicitar os rumos que a prática docente apresenta quando se considera a diversidade presente na sala de aula. Metodologicamente este trabalho valeu-se das análises documental e bibliográfica, assim como de uma pesquisa de campo através de registros por meio de observação e entrevistas, caracterizando-se como uma abordagem qualitativa, que por sua vez permitiu uma convivência mais próxima entre a pesquisadora e sujeitos da pesquisa (professores, alunos e direção da escola em estudo). Tendo como apoio teórico os estudos de MANTOAN (2003 e 2006) na perspectiva da inclusão; COELHO & COELHO (2008) e PAPIS & MARTINS (2014) discutindo sobre diversidade e educação; CANDAU (1988), FELDMANN (2009) e FREIRE (1996) contribuindo com a reflexão sobre prática docente, além de outros notadamente importantes para o desenvolvimento deste trabalho. Cuja temática se entrelaça no cotidiano escolar e configuram a realidade educativa dos principais sujeitos de uma sala de aula. Preliminarmente pode-se apontar que apesar das constantes discussões sobre a educação inclusiva, dados da pesquisa constatam que a escola recebe todos os alunos, porém quando o olhar se volta para sala de aula é observado que ainda há práticas docentes consideradas excludentes na medida em que o professor deixa de envolver todos os alunos no processo de ensino e aprendizagem.