Tecendo considerações do Sistema Educacional Interativo (SEI) em Tucuruí-PA a partir de dizeres de professores-mediadores.
SEI; Professores; discurso; Tucuruí; Comunidades.
Nesta presente pesquisa, que tem por título: Tecendo considerações do Sistema Educacional Interativo (SEI) em Tucuruí-PA com base nos dizeres de professores-mediadores, buscamos compreender o SEI nas escolas das comunidades rurais do município de Tucuruí, através do olhar e narrativas dos professores mediadores, que vivenciam presencialmente a realidade das salas de aulas, em que o SEI é utilizado como metodologia de ensino. A busca pela compreensão dos discursos, é possível, através dos estudos sobre Análise do Discurso. Além disso, desenvolvemos, neste trabalho, para melhor compreensão do objeto de estudo e seu contexto, pesquisas sobre o município de Tucuruí, para se compreender a origem, desenvolvimento e importância do município para as comunidades tradicionais ribeirinhas; origem da metodologia SEI e justificativa de sua aplicação no Pará; construção de saberes e identidades ribeirinhas, pois o município de Tucuruí se desenvolveu através e por causa do Rio Tocantins, sendo um município tradicionalmente nascido às beiras do Rio Tocantins. Foi possível, através deste trabalho contribuir para a reflexão sobre a realidade da educação do ensino médio com a utilização do SEI, face ao olhar e vivência dos professores-mediadores.