JUVENTUDES E EDUCAÇÃO NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DO PROJETO MUNDIAR NO MUNICÍPIO DE BREVES/PA (2014 A 2019)
Projeto Mundiar. Ensino Médio; Processo Ensino-Aprendizagem; Abordagem Pré-tecnicista; Precarização docente.
No presente estudo pesquisamos o Projeto de aceleração da aprendizagem
Mundiar, Ensino Médio, no município de Breves/PA, tendo como objetivo geral analisar
as implicações do projeto Mundiar nos processos de ensino e aprendizagem a partir do
desenvolvimento da metodologia telessala, considerando a realidade da juventude
marajoara. E como objetivos específicos identificar o projeto Mundiar no contexto das
relações público privado a partir de orientações de organismos internacionais;
caracterizar a metodologia Telessala do Projeto diante da realidade de alunos do
município de Breves e compreender o projeto Mundiar e suas implicações no processo de
ensino e aprendizagem da juventude marajoara brevense. De abordagem qualitativa, a
pesquisa é exploratória, de cunho bibliográfico, tendo como base a análise de conteúdo.
O instrumento para coleta de dados foi a entrevista semiestruturada. Os sujeitos da
pesquisa foram três unidocentes, três egressos e a coordenadora local. Os resultados
apontam para 1) reprodução de problemas tradicionais do ensino médio e instituição de
novas problemáticas; 2) alinhamento total do projeto às orientações dos organismos
internacionais no âmbito da relação público-privada; 3) Não valorização da formação de
cidadãos autônomos e duplicação da imagem da escola pública como incapaz e
insuficiente para a formação de sujeitos críticos e profissionais qualificados; 4) práticas
pedagógicas/tecnológicas isoladas que recaem a responsabilidade total ao profissional
unidocente do Mundiar; 5) abordagem pré-tecnicista e recursos humanos, estruturais e
tecnológicos insuficientes no âmbito da metodologia telessala; 6) Precarização do
trabalho e desvalorização didático-pedagógica, financeira e da autonomia docente.