Dissertações/Teses

Clique aqui para acessar os arquivos diretamente da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPA

2024
Descrição
  • PATRIZIA DA SILVA BARROSO
  • Infusão intrauterina de plasma rico em plaquetas em éguas idosas doadoras de embrião

  • Data: 21/05/2024
  • Mostrar Resumo
  • Em éguas idosas há uma redução nas taxas de prenhez e aumento nas taxas de perda gestacional, frequentemente associado a endometrite degenerativa crônica. O plasma rico em plaquetas tem propriedades anti-inflamatórias, regenerativas e antimicrobianas, com potencial uso em éguas com baixa qualidade endometrial. Neste contexto, foi avaliado a influência da infusão intrauterina de plasma rico em plaquetas, em éguas doadoras de embrião idosas, sobre a taxa de recuperação e qualidade do embrião. O projeto foi executado no Haras PZ, na cidade de Rondon do Pará, Pará. Foram selecionadas 18 éguas idosas, com idade entre 18 a 25 anos, mantidas em mesmo regime de manejo. As éguas foram avaliadas por exame histopatológico uterino, prévio e pós-período experimental. Diariamente, as éguas foram examinadas por palpação e ultrassonografia transretal para controle folicular, sendo que na presença de um folículo de 35 mm e edema endometrial grau ≥2, foi induzida a ovulação com administração de 1 mg de acetato de deslorelina intramuscular. No momento da indução foram realizados os seguintes tratamentos: 1) infusão intrauterina com 5 ml de Ringer com Lactato ou 2) infusão intrauterina com 5 ml de plasma rico em plaquetas (PRP). Cada égua foi exposta a ambos os tratamentos, sendo realizado um por ciclo estral, de forma alternada. Cerca de 24h após indução da ovulação, as éguas foram inseminadas e 48h após foi avaliada a presença de corpo lúteo. Oito dias após a ovulação, as éguas foram submetidas a coleta de embrião por via transcervical. O embrião foi avaliado quanto presença, tamanho, estágio de desenvolvimento (mórula, blastocisto inicial ou blastocisto expandido), qualidade (ruim, regular, boa, excelente). O embrião foi imerso em solução de Bouin por 24 horas e na sequência, conservado em álcool 70º até avaliação de qualidade de desenvolvimento morfológico. Foi esperado que no grupo de éguas doadoras subférteis, com idade avançada submetidas a infusão intrauterina com PRP uma maior taxa de lavados positivos e embriões e com melhor qualidade.

  • LUCIANO CRUZ PANTOJA
  •  

     Efeito da hipotermia sobre a criotolerância de embriões bovinos produzidos in vitro

  • Data: 15/03/2024
  • Mostrar Resumo
  • Neste trabalho avaliamos os efeitos da exposição de embriões bovinos produzidos in vitro à hipotermia moderada (33,0 ºC), visando o estudo futuro das proteínas de choque frio e a congelabilidade destes embriões. Para isso complexos cumulus-oócitos (CCOs) foram maturados e fecundamos in vitro. Então os embriões foram cultivados em normotermia (38,5 ºC) até o 6º dia de cultivo (FIV dia zero) quando então foram expostos a hipotermia moderada (estufa de CO2 ajustada para 33,0 ºC) por 6 e 12h (grupos cold-6 e cold-12, respectivamente) e então retornaram para o cultivo em normotermia. Um grupo de embriões foi mantido o tempo todo em condições normotérmicas (Controle) e todos os grupos foram avaliados no 7º e 8º dia quanto a taxa de formação de blastocistos e quanto à cinética de desenvolvimento destes embriões formados. Observamos que exposição a hipotermia no 6º dia de cultivo por 6h e 12h não afetou significativamente a sobrevivência dos embriões (p > 0,05). Contudo no 7º dia de análise foi possível notar a redução numérica na taxa de desenvolvimento dos blastocistos (Cold 6=32.0, Cold 12=32.5 em relação ao Controle= 34.8 p > 0,05) . Sendo que no 8º dia de análise houve uma recuperação na taxa em todos os grupos experimentais (Cold 6= 34.9, Cold12= 42.2 e Controle 37.2%; p > 0,05). Com relação a cinética observamos que a exposição a hipotermia por 6h (grupo cold-6) gerou uma maior quantidade de blastocistos iniciais em comparação aos grupos cold-12 e controle (58.5% vs. 51.2% e 47.4%, respectivamente; p<0,05) e consequente mente uma menor taxa de blastocistos expandidos (38.1% vs. 45.6% e 50.4%) no 7º dia de cultivo. Além disso, a análise cinética no 8º dia revelou que o grupo cold-6 gerou uma menor proporção (p<0,05) de blastocistos eclodidos (22.4%) em comparação aos grupos cold-12 (23.0%) e controle (38.6%).Entretanto, com relação a cinética observamos que a exposição a hipotermia por 12h (grupo cold-12) gerou uma maior quantidade de blastocistos iniciais em comparação aos grupos cold-6 e Controle (78.0% vs. 63.7% e 59.4%, respectivamente; p<0,05) no 7º dia de cultivo. Conjuntamente, nossos resultados indicam que a exposição de embriões D6 por 12h a hipotermia moderada não afetou a taxa de formação de blastocistos no 7º dia de cultivo mas retardou a evolução do desenvolvimento embrionário analisado até o 8º dia de cultivo. Sendo assim, esses resultados preliminares indicam que o metabolismo das proteínas de choque-frio embrionárias pode ter sido ativado e portanto a análise desse mecanismo precisa ser realizada para melhor compreender os mecanismos de resposta ao frio e o papel das proteínas de choque frio neste processo. 

  • HEYTOR JALES GURGEL
  • AVALIAÇÃO ULTRASSONOGRÁFICA DO COMPORTAMENTO UTERINO PÓS OVARIECTOMIA EM CADELAS PRÉ PÚBERES SAUDÁVEIS.

  • Orientador : PEDRO PAULO MAIA TEIXEIRA
  • Data: 29/02/2024
  • Mostrar Resumo
  • A escolha da ovariectomia como técnica cirúrgica em castrações de cadelas saudáveis é um cenário crescente. Entretanto, para muitos cirurgiões optar por esta técnica implica em dúvidas sobre sua eficiência e possíveis complicações do procedimento. Frente a isso, o presente estudo teve como objetivo avaliar por ultrassonografia o comportamento uterino após a realização de ovariectomia em cadelas pré-púberes saudáveis. Para tanto, 5 cadelas com idade de 5 a 6 meses saudáveis e com ausência de sinais de estro foram acompanhadas por ultrassonografia por 120 dias após o procedimento cirúrgico. Nenhuma complicação pós-operatória foi observada. Ao exame de imagem, observou-se redução do diâmetro uterino após retirada dos ovários, com redução média de 55,3% após 120 dias. Além disso, não foram observadas alterações em cavidade abdominal, tais como, presença de líquido livre, aderências, presença de conteúdo intrauterino ou alterações de ecogenicidade e ecotextura do órgão. Concluindo-se então que houve resposta positiva do organismo à técnica de ovariectomia, não havendo sinais de alterações anatomopatológicas perceptíveis ao ultrassom pela manutenção do útero na cavidade abdominal após ovariectomia.

  • PRISCILA DOS SANTOS RIBAS
  • Avaliação endoscópica do refluxo gastroesofágico em cadelas submetidas a longas cirurgias de mastectomia

  • Data: 23/02/2024
  • Mostrar Resumo
  • Os tumores de mama são a neoplasia mais comum em cadelas não castradas, sendo a mastectomia radical unilateral considerada o principal tratamento para estes quadros. Por se tratar de um procedimento de longa duração, elevado estímulo nociceptivo e risco de complicações pós-cirúrgicas, um protocolo anestésico adequado, focado na analgesia multimodal, que inclui administração de opioides no perioperatório, comina num menor tempo de recuperação. Contudo, o refluxo gastroesofágico está relacionado à ação dos fármacos anestésicos durante a anestesia geral, ocasionado pela redução do tônus do esfíncter esofágico inferior. Esse refluxo está associado a consequências como esofagites, estenose esofágica e até mesmo pneumonia por aspiração. Assim, este estudo buscou determinar a incidência de refluxo gástrico e o comportamento do esfíncter esofágico inferior em cadelas submetidas a cirurgias de mastectomia utilizando, normalmente, pré-medicação com midazolam e morfina ou tramadol como parte do protocolo anestésico. Foram avaliadas 12 cadelas submetidas a cirurgias de mastectomia unilateral total na rotina do Hospital Veterinário da Universidade Federal do Pará. Durante o transoperatório, foram realizadas avaliações endoscópicas para análise do comportamento do esfíncter esofagogástrico e constatação de refluxo gástrico. 100% das cadelas apresentaram algum grau de refluxo gastroesofágico e relaxamento do esfíncter esofágico inferior durante o transoperatório. O uso dos protocolos anestésicos avaliados resultou em elevada casuística de refluxo gástrico transoperatório, acarretado, provavelmente, pelo efeito de relaxamento do esfíncter esofágico inferior. Este estudo encontrou elevada casuística de refluxo gastroesofágico por endoscopia transoperatória em cadelas submetidas a cirurgias de mastectomia utilizando associação de midazolam e morfina ou tramadol como parte do protocolo anestésico, desencadeada pelo relaxamento do esfíncter esofágico inferior. Em detrimento do risco de complicações pós-operatórias, especialmente em pacientes geriátricas e oncológicas, futuros estudos prospectivos são necessários para avaliar e propor possíveis formas de minimizar este efeito.

2023
Descrição
  • SUIANNY NAYARA DA SILVA CHAVES
  • DESENVOLVIMENTO ONTOGENÉTICO E RAZÃO SEXUAL DE Astyanax bimaculatus EM AMBIENTE ESTRUTURALMENTE ENRIQUECIDO

  • Data: 31/10/2023
  • Mostrar Resumo
  • O enriquecimento ambiental é uma estratégia importante para melhorar a qualidade de vida dos animais, influenciando no comportamento reprodutivo, na redução de estresse e no desenvolvimento dos peixes em cativeiro. Deste modo, o manejo desses animais em ambientes homogêneos, como normalmente são os aquários, pode reduzir o bem-estar dos indivíduos, comprometendo, consequentemente, a sua reprodução. Portanto, o objetivo do trabalho é avaliar a influência do enriquecimento ambiental de aquários na gametogênese e reprodução da espécie Astyanax bimaculatus. Após a reprodução artificial das matrizes, as larvas foram separadas com 10 dias de vida nos tratamentos. O enriquecimento teve dois tipos de abrigos submersos: canos de PVC e com plantas artificias. O bem-estar da espécie foi avaliado em comparação com o grupo controle (sem abrigos), acompanhando semanalmente o crescimento (peso e tamanho) e para analisar o desenvolvimento gonadal, diferenciação sexual e níveis de estresse entre os ambientes, os animais foram fixados mensalmente. Durante o período de dezoito semanas, os peixes do enriquecimento desenvolveram gradualmente um comportamento de busca de abrigos quando expostos a perturbações externas e os animais do controle apresentaram comportamentos estereotipados. O crescimento dos peixes (peso e tamanho) não foi afetado pela presença de abrigo em relação ao controle. O estudo mostra um possível potencial para os abrigos serem utilizados como uma estratégia de promoção do bem-estar na criação dessa espécie em cativeiro, mas é necessária a finalização dos demais procedimentos do experimento para otimizar a aplicação do enriquecimento ambiental.

  • ALYSSON JORGE DE OLIVEIRA SOUSA
  • ASPIRAÇÃO FOLICULAR VIDEOLAPAROSCÓPICA EM BEZERRAS BUBALINAS ESTIMULADAS COM eCG

  • Data: 23/08/2023
  • Mostrar Resumo
  • Esta tese foi dividida em dois momentos. No primeiro (Experimento 1) buscou-se estudar a técnica de aspiração folicular ovariana videolaparoscópica (LOPU) em bezerras bubalinas, descrevendo em detalhes suas particularidades, intercorrências e resultado da aspiração oocitária. Foram utilizadas seis bezerras Murrah lactantes com idade entre 3 e 5 meses, criadas à pasto em regime de ordenha com bezerro ao pé. Realizou-se três LOPUs em cada animal, com intervalos de 15 dias entre as cirurgias, totalizando 18 procedimentos. Após serem sedadas, as bezerras foram colocadas em posição de Trendelemburg a 45°. Dois trocáteres de 10 mm e um de 5mm foram utilizados para estabelecimento dos três portais laparoscópicos. A insuflação do abdômen foi realizada com CO2 em velocidade de 5L/min estabilizando pressão intra-abdominal entre 5-8 mmHg. Para a manipulação ovariana foi utilizada duas pinças atraumáticas (5 mm e 10mm) e para a aspiração, agulha 20G via transabdominal ligada a um sistema de vácuo calibrado para 50 mmHg. Os oócitos foram recuperados em um tubo de 50 mL contendo solução fisiológica a concentração de 1 % de soro fetal bovino e 10 UI/mL de Heparina, mantido a 38ºC e então foram selecionados e classificados, ainda na fazenda, de acordo com as células do cumulus e o aspecto homogêneo do citoplasma. Para análise estatística foi utilizado o Software GraphPad Prism 9®. Os dados foram apresentados em média ± desvio padrão (DP) no experimento 1 e em média ± erro padrão da média (EPM) no experimento 2. A distribuição normal dos dados foi testada através do teste de Kolmogorov-Smirnov no primeiro experimento e teste de Shapiro-Wilk no segundo, em seguida foram submetidos a análise de variância (ANOVA) e teste post-hoc de Tukey. O tempo médio de cirurgia completa da anestesia até a remoção do animal da maca foi de 49,8 ± 10,1 min, e o passo que mais ocupou o tempo foi a manipulação e aspiração folicular de ambos os ovários (20,6 ± 9,7 min) (p≤0,05), havendo 22,2 % de casos de insuflação pré-peritoneal. O número total de folículos aspirados, oócitos recuperados e oócitos viáveis foram de 126, 76 e 31, respectivamente. Os mesmos parâmetros por procedimento foram de 7,17 ± 7,17; 4,22 ± 7,1 e 1,72 ± 4,2; respectivamente. A taxa de recuperação foi de 60,3%. No segundo experimento foi estudado a utilização da gonadotrofina coriônica equina (eCG) em diferentes concentrações na estimulação ovariana em bezerras bubalinas pré-LOPU. Para isso, foram utilizadas 20 bezerras Murrah lactantes com idade e manejo semelhantes à do primeiro experimento. Foi aplicado um delineamento em quadrado latino 3 x 3, com as LOPUs sendo realizadas a cada 15 dias. Todos os animais receberam no dia 0 (D0) um dispositivo de progesterona P4 (Primer Pr® - 0,36g; Agener, Brasil), no dia 3 (D3) foi administrado eCG conforme os grupos experimentais, 500 UI de eCG (Ecegon® - Biogénesis Bagó/Brasil) (Grupo 500), 1000 UI de eCG (grupo 1000) ou não receberam gonadotrofina (Grupo controle), no dia 5 (D5) foi realizada a LOPU em todos os animais. O procedimento de LOPU seguiu conforme a técnica descrita no experimento 1, com os oócitos enviados ao laboratório para procedimento de ativação partenogenética. As variáveis dependentes foram apresentadas como média e erro padrão da média (média ± EPM) sendo considerado o nível de significância de 5%. Neste experimento foram aspirados 430 folículos, recuperados 248 oócitos dos quais 73 foram classificados como viáveis. Observou-se que a utilização do eCG aumentou a quantidade de folículos médios (6 – 10mm) e grandes (>10mm) (Médios: Controle = 5,19%; G500 = 38,36% e G1000 = 25,69% e Grandes: Controle = 3,90%; G500 = 13,70% e G1000 = 25). Não houve influência do eCG na quantidade de folículos aspirados (Controle = 9,00 ± 1,40; G500 = 5,00 ± 0,67 e G1000 = 10,65 ± 1,83; P=0,1744); recuperação oocitária (Controle = 6,94 ± 1,73; G500 = 2,70 ± 0,67 e G1000 = 5,33 ± 1,23; P = 0,0736) e taxa de recuperação (Controle = 59,14% ± 7,9; G500 = 61,69% ± 9,9 e G1000 = 55,30% ± 8,2; P = 0,8052). A dose de 1000UI de eCG influenciou significativamente na viabilidade oocitária por tratamento (Controle = 0,64 ± 0,2; G500 = 0,55 ± 0,2 e G1000 = 3,05 ± 0,6; P = 0,0086). Com os resultados obtidos, podemos observar que esta é uma técnica segura de ser realizada mesmo em ambiente de fazenda, apresentando excelente resposta pós-operatória, possibilitando ser realizada seguidas vezes, sem prejuízos para a fêmea e que a aplicação do eCG antes da LOPU, é uma alternativa econômica e disponível no mercado para estimular o desenvolvimento folicular de bezerras bubalinas, criando alternativas para o melhor aproveitamento do potencial ovariano de fêmeas e assim obter cada vez mais melhores resultados junto a PIVE.

  • SAYNARA SOUZA DOS SANTOS MIRANDA
  • AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO E LARVAL DE DUAS ESPÉCIES DE LAMBARI E SEU HÍBRIDO SUBMETIDOS A DIFERENTES TEMPERATURAS

  • Data: 30/03/2023
  • Mostrar Resumo
  • O aquecimento global com consequente elevação da temperatura da água tem se mostrado capaz de alterar consideravelmente aspectos inerentes ao ciclo vital de determinadas espécies de peixes, como é o caso da reprodução. Dessa forma, este trabalho objetiva avaliar o desenvolvimento embrionário, larval e adulto de duas espécies de peixes amazônicos, Astyanax bimaculatus e Moenkhausia oligolepis, e seu hibrido, submetidos a diferentes temperaturas. As matrizes foram reproduzidas artificialmente via indução hormonal e a prole resultante foi dividida em oito tratamentos: A-25ºC (Fêmea Astyanax bimaculatus x Macho Astyanax bimaculatus), B-25ºC (Fêmea Moenkhausia oligolepis x Macho Moenkhausia oligolepis), C-25ºC (Fêmea Astyanax bimaculatus x Macho Moenkhausia oligolepis), D-25ºC (Fêmea Moenkhausia oligolepis x Macho Astyanax bimaculatus); A-30ºC (Fêmea Astyanax bimaculatus x Macho Astyanax bimaculatus), B-30ºC (Fêmea Moenkhausia oligolepis x Macho Moenkhausia oligolepis), C-30ºC (Fêmea Astyanax bimaculatus x Macho Moenkhausia oligolepis), D-30ºC (Fêmea Moenkhausia oligolepis x Macho Astyanax bimaculatus). As coletas de embriões se iniciaram aos 10 minutos pós fertilização e prosseguiu com esse intervalo de tempo até 2 horas; em seguida, coletou-se a cada 20 minutos até 4 horas e, finalmente, a cada 30 minutos até 14 horas pós fertilização. Nos tratamentos A e B 25ºC, os embriões se desenvolveram até 5:40 e 5:20 horas respectivamente, morrendo após esses horários, consequentemente, não chegando a formar larvas; no tratamento C-25ºC a eclosão se iniciou a partir das 14 horas; no tratamento D-25ºC, os embriões se desenvolveram até às 14 horas, com o estágio de segmentação. Porém, não houve eclosão de larvas. Já nos tratamentos A e B 30ºC, os embriões se desenvolveram até 4:20 horas em ambos, morrendo após esse horário e não chegando a formar larvas; no tratamento C-30ºC, os embriões começaram a eclodir a partir das 10:30 horas, e no tratamento D-30ºC, os embriões foram coletados apenas até às 3:40 horas, uma vez que após esse horário não houveram mais embriões vivos a serem coletados, não havendo também formação de larvas. O desenvolvimento das larvas foi acompanhado diariamente através dos parâmetros biométricos, tais como comprimento total e peso total. Quando estiverem sexualmente maduros, os animais terão suas gônadas analisadas histologicamente e o teste de progênie será realizado.

     

  • SUIANNY NAYARA DA SILVA CHAVES
  • OS EFEITOS DA ALTATEMPERATURA DA ÁGUA E DA HIBRIDIZAÇÃO EM DUAS ESPÉCIES DE LAMBARIS AMAZÔNICOS

  • Data: 30/03/2023
  • Mostrar Resumo
  • O aquecimento global com consequente elevação da temperatura da água tem se mostrado capaz de alterar, consideravelmente, aspectos inerentes ao ciclo vital de determinadas espécies de peixes, como é o caso da reprodução. Assim, objetivando minimizar os impactos ocasionados aos peixes pela elevação da temperatura ambiental, a tecnologia de transplante de células germinativas e a esterilização de peixes, vêm sendo amplamente utilizadas como biotécnicas capazes de contribuir para a reprodução, manutenção e preservação de diferentes espécies de peixes, seja em risco de extinção ou economicamente importantes. Dessa forma, este trabalho objetivou avaliar tanto o efeito da alta temperatura no desenvolvimento embrionário, quanto da hibridização na fase adulta de duas espécies de peixes amazônicos. Para tanto, as espécies escolhidas foram Astyanax bimaculatus (Linnaeus, 1758) e Moenkhausia oligolepis, as quais pertencem à família Characidae, que é constituída em grande parte por peixes de água doce do Brasil, e ambas se constituem como valiosos objetos de estudos por apresentarem características singulares para o desenvolvimento da aquicultura e da produção científica. Os resultados demonstraram que a alta temperatura teve efeitos relevantes no desenvolvimento embrionário dos animais estudados, e como possível ferramenta para esterilização em peixes, a hibridização entre as duas espécies mostrou-se bastante promissora.

  • RAFAELA DAS MERCES SILVA
  • DISPOSITIVO MULTI PORT PARA ACESSO ABDOMINAL PARA INTERVENÇÕES VIDEOCIRÚRGICAS EM EQUINOS CRIPTORQUIDAS

  • Data: 28/02/2023
  • Mostrar Resumo
  • O criptorquidismo se trata de uma afecção limitada ao sexo, comum em equinos, na qual ocorre uma falha na descida normal de um ou ambos os testículos a para a bolsa escrotal dos animais. Seu diagnóstico é baseado no histórico, inspeção e ultrassonografia. O tratamento indicado é o cirúrgico por meio da criptorquidectomia. Entre das abordagens cirúrgicas, a considerada mais segura é a realizada por meio de vídeocirurgia, procedimento esse considerado minimamente invasivo, o qual consiste na introdução de trocáters através de pequenas incisões na parede abdominal, por onde é introduzido o laparoscópio e as imagens são projetadas em um monitor de vídeo, tendo espaço entre as vísceras gerado após e estabelecimento do peneumoperitônio usando um insuflador de de CO2. A técnica pode ser realizada com o equino em posição quadrupedal, permitindo a visualização da cavidade abdominal e seus órgãos, porém apesar de ser amplamente utilizada em criptorquidectomia, possui algumas complicações como o risco de perfuração de vísceras, dificuldades para remoção de estruturas muito grandes e descolamento de peritônio. Logo devido a essas desordens, novas possibilidades de acesso vêm sendo pensadas, como os multiportais, que são estruturas que possuem mais de um acesso para instrumentos cirúrgicos ao mesmo tempo na cavidade abdominal. Para o presente estudo foi utilizado um multiport, que se trata de uma estrutura de polipropileno, revertido com uma luva cirúrgica de número 8,5 tendo como base de fixação interna uma sonda endotraqueal 2.5. Em uma primeira etapa a pesquisa foi realizada em cinco modelos cadavéricos utilizando bezerros de 30-50 kg, em terço final de gestação e na segunda parte o dispositivo foi testado em quatro equinos criptorquidas atendidos rotineiramente no hospital veterinário da UFPA. Nos modelos foram trabalhados com duas aberturas na fossa paralombar, uma de 1 cm para o trocater de 10 mm e outra de 5 cm para o dispositivo. Posteriormente foi introduzido pela cânula do trocater o laparoscópio seguido do estabelecimento do pneumoperitôneo de8 mmHg e velocidade de fluxo de 5 L/minuto, após essa etapa foi encaixado o dispositivo, o qual se mostrou eficiente nos modelos experimentais, o que permitiu que a pesquisa fosse para segunda etapa a ser feita em equinos criptorquidas, para os quais houveram os preparativos pré  cirúrgicos convencionais, como o jejum de 12 a 24 horas, avaliação clínica do paciente, protocolo anestésico sendo realizada pré-anestesia com Acepromazina 1% na dose de 0,03 mg /kg e cloridrato de detomidina 1% na dose 0,02 mg/Kg, ambos por via intravenosa, e a manutenção foi feita com cloridrato de detomidina 1% na dose 0,02 mg/Kg associado ao Butorfanol na dose de 0.013 mg/kg diluídos em solução de ringer com lactato em infusão contínua. Foi feito bloqueio paravertebral e nos locais de incisões, de forma infiltrativa e subcutânea, com lidocaína a 2%. O transcirúrgico seguiu a mesma metodologia utilizada no feto, só que o procedimento foi realizado com o paciente em estação, tendo sido expostos os testículos, foi realizada suas remoções seguidas das reversões dos acessos utilizando os fios de sutura poliglicólico vicryl 2-0 / supramid - 0, com pontos contínuos simples e intradémicos, respectivamente. O tratamento pós cirúrgico foi feito com Fenilbutazona na dose de 4.4 mg/ kg SID, por via intravenosa, juntamente com administração de protetor gástrico por via oral, por cinco dias SID e com Pentabiótico, associação de Benzilpenicilina Benzatina, Procaína e Potássica, na dose de 12.000 UI/ kg e Diidroestreptomicina e Estreptomicina na dose 5 mg/ kg, SID, por via intramuscular, por cinco dias, o curativo da ferida realizado diariamente sendo feita limpeza com clorexidine seguida da aplicação tópica de spray cicatrizante. Os pacientes não apresentaram complicações pós cirúrgicas, os mesmos receberam alta do hospital veterinário em média 5 dias de internação. O estudo mostrou que os modelos cadavéricos utilizados na pesquisa foram eficientes nos testes realizados com o dispositivo, nos equinos criptorquidas atendidos, porém, por duas vezes o mesmo se rompeu devido seu revestimento frágil, logo se faz necessário verificar a utilização de um material mais resistente para próximos testes.

  • ANDRE DE MEDEIROS COSTA LINS
  • Mieloencefalite por Herpesvírus equino tipo 1 na Amazônia brasileira 

  • Data: 28/02/2023
  • Mostrar Resumo
  • Realizou-se um estudo investigativo e epidemiológico para herpesvírus equino tipo 1 (HVE1) em 10 surtos de doença neurológica, com 25 equinos, sendo 22 que apresentavam sintomatologia nervosa e três aparentemente saudáveis, de 10 diferentes propriedades rurais localizadas no estado do Pará, Brasil. Foram atendidos nestes surtos de doença neurológica, seis equinos machos e 19 fêmeas, com idades entre um e 13 anos. Destes, seis equinos foram submetidos a necropsia, e os demais recuperaram-se com ou sem uso da terapia medicamentosa. Os principais sinais clínicos observados foram incoordenação motora, membros torácicos e/ou pélvicos abduzidos após indução ao exame clínico, flexão dos boletos, movimentos pendulares do posterior (equinos em estação parados ou ao caminhar) e paresia, que por vezes era tão grave que o animal quase arrastava o posterior no solo, em acentuado declive, dando um aspecto de animal “agachado”. Outros sinais como taquicardia, taquipneia, diminuição do tônus da língua, dificuldades para se levantar, sudorese localizada, escaras de decúbito, movimentos de pedalagem, fasciculações musculares na face, micção frequente, priapismo, espasticidade dos membros e desgaste de pinças também foram observados, porém, em menor frequência. Os animais que receberam os protocolos de tratamento recuperaram-se após oito dias. No diagnóstico laboratorial via soroneutralização, 72% (18/25) dos animais apresentaram reação positiva para HVE-1. Já na nested PCR para HVE1, a partir do sangue total, revelou 88% (22/25) de animais positivos, incluindo três animais aparentemente saudáveis, sendo que os três animais negativos na ferramenta molecular foram positivos na sorologia. Na necropsia, evidenciou-se na medula espinhal focos de hemorragia na substância cinzenta, que se estendia levemente até a substância branca. Na análise histopatológica, havia perivasculite e vasculite neutrofílica na substância cinzenta da medula espinha e no encéfalo. Desta forma esse estudo comprova que HVE-1 está circulante no Bioma Amazônico, principalmente no estado do Pará. 

2022
Descrição
  • DAYANNE BENTES DOS SANTOS
  • TRANSFERÊNCIA DA IMUNIDADE PASSIVA EM BEZERROS: O EFEITO DA SEGUNDA COLOSTRAGEM NA SAÚDE E DESEMPENHO PONDERAL DE BEZERROS GIROLANDO CRIADOS NO TRÓPICO ÚMIDO AMAZÔNICO

  • Data: 31/08/2022
  • Mostrar Resumo
  • Este estudo investiga a saúde de bezerros girolando, entre machos e fêmeas, do nascimento até o desmame, aos 60 dias de idade. Oitenta bezerros criados em bezerreiro do tipo argentino, separados entre si, por correntes compridas. Os bezerros foram separados ao acaso, em dois grupos (A e B), chamados, convencional e intensificado, respectivamente. O grupo convencional (A) recebeu colostro descongelado com teor ≥ 25% Brix, no volume de 10% PV em até duas horas após o nascimento. No grupo intensificado (B) foram utilizados quarenta bezerros, eles receberam colostro descongelado com teor ≥ 25% Brix, no volume de 10% PV, até 2h após o nascimento. No período de 8h até 18 após o nascimento, os bezerros do grupo intensificado receberam a segunda colostragem, com teor ≥ 25% Brix e 5% PV. Todos os bezerros foram alimentados com leite de transição durante o aleitamento e submetidos a dieta sólida de concentrado farelado e água ad libitum até os 60 dias de desmame. Durante esse período foi avaliado a temperatura retal (TR), frequência cardíaca (FC) e frequência respiratória (FR), juntamente com o exame físico dos bezerros. Foi calculado a taxa de incidência para cada doença (diarréia, doenças respiratórias, e onfalopatias), e a taxa de mortalidade. Foi calculado o ganho médio diário (GMD) e também foi mensurado quinzenalmente (D0, D15, D30, D45, D60) altura da cernelha e largura da garupa, e perímetro torácico.Para a análise estatística foi utilizado o pacote SAS (version 9.4, SAS Institute Inc., Cary, NC).

  • JOSÉ RICARDO NASCIMENTO DE SOUZA NETO
  • AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DOS PARÂMETROS CINÉTICOS DE ESPERMATOZÓIDES

    NA FERTILIDADE DE VACAS BÚFALA.

  • Data: 29/08/2022
  • Mostrar Resumo
  • O presente estudo teve como objetivo avaliar a influência da cinética espermática na fertilidade de búfalas submetidas à IATF. Foram utilizadas 332 vacas bubalinas multíparas com 30 a 60 dias pós- parto, predominantemente da raça Murrah e escore corporal de 3,5 ± 0,5. O protocolo de sincronização se deu no d 0, com implantação do dispositivo intravaginal contendo 1,0 grama de progesterona (Sincrogest/Ourofino) mais a aplicação de 2,0 mg de benzoato de estradiol e administração de 10 ml de suplementação mineral injetável via intramuscular as 16:00 h. No d 9, também as 16h, foi realizado remoção do dispositivo de progesterona vaginal e realizado a aplicação de 0,265 mg de pgf2α + 300 u.i de gonadotrofina coriônica equina. Ao d 11, às 16:00 h, foi administrado 0,1 mg de GnRH. No d12, 16 horas após a aplicação de gnrh (às 08:00 h) foi realizada a inseminação artificial. Doze amostras de sêmen de seis touros bubalinos da raça Murrah foram analisadas, sendo que todas as amostras foram criopreservadas em centros de reprodução animal a nível comercial. As análises da cinética espermática movimento espermático foram realizadas pelo programa Sperm Class Analyser® Mot. Foram obtidas as seguintes médias de parâmetros cinéticos: MOT (80,38% ± 4,20%), BCF (10,94 Hz ± 0,09 Hz), PRO (48,35% ± 3,57%) e PRA (23,80% ± 0,09%), VCL (68,06μm/s ± 3,58μm/s), VAP (32,65 μm/s ± 3,58 μm/s) e VSL (29,27μm/s ± 3,58 μm/s), WOB (59,25% ± 3,58%), STR (50,00% ± 3,58%) e (49,03 ± 3,8%) e ALH (1,58 μ ± 0,09 μ). Foi observado no estudo que os parâmetros de correlação que mais influenciaram na taxa de prenhez foram velocidade progressiva rápida, motilidade progressiva, velocidade progressiva, movimento progressivo rápido e a frequência de batimento cruzado. O trabalho foi concluído considerando que houve influência dos diversos parâmetros cinéticos espermáticos analisados no CASA com a taxa de prenhez a campo, e evidenciando que há uma alta correlação com os parâmetros de PRO, VAP, PRA, VSL e BCF.

  • PAULA SABRINA ARRUDA COELHO
  • Avalição dos efeitos do sulfato de hidroxicloroquina na produção in vitro de embriões bovinos

  • Data: 06/06/2022
  • Mostrar Resumo
  • A produção in vitro de embriões (PIVE) bovinos, é uma biotécnica de reprodução assistida bem caracterizada e difundia pelo mundo inteiro, sendo uma das principais metodologias aplicadas para a obtenção de animais zootecnicamente superiores, visando a otimização dos sistemas de criação e rentabilidade dos rebanhos (MOORE & HASLER, 2017); (CAVALIERE et al., 2018). A PIVE constitui-se de três etapas laboratoriais: maturação in vitro (MIV), fertilização in vitro (FIV) e cultivo in vitro (CIV), as quais tem sido amplamente utilizadas não somente no âmbito comercial, mas também na pesquisa científica, pois a biotécnica possibilita diversos estudos relativos aos gametas e embriões de várias espécies. Dentre estes estudos, uma linha interessante é a dos estudos voltados para a avaliação de efeito toxicológico de drogas sob os gametas feminino e masculino, bem como sobre o embrião pré-implantação, utilizando modelos animais para se obter dados que podem ser extrapolados/ discutidos em relação a humanos(WALTERS; PRATHER, 2013); (KIM et al., 2015); (MIAO et al., 2019); (MAISONNASSE et al., 2020).

    Atualmente, a emergência do novo coronavírus (COVID-19), tem provocado uma busca sem precedentes para descobrir um medicamento barato, eficiente e seguro no tratamento da doença, a partir de drogas existentes (CHEN et al., 2021); (COLSON et al., 2020); (YAO et al., 2020); (BONAM et al., 2020); (ELAVARASI et al., 2020). Dentro dessa abordagem, a cloroquina (CQ) e a hidroxicloroquina (HCQ), drogas antimaláricas amplamente conhecidas, foram utilizadas para o tratamento de pessoas acometidas pela COVID-19 em diversos países, mesmo com estudos insuficientes e inconclusivos acerca da sua eficácia (MAISONNASSE et al., 2020); (HOFFMANN et al., 2020); (MEHRA et al., 2020). A dose efetiva e mecanismo de ação da CQ e da HCQ para uso clínico e terapêutico contra o Coronavírus permanecem desconhecidos, tendo sido propostos protocolos terapêuticos com base em protocolos para o tratamento de doenças para as quais as drogas já são utilizadas (BRASIL, 2020); (ALANAGREH; ALZOUGHOOL; ATOUM, 2020) e como já mencionado, os resultados obtidos pelo uso destes protocolos terapêuticos em pacientes durante a pandemia da COVID-19, tem sido contraditórios e alvo de muitas críticas no mundo todo (SELF et al., 2020); (HERNANDEZ et al., 2020); (ABELLA et al., 2021).

    A motivação principal do uso clínico da CQ e da HCQ se originou a partir dos primeiros relatos de testes in vitrodestas duas drogas em células infectadas com o Coronavirus. Um desses estudos, em que se utilizou CQ ou HCQ (50 μM), foi observado que 50% as concentrações citotóxicas (CC50) de ambas as drogas não são significativamente divergentes, correspondendo à 273,20 μM para CQ e 249,50 μM para HCQ (LIU et al., 2020). Em um outro estudo, também realizado in vitro, a EC 50 da cloroquina na inibição da SAR-CoV-2 variou 2,71 a 23,9 μM, enquanto a da hidroxicloroquina variou de 4,06 a 17,31 μM (HOFFMANN et al., 2020).

    É sabido que tanto a CQ e a HCQ podem desencadear uma série de efeitos adversos tais como cardiopatias, distúrbios gastrointestinais, transtornos psiquiátricos, distúrbios do sistema nervoso e retinopatia, e até mesmo, transtornos relacionados aos aspectos reprodutivos (OKANLAWON & ASHIRU, 1992); (NICOLA et al., 1997); (ELGNDY et al., 2017); (CLEWELL et al., 2019); (FUNCK-BRENTANO; SALEM, 2020). Em particular, a CQ é uma droga inicialmente desenvolvida para tratar malária, no entanto, foi observado que a droga apresentava altos níveis de toxicidade em pacientes que faziam uso desta, sendo necessário desenvolver uma forma menos tóxica da droga, deste modo, a HCQ foi sintetizada, sendo menos tóxica e mais solúvel do que seu composto original (BAKER et al., 2018); (BROWNING, 2014). Logo, sendo observado a eficácia no tratamento da doença para qual a droga era direcionada, outros destes surgiram a partir do redirecionamento da HCQ para outras doenças parasitárias (BAKER et al., 2018); (BONAM et al., 2020). 

    Além do tratamento antimalárico, o uso do dessas drogas é também feito em doenças autoimunes, como Lúpus eritematoso (LES) e Artrite reumatóide (AR), nas quais também tem apresentado boa eficácia no controle da doença (WALLACE, 1996); (LEE et al., 2011); (GIES el al., 2020). Mais recentemente, inclusive há relatos da avaliação da CQ e HCQ no tratamento do câncer, como tratamento prévio capaz de potencializar o efeito anticâncer da radioterapia e quimioterapia (HUANG et al., 2021); (ZHOU et al., 2020). Particularmente interessante são os resultados obtidos neste modelo de uso dessas drogas na oncologia é que tanto a CQ quanto a HCQ tem mostrado capacidade de inibição da autofagia das células neoplásicas as tornando mais sensíveis aos tratamentos quimioterápicos, uma vez que a autofagia é considerada um dos mecanismos de resistência destas células às terapias (MANIC et al., 2014); (LI et al., 2018); (XU et al., 2018); (FERREIRA et al., 2021).

    Portanto a avaliação e o eventual redirecionamento de fármacos utilizados para o tratamento eficaz de uma determinada enfermidade é algo potencialmente útil em saúde pública humana, porém diversos estudos devem ser feitos de modo a comprovar a máxima eficácia com o menor malefício antes de uma ampla preconização de seu uso. 

  • JOSYE BIANCA SANTOS
  • EFEITOS DA INFECÇÃO POR VÍRUS ZIKA EM PARÂMETROS REPRODUTIVOS DE MACHOS PÚBERES DE MACACO-DE-CHEIRO (Saimiri collinsi): UMA ABORDAGEM HORMONAL, ULTRASSONOGRÁFICA E HISTOPATOLÓGICA


  • Data: 27/04/2022
  • Mostrar Resumo
  • A puberdade é um processo temporal caracterizado pela transição para a vida adulta e pelo desenvolvimento sexual do indivíduo, a fim de que este seja capaz de se reproduzir. Distúrbios reprodutivos durante a fase puberal impactam a fertilidade do animal em sua vida adulta. Múltiplos agentes infecciosos são apontados como uma ameaça à fertilidade masculina, sendo um destes o vírus Zika. Estudos em espécimes adultos apontam a capacidade do vírus Zika em lesionar células de linhagem espermática, assim como células de Sertoli e Leydig. No entanto, ainda são escassos estudos que abordem os efeitos do vírus em animais imaturos. Primatas neotropicais são apontados como possíveis reservatórios no ciclo selvagem de transmissão do vírus Zika. O macaco-de-cheiro (Saimiri collinsi) é um primata neotropical recentemente apresentado como um candidato a modelo para o estudo da patogênese reprodutiva desse vírus. Desta forma, neste trabalho objetivou-se investigar os efeitos do vírus Zika (VZIK) em parâmetros reprodutivos (níveis fecais de testosterona, biometria testicular, ecogenicidade testicular e avaliação histomorfométrica com score de Johnsen) de macacos-de-cheiro (Saimiri collinsi) púberes. O período do experimento foi classificado de acordo com os estágios da infecção pelo ZIKV: pré-inoculação, fase aguda e fase de convalescença. Os animais infectados apresentaram redução dos níveis fecais de testosterona na fase aguda quando comparado às fases de pré-inoculação e convalescença. Entre grupos, o volume testicular e o índice gonadossomático dos animais infectados foram menores que o dos não-infectados nas fases aguda e de convalescença. Os animais infectados também apresentaram redução do volume testicular, do índice gonadossomático e da ecogenicidade testicular na fase de convalescença. Ademais, o grupo infectado apresentou valores significativamente menores que o não-infectado em todos os parâmetros avaliados na histomorfometria testicular (área tubular, epitélio seminífero, maior e menor diâmetro, altura do epitélio e score de Johnsen). A luz dos fatos supracitados, pode-se concluir que a infecção experimental por VZIK causa múltiplas alterações reprodutivas nesses animais. Em acréscimo, os parâmetros adotados nesse trabalho permitiram a avaliação quantitativa das alterações causadas pelo VZIK em machos de macaco-de-cheiro (Saimiri collinsi) púberes.

  • ANA CAROLINE ALVES DA SILVA
  • INDICADORES EPIDEMIOLÓGICOS DE CASOS DE PIOMETRA CANINA NAREGIÃO NORTE DO ESTADO DO PARÁ

  • Data: 25/02/2022
  • Mostrar Resumo
  • A piometra é caracterizada por infecção uterina grave e eminentemente letal, éuma enfermidade frequente na rotina clínica de animais de companhia, possui maiorprevalência em países subdesenvolvidos e emergentes, como no Brasil. Contudo, oobjetivo geral  deste  trabalho é  de  realizar  um estudo  retrospectivo de  dadosepidemiológicos sobre a piometra em cadelas, englobando casos atendidos na regiãonorte do estado do Pará, afim de determinar os principais indicadores epidemiológicoscorrelacionados com a ocorrência da piometra em cadelas atendidas durante os anos de2017 a 2019 nos hospitais veterinários da Universidade Federal do Pará e UniversidadeFederal Rural da Amazônia.

  • ANA CAROLINE ALVES DA SILVA
  • INDICADORES EPIDEMIOLÓGICOS DE PIOMETRA CANINA: UMA ANÁLISE DE COMPONENTES PRINCIPAIS NA CASUÍSTICA DA REGIÃO NORDESTE DO PARÁ

  • Data: 25/02/2022
  • Mostrar Resumo
  • A piometra é a desordem endometrial de maior importância clínica em pequenos animais. Diante disso a realização de estudos com intuito e obtenção de dados epidemiológicos relacionados à ocorrência da piometra em cadelas, tornam-se fundamentais. O objetivo do estudo foi determinar indicadores epidemiológicos da piometra canina, utilizando o método estatístico de análise de componentes principais, avaliando a casuística atendida em hospitais veterinários universitários na região nordeste do estado do Pará. Desta forma, traçar o conjunto de parâmetros que facilitem o diagnóstico e um possível perfil clinico-epidemiológico. Para isso, foram consultados 142 prontuários de casos atendidos entre os anos de 2017 a 2019. No total foram avaliadas 18 variáveis relacionadas à doença. Os dados foram analisados utilizando análise de componentes principais (ACP) e estatística descritiva. A partir da ACP identificouse três grupos de indicadores epidemiológicos que juntos explicaram 71,05% da variabilidade dos dados. O primeiro grupo (dor abdominal, distensão abdominal, estado crítico e leucocitose), explicou 29,2%, o segundo (apatia, anorexia, tipo de piometra, e secreção vaginal) explicou 24,05% e o terceiro (idade, raça, paridade e pseudociese) explicou 17,75% da variabilidade dos dados. Observou-se que 47,7% das cadelas tinham de cinco a 10 anos, 63,8% sem raça definida, 62,4% de nulíparas (p<0,05), 82,4% (p<0,05) de piometra do tipo aberta e 46,8% das cadelas já haviam recebido administração de anticoncepcional (p>0,05). Os sinais clínicos mais frequentes foram apatia (94,4%), anorexia/hiporexia (90,1%), secreção vaginal (83%), dor e distensão abdominal (67,9%) e leucocitose (63,7%). A partir dos resultados identificou-se que as variáveis dor e distensão abdominal e leucocitose são indicadores epidemiológicos para a ocorrência da doença em estágio severo. Que as variáveis apatia, anorexia/hiporexia e secreção vaginal são indicadores epidemiológicos para a ocorrência da doença em estágio leve e que as variáveis idade e raça atuam como indicadores epidemiológicos de predisposição. Além disso, foi possível identificar que o perfil clinico-epidemiológico de animais acometidos é o de cadelas de meia idade, sem raça definida, nulíparas com piometra do tipo aberta. E que a presença de leucocitose, apatia, anorexia/hiporexia e secreção vaginal são achados comuns em pacientes com diagnóstico dessa afecção.

  • JÉSSICA SUELEM SABIO DA ROCHA
  • ANÁLISE COMPARATIVA DA QUANTIFICAÇÃO FOLICULAR OVARIANA PRÉ-ANTRAL E ANTRAL EM BOVINOS ZEBU (Bos indicus), MESTIÇOS (Bos indicus taurus) E BUBALINOS (Bubalu bubalis)

  • Data: 31/01/2022
  • Mostrar Resumo
  • Em grandes animais de fazenda como bovinos e búfalos, a contagem de folículos ovarianos antrais (CFA) tem se mostrado como uma válida ferramenta de maximização da eficiência reprodutiva sendo positivamente correlacionada com concepção após inseminação artificial, assim como maior quantidade de oócitos e embriões viáveis em programas de produção de embriões. A relação positiva entre a CFA e a reserva folicular ovariana pré-antral de fêmeas adultas, entretanto, é um tema pouco explorado na literatura mas que com o avanço do uso da CFA em programas reprodutivos vem ganhando mais relevância. O objetivo deste estudo foi comparar a reserva folicular pré-antral ovariana com a CFA fêmeas adultas de Bos indicusB. indicus x B. taurus (Cruzadas) e Búfalas (Bubalus bubalis). Os ovários de 10 fêmeas de cada categoria foram coletados em abatedouros e utilizados no estudo. As medidas morfométricas foram calculadas, a CFA foi estimada e em seguida os ovários foram fixados e processados para análise histológica (H/E) e estimativa da reserva folicular pré-antral. Inicialmente, análises comparativas da CFA e da reserva folicular foram realizadas entre as categorias animais e em um segundo momento, as fêmeas foram subdivididas em fêmeas com alta e baixa CFA e a reserva foliculuar ovariana pré-antral foi comparada. Nossos resultados mostraram que enquanto as fêmeas Bos indicusapresentaram a maior CFA, seguidas das Cruzadas e Búfalas (22,3 > 11,7 > 6,8 folículos, respectivamente; p<0,05), a reserva pré-antral foi maior nas fêmeas Cruzadas (~139.000 folículos; p<0,05), com Bos indicus e Búfalas não diferindo entre si (~32.000 vs. ~ 20.000 folículos; p>0,05). Nas duas raças bovinas estudadas, a quantidade da reserva folicular ovariana não diferiu entre os animais com alta e baixa CFA (p>0,05), já nas búfalas, as fêmeas com alta CFA apresentaram a menor reserva pré-antral (p<0,05). Nesse trabalho mostramos que femêas bovinas adultas de Bos indicusapesar de possuírem maior CFA que bovinas Cruzadas, possuem menor reserva folicular ovariana pré-antral e que Búfalas apesar de possuírem reserva pré-antral semelhante às Bos indicus possuem menor CFA que as fêmeas bovinas de modo geral. Além do mais, mostramos que uma maior ou menor CFA não influenciou no tamanho da reserva pré-antral nas duas raças bovinas mas influenciou nas búfalas.

  • IZAMARA DO SOCORRO RAMOS RODRIGUES
  • Efeitos da hidroxicloroquina sobre a maturação in vitro de oócitos bovinos.

  • Data: 31/01/2022
  • Mostrar Resumo
  • A produção in vitro de embriões (PIVE) bovinos é uma biotécnica mundialmente difundida para o aumento do ganho genético da espécie, mas também pode ser usada como modelo para pesquisas de toxicologia na reprodução. Em 2019, com o aparecimento do SARS-CoV-2, a hidroxicloroquina (HCQ) foi amplamente utilizada como tratamento off label para a COVID-19 mesmo sob grande controvérsia em relação à sua eficácia e feitos colaterais. Diante disso, este trabalho teve como objetivo utilizar a técnica de PIVE para avaliar a citotoxicidade da HCQ em oócitos bovinos. Deste modo, óocitos bovinos foram maturados in vitro com HCQ (6, 12. 24 µM) e sem HCQ (Controle) por 24h. Após a maturação os oócitos foram ativados partenogeneticamente e os embriões cultivados in vitro por 7 dias. Os resultados indicaram que o tratamento com a HCQ não afetou a taxa de extrusão do primeiro corpúsculo polar e nem taxa de metáfase II (p>0,05). Quanto ao desenvolvimento, não foi observado efeito do tratamento sobre a clivagem (p>0,05), porém ocorreu uma redução significativa (p<0,05) na taxa (%) de blastocistos proporcionalmente ao aumento das concentrações de HQC utilizadas na maturação (Crtl=48,8; 6µM=43,0; 12µM=37,7 e 24µM=30,0). Finalmente, analisamos o processo de autofagia em oócitos e suas respectivas células do cumulus oophorus após a maturação, mediante a coloração com o corante Laranja de Acridina. O tratamento com 24 µM de HCQ promoveu aumento significativo (p<0,05) do bloqueio da autofagia (aumento da fluorescência em relação ao Ctrl) tanto nos oócitos (1,7X maior) quanto nas células do cumulus (2,8X maior). Concluímos que o tratamento com HCQ apesar de não ter afetado a maturação nuclear dos oócitos, afetou a posterior capacidade de desenvolvimento embrionário dos mesmos sendo que este efeito negativo pode estar relacionado ao distúrbio do mecanismo de autofagia na maturação causado pelo tratamento com a droga.

2021
Descrição
  • GABRIELA JAQUES RODRIGUES
  • UTILIZAÇÃO DO VÍDEOVAGINOSCÓPIO NO EXAME OBSTÉTRICO DE FÊMEAS BOVINAS 

  • Orientador : PEDRO PAULO MAIA TEIXEIRA
  • Data: 30/07/2021
  • Mostrar Resumo
  • Não há relatos na literatura de videovaginoscopia em bovinos, portanto, o presente trabalho é inédito e tem como objetivo comparar o uso de dois equipamentos para a realização da vaginoscopia em fêmeas bovinas. Nossa hipótese é que o videovaginoscópio é o equipamento mais eficaz e o que gera melhores imagens durante a realização do exame.

  • JOÃO VICTOR SILVA COUTINHO
  • Influência da idade sob os níveis plasmáticos de estradiol e testosterona e sua relação com a qualidade seminal em macaco-de-cheiro (Saimiri collinsi Osgood, 1966) mantidos em cativeiro

  • Data: 30/07/2021
  • Mostrar Resumo
  • A União Internacional para a Conservação da Natureza, em um dos seus relatórios mais recentes, estimou que 49% dos primatas do mundo estão em alguma categoria de risco de extinção. No Brasil, o gênero Saimiri, possui espécies ameaçadas de extinção, a conservação da variabilidade genética desses animais pode ser garantida por meio de estratégias de proteção in situ (no ambiente natural), e ex situ (em cativeiro ou por meio da formação de bancos de germoplasma. Sabe-se que para o planejamento de programas de conservação, é importante conhecer os aspectos reprodutivos da espécie ou do gênero em foco. Para elucidar alguns aspectos da reprodução de Saimiri, o trabalho tem por objetivo verificar a influência hormonal (testosterona e estradiol) sobre a qualidade seminal em função da idade, em indivíduos machos da espécie S. collinsi mantidos em cativeiro. O grupo experimental foi composto por 8 machos adultos de macacos-de-cheiro (Saimiri collinsi), sendo 4 animais com 5-6 anos de idade e 4 animais com 12-16 anos de idade. As coletas foram realizadas durante 18 meses (janeiro de 2015 a julho de 2016). Os animais foram previamente sedados por uma associação de cloridrato de cetamina (20 mg/kg; intramuscular) e cloridrato de xilazina (1 mg/kg; intramuscular). Posteriormente, amostras de sangue de ~1ml foram colhidas mensalmente, por venopunção, foram centrifugadas (2100 g /15 min), para separação do plasma, e armazenadas (-20 º C). Após a contenção química, foi realizada a pesagem dos animais, e as medidas de largura, altura e comprimento dos testículos foram obtidas para a obtenção do volume dos testículos. A coleta de sêmen foi realizada eletroejaculação, e os parâmetros básicos de qualidade seminal: volume seminal, cor, pH, grau de coagulação, motilidade, vigor,  integridade e funcionalidade de membrana plasmática. A dosagem dos níveis plasmáticos de testosterona e estradiol foram foram realizadas em duplicata pelo método de eletroquimioluminescência amplificada. Para a análise estatística, os animais foram divididos em dois grupos de acordo com a idade: animais com 5-6 anos e animais com 12-16 anos. Todos os dados foram expressos em Média ± EPM (erro padrão da média) e analisados pelo programa Minitab. Os dados foram checados quanto à normalidade pelo teste Kolmogorov-Smirnov.  Para verificar a diferenças entre as médias da massa corporal, volume testicular, dosagem hormonal e qualidade seminal, nos dados paramétricos, foi realizada pela Análise de Variância (ANOVA), seguido da diferença significativa pelo teste de Fisher, enquanto que, para os dados não paramétricos foi realizado o teste de Wilcoxon. A correlação entre os níveis hormonais de testosterona e estradiol com parâmetros de massa corporal, biometria testicular e parâmetros seminais foi realizada pela correlação de Pearson para dados paramétricos e Spearman para os dados não paramétricos. Os resultados foram considerados significativos quando P < 0,05.

  • JOÃO VICTOR SILVA COUTINHO
  • Influência da idade sob os níveis plasmáticos de estradiol e testosterona e sua relação com a qualidade seminal em macaco-de-cheiro (Saimiri collinsi Osgood, 1966) mantidos em cativeiro

  • Data: 30/07/2021
  • Mostrar Resumo
  • A União Internacional para a Conservação da Natureza, em um dos seus relatórios mais recentes, estimou que 49% dos primatas do mundo estão em alguma categoria de risco de extinção. No Brasil, o gênero Saimiri, possui espécies ameaçadas de extinção, a conservação da variabilidade genética desses animais pode ser garantida por meio de estratégias de proteção in situ (no ambiente natural), e ex situ (em cativeiro ou por meio da formação de bancos de germoplasma. Sabe-se que para o planejamento de programas de conservação, é importante conhecer os aspectos reprodutivos da espécie ou do gênero em foco. Para elucidar alguns aspectos da reprodução de Saimiri, o trabalho tem por objetivo verificar a influência hormonal (testosterona e estradiol) sobre a qualidade seminal em função da idade, em indivíduos machos da espécie S. collinsi mantidos em cativeiro. O grupo experimental foi composto por 8 machos adultos de macacos-de-cheiro (Saimiri collinsi), sendo 4 animais com 5-6 anos de idade e 4 animais com 12-16 anos de idade. As coletas foram realizadas durante 18 meses (janeiro de 2015 a julho de 2016). Os animais foram previamente sedados por uma associação de cloridrato de cetamina (20 mg/kg; intramuscular) e cloridrato de xilazina (1 mg/kg; intramuscular). Posteriormente, amostras de sangue de ~1ml foram colhidas mensalmente, por venopunção, foram centrifugadas (2100 g /15 min), para separação do plasma, e armazenadas (-20 º C). Após a contenção química, foi realizada a pesagem dos animais, e as medidas de largura, altura e comprimento dos testículos foram obtidas para a obtenção do volume dos testículos. A coleta de sêmen foi realizada eletroejaculação, e os parâmetros básicos de qualidade seminal: volume seminal, cor, pH, grau de coagulação, motilidade, vigor,  integridade e funcionalidade de membrana plasmática. A dosagem dos níveis plasmáticos de testosterona e estradiol foram foram realizadas em duplicata pelo método de eletroquimioluminescência amplificada. Para a análise estatística, os animais foram divididos em dois grupos de acordo com a idade: animais com 5-6 anos e animais com 12-16 anos. Todos os dados foram expressos em Média ± EPM (erro padrão da média) e analisados pelo programa Minitab. Os dados foram checados quanto à normalidade pelo teste Kolmogorov-Smirnov.  Para verificar a diferenças entre as médias da massa corporal, volume testicular, dosagem hormonal e qualidade seminal, nos dados paramétricos, foi realizada pela Análise de Variância (ANOVA), seguido da diferença significativa pelo teste de Fisher, enquanto que, para os dados não paramétricos foi realizado o teste de Wilcoxon. A correlação entre os níveis hormonais de testosterona e estradiol com parâmetros de massa corporal, biometria testicular e parâmetros seminais foi realizada pela correlação de Pearson para dados paramétricos e Spearman para os dados não paramétricos. Os resultados foram considerados significativos quando P < 0,05.

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango1