Apresentação

Histórico e Apresentação. O estado do Pará congrega importantes grupos de pesquisa na área de Reprodução Animal, dessa forma, as Universidades Federal do Pará (UFPA) e Rural da Amazônia (Ufra) há décadas tem sido parceiras e pioneiras em diversas pesquisas em reprodução animal de animais domésticos e silvestres da Amazônia. O primeiro grupo da reprodução foi formado na década de 70, com a implantação do curso de Medicina Veterinária na Faculdade de Ciências Agrárias do Pará (FCAP), atualmente Ufra. Esses mesmos professores que também trabalhavam na UFPA, onde na década de 80, foi implantado no Biotério do Instituto de Ciências Biológicas da UFPA o grupo de Biologia da Reprodução, que pesquisava reprodução de bubalinos e de animais silvestres, especialmente os de interesse zootécnicos (Agouti paca – Paca; Dasyprocta sp. – Cutia e Tajacu sp. – Cateto), cujas linhas de pesquisas ainda são a base do grupo, com reconhecimento nacional e internacional. Na década de 90, com financiamento da FINEP (1994), foi implantado na UFPA o laboratório de Fecundação in vitro e que até hoje atua na área de Produção in vitro na espécie bubalina, bovina e animais silvestres. Na mesma década foi implantada pela UFPA (1998), com financiamento da SUDAM, na cidade de Castanhal, a 70 km de Belém, a Central de Biotecnologia em Reprodução Animal (CEBRAN), também voltada para pesquisa e desenvolvimento na espécie bubalina e bovina. A partir da base formada na cidade de Castanhal, foi possível a implantação do primeiro curso de Medicina Veterinária (UFPA) no interior do Estado do Pará, que teve a sua primeira turma a partir de 2001 e  reconhecimento pelo MEC através da Portaria n° 465 de 22/11/2001 (publicada no D.O.U. n° 234 de 07/12/2011). Com esse novo curso de graduação, mais grupos de pesquisa foram se organizando, dentre os quais destaca-se o Grupo de Pesquisda em Biotecnologia e medicina de animais da Amazônia (BIOMEDAM), com principal foco de estudo em biotecnologia da reprodução de animais silvestres. Esse grupo fortalece a sua infraestrutura de pesquisa com a aprovação de vários CT-Infra (2003, 2008, 2012 e 2016). Outro grupo de pesquisa partícipe dessa proposta é o Grupo de Pesquisa em Andrologia, Inseminação Artificial, Sanidade e Melhoramento Genético de Bovinos e Bubalinos (Gaia/Ufra), existente há 13 anos que tem como objetivos atuar nas linhas de pesquisa em Ambiência e bem-estar, Genética e melhoramento animal, Reprodução de Bovinos e Bubalinos. Outro fator relevante que corroboou com a criação do Programa de Pós-graduação em Reprodução Animal na Amazônia (ReproAmazon), é que recentemente houve um aumento de docentes doutores em reprodução animal nas duas IES. Contudo, esse corpo de profissionais não tinha aproveitado por pós-graduações na área de Medicina Veterinária já existentes tanto na UFPA quanto na Ufra.

Os grupos de Reprodução da UFPA e Ufra sempre atuaram junto ao setor produtivo, com parceiras com empresas agropecuárias e Instituições de pesquisa nacional e internacional. Em função de todo conhecimento acumulado na área acadêmica, bem como, na área aplicada, esse grupo em que atualmente foram incorporado, tanto pela UFPA como pela Ufra, professores com formação em diferentes áreas da Reprodução Animal (Fisiopatologia da Reprodução, Biotecnologia da Reprodução, Biologia Molecular da Reprodução, Tecnologia de sêmen, Biologia da Reprodução de Animais Silvestres), envolvendo profissionais das áreas de Medicina Veterinária, Biologia, Biomedicina e Biotecnologia. Em função de termos atualmente no Estado do Pará um corpo docente atuante e produtivo academicamente na área de Reprodução Animal e da necessidade de formar profissionais nessa temática de atuação, é que se tornou viável e imprescindível para o Estado a criação do ReproAmazon, nas modalidades Mestrado e Doutorado, na área de Medicina Veterinária, em associação entre a Universidade Federal Rural da Amazônia e Universidade Federal do Pará. O ReproAmazon tem como área de concentração a Reprodução de Animais Domésticos e Silvestres, e duas linhas de pesquisa:  1.Fisiopatologia da Reprodução Animal e 2. Biotecnologia de Reprodução Animal.

 
Coordenação do Programa

  • - MOYSES DOS SANTOS MIRANDA

    Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento

  • - NATHALIA NOGUEIRA DA COSTA DE ALMEIDA

    Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango2