Dissertações/Teses

Clique aqui para acessar os arquivos diretamente da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPA

2024
Descrição
  • DANIEL HISSA MAIA
  • Repensando a legislação tributária do ICMS do Estado do Pará, em relação às operações com energia elétrica e sobre a circulação de bens de consumo supérfluo: um exame com enfoque na seletividade, capacidade econômica e justiça fiscal

  • Data: 28/03/2024
  • Mostrar Resumo
  • A política tributária de Estado é elemento substantivo na equação que nivela (ou desnivela) as desigualdades. Não adiantaria dispor de um sistema ideal de gasto público progressivo se, concomitante a isso, exista um sistema tributário regressivo, o que resultaria apenas na manutenção do status quo social. Essa equação, contudo, deve ser enfrentada pelas ferramentas existentes no Direto Tributário. Nesse contexto, o objetivo principal deste projetointerventivo é analisar os aspectos da aplicação da seletividade, da capacidade econômica e da justiça fiscal, no recorte da tributação do ICMS incidente sobre as operações com energia elétrica e sobre os bens de consumo supérfluo na legislação paraense, a considerar o impacto dessas incidências na renda dos paraenses e na arrecadação estadual. O projeto encontra esteio na técnica de revisão bibliográfica e na pesquisa documental, com ênfase no estudo comparativo, buscando analisar a legislação tributária e a jurisprudência de regência (especificamente, o Tema n. 745/STF e a ADIN n. 7.111/PA), avaliar as limitações jurídicas na proposta e as possibilidades na implementação dos princípios e regras da justiça fiscal. Abordase o consumo de energia elétrica na população paraense, por meio da análise no POF/IBGE2018 e dos dados da ANEEL, bem como os padrões de consumo de bens supérfluos; expõe dados da arrecadação tributária; analisa os impactos das últimas políticas tributárias no ICMSEnergia Elétrica; e efetua estudo comparativo entre as legislações de outros entes federados, tomando um viés exploratório com abordagem qualitativa e quantitativa. Como resultado, a pesquisa propõe a intervir ativamente na legislação do Estado do Pará, por meio da elaboração do projeto regulatório, subdivido em dois produtos: o primeiro destinado à tributação do ICMS sobre energia elétrica; e o segundo, relativo aos bens de consumo supérfluo, buscando uma solução normativa que estabeleça melhores parâmetros que conduza à legislação do Pará a um grau maior de concretização da seletividade, balizando-se pelos princípios da isonomia fiscal e da capacidade de contribuir.

  • BIA ALBUQUERQUE TIRADENTES
  • PARTICIPAÇÃO DAS POPULAÇÕES ANTINGIDAS POR EMPREENDIMENTOS ECÔNOMICOS NO LICENCIAMENTO AMBIENTAL E ATUAÇÃO DA DEFENSORIA PÚBLICA: o caso do projeto minerário volta grande, na Amazônia brasileira.

  • Orientador : ASSIS DA COSTA OLIVEIRA
  • Data: 27/03/2024
  • Mostrar Resumo
  • A pesquisa tem como objetivo analisar como se deu a participação das populações atingidas pelo Projeto de mineração de ouro Volta Grande, na formação das decisões administrativas do licenciamento ambiental. Para isso, utiliza a metodologia de estudo de caso para aferir como ocorreu a participação das populações atingidas no licenciamento ambiental do Projeto Volta Grande da empresa Belo Sun licenciado pelo Governo do Estado do Pará. Também realiza pesquisa bibliográfica sobre as formas de participação das populações atingidas por empreendimentos econômicos na formação das decisões do licenciamento ambiental, seja por meio da consulta livre, prévia e informada, audiência pública ou outra forma de participação. A partir do estudo teórico, são criados indicadores de participação das populações atingidas por meio de consulta prévia e audiência pública destinados a avaliar como ocorreram os processos de participação e se foram capazes de influenciar na formação das decisões administrativas tomadas no licenciamento ambiental. Com o estudo empírico, aplica-se as matrizes de indicadores de consulta prévia e audiência pública, no caso estudado, para aferir como se deram os processos de participação das populações atingidas pelo empreendimento minerário, bem como se foram capazes de influenciar nas decisões tomadas no licenciamento ambiental do Projeto Volta Grande. O produto da pesquisa é o relatório diagnóstico da participação das populações atingidas no licenciamento ambiental do Projeto Volta Grande e propositivo de atuação da Defensoria Pública do Estado do Pará para promover a participação das populações atingidas na formação das decisões de licenciamento ambiental de empreendimento econômico que lhes cause impactos nos modos de vida, de pensar e de fazer.

  • EVANDER DAYAN DE MATTOS ALENCAR
  • INTERFACES ENTRE MEIO AMBIENTE ECOLOGICAMENTE EQUILIBRADO E DIREITOS TERRITORIAIS INDÍGENAS NA AMAZÔNIA: Um estudo de caso sob o prisma socioambiental.

  • Orientador : GIROLAMO DOMENICO TRECCANI
  • Data: 27/03/2024
  • Mostrar Resumo
  • O presente trabalho busca compreender em que medida a ausência da demarcação territorial, pelo Estado, afeta a proteção socioambiental da TI Sawré Muybu. Para tanto, são adotados os seguintes objetivos específicos: descrever o caso da TI, contextualizando a demanda indígena na busca pela demarcação territorial; destacar aspectos jurídicos aplicáveis ao dever estatal de demarcação territorial, esclarecendo de que forma o seu não cumprimento tende a afetar os demais direitos indígenas; e examinar, à luz do estudo de caso, como a ausência de conclusão da demarcação territorial interfere na incidência de conflitos socioambientais. A hipótese adotada no estudo é de que a falta demarcação tende a tornar a área vulnerável, sob o prisma socioambiental, na medida em que permite a aproximação e/ou a permanência de diversos outros grupos sociais que buscam a implementação das próprias formas de apropriação da natureza, proliferando intervenções adversas ao meio ambiente, de modo a favorecer o surgimento e/ou a intensificação de conflitos socioambientais. Em relação aos aspectos metodológicos, a pesquisa pode ser assim descrita: quanto à abordagem: qualitativa; quanto aos objetivos: descritiva; quanto ao método de abordagem: adota-se, de modo predominante, o dialético; quanto às técnicas de pesquisa: pesquisa bibliográfica; quanto ao método de procedimento: estudo de caso; e quanto ao produto final: adota a forma de relatóriodiagnóstico. As conclusões relativas a cada objetivo específico são: a ausência de efetividade da atuação estatal na demarcação territorial levou os indígenas interessados a buscar a concretização de seus direitos, inclusive por meio da provocação do parquet federal, o qual passou a atuar, nos planos extrajudicial e judicial, em face do Estado com vista à conclusão do procedimento demarcatório da TI; apesar de existir um denso arcabouço jurídico atinente aos direitos territoriais indígenas, tanto no âmbito interno quanto no plano internacional, há consideráveis falhas de implementação, cabendo ao Estado garantir a efetividade desses direitos, para a concretização dos demais direitos indígenas, visto que interdependentes e interligados; e a ineficácia da atuação estatal, refletida na lentidão demarcatória, e agravada pela frágil governança de terras, proporciona a intensificação de conflitos socioambientais na localidade, com o potencial de repercutir na saúde e na qualidade de vida, não só da população indígena diretamente afetada, mas de todos aqueles que, em maior ou menor grau, dependem da natureza impactada pelas ações ambientalmente inapropriadas. Diante das conclusões, corrobora-se a hipótese inicial. Por fim, verifica-se ser recomendável a realização de esforços extrajudiciais e resolutivos, por parte do poder público, incluindo-se o parquet, em favor da implementação de uma governança responsável de terras e de mecanismos de atuação voltadas à proteção e promoção socioambiental da região amazônica.

  • DAVI PEREIRA MAGALHAES
  • TRABALHO ANÁLOGO AO DE ESCRAVO NA AMAZÔNIA: a caracterização do trabalho degradante à luz da súmula 36 do TRT-8

  • Orientador : VALENA JACOB CHAVES
  • Data: 26/03/2024
  • Mostrar Resumo
  • O trabalho escravo foi, e ainda é, uma marca do Brasil. A partir da Lei 10.803/2003, que alterou o artigo 149 do CP, o conceito de trabalho escravo contemporâneo não se restringe à privação de liberdade ou ao trabalho forçado, mas sim à exploração do trabalho humano em detrimento da sua dignidade. Uma das formas de manifestação do trabalho escravo contemporâneo é o trabalho degradante, cuja conceituação é dada pelo plano normativo interno, doutrinário e jurisprudencial. No âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região foi editada a súmula 36 com o objetivo de pacificar a jurisprudência interna acerca da caracterização do trabalho degradante. Apesar do pioneirismo do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região e da importância da consolidação jurisprudencial na súmula 36 para o combate à escravidão contemporânea, a análise das decisões proferidas pelo tribunal no período de 2016 a 2022 evidencia um recrudescimento no reconhecimento das condições degradantes de trabalho. A redação conferida ao verbete sumular confere margem interpretativa para que as condições de trabalho do meio rural sejam relativizadas quando comparadas com o trabalho urbano. A diferenciação apresentada está ancorada no processo de desenvolvimento e formação da sociedade brasileira, especialmente da Amazônia, e representa manifestação de discriminação estrutural e estruturante em relação ao trabalhador rural. Faz-se, então, necessário o aprimoramento da súmula 36, de modo a que a interpretação restritiva não seja cabível e a proteção à exploração do trabalhador seja reforçada. O estudo presente está estruturado sob o método hipotético-dedutivo, com pesquisa qualitativa, de natureza aplicada, com objetivos do tipo exploratório e, quanto aos procedimentos, foram realizadas pesquisas bibliográfica e jurisprudencial.

  • RONDSON MANOEL PINHEIRO DE SOUSA
  • O TRIBUNAL DE CONTAS E A AVALIAÇÃO DA DÍVIDA PÚBLICA COM INVESTIMENTOS: proposta de um Guia de Referência para a Fiscalização de Operações de Crédito Externos e de análise da Sustentabilidade da Dívida

  • Orientador : LUIZ ALBERTO GURJAO SAMPAIO DE CAVALCANTE ROCHA
  • Data: 18/03/2024
  • Mostrar Resumo
  • Este estudo surge da laguna existente na fiscalização do Controle Externo da utilização, desempenho, efeito e impacto nas políticas públicas do Estado do Pará do uso dos recursos financeiros oriundos das contratações de operações de crédito externo aplicados a grandes investimentos em infraestrutura e tecnologias. A gestão do endividamento público é fundamental para a saúde dos Estados, e tem sido objeto de diversas mudanças legislativas que visam o aprimoramento da gestão fiscal e da trajetória sustentável da dívida pública, impactando em novas atribuições aos tribunais de contas, além das responsabilidades atuais com o acompanhamento de metas de resultados e limites. Na busca da avaliação da qualidade da aplicação dos recursos, a pesquisa buscou sistematizar conhecimentos necessários na literatura jurídica, econômica e financeira aplicada ao controle externo e nos documentos técnicos das instituições nacionais (TCU e o IRB) e em internacionais (INTOSAI), que atuam com a temática da auditoria governamental, finanças públicas e desenvolvimento sustentável, para orientar a construção de um referencial de fiscalização específico das operações de crédito externo. A pesquisa está estruturada em três partes que irão apresentar os padrões da auditoria almejada, sendo na primeira parte apresentado os tribunais de contas e as dívidas públicas, analisando suas relações normativas. Na segunda parte aborda a importância e os aspectos gerais do Crédito Público, expandindo o saber além das operações de crédito. E conclui, com a análise da nova Lei Complementar nº 200/2023, conhecida como Novo Arcabouço Fiscal, que dispõe sobre a Sustentabilidade da Dívida Pública, sendo está a novidade constitucional de vínculo obrigatório com o estudo da gestão fiscal e do endividamento público, que influenciará e fará parte da avaliação qualitativa do endividamento público. Por fim, propomos como produtos desse mestrado profissional, junto à dissertação acadêmica, um referencial de Fiscalização de Operações de Crédito Externo e um Informativo Técnico sobre a Sustentabilidade da Dívida.

  • JULIVAL SILVA ROCHA
  •  

    A RECEPÇÃO DO TCU, DO TCE-PA E DO TCM-PA À TESE FIXADA NO TEMA 899 DO STF: PRESCRIÇÃO DA PRETENSÃO RESSARCITÓRIA NO ÂMBITO DOS TRIBUNAIS DE CONTAS

  • Orientador : MARIA STELA CAMPOS DA SILVA
  • Data: 26/02/2024
  • Mostrar Resumo
  • This dissertation analyzes how the thesis set out in Theme 899 of the general repercussion of the Federal Supreme Court (STF) was received by the Federal Court of Auditors (TCU), the Court of Auditors of the State of Pará (TCE-PA) and the Court of Accounts of the Municipalities of the State of Pará (TCM-PA), with an emphasis on interpretative applications regarding the prescription of the claim for reimbursement within the scope of the aforementioned courts of accounts and which interpretation would be most compatible with development in the Amazon. To this end, a brief history of the institutes of prescription and decadence was carried out, an examination of their concepts and the distinction between them, as well as their application in Civil Law, Administrative Law and the courts of accounts. An analysis was carried out of the entire content of the ruling that gave rise to the aforementioned thesis, the subsequent decisions of the STF on the subject and the first reactions of the audit courts on the matter until the publication of regulations for its application, as well as the decadence. The methodology applied was descriptive, explanatory and deductive, using the legal hermeneutic method for the norms under examination and the hermeneutic method of legal acts for the judicial decisions in question. Once the research was completed with the changes suggested during the project qualification examination, technical notes were made with suggestions for improving the aforementioned regulations. The product was presented at TCE-PA and TCM-PA, in the form of a lecture, through the respective accounting schools, and, subsequently, sent in PDF format to the Senior Management of the aforementioned bodies, as well as the TCU and the MPC's that work in each of these control institutions.

  • MARJORIE BEGOT RUFFEIL PAOLELLI
  • The discussion about indigenous rights and the differentiated legal systems of traditional peoples has taken on new dimensions since the recognition of diversity introduced by the 1988 Brazilian Federal Constitution. However, for these rights to be effectively realized, facilitating the right to difference, it is necessary for indigenous legal practices to be recognized by the Brazilian state and society. In this context, the National Council of Justice published Resolution No. 287/2019 regarding indigenous individuals accused, defendants, convicted, or deprived of liberty in criminal proceedings. This resolution allows, among other actions, the judge to validate traditional mechanisms of criminal accountability. In this study, I conducted quantitative survey, and then proceeded to the statistical analysis of indigenous individuals involved in criminal cases in the State of Pará Court of Justice (TJPA) and, simultaneously, inspired by the ethnographic method, conducted an emblematic case study to analyse in greater depth to what extent indigenous rights are being guaranteed and the implications of the studied case. The presented product is a diagnostic report discussing the situation of indigenous parties in criminal disputes in TJPA and providing recommendations. I used decolonial reflections on legal pluralism and human rights as a framework for understanding. The study is based on the 1988 Federal Constitution, recent CNJ resolutions, especially No. 287/2019, as well as ILO Convention 169, the UN Declaration on the Rights of Indigenous Peoples, and the American Declaration on the Rights of Indigenous Peoples-documents offering solutions to the conflict between national law and differentiated rights, including in the criminal field.

  • Orientador : ASSIS DA COSTA OLIVEIRA
  • Data: 29/01/2024
  • Mostrar Resumo
  • Indigenous rights; indigenous legal systems; legal pluralism; criminalization of indigenous peop

2023
Descrição
  • BRUNO CEZAR NAZARÉ DE FREITAS
  • PROJETO REGULATÓRIO PARA A CRIAÇÃO DE UMA POLÍTICA DE CONSENSUALIDADE NO MUNICÍPIO DE BELÉM: edição de instrumento normativo como meio de implantação de uma política pública de desjudicialização.

  • Data: 26/10/2023
  • Mostrar Resumo
  • The present study aims to develop a Regulatory Project to create a consensuality policy in the Municipality of Belém. Public entities are some of the main litigants in Brazilian Justice. Improving conflict resolution mechanisms in which such entities are involved, therefore, represents an activity of utmost importance for the realization of rights, especially in a State like Brazil that has a series of obligations granted to the Public Power. Therefore, the publication of a normative instrument is essential to initiate a safe and efficient policy of dejudicialization in this city. In order for this objective to be achieved, extensive bibliographic and documentary research was carried out with the analysis of the main legal concepts linked to the topic and the numerous normative acts of the Union, States and capitals. The objective is to find out which entities have bodies for consensual dispute resolution, which legislative instrument is used to create such a structure, which bodies comprise it, what are the criteria for selecting cases and whether there is any difference in the procedures in relation to the nature of the case. right involved. The research concluded that the Union, most States and most Municipalities have bodies designed to resolve their conflicts administratively, as well as that they created their structures through complementary or ordinary laws in the structure of the Prosecutor's Office itself. It also allowed the identification of several case selection criteria, among them, the trinomial represented by the probability of success, advantage and technical, legal and operational feasibility of the agreement as appropriate requirements for identifying the hypotheses of possible agreements. The research was carried out using the hypothetical-deductive and action-research-technical methods, as it started from an existing problem, the selection of hypotheses, existing practices and the researcher's own professional experience to develop a regulatory model for this city. . The proposed regulation consists of a Bill that establishes a policy of consensuality in this city, a Project to modify the Decree that authorizes an agreement on court orders, a proposal for a Resolution from the Superior Council to regulate extrajudicial conflict resolution procedures and a Service Order to carry out pilot agreements on three topics selected from the process stock.

  • LARISSA CRISTINA FAGUNDES DA ROSA E SILVA
  • FISCALIZAÇÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS: CONSTRUÇÃO DO REFERENCIAL DE AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO PARÁ

  • Data: 25/10/2023
  • Mostrar Resumo
  • The Brazilian Courts of Auditors act as guardians of fiscal responsibility and play a key role in overseeing the implementation of public policies, helping to prevent the waste of public money and for such policies adopted by the State to achieve their purposes. The work of the Court of Auditors of the State of Pará (TCE-PA) focuses on examining the legality of the rendering of public administrators audictions, with a small portion of inspections with the objective of verifying the execution of public policies adopted by their jurisdictions. In this context, in 2019, INTOSAI issued GUID 9020, which delivers the latest guidelines on the Evaluation of Public Policies carried out by external control. From this, the Courts of Accounts currently have the challenge of overcoming the border of bodies that only supervise the application of public resources to bodies that also help public managers, through the Evaluation of Public Policies, which allows verifying whether a public policy must continue or be extinguished. Considering the need to consolidate a specific methodology for the oversight of public policies, such as the Benchmark for Public Policy Control (TCU, 2020), the question is: How can the TCE-PA build its benchmark for evaluating public policies and cross this new frontier? To answer this question, and considering the specificities of each thematic area, it was decided to work with information related to educational policy inspections. Therefore, the general objective of this research is to identify how the TCE-PA carries out the inspection of educational public policies and to verify the good practices of the following Courts of Accounts: TCU, TCM-PA, TCEMG, TCE-RS, and the Committee Education Technician at the Rui Barbosa Institute (CTEIRB), from 2018 to 2022 (first semester). The methodology used was bibliographical and documental research, based on the Public Policy Control Framework (TCU, 2020) and the GUID 9020 (INTOSAI, 2019), with a survey of the main concepts regarding the investigated issues, consultation of the report of the activities of the CTE-IRB (2018/2021) and the sending of a semi-structured electronic questionnaire, through the Ombudsman channels available on the websites of the selected Audit Courts. After compiling the results, a draft of the TCE-PA Public Policy Assessment Benchmark was drawn up. As an intervention, the results of the research and the product were presented to the TCE-PA servers, through a seminar.

  • PATRICK BEZERRA MESQUITA
  • Regime Tributário Diferenciado (RTD) do ICMS no Pará: um diagnóstico à luz da Constituição Financeira no contexto da guerra fiscal.

  • Data: 23/08/2023
  • Mostrar Resumo
  • A presente dissertação visa esclarecer em que medida os benefícios fiscais corporificados em Regime Tributário Diferenciado (RTD) de ICMS no Estado do Pará atendem às exigências jurídicas da Constituição Financeira e da Lei de Responsabilidade Fiscal no contexto da guerra fiscal. O tema é importante, dado que que o RTD, embora figure como o maior instrumento de renúncia de receita do Estado do Pará, vem sendo alvo de contestações acerca de sua capacidade de gerar efeitos jurídicos válidos. Para o desenlace deste estudo, se buscou identificar a situação orçamentária e financeira do Estado do Pará, com ênfase na demonstração da centralidade do ICMS como o tributo mais importante da cesta fiscal estadual, para, a partir disso, desnudar a natureza jurídica do RTD, com exposição de suas modalidades que importam em renúncia de receita. Defendeu-se que o RTD foi utilizado como instrumento de ação e reação no bojo da guerra fiscal do ICMS. Empós, trabalhou-se conceitos fundamentais para a pesquisa, como os de Estado Fiscal, de extrafiscalidade, de benefício fiscal e de gasto tributário. Feito esses avanços conceituais, o trabalho promoveu a exposição conteudística das normas da Constituição Financeira, com o fito de extrair o regime constitucional da atividade financeira do Estado, o qual impõem uma série de requisitos, limites e pressupostos ao poder de “destributar”. Para além dos ditames da Constituição Financeira, se avaliou, também, os regramentos constantes na Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/2000), cujos dispositivos densificam os procedimentos necessários para a concessão legítima e fiscalmente responsável de benefícios fiscais. Estabelecido os parâmetros constitucionais e legais de validade e de controle dos benefícios fiscais, partiu-se, então, para a promoção de diagnóstico de compatibilidade do Regime Tributário Diferenciado com o que prevê a Constituição Financeira e a Lei de Responsabilidade Fiscal, sobretudo nos pontos referentes às exigências do princípio da legalidade específica, aos ditames da necessidade de prévio acerto interfederativo dos benefícios fiscais de ICMS, o respeito ao que também prevê a Constituição Estadual, e temas concernentes à estimação dos valores envolvidos a título de renúncia de receita de RTD, sua procedimentalização, transparência e avaliação de resultados. À guisa de conclusão, são identificadas fragilidades e inadequações na criação, na concessão e na gestão dos RTDs, sem embargo do reconhecimento de que houve avanços recentes, com superação de alguns problemas de juridicidade, mas persistência de outros, que são passíveis de correção. A pesquisa se fundou no método dedutivo, com pesquisa qualitativa e exploratória baseada em revisão bibliográfica e análise de documentos legais e 8 administrativos, sobretudo procedimentos de criação de RTDs cujo acesso foi possível via pedido de informação aos órgãos competentes. O trabalho também se muniu de pesquisa jurisprudencial, com enfoque nas decisões do Supremo Tribunal Federal concernentes à matéria.

  • NATÁLIA NAGLE AZEVEDO SILVA
  • TONS E ENTRETONS DO FEMINICÍDIO: a (in)visibilidade de mulheres negras interseccionadas por racismo e sexismo ante o sistema de acesso à justiça na Região Metropolitana de Belém

  • Data: 22/08/2023
  • Mostrar Resumo
  • Mulheres negras são brutalmente interseccionadas por racismo e sexismo, enquanto matrizes de opressão, condição esta que as situa na base da pirâmide social. Em se tratando do contexto que envolve, notadamente, a mulher negra no território paraense, tal circunstância apresenta-se em maior grau de complexidade, cuja interseccionalidade entre gênero, raça e classe é agregada ao componente regional, refletindo fortemente nas experimentações que compõem tal vivência. Nessa perspectiva, o estudo realizado teve por objetivo geral compreender como o sistema de acesso à justiça1 aborda a interseccionalidade entre racismo e sexismo, ante o processamento dos casos de feminicídio negro na Região Metropolitana de Belém2 . Em termos metodológicos e para o alcance dos objetivos que orientaram pesquisa ora apresentada, foi adotado o estudo de caso como estratégia de investigação, o qual foi conduzido sob o método indutivo e abordagem qualitativa, desdobrando-se em pesquisa bibliográfica e documental. A pesquisa bibliográfica foi pautada nos estudos de livros e artigos científicos situados no campo do Pensamento Feminista Negro3 , ao passo que a pesquisa documental consistiu na análise de dois casos emblemáticos de feminicídio negro que se deram na Região Metropolitana de Belém entre os anos 2020 e 2022, o que possibilitou mapear como a problemática se manifesta no plano prático local.

  • TANHA CHARLE SANTA ROSA DE SOUSA
  • ALIMENTAÇÃO ADEQUADA E SAUDÁVEL NO CAMPUS BELÉM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ: ESTUDO DE CASO DAS AÇÕES E PROGRAMAS INSTITUCIONAIS VOLTADOS PARA ALUNOS E SERVIDORES

  • Data: 16/08/2023
  • Mostrar Resumo
  • O direito à alimentação é inerente ao ser humano, por isso inalienável e independente de qualquer legislação. Entretanto, o reconhecimento desse direito em normas, acordos, declarações e outros instrumentos é importante para assegurar sua exigibilidade pelos titulares e o cumprimento pelo Estado. Em 2014, o Ministério da Saúde atualizou a nova versão do Guia Alimentar para a População Brasileira que é uma das estratégias nacionais de promoção da alimentação adequada e saudável que integra a Política Nacional de Alimentação e Nutrição, objetivando proporcionar aos indivíduos e à coletividade práticas alimentares apropriadas. Nesse contexto, o Restaurante Universitário (RU) é ambiente propício à promoção de dietas adequadas e desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis, preceito que deveria ser estendido a todos os locais autorizados a ofertar alimentos à comunidade acadêmica. Assim, surge o problema de pesquisa: como se dão, na Universidade Federal do Pará, as ações voltadas para o incentivo e controle de uma alimentação adequada ofertada a alunos e servidores, objetivando desenvolver hábitos alimentares saudáveis? O trabalho de pesquisa tem como objetivo geral analisar de que forma a UFPA desenvolve ações e programas de incentivo e controle a uma alimentação adequada e saudável por alunos e servidores no Campus do Guamá em Belém, tendo como parâmetro de análise as diretrizes nacionais para o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis. Dessa maneira, definido o caso e delimitado o campo, a pesquisa realizada foi do tipo mista, embasada nas técnicas de estudo de caso múltiplo numa abordagem quanti qualitativa, na qual foi feito o levantamento bibliográfico e documental. Seguidamente, foi realizada uma análise diagnóstica dedutiva do caso a partir dos marcos bibliográficos e documentais com base na interpretação dos dados. Desse modo, a pesquisa verificou de que forma a UFPA desenvolve programas e ações de promoção a uma alimentação adequada e saudável, pela comunidade de alunos e servidores, tendo como critério de análise as diretrizes da: OMS, do Guia Alimentar para a população brasileira (2014), da Política Nacional de Alimentação e Nutrição, do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, do Programa Nacional de Assistência Estudantil e do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor. O produto do trabalho final de conclusão do mestrado é um Estudo de Caso com apresentação de um relatório diagnóstico e de um artigo científico.

  • VÍVIAN LIS PAES DE FREITAS ANDRADE
  • WARAO MULHERES EM DESLOCAMENTO: um estudo sobre a política pública de acolhimento de indígenas refugiadas em Belém-PA nos anos de 2017 a 2021

  • Data: 07/08/2023
  • Mostrar Resumo
  • The Warao people, forced to move due to several events that occurred in their territory of origin, started to cross the border from Venezuela to Brazil in 2014, entering the country through the northern region. In Belém, the first group arrived in July 2017. From there, it was possible to observe a continuous and growing flow of displacements of Warao indigenous people to the municipality. In this scenario, the Warao women stand out, who, on the one hand, arrive largely vulnerable, due to the articulation between ethnicity and gender, which can be viewed from an intersectional approach, and on the other hand, assume the protagonism that determines their experiences in the context of displacement. Vulnerabilization and protagonism, therefore, justify the gender focus attributed to the research. Therefore, the positive action of public authorities is imperative, through the implementation of public policies that are really effective and adequate for indigenous women. In this perspective, the present work aims to analyze to what extent the public policy for the reception of indigenous refugees implemented in Belém is adequate to the ethnicity and gender condition of the Warao women. Thus, we sought to identify who the Warao are and the context of forced displacement they experience; to analyze the categories of ethnicity and gender, from an intersectional approach, the situation of vulnerability and protagonism and crafts as a resistance practice of the Warao women; demonstrate the relationship between the State and national indigenous peoples and the Warao ethnic group and the contexts of violence in which they are inserted; and analyze Vivir Bien as a parameter for a public policy of adequate reception for Warao women, from a decolonial perspective, and the role of the prior consultation protocol as an instrument to decolonize public policy. About methodology, a decolonial methodological path was adopted, with a qualitative approach, with a bibliographic and documentary research design. Finally, it was understood that it is necessary to decolonize the public reception policy, and this is done through the prior consultation protocol. With the results of the research, a product for practical intervention was presented, which was the course entitled “Warao women and municipal public policies: a necessary dialogue on migration, ethnicity and gender in the service flows in Belém-PA”, aimed at professionals who work in the care of the Warao people in Belém. Then, the intervention was carried out, as a strategy for the impact of the product on society.

  • VERA MARIA DE GUAPINDAIA BRAGA
  • A POLÍTICA DE INCENTIVOS AO DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO DO ESTADO DO PARÁ: avaliação dos resultados dos incentivos fiscais por meio da implementação de um Referencial de Controle pelo Tribunal de Contas do Estado do Pará
  • Data: 06/07/2023
  • Mostrar Resumo
  • O presente trabalho analisa a atuação do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) no controle das renúncias de receita, especificamente sobre os incentivos fiscais concedidos por meio da Política de Incentivos ao Desenvolvimento Socioeconômico do Pará, a partir da hipótese de ausência de avaliação dos resultados e impactos desses incentivos fiscais. Efetivouse o estudo do Sistema de Controle Externo do TCE-PA a partir de um estudo de caso tendo como paradigma o Referencial de Controle de Políticas Públicas (TCU, 2020), o Referencial de Controle dos Benefícios Tributários do Tribunal de Contas da União e as Diretrizes e Recomendações da Associação dos membros dos Tribunais de Contas, para responder a pergunta da pesquisa: De que forma um Referencial de Controle pode contribuir para o controle da Política de Incentivos ao Desenvolvimento Socioeconômico do Estado do Pará efetivado pelo Tribunal de Contas do Estado do Pará?. Utilizou-se o método hipotético dedutivo com pesquisa bibliográfica e documental. A análise dos dados permitiu concluir: a) um planejamento inadequado da Política de Incentivos do Pará com ausência de estudos prévios de custobenefício, que permitam conhecer os resultados globais que se pretende atingir e que, portanto, sirvam de parâmetro ao exercício do controle; b) problemas na gestão da Política de Incentivos, incluindo fragilidade de sua estrutura de governança, ausência de controle, monitoramento e avaliação dos resultados e impactos dos incentivos fiscais concedidos e ausência de transparência sobre os incentivos fiscais; e c) atuação controladora pelo TCE-PA tardia e limitada ao aspecto da legalidade e governança da Política, por meio de auditorias de conformidade. Ao final concluiu-se que a implementação pelo TCE-PA de um Referencial de Controle pode contribuir para o aprimoramento do controle da Política de Incentivos ao Desenvolvimento Socioeconômico do Estado do Pará, por possibilitar a sistematização do procedimento de fiscalização da Política voltado à avaliação dos resultados e impactos da Política.
  • JOBSON DE OLIVEIRA PEREIRA
  • AS PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS COMO ALTERNATIVA PARA PROVISÃO DE INFRAESTRUTURA NO PARÁ: projeto regulatório voltado à atuação institucional do Estado do Pará na estruturação de projetos

  • Data: 27/06/2023
  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho este trabalho visa contribuir com proposições de projetos voltados para a regulamentação da estruturação de projetos de PPPs no Pará. Para tanto, está organizado em três partes principais. A primeira parte é dedicada a conhecer o modelo contratual das PPPs à luz da legislação brasileira, com delineamento de conceitos, modalidades, suas vantagens em comparação com o regime tradicional de contratação, características, etapas da estruturação de projetos e seus fatores críticos. Já a segunda parte apresenta o contexto da estruturação de projetos de PPPs no Pará. A terceira e última parte abriga a formulação das propostas de projetos regulatórios, onde são expostos os argumentos que os justificam e os explicam, em atenção ao art. 3º, III, da Resolução nº 01, de 7 de abril de 2021. Através da abordagem quantitativa, obteve-se o dimensionamento de projetos de PPPs em âmbito nacional, especialmente no Pará; enquanto a abordagem qualitativa proporcionou compreender a dinâmica das relações institucionais no Pará - a nível de órgãos e colegiados - com atribuições legais relacionadas à estruturação de projetos de PPPs. A pesquisa bibliográfica acerca da literatura produzida por outros pesquisadores em torno da estruturação de projetos de PPPs, além das práticas bemsucedidas de Estados-membros forneceram subsídios para que fosse possível conjecturar-se proposições de normatização. As propostas de projetos tiveram como referencial a normatização dos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Bahia e, do ponto de vista formal, foram produzidas observando-se as orientações contidas no Manual de Elaboração de Minutas de Atos Normativos da Procuradoria-Geral do Estado do Pará e na Lei Complementar nacional.

  • ENORE CORREA MONTEIRO
  • TRANSAÇÃO TRIBUTÁRIA NO ESTADO DO PARÁ: PROJETO REGULATÓRIO PARA O EXERCÍCIO DO JUÍZO DE CONVENIÊNCIA E OPORTUNIDADE

  • Data: 06/06/2023
  • Mostrar Resumo
  • The historical litigiousness of the Public Treasury has given way to consensual methods of resolving conflicts between Administration and administered. The Government has sought alternatives to the long and costly lawsuits. In terms of taxation, after the enactment of Law No. 13.988/2020, which provides for the transaction by the Union, the State of Pará approved State Law nº 9.620/2021, which establishes requirements and conditions for the transaction within its competence, regulated by Decree No. 1.795/2021. However, the normative acts of Pará lack objectivity in the discretion of convenience and opportunity when dealing with the parameters to be considered in the analysis by the State of the transaction proposals, which can cause disparate agreements in similar situations. Thus, the objective of the research is to propose benchmarks for the parameters of Pará for the tax transaction, observing the principle of isonomy. Therefore, the method used was the hypothetical-deductive one, based on the hypothesis that there is a single moment in which the discretion of convenience and opportunity is exercised, through the predetermination of objective bases. This research is organized into four sections: the first deals with methodological aspects; the second addresses the theoretical aspects of the tax transaction for its better understanding, through the review of texts and articles in the scope of Administrative Law and Tax Law; the third presents the development of the research empirically through the study of multiple cases, with a survey of the legislation of the Brazilian states on tax transactions; and the fourth, which presents the participation of the researcher in the Thematic Commission established in the State of Pará for the study and normative proposal for the regulation of Law nº 9.620/2021 and Decree nº 1.795/2021, also characterizing empirical research. Among the main conclusions of the study, the premise is confirmed by demonstrating the possibility of predetermination of objective goals, contributing strongly to the preservation of isonomy in tax transactions, which will allow, as a result, control by the competent bodies and by society itself.

  • WANDERSON MARQUES CAVALCANTE
  • A FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL COMO INSTRUMENTO DE MITIGAÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS NA EXTRAÇÃO DE MINÉRIO AGREGADO À CONSTRUÇÃO CIVIL: estudo de caso sobre a exploração do seixo no município de Ourém/PA.

  • Data: 06/06/2023
  • Mostrar Resumo
  • The aforementioned research starts from the academic reflection of a citizen and countryman who experienced and still experiences the challenges of the researched place, the municipality of Ourém/PA, located in the Microregion of Guamá, in the northeast of Pará, about 150 km from the capital Belém. We investigate the environmental, social and economic impacts in their multiple aspects, caused by the exploitation of aggregate ores for civil construction, also known as non-metallic ores, such as: sand, pebbles and gravel. The study area of the research analyzed the exploitation of the ore known as pebble, which is used in civil construction works, this ore explored in the city of Ourém/PA, which is one of the main municipalities for sand and pebble exploration in the State of Pará. It is noteworthy that the extraction of pebble ore, widely used in civil construction in the Guajará Integration Region (Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides and Santa Bárbara do Pará) has not received the deserved attention of public, private and research entities. academic, even though it is considered one of the most important ores for the Brazilian mineral sector in the field of civil infrastructure, which, due to the large volume, has sensitive consequences for the local socio-environmental context. In this sense, we seek to investigate whether the licensing and supervision of the municipality for this type of ore is efficient, considering that the municipality is the public entity responsible for licensing and inspection. As a methodology, the deductive method was used, using a reasoning that starts from a singular or particular premise for more general reflections. In the research, the study of the bibliographical, legislative and jurisprudential correlated to the subject was used. We sought to understand the relationship between the municipal inspection activity and the environmental consequences experienced by the exploited surroundings. The conclusion is that the action of the municipal public power falls short of the need, and the environmental impacts are an externality that will be left to society to solve.

  • ANA LEA CHAGAS MARCAL
  • “GUARDIÃS DA TRILHA DOURADA”: o Movimento de Mulheres das
    Ilhas de Belém (MMIB) e as práticas coletivas no enfrentamento à violência
    doméstica e familiar contra as mulheres ribeirinhas na Ilha de Cotijuba-PA

  • Data: 06/06/2023
  • Mostrar Resumo
  • A presente pesquisa retrata a atuação das “guardiãs da trilha dourada”, Movimento de Mulheres das Ilhas de Belém que atua em Cotijuba, refletindo sobre suas práticas no enfrentamento às violências contra as mulheres experienciadas no particular ribeirinho amazônico. Dividida em três “cenas”, como em uma narrativa fílmica, a pesquisa aborda na primeira cena de que modo a dinâmica socioespacial de exclusão e o não reconhecimento da identidade e modo de vida das comunidades ribeirinhas belenenses ensejaram graves e complexos problemas sociais e econômicos que afetam os habitantes da região insular. Entre estes, tem-se a precarização dos serviços básicos e a ausência de políticas públicas voltadas à população local, agudizados pela visão urbano-cêntrica que privilegiou a expansão da metrópole em detrimento deste entorno indissociável do seu território. Nesse contexto, a pesquisa propõe evidenciar o silenciamento e vulnerabilidade das mulheres ribeirinhas amazônicas, posicionadas à margem da história oficial – e do debate acadêmico – tendo as práticas de resistência como ponto central das identidades coletivas femininas, apresentando as verdadeiras protagonistas desta história. Na segunda cena, mostra-se a trajetória de luta dos movimentos feministas e de mulheres pelo reconhecimento de direitos e as conquistas legislativas de proteção e combate à violência doméstica e familiar contra as mulheres, ressaltando-se a criação da Lei Maria da Penha e a implementação da rede de atendimento à mulher em situação de violência no Estado do Pará. Na terceira cena, destaca-se a emergência de ações coletivas coordenadas por mulheres, como movimento capaz de gerar transformações sociais, mostrando a atuação pioneira do Movimento de Mulheres das Ilhas de Belém (MMIB) no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra mulheres ribeirinhas na região insular do município de Belém (PA), especificamente na ilha de Cotijuba. No percurso-rio metodológico utilizou-se revisão bibliográfica, além da pesquisa de campo de inspiração etnográfica por meio de observação participante e entrevistas narrativas com as interlocutoras. Como proposta interventiva realizou-se documentário que consistiu na roteirização e edição das entrevistas captadas durante as visitas de campo com a finalidade de produzir material audiovisual para compartilhamento e socialização da pesquisa com a comunidade acadêmica e local.

     
  • MARCIO NUNES GOMES
  • DEFORESTATION IN THE AMAZON AND THE ACTION OF THE FEDERAL PUBLIC MINISTRY: An Analysis of the Amazônia Protege Project in the State of Pará

  • Data: 06/06/2023
  • Mostrar Resumo
  • This research deals with the role of the Federal Public Ministry of Pará in combating irregular deforestation in the Amazon from 2016 to 2022 within the scope of the Amazônia Protege Project. Launched by the Federal Public Ministry (MPF) in 2017, with the objective of combating the illegal deforestation that occurred from 2016 and curbing other illegal activities in the Brazilian Amazon, the Amazônia Protege Project (PAP) involves a series of actions, including investigations, operations inspection and cooperation with other government agencies. Therefore, it is a case study, focusing on examining the Project, the proposed actions, the procedures used, verifying whether there is legal effectiveness in the results achieved by December 2022 and its relationship with climate litigation. From this study, a consistent and systematic Diagnostic Report was presented at the end with a proposal for improvements regarding the PAP of the Federal Public Ministry. The fight against irregular deforestation in the Amazon by the Amazônia Protege Project brings with it the ideas of sustainable exploration, more effective environmental inspection, and changes in paradigms in the legal field. The aim is to assess whether the Project contributes to reducing deforestation and whether it can be seen as strategic environmental litigation. A descriptive case study is adopted as a methodology, defining the sampling used, that is, the MPF database of processes related to Amazônia Protege, from 2016 to 2022 in the state of Pará, with preparation and collection of primary data, compilation bibliographical information, analysis of the result of the actions until December 2022 with presentation of the intervention report, relating cause and effect between the propositions discovered, issuing suggestions or recommendations that may contribute to greater legal effectiveness and emphasizing practices that deal with the promotion of initiatives aimed at the sustainable balance of the environment, thus guaranteeing the observance of an exploration model whose thesis is to prove that the best solution for everyone is still to maintain the preservation of the Amazon forest.

  • DANIEL SABBAG
  • RELATÓRIO DIAGNÓSTICO DO PROCEDIMENTO DE ACORDO DE NÃO PERSECUÇÃO PENAL (ANPP) NA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM NOS ANOS DE 2021 A 2022

  • Data: 01/06/2023
  • Mostrar Resumo
  • A presente pesquisa visa fornecer um relatório diagnóstico dos acordos de não persecução penal (ANPP) celebrados na Região Metropolitana de Belém (RMB) entre setembro de 2021 e setembro de 2022. A metodologia adotada inclui um levantamento bibliográfico para compreender a abordagem mais recente relacionada a esse instituto. A partir de revisão bibliográfica, a pesquisa focará na identificação e análise dos acordos realizados, utilizando informações fornecidas diretamente pelo inventário da 5ª Promotoria de Justiça de Execuções Penais, Penas e Medidas Alternativas, que é responsável pela execução destes acordos. A pesquisa visa fornecer uma compreensão do perfil das pessoas beneficiadas, das cláusulas acordadas e da dinâmica judicial. Ao oferecer uma visão abrangente dos acordos de não persecução penal e sua implementação na Região Metropolitana de Belém, o relatório será um recurso valioso para a sociedade em geral e para os profissionais que atuam na área criminal. Além disso, o relatório servirá como uma base sólida para a atuação da Defensoria Pública do Estado, permitindo que novas e melhores estratégias sejam traçadas neste modelo negocial. Por intermédio deste trabalho, espera-se não apenas contribuir para o conhecimento acadêmico e prático em torno do ANPP, mas conjuntamente fornecer informações valiosas para aprimorar a atuação dos órgãos responsáveis e garantir que o sistema de justiça criminal opere de forma mais eficiente e justa para todos os envolvidos. Com base nestes resultados, as partes interessadas poderão avaliar a eficácia do ANPP como instrumento de justiça e, se inevitável, ajustar suas abordagens e políticas de acordo. Além do relatório diagnóstico, foi elaborado artigo científico submetido a revista qualificada.

  • LUCIANA SILVA RASSY PALACIOS
  • DIRETRIZES PARA A CONCILIAÇÃO NO SUPERENDIVIDAMENTO: pesquisa e intervenção para contribuir com o procedimento

  • Data: 30/05/2023
  • Mostrar Resumo
  • A Lei nº 14.181/2021 alterou o Código de Defesa do Consumidor para aperfeiçoar a disciplina do crédito e dispor sobre a prevenção e o tratamento do superendividamento, inaugurando procedimento especial de conciliação concursal. A repactuação em bloco das dívidas prevê a autocomposição entre todos os credores e o consumidor para a formalização de um plano de pagamento da dívida global, de forma que o indivíduo se comprometa ao adimplemento das obrigações assumidas, ressalvado o mínimo existencial. Parte-se da hipótese de que a conciliação no superendividamento tem características particulares em relação à conciliação sob comum, que devem ser ressalvadas para preservar a política pública que previne e trata o superendividamento. A pesquisa é constituída de partes teórica e prática e pretende responder à pergunta sobre como apresentar as particularidades do procedimento de conciliação no superendividamento por meio da sistematização de processos e técnicas que contribuam para o enfrentamento da burocracia por parte dos agentes conciliadores. Para isso, foram estabelecidos como objetivos: a) identificar as particularidades do procedimento especial de conciliação no superendividamento em relação à conciliação comum; b) estabelecer diretrizes práticas para apresentar as particularidades do procedimento especial e oferecer capacitação ao operador do direito que esteja incumbido de implementar a conciliação no superendividamento. Como dimensão de pesquisa, foi elaborado artigo acadêmico representativo do trabalho teórico que buscou responder à pergunta de pesquisa sobre quais as particularidades do procedimento especial de conciliação no superendividamento em relação à conciliação comum. O produto de intervenção classificado como proposta de processos e técnicas está estruturado sob a forma de manual, em que foram organizadas informações doutrinárias e práticas que se aplicam ao procedimento de conciliação no superendividamento, buscando reunir conhecimentos sobre a técnica para facilitar a rotina peculiar da atividade. Durante a pesquisa, ainda serão ressaltadas técnicas e competências comunicacionais de conciliação adaptadas à conciliação no superendividamento. Os produtos têm natureza de pesquisa qualitativa, exploratória e aplicada no sentido de colaborar com uma base informativa específica para apresentar as características da conciliação no superendividamento e capacitar o operador do direito na prática da conciliação no superendividamento com qualidade e justiça.

  • CARLOS GONDIM NEVES BRAGA
  •  

     CONTROLE DAS RENÚNCIAS FISCAIS: UMA PROPOSTA DE REFERENCIAL DE FISCALIZAÇÃO AO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO PARÁ (TCE-PA) COM FOCO NA LEGALIDADE, NA ECONOMICIDADE E NA LEGITIMIDADE 

  • Data: 24/05/2023
  • Mostrar Resumo
  • The present research has as its central analysis the institute of tax waivers, or waiver of tax revenue, and its need for broad control, especially regarding the possibility of pedagogical and corrective action by the Courts of Auditors. These tax waivers constitute true (indirect) public expenditures, commonly used as an alleged extra-fiscal instrument to promote development and public policies that materialize fundamental rights and guarantees. The Federal Constitution of 1988 (CF/88), in its art. 70, establishes that the Courts of Auditors must exercise their function of External Control, in order to supervise, among others, these waivers of tax revenue, taking into account the aspects of legality, legitimacy and economy. In this spirit, the present work investigates the assessment parameters of tax waivers based on the aspects mentioned above, with support in observing: the essential elements of characterization; the main legal control requirements (constitutional and infra-constitutional); measurement criteria; accounting; the promotion of fiscal transparency; the guiding principles; the maintenance of the federative pact; the development model embraced by CF/88; the international commitments signed by Brazil; the verification of the cost-benefit and the assessment of the results and impacts proposed by the public policy. In the end, a methodological inspection content is proposed, a Reference for Inspection of Tax Waivers with a focus on legality, economy and legitimacy, so that the Court of Auditors of the State of Pará has instruments to fulfill its constitutional function, of way to contribute to a more responsible fiscal management. This more finalistic aspect of control is fundamental, especially in a context in which public resources are increasingly scarce, while social demands are varied and growing. 

  • SILAINE KARINE VENDRAMIN
  •  

     FRAGILIDADE NA TRANSPARÊNCIA E DESIGUALDADE NA POLÍTICA DE INCENTIVOS FISCAIS NO ESTADO DO PARÁ: UM ESTUDO DE CASO VOLTADO AO DESENVOLVIMENTO REGIONAL NO MARAJÓ, SOB O PRISMA DA EMPREGABILIDADE E POBREZA DA POPULAÇÃO. 

  • Data: 23/05/2023
  • Mostrar Resumo
  • Considering that Marajó has historical inequalities among the other regions of the State of Pará, this research seeks to know whether the concession and follow-up procedures, by the Fiscal Incentive Policy Commission, dispensed to companies in Marajó, from the publication of Decree nº 579/2020, meet the requirements of the legislation and generate positive effects on the development of the Marajoara region, through an improvement in employability and poverty rates. The applied method is the deductive one with documentary and bibliographical research, and case studies. In addition, a diagnosis was made with the companies that had concessions approved, during March/2020 and December/2021, for the analysis of the proportionality between the benefit granted and the “social and economic gain” received by the State. For the analysis of employability data and the population's poverty level, information from the Ministry of Labor and Employment (MTE) and CadÚnico were used. The research led to a propositional diagnosis for the improvement of the development of the Marajó RI and of the Fiscal Incentive Policy of the State of Pará. 

  • AMAIAMA LAMARÃO JOSAPHAT
  • THE LEGAL SENSITIVITIES OF TRADITIONAL PEOPLE OR COMMUNITIES AND THE MEDIATION OF SOCIO-ENVIRONMENTAL CONFLICTS: A CASE STUDY OF THE INDIGENOUS CONCILIATION AND MEDIATION POLE OF THE MATURUCA COMMUNITY

  • Data: 22/05/2023
  • Mostrar Resumo
  • The scope of the research is to investigate how the legal sensibilities of traditional peoples and communities can contribute to the development of procedures and mediation techniques for the adequate treatment of socio-environmental conflicts involving traditional peoples and communities, seeking to analyze their understanding of social justice and living well, and how their legal sensitivities are manifested. To develop appropriate mediation techniques for dealing with your conflicts. Methodologically, through the application of the inductive method, the research will have as its starting point the analysis of the concrete case of the first Pole of Indigenous Conciliation and Mediation in Brazil, linked to the Court of Justice of the State of Roraima, to know how the experience has been of the mediation pole and how the cultural and traditional aspects of the peoples involved developed their own mediation procedures and techniques for the appropriate treatment of their conflicts. The research will also rely on the use of bibliographic and empirical research to correlate the theoretical framework with reality, and seek to understand how the legal sensibilities of peoples and local communities shape mediation in their localities.

  • EDUARDO CAMPOS IKETANI
  • AUTORREGULARIZAÇÃO COMO MEIO PREVENTIVO DE LITÍGIO E INDUTOR DA CONFORMIDADE TRIBUTÁRIA NO ESTADO DO PARÁ. 

  • Data: 15/05/2023
  • Mostrar Resumo
  • The objective of this work is to propose a new legal solution for the control relationship held by the public sector (Public Treasury) in relation to the private entity (Taxpayers). State tax administrations have, in recent years, begun to receive a huge amount of data on taxpayers' operations very close to the moment they take place. This makes it possible for the Tax Authorities to carry out preventive work instead of punitive work, as is still the rule. In order to make possible the institutionalization in the State of Pará of the Self-regularization procedure, which consists of notifying taxpayers about discrepancies in their declarations before starting the administrative procedure aimed at imposing penalties, an impact analysis of the use of this approach was carried out with the measurement of the results regarding the correction of declared ICMS divergences and the tax generated, in addition to studying whether taxpayers behave heterogeneously. In addition, a survey was carried out with some other similar studies applied in different countries to use the learning generated in the proposed regulation of the procedure in Pará. The results were satisfactory from the point of view of tax collection, but indicate that improvements are needed to achieve superior results related to the prevention of litigation, given that many taxpayers chose not to comply with the notification for self-regulation. It is concluded that the Self-regularization procedure presents a satisfactory cost-benefit ratio and that it should be regulated and encouraged as an additional tool in the search for tax compliance in the State of Pará, using the best practices identified and with a continuous evaluation of its results to constant improvements. 

  • GUSTAVO TAVARES MONTEIRO
  • ADMINISTRATIVE CONSENSUALITY AND THE RIGHT TO HOUSING IN THE AMAZON: AN ANALYSIS OF DIALOGUE IN PROMABEN I

  • Data: 28/04/2023
  • Mostrar Resumo
  • This the final report of the research that pursued to answer how does the institutionalization of dialogic participation in legal acts related to living rights, in the stages of formulation and execution of public policies, related to the right to housing, impact the guarantee of this fundamental right in the cities of the Amazon? To answer to the question, the case study methodology was adopted to analyze the first stage of PROMABEN. A bibliographic review of legal texts and texts from other sciences was carried out, as well as the collection of empirical data, such as documents and interviews. Data analysis was carried out through the idea of a cycle of public policies and through the dialectical method, comparing institutionalization with practice. The research identified, in the case, a deficient institutionalization of the dialogue. A causality between the deficient institutionalization of dialogue and its ineffectiveness was verified. The necessity to improve dialogue in public policies like the researched phenomenon was found, by breaking with the ideological bases of Brazilian administrative law, originating from the Liberal State. In addition, it is necessary to strengthen the Democratic State of Law, established by the Federal Constitution of 1988, which requires that the public administration adopt a consensual conformation. Finally, proposals are presented for a better institutionalization of dialogue in public policies related to the first phase of PROMABEN.

  • LILIA NAZARE LIMAO BARROS DE OLIVEIRA GOES
  • RECONHECIMENTO DO HOSPITAL VETERINÁRIO DA UFPA COMO ATOR INSTITUCIONAL VOLTADO À PROTEÇÃO DA FAUNA SILVESTRE DA ÁREA ENDÊMICA BELÉM

  • Data: 27/04/2023
  • Mostrar Resumo
  • This professional master's study proposes to present the possibility of including the Veterinary Hospital-HV of UFPA, belonging to the category hospital for wild animals, in the list of establishments described in the fauna protection structure recognized in Brazil. In order to demonstrate how you can obtain recognition and regularization as a wildlife rehabilitation establishment with environmental agencies. It presents, for the composition of the present study, a technical note that brings the history of the foundation of the HV, its legal nature and purposes of action; the normative frameworks that subsidize the performance of veterinary hospitals in Brazil and adaptation to fauna protection standards; the challenges for it to be recognized as a category of establishment for the use and management of wild fauna; and the way in which the HV should be structured in the administrative organization of UFPA. Action-research was used as a method, developed through the collection of data regarding the Hospital scenario, the interpretation of its challenges and the observation about the possibility of adapting to the norms for the protection of the Brazilian fauna, such as Normative Instruction nº 07/2015 of IBAMA and Resolution n° 489/2018 of CONAMA. Furthermore, the importance of resolving the problem of its still non-compliance with one of the categories of use and management of wild fauna present in the aforementioned regulations is justified. It concludes that there was no provision in the environmental legislation for the wild animal hospital category to which the HV belongs, but such a challenge does not prevent its regularization from occurring, so that it can perform its functions freely and with support regarding the necessary care for wild fauna, mainly from degraded areas such as the Belém Endemic Area. Reflecting, therefore, its environmental regularization, a way for UFPA to contribute more and more with a service of social, environmental and animal relevance.

  • MIGUEL GUSTAVO CARVALHO BRASIL CUNHA
  • URBAN TAXES IN THE MOBILITY OF THE CITY: the possibility of legal intervention through the institution of a tax on traffic attractions in the Municipality of Belém

  • Data: 03/03/2023
  • Mostrar Resumo
  • This paper discusses the possibility of creating a specific tax for urban mobility in relation to its services and the demands produced by the Attractive Traffic Centers, places that attract concentration and interest of people and vehicles, which ends up interfering negatively in the fluidity of the locomotion of the citizen, goods and products. The growth of cities modifies the dynamics in the displacement of people, so that new and old areas are used, affecting those who live and transit nearby with the increase in the volume of traffic generated by the attraction, impacting on individual displacement and public transport, requiring the need for intervention by public authorities. Deficient urban mobility worsens the quality of life of the population and brings financial losses, as the public budget is unable to meet demands not produced by the collectivity, but by specific private enterprise and often with economic purpose. Traffic engineering, transportation management, local traffic control and guidance, all these services are triggered by specific and identifiable demand, generating an expenditure that is often not programmed and not aimed at the general public interest. Thus, through the elaboration of a Regulatory Project, the result of a qualitative study, the possibility of taxation through the collection of specific fees instituted by municipal law arises, herein called Urban Mobility Fees, aimed at collecting resources to address the problems faced and enhance solutions in favor of the local citizen.

  • ELTER PAULO FERREIRA
  • STANDARDIZATION OF THE APPLICATION OF BINDING JUDICIAL PRECEDENTS IN THE TAX ADMINISTRATIVE PROCESS IN THE STATE OF PARÁ

  • Data: 03/03/2023
  • Mostrar Resumo
  • The present work aims to standardize the application of binding judicial decision-making standardsin the tax administrative processin Pará. In thissense, an ordinary bill was proposed, which seeks to improve State Law n. 6,182/1998, to guarantee the observance of mandatory judicial precedents, with respect to equality and legal certainty. The first chapter presents the introduction of the research, presents the problem, justification, objectives and analysis of articulation with professional practice. The second chapter presents the methodology used in the research, which culminated in the bill, whose draft appears in the third chapter. The justification for the proposed law and the technical note, which analyzes the legality of this proposition, are found in chapters four and five, respectively. In the last chapter, the sixth, the final considerations are made.

2022
Descrição
  • DANIEL MELLO
  • OPERATIONAL AUDIT AS A INSTRUMENT OF ACTION OF THE COURT OF AUDITORS OF THE STATE OF PARÁ: construction of a draft of the Institutional Operational Audit Manual based on the comparison of experiences
  • Data: 13/09/2022
  • Mostrar Resumo
  • This applied research is based on the premise that the postmodern world requires from public administrations governance and management strategies that ensure the achievement of effective results, aligned with the expectations and needs of the recipients of public services, citizens. Understanding that public policies for the fulfillment of the purposes of public management are subject to external control exercised by the Courts of Auditors and that operational audit (AO) is an instrument of supervision in the fulfillment of this role, needing to be technically parameterized, this study aimed to build a draft of the Operational Audit Manual (MAOP), based on a consistent review of specialized literature and mapping scientific evidence regarding the best practices of AO, to be institutionalized by the Court of Auditors of the State of Pará - TCE/PA. The methodological procedures were the bibliographic documentary research, having as its source the research in documents, scientific and technical papers on the subject and existing operational audit manuals, which were the object of qualitative documentary analysis. In addition, focusing on the reality, challenges and specific context of the TCE/PA, a stage of empirical data collection and information of the existing professional experience was carried out through the focus group technique, by which, from the participation of the Court's servers, a picture of the experience in the field of AO was obtained, to contribute to the construction of the MAOP project of the TCE/PA, in an attempt to incrementally improve the manuals already existing in Brazil on the subject and the respective induction of an incremental improvement of the expertise already installed in the court's tables on the subject. The perspective of valuing the concomitant supervisory function of the Court of Auditors was added, and of the AO as an opportunity for the control of accounts to contribute to the faithful fulfillment of the constitutional principle of efficiency of public spending by managers. The principle of efficiency from the perspective of the result, effectiveness, as a service to the primary interest of the collectivity with regard to the demands for quality public services, consistent with the constitutional parameters of promoting equal conditions, social well-being and human dignity, was interpreted. Thus, a draft manual of AO was built for the Court, with a view to potentiating both the greater institutionalization of operational audits in the TCE/PA, as well as the technical quality of the concomitant audit activity carried out by AO.

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba2