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JAQUELINE DO NASCIMENTO BRITO WANZELER
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BANCO DE PRODUTOS EDUCACIONAIS ACESSÍVEIS (BPEA) COMO PROPOSTA ESTRATÉGICA PARA NÚCLEOS DE ACESSIBILIDADE
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Orientador : DANIELLE COSTA CARRARA COUTO
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Data: 24/06/2024
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O objetivo deste trabalho foi desenvolver um protótipo do Banco de Produtos Educacionais Acessíveis (BPEA). Nesse contexto, o BPEA possibilita a padronização e o armazenamento, a busca/consulta, a preservação e o compartilhamento dos Produtos Educacionais Acessíveis (PEA) elaborados institucionalmente. A pesquisa foi dividida em cinco momentos: 1) Na primeira fase foi realizada uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados entre 2020 até 2023 acerca de temas de interesse; 2) Em seguida realizada visitas técnicas, na Coordenadoria de Acessibilidade na Universidade Federal do Pará (UFPA) e no Núcleo Amazônico de Acessibilidade, Inclusão e Tecnologia na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) com entrevistas e aplicação do formulário no google forms e coleta de uma mostra de Produtos Educacionais Acessíveis elaborados nos últimos cinco anos; 3) Nesta fase foi iniciada o planejamento por meio de diagramas utilizando Linguagem de modelagem unificada (UML) do Banco de Dados no modelo relacional; 4) Implementação em PostgreSQL do banco de dados nas especificidades/funcionalidades levantadas em parceria com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) 5) Na última fase foram realizados testes de validação com base no Modelo de Referência em Preservação Digital (OAIS) e a escala Likert (em quatro escalas). Os especialistas selecionados foram de quatro grupos (docentes, pedagogos, profissionais de acessibilidade e de tecnologia da informação) e os resultados da validação demonstram as potencialidades para contribuir com o atendimento especializado no eixo “Currículo, Comunicação e Informação” do Programa Incluir do Ministério da Educação. Por fim, acreditamos que o protótipo BPEA demonstra o quanto o gerenciamento automático de Produtos Educacionais Acessíveis é necessário para melhorar a vida de profissionais de educação e aprendizes, além de contribuir com a evolução dos Núcleos de Acessibilidade no Ensino Superior.
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JOELMA DO SOCORRO DE OLIVEIRA SOUZA
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BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE PARAGOMINAS-PA, COM BASE NAS COMPETÊNCIAS DO(A) GESTOR(A)
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Orientador : MARIANNE KOGUT ELIASQUEVICI
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Data: 17/06/2024
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Gestores escolares são responsáveis pela concepção e execução de práticas que permitem melhorar os resultados acadêmicos dos alunos. Considerando o papel desempenhado por esses líderes, o Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou a proposta, ainda a ser homologada, como Base Nacional Comum de Competências do Diretor Escolar (BNC-Diretor Escolar). Neste contexto e partindo de inquietações e motivações da autora, o estudo partiu da questão-foco: Como identificar e mapear boas práticas de gestores escolares, desenvolvidas em escolas municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental do município de Paragominas, Pará, que favoreçam a aprendizagem dos alunos, tendo em consideração as competências e habilidades descritas na Base Nacional Comum de Competência de Diretores Escolares (BNC – Diretor Escolar)? Para tal, foi traçado como objetivo geral: Identificar e sistematizar boas práticas de gestores escolares de escolas públicas municipais de Paragominas, Pará, que favorecem a aprendizagem dos estudantes, tendo por base as competências e atribuições do gestor. A pesquisa de abordagem qualitativa, contou com procedimentos e técnicas diversificadas durante as seis etapas do percurso metodológico. Foi possível mapear 13 práticas em cinco diferentes escolas municipais. Dessas práticas, emergiram atribuições diárias dos gestores relevantes para o funcionamento e o sucesso das escolas, evidenciando a complexidade e a diversidade de responsabilidades assumidas por esses profissionais. As competências apontadas como essenciais para o exercício da função, foram as mesmas apontadas como as que necessitam de maior desenvolvimento, para uma intervenção mais efetiva na escola. A pesquisa oportunizou um momento de autorreflexão para os gestores sobre as suas próprias atribuições e competências, gerando, como produto educacional, o "Catálogo de boas práticas de Gestão Escolar em Paragominas/PA: contribuições para a melhoria da aprendizagem dos(as) alunos(as)”, o qual esperamos que contribua para o campo da formação e atuação de gestores escolares, assim como para especialistas em educação, professores e alunos de Pedagogia, entre outros interessados na temática.
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JESSIKA DE ASSIZ DA SILVA
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NARRATIVAS DE INDUÇÃO PEDAGÓGICA NA ALFABETIZAÇÃO E O PODCAST VOZES DOCENTES: UMA CONVERSA ENTRE A ILHA DO MARAJÓ E BELÉM DO PARÁ
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Orientador : ELIZABETH OROFINO LUCIO
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Data: 14/06/2024
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O narrar de si durante a formação na indução pedagógica, dentro do campo da alfabetização, significa perceber-se no entremeio do eu, dos outros e da formação. Experenciar os caminhos formativos com autoria docente e base teórica, imergindo na realidade escolar, foi desafiador nessa trajetória de vida-pesquisa-formação. Um mergulho subjetivo, coletivo e irrepetível no viver a experiência de maneira autobiográfica, narrativa e larrosiana. Assim, teci essa conversa entre a Ilha do Marajó (Salvaterra) e Belém do Pará por meio de uma narrativa amazônida, vivenciada no processo de indução pedagógica na alfabetização. Esta viagem seguiu o curso do rio da metodologia de escrita da pesquisa narrativa criativa (Lucio, 2020), que conflui em sua nascente a dimensão autobiográfica, na sua foz a dimensão ficcional e na sua margem a dimensão autoformativa. Enredei este trabalho com a minha autobiografia marajoara; a ficcional de uma menina e uma alfabetizadora da década de 60 e a autoformativa na pesquisa sobre indução pedagógica. Um transfluir da narradora, alfabetizadora e pesquisadora que se encontra com a formação dentro de um campo ainda pouco estudado que é a indução docente e o podcast, como recurso pedagógico que potencializou a formação dos graduandos de Pedagogia. Meu objetivo com esta viagem foi construir um podcast como produto educacional formativo da indução pedagógica na alfabetização. Para navegar pela Baía do Guajará às margens da Universidade Federal do Pará, nas águas da Amazônia, alicercei-me, como metodologia, na pesquisa narrativa (Clandinin e Connely, 2015). Nesse navegar, sobem ao navio importantes tripulantes: na proa estão nossas referências teóricas com Clandinin e Connelly (2015), Lucio (2016, 2020), Nogaro, Kuhn e Moreira (2021), Larrosa (2002), Suarez (2017), Smolka (2012) e Santos (2014). Na cabine, estão os autores sujeitos da pesquisa: estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará na imersão dentro da Escola de Aplicação da UFPA, situada em Belém. Para construção dos dados que abasteceram este navio, temos a bombordo uma revisão sistemática da literatura em 10 anos, a estibordo temos a elaboração de um projeto piloto de indução, e no porão temos a análise de cartas como documentação pedagógica narrativa e na escotilha o podcast Vozes Docentes. Diante disso, o casco desse navio (nossas considerações) mostra que, ao mediar um processo formativo na indução pedagógica, por meio do podcast, tenho que assumir uma postura política, epistemológica e metodológica, em que considero os sujeitos como autores inventivos da sua história cultural a partir de suas próprias vozes. Não é falar de, é falar com. Durante todo o processo de indução pedagógica implicado na realidade social dos amazônidas, que está alicerçado na experiência como aquilo que nos toca e nos atravessa, são ressaltadas, por meio da voz escrita nas cartas - as quais transpasso para as vozes ditas no podcast - ressaltando a experiencia, a alteridade, a afetividade e a relação estudante-docente-estudante como premissas substanciais para o formar do estudante dentro da indução pedagógica na alfabetização.
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JAQUELINE BASTOS DE FIGUEIREDO SILVA
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PRÁTICAS MAKER NO ENSINO DE INGLÊS: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA À LUZ DA BNCC
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Data: 11/06/2024
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O Ensino de inglês no Brasil vem passando por mudanças significativas a partir da implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Estas mudanças pedem que professores de inglês reflitam sobre suas práticas e conduzam aulas mais interativas e que incluam aspectos sociais e culturais da língua. Neste sentido, atividades maker (mão-na-massa) apresentam um grande potencial para o desenvolvimento do aprendizado de inglês e de competências socioemocionais através da colaboração no trabalho em equipes para fabricação manual ou digital de artefatos. Estas práticas engajam alunos e promovem uma aprendizagem criativa e significativa da língua. Porém, por se tratar de uma tendência em expansão, a cultura maker ainda não é um tema muito abordado na graduação, com seu potencial educacional sem visibilidade. Deste modo, levantamos a seguinte problemática de pesquisa: como complementar a formação de discentes de Licenciatura em Letras – Língua Inglesa, por meio do ensino de estratégias e abordagens características de práticas maker? A partir deste questionamento, o seguinte objetivo geral foi traçado: Elaborar um roteiro de um circuito de oficinas, com a proposta de aprendizagem maker (mão-na-massa) atrelada ao ensino-aprendizagem de inglês, para complementar a formação inicial de discentes de Licenciatura em Letras – Língua Inglesa e fomentar a aprendizagem criativa e significativa de inglês. Assim, o produto educacional (PE) “Make It: circuito de oficinas maker no ensino de inglês” foi elaborado. A pesquisa apresenta bibliografia referente aos temas: cultura maker, ensino de inglês e BNCC. A metodologia apresenta as etapas de pesquisa bibliográfica e estudo de campo que envolve observação nas turmas de 1º ano e 3º ano do curso de Letras-Inglês da Universidade do Estado Pará (UEPA). As oficinas do PE foram aplicadas com discentes do Curso de Licenciatura em Letras – Língua Inglesa do Programa Forma Pará (UEPA), onde observações e a aplicação de um questionário foram feitas. Este período foi de suma importância para a testagem, validação, refinamento e produção da materialidade do PE. Foi realizada a análise dos dados gerados, que, juntamente ao referencial teórico nos leva a acreditar na relevância do PE, com potencialidades para complementação da formação inicial de professores de inglês.
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JONATAS MIRANDA AMARAL
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CIENTIZE: OFICINA PARA FORTALECER A MENTALIDADE CIENTÍFICA POR MEIO DA PRODUÇÃO TEXTUAL
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Data: 03/04/2024
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Esta dissertação versa sobre a elaboração e aplicação do produto educacional Cientize, que consiste em oficina pedagógica de produção de textos para desenvolver a mentalidade científica de discentes em cursos de graduação, considerando a vivência dos discentes e o manejo de conhecimentos relacionados à criatividade, motivação e diálogo no processo da escrita científica. Para tanto a oficina foi estruturada com base em uma sequência didática, com ênfase na elaboração de relatos de experiência. Deste modo, desenvolveu-se uma pesquisa-ação, de modo qualitativo e de natureza aplicada. Para fundamentar esta pesquisa, nos baseamos nos pressupostos teóricos sobre mentalidade científica à luz de Feyerabend (1977), Alves (1981), Morin (2011), Freire (1996; 2001; 2014), Chassot (2003) e Haack (2009), assim como abordagens sobre escrita científica com criatividade à luz de Volpato (2015), Marchioni (2021), Boaventura (2006) e Koch e Elias (2012). A pesquisa revela que o produto tem potencialidade para o desenvolvimento da mentalidade científica de discentes, na medida em que, oferece subsídios teórico-práticos aos professores para aplicação de atividades reflexivas, dialogadas e criativas para o trabalho com a escrita científica, com a prática de produção de relatos de experiência. O produto trabalha com ações que contemplam aspectos que fomentam o fazer científico, descritas em 4 materiais interligados denominados: Oficina Cientize – Orientações, Oficina Cientize – Recursos Pedagógicos, Livro de Motivações e Diário de Relatos de Aprendizagem. A oficina destina-se à aplicação em cursos de licenciatura, podendo se destinar, também, a cursos de graduação de áreas diversas, buscando sempre um processo interdisciplinar que possa favorecer ambientes de produção criativa a partir dos materiais e roteiro propostos.
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JAQUELINE WAILSE LIRA LOUZADA
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GUIA PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ADAPTAÇÃO DE MÚSICA REGIONAL PARA AULAS DE TROMPA COM INICIANTES
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Data: 28/03/2024
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Este trabalho apresenta o "Guia de Adaptação Musical para Professores de Trompa em Formação", um roteiro de adaptações de músicas regionais para iniciantes. Este produto educacional emergiu como proposta para enfrentar os desafios no ensino de música, especialmente no contexto do ensino de trompa, onde há grande presença de materiais didáticos e repertórios de procedência europeia. Esses materiais originários de outros países e muitas vezes desconhecidas dos alunos e suas comunidades, não levam em conta suas especificidades culturais e regionais. Essa prática precisa ser discutida na formação de professores de trompa, a fim de promover o desenvolvimento de novas abordagens por eles. A escassez de recursos que integrem a cultura local limita o acesso dos alunos a uma educação musical potencialmente representativa e significativa. Desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) da Universidade Federal do Pará (UFPA), com ênfase em Inovações Metodológicas no Ensino Superior (INOVAMES), o produto resultante visa suprir essas carências, especialmente a falta de adaptações de músicas regionais da Amazônia brasileira para iniciantes. A metodologia envolveu uma pesquisa bibliográfica sobre os desafios e as perspectivas no ensino de trompa no Brasil, a literatura utilizada para o ensino e a influência da delação musical na aprendizagem da trompa. Embasado nas teorias de aprendizagem significativa de Ausubel (2003) e na abordagem decolonial de Quijano (2015), além da análise dos elementos idiomáticos presentes em obras escritas por trompistas, conforme discutido por Matosinhos (2021). Além disso, foi realizada a análise de Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) de música na Universidade Federal do Pará (UFPA), Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG) e Universidade do Estado do Pará (UEPA). Em seguida, deu-se a elaboração do produto educacional e sua aplicação, bem como entrevistas com professores e alunos para validar as adaptações musicais propostas. Os resultados destacam o potencial do produto educacional desenvolvido para habilitar professores em formação e profissionais atuantes, proporcionando uma ferramenta prática e acessível para a formação de professores e uma educação musical que incorpore a cultura local. Além disso, evidencia-se que o material desenvolvido serve como um recurso para professores em formação, auxiliando-os na integração de elementos culturais locais em seu ensino, promovendo uma educação musical mais contextualizada e significativa.
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ROSE DAS GRACAS BEZERRA DE SOUZA GATINHO
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PRIVILÉGIO E INTERSECCIONALIDADE NO ENSINO SUPERIOR: SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA DOCENTES DOS CURSOS DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS E DE TECNOLOGIA EM COMÉRCIO EXTERIOR DA UEPA
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Orientador : FERNANDA CHOCRON MIRANDA
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Data: 28/03/2024
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Esse trabalho apresenta o processo de desenvolvimento e os resultados de uma pesquisa de Mestrado Profissional em Ensino que concebeu e testou uma sequência didática sobre privilégios e interseccionalidade no Ensino Superior, voltada para docentes que atuam nos cursos de Bacharelado em Relações Internacionais (RI) e de Tecnologia em Comércio Exterior (COMEX) da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Para isso, aprofundamos estudos sobre os processos de democratização do Ensino Superior no Brasil, os conceitos de Privilégio e Interseccionalidade, bem como sobre diversos tipos de preconceitos. Dentre os fundamentos teórico-metodológicos que orientaram o desenvolvimento dessa pesquisa e a concepção e testagem da sequência didática proposta, destacamos Akotirene (2022), Almeida (2019), Barbosa e Silva (2017), Bento (2022), Carine (2023), Colins e Bilge (2021), Oliveira (2021), Ribeiro (2023), Santos (2018), Skidmore (1976), Souza (2022), Zabala (1998) dentre outros. Essa pesquisa tem natureza aplicada, caráter exploratório e os procedimentos adotados foram orientados pela abordagem qualitativa (pesquisa bibliográfica, documental, entrevistas, entre outros). Ao todo, a pesquisa compreendeu seis fases metodológicas: (i) Levantamento bibliográfico e aprofundamento teórico; (ii) Definição e diagnóstico do contexto de intervenção; (iii) Concepção do produto educacional; (iv) Realização de ação piloto de aplicação do produto educacional; (v) Sistematização e análise dos Resultados; (vi) Revisão e sistematização do produto educacional. Dentre os conceitos e temas explorados na sequência didática, em momentos expositivos, e por meio dinâmicas lúdicas e discussões, os principais foram: (i) Conceito de Privilégio; (ii) Relação Privilégio e Educação; (iii) Políticas públicas e a democratização do Ensino Superior no Brasil; (iv) O racismo e suas implicações sociais; (v) Interseccionalidade: um caminho analítico possível. Entre os resultados alcançados destacam-se o envolvimento e a colaboração dos docentes dos cursos de RI e COMEX da UEPA, que não apenas participaram com a ação piloto baseada na sequência, bem como deram feedbacks importantes para a revisão e o aprimoramento da versão final do produto educacional. Acreditamos ainda que a proposta formativa descortinada pela sequência seja relevante e significativa para seus participantes, constatado, mediante os relatos e através dos resultados obtidos pela ficha de avaliação preenchida pelos docentes. Consideramos ainda que essa proposta tem potencial de replicação por se tratar de mecanismo facilitador da aprendizagem, que se estende a outros cursos do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT) e outros campi da UEPA. Como um espaço que promove educação, a universidade pública brasileira, por sua missão de congregar uma diversidade de pessoas, necessita se comprometer e estar aberta a essas discussões, em especial as que incentivam a adoção de posturas dialógicas e respeitosas para com os indivíduos em suas pluralidades de perfis e origens.
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TIAGO HENRIQUE PAIXAO DA COSTA
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ESTAGIO GO: UMA PROPOSTA DE JOGO DE TABULEIRO PARA A PEDAGOGIA
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Orientador : MARCIO LIMA DO NASCIMENTO
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Data: 25/03/2024
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O estágio curricular supervisionado em ambiente escolar é um processo muito importante da formação de professores. É uma etapa da graduação que o licenciando terá a oportunidade de aprender junto a um professor regente de turma. No entanto, muitas vezes o que acontece dentro das escolas é uma imitação de modelos, uma prática sem reflexão da ação. Quando isso ocorre, o estágio se torna um ponto fraco da formação docente, principalmente quando não existe uma boa organização desta etapa e durante a sua execução não há a troca de saberes docentes entre os integrantes do processo. A partir desse contexto, a pesquisa propõe um jogo como ferramenta educacional com a intenção de favorecer a aproximação entre os integrantes do estagio, para que dessa maneira possibilite o compartilhamento de saberes entre estagiários e docentes. O jogo de tabuleiro, idealizado a partir dos conceitos de realidade simulada, missões e jogos de interpretação de personagem, é intitulado “Estagio Go!” e tem a pretensão de contribuir com o processo do estágio. Sendo assim, a questão foco da pesquisa é: como um jogo pode contribuir para uma maior aproximação entre os integrantes do estágio de Pedagogia, tornando-o mais significativo? O principal objetivo desta proposta de pesquisa é contribuir com o processo formativo do estágio de Pedagogia com a utilização de um jogo educacional que promove a aproximação e troca de saberes entre as pessoas envolvidas. A metodologia da pesquisa foi organizada em três etapas: (i) pesquisa bibliográfica, com levantamento de referenciais teóricos; (ii) desenvolvimento das primeiras versões do jogo, testagem realizada com alunos e docentes da disciplina de estágio supervisionado nos anos iniciais do Ensino Fundamental, do curso Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade do Estado do Pará e análise de duas especialistas experientes no âmbito escolar; (iii) desenvolvimento do produto final, aperfeiçoado conforme os resultados da experiência em campo e avaliação das especialistas. Os resultados da experiência em campo foram positivos e a aplicação do jogo Estagio Go mostrou um grande potencial desse produto educacional, diante dos objetivos propostos.
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ANTONIO DA SILVA OLIVEIRA JUNIOR
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CIÊNCIAS DO MAR: CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIO EM UMA COMUNIDADE COSTEIRA DA AMAZÔNIA
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Data: 22/03/2024
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O presente trabalho apresenta a cocriação de um processo educacional que se materializou como Curso de Extensão Universitária, no âmbito do curso de Mestrado em Ensino do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior, da Universidade Federal do Pará (UFPA), em correlação com os objetivos da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo desta pesquisa foi a construção de um curso de extensão, como atividade curricular do curso de Licenciatura em Ciências Naturais, que está vinculado ao Instituto de Estudos Costeiros (IECOS) da UFPA, localizado no município de Bragança, no nordeste do estado do Pará, de forma colaborativa com os estudantes do curso de Ciências Naturais e integrantes do clube de poupança feminino “Maré Alta”, da comunidade costeira Vila dos Pescadores, localizada na praia de Ajuruteua, no município de Bragança, trabalhando com temáticas das Ciências do Mar e fomentando a construção de atividades que possibilitem a sustentabilidade da comunidade local. A presente dissertação está estruturada em seis capítulos, que narram a concepção e o desenvolvimento do processo educacional, sendo estes, respectivamente: A Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, que aborda a importância de estimular pesquisas e ações sustentáveis para a preservação do Oceano e ambientes costeiros em conjunto com as populações que neles residem; a Extensão Universitária como base para se repensar a estruturação das atividades acadêmicas de extensão nos cursos de graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA); a Teoria da Aprendizagem por meio da Experiência, construída pelo filósofo John Dewey e visualizada como a energia potencial para a cocriação deste processo educacional; A Metodologia das Marés - parte um e dois, sendo um formato metodológico elaborado para este processo educacional, que compõe a experiência de planejamento da cocriação do curso extensionista e as vivências acerca do curso; Formato de Extensão para o Ambiente Costeiro que queremos, representando as análises e ponderações sobre as aprendizagens e construções de conhecimento ocorridas ao longo do curso extensionista; o sexto capítulo que descreve o plano final do curso extensionista, com o passo a passo de como outros educadores também podem desenvolver esta experiência. Em toda a exploração da metodologia cocriada, evidenciam-se os processos de avaliação e validação realizados por todos os sujeitos participantes, destacando as trocas de experiências e momentos vivenciados que serviram como base para a contextualização de conceitos, tanto físicos como demais conceitos científicos, percebidos no espaço costeiro. Pretende-se, com este curso extensionista cocriado, colaborar com o processo de curricularização da extensão no curso de Licenciatura em Ciências Naturais da UFPA, ofertado em Bragança/PA, contribuir com os objetivos e metas da Década da Ciência Oceânica e estimular os estudos de conceitos da Física e demais conceitos científicos de forma contextualizada, por meio do diálogo entre conhecimento científico e saberes locais, em vivências em um ambiente costeiro.
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LUIZ PEDRO REIS PINHEIRO
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RECRUTADORES DE CONHECIMENTO: UM JOGO SÉRIO PARA AVALIAÇÃO FORMATIVA EM DISCIPLINAS TEÓRICAS
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Orientador : MARCIO LIMA DO NASCIMENTO
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Data: 21/03/2024
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Neste trabalho, buscou-se responder à seguinte questão central: como auxiliar os docentes de disciplinas teóricas a estimularem seus discentes a dialogar sobre os conceitos das disciplinas por meio de um ambiente lúdico e imersivo, oportunizando ao docente observar o que foi apresentado e avaliar o que foi exposto? O principal objetivo adotado como alternativa de solução para essa questão foi apresentar um jogo sério que servisse como artefato para que o docente pudesse realizar uma avaliação formativa dos conteúdos trabalhados, oferecendo ao discente um ambiente lúdico para apresentação de sínteses dos conceitos abordados até aquele momento. A escolha desse tema surgiu da observação da necessidade dos docentes do Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) em identificar a apropriação dos conceitos apresentados nas disciplinas pelos discentes, verificando também a necessidade de uso em outras disciplinas e ambientes variados de ensino. Como aporte teórico para a pesquisa, foram abordados os seguintes conceitos: Jogo, Gamificação, Jogo Sério e Edutainment. Esses conceitos foram trabalhados visando fornecer base para o desenvolvimento do produto. Para a condução da pesquisa, utilizou-se a metodologia de Pesquisa-Ação, complementada pelo Design Thinking e pelo MDA (Mechanics, Dynamics, Aesthetics). Ao longo da pesquisa, foram realizados diversos testes para avaliação dos objetivos e aperfeiçoamento do produto. Para compreender e direcionar o desenvolvimento do artefato, realizou-se uma pesquisa com docentes de ensino superior, visando criar uma persona que servisse como guia para o produto. Os testes foram executados tanto com protótipos digitais de baixa fidelidade quanto com protótipos físicos de alta fidelidade, sempre considerando a perspectiva do usuário e os objetivos da pesquisa. Com base nos protótipos estruturados, descrevemos o passo a passo das aplicações e o que coletamos de cada um dos testes, detalhando como eles influenciaram o produto. Em seguida, conduzimos entrevistas semiestruturadas com alguns dos docentes das disciplinas onde os testes ocorreram, a fim de avaliar se os objetivos estavam sendo alcançados. Posteriormente, descrevemos todas as características finais do jogo, detalhando cada componente e seu impacto no jogo. Finalizamos com um relato sobre o que foi desenvolvido e como o produto impactou os docentes que tiveram contato com a pesquisa, apresentando os resultados em relação ao alcance dos objetivos definidos e os potenciais de replicação do produto em outros ambientes.
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SAMARA TRINDADE DE MOURA FELIPE
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O ENSINO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA EM UMA ESCOLA DE COMUNIDADE RIBEIRINHA AMAZÔNICA, POR MEIO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO
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Orientador : MARIANNE KOGUT ELIASQUEVICI
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Data: 20/03/2024
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A Educação Financeira, uma preocupação global, busca promover o conhecimento financeiro. No Brasil, a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), criada em 2010, tem como objetivo principal fomentar a Educação Financeira, incluindo-a nos currículos da Educação Básica, sendo tratada como um tema transversal que deve ser abordada em diversas disciplinas. No entanto, nem todos os alunos possuem a mesma realidade financeira ou cultural, sendo fundamental que se possa adaptar este ensino para garantir uma aprendizagem significativa. Ao mesmo tempo, quando se analisa a formação de alunos do Ensino Superior que, de alguma forma possuem relação com a temática, em especial da Licenciatura em Matemática, é comum que sejam trabalhados temas relacionados a finanças apenas o repertório técnico de Matemática Financeira, seus conceitos e propriedades matemáticas, deixando à parte a relação dessas noções com políticas públicas e associação entre consumo e planejamento, concepções iniciais indispensáveis para uma formação em Educação Financeira que possa depois ser “traduzida” nos momentos futuros em sala de aula na Educação Básica. Diante do contexto, a pesquisa em tela parte da seguinte questão-foco: De que forma podemos oportunizar uma formação mais responsável, ética e cidadã de alunos da graduação da Universidade Federal do Pará, bem como colaborar para a criação de uma ambiência favorável à partilha de saberes relacionados a Educação Financeira para alunos da Educação Básica? Visando responder a esta questão, traçamos como objetivo geral: Configurar um Projeto de Extensão Universitária que explore estratégias didáticas, pautadas em metodologias ativas e atividades contextualizadas, para abordar assuntos referentes à Educação Financeira, com alunos do nono ano da Escola Municipal de Educação do Campo São José, na Ilha Grande, Belém-PA, oportunizando uma formação mais responsável, ética e cidadã de alunos da graduação da Universidade Federal do Pará. Realizou-se uma pesquisa com abordagem quanti-qualitativa, de caráter descritivo e de natureza aplicada, dividida em etapas, levando ao desenvolvimento e implantação, durante o ano de 2023, do Projeto de Extensão Universitária $ó te digo: POUPA! da Universidade Federal do Pará, contando com monitores de diferentes cursos da Instituição. Ao buscar desenvolver um projeto de Extensão Universitária, voltado para alunos de uma comunidade ribeirinha, com a participação ativa dos discentes de graduação, oportunizamos a esses últimos colocarem em prática o que aprendem em sala de aula, desenvolvendo habilidades de liderança, comunicação e trabalho em equipe. A experiência de entrar em contato com a realidade dos povos ribeirinhos foi reveladora, mostrando a diversidade e riqueza cultural existente em nosso Estado. A valorização e respeito pelas tradições e formas de vida da comunidade, foi essencial para promover a inclusão e o entendimento mútuo entre a Universidade e a escola. Isso não apenas enriqueceu o aprendizado, mas também contribuiu para o desenvolvimento pessoal e acadêmico de todos os envolvidos.
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PEDRO JOSE MATNI DOS SANTOS
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CIÊNCIA INVESTIGA: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DE APRENDIZAGEM INVESTIGATIVA PARA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
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Data: 20/03/2024
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Esta dissertação apresenta a pesquisa denominada Ciência Investiga: Proposta de Sequência de Aprendizagem Investigativa para Formação Inicial de Professores de Ciências. O trabalho foi desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES), na linha de pesquisa Criatividade e Inovação em Processos e Produtos Educacionais (CIPPE). De forma introdutória, é apresentado o contexto da Formação Docente com enfoque nos futuros professores de Ciências, com diálogos sobre este cenário e debates sobre as mudanças nos papéis docentes e estudantes em sala de aula. Para isso, buscou-se compreender a Formação dos Professores de Ciências e quais os desafios durante o percurso por meio do levantamento dos Cursos de Licenciatura em Ciências Naturais (LCN) no Estado do Pará, que formam professores de Ciências para atuação no Ensino Fundamental II e de seus respectivos Projetos Pedagógicos. A partir de pesquisa bibliográfica, leituras sobre o Ensino por Investigação (EI) e Metodologias Ativas, foi construído o aporte teórico deste trabalho para proposição de uma metodologia didática e investigativa adaptada ao contexto do Ensino Superior, visando à formação de competências para aprender a investigar, investigar para aprender, investigar para ensinar e ensinar a investigar entre os professores de Ciências em formação. Assim, desenvolveu-se, como produto educacional, uma Sequência de Aprendizagem Investigativa (SAI) voltada à utilização por docentes do Ensino Superior no âmbito dos cursos de Licenciatura em Ciências Naturais para a aprendizagem de licenciandos, futuros professores de Ciências da Educação Básica. Compreendendo que o contexto de Formação Inicial de professores em Ciências Naturais é desafiador, pretende-se, por meio deste produto, disponibilizar uma abordagem que proporcione novas experiências e competências por meio do trabalho colaborativo e investigativo.
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TANIA CRISTINA SILVA MARTINS
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APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS MEDIADA PELO USO DE WEBQUEST NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA
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Data: 20/03/2024
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A formação inicial de professores de língua inglesa desempenha papel fundamental no contexto da educação brasileira na contemporaneidade, como, por exemplo, na preparação de futuros docentes para o desenvolvimento de competências de aprendizagem ao longo da vida, a saber, boa comunicação, pensamento crítico, letramento digital, entre outras, apenas para citar algumas. Esta formação pode ajudar o professor a melhor identificar, de maneira crítica e reflexivamente, as necessidades e os interesses dos alunos, e viabilizar uma aprendizagem personalizada, por meio de projetos de vida de cada aluno. Sendo assim, esta pesquisa teve como objetivo central apresentar um processo educacional, a partir da aprendizagem baseada em projetos (ABP), mediada pelo uso de WebQuest, para professores de língua inglesa em formação inicial. Com base nos pressupostos da abordagem qualitativa de pesquisa e mediante o uso do método de pesquisa-ação, o processo educacional, intitulado “WebQuest: aprendizagem baseada em projetos no ensino de língua inglesa”, foi planejado, aplicado e avaliado no contexto da disciplina “Tecnologias no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras”, do curso de Licenciatura em Letras-Língua Inglesa, da Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas (FALEM), da Universidade Federal do Pará (UFPA). Os resultados da avaliação do processo educacional evidenciam a eficácia da proposta em contribuir para a formação inicial de professores de línguas, ao criar condições para uma aprendizagem significativa sobre a ABP, mediada pelas potencialidades da WebQuest , tanto como recurso tecnológico, quanto como metodologia. Ressalte-se que este processo educacional foi avaliado pelos alunos-participantes da pesquisa e por professores-especialistas. Ademais, ao integrar a ABP e a WebQuest , o processo educacional auferiu caráter inovador e de replicabilidade. Conclui-se que essa pesquisa pode contribuir para o avanço do conhecimento no campo de estudo da ABP no contexto brasileiro de ensino e aprendizagem de língua inglesa, no que tange à integração curricular, à formação docente e à incorporação das tecnologias digitais na ABP.
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MATHEUS MIRANDA DOS SANTOS
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DESMITIFAKE! FAKE NEWS COMO RECURSO DIDÁTICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA
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Data: 19/03/2024
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A presente dissertação foi conformada no âmbito da linha de pesquisa Criatividade e Inovação em Processos e Produtos Educacionais (CIPPE), do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES), do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE²), da Universidade Federal do Pará (UFPA). Tem por objetivo desenvolver e implementar, por meio de metodologias e práticas ativas, uma sequência didática que utilize fake news como recursos didáticos na formação de professores de História. Almejando alcançar tal objetivo, foi realizada a prototipação do produto educacional na forma de sequência didática intitulada “DesmitiFake!”, disposta em dois encontros voltados para o público do curso de graduação de Licenciatura em História. Posteriormente, o aludido produto educacional foi testado e validado com a participação de discentes do curso de Licenciatura em História da Faculdade de História da UFPA, demonstrando resultados promissores quanto ao envolvimento, engajamento e aprendizado dos discentes na elaboração de estratégias educacionais que potencializem as capacidades críticas e problematizadoras a partir da utilização das fake news como recurso didático. Em seguida, foi elaborado um site destinado a hospedar todos os materiais criados para implementação da sequência didática, vislumbrando oportunizar, criar e ocupar os espaços disponibilizados pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), em prol de promover a disseminação de instrumentos que possibilitem subsidiar o processo de enfrentamento as fake news e permitam a aproximação do público-alvo com as potencialidades facultadas pelas TDICs. Desse modo, os resultados da pesquisa indicam artifícios teóricos e metodológicos viáveis para o enfrentamento as fake news, por meio de metodologias e práticas ativas voltadas para discentes do curso de Licenciatura em História.
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CAMILA RODRIGUES MENDES
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GUIA DIGITAL AFLORAR: REFLEXÕES E PRÁTICAS PARA O FOMENTO DO BEM-ESTAR DE PROFESSORES DE LÍNGUAS EM FORMAÇÃO INICIAL
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Orientador : LARISSA DANTAS RODRIGUES BORGES
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Data: 06/03/2024
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Esta pesquisa teve como objetivo elaborar um Produto Educacional (PE) com foco no bem-estar de professores de línguas em formação inicial. Como egressa do curso de Letras com habilitação em Inglês pela Universidade Federal do Pará (UFPA), vivenciei muitos desafios e dificuldades ao longo do meu percurso formativo que impactaram meu bem-estar e me despertaram o interesse em investigar sobre esse tema. O bem-estar é um construto que emerge da interação entre as características pessoais e os fatores sociocontextuais em todas as áreas da vida humana; o intuito desta interação é encontrar significado e conexão com o mundo (Mercer; Gregersen, 2020). Diversos fatores contribuem para promover o bem-estar e o florescimento da pessoa, como emoções positivas, engajamento, relacionamentos, significado e realização (Seligman, 2011). Nesta pesquisa, o PE desenvolvido é o guia digital Aflorar, que visa contribuir para a promoção do bem-estar de professores de línguas em formação inicial por meio de reflexões e práticas que possam ajudá-los a encontrar pontos de equilíbrio em prol do seu bem-estar. Como arcabouço teórico, respaldamo-nos nos estudos de Borges (2024), Mercer (2021), Mercer e Gregersen (2020), Oxford (2016a, 2018, 2020), Seligman (2011), Sulis et al. (2021), entre outros. A metodologia adotada foi a pesquisa aplicada com abordagem qualitativa envolvendo discentes concluintes da graduação do turno matutino e noturno de Letras com habilitação em Inglês da Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas (FALEM) da UFPA, localizada em Belém. Como instrumento de geração de dados foram utilizados quatro questionários. Na etapa de concepção foi realizada uma pesquisa bibliográfica e um levantamento de guias sobre o bem-estar do professor. Para etapa de caracterização do contexto, foi realizada uma pesquisa documental. E a fim de direcionar a elaboração dos recursos do guia Aflorar, aplicou-se um questionário no qual dezenove participantes colaboraram, com o objetivo de conhecer melhor o público e suas necessidades em relação ao bem-estar. Após, foi realizada a testagem, avaliação e validação do PE com dez participantes ao longo de dois encontros presenciais e dois encontros com atividades assíncronas. Dentre os resultados dessa investigação, evidenciou-se que o guia Aflorar teve um impacto positivo no bem-estar dos participantes, o que favoreceu a reflexão, a identificação e compreensão das emoções, a valorização das experiências positivas, bem como um melhor gerenciamento do tempo para priorizar atividades que promovam o seu bem-estar. Ademais, os recursos do guia contribuíram para uma perspectiva mais positiva em relação aos desafios enfrentados pelos participantes e ao fortalecimento de relacionamentos positivos. Vislumbramos que o guia digital Aflorar contribua para a área de ensino e aprendizagem de línguas e gere impactos positivos no bem-estar e na formação inicial dos professores de línguas.
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RODRIGO NASCIMENTO BENTES
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MAIS (IN)FORMAÇÃO, MAIS SAÚDE: CARTILHA PARA PROFISSIONAIS EM SAÚDE NO ENFRENTAMENTO A FAKE NEWS
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Orientador : RONALDO DE OLIVEIRA RODRIGUES
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Data: 06/03/2024
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Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de produzir uma cartilha que auxilie no processo de formação/atuação dos profissionais em saúde, considerada a necessidade do enfrentamento às fake news e desinformação na área da saúde pública. O embasamento se deu por meio de estudos que envolvem Educação em saúde de acordo com Kwamoto (1995), Machado et al. (2007), Falkenberg et al. (2014); Papel dos profissionais em saúde: Enfermeiros e Agentes Comunitários de Saúde (ACS) conforme Brasil (2009, 2021); Fonseca et al., (2018) além de buscar analisar o conceito de fake news e suas consequências, assim também como formas de enfrentar a propagação de informações falsas de acordo com referentes Nazareth (2018), Recuero e Gruzd (2019) Shah e Kumar (2018) e França et al.,(2020), entre outros autores presentes nesta pesquisa. Metodologicamente a abordagem da pesquisa foi qualitativa, que fundamentou a Revisão Narrativa de Literatura e a utilização do Ciclo de Aprendizagem Vivencial (CAV) durante a produção da dissertação, da cartilha e do processo de validação no período de estágio supervisionado com discentes e docente do ensino superior em Enfermagem e, logo após, testado e validado pelos profissionais em saúde, enfermeiros atuantes, e com a colaboração dos ACS. Para este produto, os especialistas foram a docente enfermeira e os/as enfermeiros/as atuantes em UBS de Barcarena, a partir do preenchimento de questionário físico. Os resultados foram satisfatórios, sendo, em algumas partes, a cartilha intitulada “Mais (in)formação, mais saúde!”, já aperfeiçoada após as considerações no momento avaliativo. A cartilha proposta pretende ser um recurso de formação para o público da área da saúde e áreas afins que podem se utilizar das recomendações e orientações de locais confiáveis para pesquisa, um suporte que contribua na capacitação e formação crítica, consideradas as problemáticas que as fake news podem trazer à saúde coletiva. Assim este produto contribui com o processo de ensino-aprendizagem, auxilia na utilização de recursos de pesquisa, traz assuntos e curiosidades de temas variados em saúde, bem como orienta sobre a proteção e denúncia contra informações falsas.
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PAULO ANDREY LOREDO DE ASSUNÇÃO
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EDUCAÇÃO INCLUSIVA E JOGOS DE CARTAS: O JOGO ACOLHER COMO PROPOSTA FACILITADORA DO PROCESSO DE INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
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Data: 05/03/2024
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Esta pesquisa teve por objetivo desenvolver um jogo de cartas voltado a discentes do Ensino Superior, que contribua para a diminuição das barreiras atitudinais e que colabore para a perspectiva de inclusão de pessoas com deficiência (PcD) neste nível de ensino. Foi realizada a partir da abordagem qualitativa, que direcionou a pesquisa exploratória e de campo. O embasamento teórico se deu por meio de estudos que envolvem Educação Inclusiva, conforme Oliveira, I. (2002, 2017); Lima, S. (2017); Gamificação e Jogos como Kapp (2012); Gomes (2015, 2019) e Busarello (2016), além de documentos de convenções internacionais e a legislação brasileira quanto as diretrizes e orientações sobre o ensino de PcD, a exemplo da Declaração de Salamanca e da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência Lei nº 13.146/15, respectivamente. A pesquisa de campo desdobra-se a partir dos estágios e vivências no Curso de Odontologia da Universidade Federal do Pará (UFPA) e na Coordenadoria de Acessibilidade (CoAcess), da instituição, com o acompanhamento em cada uma das cinco divisões que disponibilizam o suporte a alunos com deficiência. Para o desenvolvimento do produto foi utilizada a metodologia ativa chamada Gamificação. O processo de validação do produto teve suporte por meio de questionário semiestruturado respondido por discentes do curso e um painel de especialistas, via Google Forms. Os resultados pela ótica dos discentes indicam que o jogo atende aos objetivos propostos e desperta o interesse acerca da temática abordada, ao passo que os especialistas entendem que o produto pode gerar curiosidade sobre o tema e contribui para a reflexão e mudança de postura. Assim, entende-se que mesmo apresentando uma versão final do jogo, esse não se limita a uma versão, situações ou forma única de jogabilidade, mas proporciona e convida ao desafio de práticas diferenciadas no contexto de ensino a que é direcionado.
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JULIENE DE SOUSA FERREIRA
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APP NORTEAR: PROTÓTIPO DE APLICATIVO EDUCACIONAL COMO APOIO AO DOCENTE QUE ATUA COM DISCENTE COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO NO ENSINO SUPERIOR
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Data: 15/02/2024
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O direito à inclusão acadêmica do estudante com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) está previsto nas políticas e legislações brasileiras. Com sua efetivação, o número de estudantes com TEA matriculados no ensino superior vem aumentando, o que alterou o cenário educacional. Esse discente enfrenta vários obstáculos de adaptação devido às suas necessidades específicas e os docentes têm dificuldades em lidar com esses estudantes em sala de aula. Nesses termos, o objetivo desta pesquisa foi desenvolver um protótipo de aplicativo (app) móvel educacional para apoiar a prática docente em sala de aula junto a estudantes com TEA no ensino superior. Trata-se de uma pesquisa aplicada, de levantamento de campo, quantitativa e qualitativa, que utilizou entrevista semiestruturada, com docentes que já tiveram experiência junto a estudantes com TEA no ensino superior; e questionário online com a equipe multiprofissional dos Núcleos de Acessibilidade da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e Universidade Federal do Pará (UFPA). Entre os autores centrais desta pesquisa estão: Tardif (2014), o qual entende que os saberes são adquiridos de experiências pessoais; Pimenta, Anastasiou e Cavallet (2003), que estudam à docência no ensino superior pressupondo a reflexão e avaliação das práticas; Kenski (2012) e Moran (2015), que defendem que o fazer educação pode ser mediado por tecnologia; e Pressman (2016), o qual afirma que um app fornece apoio aos usuários nas resoluções de problemas. O estudo se apoiou ainda em documentos oficiais e em legislações a respeito do TEA. Para o desenvolvimento do protótipo do app, utilizamos como referencial metodológico o modelo de processo evolucionário com prototipação com as principais etapas: levantamento dos requisitos; planejamento ágil; modelagem do projeto; desenvolvimento do protótipo; validação de oito juízes especialistas em educação especial e feedback das funções. O aplicativo nomeado como APP NORTEAR foi desenvolvido utilizando as plataformas Figma, Kodular versão: 1.5B.3 - Fenix, Canva, Draw.io e Trello. Foi desenvolvido um protótipo de alta fidelidade, com os seguintes conteúdos: Conhecer o TEA, Sugestões de práticas pedagógicas, Orientações relevantes e Núcleos de Acessibilidade. Com base nas avaliações dos juízes especialistas, foi possível validar o conteúdo, funcionalidade e usabilidade do app. Na avaliação dos juízes, importantes sugestões foram feitas e permitirão o desenvolvimento de novas versões. Os resultados das avaliações permitem afirmar que o protótipo de aplicativo desenvolvido tem potencial para apoiar a prática do docente sem formação em inclusão acadêmica para trabalhar com o estudante com TEA.
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GRASIANO VIEIRA REIS
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PROAHS: PROTOCOLO DE IDENTIFICAÇÃO DE DISCENTES COM INDICADORES DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR
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Data: 29/01/2024
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Com essa pesquisa, tivemos o objetivo de desenvolver um protocolo para contribuir com a identificação de discentes com indicadores de altas habilidades/superdotação no ensino superior. Esta proposta surgiu da necessidade desses protocolos de identificação de discentes no ensino superior, o que pode contribuir para a criação de cadastros desse público da educação especial pelas universidades, a partir dos Núcleos de Acessibilidade, como já apontado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) – Lei n° 9.394, de 1996 (Brasil, 1996). As bases epistemológicas para a pesquisa foram as teorias que fundamentam protocolos para a identificação de altas habilidades/superdotação. A teoria principal da pesquisa e do produto educacional é o Modelo dos Três Anéis de Renzulli (1986). A metodologia é do tipo exploratória de cunho qualitativo. O produto educacional é um protocolo, com o nome “PROAHS: Protocolo de identificação de discentes com indicadores de Altas Habilidades/Superdotação no Ensino Superior”, confeccionado no formato de um Portable Document Format (PDF) para apresentação e disponibilização. A plataforma utilizada para a elaboração do produto foi o Canva. A abordagem do Design Thinking foi utilizada como parte do processo metodológico para a criação do produto. As etapas e o conteúdo do protocolo têm como base o Modelo dos Três Anéis de Renzulli (1986). Os formulários utilizados foram elaborados e adaptados a partir de modelos direcionados para a Educação Básica, uma vez que foi identificado não haver protocolos, no Brasil, para o público estudado nesta pesquisa no Ensino Superior. O protocolo está organizado da seguinte forma: a parte inicial traz uma contextualização sobre Núcleos de Acessibilidade, altas habilidades/superdotação e a Teoria dos Três Anéis de Renzulli. Após os tópicos, existem cinco etapas elencadas para o processo de identificação dos discentes. A validação do produto foi realizada com 06 coordenadores do Núcleo de acessibilidade da Região Norte e 01 coordenação do Núcleo de Atividade de Altas Habilidades/Superdotação do Pará. O resultado apontou os Núcleos de Acessibilidade, como um dos espaços possíveis para utilizar o produto, que também foi considerado como uma alternativa viável para identificação inicial de discentes nas Instituições de Ensino Superior. Assim, o protocolo é mais uma ferramenta de auxílio aos profissionais da educação, que visa garantir o direito ao atendimento educacional aos discentes com altas habilidades/superdotação no Ensino Superior, público da Educação Especial.
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ROSINE LIMA SILVA
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VER-O-AUTISMO: PROTÓTIPO DE APLICATIVO EDUCACIONAL SOBRE TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO PARA ESTUDANTES DE PSICOLOGIA
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Data: 26/01/2024
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O objetivo deste trabalho é apresentar o desenvolvimento e a validação do aplicativo Ver-o-autismo, um protótipo de aplicativo móvel para estudantes de psicologia, em estágio curricular ou extracurricular, com o intuito de aprimorar suas habilidades de compreensão e intervenção no contexto do Transtorno do Espectro do Autismo. A fim de alcançar o objetivo definido, o trabalho foi dividido em três fases: 1) Na primeira fase foi realizada uma revisão de literatura sobre o uso das tecnologias móveis como ferramenta de ensino-aprendizagem, o uso da microaprendizagem como proposta metodológica para o desenvolvimento do conteúdo do aplicativo Ver-o-autismo, os principais conceitos relacionados ao Transtorno do Espectro do Autismo e a formação do psicólogo no Brasil, nesse contexto; 2) Em seguida foi delimitado o percurso metodológico para a construção do aplicativo, incluindo o desenvolvimento do microconteúdo, baseado nas pistas descritas por Buchem e Hamelmann (2010), a prototipação foi realizada na plataforma Figma e o desenvolvimento da ferramenta, realizada na plataforma Android Studio versão Flamingo 2022.2.1.20, em linguagem Java mais HyperText Markup Language (HTML). Foram realizados dois levantamentos de requisitos, através de formulário do Google Forms, a fim de mapear os conteúdos de interesse do público e uma revisão de produtos correlatos no Google Play Store com objetivo de avaliar funcionalidades de outras aplicações existentes sobre o tema; 3) Na última fase foram descritos os resultados alcançados e sua análise, apresentando o produto e suas principais telas, além de sua avaliação por seis juízes, realizada com base na escala Learning Object Review Instrument (LORI) criada e validada por Nesbit, Belfer e Leacock (2009). Os juízes foram selecionados em dois grupos específicos, supervisores de estágio e estudantes de psicologia e os resultados da avaliação demonstram que o aplicativo Ver-o-autismo tem potencialidade para atender o objetivo proposto. As limitações identificadas estão relacionadas à escassez de conteúdo direcionado para o diagnóstico e intervenção em adultos e idosos, bem como a questões de acessibilidade e ergonomia para pessoas com deficiência, devido ao tamanho da tela. Na perspectiva apresentada, acredita-se que o Ver-o-autismo possui potencial formativo e oferece contribuições significativas para a formação de psicólogos interessados em trabalhar com pessoas com autismo. Dessa forma, oferece uma oportunidade para uma atuação mais comprometida e qualificada nesse campo.
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