Linhas Pesquisa :
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› CRIAÇÃO, RECRIAÇÃO E RECEPÇÃO EM MÚSICA |
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PRÁTICAS MUSICAIS NA AMAZÔNIA- A linha abrange as práticas de criação, na composição e no
arranjo, da recriação, na interpretação e performance,
processos de recepção de obras musicais e ensino
especializado de música em ambiente formal. Ela contempla,
também, o neuroprocessamento auditivo e a percepção musical
como elementos a serem pesquisados e compreendidas suas
implicações no binômio ensino/aprendizado e na performance
musical do instrumento e canto, bem como a educação
inclusiva e outras temáticas relevantes no campo do ensino de
música capazes de contribuir para o desenvolvimento local.
São finalidades desta linha de pesquisa a aquisição, proposição
e consolidação dos subsídios técnicos e teóricos aplicados
necessários à criação de obras musicais inéditas relacionadas
às mais variadas aplicações (peças instrumentais, vocais,
experimentais, trilhas, populares urbanas etc.), à recriação de
obras musicais na interpretação ao instrumento ou canto, aos
aspectos cognitivos e fisiológicos da recepção e às práticas de
ensino-aprendizagem formais de instrumentos musicais, canto,
composição musical e outros.
Em termos teóricos, procedimentais e metodológicos, a linha
privilegia as abordagens inerentes à Composição e à
Performance, em suas diversas vertentes, erudita, popular e
tradicional, bem como o desenvolvimento de técnicas,
tecnologias, estratégias e métodos para seu ensino, donde se
estabelece uma interface com a Educação Musical, voltada
prioritariamente ao ensino especializado de música, o
desenvolvimento de habilidades musicais, aí compreendida
também a educação inclusiva. Quanto ao recorte geográfico,
terão prioridade os projetos que objetivem solucionar
problemáticas oriundas do campo profissional na Amazônia.
Abordagens inerentes a outros campos do conhecimento e/ou
subáreas da música são aceitas e incentivadas, desde que
respeitadas as características da linha e as possibilidades de
orientação do corpo docente.
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› MÚSICA, CULTURA, HISTÓRIA E SOCIEDADE |
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PRÁTICAS MUSICAIS NA AMAZÔNIA- A linha abrange as práticas musicais em seus contextos
histórico e social, nas diferentes culturas, temporalidades e
espaços. São desejáveis projetos e produtos que derivem
desses estudos contextuais e que sejam capazes de impactar
de maneira positiva a comunidade acadêmica, os
colaboradores das pesquisas, sejam eles sujeitos atuantes nas
práticas musicais, detentores de saberes-fazeres relacionados
à música, custodiadores de acervos e outros. Disto derivam
como algumas possibilidades a produção de dossiês de
reconhecimento patrimonial das práticas e gêneros musicais, a
produção de registros etnográficos em formato audiovisual, o
desenvolvimento de técnicas, tecnologias ou novas
possibilidades de tratamento dos acervos musicais, o estudo e
difusão de acervos e fontes documentais em distintos suportes,
bibliográficas, hemerográficas e arqueológicas, a transcrição e
edição musical de obras produzidas localmente, dentre outras.
São abordados também os processos de transmissão oral /
aural e escrita do repertório, bem como seu ensino em
ambientes não-formais e informais, tais como as manifestações
associadas à cultura popular amazônida (boi bumbá,
pastorinhas, pássaro junino e outras) e a música popular
urbana.
A linha contempla ainda o ensino contextualizado das práticas
musicais e da história da música, mas também atividades
musicais, performances, saberes-fazeres e manifestações
musicais que envolvem a música nos ambientes religioso, civil,
em teatros, igrejas, grupos comunitários, dentre outros.
Em termos teóricos, procedimentais e metodológicos, integram
a linha as abordagens inerentes à Musicologia histórica e à
Etnomusicologia, em suas interfaces com a Educação Musical e
a interdisciplinaridade, especialmente a partir da História, da
Antropologia e da educação para o patrimônio cultural .
Abordagens inerentes a outros campos do conhecimento e/ou
subáreas da música são aceitas e incentivadas, desde que
respeitadas as características da linha e as possibilidades de
orientação do corpo docente
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