PROFMUS Programa POS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Telefone/Ramal: (91) 32018724

Site alternativo:

http://
Apresentação

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Música na modalidade de Mestrado Profissional (PROFMUS) da Escola de Música da Universidade Federal do Pará foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em 2023 e instituído pela Resolução UFPA n.° 5.726, de 23 de janeiro de 2024.

 

O Programa tem como missão: (I) estimular a criação cultural e o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo, de forma a gerar, sistematizar, aplicar e difundir o conhecimento em suas várias formas de expressão e campos de investigação científica, cultural e tecnológica; (II) formar e qualificar continuamente profissionais nas diversas áreas do conhecimento, zelando pela sua formação humanística e ética, de modo a contribuir para o pleno exercício da cidadania, a promoção do bem público e a melhoria da qualidade de vida, particularmente do amazônida; (III) cooperar para o desenvolvimento regional, nacional e internacional, firmando-se como suporte técnico e científico de excelência no atendimento de serviços de interesse comunitário e das demandas sóciopolíticoculturais para uma Amazônia economicamente viável, ambientalmente segura e socialmente justa.

 

A fim de cumprir tal missão, o mestrado profissional tem como área de concentração as “Práticas musicais na Amazônia”, que contempla duas linhas de pesquisa:

Linha 1:  Criação, recriação e recepção em Música. Abrange estudos diretamente correlatos à performance musical, aos processos criativos e ao ensino especializado de música   

Linha 2: Música, cultura, história e sociedade. Contempla estudos contextuais das práticas musicais, tanto na vertente histórica, quanto na etnográfica.

 

O objetivo do Programa é formar mestres capazes de articular conhecimentos teóricos às suas atividades profissionais, identificando e solucionando problemas, intervindo de maneira crítica na sociedade, produzindo novos conhecimentos e inovando em termos teóricos, técnicos ou tecnológicos, colaborando assim para o desenvolvimento das comunidades onde se encontrem. Para tanto, busca-se prover uma formação sólida dentro das linhas de pesquisa de Criação, Recriação e Recepção Musical na Amazônia e de Música, Cultura, História e Sociedade. Para que tal objetivo seja alcançado, buscou-se traçar um percurso formativo que privilegie, nas disciplinas obrigatórias, o conhecimento acerca das práticas musicais na Amazônia e o aprimoramento de projetos que envolvam a pesquisa aplicada. Ademais, as disciplinas obrigatórias de linha constituem fontes de conhecimento para o estabelecimento de metodologias mais bem estruturadas. Já nas disciplinas optativas, os discentes buscarão embasamentos mais específicos para as abordagens adotadas em suas pesquisas. Além do percurso formativo coerente, constituem objetivos específicos para se alcançar o objetivo geral do PPG: (1) Fomentar o estudo avançado dos processos de Criação, Recriação e Recepção Musical na Amazônia em seus contextos Culturais, Históricos e Sociais; (2) Proporcionar o aprimoramento e a atualização das técnicas de interpretação e criação musical na Amazônia, bem como acerca da atividade musical em seus contextos histórico e cultural; (3) Aprofundar a pesquisa das técnicas acadêmicas de ensino e dos vários processos tradicionais de transmissão dos saberes musicais realizadas na Amazônia, sistematizando-os em aplicações didáticas e técnicas; (4) Promover a documentação e o registro dos saberes e das práticas musicais realizadas na Amazônia; (5) Promover a difusão nacional e internacional do conhecimento acerca das práticas musicais na Amazônia por meio de publicações e comunicações de pesquisas em eventos acadêmicos.

 

Uma especificidade do mestrado profissional é o fato de não ser exigido um trabalho monográfico em sentido tradicional (dissertação de mestrado), mas existirem possibilidades diversas de produtos finais. Para a obtenção do título, o(a) discente deve ser aprovado(a) em disciplinas e exame de qualificação, realizar atividades complementares, ter proficiência em língua estrangeira e elaborar o produto final. Devem ser cumpridos 96 créditos, assim distribuídos: 1) em disciplinas obrigatórias e optativas (24 cred.); (2) na elaboração dos produtos finais decorrentes do projeto de pesquisa (54 cred.); e (3) em atividades complementares, constantes de publicações, produções técnicas, artísticas e estágio (18 cred.).

 

Atualmente, onze docentes ofertam disciplinas e orientam pesquisas no mestrado profissional, sendo cinco na linha “Criação, Recriação e Recepção em Música” e seis na linha “Música, Cultura, História e Sociedade”. Neste site é possível encontrar mais informações sobre sua atuação e produção no item Ensino > Docentes, onde estão disponíveis os links para os currículos acadêmicos  do corpo docente.

 

O Programa de Pós-Graduação Profissional em Música (PROFMUS) iniciou suas atividades no primeiro semestre de 2024 e abre processos seletivos anuais que contemplam ações afirmativas, vagas voltadas a docentes e servidores técnico-administrativos da UFPA (PADT) e contemplarão, em breve, convênio com instituições profissionais no campo da música, conforme as diretrizes da CAPES.

 

O Programa tem suas atividades no campo da Música (8.03.03.00-5), sendo avaliado na área de Artes (8.03.00.00-6) da CAPES. Em razão de sua recente aprovação e do início das atividades no último ano do quadriênio 2021-2024, o Programa manterá o conceito A (aprovado) até 2028, quando passará a receber uma avaliação da CAPES expressa em números.

 

Neste site, é possível obter mais informações sobre a estrutura e funcionamento do mestrado profissional, os documentos que orientam suas atividades (Regimento e APCN), dados referentes às disciplinas ofertadas em cada semestre e respectivos(as) docentes, bem como os processos seletivos para ingresso de discentes regulares.

 

 

PROFMUS/EMUFPA/UFPA

Coordenação: Gabriella Affonso             

Vice-Coordenação: Dione Colares de Souza

 

Janeiro/2024 a Junho/2024

Coordenação: José Alexandre Rodrigues de Lemos                   

Vice-Coordenação: Gabriella Affonso

 

Endereço: Rua Conselheiro Furtado, 2007. Cep:66040-100
Belém - Pará.

 email: profmus@ufpa.br

 
Coordenação do Programa

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango2