ghislaine dias da costa

CCAME - CAMPUS UNIVERSITARIO DO TOCANTINS - CAMETA

Produção Intelectual

Artigos (6)

  • 2021, Andrea Silva Domingues, Benedita Celeste de Moraes Pinto, Ghislaine Dias da Costa, Eraldo Souza do Carmo, Raryson Maciel Rocha , Ações de Extensão o direito à memória e as questões étnico raciais no espaço escolar, ISSN: 21792925
  • 2020, Ghislaine Dias da Costa, SOUZA, TATIANA DUARTE DE , Memórias e escrita de si: uma viagem formativa pelo curso de pedagogia, ISSN: 25258761
  • 2014, GILCILENE DIAS DA COSTA JOSÉ VALDINEI ALBUUQUERQUE MIRANDA GHISLAINE DIAS DA COSTA , CURRÍCULO, ALTERIDADE E PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES NO CONTEXTO ESCOLAR, ISSN: 9788578262266
  • 2014, Ghislaine Dias da Costa Bastos , Docência e reinvenção da experiência de si no espaço/tempo da escolarização de hanseninaos, ISSN: 21796505
  • 2005, Ghislaine Dias da Costa Bastos , UNIrevista, ISSN:
  • 2005, Ghislaine Dias da Costa Bastos , Rompendo o silêncio...por uma educação intercultural inclusiva, ISSN: 18094651

Publicação em Eventos (24)

  • 2022, GHISLAINE DIAS DA COSTA, EDUCAÇÃO TRANSFORMA CAMETÁ: Inclusão, Equidade, Qualidade e Compromisso com a formação dos sujeitos da região do Baixo Tocantins, VIII Conferencia Municipal de Educação, Outros
  • 2021, GHISLAINE DIAS DA COSTA GLEICIANE CARDOSO FERREIRA JACINIRA PINHEIRO DE BARROS JHENIFER MACHADO DE SOUSA LAYSE AMÉRICO SANTOS, Conhecer o cotidiano escolar pelo olhar do outro - vivência experiencia em tempos de pandemia, Seminário de Projetos Educacionais da UFPA - SEPEDUC 2021, Trabalho Completo
  • 2019, Ghislaine Dias da Costa, Memória, saberes culturais e práticas inclusivas, VI Seminário Nacional do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura; VI Encontro de Educação e os Desafios da Contemporaneidade, Outros
  • 2018, Ghislaine Dias da Costa Bastos, Tatiana Duarte de Souza, Das classes especiais às salas inclusivas: o currículo em questão, IV Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares/ IX Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo XIII Colóquio sobre Questões Curriculares, Resumo
  • 2018, Ghislaine Dias da Costa Bastos, Mesa-redonda: ?Inclusão e Resistência: sujeitos, memória e práticas pedagógicas?, II ENCLET: Encontro de Letras do Campus de Cametá, Outros
  • 2018, Ghislaine Dias da Costa Bastos, Tatiana Duarte de Souza, Das classes especiais às salas inclusivas: o currículo em questão, IV Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares/ IX Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo XIII Colóquio sobre Questões Curriculares, Resumo
  • 2018, Ghislaine Dias da Costa Bastos, Simone Lima Ribeiro, Autismo e práticas de inclusão escolar: um olhar sobre as adaptações curriculares, IV Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares/ IX Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo XIII Colóquio sobre Questões Curriculares, Resumo
  • 2018, Ghislaine Dias da Costa Bastos, Simone Lima Ribeiro, Autismo e práticas de inclusão escolar: um olhar sobre as adaptações curriculares, IV Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares/ IX Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo XIII Colóquio sobre Questões Curriculares, Resumo
  • 2018, Ghislaine Dias da Costa Bastos, Edilena Maria Corrêa, Tatiana Duarte de Souza, ESCOLARIZAÇÃO E TRANSGRESSÃO: POSSIBILIDADES DE REINVENÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, XIX Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, Trabalho Completo
  • 2018, GHISLAINE DIAS DA COSTA BASTOS, Edilena Maria Corrêa, Tatiana Duarte de Souza, Ghislaine Dias da Costa Bastos, Escolarização e transgressão: possibilidades de reinvenção das práticas pedagógicas, XIX Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, Trabalho Completo
  • 2018, GHISLAINE DIAS DA COSTA BASTOS, Inclusão e Resistência: sujeitos, memória e práticas pedagógicas, II ENCLET: RESISTÊNCIA, MEMÓRIA E LINGUAGENS NA AMAZÔNIA, Outros
  • 2018, GHISLAINE DIAS DA COSTA BASTOS, Planos Decenais, SNE e Educação e Diversidade: Democratização, Direitos Humanos, Justiça Social e Inclusão, VII Conferência Municipal de Educação de Cametá, Outros
  • 2017, Ghislaine Dias da Costa, 30 anos da Pedagogia: percursos, perspectivas e desafios da interiorização na UFPA, IV Encontro educação e os desafios da contemporaneidade:, Outros
  • 2017, GHISLAINE DIAS DA COSTA BASTOS, PENSAR A EDUCAÇÃO: PERSPECTIVAS DA PESQUISA NA AMAZONIA, IV ENCONTRO DA EDUCAÇÃO : 30 anos da pedagogia: percursos, desafios e perspectiva da interiorização da UFPA, Outros
  • 2015, Ghislaine Dias da Costa, Pensar a Educação, II encontro Educação e os desafios da contemporaneidade: política de formação e formação política em pedagogia, Outros
  • 2014, Ghislaine Dias da Costa, Hermenêutica, alteridade e experiências formativas, I Encontro Educação e os desafios da contemporaneidade: Experiências e sentidos da formação docente na contemporaneidade, Outros
  • 2014, Ghislaine Dias da Costa Bastos, DA POSSIBILIDADE DE PENSAR A ESCOLARIZAÇÃO COMO EXPERIÊNCIA TRANSGRESSORA, XXII Encontro de Pesquisa do Norte e Nordeste, Trabalho Completo
  • 2014, Ghislaine Dias da Costa Bastos, Práticas Pedagógicas e produção de subjetividades no tempo/espaço da escolarização de hansenianos, Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino-ENDIPE, Trabalho Completo
  • 2013, Ghislaine Dias da Costa Bastos, A Escolarização como política de controle de ex-hansenianos: uma escola-prisão?, V Simpósio Internacional em Educação e Filosofia poética e política do aprender- tempo, alteridade e linguagem, Trabalho Completo
  • 2013, GHISLAINE DIAS DA COSTA BASTOS, A ESCOLARIZAÇÃO COMO POLÍTICA DE CONTROLE DE EX-HANSENIANOS EM UMA ESCOLA-PRISÃO, V SIMPÓSIO INTERNACIONAL EM EDUCAÇÃO E FILOSOFIA/ I SEMINÁRIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS SOBRE FILOSOFIA, POÉTICA E EDUCAÇÃO, Resumo
  • 2013, Ghislaine Dias da Costa Bastos, Educação e Diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos, IV Conferência Municipal de Educação de Cametá-Pa, Outros
  • 2013, Ghislaine Dias da Costa , Educação e Diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos, IV Conferência de Educação da Região Tocantina, Outros
  • 2013, Ghislaine Dias da Costa, Os desafio de pensar o fazer e prática docentes em tempos de Educação Inclusiva, Encontro de Planejamento da Secretaria Municipal de Educação de Mocajuba-Pa, Outros
  • 2013, Ghislaine Dias da Costa Bastos, Os desafio de pensar o fazer e prática docentes em tempos de Educação Inclusiva, Encontro de Planejamento da Secretaria Municipal de Educação de Mocajuba-Pa, Outros

Capítulos de Livros (6)

  • 2021, Experiências inclusivas na escola do campo: narrativas autobiográficas de uma professora da classe multissérie, Reflexões críticas sobre a educação no Pará gestão e planejamento da educação e práticas pedagógicas da educação do campo em foco, Jaciele de Jesus Trindade, Ghislaine Dias da Costa
  • 2021, A educação e escola indígena: trilhas de saberes e resistências das práticas docentes na comunidade juruna do Km 17/PA no contexto pós-Belo Monte, Reflexões críticas sobre a educação no Pará gestão e planejamento da educação e práticas pedagógicas da educação do campo em foco, Vanuzia Brito de Sousa, Ghislaine Dias da Costa
  • 2021, As memórias do meu pé de açaí? ? singularidades e saberes locais na disciplina história em uma escola do campo, Reflexões críticas sobre a educação no Pará gestão e planejamento da educação e práticas pedagógicas da educação do campo em foco, Regiane Ferreira Gonçalves, Ghislaine Dias da Costa
  • 2021, In/exclusão educacional das pessoas com deficiência: a experiência da gestão escolar na rede estadual de Tucuruí/PA, Reflexões críticas sobre a educação no Pará gestão e planejamento da educação e práticas pedagógicas da educação do campo em foco, Priscila Costa Prestes de Souza, Ghislaine Dias da Costa
  • 2021, Inclusão uma experiência de reinvenção da coordenação pedagógica da escola estadual Oswaldina Muniz, Reflexões críticas sobre educação no Pará gestão e planejamento da educação e práticas pedagógicas da educação do campo em foco, Cleiciane Andrade Pantoja, Ghislaine Dias da Costa
  • 2021, Equipe Gestora formação pedagógica e relações de sociabilidades no contexto escolar do ensino médio, Reflexões críticas sobre a educação no Pará gestão e planejamento da educação e práticas pedagógicas da educação do campo em foco, Naida Catarina alfaia Moreira, Ghislaine Dias da Costa

Participações em Bancas de Concursos (4)

  • 2019, Avaliadora ad hoc dos trabalhos de iniciação científica, Ghislaine Dias da Costa
  • 2018, IV ENCONTRO DA EDUCAÇÃO: 30 ANOS DA PEDAGOGIA PERCURSOS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA INTERIORIZAÇÃO DA UFPA, Ghislaine Dias da Costa Bastos
  • 2018, V Encontro de Educação e os desafios da contemporaneidade, Ghislaine Dias da Costa Bastos
  • 2018, XX III EPEPE ? Encontro Paraense dxs Estudantes de Pedagogia, Ghislaine Dias da Costa Bastos

Participações em Bancas de Cursos (33)

  • 2022, Monografia de Graduação O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E SUA RELAÇÃO COM A FAMÍLIA - DESDOBRAMENTOS PARA A APREDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIENCIA NO CONTEXTO DA PANDEMIA, Patrik Pantoja de Paula
  • 2022, Monografia de Graduação EDUCAÇÃO PARA O FEMINISMO?!? VOZES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO, Andreza Viana Souza
  • 2021, Monografia de Graduação ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS DO AEE PARA ACOMPANHAMENTO DO ALUNO COM DEFICIENCIA NO CONTEXTO DA PANDEMIA, LESLY PACHECO FREITAS
  • 2021, Monografia de Graduação RELATOS DE EXPERIÊNCIA DE UMA PROFESSORA DE MATEMÁTICA DA ESCOLA DO CAMPO, NO MUNICÍPIO DE OEIRAS DO PARÁ/PA, Nelma Duarte Pinheiro
  • 2021, Monografia de Graduação VIVÊNCIAS E REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DO PSICOPEDAGOGO NO AMBIENTE ESCOLAR DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA EMEI DOM JOSÉ ELIAS CHAVE, Marinalva de Nazaré Wanzeler
  • 2021, Monografia de Graduação EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: OS DESAFIOS DAS MULHERES NA EJA EM BUSCA DA FORMAÇÃO ESCOLAR, Suzilene Ribeiro
  • 2021, Monografia de Graduação GENÊRO E SEXUALIDADE: NARRATIVAS DAS DIFERENÇAS NO CONTEXTO ESCOLAR, Mayara Andrade Balieiro
  • 2021, Monografia de Graduação O IMPACTO DA PANDEMIA NO ACESSO AO ENSINO: UM ESTUDO DA EVASÃO ESCOLAR NO QUINTO ANO DA ESCOLA RIBEIRINHA ?VILA DO CARMO, José Alex Barreiros da Costa
  • 2021, Monografia de Graduação Formação docente e o programa Residência Pedagógica: uma perspectiva praxiológica, Ana Cláudia Miranda Sarges
  • 2021, Monografia de Graduação Dança como estratégia de inclusão: uma experiência pedagógica com alunos com síndrome de down na EMEF professor Raimundo da Costa Caldas na vila de Areião, Tássio Willian Tavares Ribeiro
  • 2020, Monografia de Graduação Educação e cultura: uma análise da cantiga de roda como recurso didático no desenvolvimento infantil, na escola Américo Brasil no município de Oeiras do Pará, Jussele Miranda Cambraia
  • 2020, Monografia de Graduação ORALIDADE E PRATICA PEDAGOGICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM COM PROFESSORES DO 5º ANO DA ESCOLA RUI FILHO NO MUNICIPIO DE BAGRE/PA., LUCILENE DE SOUZA SILVA
  • 2020, Monografia de Graduação EXPERIENCIA DA DOCENCIA NA MULTISSERIE: UMA HISTORIA DE ALEGRIAS, DESAFIOS E CONQUISTAS, ARMANDO MACHADO DE MORAES FILHO
  • 2020, Monografia de Graduação O LUDICO NA PRATICA DOCENTE EM CLASSE MULTISSERIADA NA ESCOLA SANTA CRUZ, NO MUNICIPIO DE BAGRE-PA, ODILENE FREITAS DE OLIVEIRA
  • 2018, Monografia de Graduação PRÁTICAS INCLUSIVAS PARA ALUNOS COM DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR DE MOCAJUBA/PA, Odete da Cruz Mendes, João Batista do Carmo Silva, Ghislaine Dias da Costa Bastos
  • 2018, Monografia de Graduação ALÉM DA INCOMPREENSÃO: ABORDAGEM PEDAGÓGICA DE ALUNOS COM DISTÚRBIO NO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL ? DPAC, Clea Maria de Sousa Lima, Ghislaine Dias da Costa Bastos
  • 2018, Monografia de Graduação ENTRE O DIZER E O FAZER: A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO COTIDIANO ESCOLAR, Odete da Cruz Mendes, Geanice Raimunda Baia Cruz, Ghislaine Dias da Costa Bastos
  • 2018, Monografia de Graduação EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM OEIRAS DO PARÁ: ENTRE MEMÓRIAS DA HISTÓRIA E INICIATIVAS OFICIAIS, Geanice Raimunda Baia Cruz, Ghislaine Dias da Costa Bastos
  • 2017, Monografia de Graduação A IMPORTANCIA DA LUDICIDADE NO PROCESSO DE INCLUSÃO NA EMEF MARIA VALDA VALENTE:UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VOLTADAS PARA OS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUA NA SALA REGULAR, SAMIRA VULCÃO MENDES
  • 2017, Monografia de Graduação MULHERES, SABERES E PODERES: HISTÓRIAS DE VIDA NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ-PA, NILTON CARVALHO DO ESPÍRITO SANTO
  • 2017, Monografia de Graduação Mulheres saberes e poderes: histórias de vida no município de Cametá, Benedita Celeste de Moares Pinto, Maria Gorete Cruz Procópio, Ghislaine Dias da Costa Bastos
  • 2017, Monografia de Graduação EDUCAÇÃO E INCLUSÃO: CONCEPÇÃO TEÓRICO METODOLÓGICO DO ATENDIMENTO ESPECIALIZADO AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL DO NAPNE-IFPA/TUCURUÍ/PA, PRISCILA COSTA PRESTES DE SOUSA
  • 2017, Monografia de Graduação A POLITICA DE FORMACAO E DE VALORIZACAO DOCENTE DA REDE DE ENSINO MUNICIPAL DE TUCURUI/PA: Da LDB nº 9.394/96 ao PSPN, Lei nº 11.738/2008, JESSICA RIBEIRO DE OLIVEIRA
  • 2017, Monografia de Graduação A política de formação e de valorização docente na rede municipal de ensino de Tucuruí/Pa: da lei 9.394/96 ao PSPNlei nº 11.738/2008, Odete da Cruz Mendes, Ghislaine Dias da Costa Bastos
  • 2017, Monografia de Graduação Educação e Inclusão: concepção teórico metodológico do Atendimento Especializado as pessoas com deficiência visual no NAPNE/IFPA Tucuruí/Pa, Joatan Soares de Sousa, Ghislaine Dias da Costa Bastos
  • 2017, Monografia de Graduação Educação do Campo e formação continuada de professores: análise da implementação do Plano Municipal de Educação (PME) de Cametá/Pa (lei nº 274, de junho de 2015), Hellen do socorro de Araújo Silva, José Domingos Fernandes Barra, Ghislaine Dias da Costa Bastos
  • 2017, Monografia de Graduação A importância da ludicidade no processo de inclusão na EMEF Maria Valda Braga Valente: uma análise das práticas pedagógicas voltadas para alunos com deficiência intelectual na sala regular, Geanice Raimunda Baia Cruz, Maria Isabel Batista Rodrigues, Ghislaine Dias da Costa Bastos
  • 2017, Monografia de Especialização PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA RIBEIRINHA, Odete da Cruz Mendes, Edir Augusto Dias Pereira, Ghislaine Dias da Costa Bastos
  • 2015, Monografia de Graduação GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO SOB QUE PRINCÍPIOS E AÇÕES NA ESCOLA MUNICIPAL DE DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR BENEDITO FURTADO, CAMETÁ-PA, ADRIANA ALMEIDA SERRÃO
  • 2015, Monografia de Graduação GESTÃO ESCOLAR: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS NA EXPERIÊNCIANA EMEF SÃO JOÃO BATISTANO MUNICÍPIO DE CAMETÁ,PA, DANIELLY PORTILHO SERRÃO
  • 2015, Monografia de Graduação INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DE SOFTWARES EDUCATIVOS EM UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR, DILVAN CASTRO COSTA
  • 2014, Monografia de Graduação O lúdico no ensino-aprendizagem de língua inglesa na educação infantil, GILCILENE DIAS DA COSTA, Ghislaine Dias da Costa Bastos
  • 2013, Monografia de Graduação Dificuldades Metodológicas encontradas na prática docente dos professores de ciências naturais da EMEF Divino Espírito Santo em Cametá-Pa, ADALBERTO PORTILHO COSTA, Ghislaine Dias da Costa Bastos

Prêmios Recebidos (4)

  • 2018, Professor Homenageado da turm pedagogia 2014 Cametá Extensivo, Local
  • 2018, Professor Homenageado turma pedagogia 2013 Cametá Extensivo, Local
  • 2016, Professor Homenageado pedagogia 2012, Local
  • 2015, Professor Homenageado da turm pedagogia 2011 Cametá Extensivo, Local

Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de Períodicos (7)

  • 2018,Membro da Comissões Organizadora, Sede do clube Comercial, Local, planejamento
  • 2017,Membro da Comissões Organizadora, Auditório Alberto Mocbel/CUNTINS, Local, organização, científica,
  • 2015,Membro da Comissões Organizadora, Cametá, Local, Comissão
  • 2014,Conferencista Convidado, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO TOCANTINS, Local, EVENTO
  • 2014,Membro da Comissões Organizadora, Cametá, Local, Comissão
  • 2014,Membro da Comissões Organizadora, Cametá, Local, Comissão
  • 2013,Membro da Comissões Organizadora, Cametá, Local, Comissão

Trabalho de Fim de Curso(93)

  • O APAGAMENTO DA CULTURA LÚDICA NO ESPAÇO/TEMPO DA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA, ELEN BRUNA NABICA DE MORAES , 09/2014
  • O APAGAMENTO DA CULTURA LÚDICA NO ESPAÇO/TEMPO DA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA, CARLA DE OLIVEIRA MARQUES , 09/2014
  • EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO NA MATRIZ CURRICULAR DOS CURSOS DE LICENCIATURA DO CUNTINS/CAMETÁ-UFPA, RENATA XAVIER SA , 09/2014
  • VIGIAR, PUNIR OU EDUCAR? A VIOLÊNCIA NA ESCOLA: UM ESTUDO A PARTIR DA PERSPECTIVA DE ALUNOS, ALCIANE GARCIA PANTOJA , 08/2014
  • VIGIAR, PUNIR OU EDUCAR? A VIOLÊNCIA NA ESCOLA: UM ESTUDO A PARTIR DA PERSPECTIVA DE ALUNOS, JAQUELINE RODRIGUES LOBATO , 08/2014
  • PROFESSORES ESPECIAIS: EXPERIÊNCIA, CONSTITUIÇÃO E FORMAÇÃO NAS TRAMAS DA MEMÓRIA DE PROFESSORAS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL, RAQUEL CRUZ DA COSTA , 08/2014
  • FORMAÇÃO DOCENTE EM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL/INCLUSIVA: Desafios da rede municipal de Limoeiro do Ajuru-Pa, SANDRO GIOVANI RODRIGUES SANTOS , 09/2014
  • Do ver-se e narrar-se: cenas da escolarização de uma jovem surda, ELZILENE VALENTE CAVALCANTE , 11/2013
  • Nas Tramas da Narrativa... O ensino da língua portuguesa na Educação de Jovens e Adultos, RELIANY SUZY MOIA DE MELO , 03/2015
  • A EDUCAÇÃO INCLUSIVA N AS TRAMAS DO PROGRAMA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA-PNAIC/MEC, CELIA XAVIER DE FARIAS , 08/2015
  • LEITURA E ESCRITA NO 3º ANO DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSORA HAYDEÊ FERNANDES GOMES DA SILVA., LINDOMAR DA CRUZ GARCIA , 09/2015
  • EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ: DESAFIOS E POSSIBILIDADES., LISSANDRA DE SOUZA FILGUEIRA , 08/2015
  • CONCEPÇÃO DE ALFABETIZAÇÃO NAS SÉRIES INICIAIS: UMA ANÁLISE A PARTIR DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA., MARCIA PORTILHO SOUZA , 08/2015
  • O TRABALHO COM AS DIFERENÇAS NAS TURMAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR SOBRE A REALIDADE DA E.M.E.F FRANCELINO DE FREITAS NA LOCALIDADE DE COCOAL/CAMETÁ-PA, MARIA DAS GRACAS VELOSO GONCALVES , 08/2015
  • EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O SILÊNCIO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, EDELSON NUNES LEAO , 03/2015
  • ESPAÇOS/TEMPOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA REDE REGULAR DE ENSINO DE LIMOEIRO DO AJURÚ: ENTRE O DIZER E O FAZER, FREDISON LEAO DE FARIAS , 03/2015
  • rompendo o silêncio: a inclusão na rede regular a partir do ex-aluno surdo., JORGE LUIZ DA CRUZ ALMEIDA , 03/2015
  • PRATICAS DE ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: ENTRE O IDEAL E O REAL, LAERCIO GONCALVES MARQUES , 03/2015
  • ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO ESCOLAR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL EM MOCAJUBA, MARIA DOMINGAS GOMES , 03/2015
  • TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA DO COTIDIANO ESCOLAR, SUELEN PATRICIA LOUZADA COUTINHO , 07/2015
  • INCLUSÃO NAS TRAMAS DA BIOPOLÍTICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO COTIDIANO ESCOLAR, MARIA RAIMUNDA PEREIRA LOPES , 07/2015
  • NAS TRAMAS DA MEMÓRIA E DA NARRATIVA: A EXPERIÊNCIA DA ESCOLARIZAÇÃO DE UM ALUNO CEGO QUE SE CONSTITUIU PROFESSOR, RISONETE CORREA RAMOS , 07/2015
  • INCLUSÃO ESCOLAR: UMA ANÁLISE DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE IGARAPÉ-MIRI., MARLENE FONSECA FERREIRA , 09/2015
  • ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONCEPÇÕES, POLÍTICAS E PRÁTICAS., MONIQUE FERREIRA DA SILVA , 09/2015
  • MÍDIA E EDUCAÇÃO: O USO DE TECNOLOGIAS COMO ESTRATÉGIA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ALUNOS SURDOS DA CLASSE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL., DIANILCE ALVES FURTADO , 02/2014
  • As especificidades pedagógicas do ensino de ciências no contexto da EMEF Coronel Raimundo Leão -Cametá-Pa: entre ditos e escritos, RUTH KELLY ASSUNCAO RODRIGUES , 05/2013
  • Saberes e Práticas no ensino de Ciências no município de Cametá-Pa: desafios para uma prática docente culturalmente orientada, MICHELLY CONCEICAO RIBEIRO DUARTE , 05/2013
  • O BRINCAR NA INFÂNCIA: PROBLEMATIZANDO AS PRÁTICAS LÚDICAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, IVETE RODRIGUES DA CRUZ , 10/2017
  • MEMÓRIAS E ESCRITA DE SI - UMA VIAGEM FORMATIVA PELO CURSO DE PEDAGOGIA, TATIANA DUARTE DE SOUZA , 10/2017
  • EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM OEIRAS DO PARÁ: ENTRE MEMÓRIAS DA HISTÓRIA E INICIATIVAS OFICIAIS, CRISTINA MARQUES BARBOSA , 07/2018
  • Gestão Pedagógica na Escola Estadual de Ensino Médio Profa. Osvaldina Muniz: análise da construção do Projeto Político Pedagógico, MARIA OSINEIDE PEREIRA BORGES , 03/2017
  • FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTE NA CONTEMPORANEIDADE: OS DESAFIOS DA ESCOLA DE FORMAÇÃO D. ROMUALDO DE SEIXAS, GILVANDRO FREITAS DE MEDEIROS , 08/2016
  • UM DIÁLOGO POSSÍVEL DE CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA QUALIDADE DO ENSINO, JHEMISON SANTOS SOUZA , 07/2016
  • Gestão da Escola Pública: uma análise do projeto político pedagógico como mecanismo de gestão democrática na EMEF. Noêmia Martins., SOLANGE CARDOSO MARQUES , 08/2016
  • PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA RIBEIRINHA, FABIANY MARCELA SOUSA DOS SANTOS , 01/2017
  • EDUCAÇÃO INCLUSIVA: LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS SURDOS NA EMEF PROFESSORA DALILA LEÃO., GRACILA BASTOS DIAS , 04/2017
  • A INCLUSÃO DOS SURDOS NO ENSINO REGULAR NA ESCOLA NOEMIA MARTINS NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ-PA., SUZELY PATRICIA GUEDES , 04/2017
  • A TECNOLOGIA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA DA E.M.E.F. ABELARDO LEÃO, LIMOEIRO DO AJURÚ-PA., VERA LUCIA PANTOJA MACHADO , 04/2017
  • A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA ATUAR JUNTO À ALUNO COM DEFICIÊNCIA., RUTIANE GOMES PANTOJA , 04/2017
  • FAMÍLIA E ESCOLA: DISTANCIAMENTOS E APROXIMAÇÕES, LEILA CAVALCANTE GOMES , 12/2017
  • "ERA SÓ BRINCADEIRA"!? BULLYING, A VIOLÊNCIA NA ESCOLA., DAVID BENEDITO GONCALVES DIAS , 12/2017
  • A INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NO ENSINO REGULAR: UMA ANALÍTICA A PARTIR DA RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO, JANNINE DA CUNHA GOMES , 06/2017
  • SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS E INCLUSÃO ESCOLAR: PRÁTICAS COM ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, LOYSLENE SILVA DE MEDEIROS , 06/2017
  • PARA ALÉM DA CLÍNICA: PRÁTICAS INCLUSIVAS PARA ALUNOS COM DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR DE MOCAJUBA/PA, GLAUCILENE BORGES MARTINS , 10/2018
  • VIVER AS DIFERENÇAS: A SÍNDROME DE DOWN NA ESCOLA INCLUSIVA. , STELIA DE JESUS POMPEU DE MENEZES , 06/2017
  • AUTISMO E EDUCAÇÃO INFANTIL: DIÁLOGOS ENTRE A LITERATURA ESPECIALIZADA E EXPERIÊNCIA VIVIDA., CLENILCE RIBEIRO DE OLIVEIRA , 08/2015
  • DA AÇÃO SUPERVISORA À COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: (DES) CAMINHOS DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO CONTEXTO EDUCACIONAL, MARCIELY OLIVEIRA VALENTE , 08/2015
  • DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM ÀS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: A PRODUÇÃO ESCOLAR DO NÃO APRENDER., AUDILENE MORAES BORGES , 07/2015
  • ENTRE O DIZER E O FAZER: A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO COTIDIANO ESCOLAR, ELIANI DE SOUZA CORREA , 08/2018
  • ALÉM DA INCOMPREENSÃO: ABORDAGEM PEDAGÓGICA DE ALUNOS COM DISTÚRBIO NO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL – DPAC, NAARA FERNANDES FRANCO , 08/2018
  • AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA À INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO COM TDAH, NATASHA MACHADO SOUSA , 10/2018
  • INCLUSÃO E MUNDO DO TRABALHO: NARRATIVAS E EXPERIÊNCIAS DE UM SUJEITO SURDO, ALICE MARQUES ASSUNCAO , 10/2022
  • A LÍNGUA AUSENTE-LIBRAS NA PROPOSTA EDUCACIONAL DA SEMED EM BAIÃO/PA, ALINE SILVA BRAGA , 09/2019
  • REDES DE SOCIABILIDADES E PERTENCIMENTO: A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR E DA SALA DE AULA DA EDUCAÇÃO INFANTIL, GILCIVANIS FERREIRA POMPEU , 09/2019
  • SEXUALIDADE E O CONTEXTO ESCOLAR: UM OLHAR SOBRE A TEMÁTICA NA ESCOLA DO CAMPO MAXIMIANO ANTONIO RODRIGUES, ABAETETUBA-PA, MARIA NUNES PEREIRA , 09/2019
  • AS MEMÓRIAS DO MEU PÉ DE AÇAÍ - SINGULARIDADES E SABERES LOCAIS NA DISCIPLINA HISTÓRIA EM UMA ESCOLA DO CAMPO, REGIANE FERREIRA GONCALVES , 08/2019
  • EXPERIMENTAÇÕES INCLUSIVAS NA ESCOLA DO CAMPO: NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS DE UMA PROFESSORA DA CLASSE MULTISSÉRIE, JACIELE DE JESUS TRINDADE , 08/2019
  • A EDUCAÇÃO E ESCOLA INDÍGENA: TRILHAS DE SABERES E RESISTÊNCIAS DAS PRÁTICAS DOCENTES NA COMUNIDADE JURUNA DO KM 17/PA NO CONTEXTO PÓS BELO MONTE, VANUZIA BRITO DE SOUSA , 08/2019
  • ARTES DE FAZER A INCLUSÃO: A EXPERIÊNCIA DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO, CLEICIANE DE ANDRADE PANTOJA , 09/2019
  • EQUIPE GESTORA: FORMAÇÃO PEDAGÓGICA E RELAÇÕES DE SOCIABILIDADES NO CONTEXTO ESCOLAR DO ENSINO MÉDIO, NAIDA CATARINA ALFAIA MOREIRA , 09/2019
  • IN/EXCLUSÃO EDUCACIONAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: A EXPERIÊNCIA DA GESTÃO ESCOLAR NA REDE ESTADUAL DE TUCURUÍ/PA, PRISCILA COSTA PRESTES DE SOUSA , 09/2019
  • EDUCAÇÃO E VIOLÊNCIA: UM ESTUDO ACERCA DAS MANIFESTAÇÕES DO BULLYING NA ESCOLA JULIÃO BERTOLDO DE CASTRO, BAGRE-PARÁ, ALCIONE TEIXEIRA COELHO , 07/2020
  • DESAFIOS PARA A ESCOLARIZAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA FÍSICA: MEMÓRIAS DE UMA PROFESSORA EM (TRANS) FORMAÇÃO, VALNETE PAIVA DE SOUZA , 08/2020
  • CARLOTA NA ESCOLA - NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS SOBRE SEXUALIDADE E LGBTQIFOBIA NO CONTEXTO ESCOLAR, GILFRAN NASCIMENTO DE MENDONCA , 08/2020
  • EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: PERSPECTIVAS PARA PENSAR A EDUCAÇÃO DE SURDOS, BRENDA MARIA DOS SANTOS COSTA , 08/2020
  • A INCLUSAO DE PESSOAS COM DEFICIENCIA VISUAL NAS ESCOLAS URBANAS DO MUNICIPIO DE BAGRE/PA: ENTRE O DIZER E O FAZER, ROSILENE MONTEIRO DE MORAES , 10/2020
  • PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS: A ANALÍTICA DE UMA EXPERIÊNCIA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BAGRE/PA, MICHELLE DOS REIS MAGNO , 10/2020
  • Tecnologias Assisitivas no Atendimento Educacional Especializado - Estratégias Pedagógicas para Inclusão Escolar do Aluno Surdo, MARTA MOIA PANTOJA , 10/2020
  • ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS DO AEE PARA ACOMPANHAMENTO DO ALUNO COM DEFICIENCIA NO CONTEXTO DA PANDEMIA, LESLY PACHECO FREITAS , 09/2021
  • EDUCAÇÃO DE SURDOS: UM ESTUDO DE EXPERIÊNCIAS DA PRÁTICA DE PROFESSORES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ALUNOS SURDOS, JOSY ELAYNE COSTA SANTOS , 01/2021
  • OLHAR DE MÃE: OS DESAFIOS DA ESCOLARIZAÇÃO DE UMA CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL NAS TESSITURAS DAS HISTÓRIAS DE VIDA, MILLAN KAROLLINE MIRANDA DE SOUSA , 02/2021
  • QUANDO AS LETRAS DANÇAM – O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DA CRIANÇA DISLEXA, EDUARDA MENDES COSTA , 02/2021
  • INCLUSÃO ESCOLAR E SURDEZ: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS PARA ALUNOS E PROFESSORES, ANGELA MARIA SOARES DE CARVALHO , 06/2021
  • EDUCAÇÃO PARA O FEMINISMO E SUA (IN) VISIBILIDADE NA ESCOLA - VOZES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO, ANDREZA VIANA SOUZA , 02/2022
  • TORNAR-SE MÃE E PAI DE CRIANÇA AUTISTA: HISTÓRIAS DE VIDA E (AUTO) FORMAÇÃO, MARIA SALES SOARES , 02/2021
  • A BANALIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA: UMA ANALÍTICA SOBRE BULLYING E RACISMO NA ESCOLA, ROBSON RODRIGUES WANZELER , 09/2019
  • EDUCAÇÃO INCLUSIVA: SABERES E EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS EM UMA ESCOLA DO CAMPO, SILEM BORCEM SARGEM GONCALVES , 06/2021
  • PROFESSOR(A) DA EDUCAÇÃO INFANTIL: FORMAÇÃO, PRÁTICA PEDAGÓGICA E SEUS DESDOBRAMENTOS NA FORMAÇÃO DA CRIANÇA, ANA PAULA ABREU NOVAES , 07/2019
  • ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) E O USO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS - PERSPECTIVAS PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA, ELDIENI MARTINS MONTEIRO MENDES , 06/2021
  • O MEDIADOR PEDAGÓGICO E A ESCOLA INCLUSIVA: Perfil e atuação a partir dos planos Municipais de Educação de Cametá e Tucuruí no Pará., GABRIELA DOS SANTOS GONCALVES , 06/2022
  • ESPAÇOS E TEMPOS PARA O BRINCAR - A LUDICIDADE NA ATUAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR, LUDECILDA DE NAZARE DO CARMO RODRIGUES , 07/2022
  • COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL - AS PERSPECTIVAS DOS PROFESSORES, NAIANE ROCHA FERNANDO , 07/2022
  • Mestre Cecílio, vida-arte e saberes - uma interseção com a Pedagogia Artesã, RAIMUNDO PAULO DA SILVA SANTOS JUNIOR , 11/2022
  • MULHER-MÃE-UNIVERSITÁRIA - NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS DE UMA JORNADA FORMATIVA, ELEM QUEZIA MACIEL MARTINS , 12/2022
  • ESCOLA E FAMÍLIA CONCEPÇÕES SOBRE PARTICIPAÇÃO E REDES DE COLABORAÇÃO - desdobramentos no processo de ensino-aprendizagem de alunos do quarto e quinto anos do Ensino Fundamental, KESY DOS SANTOS CANTAO , 12/2022
  • APAE EDUCADORA - contribuições para a inclusão da pessoa com deficiência no município de Abaetetuba-PA, RAISSE COSTA DA COSTA , 02/2023
  • Brincadeiras tradicionais - vivências da vida e da E.M.E.I.F. na comunidade de Porto Alegre - Cametá-PA, LAEL SOARES SALES , 02/2023
  • AUTISMO E INCLUSÃO ESCOLAR - prática pedagógica na Educação Infantil da EMEIF Santa Santos Cametá-PA, LETICIA BAIA BOTELHO , 02/2023
  • ESCOLARIZAÇÃO DE MULHERES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - MEMÓRIAS, DESAFIOS E SENTIDOS, RUTINEIA BALIEIRO MONTEIRO , 08/2023
  • O PROCESSO DE ALFALETRAR CRIANÇAS E A RECOMPOSIÇÃO DAS APRENDIZAGENS - UM ESTUDO DE CASO NO PERÍODO PÓS-PANDEMIA EM CAMETÁ-PA, ERIKA CRISTINA FAIAL SILVA , 08/2023
  • O rosto-gay na escola - narrativas de si, heteronormatividade e (contra) condutas no cotidiano escolar., RODRIGO BORGES MIRANDA , 09/2023
  • Autismo e inclusão escolar - uma analítica sobre a prática pedagógica de professoras na Educação Infantil na vila de Carapajó-Cametá-PA, MAISA DO SOCORRO SANTOS ALVES , 09/2023
  • Escola e família na inclusão do aluno autista, ANA PAULA DE SOUSA SERRAO , 09/2023

Orientações de Pós-Graduação (3)

  • Especialização, FABIANY MARCELA SOUSA DOS SANTOS, 07/2016 - 12/2016 , Finalizada em 12/2016
  • Especialização, LUDECILDA DE NAZARE DO CARMO RODRIGUES, 03/2022 - , Orientação em Andamento
  • Especialização, NAIANE ROCHA FERNANDO, 03/2022 - , Orientação em Andamento

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha2 v3.14.25.241