CCAME - CAMPUS UNIVERSITARIO DO TOCANTINS - CAMETA
Produção Intelectual
Artigos (6)
2021, Andrea Silva Domingues, Benedita Celeste de Moraes Pinto, Ghislaine Dias da Costa, Eraldo Souza do Carmo, Raryson Maciel Rocha , Ações de Extensão o direito à memória e as questões étnico raciais no espaço escolar, ISSN: 21792925
2020, Ghislaine Dias da Costa, SOUZA, TATIANA DUARTE DE , Memórias e escrita de si: uma viagem formativa pelo curso de pedagogia, ISSN: 25258761
2014, GILCILENE DIAS DA COSTA
JOSÉ VALDINEI ALBUUQUERQUE MIRANDA
GHISLAINE DIAS DA COSTA , CURRÍCULO, ALTERIDADE E PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES NO CONTEXTO ESCOLAR, ISSN: 9788578262266
2014, Ghislaine Dias da Costa Bastos , Docência e reinvenção da experiência de si no espaço/tempo da escolarização de hanseninaos, ISSN: 21796505
2005, Ghislaine Dias da Costa Bastos , UNIrevista, ISSN:
2005, Ghislaine Dias da Costa Bastos , Rompendo o silêncio...por uma educação intercultural inclusiva, ISSN: 18094651
Publicação em Eventos (24)
2022, GHISLAINE DIAS DA COSTA, EDUCAÇÃO TRANSFORMA CAMETÁ: Inclusão, Equidade, Qualidade e Compromisso com a formação dos sujeitos da região do Baixo Tocantins, VIII Conferencia Municipal de Educação, Outros
2021, GHISLAINE DIAS DA COSTA
GLEICIANE CARDOSO FERREIRA
JACINIRA PINHEIRO DE BARROS
JHENIFER MACHADO DE SOUSA
LAYSE AMÉRICO SANTOS, Conhecer o cotidiano escolar pelo olhar do outro - vivência experiencia em tempos de pandemia, Seminário de Projetos Educacionais da UFPA - SEPEDUC 2021, Trabalho Completo
2019, Ghislaine Dias da Costa, Memória, saberes culturais e práticas inclusivas, VI Seminário Nacional do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura; VI Encontro de Educação e os Desafios da Contemporaneidade, Outros
2018, Ghislaine Dias da Costa Bastos, Tatiana Duarte de Souza, Das classes especiais às salas inclusivas: o currículo em questão, IV Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares/ IX Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo XIII Colóquio sobre Questões Curriculares, Resumo
2018, Ghislaine Dias da Costa Bastos, Mesa-redonda: ?Inclusão e Resistência: sujeitos, memória e práticas pedagógicas?, II ENCLET: Encontro de Letras do Campus de Cametá, Outros
2018, Ghislaine Dias da Costa Bastos, Tatiana Duarte de Souza, Das classes especiais às salas inclusivas: o currículo em questão, IV Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares/ IX Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo XIII Colóquio sobre Questões Curriculares, Resumo
2018, Ghislaine Dias da Costa Bastos, Simone Lima Ribeiro, Autismo e práticas de inclusão escolar: um olhar sobre as adaptações curriculares, IV Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares/ IX Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo XIII Colóquio sobre Questões Curriculares, Resumo
2018, Ghislaine Dias da Costa Bastos, Simone Lima Ribeiro, Autismo e práticas de inclusão escolar: um olhar sobre as adaptações curriculares, IV Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares/ IX Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo XIII Colóquio sobre Questões Curriculares, Resumo
2018, Ghislaine Dias da Costa Bastos, Edilena Maria Corrêa, Tatiana Duarte de Souza, ESCOLARIZAÇÃO E TRANSGRESSÃO: POSSIBILIDADES DE REINVENÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, XIX Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, Trabalho Completo
2018, GHISLAINE DIAS DA COSTA BASTOS, Edilena Maria Corrêa, Tatiana Duarte de Souza, Ghislaine Dias da Costa Bastos, Escolarização e transgressão: possibilidades de reinvenção das práticas pedagógicas, XIX Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, Trabalho Completo
2018, GHISLAINE DIAS DA COSTA BASTOS, Inclusão e Resistência: sujeitos, memória e práticas pedagógicas, II ENCLET: RESISTÊNCIA, MEMÓRIA E LINGUAGENS NA AMAZÔNIA, Outros
2018, GHISLAINE DIAS DA COSTA BASTOS, Planos Decenais, SNE e Educação e Diversidade: Democratização, Direitos Humanos, Justiça Social e Inclusão, VII Conferência Municipal de Educação de Cametá, Outros
2017, Ghislaine Dias da
Costa, 30 anos da Pedagogia: percursos, perspectivas e desafios da interiorização na UFPA, IV Encontro educação e os desafios da contemporaneidade:, Outros
2017, GHISLAINE DIAS DA COSTA BASTOS, PENSAR A EDUCAÇÃO: PERSPECTIVAS DA PESQUISA NA AMAZONIA, IV ENCONTRO DA EDUCAÇÃO : 30 anos da pedagogia: percursos, desafios e perspectiva da interiorização da UFPA, Outros
2015, Ghislaine Dias da Costa, Pensar a Educação, II encontro Educação e os desafios da contemporaneidade: política de formação e formação política em pedagogia, Outros
2014, Ghislaine Dias da Costa, Hermenêutica, alteridade e experiências formativas, I Encontro Educação e os desafios da contemporaneidade: Experiências e sentidos da formação docente na contemporaneidade, Outros
2014, Ghislaine Dias da Costa Bastos, DA POSSIBILIDADE DE PENSAR A ESCOLARIZAÇÃO COMO EXPERIÊNCIA TRANSGRESSORA, XXII Encontro de Pesquisa do Norte e Nordeste, Trabalho Completo
2014, Ghislaine Dias da Costa Bastos, Práticas Pedagógicas e produção de subjetividades no tempo/espaço da escolarização de hansenianos, Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino-ENDIPE, Trabalho Completo
2013, Ghislaine Dias da Costa Bastos, A Escolarização como política de controle de ex-hansenianos: uma escola-prisão?, V Simpósio Internacional em Educação e Filosofia poética e política do aprender- tempo, alteridade e linguagem, Trabalho Completo
2013, GHISLAINE DIAS DA COSTA BASTOS, A ESCOLARIZAÇÃO COMO POLÍTICA DE CONTROLE DE EX-HANSENIANOS EM UMA ESCOLA-PRISÃO, V SIMPÓSIO INTERNACIONAL EM EDUCAÇÃO E FILOSOFIA/ I SEMINÁRIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS SOBRE FILOSOFIA, POÉTICA E EDUCAÇÃO, Resumo
2013, Ghislaine Dias da Costa Bastos, Educação e Diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos, IV Conferência Municipal de Educação de Cametá-Pa, Outros
2013, Ghislaine Dias da Costa , Educação e Diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos, IV Conferência de Educação da Região Tocantina, Outros
2013, Ghislaine Dias da Costa, Os desafio de pensar o fazer e prática docentes em tempos de Educação Inclusiva, Encontro de Planejamento da Secretaria Municipal de Educação de Mocajuba-Pa, Outros
2013, Ghislaine Dias da Costa Bastos, Os desafio de pensar o fazer e prática docentes em tempos de Educação Inclusiva, Encontro de Planejamento da Secretaria Municipal de Educação de Mocajuba-Pa, Outros
Capítulos de Livros (6)
2021, Experiências inclusivas na escola do campo: narrativas autobiográficas de uma professora da classe multissérie, Reflexões críticas sobre a educação no Pará gestão e planejamento da educação e práticas pedagógicas da educação do campo em foco, Jaciele de Jesus Trindade, Ghislaine Dias da Costa
2021, A educação e escola indígena: trilhas de saberes e resistências das práticas docentes na comunidade juruna do Km 17/PA no contexto pós-Belo Monte, Reflexões críticas sobre a educação no Pará gestão e planejamento da educação e práticas pedagógicas da educação do campo em foco, Vanuzia Brito de Sousa, Ghislaine Dias da Costa
2021, As memórias do meu pé de açaí? ? singularidades e saberes locais na disciplina história em uma escola do campo, Reflexões críticas sobre a educação no Pará gestão e planejamento da educação e práticas pedagógicas da educação do campo em foco, Regiane Ferreira Gonçalves, Ghislaine Dias da Costa
2021, In/exclusão educacional das pessoas com deficiência: a experiência da gestão escolar na rede estadual de Tucuruí/PA, Reflexões críticas sobre a educação no Pará gestão e planejamento da educação e práticas pedagógicas da educação do campo em foco, Priscila Costa Prestes de Souza, Ghislaine Dias da Costa
2021, Inclusão uma experiência de reinvenção da coordenação pedagógica da escola estadual Oswaldina Muniz, Reflexões críticas sobre educação no Pará gestão e planejamento da educação e práticas pedagógicas da educação do campo em foco, Cleiciane Andrade Pantoja, Ghislaine Dias da Costa
2021, Equipe Gestora formação pedagógica e relações de sociabilidades no contexto escolar do ensino médio, Reflexões críticas sobre a educação no Pará gestão e planejamento da educação e práticas pedagógicas da educação do campo em foco, Naida Catarina alfaia Moreira, Ghislaine Dias da Costa
Participações em Bancas de Concursos (4)
2019, Avaliadora ad hoc dos trabalhos de iniciação científica, Ghislaine Dias da Costa
2018, IV ENCONTRO DA EDUCAÇÃO: 30 ANOS DA PEDAGOGIA PERCURSOS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA INTERIORIZAÇÃO DA UFPA, Ghislaine Dias da Costa Bastos
2018, V Encontro de Educação e os desafios da contemporaneidade, Ghislaine Dias da Costa Bastos
2018, XX III EPEPE ? Encontro Paraense dxs Estudantes de Pedagogia, Ghislaine Dias da Costa Bastos
Participações em Bancas de Cursos (33)
2022, Monografia de Graduação O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E SUA RELAÇÃO COM A FAMÍLIA - DESDOBRAMENTOS PARA A APREDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIENCIA NO CONTEXTO DA PANDEMIA, Patrik Pantoja de Paula
2022, Monografia de Graduação EDUCAÇÃO PARA O FEMINISMO?!? VOZES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO, Andreza Viana Souza
2021, Monografia de Graduação ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS DO AEE PARA ACOMPANHAMENTO DO ALUNO COM DEFICIENCIA NO CONTEXTO DA PANDEMIA, LESLY PACHECO FREITAS
2021, Monografia de Graduação RELATOS DE EXPERIÊNCIA DE UMA PROFESSORA DE MATEMÁTICA DA ESCOLA DO CAMPO, NO MUNICÍPIO DE OEIRAS DO PARÁ/PA, Nelma Duarte Pinheiro
2021, Monografia de Graduação VIVÊNCIAS E REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DO PSICOPEDAGOGO NO AMBIENTE ESCOLAR DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA EMEI DOM JOSÉ ELIAS CHAVE, Marinalva de Nazaré Wanzeler
2021, Monografia de Graduação EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: OS DESAFIOS DAS MULHERES NA EJA EM BUSCA DA FORMAÇÃO ESCOLAR, Suzilene Ribeiro
2021, Monografia de Graduação GENÊRO E SEXUALIDADE: NARRATIVAS DAS DIFERENÇAS NO CONTEXTO ESCOLAR, Mayara Andrade Balieiro
2021, Monografia de Graduação O IMPACTO DA PANDEMIA NO ACESSO AO ENSINO: UM ESTUDO DA EVASÃO ESCOLAR NO QUINTO ANO DA ESCOLA RIBEIRINHA ?VILA DO CARMO, José Alex Barreiros da Costa
2021, Monografia de Graduação Formação docente e o programa Residência Pedagógica: uma perspectiva praxiológica, Ana Cláudia Miranda Sarges
2021, Monografia de Graduação Dança como estratégia de inclusão: uma experiência pedagógica com alunos com síndrome de down na EMEF professor Raimundo da Costa Caldas na vila de Areião, Tássio Willian Tavares Ribeiro
2020, Monografia de Graduação Educação e cultura: uma análise da cantiga de roda como recurso didático no desenvolvimento infantil, na escola Américo Brasil no município de Oeiras do Pará, Jussele Miranda Cambraia
2020, Monografia de Graduação ORALIDADE E PRATICA PEDAGOGICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM COM PROFESSORES DO 5º ANO DA ESCOLA RUI FILHO NO MUNICIPIO DE BAGRE/PA., LUCILENE DE SOUZA SILVA
2020, Monografia de Graduação EXPERIENCIA DA DOCENCIA NA MULTISSERIE: UMA HISTORIA DE ALEGRIAS, DESAFIOS E CONQUISTAS, ARMANDO MACHADO DE MORAES FILHO
2020, Monografia de Graduação O LUDICO NA PRATICA DOCENTE EM CLASSE MULTISSERIADA NA ESCOLA SANTA CRUZ, NO MUNICIPIO DE BAGRE-PA, ODILENE FREITAS DE OLIVEIRA
2018, Monografia de Graduação PRÁTICAS INCLUSIVAS PARA ALUNOS COM DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR DE MOCAJUBA/PA, Odete da Cruz Mendes, João Batista do Carmo Silva, Ghislaine Dias da Costa Bastos
2018, Monografia de Graduação ALÉM DA INCOMPREENSÃO: ABORDAGEM PEDAGÓGICA DE ALUNOS COM DISTÚRBIO NO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL ? DPAC, Clea Maria de Sousa Lima, Ghislaine Dias da Costa Bastos
2018, Monografia de Graduação ENTRE O DIZER E O FAZER: A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO COTIDIANO ESCOLAR, Odete da Cruz Mendes, Geanice Raimunda Baia Cruz, Ghislaine Dias da Costa Bastos
2018, Monografia de Graduação EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM OEIRAS DO PARÁ: ENTRE MEMÓRIAS DA HISTÓRIA E INICIATIVAS OFICIAIS, Geanice Raimunda Baia Cruz, Ghislaine Dias da Costa Bastos
2017, Monografia de Graduação A IMPORTANCIA DA LUDICIDADE NO PROCESSO DE INCLUSÃO NA EMEF MARIA VALDA VALENTE:UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VOLTADAS PARA OS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUA NA SALA REGULAR, SAMIRA VULCÃO MENDES
2017, Monografia de Graduação MULHERES, SABERES E PODERES: HISTÓRIAS DE VIDA NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ-PA, NILTON CARVALHO DO ESPÍRITO SANTO
2017, Monografia de Graduação Mulheres saberes e poderes: histórias de vida no município de Cametá, Benedita Celeste de Moares Pinto, Maria Gorete Cruz Procópio, Ghislaine Dias da Costa Bastos
2017, Monografia de Graduação EDUCAÇÃO E INCLUSÃO: CONCEPÇÃO TEÓRICO METODOLÓGICO DO ATENDIMENTO ESPECIALIZADO AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL DO NAPNE-IFPA/TUCURUÍ/PA, PRISCILA COSTA PRESTES DE SOUSA
2017, Monografia de Graduação A POLITICA DE FORMACAO E DE VALORIZACAO DOCENTE DA REDE DE ENSINO MUNICIPAL DE TUCURUI/PA: Da LDB nº 9.394/96 ao PSPN, Lei nº 11.738/2008, JESSICA RIBEIRO DE OLIVEIRA
2017, Monografia de Graduação A política de formação e de valorização docente na rede municipal de ensino de Tucuruí/Pa: da lei 9.394/96 ao PSPNlei nº 11.738/2008, Odete da Cruz Mendes, Ghislaine Dias da Costa Bastos
2017, Monografia de Graduação Educação e Inclusão: concepção teórico metodológico do Atendimento Especializado as pessoas com deficiência visual no NAPNE/IFPA Tucuruí/Pa, Joatan Soares de Sousa, Ghislaine Dias da Costa Bastos
2017, Monografia de Graduação Educação do Campo e formação continuada de professores: análise da implementação do Plano Municipal de Educação (PME) de Cametá/Pa (lei nº 274, de junho de 2015), Hellen do socorro de Araújo Silva, José Domingos Fernandes Barra, Ghislaine Dias da Costa Bastos
2017, Monografia de Graduação A importância da ludicidade no processo de inclusão na EMEF Maria Valda Braga Valente: uma análise das práticas pedagógicas voltadas para alunos com deficiência intelectual na sala regular, Geanice Raimunda Baia Cruz, Maria Isabel Batista Rodrigues, Ghislaine Dias da Costa Bastos
2017, Monografia de Especialização PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA RIBEIRINHA, Odete da Cruz Mendes, Edir Augusto Dias Pereira, Ghislaine Dias da Costa Bastos
2015, Monografia de Graduação GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO SOB QUE PRINCÍPIOS E AÇÕES NA ESCOLA MUNICIPAL DE DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR BENEDITO FURTADO, CAMETÁ-PA, ADRIANA ALMEIDA SERRÃO
2015, Monografia de Graduação GESTÃO ESCOLAR: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS NA EXPERIÊNCIANA EMEF SÃO JOÃO BATISTANO MUNICÍPIO DE CAMETÁ,PA, DANIELLY PORTILHO SERRÃO
2015, Monografia de Graduação INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DE SOFTWARES EDUCATIVOS EM UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR, DILVAN CASTRO COSTA
2014, Monografia de Graduação O lúdico no ensino-aprendizagem de língua inglesa na educação infantil, GILCILENE DIAS DA COSTA, Ghislaine Dias da Costa Bastos
2013, Monografia de Graduação Dificuldades Metodológicas encontradas na prática docente dos professores de ciências naturais da EMEF Divino Espírito Santo em Cametá-Pa, ADALBERTO PORTILHO COSTA, Ghislaine Dias da Costa Bastos
Prêmios Recebidos (4)
2018, Professor Homenageado da turm pedagogia 2014 Cametá Extensivo, Local
2018, Professor Homenageado turma pedagogia 2013 Cametá Extensivo, Local
2016, Professor Homenageado pedagogia 2012, Local
2015, Professor Homenageado da turm pedagogia 2011 Cametá Extensivo, Local
Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de
Períodicos (7)
2018,Membro da Comissões Organizadora, Sede do clube Comercial, Local, planejamento
2017,Membro da Comissões Organizadora, Auditório Alberto Mocbel/CUNTINS, Local, organização, científica,
2015,Membro da Comissões Organizadora, Cametá, Local, Comissão
2014,Conferencista Convidado, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO TOCANTINS, Local, EVENTO
2014,Membro da Comissões Organizadora, Cametá, Local, Comissão
2014,Membro da Comissões Organizadora, Cametá, Local, Comissão
2013,Membro da Comissões Organizadora, Cametá, Local, Comissão
Trabalho de Fim de Curso(93)
O APAGAMENTO DA CULTURA LÚDICA NO ESPAÇO/TEMPO DA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA, ELEN BRUNA NABICA DE MORAES ,
09/2014
O APAGAMENTO DA CULTURA LÚDICA NO ESPAÇO/TEMPO DA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA, CARLA DE OLIVEIRA MARQUES ,
09/2014
EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO NA MATRIZ CURRICULAR DOS CURSOS DE LICENCIATURA DO CUNTINS/CAMETÁ-UFPA, RENATA XAVIER SA ,
09/2014
VIGIAR, PUNIR OU EDUCAR? A VIOLÊNCIA NA ESCOLA: UM ESTUDO A PARTIR DA PERSPECTIVA DE ALUNOS, ALCIANE GARCIA PANTOJA ,
08/2014
VIGIAR, PUNIR OU EDUCAR? A VIOLÊNCIA NA ESCOLA: UM ESTUDO A PARTIR DA PERSPECTIVA DE ALUNOS, JAQUELINE RODRIGUES LOBATO ,
08/2014
PROFESSORES ESPECIAIS: EXPERIÊNCIA, CONSTITUIÇÃO E FORMAÇÃO NAS TRAMAS DA MEMÓRIA DE PROFESSORAS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL, RAQUEL CRUZ DA COSTA ,
08/2014
FORMAÇÃO DOCENTE EM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL/INCLUSIVA: Desafios da rede municipal de Limoeiro do Ajuru-Pa, SANDRO GIOVANI RODRIGUES SANTOS ,
09/2014
Do ver-se e narrar-se: cenas da escolarização de uma jovem surda, ELZILENE VALENTE CAVALCANTE ,
11/2013
Nas Tramas da Narrativa... O ensino da língua portuguesa na Educação de Jovens e Adultos, RELIANY SUZY MOIA DE MELO ,
03/2015
A EDUCAÇÃO INCLUSIVA N AS TRAMAS DO PROGRAMA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA-PNAIC/MEC, CELIA XAVIER DE FARIAS ,
08/2015
LEITURA E ESCRITA NO 3º ANO DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSORA HAYDEÊ FERNANDES GOMES DA SILVA., LINDOMAR DA CRUZ GARCIA ,
09/2015
EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ: DESAFIOS E POSSIBILIDADES., LISSANDRA DE SOUZA FILGUEIRA ,
08/2015
CONCEPÇÃO DE ALFABETIZAÇÃO NAS SÉRIES INICIAIS: UMA ANÁLISE A PARTIR DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA., MARCIA PORTILHO SOUZA ,
08/2015
O TRABALHO COM AS DIFERENÇAS NAS TURMAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR SOBRE A REALIDADE DA E.M.E.F FRANCELINO DE FREITAS NA LOCALIDADE DE COCOAL/CAMETÁ-PA, MARIA DAS GRACAS VELOSO GONCALVES ,
08/2015
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O SILÊNCIO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, EDELSON NUNES LEAO ,
03/2015
ESPAÇOS/TEMPOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA REDE REGULAR DE ENSINO DE LIMOEIRO DO AJURÚ: ENTRE O DIZER E O FAZER, FREDISON LEAO DE FARIAS ,
03/2015
rompendo o silêncio: a inclusão na rede regular a partir do ex-aluno surdo., JORGE LUIZ DA CRUZ ALMEIDA ,
03/2015
PRATICAS DE ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: ENTRE O IDEAL E O REAL, LAERCIO GONCALVES MARQUES ,
03/2015
ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO ESCOLAR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL EM MOCAJUBA, MARIA DOMINGAS GOMES ,
03/2015
TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA DO COTIDIANO ESCOLAR, SUELEN PATRICIA LOUZADA COUTINHO ,
07/2015
INCLUSÃO NAS TRAMAS DA BIOPOLÍTICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO COTIDIANO ESCOLAR, MARIA RAIMUNDA PEREIRA LOPES ,
07/2015
NAS TRAMAS DA MEMÓRIA E DA NARRATIVA: A EXPERIÊNCIA DA ESCOLARIZAÇÃO DE UM ALUNO CEGO QUE SE CONSTITUIU PROFESSOR, RISONETE CORREA RAMOS ,
07/2015
INCLUSÃO ESCOLAR: UMA ANÁLISE DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE IGARAPÉ-MIRI., MARLENE FONSECA FERREIRA ,
09/2015
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONCEPÇÕES, POLÍTICAS E PRÁTICAS., MONIQUE FERREIRA DA SILVA ,
09/2015
MÍDIA E EDUCAÇÃO: O USO DE TECNOLOGIAS COMO ESTRATÉGIA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ALUNOS SURDOS DA CLASSE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL., DIANILCE ALVES FURTADO ,
02/2014
As especificidades pedagógicas do ensino de ciências no contexto da EMEF Coronel Raimundo Leão -Cametá-Pa: entre ditos e escritos, RUTH KELLY ASSUNCAO RODRIGUES ,
05/2013
Saberes e Práticas no ensino de Ciências no município de Cametá-Pa: desafios para uma prática docente culturalmente orientada, MICHELLY CONCEICAO RIBEIRO DUARTE ,
05/2013
O BRINCAR NA INFÂNCIA: PROBLEMATIZANDO AS PRÁTICAS LÚDICAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, IVETE RODRIGUES DA CRUZ ,
10/2017
MEMÓRIAS E ESCRITA DE SI - UMA VIAGEM FORMATIVA PELO CURSO DE PEDAGOGIA, TATIANA DUARTE DE SOUZA ,
10/2017
EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM OEIRAS DO PARÁ: ENTRE MEMÓRIAS DA HISTÓRIA E INICIATIVAS OFICIAIS, CRISTINA MARQUES BARBOSA ,
07/2018
Gestão Pedagógica na Escola Estadual de Ensino Médio Profa. Osvaldina Muniz: análise da construção do Projeto Político Pedagógico, MARIA OSINEIDE PEREIRA BORGES ,
03/2017
FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTE NA CONTEMPORANEIDADE: OS DESAFIOS DA ESCOLA DE FORMAÇÃO D. ROMUALDO DE SEIXAS, GILVANDRO FREITAS DE MEDEIROS ,
08/2016
UM DIÁLOGO POSSÍVEL DE CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA QUALIDADE DO ENSINO, JHEMISON SANTOS SOUZA ,
07/2016
Gestão da Escola Pública: uma análise do projeto político pedagógico como mecanismo de gestão democrática na EMEF. Noêmia Martins., SOLANGE CARDOSO MARQUES ,
08/2016
PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA RIBEIRINHA, FABIANY MARCELA SOUSA DOS SANTOS ,
01/2017
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS SURDOS NA EMEF PROFESSORA DALILA LEÃO., GRACILA BASTOS DIAS ,
04/2017
A INCLUSÃO DOS SURDOS NO ENSINO REGULAR NA ESCOLA NOEMIA MARTINS NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ-PA., SUZELY PATRICIA GUEDES ,
04/2017
A TECNOLOGIA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA DA E.M.E.F. ABELARDO LEÃO, LIMOEIRO DO AJURÚ-PA., VERA LUCIA PANTOJA MACHADO ,
04/2017
A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA ATUAR JUNTO À ALUNO COM DEFICIÊNCIA., RUTIANE GOMES PANTOJA ,
04/2017
FAMÍLIA E ESCOLA: DISTANCIAMENTOS E APROXIMAÇÕES, LEILA CAVALCANTE GOMES ,
12/2017
"ERA SÓ BRINCADEIRA"!? BULLYING, A VIOLÊNCIA NA ESCOLA., DAVID BENEDITO GONCALVES DIAS ,
12/2017
A INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NO ENSINO REGULAR: UMA ANALÍTICA A PARTIR DA RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO, JANNINE DA CUNHA GOMES ,
06/2017
SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS E INCLUSÃO ESCOLAR: PRÁTICAS COM ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, LOYSLENE SILVA DE MEDEIROS ,
06/2017
PARA ALÉM DA CLÍNICA: PRÁTICAS INCLUSIVAS PARA ALUNOS COM DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR DE MOCAJUBA/PA, GLAUCILENE BORGES MARTINS ,
10/2018
VIVER AS DIFERENÇAS: A SÍNDROME DE DOWN NA ESCOLA INCLUSIVA. , STELIA DE JESUS POMPEU DE MENEZES ,
06/2017
AUTISMO E EDUCAÇÃO INFANTIL: DIÁLOGOS ENTRE A LITERATURA ESPECIALIZADA E EXPERIÊNCIA VIVIDA., CLENILCE RIBEIRO DE OLIVEIRA ,
08/2015
DA AÇÃO SUPERVISORA À COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: (DES) CAMINHOS DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO CONTEXTO EDUCACIONAL, MARCIELY OLIVEIRA VALENTE ,
08/2015
DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM ÀS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: A PRODUÇÃO ESCOLAR DO NÃO APRENDER., AUDILENE MORAES BORGES ,
07/2015
ENTRE O DIZER E O FAZER: A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO COTIDIANO ESCOLAR, ELIANI DE SOUZA CORREA ,
08/2018
ALÉM DA INCOMPREENSÃO: ABORDAGEM PEDAGÓGICA DE ALUNOS COM DISTÚRBIO NO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL DPAC, NAARA FERNANDES FRANCO ,
08/2018
AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA À INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO COM TDAH, NATASHA MACHADO SOUSA ,
10/2018
INCLUSÃO E MUNDO DO TRABALHO: NARRATIVAS E EXPERIÊNCIAS DE UM SUJEITO SURDO, ALICE MARQUES ASSUNCAO ,
10/2022
A LÍNGUA AUSENTE-LIBRAS NA PROPOSTA EDUCACIONAL DA SEMED EM BAIÃO/PA, ALINE SILVA BRAGA ,
09/2019
REDES DE SOCIABILIDADES E PERTENCIMENTO: A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR E DA SALA DE AULA DA EDUCAÇÃO INFANTIL, GILCIVANIS FERREIRA POMPEU ,
09/2019
SEXUALIDADE E O CONTEXTO ESCOLAR: UM OLHAR SOBRE A TEMÁTICA NA ESCOLA DO CAMPO MAXIMIANO ANTONIO RODRIGUES, ABAETETUBA-PA, MARIA NUNES PEREIRA ,
09/2019
AS MEMÓRIAS DO MEU PÉ DE AÇAÍ - SINGULARIDADES E SABERES LOCAIS NA DISCIPLINA HISTÓRIA EM UMA ESCOLA DO CAMPO, REGIANE FERREIRA GONCALVES ,
08/2019
EXPERIMENTAÇÕES INCLUSIVAS NA ESCOLA DO CAMPO: NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS DE UMA PROFESSORA DA CLASSE MULTISSÉRIE, JACIELE DE JESUS TRINDADE ,
08/2019
A EDUCAÇÃO E ESCOLA INDÍGENA: TRILHAS DE SABERES E RESISTÊNCIAS DAS PRÁTICAS DOCENTES NA COMUNIDADE JURUNA DO KM 17/PA NO CONTEXTO PÓS BELO MONTE, VANUZIA BRITO DE SOUSA ,
08/2019
ARTES DE FAZER A INCLUSÃO: A EXPERIÊNCIA DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO, CLEICIANE DE ANDRADE PANTOJA ,
09/2019
EQUIPE GESTORA: FORMAÇÃO PEDAGÓGICA E RELAÇÕES DE SOCIABILIDADES NO CONTEXTO ESCOLAR DO ENSINO MÉDIO, NAIDA CATARINA ALFAIA MOREIRA ,
09/2019
IN/EXCLUSÃO EDUCACIONAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: A EXPERIÊNCIA DA GESTÃO ESCOLAR NA REDE ESTADUAL DE TUCURUÍ/PA, PRISCILA COSTA PRESTES DE SOUSA ,
09/2019
EDUCAÇÃO E VIOLÊNCIA: UM ESTUDO ACERCA DAS MANIFESTAÇÕES DO BULLYING NA ESCOLA JULIÃO BERTOLDO DE CASTRO, BAGRE-PARÁ, ALCIONE TEIXEIRA COELHO ,
07/2020
DESAFIOS PARA A ESCOLARIZAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA FÍSICA: MEMÓRIAS DE UMA PROFESSORA EM (TRANS) FORMAÇÃO, VALNETE PAIVA DE SOUZA ,
08/2020
CARLOTA NA ESCOLA - NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS SOBRE SEXUALIDADE E LGBTQIFOBIA NO CONTEXTO ESCOLAR, GILFRAN NASCIMENTO DE MENDONCA ,
08/2020
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: PERSPECTIVAS PARA PENSAR A EDUCAÇÃO DE SURDOS, BRENDA MARIA DOS SANTOS COSTA ,
08/2020
A INCLUSAO DE PESSOAS COM DEFICIENCIA VISUAL NAS ESCOLAS URBANAS DO MUNICIPIO DE BAGRE/PA: ENTRE O DIZER E O FAZER, ROSILENE MONTEIRO DE MORAES ,
10/2020
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS: A ANALÍTICA DE UMA EXPERIÊNCIA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BAGRE/PA, MICHELLE DOS REIS MAGNO ,
10/2020
Tecnologias Assisitivas no Atendimento Educacional Especializado - Estratégias Pedagógicas para Inclusão Escolar do Aluno Surdo, MARTA MOIA PANTOJA ,
10/2020
ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS DO AEE PARA ACOMPANHAMENTO DO ALUNO COM DEFICIENCIA NO CONTEXTO DA PANDEMIA, LESLY PACHECO FREITAS ,
09/2021
EDUCAÇÃO DE SURDOS: UM ESTUDO DE EXPERIÊNCIAS DA PRÁTICA DE PROFESSORES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ALUNOS SURDOS, JOSY ELAYNE COSTA SANTOS ,
01/2021
OLHAR DE MÃE: OS DESAFIOS DA ESCOLARIZAÇÃO DE UMA CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL NAS TESSITURAS DAS HISTÓRIAS DE VIDA, MILLAN KAROLLINE MIRANDA DE SOUSA ,
02/2021
QUANDO AS LETRAS DANÇAM O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DA CRIANÇA DISLEXA, EDUARDA MENDES COSTA ,
02/2021
INCLUSÃO ESCOLAR E SURDEZ: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS PARA ALUNOS E PROFESSORES, ANGELA MARIA SOARES DE CARVALHO ,
06/2021
EDUCAÇÃO PARA O FEMINISMO E SUA (IN) VISIBILIDADE NA ESCOLA - VOZES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO, ANDREZA VIANA SOUZA ,
02/2022
TORNAR-SE MÃE E PAI DE CRIANÇA AUTISTA: HISTÓRIAS DE VIDA E (AUTO) FORMAÇÃO, MARIA SALES SOARES ,
02/2021
A BANALIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA: UMA ANALÍTICA SOBRE BULLYING E RACISMO NA ESCOLA, ROBSON RODRIGUES WANZELER ,
09/2019
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: SABERES E EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS EM UMA ESCOLA DO CAMPO, SILEM BORCEM SARGEM GONCALVES ,
06/2021
PROFESSOR(A) DA EDUCAÇÃO INFANTIL: FORMAÇÃO, PRÁTICA PEDAGÓGICA E SEUS DESDOBRAMENTOS NA FORMAÇÃO DA CRIANÇA, ANA PAULA ABREU NOVAES ,
07/2019
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) E O USO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS - PERSPECTIVAS PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA, ELDIENI MARTINS MONTEIRO MENDES ,
06/2021
O MEDIADOR PEDAGÓGICO E A ESCOLA INCLUSIVA: Perfil e atuação a partir dos planos Municipais de Educação de Cametá e Tucuruí no Pará., GABRIELA DOS SANTOS GONCALVES ,
06/2022
ESPAÇOS E TEMPOS PARA O BRINCAR - A LUDICIDADE NA ATUAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR, LUDECILDA DE NAZARE DO CARMO RODRIGUES ,
07/2022
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL - AS PERSPECTIVAS DOS PROFESSORES, NAIANE ROCHA FERNANDO ,
07/2022
Mestre Cecílio, vida-arte e saberes - uma interseção com a Pedagogia Artesã, RAIMUNDO PAULO DA SILVA SANTOS JUNIOR ,
11/2022
MULHER-MÃE-UNIVERSITÁRIA - NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS DE UMA JORNADA FORMATIVA, ELEM QUEZIA MACIEL MARTINS ,
12/2022
ESCOLA E FAMÍLIA CONCEPÇÕES SOBRE PARTICIPAÇÃO E REDES DE COLABORAÇÃO - desdobramentos no processo de ensino-aprendizagem de alunos do quarto e quinto anos do Ensino Fundamental, KESY DOS SANTOS CANTAO ,
12/2022
APAE EDUCADORA - contribuições para a inclusão da pessoa com deficiência no município de Abaetetuba-PA, RAISSE COSTA DA COSTA ,
02/2023
Brincadeiras tradicionais - vivências da vida e da E.M.E.I.F. na comunidade de Porto Alegre - Cametá-PA, LAEL SOARES SALES ,
02/2023
AUTISMO E INCLUSÃO ESCOLAR - prática pedagógica na Educação Infantil da EMEIF Santa Santos Cametá-PA, LETICIA BAIA BOTELHO ,
02/2023
ESCOLARIZAÇÃO DE MULHERES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - MEMÓRIAS, DESAFIOS E SENTIDOS, RUTINEIA BALIEIRO MONTEIRO ,
08/2023
O PROCESSO DE ALFALETRAR CRIANÇAS E A RECOMPOSIÇÃO DAS APRENDIZAGENS - UM ESTUDO DE CASO NO PERÍODO PÓS-PANDEMIA EM CAMETÁ-PA, ERIKA CRISTINA FAIAL SILVA ,
08/2023
O rosto-gay na escola - narrativas de si, heteronormatividade e (contra) condutas no cotidiano escolar., RODRIGO BORGES MIRANDA ,
09/2023
Autismo e inclusão escolar - uma analítica sobre a prática pedagógica de professoras na Educação Infantil na vila de Carapajó-Cametá-PA, MAISA DO SOCORRO SANTOS ALVES ,
09/2023
Escola e família na inclusão do aluno autista, ANA PAULA DE SOUSA SERRAO ,
09/2023
Orientações de Pós-Graduação (3)
Especialização, FABIANY MARCELA SOUSA DOS SANTOS, 07/2016
- 12/2016
,
Finalizada em 12/2016
Especialização, LUDECILDA DE NAZARE DO CARMO RODRIGUES, 03/2022
- ,
Orientação em Andamento
Especialização, NAIANE ROCHA FERNANDO, 03/2022
- ,
Orientação em Andamento