myriam crestian chaves da cunha

- PRO-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO E GESTAO DE PESSOAL

Produção Intelectual

Artigos (10)

  • 2018, SILVA, Fernanda Souza e; CUNHA, Myriam Crestian Chaves da. , Avaliação formativa na produção oral: análise de uma experiência em um curso de Português Língua Estrangeira, ISSN: 2316-3690 Download do arquivo
  • 2018, CUNHA, Myriam Crestian; MIRANDA, Karen de Oliveira. , Autorregulação na aprendizagem de uma língua estrangeira: estudos bem-sucedidos na licenciatura em Letras/Francês, ISSN: 2237-0900
  • 2017, SILVA, Talita Barroso; CUNHA, Myriam Crestian, , As competências nas redações do Enem: ensino e avaliação em turmas do 3º ano do ensino médio na perspectiva da avaliação formativa, ISSN: 2525-5940 Download do arquivo
  • 2017, LÍVIA CRISTINA VIRGOLINO DA SILVA; MYRIAM CRESTIAN CUNHA , Produções textuais e avaliação formativa na preparação ao exame Celpe-Bras, ISSN: 9788567747095
  • 2017, ALVES, Luciana de Oliveira; CUNHA, Myriam Crestian. , Avaliação formativa e ensino-aprendizagem da escrita em francês como língua estrangeira no ensino básico., ISSN: 2176-4794 Download do arquivo
  • 2017, VIRGOLINO DA SILVA, Lívia Cristina; CUNHA, Myriam Crestian. , Análise das produções textuais no exame CELPE-BRAS: subsídios para uma avaliação formativa da escrita, ISSN: 1517-7874 Download do arquivo
  • 2017, ARAUJO, Shirlei Pontes; CUNHA, Myriam Crestian. , Avaliação em larga escala, formação de professores e letramento: entre concepções e práticas no ensino fundamental, ISSN: 1980-5799 Download do arquivo
  • 2014, CUNHA, Myriam Crestian; MAGNO E SILVA, Walkyria. , O desafio de aprender a aprender na formação de professores de línguas estrangeiras, ISSN: 2237-4846 Download do arquivo
  • 2014, CUNHA, Myriam Crestian. , Quando a autorregulação não ocorre na aprendizagem da língua estrangeira, ISSN: 2237-759X Download do arquivo
  • 2014, BARBOSA, Emília Gomes; CUNHA, Myriam Crestian. , A avaliação de alunos no primeiro ano do ensino fundamental em língua inglesa: questões preliminares, ISSN: 1980-5799 Download do arquivo

Publicação em Eventos (36)

  • 2018, CUNHA, Myriam Crestian; SILVA, Fernanda Souza; MACHADO, Fabiana Farias; DIAS, Alyne Ferreira; OLIVEIRA, Luís Henrique; MONTEIRO, Jeová-Nisse Ramos; COSTA, Maríllia Dias. , Português para o Programa Estudantes Convênio-Graduação (PEC-G), I Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão de, Trabalho Completo Download do arquivo
  • 2018, CUNHA, Myriam Crestian. , Apprendre à Apprendre le FLE pour réfléchir sur la langue et sur son apprentissage, XVIIe Journée de Formation FLE, Outros Download do arquivo
  • 2018, ALVES, Luciana de Oliveira; CUNHA, Myriam Crestian. , Avaliação formativa no ensino médio: pesquisa-ação e regulação na produção escrita em francês, VI Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia, Outros Download do arquivo
  • 2018, CUNHA, Myriam Crestian e demais coordenadores IsF-PLE., Participação como Coordenadora Pedagógica IsF-Português, III Encontro Nacional de Coordenadores IsF-Português, Outros Download do arquivo
  • 2018, SILVA, Fernanda Souza e; CUNHA, Myriam Crestian., Quando praticar avaliação formativa se torna formador: uma experiência com professores-estagiários em turmas de Português Língua Estrangeira, VII CLAFPL Congresso Latino-americano de Formação de Professores de Línguas de, Outros Download do arquivo
  • 2018, CUNHA, Myriam Crestian., Práticas de avaliação formativa na preparação ao exame Celpe-Bras, Encontro Nacional dos Coordenadores dos Cursos de Formação do PEC-G, Outros Download do arquivo
  • 2018, CUNHA, Myriam Crestian., A situação do Curso de Português do PEC-G na UFPA, Encontro Nacional dos Coordenadores dos Cursos de Formação do PEC-G, Outros Download do arquivo
  • 2017, Myriam Crestian Chaves da Cunha, Orientadora de uma bolsista PIBIC e de uma bolsista PIVIC, XXVIII Seminário de Iniciação Científica da UFPA, Outros Download do arquivo
  • 2017, Myriam Crestian Chaves da Cunha, O Português como Língua Estrangeira na UFPA em tempos de internacionalização, VII SERGEL, Outros Download do arquivo
  • 2017, Myriam Crestian Cunha, Participação como Coordenadora Pedagógica IsF-Português, II Encontro Nacional de Coordenadores IsF-Português, Outros Download do arquivo
  • 2017, Myriam Crestian Cunha; Clecio Bunzen., Sistematização e ensino da língua materna: conceituações e análises da prática docente, V Encuentro Internacional del Interacionismo Sociodiscursivo, Outros Download do arquivo
  • 2017, Myriam Crestian Cunha, Évaluation formative: un dispositif pour apprendre à apprendre le français, XIVe Journée de Formation FLE, Outros Download do arquivo
  • 2017, Myriam Crestian Chaves da Cunha; Hellen Margareth Pompeu de Salles; Fernanda Souza e Silva. , Ensino de Português como Língua Estrangeira, XXII Semana Acadêmica de Letras, Outros Download do arquivo
  • 2016, Myriam Crestian Chaves da Cunha, Português para Falantes de Outras Línguas (PFOL): área estratégica para a UFPA, V Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia, Outros Download do arquivo
  • 2016, CUNHA, Myriam Crestian, Coordenação da Sessão de comunicações, V Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia, Outros Download do arquivo
  • 2016, Myriam Crestian Chaves da Cunha - Márcia Andréa de Oliveira Almeida, Didatização de gêneros textuais: a apropriação do procedimento sequência didática por professores de português em formação inicial, V Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia, Outros Download do arquivo
  • 2016, CUNHA, Myriam Crestian., Participação como Coordenadora Pedagógica IsF-Português, I Encontro Nacional de Representantes IsF-Português, Outros Download do arquivo
  • 2016, CUNHA, Myriam Crestian, Ouvinte., I Simpósio Internacional sobre Avaliação para as aprendizagens na Educação Básica, Outros Download do arquivo
  • 2016, Tiago Sousa Santos; Myriam Crestian Chaves da Cunha, Remodelando sequências didáticas para o ensino online, XIII Encontro Virtual de Documentação em Software Livre (EVIDOSOL) e X Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online (CILTEC-online), Outros Download do arquivo
  • 2016, Myriam Crestian Chaves da Cunha, Autorregulação nos processos do 'aprender' e do 'comunicar': a dupla perspectiva da avaliação formativa em língua estrangeira, V Simpósio artístico-literário de Castanhal (SALIC) / III Colóquio de Linguística de Castanhal (COLIC), Outros Download do arquivo
  • 2016, Myriam Crestian Chaves da Cunha, Avaliação no ensino por competências, Estágio de Atualização Pedagógica Nível II, Outros Download do arquivo
  • 2015, CUNHA, Myriam Crestian. , Debatedora na análise dos dados produzidos pelas equipes, II Encontro do Grupo de Pesquisa "Processos Discursivos de sistematização de conhecimentos sobre a linguagem escrita...", Outros Download do arquivo
  • 2015, CUNHA, Myriam Crestian., Participação como Coordenadora Pedagógica IsF, I Encontro Internacional do Programa Idiomas sem Fronteiras: internacionalização e multilinguismo, Outros Download do arquivo
  • 2015, CUNHA, Myriam Crestian., L'autoévaluation dans l'apprentissage du Français Langue Etrangère, XX Congrès Brésilien des Professeurs de Français, Outros
  • 2015, CUNHA, Myriam Crestian., Coordenação da sessão "Ensino/aprendizagem de Línguas e Culturas? modelos e ações, XII Seminário de Pesquisas em Andamento - UFPA, Outros
  • 2015, BUNZEN, Clecio; CUNHA, Myriam Crestian., Atividades didáticas e processos discursivos de sistematização na aprendizagem da linguagem escrita, III Congresso Internacional Linguagem e Interação (III CLI), Outros Download do arquivo
  • 2015, CUNHA, Myriam Crestian; SILVA, Fernanda Souza e., Processos formativos na preparação para o Celpe-Bras: o efeito dos critérios de avaliação em uma turma de iniciantes, III Seminário de Avaliação da Proficiência em Língua Estrangeira (III SEMAPLE), Outros Download do arquivo
  • 2014, CUNHA, Myriam Crestian., Atividades didáticas, objetos de aprendizagem e sistematização: relações por ser construídas, I Encontro do Grupo de Pesquisa "Processos Discursivos de sistematização de conhecimentos sobre a linguagem escrita...", Outros Download do arquivo
  • 2014, CUNHA, Myriam Crestian. , Os desafios da reflexividade na formação dos professores de língua estrangeira, I Simpósio de Línguas da UEAP, Outros Download do arquivo
  • 2014, CUNHA, Myriam Crestian, Desafios e potencialidades da avaliação formativa no ensino/aprendizagem do Português para Falantes de Outras Línguas, Simpósio SIPLE 2014, Outros Download do arquivo
  • 2014, CUNHA, Myriam Crestian, A avaliação formativa em documentos do Ministério da Educação: que propostas para a produção/avaliação de textos?, II Colóquio Nacional: Diálogos entre Linguagem e Educação - IX Encontro do NEL, Outros Download do arquivo
  • 2014, CUNHA, Myriam Crestian, Autorregulação na apropriação de gêneros textuais em Português Língua Estrangeira: a sequência didática como proposta de intervenção, III Encontro Mundial sobre o Ensino de Português, Outros Download do arquivo
  • 2014, CUNHA, Myriam Crestian., Análise linguística e avaliação na sequência didática, VI Seminário de Estudos em Educação e Linguagem, Outros Download do arquivo
  • 2013, Myriam Crestian Cunha, Processos formativos em sequências didáticas de produção textual: quando a autoria docente favorece a autoria discente, III Seminário: Interação e Subjetividade no Ensino de Línguas, Outros
  • 2013, CUNHA, Myriam Crestian, Produção de textos e avaliação formativa: a proposta da sequência didática em análise, IV Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários da Amazônia, Outros
  • 2013, CUNHA, Myriam Crestian; MAGNO E SILVA, Walkyria. , O impacto da disciplina “Aprender a Aprender Línguas Estrangeiras” na formação do professor: as estratégias metacognitivas em análise, IV Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas, Outros

Capítulos de Livros (3)

  • 2018, O impacto da disciplina “Aprender a Aprender Línguas Estrangeiras” na formação d, Língua portuguesa, linguagem e linguística, CUNHA, Myriam Crestian; MAGNO e SILVA, Walkyria . Download do arquivo
  • 2017, O processo de didatização de gêneros textuais: a construção dos objetos de ensino por alunos estagiários, Letramentos, Objetos e Instrumentos de ensino: Gêneros textuais, Sequências e Gestos didáticos, Márcia Andréa Almeida de Oliveira Myriam Crestian Cunha Download do arquivo
  • 2014, A sequência didática na perspectiva da avaliação formativa: uma proposta para a produção/avaliação de textos nos nove anos do Ensino Fundamental., Ensino da Língua Portuguesa na Educação Básica: reflexões sobre o currículo, CUNHA, Myriam Crestian Download do arquivo

Participações em Bancas de Concursos (4)

  • 2017, Concurso para professor adjunto do Curso de Letras/Francês (Portaria 137/2017 - ILC/UFPA), Candidatos ao Edital nº 281 de 12 de setembro de 2017 / PROGEP, para o tema "Lígnua Francesa e seu Ensino/Aprendizagem".
  • 2016, Concurso Público para Professor Adjunto (Portaria 126/2016 - ILC/UFPA), Candidatos à vaga de professor adjunto sob o tema "Língua Francesa e seu ensino/aprendizagem"
  • 2016, Concurso Público para Professor Assistente em Língua e Literatura Anglófona para o campus do Marajó-Soure - Portaria 9/2016 - CG, Candidatos ao concurso para professor efetivo da Carreira do Magistério Supérior para a matéria Lígnua e Literatura Anglófona
  • 2014, Concurso público para professor Adjunto (Portaria 010/2014 IEMCI/UFPA), Candidatos no Concurso Público sob o tema "Teoria e Prática da Alfabetização"

Participações em Bancas de Cursos (69)

  • 2023, Tese Doutorado Por uma Didatica do Portugues Lingua Segunda para Surdos: concepcao inicial de uma disciplina, EDER BARBOSA CRUZ
  • 2022, Tese Doutorado FORMACAO INICIAL DE PROFESSORES DE FRANCES LINGUA ESTRANGEIRA NO ENSINO REMOTO: A OTICA DA AVALIACAO FORMATIVA NO DESENVOLVIMENTO DO AGIR DIDATICO, LUCIANA DE OLIVEIRA ALVES
  • 2022, Qualificação de Doutorado POR UMA DIDATICA DO PORTUGUES LINGUA SEGUNDA PARA SURDOS, EDER BARBOSA CRUZ
  • 2022, Qualificação de Mestrado ENSINO POR COMPETENCIAS E AVALIACAO FORMATIVA: DE QUE MANEIRA SE CONCRETIZAM NO LIVRO DIDATICO DO ENSINO MEDIO?, TALITA BARROSO DA SILVA
  • 2022, Qualificação de Doutorado FORMACAO INICIAL DE PROFESSORES DE FLE NO ENSINO REMOTO: A OTICA DA AVALIACAO FORMATIVA NO DESENVOLVIMENTO DO AGIR DOCENTE, LUCIANA DE OLIVEIRA ALVES
  • 2022, Tese Doutorado AVALIACAO FORMATIVA COMO ESTRATEGIA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE PORTUGUES LINGUA ESTRANGEIRA, FERNANDA SOUZA E SILVA
  • 2021, Qualificação de Mestrado IDENTIDADE DOCENTE DE PROFESSORES INICIANTES DE FRANCES COMO LINGUA ESTRANGEIRA: UMA ANALISE NA INTERFACE DA TEORIA DA COMPLEXIDADE E DA ERGONOMIA DA ATIVIDADE, MARCELO DE OLIVEIRA BAHIA
  • 2021, Qualificação de Doutorado AVALIACAO FORMATIVA COMO ESTRATEGIA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE PORTUGUES LINGUA ESTRANGEIRA, FERNANDA SOUZA E SILVA
  • 2021, Tese Doutorado APRENDIZAGEM AUTONOMA DE LINGUAS ADICIONAIS E FORMACAO DOCENTE EM UM CENTRO DE AUTOACESSO NO ENSINO SUPERIOR, JHONATAN ALLAN DE ANDRADE RABELO
  • 2021, Dissertação de Mestrado PRATICAS DE ACONSELHAMENTO E REGULACAO DA APRENDIZAGEM EM AULAS DE PORTUGUES LINGUA ESTRANGEIRA: EM BUSCA DE UMA INTEGRACAO, MARCIA ALVES DE OLIVEIRA
  • 2020, Tese Doutorado EMERGENCIA DA IDENTIDADE PROFISSIONAL NA FORMACAO INICIAL DE PROFESSORES DE INGLES: UM ESTUDO SOB O VIES DA TEORIA DA COMPLEXIDADE, KELLY CRISTINA MARQUES GAIGNOUX
  • 2019, Qualificação de Mestrado PRATICAS DE ACONSELHAMENTO E REGULACAO DA APRENDIZAGEM EM AULAS DE PORTUGUES LINGUA ESTRANGEIRA: EM BUSCA DE UMA INTEGRACAO, MARCIA ALVES DE OLIVEIRA
  • 2019, Qualificação de Mestrado AVALIACAO FORMATIVA E CULTURAS EDUCATIVAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DO PORTUGUES LINGUA ESTRANGEIRA, AMANDA TEIXEIRA BASTOS
  • 2019, Qualificação de Doutorado CENTROS DE AUTOACESSO EM UNIVERSIDADES: APRENDIZAGEM AUTONOMA E FORMACAO DOCENTE, JHONATAN ALLAN DE ANDRADE RABELO
  • 2019, Tese Doutorado A HETEROGENEIDADE LINGUISTICO-CULTURAL EM TURMAS DE PORTUGUES LINGUA ESTRANGEIRA: O IMPACTO NA PRODUCAO ESCRITA, HELLEN MARGARETH POMPEU DE SALES
  • 2019, Dissertação de Mestrado AVALIACAO EM OBRAS DIDATICAS DE LINGUA PORTUGUESA: REGULACAO NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DA ESCRITA?, EMIDIO JUNIOR SANTOS BAHIA
  • 2019, Qualificação de Doutorado CONSTRUCAO DA IDENTIDADE DE PROFESSORES DE LINGUA INGLESA EM FORMACAO INICIAL, KELLY CRISTINA MARQUES GAIGNOUX
  • 2019, Tese Doutorado O PROCESSO DE AUTONOMIZACAO A LUZ DO PARADIGMA DA COMPLEXIDADE: UM ESTUDO DA TRAJETORIA DE APRENDIZAGEM DE GRADUANDOS EM LETRAS-INGLES, LARISSA DANTAS RODRIGUES BORGES
  • 2019, Tese Doutorado CONTRIBUICOES DO PARDIGMA DA COMPLEXIDADE NO DESENVOLVIMENTO DE ESTRATEGIAS MOTIVACIONAIS EMPREGADAS NO ACONSELHAMENTO LINGUAGEIRO, MARIA CLARA VIANNA SA E MATOS
  • 2019, Dissertação de Mestrado AUTOREFLEXAO PARA UMA CONSCIENCIA DO CLIMA RELACIONAL: ESTUDO DE CASO COM PROFESSORES DE LINGUA ESTRANGEIRA, CATALINA HENAO LÓPEZ
  • 2018, Qualificação de Mestrado REGULACOES FORMATIVAS E METODOLOGIAS DE ENSINO DA PRODUCAO ESCRITA EM PORTUGUES PARA APRENDENTES SURDOS, GILMAR FERREIRA DE SOUZA FILHO
  • 2018, Qualificação de Mestrado AVALIACAO EM OBRAS DIDATICAS DE LINGUA PORTUGUESA: RECURSO DIDATICO PARA APRENDIZAGEM DA ESCRITA?, EMIDIO JUNIOR SANTOS BAHIA
  • 2018, Qualificação de Mestrado AVALIACAO EM OBRAS DIDATICAS DE LINGUA PORTUGUESA: RECURSO DIDATICO PARA APRENDIZAGEM DA ESCRITA?, EMIDIO JUNIOR SANTOS BAHIA
  • 2018, Qualificação de Mestrado AUTOREFLEXAO DOCENTE CONSCIENCIA DO CLIMA RELACIONAL: ESTUDO COM PROFESSORES DE LINGUA ESTRANGEIRA DA UFPA, CATALINA HENAO LÓPEZ
  • 2018, Tese Doutorado A DIDATICA DO PLURILINGUISMO E O REPERTORIO LINGUISTICO DISCENTE NO ENSINO-APRENDIZAGEM DO PORTUGUES LINGUA ESTRANGEIRA: UM ENCONTRO ENTRE PROFICIENCIA E FORMACAO PARA DIVERSIDADE, FRANCISCO ARIMIR ALVES CUNHA FILHO
  • 2018, Dissertação de Mestrado PROPOSTAS DE AUTOAVALIACAO E AUTORREGULACAO EM LIVROS DIDATICOS DE ESPANHOL COMO LINGUA ESTRANGEIRA, DEBORA ALINE CAMARGO FERREIRA
  • 2018, Dissertação de Mestrado DIDATIZACAO DOS GENEROS TEXTUAIS E AVALIACAO FORMATIVA: UMA ANALISE DA APROPRIACAO DO PROCEDIMENTO "SEQUENCIA DIDATICA" POR PROFESSORES DE PORTUGUES EM FORMACAO INICIAL, MARCOS FERREIRA BARBOSA
  • 2018, Dissertação de Mestrado DIALOGO NO ACONSELHAMENTO EM APRENDIZAGEM DE INGLES: INTERACAO, REFLEXAO E AUTONOMIA, JULIANA ARAUJO RIBEIRO
  • 2018, Qualificação de Doutorado O PROCESSO DE AUTOMATIZACAO A LUZ DA TEORIA DO CAOS/COMPLEXIDADE: UM ESTUDO DA TRAJETORIA DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS DE LETRAS-INGLES, LARISSA DANTAS RODRIGUES BORGES
  • 2018, Qualificação de Mestrado DIDATIZACAO DOS GENEROS TEXTUAIS E PROCESSOS FORMATIVOS: UMA ANALISE DA APROPRIACAO DO PROCEDIMENTO "SEQUENCIA DIDATICA" POR PROFESSORES DE PORTUGUES EM FORMACAO INICIAL, MARCOS FERREIRA BARBOSA
  • 2018, Qualificação de Doutorado A HETEROGENEIDADE LINGUISTICO-CULTURAL EM TURMAS DE PORTUGUES LINGUA ESTRANGEIRA: O IMPACTO NA PRODUCAO ESCRITA, HELLEN MARGARETH POMPEU DE SALES
  • 2018, Qualificação de Doutorado A HETEROGENEIDADE LINGUISTICO-CULTURAL EM TURMAS DE PORTUGUES LINGUA ESTRANGEIRA: O IMPACTO NA PRODUCAO ESCRITA, HELLEN MARGARETH POMPEU DE SALES
  • 2017, Tese Doutorado Praticas de ensino de professores de portugues-lingua estrangeira: os impactos da heterogeneidade linguistico-cultural no agir docente., JANDERSON MARTINS DOS SANTOS
  • 2017, Qualificação de Mestrado DIALOGO ENTRE CONSELHEIRO E ACONSELHADO INTERACAO PARA REFLEXAO, JULIANA ARAUJO RIBEIRO
  • 2017, Qualificação de Doutorado O PROCESSO MOTIVACIONAL NO ACONSELHAMENTO LINGUAGEIRO VOLTADO A APRENDIZAGEM DE INGLES COMO LINGUA ADICIONAL: ESTUDO SOB A PERSPECTIVA DE SISTEMAS COMPLEXOS, MARIA CLARA VIANNA SA E MATOS
  • 2017, Dissertação de Mestrado O ACONSELHAMENTO LINGUAGEIRO NA AUTONOMIZACAO DE APRENDENTES SURDOS NO PROCESSO DE APROPRIACAO DA LINGUA PORTUGUESA SOB A OTICA DA COMPLEXIDADE, EDER BARBOSA CRUZ
  • 2016, Qualificação de Mestrado O PAPEL DO ACONSELHAMENTO LINGUAGEIRO NA AUTONOMIZACAO DE APRENDENTES SURDOS DE PORTUGUES COMO SEGUNDA LINGUA SOB A OTICA DA COMPLEXIDADE., EDER BARBOSA CRUZ
  • 2016, Qualificação de Doutorado Práticas de ensino de professores de português-língua estrangeira: os impactos da heterogeneidade linguístico-cultural no agir docente, JANDERSON MARTINS DOS SANTOS
  • 2016, Dissertação de Mestrado FOMENTO DE AUTONOMIA NA APRENDIZAGEM DE INGLES POR MEIO DO ACONSELHAMENTO LINGUAGEIRO: UM ESTUDO DE CASO SOB A PERSPECTIVA ECOLOGICA, JHONATAN ALLAN DE ANDRADE RABELO
  • 2015, Qualificação de Doutorado A escrita de textos narrativos por crianças no 3º ano do ensino fudamental, LORENA BISCHOFF TRESCASTRO
  • 2015, Dissertação de Mestrado ACONSELHAMENTO LINGUAGEIRO, MOTIVACAO E AUTONOMIA: UM ESTUDO DE CASO EM ESCRITA ACADEMICA EM INGLES., MARJA FERREIRA MARTINS
  • 2015, Qualificação de Mestrado Visao ecologica do fomento da autonomia por meio do aconselhamento linguageiro: um estudo de caso., JHONATAN ALLAN DE ANDRADE RABELO
  • 2015, Qualificação de Mestrado Avaliação do desenvolvimento da consciência metacognitiva de futuros professores, ANTÔNIO ANDERSON MESQUITA MUNIZ
  • 2014, Qualificação de Mestrado O aconselhamento linguageiro na formacao do aluno licenciado em letras, SADIE SAADY MORHY
  • 2014, Dissertação de Mestrado PERCEPCOES DOS ALUNOS SOBRE SUA PROPRIA (DES) MOTIVACAO: ESTUDO COMPARATIVO EM TURMAS DOS CURSOS EXTENSIVO E INTENSIVO DE LICENCIATURA EM LETRAS LINGUA INGLESA, MARCUS ALEXANDRE CARVALHO DE SOUZA
  • 2014, Dissertação de Mestrado Formacao de professores no contexto de (re)introducao da lingua portuguesa em Timor-Leste: das polemicas as acoes taticas, FABIANA ALMEIDA DOS SANTOS
  • 2014, Dissertação de Mestrado O ensino-aprendizagem da producao escrita em turmas heterogeneas de portugues lingua estrangeira: das tarefas ao exame CELPE_BRAS, HELLEN MARGARETH POMPEU DE SALES
  • 2014, Qualificação de Mestrado A AUTORIA DA AULA DE LINGUA PORTUGUESA: A SEMANTICA GLOBAL DE UM DISCURSO COM UNIDADE, COERENCIA E RESPONSABILIDADE, FRANCINEIDE PAIVA MORAES
  • 2013, Qualificação de Mestrado A (Des)Motivacao na Aprendizagem em alunos do curso extensivo e intensivo de Licenciatura em Letras Lingua Inglesa., MARCUS ALEXANDRE CARVALHO DE SOUZA
  • 2013, Qualificação de Mestrado O ensino do Portugues na formacao de professores em Timor-Leste: dos documentos oficiais as apropriacoes dos sujeitos usuarios, FABIANA ALMEIDA DOS SANTOS
  • 2013, Qualificação de Mestrado Ensino-aprendizagem da produção escrita em turmas heterogêneas de português língua estrangeira: das tarefas ao exame CELPE_BRAS, HELLEN MARGARETH POMPEU DE SALES
  • 2013, Dissertação de Mestrado AUTORIA DIDATICA: VOZES E MARCAS DE SUBJETIVIDADE EM ATIVIDADES DIDATICAS CRIADAS POR GRADUANDOS DE LETRAS, HERODOTO EZEQUIEL FONSECA DA SILVA
  • 2013, Qualificação de Mestrado ACONSELHAMENTO LINGUAGEIRO, MOTIVACAO E AUTONOMIA NAS PRATICAS DE PRODUCAO ESCRITA ACADEMICA EM INGLES., MARJA FERREIRA MARTINS
  • 2013, Monografia de Graduação L'impact du Cadre Européen Commun de Référence pour les Langues dans l'enseignement-apprentissage de la production écrite, HELLEN MARGARETH POMPEU DE SALES
  • 2012, Dissertação de Mestrado PROCESSOS DE REGULACAO NA PRODUCAO ESCRITA EM PORTUGUES LINGUA ESTRANGEIRA, RENATA DE CASSIA DORIA DA SILVA
  • 2012, Dissertação de Mestrado A INCORPORACAO DO CONCEITO DE GENERO NO DISCURSO DE ESTUDANTES DE LETRAS SOBRE O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LINGUA PORTUGUESA, NORA MONTEIRO PINTO DE ALMEIDA
  • 2012, Dissertação de Mestrado AVALIACAO DA COMPREENSAO ESCRITA DE ALUNOS SURDOS DO ENSINO FUNDAMENTAL MAIOR, MARCIA MONTEIRO CARVALHO
  • 2012, Dissertação de Mestrado A CONSTRUCAO DA IDENTIDADE DO PROFESSOR DE LINGUA PORTUGUESA NA IMPRENSA: UMA ABORDAGEM DISCURSIVA, MARIA DO SOCORRO MORATO LOPES
  • 2012, Dissertação de Mestrado O RETORNO NA PRODUCAO ESCRITA E SUAS INFLUENCIAS NA MOTIVACAO PARA A APRENDIZAGEM DE INGLES, GIZELIA MARIA DA SILVA FREITAS
  • 2012, Dissertação de Mestrado A heterogeneidade linguistico-cultural em foco no ensino-aprendizagem da producao oral em portugues como lingua estrangeira, EDIRNELIS MORAES DOS SANTOS
  • 2011, Qualificação de Mestrado O DISCURSO DO ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA NA IMPRENSA: SUBJETIVIDADE E IMAGENS DOS PROFESSORES NA MIDIA, MARIA DO SOCORRO MORATO LOPES
  • 2011, Qualificação de Mestrado A INCORPORACAO DO CONCEITO DE GENERO NO DISCURSO DE ESTUDANTES DA GRADUACAO EM LETRAS SOBRE O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LINGUA PORTUGUESA, NORA MONTEIRO PINTO DE ALMEIDA
  • 2011, Qualificação de Mestrado PORTUGUES LINGUA ESTRANGEIRA: OS GENEROS TEXTUAIS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DA PRODUCAO ORAL, EDIRNELIS MORAES DOS SANTOS
  • 2011, Qualificação de Mestrado O retorno na Producao escrita de Ingles como Lingua Estrangeira (LE) e suas influencias na motivacao para a aprendizagem de Lingua, GIZELIA MARIA DA SILVA FREITAS
  • 2011, Qualificação de Mestrado PESQUISA EM ENSINO DE LINGUA: A ENTREVISTA COMO DADO, KELLY CRISTINA MARQUES MONTEIRO
  • 2010, Dissertação de Mestrado AS ATIVIDADES DE COMPREENSAO ORAL COMO INPUT PARA A PRODUCAO ORAL/ESCRITA EM PORTUGUES LINGUA ESTRANGEIRA: PREPARACAO PARA O EXAME CELPE/BRAS, KARINA FIGUEIREDO GAYA
  • 2009, Dissertação de Mestrado PRATICAS DE ENSINO E PRODUCAO DE TEXTOS ESCRITOS NA 8a SERIE DO ENSINO FUNDAMENTAL: O QUADRO EUROPEU COMUM DE REFERENCIA COMO FERRAMENTA, JORDANA TAVARES SILVEIRA
  • 2002, Dissertação de Mestrado Quem e Eva e o que e uva. Uma abordagem pragmatica da lingua e o metodo Paulo Freire: Propostas para um letramento radical., ELIZABETH FERREIRA VASCONCELOS DE ANDRADE
  • 2002, Dissertação de Mestrado Quem é Eva e o que e uva. Uma abordagem pragmática da língua e o método Paulo Freire: Propostas para um letramento radical., ELIZABETH FERREIRA VASCONCELOS DE ANDRADE

Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de Períodicos (37)

  • 2017,Membro do Conselho Editorial, Belém (PA), Nacional, Revista Moara online
  • 2017,Consultor ad hoc de revista científica, Uberlândia (MG), Nacional, Domínios da Linguagem (UFU) v. 11 n. 3 jul/set
  • 2017,Conferencista Convidado, FFLCH - USP - São Paulo, Local, XIV Journée de Formation - Departamento de Letras Modernas (FFLCH)
  • 2017,Membro da Comissões Organizadora, São Paulo (SP), Local, XIVe Journée de Formation - FFLCH - USP
  • 2017,Conferencista Convidado, Belém (UFPA), Local, XXII Semana Acadêmica de Letras da UFPA (XXII SEMAL)
  • 2016,Consultor ad hoc de revista científica, São Leopoldo (RS), Nacional, submissão '11728'
  • 2016,Consultor ad hoc de revista científica, Goiânia (GO), Nacional, Revista Signótica (ISSN 0103-7250)
  • 2016,Membro do Conselho Editorial, Belém (PA), Nacional, Revista Moara online
  • 2016,Conferencista Convidado, Castanhal (PA), Local, V Simpósio Artístico-Literário de Castanhal / III Colóquio de Linguística de Castanhal
  • 2016,Conferencista Convidado, Colégio Militar de Belém, Local, Estágio de Atualização Pedagógica Nìvel II
  • 2016,Membro da Comissões de Programa, Belém (PA), Nacional, Comissão julgadora para reconhecimento de diploma de mestrado
  • 2015,Consultor ad hoc de revista científica, Uberlândia (MG), Nacional, v. 9 n. 1 jan/jul 2015 da revista Domínios da Linguagem (UFU)
  • 2015,Membro do Conselho Editorial, Campinas (SP), Nacional, Editora Pontes
  • 2015,Consultor ad hoc de anais de evento, Macapá (AP), Nacional, XX Congresso Brasileiro de Professores de Francês
  • 2015,Consultor ad hoc de orgãos de fomento, Brasília (DF), Internacional, Online
  • 2015,Conferencista Convidado, Guarulhos (SP), Nacional, III Encontro do Grupo de Pesquisa CNPq 409753/2013-0
  • 2015,Conferencista Convidado, Belém (PA), Nacional, V Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia
  • 2015,Conferencista Convidado, Macapá (AP), Nacional, XX Congresso de Professores de Francês
  • 2015,Consultor ad hoc de revista científica, Uberlândia (MG), Nacional, v. 9 n. 4 out/dez 2015 da revista Domínios da Linguagem (UFU)
  • 2015,Membro do Conselho Editorial, Belém (PA), Nacional, Revista Moara online
  • 2015,Conferencista Convidado, Passo Fundo (RS), Nacional, II Encontro do Grupo de Pesquisa CNPq 409753/2013-0
  • 2015,Membro da Comissões Organizadora, Belém (PA), Internacional, IX Congresso Internacional da ABRALIN
  • 2014,Conferencista Convidado, Macapá (AP), Local, I Simpósio de Línguas da Universidade do Estado do Amapá
  • 2014,Conferencista Convidado, Macapá (AP), Local, I Simpósio de Línguas da Universidade do Estado do Amapá
  • 2014,Conferencista Convidado, Londrina (PR), Internacional, Simpósio da Sociedade Internacional de PLE
  • 2014,Consultor ad hoc de revista científica, Vitória da Conquista (BA), Nacional, nº 12 (2) da revista Estudos da Língua(gem) - (PPGLin/Uesb)
  • 2014,Consultor ad hoc de revista científica, São Paulo, Nacional, nº 40 da revista Educação e Pesquisa (USP)
  • 2014,Membro do Conselho Editorial, Belém (PA), Nacional, Revista Moara impressa e online
  • 2014,Consultor ad hoc de revista científica, Uberlândia (MG), Nacional, nº 15 da revista Domínios da Linguagem (UFU)
  • 2014,Conferencista Convidado, Belém (PA), Local, XXI Semana de Letras - UFPA
  • 2014,Conferencista Convidado, Olinda (PE), Nacional, VI Seminário de Estudos em Educação e Linguagem (VI CEEL)
  • 2014,Conferencista Convidado, Blumenau (SC), Nacional, I Encontro do Grupo de Pesquisa CNPq - 409753/2013-0
  • 2013,Editor de Periodicos, Jornais e Similares, Belém (PA), Nacional, Revista Moara
  • 2013,Consultor ad hoc de orgãos de fomento, Brasília (DF), Internacional, Online
  • 2013,Membro da Comissões Organizadora, Castanhal (PA), Nacional, III Seminário Interação e Subjetividade no Ensino de línguas (III SISEL)
  • 2013,Conferencista Convidado, Belém (PA), Local, X Seminário de Pesquisas em Andamento do PPGL - UFPA
  • 2013,Membro do Conselho Editorial, Belém (PA), Nacional, Revista Moara Impressa e online

Trabalho de Fim de Curso(8)

  • L’auto-évaluation chez les étudiants de Licence de Français de l'UFPA: représentations et pratiques, RUTILENE ALVES ROSA PASSARINHO , 08/2013
  • La correction des erreurs en classes d'enfants apprenants de FLE, BRUNA FRANCISCA PIMENTEL DA SILVA , 04/2013
  • A redação do ENEM: ensino da produção escrita na perspectiva da avaliação formativa, TALITA BARROSO DA SILVA , 02/2018
  • O gesto didático de regulação no ensino do gênero artigo enciclopédico, ALINE PORTILHO LEITE , 12/2018
  • O papel da sequência didática de leitura do gênero conto de terror na avaliação e na regulação da aprendizagem dos alunos, ALESSANDRA KARINA GOMES DE ARAUJO , 12/2018
  • Artigo de opinião: caminhos para o desenvolvimento da compreensão leitora dos alunos, RENATA MARIA DE SOUZA , 12/2018
  • Les enseignants de langues étrangères et le développement des stratégies métacognitives chez les apprenants, KAREN DE OLIVEIRA MIRANDA , 03/2021
  • A problemática da avaliação no ensino/aprendizagem de línguas: articulação com a formação de professores, RAPHAEL FIGUEIREDO DA SILVA LOPES , 12/2022

Orientações de Pós-Graduação (32)

  • Doutorado, FERNANDA SOUZA E SILVA, 12/2018 - , Orientação em Andamento
  • Doutorado, LUCIANA DE OLIVEIRA ALVES, 11/2018 - , Orientação em Andamento
  • Doutorado, GLAUCE CORREA ANTUNES, 03/2020 - 04/2021 , Finalizada em 04/2021
  • Doutorado, EDER BARBOSA CRUZ, 12/2018 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, KEIFER ELEUTERIO RODRIGUES, 03/2011 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, FRANCISCO ARIMIR ALVES CUNHA FILHO, 03/2011 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, BETANIA ROCHA DE SOUSA, 08/2011 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, MICHELE SEABRA PORTAL, 03/2006 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, GILMAR FERREIRA DE SOUZA FILHO, 03/2020 - 01/2022 , Finalizada em 01/2022
  • Mestrado, AMANDA TEIXEIRA BASTOS, 02/2019 - 11/2020 , Finalizada em 11/2020
  • Mestrado, KELLY CRISTINA MARIGLIANI MELO, 03/2007 - 08/2009 , Finalizada em 08/2009
  • Mestrado, RITA DE CASSIA MACEDO LEAL, 03/2008 - 10/2010 , Finalizada em 10/2010
  • Mestrado, TIAGO SOUSA SANTOS, 09/2015 - 05/2017 , Finalizada em 05/2017
  • Mestrado, GILMAR FERREIRA DE SOUZA FILHO, 11/2017 - 02/2019 , Finalizada em 02/2019
  • Mestrado, FERNANDA SOUZA E SILVA, 03/2012 - 07/2014 , Finalizada em 07/2014
  • Mestrado, EMILIA GOMES BARBOSA, 03/2012 - 06/2014 , Finalizada em 06/2014
  • Mestrado, MARCIA MONTEIRO CARVALHO, 03/2011 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, PATRICIA NEYRA, 03/2012 - 05/2014 , Finalizada em 05/2014
  • Mestrado, LUCIANA DE OLIVEIRA ALVES, 03/2015 - 05/2016 , Finalizada em 05/2016
  • Mestrado, MARCOS FERREIRA BARBOSA, 08/2016 - 07/2018 , Finalizada em 07/2018
  • Mestrado, DEBORA ALINE CAMARGO FERREIRA, 03/2016 - 07/2018 , Finalizada em 07/2018
  • Mestrado, EMIDIO JUNIOR SANTOS BAHIA, 02/2018 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, MARCIA ALVES DE OLIVEIRA, 03/2019 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, JOSIANE DA SILVA FERREIRA ALTHAUS, 03/2003 - 03/2003 , Finalizada em 03/2003
  • Mestrado, JOSIANE DA SILVA FERREIRA ALTHAUS, 03/2003 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, JOSIANE DA SILVA FERREIRA ALTHAUS, 03/2003 - 04/2022 , Finalizada em 04/2022
  • Mestrado, JOSIANE DA SILVA FERREIRA ALTHAUS, 03/2003 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, TALITA BARROSO DA SILVA, 03/2020 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, SHIRLEI DE PONTES ARAUJO, 03/2014 - 12/2015 , Finalizada em 12/2015
  • Mestrado, RENATA DE CASSIA DORIA DA SILVA, 03/2011 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, DENISE PRADO DA SILVA, 01/2010 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, RENATA DOS SANTOS LAMEIRA DOS SANTOS, 03/2011 - , Orientação em Andamento

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha2 v3.14.25.252