- PRO-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO E GESTAO DE PESSOAL
Produção Intelectual
Artigos (10)
2018, SILVA, Fernanda Souza e; CUNHA, Myriam Crestian Chaves da. , Avaliação formativa na produção oral: análise de uma experiência em um curso de Português Língua Estrangeira, ISSN: 2316-3690
Download do arquivo
2018, CUNHA, Myriam Crestian; MIRANDA, Karen de Oliveira.
, Autorregulação na aprendizagem de uma língua estrangeira: estudos bem-sucedidos na licenciatura em Letras/Francês, ISSN: 2237-0900
2017, SILVA, Talita Barroso; CUNHA, Myriam Crestian, , As competências nas redações do Enem: ensino e avaliação em turmas do 3º ano do ensino médio na perspectiva da avaliação formativa, ISSN: 2525-5940
Download do arquivo
2017, LÍVIA CRISTINA VIRGOLINO DA SILVA; MYRIAM CRESTIAN CUNHA , Produções textuais e avaliação formativa na preparação ao exame Celpe-Bras, ISSN: 9788567747095
2017, ALVES, Luciana de Oliveira; CUNHA, Myriam Crestian. , Avaliação formativa e ensino-aprendizagem da escrita em francês como língua estrangeira no ensino básico., ISSN: 2176-4794
Download do arquivo
2017, VIRGOLINO DA SILVA, Lívia Cristina; CUNHA, Myriam Crestian. , Análise das produções textuais no exame CELPE-BRAS: subsídios para uma avaliação formativa da escrita, ISSN: 1517-7874
Download do arquivo
2017, ARAUJO, Shirlei Pontes; CUNHA, Myriam Crestian. , Avaliação em larga escala, formação de professores e letramento: entre concepções e práticas no ensino fundamental, ISSN: 1980-5799
Download do arquivo
2014, CUNHA, Myriam Crestian; MAGNO E SILVA, Walkyria. , O desafio de aprender a aprender na formação de professores de línguas estrangeiras, ISSN: 2237-4846
Download do arquivo
2014, CUNHA, Myriam Crestian. , Quando a autorregulação não ocorre na aprendizagem da língua estrangeira, ISSN: 2237-759X
Download do arquivo
2014, BARBOSA, Emília Gomes; CUNHA, Myriam Crestian. , A avaliação de alunos no primeiro ano do ensino fundamental em língua inglesa: questões preliminares, ISSN: 1980-5799
Download do arquivo
Publicação em Eventos (36)
2018, CUNHA, Myriam Crestian; SILVA, Fernanda Souza; MACHADO, Fabiana Farias; DIAS, Alyne Ferreira; OLIVEIRA, Luís Henrique; MONTEIRO, Jeová-Nisse Ramos; COSTA, Maríllia Dias. , Português para o Programa Estudantes Convênio-Graduação (PEC-G), I Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão de, Trabalho Completo
Download do arquivo
2018, CUNHA, Myriam Crestian. , Apprendre à Apprendre le FLE pour réfléchir sur la langue et sur son apprentissage, XVIIe Journée de Formation FLE, Outros
Download do arquivo
2018, ALVES, Luciana de Oliveira; CUNHA, Myriam Crestian. , Avaliação formativa no ensino médio: pesquisa-ação e regulação na produção escrita em francês, VI Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia, Outros
Download do arquivo
2018, CUNHA, Myriam Crestian e demais coordenadores IsF-PLE., Participação como Coordenadora Pedagógica IsF-Português, III Encontro Nacional de Coordenadores IsF-Português, Outros
Download do arquivo
2018, SILVA, Fernanda Souza e; CUNHA, Myriam Crestian., Quando praticar avaliação formativa se torna formador: uma experiência com professores-estagiários em turmas de Português Língua Estrangeira, VII CLAFPL Congresso Latino-americano de Formação de Professores de Línguas de, Outros
Download do arquivo
2018, CUNHA, Myriam Crestian., Práticas de avaliação formativa na preparação ao exame Celpe-Bras, Encontro Nacional dos Coordenadores dos Cursos de Formação do PEC-G, Outros
Download do arquivo
2018, CUNHA, Myriam Crestian., A situação do Curso de Português do PEC-G na UFPA, Encontro Nacional dos Coordenadores dos Cursos de Formação do PEC-G, Outros
Download do arquivo
2017, Myriam Crestian Chaves da Cunha, Orientadora de uma bolsista PIBIC e de uma bolsista PIVIC, XXVIII Seminário de Iniciação Científica da UFPA, Outros
Download do arquivo
2017, Myriam Crestian Chaves da Cunha, O Português como Língua Estrangeira na UFPA em tempos de internacionalização, VII SERGEL, Outros
Download do arquivo
2017, Myriam Crestian Cunha, Participação como Coordenadora Pedagógica IsF-Português, II Encontro Nacional de Coordenadores IsF-Português, Outros
Download do arquivo
2017, Myriam Crestian Cunha; Clecio Bunzen., Sistematização e ensino da língua materna: conceituações e análises da prática docente, V Encuentro Internacional del Interacionismo Sociodiscursivo, Outros
Download do arquivo
2017, Myriam Crestian Cunha, Évaluation formative: un dispositif pour apprendre à apprendre le français, XIVe Journée de Formation FLE, Outros
Download do arquivo
2017, Myriam Crestian Chaves da Cunha; Hellen Margareth Pompeu de Salles; Fernanda Souza e Silva. , Ensino de Português como Língua Estrangeira, XXII Semana Acadêmica de Letras, Outros
Download do arquivo
2016, Myriam Crestian Chaves da Cunha, Português para Falantes de Outras Línguas (PFOL): área estratégica para a UFPA, V Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia, Outros
Download do arquivo
2016, CUNHA, Myriam Crestian, Coordenação da Sessão de comunicações, V Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia, Outros
Download do arquivo
2016, Myriam Crestian Chaves da Cunha - Márcia Andréa de Oliveira Almeida, Didatização de gêneros textuais: a apropriação do procedimento sequência didática por professores de português em formação inicial, V Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia, Outros
Download do arquivo
2016, CUNHA, Myriam Crestian., Participação como Coordenadora Pedagógica IsF-Português, I Encontro Nacional de Representantes IsF-Português, Outros
Download do arquivo
2016, CUNHA, Myriam Crestian, Ouvinte., I Simpósio Internacional sobre Avaliação para as aprendizagens na Educação Básica, Outros
Download do arquivo
2016, Tiago Sousa Santos; Myriam Crestian Chaves da Cunha, Remodelando sequências didáticas para o ensino online, XIII Encontro Virtual de Documentação em Software Livre (EVIDOSOL) e X Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online (CILTEC-online), Outros
Download do arquivo
2016, Myriam Crestian Chaves da Cunha, Autorregulação nos processos do 'aprender' e do 'comunicar': a dupla perspectiva da avaliação formativa em língua estrangeira, V Simpósio artístico-literário de Castanhal (SALIC) / III Colóquio de Linguística de Castanhal (COLIC), Outros
Download do arquivo
2016, Myriam Crestian Chaves da Cunha, Avaliação no ensino por competências, Estágio de Atualização Pedagógica Nível II, Outros
Download do arquivo
2015, CUNHA, Myriam Crestian. , Debatedora na análise dos dados produzidos pelas equipes, II Encontro do Grupo de Pesquisa "Processos Discursivos de sistematização de conhecimentos sobre a linguagem escrita...", Outros
Download do arquivo
2015, CUNHA, Myriam Crestian., Participação como Coordenadora Pedagógica IsF, I Encontro Internacional do Programa Idiomas sem Fronteiras: internacionalização e multilinguismo, Outros
Download do arquivo
2015, CUNHA, Myriam Crestian., L'autoévaluation dans l'apprentissage du Français Langue Etrangère, XX Congrès Brésilien des Professeurs de Français, Outros
2015, CUNHA, Myriam Crestian., Coordenação da sessão "Ensino/aprendizagem de Línguas e Culturas? modelos e ações, XII Seminário de Pesquisas em Andamento - UFPA, Outros
2015, BUNZEN, Clecio; CUNHA, Myriam Crestian., Atividades didáticas e processos discursivos de sistematização na aprendizagem da linguagem escrita, III Congresso Internacional Linguagem e Interação (III CLI), Outros
Download do arquivo
2015, CUNHA, Myriam Crestian; SILVA, Fernanda Souza e., Processos formativos na preparação para o Celpe-Bras: o efeito dos critérios de avaliação em uma turma de iniciantes, III Seminário de Avaliação da Proficiência em Língua Estrangeira (III SEMAPLE), Outros
Download do arquivo
2014, CUNHA, Myriam Crestian., Atividades didáticas, objetos de aprendizagem e sistematização: relações por ser construídas, I Encontro do Grupo de Pesquisa "Processos Discursivos de sistematização de conhecimentos sobre a linguagem escrita...", Outros
Download do arquivo
2014, CUNHA, Myriam Crestian. , Os desafios da reflexividade na formação dos professores de língua estrangeira, I Simpósio de Línguas da UEAP, Outros
Download do arquivo
2014, CUNHA, Myriam Crestian, Desafios e potencialidades da avaliação formativa no ensino/aprendizagem do Português para Falantes de Outras Línguas, Simpósio SIPLE 2014, Outros
Download do arquivo
2014, CUNHA, Myriam Crestian, A avaliação formativa em documentos do Ministério da Educação: que propostas para a produção/avaliação de textos?, II Colóquio Nacional: Diálogos entre Linguagem e Educação - IX Encontro do NEL, Outros
Download do arquivo
2014, CUNHA, Myriam Crestian, Autorregulação na apropriação de gêneros textuais em Português Língua Estrangeira: a sequência didática como proposta de intervenção, III Encontro Mundial sobre o Ensino de Português, Outros
Download do arquivo
2014, CUNHA, Myriam Crestian., Análise linguística e avaliação na sequência didática, VI Seminário de Estudos em Educação e Linguagem, Outros
Download do arquivo
2013, Myriam Crestian Cunha, Processos formativos em sequências didáticas de produção textual: quando a autoria docente favorece a autoria discente, III Seminário: Interação e Subjetividade no Ensino de Línguas, Outros
2013, CUNHA, Myriam Crestian, Produção de textos e avaliação formativa: a proposta da sequência didática em análise, IV Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários da Amazônia, Outros
2013, CUNHA, Myriam Crestian; MAGNO E SILVA, Walkyria. , O impacto da disciplina Aprender a Aprender Línguas Estrangeiras na formação do professor: as estratégias metacognitivas em análise, IV Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas, Outros
Capítulos de Livros (3)
2018, O impacto da disciplina Aprender a Aprender Línguas Estrangeiras na formação d, Língua portuguesa, linguagem e linguística, CUNHA, Myriam Crestian; MAGNO e SILVA, Walkyria .
Download do arquivo
2017, O processo de didatização de gêneros textuais: a construção dos objetos de ensino por alunos estagiários, Letramentos, Objetos e Instrumentos de ensino: Gêneros textuais, Sequências e Gestos didáticos, Márcia Andréa Almeida de Oliveira Myriam Crestian Cunha
Download do arquivo
2014, A sequência didática na perspectiva da avaliação formativa: uma proposta para a produção/avaliação de textos nos nove anos do Ensino Fundamental., Ensino da Língua Portuguesa na Educação Básica: reflexões sobre o currículo, CUNHA, Myriam Crestian
Download do arquivo
Participações em Bancas de Concursos (4)
2017, Concurso para professor adjunto do Curso de Letras/Francês (Portaria 137/2017 - ILC/UFPA), Candidatos ao Edital nº 281 de 12 de setembro de 2017 / PROGEP, para o tema "Lígnua Francesa e seu Ensino/Aprendizagem".
2016, Concurso Público para Professor Adjunto (Portaria 126/2016 - ILC/UFPA), Candidatos à vaga de professor adjunto sob o tema "Língua Francesa e seu ensino/aprendizagem"
2016, Concurso Público para Professor Assistente em Língua e Literatura Anglófona para o campus do Marajó-Soure - Portaria 9/2016 - CG, Candidatos ao concurso para professor efetivo da Carreira do Magistério Supérior para a matéria Lígnua e Literatura Anglófona
2014, Concurso público para professor Adjunto (Portaria 010/2014 IEMCI/UFPA), Candidatos no Concurso Público sob o tema "Teoria e Prática da Alfabetização"
Participações em Bancas de Cursos (69)
2023, Tese Doutorado Por uma Didatica do Portugues Lingua Segunda para Surdos: concepcao inicial de uma disciplina, EDER BARBOSA CRUZ
2022, Tese Doutorado FORMACAO INICIAL DE PROFESSORES DE FRANCES LINGUA ESTRANGEIRA NO ENSINO REMOTO: A OTICA DA AVALIACAO FORMATIVA NO DESENVOLVIMENTO DO AGIR DIDATICO, LUCIANA DE OLIVEIRA ALVES
2022, Qualificação de Doutorado POR UMA DIDATICA DO PORTUGUES LINGUA SEGUNDA PARA SURDOS, EDER BARBOSA CRUZ
2022, Qualificação de Mestrado ENSINO POR COMPETENCIAS E AVALIACAO FORMATIVA: DE QUE MANEIRA SE CONCRETIZAM NO LIVRO DIDATICO DO ENSINO MEDIO?, TALITA BARROSO DA SILVA
2022, Qualificação de Doutorado FORMACAO INICIAL DE PROFESSORES DE FLE NO ENSINO REMOTO: A OTICA DA AVALIACAO FORMATIVA NO DESENVOLVIMENTO DO AGIR DOCENTE, LUCIANA DE OLIVEIRA ALVES
2022, Tese Doutorado AVALIACAO FORMATIVA COMO ESTRATEGIA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE PORTUGUES LINGUA ESTRANGEIRA, FERNANDA SOUZA E SILVA
2021, Qualificação de Mestrado IDENTIDADE DOCENTE DE PROFESSORES INICIANTES DE FRANCES COMO LINGUA ESTRANGEIRA: UMA ANALISE NA INTERFACE DA TEORIA DA COMPLEXIDADE E DA ERGONOMIA DA ATIVIDADE, MARCELO DE OLIVEIRA BAHIA
2021, Qualificação de Doutorado AVALIACAO FORMATIVA COMO ESTRATEGIA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE PORTUGUES LINGUA ESTRANGEIRA, FERNANDA SOUZA E SILVA
2021, Tese Doutorado APRENDIZAGEM AUTONOMA DE LINGUAS ADICIONAIS E FORMACAO DOCENTE EM UM CENTRO DE AUTOACESSO NO ENSINO SUPERIOR, JHONATAN ALLAN DE ANDRADE RABELO
2021, Dissertação de Mestrado PRATICAS DE ACONSELHAMENTO E REGULACAO DA APRENDIZAGEM EM AULAS DE PORTUGUES LINGUA ESTRANGEIRA: EM BUSCA DE UMA INTEGRACAO, MARCIA ALVES DE OLIVEIRA
2020, Tese Doutorado EMERGENCIA DA IDENTIDADE PROFISSIONAL NA FORMACAO INICIAL DE PROFESSORES DE INGLES: UM ESTUDO SOB O VIES DA TEORIA DA COMPLEXIDADE, KELLY CRISTINA MARQUES GAIGNOUX
2019, Qualificação de Mestrado PRATICAS DE ACONSELHAMENTO E REGULACAO DA APRENDIZAGEM EM AULAS DE PORTUGUES LINGUA ESTRANGEIRA: EM BUSCA DE UMA INTEGRACAO, MARCIA ALVES DE OLIVEIRA
2019, Qualificação de Mestrado AVALIACAO FORMATIVA E CULTURAS EDUCATIVAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DO PORTUGUES LINGUA ESTRANGEIRA, AMANDA TEIXEIRA BASTOS
2019, Qualificação de Doutorado CENTROS DE AUTOACESSO EM UNIVERSIDADES: APRENDIZAGEM AUTONOMA E FORMACAO DOCENTE, JHONATAN ALLAN DE ANDRADE RABELO
2019, Tese Doutorado A HETEROGENEIDADE LINGUISTICO-CULTURAL EM TURMAS DE PORTUGUES LINGUA ESTRANGEIRA: O IMPACTO NA PRODUCAO ESCRITA, HELLEN MARGARETH POMPEU DE SALES
2019, Dissertação de Mestrado AVALIACAO EM OBRAS DIDATICAS DE LINGUA PORTUGUESA: REGULACAO NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DA ESCRITA?, EMIDIO JUNIOR SANTOS BAHIA
2019, Qualificação de Doutorado CONSTRUCAO DA IDENTIDADE DE PROFESSORES DE LINGUA INGLESA EM FORMACAO INICIAL, KELLY CRISTINA MARQUES GAIGNOUX
2019, Tese Doutorado O PROCESSO DE AUTONOMIZACAO A LUZ DO PARADIGMA DA COMPLEXIDADE: UM ESTUDO DA TRAJETORIA DE APRENDIZAGEM DE GRADUANDOS EM LETRAS-INGLES, LARISSA DANTAS RODRIGUES BORGES
2019, Tese Doutorado CONTRIBUICOES DO PARDIGMA DA COMPLEXIDADE NO DESENVOLVIMENTO DE ESTRATEGIAS MOTIVACIONAIS EMPREGADAS NO ACONSELHAMENTO LINGUAGEIRO, MARIA CLARA VIANNA SA E MATOS
2019, Dissertação de Mestrado AUTOREFLEXAO PARA UMA CONSCIENCIA DO CLIMA RELACIONAL: ESTUDO DE CASO COM PROFESSORES DE LINGUA ESTRANGEIRA, CATALINA HENAO LÓPEZ
2018, Qualificação de Mestrado REGULACOES FORMATIVAS E METODOLOGIAS DE ENSINO DA PRODUCAO ESCRITA EM PORTUGUES PARA APRENDENTES SURDOS, GILMAR FERREIRA DE SOUZA FILHO
2018, Qualificação de Mestrado AVALIACAO EM OBRAS DIDATICAS DE LINGUA PORTUGUESA: RECURSO DIDATICO PARA APRENDIZAGEM DA ESCRITA?, EMIDIO JUNIOR SANTOS BAHIA
2018, Qualificação de Mestrado AVALIACAO EM OBRAS DIDATICAS DE LINGUA PORTUGUESA: RECURSO DIDATICO PARA APRENDIZAGEM DA ESCRITA?, EMIDIO JUNIOR SANTOS BAHIA
2018, Qualificação de Mestrado AUTOREFLEXAO DOCENTE CONSCIENCIA DO CLIMA RELACIONAL: ESTUDO COM PROFESSORES DE LINGUA ESTRANGEIRA DA UFPA, CATALINA HENAO LÓPEZ
2018, Tese Doutorado A DIDATICA DO PLURILINGUISMO E O REPERTORIO LINGUISTICO DISCENTE NO ENSINO-APRENDIZAGEM DO PORTUGUES LINGUA ESTRANGEIRA: UM ENCONTRO ENTRE PROFICIENCIA E FORMACAO PARA DIVERSIDADE, FRANCISCO ARIMIR ALVES CUNHA FILHO
2018, Dissertação de Mestrado PROPOSTAS DE AUTOAVALIACAO E AUTORREGULACAO EM LIVROS DIDATICOS DE ESPANHOL COMO LINGUA ESTRANGEIRA, DEBORA ALINE CAMARGO FERREIRA
2018, Dissertação de Mestrado DIDATIZACAO DOS GENEROS TEXTUAIS E AVALIACAO FORMATIVA: UMA ANALISE DA APROPRIACAO DO PROCEDIMENTO "SEQUENCIA DIDATICA" POR PROFESSORES DE PORTUGUES EM FORMACAO INICIAL, MARCOS FERREIRA BARBOSA
2018, Dissertação de Mestrado DIALOGO NO ACONSELHAMENTO EM APRENDIZAGEM DE INGLES: INTERACAO, REFLEXAO E AUTONOMIA, JULIANA ARAUJO RIBEIRO
2018, Qualificação de Doutorado O PROCESSO DE AUTOMATIZACAO A LUZ DA TEORIA DO CAOS/COMPLEXIDADE: UM ESTUDO DA TRAJETORIA DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS DE LETRAS-INGLES, LARISSA DANTAS RODRIGUES BORGES
2018, Qualificação de Mestrado DIDATIZACAO DOS GENEROS TEXTUAIS E PROCESSOS FORMATIVOS: UMA ANALISE DA APROPRIACAO DO PROCEDIMENTO "SEQUENCIA DIDATICA" POR PROFESSORES DE PORTUGUES EM FORMACAO INICIAL, MARCOS FERREIRA BARBOSA
2018, Qualificação de Doutorado A HETEROGENEIDADE LINGUISTICO-CULTURAL EM TURMAS DE PORTUGUES LINGUA ESTRANGEIRA: O IMPACTO NA PRODUCAO ESCRITA, HELLEN MARGARETH POMPEU DE SALES
2018, Qualificação de Doutorado A HETEROGENEIDADE LINGUISTICO-CULTURAL EM TURMAS DE PORTUGUES LINGUA ESTRANGEIRA: O IMPACTO NA PRODUCAO ESCRITA, HELLEN MARGARETH POMPEU DE SALES
2017, Tese Doutorado Praticas de ensino de professores de portugues-lingua estrangeira: os impactos da heterogeneidade linguistico-cultural no agir docente., JANDERSON MARTINS DOS SANTOS
2017, Qualificação de Mestrado DIALOGO ENTRE CONSELHEIRO E ACONSELHADO INTERACAO PARA REFLEXAO, JULIANA ARAUJO RIBEIRO
2017, Qualificação de Doutorado O PROCESSO MOTIVACIONAL NO ACONSELHAMENTO LINGUAGEIRO VOLTADO A APRENDIZAGEM DE INGLES COMO LINGUA ADICIONAL: ESTUDO SOB A PERSPECTIVA DE SISTEMAS COMPLEXOS, MARIA CLARA VIANNA SA E MATOS
2017, Dissertação de Mestrado O ACONSELHAMENTO LINGUAGEIRO NA AUTONOMIZACAO DE APRENDENTES SURDOS NO PROCESSO DE APROPRIACAO DA LINGUA PORTUGUESA SOB A OTICA DA COMPLEXIDADE, EDER BARBOSA CRUZ
2016, Qualificação de Mestrado O PAPEL DO ACONSELHAMENTO LINGUAGEIRO NA AUTONOMIZACAO DE APRENDENTES SURDOS DE PORTUGUES COMO SEGUNDA LINGUA SOB A OTICA DA COMPLEXIDADE., EDER BARBOSA CRUZ
2016, Qualificação de Doutorado Práticas de ensino de professores de português-língua estrangeira: os impactos da heterogeneidade linguístico-cultural no agir docente, JANDERSON MARTINS DOS SANTOS
2016, Dissertação de Mestrado FOMENTO DE AUTONOMIA NA APRENDIZAGEM DE INGLES POR MEIO DO ACONSELHAMENTO LINGUAGEIRO: UM ESTUDO DE CASO SOB A PERSPECTIVA ECOLOGICA, JHONATAN ALLAN DE ANDRADE RABELO
2015, Qualificação de Doutorado A escrita de textos narrativos por crianças no 3º ano do ensino fudamental, LORENA BISCHOFF TRESCASTRO
2015, Dissertação de Mestrado ACONSELHAMENTO LINGUAGEIRO, MOTIVACAO E AUTONOMIA: UM ESTUDO DE CASO EM ESCRITA ACADEMICA EM INGLES., MARJA FERREIRA MARTINS
2015, Qualificação de Mestrado Visao ecologica do fomento da autonomia por meio do aconselhamento linguageiro: um estudo de caso., JHONATAN ALLAN DE ANDRADE RABELO
2015, Qualificação de Mestrado Avaliação do desenvolvimento da consciência metacognitiva de futuros professores, ANTÔNIO ANDERSON MESQUITA MUNIZ
2014, Qualificação de Mestrado O aconselhamento linguageiro na formacao do aluno licenciado em letras, SADIE SAADY MORHY
2014, Dissertação de Mestrado PERCEPCOES DOS ALUNOS SOBRE SUA PROPRIA (DES) MOTIVACAO: ESTUDO COMPARATIVO EM TURMAS DOS CURSOS EXTENSIVO E INTENSIVO DE LICENCIATURA EM LETRAS LINGUA INGLESA, MARCUS ALEXANDRE CARVALHO DE SOUZA
2014, Dissertação de Mestrado Formacao de professores no contexto de (re)introducao da lingua portuguesa em Timor-Leste: das polemicas as acoes taticas, FABIANA ALMEIDA DOS SANTOS
2014, Dissertação de Mestrado O ensino-aprendizagem da producao escrita em turmas heterogeneas de portugues lingua estrangeira: das tarefas ao exame CELPE_BRAS, HELLEN MARGARETH POMPEU DE SALES
2014, Qualificação de Mestrado A AUTORIA DA AULA DE LINGUA PORTUGUESA: A SEMANTICA GLOBAL DE UM DISCURSO COM UNIDADE, COERENCIA E RESPONSABILIDADE, FRANCINEIDE PAIVA MORAES
2013, Qualificação de Mestrado A (Des)Motivacao na Aprendizagem em alunos do curso extensivo e intensivo de Licenciatura em Letras Lingua Inglesa., MARCUS ALEXANDRE CARVALHO DE SOUZA
2013, Qualificação de Mestrado O ensino do Portugues na formacao de professores em Timor-Leste: dos documentos oficiais as apropriacoes dos sujeitos usuarios, FABIANA ALMEIDA DOS SANTOS
2013, Qualificação de Mestrado Ensino-aprendizagem da produção escrita em turmas heterogêneas de português língua estrangeira: das tarefas ao exame CELPE_BRAS, HELLEN MARGARETH POMPEU DE SALES
2013, Dissertação de Mestrado AUTORIA DIDATICA: VOZES E MARCAS DE SUBJETIVIDADE EM ATIVIDADES DIDATICAS CRIADAS POR GRADUANDOS DE LETRAS, HERODOTO EZEQUIEL FONSECA DA SILVA
2013, Qualificação de Mestrado ACONSELHAMENTO LINGUAGEIRO, MOTIVACAO E AUTONOMIA NAS PRATICAS DE PRODUCAO ESCRITA ACADEMICA EM INGLES., MARJA FERREIRA MARTINS
2013, Monografia de Graduação L'impact du Cadre Européen Commun de Référence pour les Langues dans l'enseignement-apprentissage de la production écrite, HELLEN MARGARETH POMPEU DE SALES
2012, Dissertação de Mestrado PROCESSOS DE REGULACAO NA PRODUCAO ESCRITA EM PORTUGUES LINGUA ESTRANGEIRA, RENATA DE CASSIA DORIA DA SILVA
2012, Dissertação de Mestrado A INCORPORACAO DO CONCEITO DE GENERO NO DISCURSO DE ESTUDANTES DE LETRAS SOBRE O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LINGUA PORTUGUESA, NORA MONTEIRO PINTO DE ALMEIDA
2012, Dissertação de Mestrado AVALIACAO DA COMPREENSAO ESCRITA DE ALUNOS SURDOS DO ENSINO FUNDAMENTAL MAIOR, MARCIA MONTEIRO CARVALHO
2012, Dissertação de Mestrado A CONSTRUCAO DA IDENTIDADE DO PROFESSOR DE LINGUA PORTUGUESA NA IMPRENSA: UMA ABORDAGEM DISCURSIVA, MARIA DO SOCORRO MORATO LOPES
2012, Dissertação de Mestrado O RETORNO NA PRODUCAO ESCRITA E SUAS INFLUENCIAS NA MOTIVACAO PARA A APRENDIZAGEM DE INGLES, GIZELIA MARIA DA SILVA FREITAS
2012, Dissertação de Mestrado A heterogeneidade linguistico-cultural em foco no ensino-aprendizagem da producao oral em portugues como lingua estrangeira, EDIRNELIS MORAES DOS SANTOS
2011, Qualificação de Mestrado O DISCURSO DO ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA NA IMPRENSA: SUBJETIVIDADE E IMAGENS DOS PROFESSORES NA MIDIA, MARIA DO SOCORRO MORATO LOPES
2011, Qualificação de Mestrado A INCORPORACAO DO CONCEITO DE GENERO NO DISCURSO DE ESTUDANTES DA GRADUACAO EM LETRAS SOBRE O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LINGUA PORTUGUESA, NORA MONTEIRO PINTO DE ALMEIDA
2011, Qualificação de Mestrado PORTUGUES LINGUA ESTRANGEIRA: OS GENEROS TEXTUAIS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DA PRODUCAO ORAL, EDIRNELIS MORAES DOS SANTOS
2011, Qualificação de Mestrado O retorno na Producao escrita de Ingles como Lingua Estrangeira (LE) e suas influencias na motivacao para a aprendizagem de Lingua, GIZELIA MARIA DA SILVA FREITAS
2011, Qualificação de Mestrado PESQUISA EM ENSINO DE LINGUA: A ENTREVISTA COMO DADO, KELLY CRISTINA MARQUES MONTEIRO
2010, Dissertação de Mestrado AS ATIVIDADES DE COMPREENSAO ORAL COMO INPUT PARA A PRODUCAO ORAL/ESCRITA EM PORTUGUES LINGUA ESTRANGEIRA: PREPARACAO PARA O EXAME CELPE/BRAS, KARINA FIGUEIREDO GAYA
2009, Dissertação de Mestrado PRATICAS DE ENSINO E PRODUCAO DE TEXTOS ESCRITOS NA 8a SERIE DO ENSINO FUNDAMENTAL: O QUADRO EUROPEU COMUM DE REFERENCIA COMO FERRAMENTA, JORDANA TAVARES SILVEIRA
2002, Dissertação de Mestrado Quem e Eva e o que e uva. Uma abordagem pragmatica da lingua e o metodo Paulo Freire: Propostas para um letramento radical., ELIZABETH FERREIRA VASCONCELOS DE ANDRADE
2002, Dissertação de Mestrado Quem é Eva e o que e uva. Uma abordagem pragmática da língua e o método Paulo Freire: Propostas para um letramento radical., ELIZABETH FERREIRA VASCONCELOS DE ANDRADE
Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de
Períodicos (37)
2017,Membro do Conselho Editorial, Belém (PA), Nacional, Revista Moara online
2017,Consultor ad hoc de revista científica, Uberlândia (MG), Nacional, Domínios da Linguagem (UFU) v. 11 n. 3 jul/set
2017,Conferencista Convidado, FFLCH - USP - São Paulo, Local, XIV Journée de Formation - Departamento de Letras Modernas (FFLCH)
2017,Membro da Comissões Organizadora, São Paulo (SP), Local, XIVe Journée de Formation - FFLCH - USP
2017,Conferencista Convidado, Belém (UFPA), Local, XXII Semana Acadêmica de Letras da UFPA (XXII SEMAL)
2016,Consultor ad hoc de revista científica, São Leopoldo (RS), Nacional, submissão '11728'
2016,Consultor ad hoc de revista científica, Goiânia (GO), Nacional, Revista Signótica (ISSN 0103-7250)
2016,Membro do Conselho Editorial, Belém (PA), Nacional, Revista Moara online
2016,Conferencista Convidado, Castanhal (PA), Local, V Simpósio Artístico-Literário de Castanhal / III Colóquio de Linguística de Castanhal
2016,Conferencista Convidado, Colégio Militar de Belém, Local, Estágio de Atualização Pedagógica Nìvel II
2016,Membro da Comissões de Programa, Belém (PA), Nacional, Comissão julgadora para reconhecimento de diploma de mestrado
2015,Consultor ad hoc de revista científica, Uberlândia (MG), Nacional, v. 9 n. 1 jan/jul 2015 da revista Domínios da Linguagem (UFU)
2015,Membro do Conselho Editorial, Campinas (SP), Nacional, Editora Pontes
2015,Consultor ad hoc de anais de evento, Macapá (AP), Nacional, XX Congresso Brasileiro de Professores de Francês
2015,Consultor ad hoc de orgãos de fomento, Brasília (DF), Internacional, Online
2015,Conferencista Convidado, Guarulhos (SP), Nacional, III Encontro do Grupo de Pesquisa CNPq 409753/2013-0
2015,Conferencista Convidado, Belém (PA), Nacional, V Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia
2015,Conferencista Convidado, Macapá (AP), Nacional, XX Congresso de Professores de Francês
2015,Consultor ad hoc de revista científica, Uberlândia (MG), Nacional, v. 9 n. 4 out/dez 2015 da revista Domínios da Linguagem (UFU)
2015,Membro do Conselho Editorial, Belém (PA), Nacional, Revista Moara online
2015,Conferencista Convidado, Passo Fundo (RS), Nacional, II Encontro do Grupo de Pesquisa CNPq 409753/2013-0
2015,Membro da Comissões Organizadora, Belém (PA), Internacional, IX Congresso Internacional da ABRALIN
2014,Conferencista Convidado, Macapá (AP), Local, I Simpósio de Línguas da Universidade do Estado do Amapá
2014,Conferencista Convidado, Macapá (AP), Local, I Simpósio de Línguas da Universidade do Estado do Amapá
2014,Conferencista Convidado, Londrina (PR), Internacional, Simpósio da Sociedade Internacional de PLE
2014,Consultor ad hoc de revista científica, Vitória da Conquista (BA), Nacional, nº 12 (2) da revista Estudos da Língua(gem) - (PPGLin/Uesb)
2014,Consultor ad hoc de revista científica, São Paulo, Nacional, nº 40 da revista Educação e Pesquisa (USP)
2014,Membro do Conselho Editorial, Belém (PA), Nacional, Revista Moara impressa e online
2014,Consultor ad hoc de revista científica, Uberlândia (MG), Nacional, nº 15 da revista Domínios da Linguagem (UFU)
2014,Conferencista Convidado, Belém (PA), Local, XXI Semana de Letras - UFPA
2014,Conferencista Convidado, Olinda (PE), Nacional, VI Seminário de Estudos em Educação e Linguagem (VI CEEL)
2014,Conferencista Convidado, Blumenau (SC), Nacional, I Encontro do Grupo de Pesquisa CNPq - 409753/2013-0
2013,Editor de Periodicos, Jornais e Similares, Belém (PA), Nacional, Revista Moara
2013,Consultor ad hoc de orgãos de fomento, Brasília (DF), Internacional, Online
2013,Membro da Comissões Organizadora, Castanhal (PA), Nacional, III Seminário Interação e Subjetividade no Ensino de línguas (III SISEL)
2013,Conferencista Convidado, Belém (PA), Local, X Seminário de Pesquisas em Andamento do PPGL - UFPA
2013,Membro do Conselho Editorial, Belém (PA), Nacional, Revista Moara Impressa e online
Trabalho de Fim de Curso(8)
Lauto-évaluation chez les étudiants de Licence de Français de l'UFPA: représentations et pratiques, RUTILENE ALVES ROSA PASSARINHO ,
08/2013
La correction des erreurs en classes d'enfants apprenants de FLE, BRUNA FRANCISCA PIMENTEL DA SILVA ,
04/2013
A redação do ENEM: ensino da produção escrita na perspectiva da avaliação formativa, TALITA BARROSO DA SILVA ,
02/2018
O gesto didático de regulação no ensino do gênero artigo enciclopédico, ALINE PORTILHO LEITE ,
12/2018
O papel da sequência didática de leitura do gênero conto de terror na avaliação e na regulação da aprendizagem dos alunos, ALESSANDRA KARINA GOMES DE ARAUJO ,
12/2018
Artigo de opinião: caminhos para o desenvolvimento da compreensão leitora dos alunos, RENATA MARIA DE SOUZA ,
12/2018
Les enseignants de langues étrangères et le développement des stratégies métacognitives chez les apprenants, KAREN DE OLIVEIRA MIRANDA ,
03/2021
A problemática da avaliação no ensino/aprendizagem de línguas: articulação com a formação de professores, RAPHAEL FIGUEIREDO DA SILVA LOPES ,
12/2022
Orientações de Pós-Graduação (32)
Doutorado, FERNANDA SOUZA E SILVA, 12/2018
- ,
Orientação em Andamento
Doutorado, LUCIANA DE OLIVEIRA ALVES, 11/2018
- ,
Orientação em Andamento