lucas rodrigues lopes

CCAME - CAMPUS UNIVERSITARIO DO TOCANTINS - CAMETA

Produção Intelectual

Artigos (25)

  • 2023, Andrea Silva Domingues, Benedita Celeste de Moraes Pinto, Lucas Rodrigues Lopes, Marcos Fábio Freire Montysuma , Memória Metálica e Discurso na Educação em Tempos de Pandemia e Fascismo na Amazônia Tocantina, ISSN: 23588322
  • 2022, Sílvia de Lima Batista, Andrea Silva Domingues, Lucas Rodrigues Lopes , Education and Experiences of Quilombolas Women: Paths to Formal Education in the Quilombo of Igarapé Preto in Oeiras do Pará, ISSN: 22864822
  • 2022, Rosiely Cruz e Cruz, Andrea Silva Domingues, Lucas Rodrigues Lopes , Música, Linguagem e Discurso - O ensino da língua-cultura inglesa em uma escola pública de Cametá/PA, Brasil, ISSN: 21826439
  • 2022, Lucas Rodrigues Lopes, Éderson Luís da Silveira , O indígena no YouTube: Representações de si e do(s) outro(s) em tempos de crise pandêmica - COVID 19, ISSN: 19836988
  • 2021, SANTANA, WILDER KLÉBER FERNANDES DE, Silvio Nunes da Silva Júnior, Lucas Rodrigues Lopes , Análise dialógica do enunciado - E daí? - A proliferação discursiva em contexto de pandemia, ISSN: 19839979
  • 2021, Lucas Rodrigues Lopes, Éderson Luís da Silveira , Pêcheux, Foucault e a Pandemia: Notas discursivas sobre representações de ensino e aprendizagem em tempos de COVID-19, ISSN: 16787471
  • 2021, Lucas Rodrigues Lopes, Cátia Veneziano Pitombeira , Experiências no ensino remoto emergencial: intercorrências e (im)previsibilidades amparadas pelo pensamento complexo, ISSN: 21795150
  • 2021, Lucas Rodrigues Lopes, Cátia Veneziano Pitombeira, Éderson Luís da Silveira , Representações docentes no Instagram: Desterritorializações e reterritorializações em tempos de crise pandêmica, ISSN: 21790027
  • 2021, Lucas Rodrigues Lopes, Lucas Rodrigues Lopes , A língua-cultura inglesa na esfera federal - Currículo, reflexões teóricas e apontamentos docentes, ISSN: 21792984
  • 2021, Lucas Rodrigues Lopes , As contribuições da Psicanálise à Educação - Entre possibilidades à formação de professores, ISSN: 22383948
  • 2021, Lucas Rodrigues Lopes , A construção da leitura discursiva e a formação de professores de línguas-culturas. Uma abordagem interdisciplinar em busca de pertencimento?, ISSN: 25267507
  • 2021, Lucas Rodrigues Lopes, Silvio Nunes da Silva Júnior, SANTANA, WILDER KLÉBER FERNANDES DE , É só uma gripezinha! Olhares dialógico-discursivos sobre uma charge contemporânea, ISSN: 23588322
  • 2020, Éderson Luís da Silveira, Lucas Rodrigues Lopes , Análise discursiva das representações da(s) masculinidade(s) em editorais da Men's Health, ISSN: 25271024
  • 2020, FERNANDES DE SANTANA, WILDER KLEBER, Lucas Rodrigues Lopes , O Heterodiscurso em uma charge política contemporânea, ISSN: 26747502
  • 2020, Éderson Luís da Silveira, Lucas Rodrigues Lopes , A memória, a Literatura e o (Risco do) Esquecimento: Uma leitura dos tempos de exceção em 'Alguma coisa urgentemente' de João Gilberto Noll, ISSN: 1984431X
  • 2020, Lucas Rodrigues Lopes, Jeferson Cipriano de Araújo , A formação de professores de língua inglesa: Um olhar complexo-discursivo na contemporaneidade, ISSN: 25264478
  • 2019, Vanderlei Gonçalves Barbosa Junior, Lucas Oliveira de Jesus, Márcio Rodrigues Sabino, Lucas Rodrigues Lopes, Marcos Roberto de Moraes , Aplicativo mobile para o controle de assiduidade em monitorias, ISSN: 21769427
  • 2019, Lucas Rodrigues Lopes, Cátia Veneziano Pitombeira , A tecnologia e a formação do professor de línguas no Brasil sob holofotes da Teoria da Complexidade e da análise dialógica do discurso, ISSN: 19816081
  • 2019, SANTANA, WILDER KLÉBER FERNANDES DE, PEREIRA, ANÍSIO BATISTA, Lucas Rodrigues Lopes , A (DES)ORDEM MATRIMONIAL NAS TERRAS DA RAINHA, ISSN: 21764182
  • 2019, Lucas Rodrigues Lopes, Éderson Luís da Silveira , (DES)TERRITORIALIZAÇÕES NA FORMAÇÃO TECNOLÓGICA DO PROFESSOR DE LÍNGUA- CULTURA INGLESA ENTRE (DIS)CURSOS: NOTAS SOBRE A PLATAFORMA YOUTUBE, ISSN: 25267507
  • 2019, Lucas Rodrigues Lopes, Éderson Luís da Silveira , O CÍRCULO DE BAKHTIN E O HERÓI IMIGRANTE CLANDESTINO: PERCORRENDO (OS ESTUDOS D)A LINGUAGEM ENTRE O DIALOGISMO E OS PROCESSOS ENUNCIATIVOS, ISSN: 14136457
  • 2018, Lucas Rodrigues Lopes, Éderson Luís da Silveira , Da (Im)possível M(a)estria em tempos (hiper)modernos: Sobre a Linguagem, a Educação e a Psicanálise, ISSN: 25255169
  • 2018, Lucas Rodrigues Lopes, Éderson Luís da Silveira , AINDA SOMOS OS MESMOS E ENSINAMOS COMO NOSSOS PAIS: NOTAS SOBRE A ARTIFICIALIZAÇÃO DE GÊNEROS DISCURSIVOS NA ESCOLA, ISSN: 23588322
  • 2018, Lucas Rodrigues Lopes, Éderson Luís da Silveira , (DES)TERITORIALIZANDO A ALTERIDADE: O MORADOR DE RUA ENTRE PRÁTICAS E REPRESENTAÇÕES NAS MALHAS DISCURSIVAS DO YOUTUBE, ISSN: 18071597
  • 2018, Lucas Rodrigues Lopes, Cátia Veneziano Pitombeira , Entre resistências, desafios e (im)possibilidades: A emergência do professor de língua inglesa no ensino superior tecnológico sob lentes discursivas, ISSN: 25264478

Publicação em Eventos (29)

  • 2023, Zamara Rodrigues Pinheiro Lucas Rodrigues Lopes, Identidades docentes de língua-cultura inglesa no Baixo Tocantins, II Simpósio de Integração Universitária do Baixo Tocantins, Resumo Expandido
  • 2023, Wellington Renner Benmuyal Pastana Lucas Rodrigues Lopes, Análise do Discurso e Representações de pessoas negras em livros de língua inglesa em Cametá/PA, II Simpósio de Integração Universitária do Baixo Tocantins, Resumo Expandido
  • 2023, Geciel Ranieri Furtado Lucas Rodrigues Lopes, Atravessamentos constitutivos na/pela língua-cultura inglesa no Baixo Tocantins/Cametá/PA, II Simpósio de Integração Universitária do Baixo Tocantins, Resumo Expandido
  • 2023, Keyla Farias Leal Lucas Rodrigues Lopes, A identidade negra em livros didáticos de língua inglesa adotados em Cametá/PA: Reflexões Crítico-discursivas, II Simpósio de Integração Universitária do Baixo Tocantins, Resumo Expandido
  • 2022, Geciel Ranieri Furtado, Lucas Rodrigues Lopes, O ensino-aprendizagem de língua-cultura inglesa no Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME) - Crenças em (dis)curso, VIII Seminário Nacional de Pós-Graduação em Educação e Cultura, Resumo
  • 2022, Janaína das Neves Marcelino, Lucas Rodrigues Lopes, Tecnologia Tocantina - Dizeres dos professores-mediadores do SEI na escola Manoel Mendes Soares em Tucuruí - PA, VIII Seminário Nacional de Pós-Graduação em Educação e Cultura, Resumo
  • 2022, Vitor Serra Rodrigues, Lucas Rodrigues Lopes, Linguagem, Cultura e Educação - Representação identitária dos surdos-negros de Breves/PA, VIII Seminário Nacional de Pós-Graduação em Educação e Cultura, Resumo
  • 2022, Zamara Rodrigues Pinheiro, Lucas Rodrigues Lopes, A identidade do professor de língua-cultura inglesa em sites e revistas educacionais, VIII Seminário Nacional de Pós-Graduação em Educação e Cultura, Resumo
  • 2022, George de Sá Moreira, Lucas Rodrigues Lopes, Análise discursiva das representações de alunos e professores no/do YouTube, VIII Seminário Nacional de Pós-Graduação em Educação e Cultura, Resumo
  • 2022, Lucas Rodrigues Lopes, Cátia Veneziano Pitombeira, Discursos locais e globais do professor de (e sobre a) língua-cultura inglesa, III SIELI e XXI Encontro de Letras - Linguagens, Ensino e Tecnologias - Diálogos interculturais com a sociedade, Resumo
  • 2021, Lucas Rodrigues Lopes Cátia Veneziano Pitombeira, BNCC e Formação Tecnológica: Saberes docentes em diálogo, III Semana de Letras do Seridó, Resumo
  • 2021, Lucas Rodrigues Lopes; Cátia Veneziano Pitombeira, Caminhos emergentes para a formação de professores de línguas, XI Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas (XI JETAL)., Resumo
  • 2021, Lucas Rodrigues Lopes, Cátia Veneziano Pitombeira, (Trans)formações de professores de língua inglesa para além da pandemia do COVID-19: (Trans)(multi)letramentos, VIII Congresso Latino-americano de Formação de Professores de Linguas Tema: Formação de Professores de Línguas em Tempos de Crises Sociais; Construindo Reexistencias, Resumo
  • 2021, Cátia Veneziano Pitombeira, Lucas Rodrigues Lopes, Deslocamentos e formas de representação de ensino-aprendizagem: uma nova realidade?, III Seminário de Estudos Linguísticos do Vale do Paraíba, Resumo
  • 2021, Lucas Rodrigues Lopes Cátia Veneziano Pitombeira, Abismos e Deslocamentos na formação de professores de língua-cultura inglesa na pandemia do COVID-19, VI Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa - Sefeli,, Resumo
  • 2021, Zamara Rodrigues Pinheiro, Lucas Rodrigues Lopes, O professor de língua-cultura inglesa à luz da BNCC ? representações, normas e discursos?, VII Encontro de Educação e os Desafios da Contemporaneidade, Resumo
  • 2021, Lucas Rodrigues Lopes Cátia Veneziano Pitombeira, Deslocamentos e formas de representação de ensino-aprendizagem: uma nova realidade?, III Seminário de Estudos Linguísticos do Vale do Paraíba, Outros
  • 2021, Lucas Rodrigues Lopes, Deslocamentos e rupturas no ensino de gramática em aulas de línguas, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBID - UFAL, Outros
  • 2020, Lucas Rodrigues Lopes, O professor de línguas-culturas na BNCC - Representações docentes e(m) discursos normativos, III Colóquio Nacional de Educação, Políticas e Sociedades, Resumo Expandido
  • 2020, Lucas Rodrigues Lopes; Cátia Veneziano Pitombeira, As (des)territorializações do professor de língua-cultura inglesa e(m)(dis)cursos de e sobre a língua inglesa, I Seminário Interdiscipinar Linguagens, Culturas e Educação, Resumo
  • 2020, Lucas Rodrigues Lopes; Cátia Veneziano Pitombeira, A Sequência Didática de Língua e Cultura Inglesa: novos horizontes, velhos paradigmas, II Simpósio de Línguas - Ensino de Línguas e Inclusão Social: Experiências e Reflexões e e, Trabalho Completo
  • 2020, Jeferson Cipriano de Araújo; Lucas Rodrigues Lopes, Metodologias ativas no ensino de língua e cultura inglesa, II Simpósio de Línguas - Ensino de Línguas e Inclusão Social: Experiências e Reflexões e e, Resumo
  • 2020, Lucas Rodrigues Lopes; Cátia Veneziano Pitombeira, Novas e velhas emergências do professor de língua-cultura inglesa no uso (e aplicação) das ferramentas tecnológicas (GT), II Simpósio de Línguas - Ensino de Línguas e Inclusão Social: Experiências e Reflexões e e, Trabalho Completo
  • 2020, Lucas Rodrigues Lopes, ?A BNCC e as representações do professor de língua-cultura inglesa?, I Ciclo de Palestras da Faculdade de Linguagem - Letras - Língua Inglesa, Resumo
  • 2020, Lucas Rodrigues Lopes, As representações de si e do(s) outro(s) nos mo(vi)mentos da rua: lugar de cultura e resistência, Congresso Internacional de Literatura, Cultura e Resistência, Outros
  • 2018, Lucas Rodrigues Lopes, Cátia Veneziano Pitombeira, A prática docente no Ensino Superior Tecnológico: (des)territorializações do ensino de língua-cultura inglesa, 21º InPLA Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada, Resumo
  • 2018, Lucas Rodrigues Lopes, Entre verticalidades, horizontalidades e (Dis)cursos: O morador de rua no Youtube, 2º Encontro Redes Digitais e Culturas Ativistas, Resumo
  • 2017, Lucas Rodrigues Lopes, OS MORADORES DE RUA EM VÍDEOS DO YOUTUBE: AS REPRESENTAÇÕES DE SI E DO(S) OUTROS COMO ECOS DE RESISTÊNCIA, VII Encontro de Estudos da Linguagem e VI Encontro Internacional de Estudos da Linguagem, Resumo
  • 2017, Luiz Henrique Biazotto, Lucas Rodrigues Lopes, Ana Célia Ribeiro Bizigato Portes., Software de Controle Hídrico, II Simpósio Regional de Iniciação Científica - Indústria do futuro, Resumo Expandido

Capítulos de Livros (19)

  • 2023, Considerações sobre práticas de ensino-aprendizagem decoloniais: A educação básica e(m) outras perspectivas, Linguística Aplicada na contemporaneidade: Práticas Decoloniais, Letramentos Críticos e Discurso no Ensino de Línguas, Lucas Rodrigues Lopes, Cátia Veneziano Pitombeira
  • 2022, Uma abordagem discursiva do gênero canção sertaneja frente às práticas de ensino de línguas-culturas no Baixo Tocantins, Práticas de língua(gem) e(m) discurso: Ensino e Formação, Lucas Rodrigues Lopes
  • 2022, A abordagem discursivo-desconstrutivista no campo da Educação - Das ferramentas teóricas, rotas e reflexões críticas, Educação em cena: olhares plurais e experiências de pesquisa e ensino, Lucas Rodrigues Lopes, Vitor Serra Rodrigues
  • 2022, Dos dizeres docentes à reflexão crítica à luz da Teoria dos Multiletramentos - A pesquisa em formação de professores de língua-cultura inglesa na cidade de Cametá/PA, Educação em cena: olhares plurais e experiências de pesquisa e ensino, Geciel Ranieri Furtado, Lucas Rodrigues Lopes
  • 2022, O professor de línguas-culturas e(m) itinerários formativos no Baixo Tocantins - Enfrentamentos e apontamentos em torno da formação cidadã, Educação e diversidade: Itinerários formativos docentes e trajetórias para a formação cidadã, Lucas Rodrigues Lopes, Zamara Rodrigues Pinheiro
  • 2022, Rotas, Emergências e Sentidos na construção do Ensino Remoto Emergencial (ERE) em tempos de pandemia, Educação e Linguagens em Interação - Saberes, Práticas e Sentidos, Lucas Rodrigues Lopes, Cátia Veneziano Pitombeira
  • 2022, Avaliação Educacional: Considerações teóricas e Reflexões críticas, Caminhos do educador : perspectivas entre as teorias, as práticas e os saberes, Lucas Rodrigues Lopes, Bruno César Castello Ananias
  • 2022, As representações docentes na Educação do Campo, Caminhos do educador: perspectivas entre as teorias, as práticas e os saberes, Geciel Ranieri Furtado, Vitor Serra Rodrigues, Lucas Rodrigues Lopes
  • 2021, O caleidoscópio da formação do professor de língua-cultura inglesa em diálogo com a BNCC - Perspectivas contemporâneas, Estudos Linguísticos Aplicados - Interlocuções na contemporaneidade, Lucas Rodrigues Lopes, Cátia Veneziano Pitombeira
  • 2021, Desterritorializações e reterritorializações midiáticas - representações de professores em tempos de distanciamento social a partir dos estudos do discurso e multiletramentos, Formação de professores de línguas estrangeiras no contexto de isolamento social, Lucas Rodrigues Lopes
  • 2020, Enfrentamentos e Desafios na Formação de Professores de Língua-Cultura Inglesa no Ensino Superior e(m) Diálogos com Edgar Morin e Nuccio Ordine, Educação e ciências humanas: Reflexões entre desconfianças, a utilidade do inútil e a potência dos saberes., Lucas Rodrigues Lopes, Cátia Veneziano Pitombeira
  • 2020, A escola em rede: A atuação do professor de línguas sob a ótica da teoria da complexidade, da gamificação e dos multiletramentos, Linguagem e Tecnologia, Lucas Rodrigues Lopes, Jeferson Cipriano de Araújo, Cátia Veneziano Pitombeira
  • 2020, As representações de si e do(s) outro(s) em vídeos do YouTube: A imigração boliviana nas malhas midiáticas e(m) (dis)curso, Práticas Discursivas: Educação, Linguagem e(m) (Dis)curso, Lucas Rodrigues Lopes
  • 2019, Emergências e (des)territorializações em discurso: a Venezuela à flor da pele, Análises em (dis)curso: perspectivas, leituras, diálogos., Lucas Rodrigues Lopes
  • 2019, Os (dis)cursos de Língua-cultura Inglesa no ensino superior tecnológico e as (im)possibilidades de discussões acerca da noção de gênero e sexualidade, Raça, Gênero e Sexualidade em Perspectivas Discursivas: teorias e análises, Lucas Rodrigues Lopes
  • 2019, DISCURSIVIZAÇÕES EM TORNO DA PSICOMOTRICIDADE COMO PRÁTICA INCLUSIVA NO ENSINO INFANTIL, EDUCAÇÃO: Ressonâncias Teóricas e Práticas Vol.1, Éderson Luís da Silveira, Lucas Rodrigues Lopes, SANTANA, WILDER KLÉBER FERNANDES DE
  • 2018, REVISITANDO BAKHTIN: NOTAS SOBRE A LEXICALIDADE ENTRE PALAVRAS, (DIÁLOGO ENTRE) DISCURSOS E A CONTRIBUIÇÃO PARA OS ESTUDOS DA LINGUAGEM, OLHARES SOBRE O LÉXICO: PERSPECTIVAS DE ESTUDO, Lucas Rodrigues Lopes, Éderson Luís da Silveira
  • 2018, A leitura escolar entre as possibilidades e o interdito: territorialização discursivo-desconstrutivistas para não deixar seu professor em paz, O ensino na Educação Básica: Diálogos entre sujeitos, saberes e experiências docentes, Lucas Rodrigues Lopes, Éderson Luís da Silveira
  • 2017, Habitar o espaço invisível: notas sobre moradores de rua, territorializações outras e formas de (des) subjetivação na contemporaneidade, Questões de Linguagem e Sociedade 3: Problemas Sociais, Subalternidades e Discurso, Éderson Luís da Silveira, Lucas Rodrigues Lopes

Participações em Bancas de Cursos (94)

  • 2023, Monografia de Graduação O uso de tecnologias como instrumento motivador no/do ensino-aprendizagem de língua inglesa em sala de aula, Claudiane Rodrigues Clarindo
  • 2023, Monografia de Graduação Os desafios do ensino-aprendizagem de língua inglesa na escola Santa Terezinha no município de Cametá/PA, Larissa Melo do Carmo
  • 2023, Dissertação de Mestrado PRATICAS DECOLONIAIS NO ‘ENSINOAPRENDIZAGEM’ DA LINGUA INGLESA NA CIBERCULTURA: uma tessitura (im)possivel de ‘fazerpensar’? , CRISTIANE RIBEIRO BARBOSA DA SILVA
  • 2023, Dissertação de Mestrado PRATICAS DECOLONIAIS NO ‘ENSINOAPRENDIZAGEMÂ’ DA LINGUA INGLESA NA CIBERCULTURA: uma tessitura (im)possivel de ‘fazerpensarÂ’?, CRISTIANE RIBEIRO BARBOSA DA SILVA
  • 2023, Dissertação de Mestrado A Emergência das Identidades Negras-Surdas Nas Escolas de Breves/PA, Vitor Serra Rodrigues
  • 2023, Dissertação de Mestrado A identidade ribeirinha no curso de Letras - Língua Inglesa - Emergências no Campus Universitário do Tocantins/Cametá (CUNTINS), Geciel Ranieri Furtado
  • 2023, Qualificação de Doutorado Do bate-papo UOL ao GRINDR: Entre a heteronormatividade e o desejo pelo mesmo: A constituição dos sujeitos homoafetivos, Valter Cézar Andrade Júnior
  • 2023, Qualificação de Mestrado Gênero e Sexualidade nos livros didáticos de língua inglesa do PNLD, Wellington Ruan Correa Oliveira
  • 2023, Dissertação de Mestrado Gênero e Sexualidade nos livros didáticos de língua inglesa do PNLD, Wellington Ruan Correia Oliveira
  • 2023, Monografia de Graduação O inglês como língua estrangeira no cotidiano dos alunos de terceiro ano da escola estadual Júlia Passarinho na cidade de Cametá/PA, Jaqueline Cardoso Alves
  • 2023, Monografia de Graduação Cultura Africana e Afro-brasileira no livro didatico de Ingles: Uma breve analise, JUCIANE BASTOS DE SOUZA
  • 2023, Monografia de Graduação A trilogia High School Musical possibilitando pensar atividades de língua-cultura inglesa em Oeiras do Pará, Rafaela Caroline da Silva Pinto
  • 2023, Monografia de Graduação As possibilidades no processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa na reserva extrativista Arióca Pruanã, Jaqueline de Souza Medeiros
  • 2023, Monografia de Graduação O ensino remoto emergencial (ERE) em tempos de pandemia: Os dizeres dos alunos do curso de Letras - Língua Inglesa e(m) mo(vi)mentos, Nathália Cardoso Lopes
  • 2023, Monografia de Graduação ENSINO-APRENDIZAGEM DE LINGUA INGLESA NA ESCOLA DO CAMPO: NARRATIVAS DOS SUJEITOS DA E.M.E.I.F. SAO PEDRO, JACIELE DE JESUS TRINDADE
  • 2023, Monografia de Graduação As representações de uma aluna de Letras - Língua Inglesa sobre o ensino de literatura em aulas do ensino fundamental em Oeiras do Pará., Miliani do Socorro Ferreira Oliveira
  • 2023, Monografia de Graduação O gênero FanFiction e sua influência no ensino-aprendizagem de língua-cultura inglesa, Beatriz Caroline Barreto Santa Rosa
  • 2023, Monografia de Graduação A gameficação no ensino-aprendizagem de língua-cultura inglesa no ensino fundamental, Maria José Duarte dos Santos
  • 2023, Monografia de Graduação A realidade aumentada como ferramenta de motivação na sala de aula de língua inglesa, Rafaela Lopes Barroso
  • 2023, Monografia de Graduação Práticas docentes no ensino-aprendizagem de língua inglesa no ensino fundamental sob a ótica do professor crítico-reflexivo, Raiana do Carmo Alves Pompeu
  • 2023, Qualificação de Mestrado A emergência de identidades negras-surdas nas escolas em Breves/PA, Vitor Serra Rodrigues
  • 2023, Qualificação de Mestrado Genero e Sexualidade nos livros didaticos de lingua inglesa do PNLD, WELLINGTON RUAN CORREA OLIVEIRA
  • 2023, Monografia de Graduação Feminismo negro nas travessias biográficas de Chimamanda Ngozi Adichie e a Escrita de si, Maria José Borges da Silva
  • 2023, Monografia de Graduação O uso do lúdico no ensino-aprendizagem de língua inglesa: Possíveis abordagens na turma do 6° ano do Ensino Fundamental em uma escola quilombola de São Benedito, Aldenora Lobo de Jesus
  • 2023, Qualificação de Mestrado A identidades ribeirinha no curso de Letras - Língua Inglesa - Emergências no Campus Universitário do Tocantins/Cametá, Geciel Ranieri Furtado
  • 2023, Monografia de Graduação O USO DO APLICATIVO GOOGLE TRANSLATE COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM DE LINGUA INGLESA NA SALA DE AULA, JEYSIELMA NERY CUNHA
  • 2023, Monografia de Graduação Experiências, Crenças e Identidade na Formação do Professor de Língua-Cultura Inglesa e o Estágio Supervisionado: O discurso de Professores e de Futuros Professores, Helena Farias Gaia
  • 2023, Monografia de Graduação Evasão e Abandono Escolar: Olhares Discursivos de Gestores e Professores, Rosângela Aragão Rodrigues
  • 2023, Monografia de Graduação JOGO DA CULTURA ANGLOFONA: A LUDICIDADE E A LINGUA INGLESA NO ENSINO FUNDAMENTAL, HEMINACES RODRIGUES PIMENTEL
  • 2023, Monografia de Graduação Ciclo de Vida: Formação Continuada na Vida do Professor de Língua Inglesa, Cinara Maria Alves Corrêa
  • 2023, Monografia de Graduação A desmotivação no ensino-aprendizagem de língua inglesa: Algumas reflexões, Dilzete Vieira Leal
  • 2023, Monografia de Graduação Os desafios do ensino-aprendizagem de lingua inglesa na escola Santa Terezinha no municipio de Cameta/PA, LARISSA MELO DO CARMO
  • 2023, Monografia de Graduação O inglês como língua estrangeira no cotidiano dos alunos de terceiro ano da escola estadual Julia Passarinho na cidade de Cameta/PA, JAQUELINE CARDOSO ALVES
  • 2023, Monografia de Graduação A autonomia durante a crise sanitária da COVID-19 - Relatos e Experiências no/do Ensino-Aprendizagem de Língua Inglesa em uma escola de Oeiras do Pará, Raylana da Silva Brabo
  • 2023, Monografia de Graduação O uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) e o Duolingo como ferramentas de ensino-aprendizagem da Língua Inglesa, Márcia Rodrigues Pantoja
  • 2023, Monografia de Graduação Representações de língua-cultura inglesa nos dizeres de alunos da educação profissionalizante em Oeiras do Pará, Hílkia Maiara Tavares Guimarães
  • 2023, Monografia de Graduação O uso de oficinas no ensino-aprendizagem de língua inglesa em Oeiras do Pará - Relatos de alunos da/na E.M.E.F Raimundo Arcanjo da Costa, Sámas da Silva Pereira
  • 2022, Monografia de Graduação A visão de docentes sobre o uso de podcast em sala de aula de língua inglesa em tempos de pandemia, Lauane Karine Rodrigues Rodrigues
  • 2022, Monografia de Graduação A identidade do professor de língua-cultura inglesa em revistas educacionais, Zamara Rodrigues Pinheiro
  • 2022, Monografia de Graduação DOCENTES E PRATICAS PEDAGOGICAS: um estudo acerca das narrativas docentes no processo de ensino de Lingua Inglesa em uma escola de ensino fundamental em Cameta, ISABELE CASTRO BORGES
  • 2022, Dissertação de Mestrado PARA ALEM DE UM ENSINO FORMAL: UMA ESCOLA NO/DO QUILOMBO NA COMUNIDADE DE IGARAPE PRETO/OEIRAS DO PARA, SILVIA DE LIMA BATISTA
  • 2022, Dissertação de Mestrado A subjetividade da pessoa surda na escrita do Português como segunda língua - Constituições, Educação e Surdez, Merian de Cristo Lobato
  • 2022, Dissertação de Mestrado Educação e Surdez - Uma investigação sobre a constituição de subjetivdades da pessoa surda a partir da língua escrita como segunda língua, Merian de Cristo Lobato
  • 2022, Monografia de Graduação Novas tecnologias no ensino da Lingua Inglesa na escola estadual de ensino medio Raimundo Ribeiro da Costa, TIAGO VEIGA PANTOJA
  • 2022, Monografia de Graduação OS IMPACTOS DO ENSINO REMOTO NO ENSINO DE LINGUA INGLESA NA ESCOLA MUNICIPAL PADRE PEDRO HERMANS EM MOCAJUBA - PARA, EDMILSON PEREIRA MORAES
  • 2022, Monografia de Graduação Lingua Cultura e representacao: o ensino de Ingles no sexto ano da Escola Dom Pedro I., LIA SOUSA MACIEL
  • 2022, Monografia de Graduação O desafio do ensino de Lingua Inglesa para alunos com deficiencia (PcD) em uma turma do 6º ano na EMEF “Raimundo Arcanjo da Costa”, ANA CRISTINA DOS SANTOS DO CARMO MATOS
  • 2022, Qualificação de Mestrado PRATICAS DECOLONIAIS NO ‘ENSINOAPRENDIZAGEMÂ’ DA LINGUA INGLESA NA CIBERCULTURA: uma tessitura (im)possivel de ‘fazerpensarÂ’?, CRISTIANE RIBEIRO BARBOSA DA SILVA
  • 2022, Qualificação de Mestrado Práticas Decoloniais no Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa - uma pesquisa-formação multirreferencial com praticantes culturais do ensino médio integrado no contexto sociotécnico cibercultural., Cristiane Ribeiro Barbosa da Silva
  • 2022, Dissertação de Mestrado A SUBJETIVIDADE DA PESSOA SURDA NA ESCRITA DO PORTUGUES COMO SEGUNDA LINGUA: CONSTITUICOES, EDUCACAO E SURDEZ, MERIAN DE CRISTO LOBATO
  • 2022, Qualificação de Mestrado A formação continuada para trabalhar a diversidade nos anos iniciais do ensino fundamental no município de Breves/PA - uma análise sobre o prescrito e o renormalizado, Liduína Gonçalves Pinheiro
  • 2022, Qualificação de Mestrado Para alem de um ensino formal: Uma escola no/do quilombo na comunidade de Igarape Preto/Oeiras do Para, SILVIA DE LIMA BATISTA
  • 2022, Qualificação de Mestrado EDUCACAO E SURDEZ: UMA INVESTIGACAO SOBRE A CONSTITUICAO DE SUBJETIVIDADES DA PESSOA SURDA A PARTIR DA LINGUA ESCRITA COMO SEGUNDA LINGUA, MERIAN DE CRISTO LOBATO
  • 2022, Monografia de Graduação A formação tecnológica do professor de língua inglesa: Caminhos e desafios no ensino remoto na Educação Básica, João Oliveira da Silva Júnior
  • 2022, Monografia de Graduação O WhatsApp: Ferramenta de ensino-aprendizagem de língua inglesa no ensino fundamental II da escola pública, Welson Luiz dos Santos
  • 2022, Monografia de Graduação A educação das águas em tempos de pandemia - A modalidade remota no ensino-aprendizagem de língua inglesa na Escola Ribeirinha Juvenal Viana Teles, Rosane Cruz dos Prazeres
  • 2022, Monografia de Graduação Emergências de uma escola municipal de Cametá/PA - A motivação e(m) dizeres de alunos e professor, Ana Clara Cruz Valente
  • 2022, Monografia de Graduação A sedução pelo Estrangeiro - A utilização da língua-cultura inglesa em nomes de estabelecimentos na cidade de Cametá - PA, Lauriane Carvalho de Castro
  • 2022, Monografia de Graduação O ensino-aprendizagem de língua-cultura inglesa no Sistema de Organização de Ensino Modular (SOME) - Crenças em (Dis)curso, Geciel Ranieri Furtado
  • 2022, Monografia de Graduação A utilização do aplicativo WhatsApp como ferramenta para aprendizagem da produção oral em língua inglesa, Jarilainne Afonso Vulcão
  • 2022, Monografia de Graduação Inglês para surdos - Reflexões sobre recursos e estratégias de ensino, Francisco Bezerra Martins
  • 2022, Dissertação de Mestrado A prática reflexiva e docência: A leitura literária na disciplina de Língua Portuguesa, Iranildes Meireles dos Santos
  • 2021, Monografia de Graduação EDUCACAO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) E O ENSINO DE LINGUA INGLESA: CULTURA DIGITAL EM TEMPOS DE PANDEMIA NO MUNINICIPIO DE CAMETA/PA., ELAINE ARNAUD TAVARES
  • 2021, Monografia de Graduação “MUSICA, LINGUAGEM E DISCURSO: O ENSINO DA LINGUA INGLESA EM UMA ESCOLA PUBLICA DE CAMETA/PA”, ROSIELY CRUZ E CRUZ
  • 2021, Dissertação de Mestrado A PRATICA REFLEXIVA E DOCENCIA: A LEITURA LITERARIA NA DISCIPLINA LINGUA PORTUGUESA, IRANILDES MEIRELES DOS SANTOS
  • 2021, Monografia de Graduação Benefícios que os aplicativos trazem para a aprendizagem autônoma de acadêmicos de Letras - Língua Inglesa, Irlane Farias Ferreira,
  • 2021, Monografia de Graduação Realidade Aumentada: Um novo suporte pedagógico, Fábio José Corrêa
  • 2021, Monografia de Graduação O Ensino Remoto Emergencial (ERE): A percepção dos alunos do 9º ano sobre o ensino-aprendizagem da Língua Inglesa na escola Almirante Barroso no Município de Mocajuba-PA, Alana Patrícia Barradas da Cruz
  • 2021, Monografia de Graduação A compreensão audiovisual por meio do gênero curta-metragem como ferramenta de motivação na aprendizagem de inglês, Greicy Moia Pantoja
  • 2021, Monografia de Graduação O Uso De Atividade De Compreensao Oral Como Estrategias Para O Desenvolvimento Da Habilidade De Listening Em Aprendizes De Lingua Inglesa, HELENISE ALHO GUIMARAES
  • 2021, Monografia de Graduação Beneficios Que Os Aplicativos Moveis Trazem Para A Aprendizagem De Forma Autonoma Dos Academicos De Lingua Inglesa Ufpa/Cameta-Pa, IRLANE FARIAS FERREIRA
  • 2021, Dissertação de Mestrado A Emergência da ideologia de gênero no pleito eleitoral de 2018: Da análise do discurso político às vozes de docentes de Ciências Humanas da Educação Básica, Rafael Danrley Barra de Menezes
  • 2021, Monografia de Graduação O ensino de lingua inglesa por meio da abordagem colaborativa para estudantes da Educacao de Jovens e Adultos (EJA) na E.M.E.F General Osorio , VALDRIANA LIRA DA COSTA
  • 2021, Qualificação de Mestrado DA COMUNIDADE SURDA A COMUNIDADE ESCOLAR: experiencias que formam consciencia de lutas por direitos na Amazonia Tocantina, PATRICIA CRISTINA DE ARAÚJO RODRIGUES
  • 2021, Monografia de Graduação A implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Ensino de Língua Inglesa, José Gonçalves Rodrigues Neto
  • 2020, Monografia de Graduação Análise de atividades de leitura em material didático: desafios e possibilidades, Ádria Carolina Pompeu Caldas
  • 2020, Monografia de Graduação As praticas de leitura nas aulas de lingua inglesa no 9° ano do ensino fundamental da EMEF Coronel Raimundo Leao - Cameta - PA” , CLAUDIA VIANA PANTOJA
  • 2020, Monografia de Graduação Letramento em aulas de língua inglesa no ensino médio modular, Ellen Christian Assunção Matos
  • 2020, Monografia de Graduação O ensino de língua inglesa sob a perspectiva do professor reflexivo - Apontamentos e observações, Adriana dos Santos Teles
  • 2020, Monografia de Graduação Ensino-aprendizagem de língua inglesa: a música e a tradução como proposta pedagógica para o ensino médio., Wellison Barbosa dos Santos
  • 2019, Monografia de Graduação Atendimento ao cliente: Uma prática relevante para a satisfação e fidelização do cliente (Qualificação), Lucas Rodrigues Lopes, José Celso Sobreiro Dias, José Vicente Gonçalves
  • 2019, Monografia de Graduação A percepção sobre a qualidade de vida no trabalho dos alunos do ensino superior em Gestão Empresarial (Qualificação), Lucas Rodrigues Lopes, José Caetano Minus, Julio Cesar Teixeira
  • 2019, Monografia de Graduação A importância da motivação no ambiente organizacional (Qualificação), Lucas Rodrigues Lopes, José Caetano Minus, Janaina Olsen Rodrigues
  • 2019, Qualificação de Doutorado Enunciado de proposta de atividade em contexto de EaD: um estudo discursivo, Lucas Rodrigues Lopes, Maria de Fátima Silva Amarante, Eliane Righi de Andrade
  • 2019, Qualificação de Mestrado Os dizeres dos autores de fanfiction LGBTI: Representações de si e do outro, Lucas Rodrigues Lopes, Maria de Fátima Silva Amarante, Maria José Rodrigues Faria Coracini
  • 2019, Monografia de Graduação No Comando: Tecnologia em função popular contra a corrupção municipal, Sandro Roberto Armelin, Adriano Ricardo Ruggero, Lucas Rodrigues Lopes
  • 2019, Monografia de Graduação Gestão de inventário de estoques: Uma abordagem gerencial, Sandro Roberto Armelin, Márcio Rodrigues Sabino, Lucas Rodrigues Lopes
  • 2018, Monografia de Graduação Implantação de um sistema de gerenciamento de uma clínica veterinária e criadouro de animais domésticos, Sandro Roberto Armelin, Elaine Cristina Valim Trova, Lucas Rodrigues Lopes
  • 2018, Monografia de Graduação Aplicativo Associação Vida: Adote uma vida, Sandro Roberto Armelin, Elaine Cristina Valim Trova, Lucas Rodrigues Lopes
  • 2018, Monografia de Graduação Desenvolvimento de Sistema para Automação de Cardápios na Plataforma Web, Sandro Roberto Armelin, Elaine Cristina Valim Trova, Lucas Rodrigues Lopes
  • 2018, Monografia de Graduação Implantação de solução para comércio eletrônico (Qualificação), Luiz Henrique Biazotto, Elaine Cristina Valim Trova, Lucas Rodrigues Lopes
  • 2018, Monografia de Graduação No Comando: Tecnologia em função popular contra a corrupção (Qualificação), Sandro Roberto Armelin, Adriano Ricardo Ruggero, Lucas Rodrigues Lopes
  • 2018, Monografia de Graduação Sistema de Gerenciamento de Pedidos (Qualificação), Luiz Henrique Biazotto, Elaine Cristina Valim Trova, Lucas Rodrigues Lopes
  • 2018, Monografia de Graduação Sistema de gerenciamento de aluguel de trajes (Qualificação), Sandro Roberto Armelin, Adriano Ricardo Ruggero, Lucas Rodrigues Lopes

Prêmios Recebidos (3)

  • 2023, 1° colocado na modalidade - Apresentação de PÃ?ster - Resultados da Dissertação - PPGEDUC/UFPA/CUNTINS - Discente Geciel Ranieri Furtado, UEPA - Universidade do Estado do Pará - Campus XVIII - Cametá/PA., Regional
  • 2023, 1° colocado na modalidade - Comunicação Oral - Resultados de Iniciação Científica - Faculdade de Letras - Língua Inglesa/UFPA/CUNTINS - Discente Evalarice Balieiro Paixão, UEPA - Universidade do Estado do Pará - Campus XVIII - Cametá/PA., Regional
  • 2021, Prêmio Horacio Schneider – Destaque na Iniciação Científica, Nacional

Trabalho de Fim de Curso(36)

  • A realidade aumentada como ferramenta de motivação na sala de aula de língua inglesa, RAFAELA LOPES BARROSO , 04/2023
  • “Letramento em aulas de língua inglesa no ensino médio modular”, ELLEN CHRISTIAN ASSUNCAO MATOS , 12/2020
  • “O ensino de língua inglesa sob a perspectiva do professor reflexivo – apontamentos e observações”, ADRIANA DOS SANTOS TELES , 12/2020
  • “Análise de atividades de leitura em material didático – desafios e possibilidades”, ADRIA CAROLINA POMPEU CALDAS , 12/2020
  • Realidade aumentada: Um novo suporte pedagógico, FABIO JOSE CORREA , 09/2021
  • O Ensino Remoto Emergencial (ERE): A percepção dos alunos do 9º ano sobre o ensino-aprendizagem da Língua Inglesa na escola Almirante Barroso no Município de Mocajuba-PA, ALANA PATRICIA BARRADAS DA CRUZ , 10/2021
  • As sufragistas - A luta das mulheres para garantirem seus direitos civis através do voto. , FRANCIDELMA DO SOCORRO DE SOUZA COSTA , 12/2021
  • A sedução pelo Estrangeiro - A utilização da língua-cultura inglesa em nomes de estabelecimentos na cidade de Cametá - PA., LAURIANE CARVALHO DE CASTRO , 01/2022
  • Inglês para surdos - Reflexões sobre recursos e estratégias de ensino, FRANCISCO BEZERRA MARTINS , 01/2022
  • O ensino-aprendizagem de língua-cultura inglesa no Sistema de Organização de Ensino Modular (SOME) - Crenças em (Dis)curso., GECIEL RANIERI FURTADO , 01/2022
  • A utilização do aplicativo WhatsApp como ferramenta para aprendizagem da produção oral em língua inglesa, JARILAINNE AFONSO VULCAO , 01/2022
  • Práticas docentes no ensino-aprendizagem de língua inglesa no ensino fundamental sob a ótica do professor crítico-reflexivo, RAIANA DO CARMO ALVES POMPEU , 04/2023
  • Emergências de uma escola municipal de Cametá/PA - A motivação e(m) dizeres de alunos e professor, ANA CLARA CRUZ VALENTE , 02/2022
  • A educação das águas em tempos de pandemia - A modalidade remota no ensino-aprendizagem de língua inglesa na Escola Ribeirinha Juvenal Viana Teles, ROSANE CRUZ DOS PRAZERES , 02/2022
  • As possibilidades no processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa na reserva extrativista Arióca Pruanã, JAQUELINE DE SOUZA MEDEIROS , 04/2023
  • A gameficação no ensino-aprendizagem de língua-cultura inglesa no ensino fundamental, MARIA JOSE DUARTE DOS SANTOS , 04/2023
  • A identidade do professor de língua-cultura inglesa em sites e revistas educacionais, ZAMARA RODRIGUES PINHEIRO , 12/2022
  • A visão de docentes sobre o uso de podcast em sala de aula de língua inglesa em tempos de pandemia, LAUANE KARINE RODRIGUES RODRIGUES , 12/2022
  • O uso de oficinas no ensino-aprendizagem de língua inglesa em Oeiras do Pará - Relatos de alunos na/da E.M.E.F Raimundo Arcanjo da Costa, SAMAS DA SILVA PEREIRA , 01/2023
  • O uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) e o Duolingo como ferramentas de ensino-aprendizagem da Língua Inglesa, MARCIA RODRIGUES PANTOJA , 01/2023
  • Representações de Língua-Cultura Inglesa nos dizeres de alunos da educação profissional em Oeiras do Pará, HILKIA MAIARA TAVARES GUIMARAES , 01/2023
  • A autonomia durante a crise sanitária da COVID-19 - Relatos e Experiências no/do Ensino-Aprendizagem de Língua Inglesa em uma escola de Oeiras do Pará, RAYLANA DA SILVA BRABO , 01/2023
  • A desmotivação no ensino-aprendizagem de língua inglesa: Algumas reflexões, DILZETE VIEIRA LEAL , 02/2023
  • Ciclo de Vida: Formação Continuada na Vida do Professor de Língua Inglesa, CINARA MARIA ALVES CORREA DA SILVA , 02/2023
  • O uso do lúdico no ensino-aprendizagem de língua inglesa: Possíveis abordagens na turma do 6° ano do Ensino Fundamental em uma escola quilombola de São Benedito, ALDENORA LOBO DE JESUS , 03/2023
  • Novas realidades e desafios no ensino fundamental: O uso de jogos na aula de língua-cultura inglesa na pandemia, AMANDA CRISTINA CORREA SOARES , 03/2023
  • Evasão e Abandono Escolar: Olhares Discursivos de Gestores e Professores, ROSÂNGELA ARAGÃO RODRIGUES , 03/2023
  • Experiências, Crenças e Identidade na Formação do Professor de Língua-Cultura Inglesa e o Estágio Supervisionado: O Discurso de Professores e Futuros Professores, HELENA FARIAS GAIA , 03/2023
  • O uso de tecnologias como instrumento motivador no/do ensino-aprendizagem de língua inglesa em sala de aula, CLAUDIANE RODRIGUES CLARINDO , 03/2023
  • Feminismo negro nas travessias biográficas de Chimamanda Ngozi Adichie e a Escrita de si, MARIA JOSE BORGES DA SILVA , 03/2023
  • As representações de uma aluna de Letras - Língua Inglesa sobre o ensino de literatura em aulas do ensino fundamental em Oeiras do Pará., MILIANI DO SOCORRO FERREIRA OLIVEIRA , 04/2023
  • As representações quilombolas no/do ensino-aprendizagem de língua-cultura inglesa, WILLIMA RIBEIRO MARTINS , 04/2023
  • O ensino remoto emergencial (ERE) em tempos de pandemia: Os dizeres dos alunos do curso de Letras - Língua Inglesa e(m) mo(vi)mentos, NATHALIA CARDOSO LOPES , 04/2023
  • O gênero FanFiction e sua influência no ensino-aprendizagem de língua-cultura inglesa, BEATRIZ CAROLINE BARRETO SANTA ROSA , 05/2023
  • A trilogia High School Musical possibilitando pensar atividades de língua-cultura inglesa em Oeiras do Pará, RAFAELA CAROLINE DA SILVA PINTO , 05/2023
  • As lendas no/do Baixo Tocantins: Caminhos para o ensino-aprendizagem da leitura em língua inglesa, LUCIANO BARROS FERREIRA , 02/2024

Orientações de Pós-Graduação (9)

  • Mestrado, VANACY DO SOCORRO LEAO DOAMARAL, 12/2023 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, GEORGE DE SA MOREIRA, 08/2022 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, JANAINA DAS NEVES MARCELINO, 08/2022 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, SILVIA DE LIMA BATISTA, 08/2021 - 12/2022 , Finalizada em 12/2022
  • Mestrado, DEISE DA SILVA MEDEIROS, 02/2023 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, ROSANA MARIA ALENCAR OLIVEIRA, 02/2023 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, ZAMARA RODRIGUES PINHEIRO, 03/2023 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, GECIEL RANIERI FURTADO, 06/2021 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, VITOR SERRA RODRIGUES, 06/2021 - , Orientação em Andamento

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba1 v3.14.25.245