CCAME - CAMPUS UNIVERSITARIO DO TOCANTINS - CAMETA
Produção Intelectual
Coordenação de Projetos de Pesquisa Externos (1)
2024, Os livros didáticos de língua inglesa adotados em escolas cametaenses: Representações negras, silenciamentos e apagamentos, FACLINGUAG
Artigos (25)
2023, Andrea Silva Domingues, Benedita Celeste de Moraes Pinto, Lucas Rodrigues Lopes, Marcos Fábio Freire Montysuma , Memória Metálica e Discurso na Educação em Tempos de Pandemia e Fascismo na Amazônia Tocantina, ISSN: 23588322
2022, Sílvia de Lima Batista, Andrea Silva Domingues, Lucas Rodrigues Lopes , Education and Experiences of Quilombolas Women: Paths to Formal Education in the Quilombo of Igarapé Preto in Oeiras do Pará, ISSN: 22864822
2022, Rosiely Cruz e Cruz, Andrea Silva Domingues, Lucas Rodrigues Lopes , Música, Linguagem e Discurso - O ensino da língua-cultura inglesa em uma escola pública de Cametá/PA, Brasil, ISSN: 21826439
2022, Lucas Rodrigues Lopes, Éderson Luís da Silveira , O indígena no YouTube: Representações de si e do(s) outro(s) em tempos de crise pandêmica - COVID 19, ISSN: 19836988
2021, SANTANA, WILDER KLÉBER FERNANDES DE, Silvio Nunes da Silva Júnior, Lucas Rodrigues Lopes , Análise dialógica do enunciado - E daí? - A proliferação discursiva em contexto de pandemia, ISSN: 19839979
2021, Lucas Rodrigues Lopes, Éderson Luís da Silveira , Pêcheux, Foucault e a Pandemia: Notas discursivas sobre representações de ensino e aprendizagem em tempos de COVID-19, ISSN: 16787471
2021, Lucas Rodrigues Lopes, Cátia Veneziano Pitombeira , Experiências no ensino remoto emergencial: intercorrências e (im)previsibilidades amparadas pelo pensamento complexo, ISSN: 21795150
2021, Lucas Rodrigues Lopes, Cátia Veneziano Pitombeira, Éderson Luís da Silveira , Representações docentes no Instagram: Desterritorializações e reterritorializações em tempos de crise pandêmica, ISSN: 21790027
2021, Lucas Rodrigues Lopes, Lucas Rodrigues Lopes , A língua-cultura inglesa na esfera federal - Currículo, reflexões teóricas e apontamentos docentes, ISSN: 21792984
2021, Lucas Rodrigues Lopes , As contribuições da Psicanálise à Educação - Entre possibilidades à formação de professores, ISSN: 22383948
2021, Lucas Rodrigues Lopes , A construção da leitura discursiva e a formação de professores de línguas-culturas. Uma abordagem interdisciplinar em busca de pertencimento?, ISSN: 25267507
2021, Lucas Rodrigues Lopes, Silvio Nunes da Silva Júnior, SANTANA, WILDER KLÉBER FERNANDES DE , É só uma gripezinha! Olhares dialógico-discursivos sobre uma charge contemporânea, ISSN: 23588322
2020, Éderson Luís da Silveira, Lucas Rodrigues Lopes , Análise discursiva das representações da(s) masculinidade(s) em editorais da Men's Health, ISSN: 25271024
2020, FERNANDES DE SANTANA, WILDER KLEBER, Lucas Rodrigues Lopes , O Heterodiscurso em uma charge política contemporânea, ISSN: 26747502
2020, Éderson Luís da Silveira, Lucas Rodrigues Lopes , A memória, a Literatura e o (Risco do) Esquecimento: Uma leitura dos tempos de exceção em 'Alguma coisa urgentemente' de João Gilberto Noll, ISSN: 1984431X
2020, Lucas Rodrigues Lopes, Jeferson Cipriano de Araújo , A formação de professores de língua inglesa: Um olhar complexo-discursivo na contemporaneidade, ISSN: 25264478
2019, Vanderlei Gonçalves Barbosa Junior, Lucas Oliveira de Jesus, Márcio Rodrigues Sabino, Lucas Rodrigues Lopes, Marcos Roberto de Moraes , Aplicativo mobile para o controle de assiduidade em monitorias, ISSN: 21769427
2019, Lucas Rodrigues Lopes, Cátia Veneziano Pitombeira , A tecnologia e a formação do professor de línguas no Brasil sob holofotes da Teoria da Complexidade e da análise dialógica do discurso, ISSN: 19816081
2019, SANTANA, WILDER KLÉBER FERNANDES DE, PEREIRA, ANÍSIO BATISTA, Lucas Rodrigues Lopes , A (DES)ORDEM MATRIMONIAL NAS TERRAS DA RAINHA, ISSN: 21764182
2019, Lucas Rodrigues Lopes, Éderson Luís da Silveira , (DES)TERRITORIALIZAÇÕES NA FORMAÇÃO TECNOLÓGICA DO PROFESSOR DE LÍNGUA- CULTURA INGLESA ENTRE (DIS)CURSOS: NOTAS SOBRE A PLATAFORMA YOUTUBE, ISSN: 25267507
2019, Lucas Rodrigues Lopes, Éderson Luís da Silveira , O CÍRCULO DE BAKHTIN E O HERÓI IMIGRANTE CLANDESTINO: PERCORRENDO (OS ESTUDOS D)A LINGUAGEM ENTRE O DIALOGISMO E OS PROCESSOS ENUNCIATIVOS, ISSN: 14136457
2018, Lucas Rodrigues Lopes, Éderson Luís da Silveira , Da (Im)possível M(a)estria em tempos (hiper)modernos: Sobre a Linguagem, a Educação e a Psicanálise, ISSN: 25255169
2018, Lucas Rodrigues Lopes, Éderson Luís da Silveira , AINDA SOMOS OS MESMOS E ENSINAMOS COMO NOSSOS PAIS: NOTAS SOBRE A ARTIFICIALIZAÇÃO DE GÊNEROS DISCURSIVOS NA ESCOLA, ISSN: 23588322
2018, Lucas Rodrigues Lopes, Éderson Luís da Silveira , (DES)TERITORIALIZANDO A ALTERIDADE: O MORADOR DE RUA ENTRE PRÁTICAS E REPRESENTAÇÕES NAS MALHAS DISCURSIVAS DO YOUTUBE, ISSN: 18071597
2018, Lucas Rodrigues Lopes, Cátia Veneziano Pitombeira , Entre resistências, desafios e (im)possibilidades: A emergência do professor de língua inglesa no ensino superior tecnológico sob lentes discursivas, ISSN: 25264478
Publicação em Eventos (29)
2023, Zamara Rodrigues Pinheiro
Lucas Rodrigues Lopes, Identidades docentes de lÃngua-cultura inglesa no Baixo Tocantins, II Simpósio de Integração Universitária do Baixo Tocantins, Resumo Expandido
2023, Wellington Renner Benmuyal Pastana
Lucas Rodrigues Lopes, Análise do Discurso e Representações de pessoas negras em livros de lÃngua inglesa em Cametá/PA, II Simpósio de Integração Universitária do Baixo Tocantins, Resumo Expandido
2023, Geciel Ranieri Furtado
Lucas Rodrigues Lopes, Atravessamentos constitutivos na/pela lÃngua-cultura inglesa no Baixo Tocantins/Cametá/PA, II Simpósio de Integração Universitária do Baixo Tocantins, Resumo Expandido
2023, Keyla Farias Leal
Lucas Rodrigues Lopes, A identidade negra em livros didÃÂáticos de lÃÂÃÂngua inglesa adotados em CametÃÂá/PA: ReflexÃÂões CrÃÂÃÂtico-discursivas, II SimpÃÂósio de IntegraÃÂçÃÂão UniversitÃÂária do Baixo Tocantins, Resumo Expandido
2022, Geciel Ranieri Furtado, Lucas Rodrigues Lopes, O ensino-aprendizagem de língua-cultura inglesa no Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME) - Crenças em (dis)curso, VIII Seminário Nacional de Pós-Graduação em Educação e Cultura, Resumo
2022, Janaína das Neves Marcelino, Lucas Rodrigues Lopes, Tecnologia Tocantina - Dizeres dos professores-mediadores do SEI na escola Manoel Mendes Soares em Tucuruí - PA, VIII Seminário Nacional de Pós-Graduação em Educação e Cultura, Resumo
2022, Vitor Serra Rodrigues, Lucas Rodrigues Lopes, Linguagem, Cultura e Educação - Representação identitária dos surdos-negros de Breves/PA, VIII Seminário Nacional de Pós-Graduação em Educação e Cultura, Resumo
2022, Zamara Rodrigues Pinheiro, Lucas Rodrigues Lopes, A identidade do professor de língua-cultura inglesa em sites e revistas educacionais, VIII Seminário Nacional de Pós-Graduação em Educação e Cultura, Resumo
2022, George de Sá Moreira, Lucas Rodrigues Lopes, Análise discursiva das representações de alunos e professores no/do YouTube, VIII Seminário Nacional de Pós-Graduação em Educação e Cultura, Resumo
2022, Lucas Rodrigues Lopes, Cátia Veneziano Pitombeira, Discursos locais e globais do professor de (e sobre a) língua-cultura inglesa, III SIELI e XXI Encontro de Letras - Linguagens, Ensino e Tecnologias - Diálogos interculturais com a sociedade, Resumo
2021, Lucas Rodrigues Lopes
Cátia Veneziano Pitombeira, BNCC e Formação Tecnológica: Saberes docentes em diálogo, III Semana de Letras do Seridó, Resumo
2021, Lucas Rodrigues Lopes; Cátia Veneziano Pitombeira, Caminhos emergentes para a formação de professores de línguas, XI Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas (XI JETAL)., Resumo
2021, Lucas Rodrigues Lopes, Cátia Veneziano Pitombeira, (Trans)formações de professores de língua inglesa para além da pandemia do COVID-19: (Trans)(multi)letramentos, VIII Congresso Latino-americano de Formação de Professores de Linguas Tema: Formação de Professores de Línguas em Tempos de Crises Sociais; Construindo Reexistencias, Resumo
2021, Cátia Veneziano Pitombeira, Lucas Rodrigues Lopes, Deslocamentos e formas de representação de ensino-aprendizagem: uma nova realidade?, III Seminário de Estudos Linguísticos do Vale do Paraíba, Resumo
2021, Lucas Rodrigues Lopes
Cátia Veneziano Pitombeira, Abismos e Deslocamentos na formação de professores de língua-cultura inglesa na pandemia do COVID-19, VI Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa - Sefeli,, Resumo
2021, Zamara Rodrigues Pinheiro, Lucas Rodrigues Lopes, O professor de língua-cultura inglesa à luz da BNCC ? representações, normas e discursos?, VII Encontro de Educação e os Desafios da Contemporaneidade, Resumo
2021, Lucas Rodrigues Lopes
Cátia Veneziano Pitombeira, Deslocamentos e formas de representação de ensino-aprendizagem: uma nova realidade?, III Seminário de Estudos Linguísticos do Vale do Paraíba, Outros
2021, Lucas Rodrigues Lopes, Deslocamentos e rupturas no ensino de gramática em aulas de línguas, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBID - UFAL, Outros
2020, Lucas Rodrigues Lopes, O professor de línguas-culturas na BNCC - Representações docentes e(m) discursos normativos, III Colóquio Nacional de Educação, Políticas e Sociedades, Resumo Expandido
2020, Lucas Rodrigues Lopes; Cátia Veneziano Pitombeira, As (des)territorializações do professor de língua-cultura inglesa e(m)(dis)cursos de e sobre a língua inglesa, I Seminário Interdiscipinar Linguagens, Culturas e Educação, Resumo
2020, Lucas Rodrigues Lopes; Cátia Veneziano Pitombeira, A Sequência Didática de Língua e Cultura Inglesa: novos horizontes, velhos paradigmas, II Simpósio de Línguas - Ensino de Línguas e Inclusão Social: Experiências e Reflexões e e, Trabalho Completo
2020, Jeferson Cipriano de Araújo; Lucas Rodrigues Lopes, Metodologias ativas no ensino de língua e cultura inglesa, II Simpósio de Línguas - Ensino de Línguas e Inclusão Social: Experiências e Reflexões e e, Resumo
2020, Lucas Rodrigues Lopes; Cátia Veneziano Pitombeira, Novas e velhas emergências do professor de língua-cultura inglesa no uso (e aplicação) das ferramentas tecnológicas (GT), II Simpósio de Línguas - Ensino de Línguas e Inclusão Social: Experiências e Reflexões e e, Trabalho Completo
2020, Lucas Rodrigues Lopes, ?A BNCC e as representações do professor de língua-cultura inglesa?, I Ciclo de Palestras da Faculdade de Linguagem - Letras - Língua Inglesa, Resumo
2020, Lucas Rodrigues Lopes, As representações de si e do(s) outro(s) nos mo(vi)mentos da rua: lugar de cultura e resistência, Congresso Internacional de Literatura, Cultura e Resistência, Outros
2018, Lucas Rodrigues Lopes, Cátia Veneziano Pitombeira, A prática docente no Ensino Superior Tecnológico: (des)territorializações do ensino de língua-cultura inglesa, 21º InPLA Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada, Resumo
2018, Lucas Rodrigues Lopes, Entre verticalidades, horizontalidades e (Dis)cursos: O morador de rua no Youtube, 2º Encontro Redes Digitais e Culturas Ativistas, Resumo
2017, Lucas Rodrigues Lopes, OS MORADORES DE RUA EM VÍDEOS DO YOUTUBE: AS REPRESENTAÇÕES DE SI E DO(S) OUTROS COMO ECOS DE RESISTÊNCIA, VII Encontro de Estudos da Linguagem e VI Encontro Internacional de Estudos da Linguagem, Resumo
2017, Luiz Henrique Biazotto, Lucas Rodrigues Lopes, Ana Célia Ribeiro Bizigato Portes., Software de Controle Hídrico, II Simpósio Regional de Iniciação Científica - Indústria do futuro, Resumo Expandido
Capítulos de Livros (19)
2023, Considerações sobre práticas de ensino-aprendizagem decoloniais: A educação básica e(m) outras perspectivas, LinguÃstica Aplicada na contemporaneidade: Práticas Decoloniais, Letramentos CrÃticos e Discurso no Ensino de LÃnguas, Lucas Rodrigues Lopes, Cátia Veneziano Pitombeira
2022, Uma abordagem discursiva do gênero canção sertaneja frente às práticas de ensino de línguas-culturas no Baixo Tocantins, Práticas de língua(gem) e(m) discurso: Ensino e Formação, Lucas Rodrigues Lopes
2022, A abordagem discursivo-desconstrutivista no campo da Educação - Das ferramentas teóricas, rotas e reflexões críticas, Educação em cena: olhares plurais e experiências de pesquisa e ensino, Lucas Rodrigues Lopes, Vitor Serra Rodrigues
2022, Dos dizeres docentes à reflexão crítica à luz da Teoria dos Multiletramentos - A pesquisa em formação de professores de língua-cultura inglesa na cidade de Cametá/PA, Educação em cena: olhares plurais e experiências de pesquisa e ensino, Geciel Ranieri Furtado, Lucas Rodrigues Lopes
2022, O professor de línguas-culturas e(m) itinerários formativos no Baixo Tocantins - Enfrentamentos e apontamentos em torno da formação cidadã, Educação e diversidade: Itinerários formativos docentes e trajetórias para a formação cidadã, Lucas Rodrigues Lopes, Zamara Rodrigues Pinheiro
2022, Rotas, Emergências e Sentidos na construção do Ensino Remoto Emergencial (ERE) em tempos de pandemia, Educação e Linguagens em Interação - Saberes, Práticas e Sentidos, Lucas Rodrigues Lopes, Cátia Veneziano Pitombeira
2022, Avaliação Educacional: Considerações teóricas e Reflexões críticas, Caminhos do educador : perspectivas entre as teorias, as práticas e os saberes, Lucas Rodrigues Lopes, Bruno César Castello Ananias
2022, As representações docentes na Educação do Campo, Caminhos do educador: perspectivas entre as teorias, as práticas e os saberes, Geciel Ranieri Furtado, Vitor Serra Rodrigues, Lucas Rodrigues Lopes
2021, O caleidoscópio da formação do professor de língua-cultura inglesa em diálogo com a BNCC - Perspectivas contemporâneas, Estudos Linguísticos Aplicados - Interlocuções na contemporaneidade, Lucas Rodrigues Lopes, Cátia Veneziano Pitombeira
2021, Desterritorializações e reterritorializações midiáticas - representações de professores em tempos de distanciamento social a partir dos estudos do discurso e multiletramentos, Formação de professores de línguas estrangeiras no contexto de isolamento social, Lucas Rodrigues Lopes
2020, Enfrentamentos e Desafios na Formação de Professores de Língua-Cultura Inglesa no Ensino Superior e(m) Diálogos com Edgar Morin e Nuccio Ordine, Educação e ciências humanas: Reflexões entre desconfianças, a utilidade do inútil e a potência dos saberes., Lucas Rodrigues Lopes, Cátia Veneziano Pitombeira
2020, A escola em rede: A atuação do professor de línguas sob a ótica da teoria da complexidade, da gamificação e dos multiletramentos, Linguagem e Tecnologia, Lucas Rodrigues Lopes, Jeferson Cipriano de Araújo, Cátia Veneziano Pitombeira
2020, As representações de si e do(s) outro(s) em vídeos do YouTube: A imigração boliviana nas malhas midiáticas e(m) (dis)curso, Práticas Discursivas: Educação, Linguagem e(m) (Dis)curso, Lucas Rodrigues Lopes
2019, Emergências e (des)territorializações em discurso: a Venezuela à flor da pele, Análises em (dis)curso: perspectivas, leituras, diálogos., Lucas Rodrigues Lopes
2019, Os (dis)cursos de Língua-cultura Inglesa no ensino superior tecnológico e as (im)possibilidades de discussões acerca da noção de gênero e sexualidade, Raça, Gênero e Sexualidade em Perspectivas Discursivas: teorias e análises, Lucas Rodrigues Lopes
2019, DISCURSIVIZAÇÕES EM TORNO DA PSICOMOTRICIDADE COMO PRÁTICA INCLUSIVA NO ENSINO INFANTIL, EDUCAÇÃO: Ressonâncias Teóricas e Práticas Vol.1, Éderson Luís da Silveira, Lucas Rodrigues Lopes, SANTANA, WILDER KLÉBER FERNANDES DE
2018, REVISITANDO BAKHTIN: NOTAS SOBRE A LEXICALIDADE ENTRE PALAVRAS, (DIÁLOGO ENTRE) DISCURSOS E A CONTRIBUIÇÃO PARA OS ESTUDOS DA LINGUAGEM, OLHARES SOBRE O LÉXICO: PERSPECTIVAS DE ESTUDO, Lucas Rodrigues Lopes, Éderson Luís da Silveira
2018, A leitura escolar entre as possibilidades e o interdito: territorialização discursivo-desconstrutivistas para não deixar seu professor em paz, O ensino na Educação Básica: Diálogos entre sujeitos, saberes e experiências docentes, Lucas Rodrigues Lopes, Éderson Luís da Silveira
2017, Habitar o espaço invisível: notas sobre moradores de rua, territorializações outras e formas de (des) subjetivação na contemporaneidade, Questões de Linguagem e Sociedade 3: Problemas Sociais, Subalternidades e Discurso, Éderson Luís da Silveira, Lucas Rodrigues Lopes
Participações em Bancas de Cursos (94)
2023, Monografia de Graduação O uso de tecnologias como instrumento motivador no/do ensino-aprendizagem de lÃÂÃÂngua inglesa em sala de aula, Claudiane Rodrigues Clarindo
2023, Monografia de Graduação Os desafios do ensino-aprendizagem de lÃÂngua inglesa na escola Santa Terezinha no municÃÂpio de Cametá/PA, Larissa Melo do Carmo
2023, Dissertação de Mestrado PRATICAS DECOLONIAIS NO ‘ENSINOAPRENDIZAGEM’ DA LINGUA INGLESA NA CIBERCULTURA: uma tessitura (im)possivel de ‘fazerpensar’?
, CRISTIANE RIBEIRO BARBOSA DA SILVA
2023, Dissertação de Mestrado PRATICAS DECOLONIAIS NO ÂENSINOAPRENDIZAGEMÂ DA LINGUA INGLESA NA CIBERCULTURA: uma tessitura (im)possivel de ÂfazerpensarÂ?, CRISTIANE RIBEIRO BARBOSA DA SILVA
2023, Dissertação de Mestrado A EmergÃÂência das Identidades Negras-Surdas Nas Escolas de Breves/PA, Vitor Serra Rodrigues
2023, Dissertação de Mestrado A identidade ribeirinha no curso de Letras - LÃÂngua Inglesa - Emergências no Campus Universitário do Tocantins/Cametá (CUNTINS), Geciel Ranieri Furtado
2023, Qualificação de Doutorado Do bate-papo UOL ao GRINDR: Entre a heteronormatividade e o desejo pelo mesmo: A constituição dos sujeitos homoafetivos, Valter Cézar Andrade Júnior
2023, Qualificação de Mestrado GÃÂênero e Sexualidade nos livros didÃÂáticos de lÃÂÃÂngua inglesa do PNLD, Wellington Ruan Correa Oliveira
2023, Dissertação de Mestrado Gênero e Sexualidade nos livros didáticos de lÃÂngua inglesa do PNLD, Wellington Ruan Correia Oliveira
2023, Monografia de Graduação O inglÃÂês como lÃÂÃÂngua estrangeira no cotidiano dos alunos de terceiro ano da escola estadual JÃÂúlia Passarinho na cidade de CametÃÂá/PA, Jaqueline Cardoso Alves
2023, Monografia de Graduação Cultura Africana e Afro-brasileira no livro didatico de Ingles: Uma breve analise, JUCIANE BASTOS DE SOUZA
2023, Monografia de Graduação A trilogia High School Musical possibilitando pensar atividades de lÃÂngua-cultura inglesa em Oeiras do Pará, Rafaela Caroline da Silva Pinto
2023, Monografia de Graduação As possibilidades no processo de ensino e aprendizagem de lÃÂngua inglesa na reserva extrativista Arióca Pruanã, Jaqueline de Souza Medeiros
2023, Monografia de Graduação O ensino remoto emergencial (ERE) em tempos de pandemia: Os dizeres dos alunos do curso de Letras - LÃÂÃÂngua Inglesa e(m) mo(vi)mentos, Nathália Cardoso Lopes
2023, Monografia de Graduação ENSINO-APRENDIZAGEM DE LINGUA INGLESA NA ESCOLA DO CAMPO: NARRATIVAS DOS SUJEITOS DA E.M.E.I.F. SAO PEDRO, JACIELE DE JESUS TRINDADE
2023, Monografia de Graduação As representaÃÂçÃÂões de uma aluna de Letras - LÃÂÃÂngua Inglesa sobre o ensino de literatura em aulas do ensino fundamental em Oeiras do ParÃÂá., Miliani do Socorro Ferreira Oliveira
2023, Monografia de Graduação O gÃÂênero FanFiction e sua influÃÂência no ensino-aprendizagem de lÃÂÃÂngua-cultura inglesa, Beatriz Caroline Barreto Santa Rosa
2023, Monografia de Graduação A gameficação no ensino-aprendizagem de lÃÂngua-cultura inglesa no ensino fundamental, Maria José Duarte dos Santos
2023, Monografia de Graduação A realidade aumentada como ferramenta de motivação na sala de aula de língua inglesa, Rafaela Lopes Barroso
2023, Monografia de Graduação Práticas docentes no ensino-aprendizagem de língua inglesa no ensino fundamental sob a ótica do professor crítico-reflexivo, Raiana do Carmo Alves Pompeu
2023, Qualificação de Mestrado A emergência de identidades negras-surdas nas escolas em Breves/PA, Vitor Serra Rodrigues
2023, Qualificação de Mestrado Genero e Sexualidade nos livros didaticos de lingua inglesa do PNLD, WELLINGTON RUAN CORREA OLIVEIRA
2023, Monografia de Graduação Feminismo negro nas travessias biográficas de Chimamanda Ngozi Adichie e a Escrita de si, Maria José Borges da Silva
2023, Monografia de Graduação O uso do lúdico no ensino-aprendizagem de língua inglesa: Possíveis abordagens na turma do 6° ano do Ensino Fundamental em uma escola quilombola de São Benedito, Aldenora Lobo de Jesus
2023, Qualificação de Mestrado A identidades ribeirinha no curso de Letras - Língua Inglesa - Emergências no Campus Universitário do Tocantins/Cametá, Geciel Ranieri Furtado
2023, Monografia de Graduação O USO DO APLICATIVO GOOGLE TRANSLATE COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM DE LINGUA INGLESA NA SALA DE AULA, JEYSIELMA NERY CUNHA
2023, Monografia de Graduação Experiências, Crenças e Identidade na Formação do Professor de Língua-Cultura Inglesa e o Estágio Supervisionado: O discurso de Professores e de Futuros Professores, Helena Farias Gaia
2023, Monografia de Graduação Evasão e Abandono Escolar: Olhares Discursivos de Gestores e Professores, Rosângela Aragão Rodrigues
2023, Monografia de Graduação JOGO DA CULTURA ANGLOFONA: A LUDICIDADE E A LINGUA INGLESA NO ENSINO FUNDAMENTAL, HEMINACES RODRIGUES PIMENTEL
2023, Monografia de Graduação Ciclo de Vida: Formação Continuada na Vida do Professor de Língua Inglesa, Cinara Maria Alves Corrêa
2023, Monografia de Graduação A desmotivação no ensino-aprendizagem de língua inglesa: Algumas reflexões, Dilzete Vieira Leal
2023, Monografia de Graduação Os desafios do ensino-aprendizagem de lingua inglesa na escola Santa Terezinha no municipio de Cameta/PA, LARISSA MELO DO CARMO
2023, Monografia de Graduação O inglês como língua estrangeira no cotidiano dos alunos de terceiro ano da escola estadual Julia Passarinho na cidade de Cameta/PA, JAQUELINE CARDOSO ALVES
2023, Monografia de Graduação A autonomia durante a crise sanitária da COVID-19 - Relatos e Experiências no/do Ensino-Aprendizagem de Língua Inglesa em uma escola de Oeiras do Pará, Raylana da Silva Brabo
2023, Monografia de Graduação O uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) e o Duolingo como ferramentas de ensino-aprendizagem da Língua Inglesa, Márcia Rodrigues Pantoja
2023, Monografia de Graduação Representações de língua-cultura inglesa nos dizeres de alunos da educação profissionalizante em Oeiras do Pará, Hílkia Maiara Tavares Guimarães
2023, Monografia de Graduação O uso de oficinas no ensino-aprendizagem de língua inglesa em Oeiras do Pará - Relatos de alunos da/na E.M.E.F Raimundo Arcanjo da Costa, Sámas da Silva Pereira
2022, Monografia de Graduação A visão de docentes sobre o uso de podcast em sala de aula de língua inglesa em tempos de pandemia, Lauane Karine Rodrigues Rodrigues
2022, Monografia de Graduação A identidade do professor de língua-cultura inglesa em revistas educacionais, Zamara Rodrigues Pinheiro
2022, Monografia de Graduação DOCENTES E PRATICAS PEDAGOGICAS: um estudo acerca das narrativas docentes no processo de ensino de Lingua Inglesa em uma escola de ensino fundamental em Cameta, ISABELE CASTRO BORGES
2022, Dissertação de Mestrado PARA ALEM DE UM ENSINO FORMAL: UMA ESCOLA NO/DO QUILOMBO NA COMUNIDADE DE IGARAPE PRETO/OEIRAS DO PARA, SILVIA DE LIMA BATISTA
2022, Dissertação de Mestrado A subjetividade da pessoa surda na escrita do Português como segunda língua - Constituições, Educação e Surdez, Merian de Cristo Lobato
2022, Dissertação de Mestrado Educação e Surdez - Uma investigação sobre a constituição de subjetivdades da pessoa surda a partir da língua escrita como segunda língua, Merian de Cristo Lobato
2022, Monografia de Graduação Novas tecnologias no ensino da Lingua Inglesa na escola estadual de ensino medio Raimundo Ribeiro da Costa, TIAGO VEIGA PANTOJA
2022, Monografia de Graduação OS IMPACTOS DO ENSINO REMOTO NO ENSINO DE LINGUA INGLESA NA ESCOLA MUNICIPAL PADRE PEDRO HERMANS EM MOCAJUBA - PARA, EDMILSON PEREIRA MORAES
2022, Monografia de Graduação Lingua Cultura e representacao: o ensino de Ingles no sexto ano da Escola Dom Pedro I., LIA SOUSA MACIEL
2022, Monografia de Graduação O desafio do ensino de Lingua Inglesa para alunos com deficiencia (PcD) em uma turma do 6º ano na EMEF Raimundo Arcanjo da Costa, ANA CRISTINA DOS SANTOS DO CARMO MATOS
2022, Qualificação de Mestrado PRATICAS DECOLONIAIS NO ÂENSINOAPRENDIZAGEMÂ DA LINGUA INGLESA NA CIBERCULTURA: uma tessitura (im)possivel de ÂfazerpensarÂ?, CRISTIANE RIBEIRO BARBOSA DA SILVA
2022, Qualificação de Mestrado Práticas Decoloniais no Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa - uma pesquisa-formação multirreferencial com praticantes culturais do ensino médio integrado no contexto sociotécnico cibercultural., Cristiane Ribeiro Barbosa da Silva
2022, Dissertação de Mestrado A SUBJETIVIDADE DA PESSOA SURDA NA ESCRITA DO PORTUGUES COMO SEGUNDA LINGUA: CONSTITUICOES, EDUCACAO E SURDEZ, MERIAN DE CRISTO LOBATO
2022, Qualificação de Mestrado A formação continuada para trabalhar a diversidade nos anos iniciais do ensino fundamental no município de Breves/PA - uma análise sobre o prescrito e o renormalizado, Liduína Gonçalves Pinheiro
2022, Qualificação de Mestrado Para alem de um ensino formal: Uma escola no/do quilombo na comunidade de Igarape Preto/Oeiras do Para, SILVIA DE LIMA BATISTA
2022, Qualificação de Mestrado EDUCACAO E SURDEZ: UMA INVESTIGACAO SOBRE A CONSTITUICAO DE SUBJETIVIDADES DA PESSOA SURDA A PARTIR DA LINGUA ESCRITA COMO SEGUNDA LINGUA, MERIAN DE CRISTO LOBATO
2022, Monografia de Graduação A formação tecnológica do professor de língua inglesa: Caminhos e desafios no ensino remoto na Educação Básica, João Oliveira da Silva Júnior
2022, Monografia de Graduação O WhatsApp: Ferramenta de ensino-aprendizagem de língua inglesa no ensino fundamental II da escola pública, Welson Luiz dos Santos
2022, Monografia de Graduação A educação das águas em tempos de pandemia - A modalidade remota no ensino-aprendizagem de língua inglesa na Escola Ribeirinha Juvenal Viana Teles, Rosane Cruz dos Prazeres
2022, Monografia de Graduação Emergências de uma escola municipal de Cametá/PA - A motivação e(m) dizeres de alunos e professor, Ana Clara Cruz Valente
2022, Monografia de Graduação A sedução pelo Estrangeiro - A utilização da língua-cultura inglesa em nomes de estabelecimentos na cidade de Cametá - PA, Lauriane Carvalho de Castro
2022, Monografia de Graduação O ensino-aprendizagem de língua-cultura inglesa no Sistema de Organização de Ensino Modular (SOME) - Crenças em (Dis)curso, Geciel Ranieri Furtado
2022, Monografia de Graduação A utilização do aplicativo WhatsApp como ferramenta para aprendizagem da produção oral em língua inglesa, Jarilainne Afonso Vulcão
2022, Monografia de Graduação Inglês para surdos - Reflexões sobre recursos e estratégias de ensino, Francisco Bezerra Martins
2022, Dissertação de Mestrado A prática reflexiva e docência: A leitura literária na disciplina de Língua Portuguesa, Iranildes Meireles dos Santos
2021, Monografia de Graduação EDUCACAO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) E O ENSINO DE LINGUA INGLESA: CULTURA DIGITAL EM TEMPOS DE PANDEMIA NO MUNINICIPIO DE CAMETA/PA., ELAINE ARNAUD TAVARES
2021, Monografia de Graduação MUSICA, LINGUAGEM E DISCURSO: O ENSINO DA LINGUA INGLESA EM UMA ESCOLA PUBLICA DE CAMETA/PA, ROSIELY CRUZ E CRUZ
2021, Dissertação de Mestrado A PRATICA REFLEXIVA E DOCENCIA: A LEITURA LITERARIA NA DISCIPLINA LINGUA PORTUGUESA, IRANILDES MEIRELES DOS SANTOS
2021, Monografia de Graduação Benefícios que os aplicativos trazem para a aprendizagem autônoma de acadêmicos de Letras - Língua Inglesa, Irlane Farias Ferreira,
2021, Monografia de Graduação Realidade Aumentada: Um novo suporte pedagógico, Fábio José Corrêa
2021, Monografia de Graduação O Ensino Remoto Emergencial (ERE): A percepção dos alunos do 9º ano sobre o ensino-aprendizagem da Língua Inglesa na escola Almirante Barroso no Município de Mocajuba-PA, Alana Patrícia Barradas da Cruz
2021, Monografia de Graduação A compreensão audiovisual por meio do gênero curta-metragem como ferramenta de motivação na aprendizagem de inglês, Greicy Moia Pantoja
2021, Monografia de Graduação O Uso De Atividade De Compreensao Oral Como Estrategias Para O Desenvolvimento Da Habilidade De Listening Em Aprendizes De Lingua Inglesa, HELENISE ALHO GUIMARAES
2021, Monografia de Graduação Beneficios Que Os Aplicativos Moveis Trazem Para A Aprendizagem De Forma Autonoma Dos Academicos De Lingua Inglesa Ufpa/Cameta-Pa, IRLANE FARIAS FERREIRA
2021, Dissertação de Mestrado A Emergência da ideologia de gênero no pleito eleitoral de 2018: Da análise do discurso político às vozes de docentes de Ciências Humanas da Educação Básica, Rafael Danrley Barra de Menezes
2021, Monografia de Graduação O ensino de lingua inglesa por meio da abordagem colaborativa para estudantes da Educacao de Jovens e Adultos (EJA) na E.M.E.F General Osorio , VALDRIANA LIRA DA COSTA
2021, Qualificação de Mestrado DA COMUNIDADE SURDA A COMUNIDADE ESCOLAR: experiencias que formam consciencia de lutas por direitos na Amazonia Tocantina, PATRICIA CRISTINA DE ARAÚJO RODRIGUES
2021, Monografia de Graduação A implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Ensino de Língua Inglesa, José Gonçalves Rodrigues Neto
2020, Monografia de Graduação Análise de atividades de leitura em material didático: desafios e possibilidades, Ádria Carolina Pompeu Caldas
2020, Monografia de Graduação
As praticas de leitura nas aulas de lingua inglesa no 9° ano do ensino fundamental da EMEF Coronel Raimundo Leao - Cameta - PA”
, CLAUDIA VIANA PANTOJA
2020, Monografia de Graduação Letramento em aulas de língua inglesa no ensino médio modular, Ellen Christian Assunção Matos
2020, Monografia de Graduação O ensino de língua inglesa sob a perspectiva do professor reflexivo - Apontamentos e observações, Adriana dos Santos Teles
2020, Monografia de Graduação Ensino-aprendizagem de língua inglesa: a música e a tradução como proposta pedagógica para o ensino médio., Wellison Barbosa dos Santos
2019, Monografia de Graduação Atendimento ao cliente: Uma prática relevante para a satisfação e fidelização do cliente (Qualificação), Lucas Rodrigues Lopes, José Celso Sobreiro Dias, José Vicente Gonçalves
2019, Monografia de Graduação A percepção sobre a qualidade de vida no trabalho dos alunos do ensino superior em Gestão Empresarial (Qualificação), Lucas Rodrigues Lopes, José Caetano Minus, Julio Cesar Teixeira
2019, Monografia de Graduação A importância da motivação no ambiente organizacional (Qualificação), Lucas Rodrigues Lopes, José Caetano Minus, Janaina Olsen Rodrigues
2019, Qualificação de Doutorado Enunciado de proposta de atividade em contexto de EaD: um estudo discursivo, Lucas Rodrigues Lopes, Maria de Fátima Silva Amarante, Eliane Righi de Andrade
2019, Qualificação de Mestrado Os dizeres dos autores de fanfiction LGBTI: Representações de si e do outro, Lucas Rodrigues Lopes, Maria de Fátima Silva Amarante, Maria José Rodrigues Faria Coracini
2019, Monografia de Graduação No Comando: Tecnologia em função popular contra a corrupção municipal, Sandro Roberto Armelin, Adriano Ricardo Ruggero, Lucas Rodrigues Lopes
2019, Monografia de Graduação Gestão de inventário de estoques: Uma abordagem gerencial, Sandro Roberto Armelin, Márcio Rodrigues Sabino, Lucas Rodrigues Lopes
2018, Monografia de Graduação Implantação de um sistema de gerenciamento de uma clínica veterinária e criadouro de animais domésticos, Sandro Roberto Armelin, Elaine Cristina Valim Trova, Lucas Rodrigues Lopes
2018, Monografia de Graduação Aplicativo Associação Vida: Adote uma vida, Sandro Roberto Armelin, Elaine Cristina Valim Trova, Lucas Rodrigues Lopes
2018, Monografia de Graduação Desenvolvimento de Sistema para Automação de Cardápios na Plataforma Web, Sandro Roberto Armelin, Elaine Cristina Valim Trova, Lucas Rodrigues Lopes
2018, Monografia de Graduação Implantação de solução para comércio eletrônico (Qualificação), Luiz Henrique Biazotto, Elaine Cristina Valim Trova, Lucas Rodrigues Lopes
2018, Monografia de Graduação No Comando: Tecnologia em função popular contra a corrupção (Qualificação), Sandro Roberto Armelin, Adriano Ricardo Ruggero, Lucas Rodrigues Lopes
2018, Monografia de Graduação Sistema de Gerenciamento de Pedidos (Qualificação), Luiz Henrique Biazotto, Elaine Cristina Valim Trova, Lucas Rodrigues Lopes
2018, Monografia de Graduação Sistema de gerenciamento de aluguel de trajes (Qualificação), Sandro Roberto Armelin, Adriano Ricardo Ruggero, Lucas Rodrigues Lopes
Prêmios Recebidos (3)
2023, 1° colocado na modalidade - Apresentação de P�ster - Resultados da Dissertação - PPGEDUC/UFPA/CUNTINS - Discente Geciel Ranieri Furtado, UEPA - Universidade do Estado do Pará - Campus XVIII - Cametá/PA., Regional
2023, 1° colocado na modalidade - Comunicação Oral - Resultados de Iniciação CientÃfica - Faculdade de Letras - LÃngua Inglesa/UFPA/CUNTINS - Discente Evalarice Balieiro Paixão, UEPA - Universidade do Estado do Pará - Campus XVIII - Cametá/PA., Regional
2021, Prêmio Horacio Schneider Destaque na Iniciação Científica, Nacional
Trabalho de Fim de Curso(37)
A realidade aumentada como ferramenta de motivação na sala de aula de língua inglesa, RAFAELA LOPES BARROSO ,
04/2023
Letramento em aulas de língua inglesa no ensino médio modular, ELLEN CHRISTIAN ASSUNCAO MATOS ,
12/2020
O ensino de língua inglesa sob a perspectiva do professor reflexivo apontamentos e observações, ADRIANA DOS SANTOS TELES ,
12/2020
Análise de atividades
de leitura em material didático desafios e possibilidades, ADRIA CAROLINA POMPEU CALDAS ,
12/2020
Realidade aumentada: Um novo suporte pedagógico, FABIO JOSE CORREA ,
09/2021
O Ensino Remoto Emergencial (ERE): A percepção dos alunos do 9º ano sobre o ensino-aprendizagem da Língua Inglesa na escola Almirante Barroso no Município
de Mocajuba-PA, ALANA PATRICIA BARRADAS DA CRUZ ,
10/2021
As sufragistas - A luta das mulheres para garantirem seus direitos civis através do voto.
, FRANCIDELMA DO SOCORRO DE SOUZA COSTA ,
12/2021
A sedução pelo Estrangeiro - A utilização da língua-cultura inglesa em nomes de estabelecimentos na cidade de Cametá - PA., LAURIANE CARVALHO DE CASTRO ,
01/2022
Inglês para surdos - Reflexões sobre recursos e estratégias de ensino, FRANCISCO BEZERRA MARTINS ,
01/2022
O ensino-aprendizagem de língua-cultura inglesa no Sistema de Organização de Ensino Modular (SOME) - Crenças em (Dis)curso., GECIEL RANIERI FURTADO ,
01/2022
A utilização do aplicativo WhatsApp como ferramenta para aprendizagem da produção oral em língua inglesa, JARILAINNE AFONSO VULCAO ,
01/2022
Práticas docentes no ensino-aprendizagem de língua inglesa no ensino fundamental sob a ótica do professor crítico-reflexivo, RAIANA DO CARMO ALVES POMPEU ,
04/2023
Emergências de uma escola municipal de Cametá/PA - A motivação e(m) dizeres de alunos e professor, ANA CLARA CRUZ VALENTE ,
02/2022
A educação das águas em tempos de pandemia - A modalidade remota no ensino-aprendizagem de língua inglesa na Escola Ribeirinha Juvenal Viana Teles, ROSANE CRUZ DOS PRAZERES ,
02/2022
As possibilidades no processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa na reserva extrativista Arióca Pruanã, JAQUELINE DE SOUSA MEDEIROS ,
04/2023
A gameficação no ensino-aprendizagem de língua-cultura inglesa no ensino fundamental, MARIA JOSE DUARTE DOS SANTOS ,
04/2023
A identidade do professor de língua-cultura inglesa em sites e revistas educacionais, ZAMARA RODRIGUES PINHEIRO ,
12/2022
A visão de docentes sobre o uso de podcast em sala de aula de língua inglesa em tempos de pandemia, LAUANE KARINE RODRIGUES RODRIGUES ,
12/2022
O uso de oficinas no ensino-aprendizagem de língua inglesa em Oeiras do Pará - Relatos de alunos na/da E.M.E.F Raimundo Arcanjo da Costa, SAMAS DA SILVA PEREIRA ,
01/2023
O uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) e o Duolingo como ferramentas de ensino-aprendizagem da Língua Inglesa, MARCIA RODRIGUES PANTOJA ,
01/2023
Representações de Língua-Cultura Inglesa nos dizeres de alunos da educação profissional em Oeiras do Pará, HILKIA MAIARA TAVARES GUIMARAES ,
01/2023
A autonomia durante a crise sanitária da COVID-19 - Relatos e Experiências no/do Ensino-Aprendizagem de Língua Inglesa em uma escola de Oeiras do Pará, RAYLANA DA SILVA BRABO ,
01/2023
A desmotivação no ensino-aprendizagem de língua inglesa: Algumas reflexões, DILZETE VIEIRA LEAL ,
02/2023
Ciclo de Vida: Formação Continuada na Vida do Professor de Língua Inglesa, CINARA MARIA ALVES CORREA DA SILVA ,
02/2023
O uso do lúdico no ensino-aprendizagem de língua inglesa: Possíveis abordagens na turma do 6° ano do Ensino Fundamental em uma escola quilombola de São Benedito, ALDENORA LOBO DE JESUS ,
03/2023
Novas realidades e desafios no ensino fundamental: O uso de jogos na aula de língua-cultura inglesa na pandemia, AMANDA CRISTINA CORREA SOARES ,
03/2023
Evasão e Abandono Escolar: Olhares Discursivos de Gestores e Professores, ROSÂNGELA ARAGÃO RODRIGUES ,
03/2023
Experiências, Crenças e Identidade na Formação do Professor de Língua-Cultura Inglesa e o Estágio Supervisionado: O Discurso de Professores e Futuros Professores, HELENA FARIAS GAIA ,
03/2023
O uso de tecnologias como instrumento motivador no/do ensino-aprendizagem de língua inglesa em sala de aula, CLAUDIANE RODRIGUES CLARINDO ,
03/2023
Feminismo negro nas travessias biográficas de Chimamanda Ngozi Adichie e a Escrita de si, MARIA JOSE BORGES DA SILVA ,
03/2023
As representações de uma aluna de Letras - Língua Inglesa sobre o ensino de literatura em aulas do ensino fundamental em Oeiras do Pará., MILIANI DO SOCORRO FERREIRA OLIVEIRA ,
04/2023
As representações quilombolas no/do ensino-aprendizagem de língua-cultura inglesa, WILLIMA RIBEIRO MARTINS ,
04/2023
O ensino remoto emergencial (ERE) em tempos de pandemia: Os dizeres dos alunos do curso de Letras - Língua Inglesa e(m) mo(vi)mentos, NATHALIA CARDOSO LOPES ,
04/2023
O gênero FanFiction e sua influência no ensino-aprendizagem de língua-cultura inglesa, BEATRIZ CAROLINE BARRETO SANTA ROSA ,
05/2023
A trilogia High School Musical possibilitando pensar atividades de língua-cultura inglesa em Oeiras do Pará, RAFAELA CAROLINE DA SILVA PINTO ,
05/2023
As lendas no/do Baixo Tocantins: Caminhos para o ensino-aprendizagem da leitura em língua inglesa, LUCIANO BARROS FERREIRA ,
02/2024
Desafios enfrentados pelos acadêmicos ribeirinhos do curso de Letras - Língua Inglesa - CUNTINS/Cametá em tempos de pandemia - COVID-1, JOSE MARIO XAVIER RODRIGUES ,
07/2024
Orientações de Pós-Graduação (9)
Mestrado, VANACY DO SOCORRO LEAO DOAMARAL, 12/2023
- ,
Orientação em Andamento
Mestrado, GEORGE DE SA MOREIRA, 08/2022
- ,
Orientação em Andamento
Mestrado, JANAINA DAS NEVES MARCELINO, 08/2022
- ,
Orientação em Andamento
Mestrado, SILVIA DE LIMA BATISTA, 08/2021
- 12/2022
,
Finalizada em 12/2022
Mestrado, DEISE DA SILVA MEDEIROS, 02/2023
- ,
Orientação em Andamento
Mestrado, ROSANA MARIA ALENCAR OLIVEIRA, 02/2023
- ,
Orientação em Andamento
Mestrado, ZAMARA RODRIGUES PINHEIRO, 03/2023
- ,
Orientação em Andamento
Mestrado, GECIEL RANIERI FURTADO, 06/2021
- ,
Orientação em Andamento
Mestrado, VITOR SERRA RODRIGUES, 06/2021
- ,
Orientação em Andamento