IEMC - INSTITUTO DE EDUCACAO MATEMATICA E CIENTIFICA
Produção Intelectual
Coordenação de Projetos de Pesquisa Externos (1)
2024, Práticas decoloniais na Formação de professores: patrimônios, afetos, diálogos e autoria
, FEMCI
Artigos (9)
2024, 5. Ecilia Braga de Oliveira, Isabel Cristina França dos Santos, Márcia Cristina Grecco Ohuschi , Sequência de atividades de leitura e análise linguística na perspectiva dialógica com o gênero discursivo apólógo, ISSN: 23187115
2023, BARRETO, MISSILENE SILVA, Isabel Cristina França dos Santos, Isabel Cristina França dos Santos , A constituição da autoria profissional docente: revelações do saber-fazer de uma professora do 4º ano do Ensino Fundamental, ISSN: 22370315
2023, BARRETO, MISSILENE SILVA, Isabel Cristina França dos Santos , LETRAMENTO E AUTORIA PROFISSIONAIS DOCENTES: a prática de uma professora do 3º ano do ensino fundamental e suas revelações, ISSN: 22379460
2023, Layane Joyce Rosa Maia, NADIA MAGALHAES DA SILVA FREITAS, Isabel Cristina França dos Santos , METODOLOGIA ATIVA DE ENSINO EM CENÁRIO AMAZÔNICO: O ESTUDO DE CASO DO BOTO, ISSN: 25269542
2022, BARRETO, MISSILENE SILVA, Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues , Letramento docente - Protagonizando a leitura e a escrita nos anos iniciais, ISSN: 25253409
2020, Helen do Socorro Rodrigues Dias, Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues , ENSINOE APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E PRÁTICAS NA INCLUSÃO A PARTIR DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, ISSN: 25272624
2020, Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues , Escolas de ontem e de hoje na amazônia paraense: fissuras em prol das aprendizagens e da formação docente, ISSN: 19803141
2020, Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues , A FORMAÇÃO DO PESQUISADOR NO PROFLETRAS (UFPA): ENTRE AS DEMANDAS DO COTIDIANO ACADÊMICO E A FORMAÇÃO INICIAL, ISSN: 23163933
2019, Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues , FORMAÇÃO LEITORA E ESCRITORA: SUJEITOS QUE LEEM, CONTAM E ENCANTAM NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA., ISSN: 25257870
Publicação em Eventos (42)
2021, Mayara Alexandra Oliveira da Cruz, Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues, Fábula e podcast: por uma articulação do ensino da escrita e da oralidade, III Seminário Nacional de Línguas e Linguagens da UFMS/CPAQ e Seminário da Sociedade dos Leitores Vivos, Trabalho Completo
2021, Mayara Alexandra Oliveira da Cruz, 5. Ecilia Braga de Oliveira, Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues, Gêneros orais e ensino: ditados populares, XXXV Encontro Nacional da ANPOLL - ENANPOLL, 2020., Trabalho Completo
2019, Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues, Contação de histórias e Mediação de leitura no processo de Alfabetização, Jornada Pedagógica Escola Municipal Maria Heloisa, Outros
2019, Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues, Contação de histórias e mediação de leitura no processo de Alfabetização', Encontro Pedagógico 2019, Outros
2018, Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues, FORMAÇÃO INICIAL NA AMAZÔNIA PARAENSE E OS DESAFIOS DO SÉCULO XXI, II Seminário Latino-Americano de Estudos em Cultura - ?Integração e Multiculturalismo na América Latina: Perspectiva histórica e desafios no contexto atual?, Resumo
2018, Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues, Agenor Sarraf Pacheco, FORMAÇÃO LEITORA E ESCRITORA: SUJEITOS QUE LEEM, CONTAM E ENCANTAM NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA., II Seminário Latino-Americano de Estudos em Cultura- ?Integração e Multiculturalismo na América Latina: Perspectiva histórica e desafios no contexto atual?, Resumo
2018, Ayholândia Moraes, Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues, NARRATIVAS AMAZÔNICAS E NOVAS TECNOLOGIAS: DIÁLOGOS POSSÍVEIS NA FORMAÇÃO DO LEITOR, VI Simpósio Artístico-Literário de Castanhal / IV Colóquio de Linguística de Castanhal: Sociedade, Política e Educação: Entrelaçando Saberes Linguísticos, Artísticos e Culturais, Resumo
2018, Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues, ?EncantArtes: contar, ler e escrever histórias nos Anos Iniciais, I FÓRUM LUSO-BRASILEIRO DA ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS, Outros
2018, Helen do Socorro Rodrigues Dias, Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues, ALTERIDADE BAKHTINIANA PRESENTE NA MEDIAÇÃO DA LEITURA E DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS INFANTIS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, III Colóquio de Estudos Bakhtinianos do GELPEA Grupo de Estudos em Linguagens e Práticas Educacionais da Amazônia Em tempos de resistência: alteridades e diálogos na educação, Resumo
2018, Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues, PRÁTICAS DE LEITURA, CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E FORMAÇÃO DOCENTE: TRAVESSIAS QUE FORTALECEM AS (RE)EXISTÊNCIAS NA AMAZÔNIA PARAENSE, III Colóquio de Estudos Bakhtinianos do GELPEA ?Em tempos de resistência: alteridades e diálogos na educação, Resumo
2018, Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues, Thomas Massao Fairchild, Eunice Braga Pereira, LEITURA, CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E INCLUSÃO: PROPOSIÇÕES NO TRABALHO COM A DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS DA AMAZÔNIA, Resumo
2018, Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues, FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: LINGUAGENS, PERFORMANCE, SABERES E INTERDISCIPLINARIDADE EM PROL DAS APRENDIZAGENS, VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS DA AMAZÔNIA, Resumo
2018, Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues, ?Letramento do professor: repertório, performance e autoria?, Práticas de Alfabetização e Letramento: Desafios e Ensino na Amazônia, Resumo
2018, Ozana Oliveira, Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues, O GÊNERO DISCURSIVO EM SALA DE AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA: SABERES E PRÁTICAS A PARTIR DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, VI Simpósio Artístico-Literário de Castanhal / IV Colóquio de Linguística de Castanhal: Sociedade, Política e Educação: Entrelaçando Saberes Linguísticos, Artísticos e Culturais, Resumo
2018, Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues, Práticas de leitura, contação de histórias e formação docente: travessias que fortalecem as (re)existências na amazônia da paraense, III Colóquio de Estudos Bakhtinianos do GELPEA ?Em tempos de resistência: alteridades e diálogos na educação?,, Resumo
2018, Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues, PRÁTICAS DE LINGUAGEM, AVALIAÇÃO E INDÍCIOS DE SILENCIAMENTO NAS AULAS DE LÍNGUA MATERNA 123, VI SIMPÓSIO ARTÍSTICO-LITERÁRIO DE CASTANHAL & IV COLÓQUIO DE LINGUÍSTICA DE CASTANHAL, Resumo
2018, Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo, elizabeth Orofino Lucio, FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA MATERNA NO ENSINO FUNDAMENTAL I: DO DIALOGISMO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA PÚBLICA AO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE GÊNEROS DISCURSIVOS, VI Simpósio Artístico-Literário de Castanhal / IV Colóquio de Linguística de Castanhal: Sociedade, Política e Educação: Entrelaçando Saberes Linguísticos, Artísticos e Culturais, Resumo
2018, Sabrina Freitas da Costa, Elayde Betina de Araújo Franco, Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues, CONTAÇÃO DE HISTÓRIA, LEITURA E ESCRITA NOS ANOS INICIAIS: A ASTRONOMIA COM NOVOS OLHARES, VI Simpósio Artístico-Literário de Castanhal / IV Colóquio de Linguística de Castanhal: Sociedade, Política e Educação: Entrelaçando Saberes Linguísticos, Artísticos e Culturais, Resumo
2018, Doraci Farias Correa, Katia Cilene dos Santos Vaz, Josiane Brandão Gomes, Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues, O GÊNERO CARTA E SUAS POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR: AVANÇOS E DESAFIOS NO TRABALHO DOCENTE 121, VI Simpósio Artístico-Literário de Castanhal / IV Colóquio de Linguística de Castanhal: Sociedade, Política e Educação: Entrelaçando Saberes Linguísticos, Artísticos e Culturais, Resumo
2018, Maria Raimunda Prado, Dayse Assunção Franco, Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues, OS AVANÇOS E OS DESAFIOS DA PRODUÇÃO TEXTUAL EM TURMAS DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO, VI Simpósio Artístico-Literário de Castanhal / IV Colóquio de Linguística de Castanhal: Sociedade, Política e Educação: Entrelaçando Saberes Linguísticos, Artísticos e Culturais, Resumo
2018, Caroline do Nascimento dos Santos, Denise Leticia do Nascimento Teixeira, Patrícia Simith dos Santos, Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues, A IMPORTÂNCIA DOS HÁBITOS ALIMENTARES E O GÊNERO ENTREVISTA, VI Simpósio Artístico-Literário de Castanhal / IV Colóquio de Linguística de Castanhal: Sociedade, Política e Educação: Entrelaçando Saberes Linguísticos, Artísticos e Culturais, Resumo
2018, Ana Carla Santos de Souza, Isadora Magno Moraes, Karine Cerdeira dos Santos, Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues, A UTILIZAÇÃO DE CONTOS DE FADAS COMO INSTRUMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO, VI Simpósio Artístico-Literário de Castanhal / IV Colóquio de Linguística de Castanhal: Sociedade, Política e Educação: Entrelaçando Saberes Linguísticos, Artísticos e Culturais, Resumo
2018, Glauce Corrêa Antunes, Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues, O USO DE NOVAS TECNOLOGIAS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA MATERNA, VI Simpósio Artístico-Literário de Castanhal / IV Colóquio de Linguística de Castanhal: Sociedade, Política e Educação: Entrelaçando Saberes Linguísticos, Artísticos e Culturais, Resumo
2018, Helen do Socorro Rodrigues Dias, Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues, Fernanda S Fernandes, Verdades legais para realidades inclusivas: um estudo sobre os discursos para efetivação da lei brasileira de inclusão, XIV Jornada de Educação Especial e II Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva, Resumo
2018, Helen do Socorro Rodrigues Dias, Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues, Fernanda S Fernandes, Os jogos cooperativos no ensino de ciencias para pessoa com Sindrome de Down em uma perspectiva inclusiva, XIV Jornada de Educação Especial e II Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva, Resumo
2018, Fernanda S Fernandes, Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues, Helen do Socorro Rodrigues Dias, Literatura infantil e interdisciplinaridade no contexto inclusivo de ensino, XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, Resumo
2016, Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues, O LIVRO DIDÁTICO UTILIZADO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DISCUSSÕES E PROPOSTAS, V CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS NA AMAZÔNIA, Resumo
2016, Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues, O livro didático da EJA na Formação Inicial: ancoragens e deslocamentos, III Seminário Linguagens, Tecnologias e Práticas docentes, Outros
2015, Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues, Linguagem e formação docente, VII Seminário de ensino -aprendizagem de línguas e literatura e do IV Seminário: interação e subjetividade no ensino de línguas, Resumo
2015, Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues, Professoras aposentadas em contexto ribeirinho, II DCIMA- Colóquio Internacional Mídia e Discurso na Amazônia, Resumo
2015, Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues, Tecnologias nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Semana acadêmica da UEPA (Campus XI)., Outros
2014, Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues, A função da escrita e do ensino da escrita: a formação inicial de professores de Língua Portuguesa, XXI Semana Acadêmica de Letras- UFPA, Outros
2014, Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues, Oficina de Arte Educação, II Encontro PEDAGOGIA/PARFOR, Outros
2014, Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues, A relação entre teoria e prática na formação do pedagogo, II Encontro PEDAGOGIA/PARFOR, Outros
2014, Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues, Tecnologias e formação docente: trajetórias e desafios, II Encontro PEDAGOGIA/PARFOR, Outros
2014, Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues, Multiletramentos em foco: saberes, fazeres e formação docente na Amazônia, III Semana de Letras- UEPA, Outros
2013, Isabel Cristina França dos Santos , Saberes da experiência e estruturas de sentimento na Amazônia paraense: o papel do aposentado nos processos de formação social, II Colóquio Nacional de Estudos Culturais na Amazônia, Outros
2013, Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues, Saberes, Estruturas de sentimento na Amazônia paraense: o papel do aposentado nos processos de formação social.., II Colóquio Nacional de Estudos Culturais na Amazônia, Trabalho Completo
2013, Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues, o papel do formador, IV CIELLA., Resumo
2013, Isabel C. França dos Santos Rodrigues, Formação docente: a questão da didatização nas propostas de trabalho com gêneros discursivos, III Seminário de Estágios e Práticas., Outros
2013, Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues, Formação docente: a questão da didatização nas propostas de trabalho com gêneros discursivos., Seminários Docentes, Outros
2012, Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues, Os modos de vida de professoras aposentadas: identidades e saberes., Colóquio Linguagem e Trabalho docente, Trabalho Completo
Capítulos de Livros (22)
2023, Era Uma Vez... Contar e Recontar Histórias: perspectivas para inclusão, Práticas de Ensino e de Formação na Educação em Ciências e Matemática, Helen do Socorro Rodrigues Dias, Isabel Cristina França dos Santos
2023, LETRAMENTO ACADÃMICO E LITERÃRIO: CONTRIBUIÃÃES DE UM PROJETO DE EXTENSÃO PARA A PROFISSIONALIZAÃÃO DOCENTE NA AMAZÃNIA PARAENSE, ALFABETIZAÃÃES, LETRAMENTOS E DOCÃNCIAS NA AMAZÃNIA: DIÃLOGOS ESCOLA-UNIVERSIDADE, Azevêdo, Maria da Conceição, Santos, Érica Emmanuelle Lima, Alencar, Larissa Fontinele de, Silva, Pedro Otávio Martins da, Isabel Cristina França dos Santos
2023, APLICATIVOS, PLATAFORMAS E SOFTWARES: FERRAMENTAS QUE POTENCIALIZAM O ENSINO NOS ANOS INICIAIS, ALFABETIZAÃÃES, LETRAMENTOS E DOCÃNCIAS NA AMAZÃNIA: DIÃLOGOS ESCOLA-UNIVERSIDADE, Damasceno, Driele Salazar, Monteiro, Luís Paulo Carvalho, Isabel Cristina França dos Santos
2023, ESCRITA ACADÃMICA: UM EXERCÃCIO NA EDUCAÃÃO SUPERIOR, ALFABETIZAÃÃES, LETRAMENTOS E DOCÃNCIAS NA AMAZÃNIA: DIÃLOGOS ESCOLA-UNIVERSIDADE, Barbosa, Rita de Cassia Damasceno, Oliveira, Ecilia Braga, Isabel Cristina França dos Santos
2023, PIRÃO DE LEITURA: CIRCULARIDADE DE SABERES ENTRE A EJA E A BIBLIOTECA COMUNITÃRIA ITINERANTE BOMBOMLER, ALFABETIZAÃÃES, LETRAMENTOS E DOCÃNCIAS NA AMAZÃNIA: DIÃLOGOS ESCOLA-UNIVERSIDADE, Lima, Cláudia Telma da Cruz, Silva, Cristiane Rodrigues, Melém, Rita, Conceição, Carmen Lucia Braga da, Isabel Cristina França dos Santos
2023, TINTAS E MATINTAS: O LÃDICO E O GÃNERO DISCURSIVO LENDA, ALFABETIZAÃÃES, LETRAMENTOS E DOCÃNCIAS NA AMAZÃNIA: DIÃLOGOS ESCOLA-UNIVERSIDADE, Silva, Elicarla Feio, Figueiredo, Adalberto Brito, Pinheiro, Patrícia Karoline, Isabel Cristina França dos Santos
2023, ATITUDE RESPONSIVA EM ESCRITA E EM REESCRITA DE TEXTOS ACADÃMICOS, ALFABETIZAÃÃES, LETRAMENTOS E DOCÃNCIAS NA AMAZÃNIA: DIÃLOGOS ESCOLA-UNIVERSIDADE, Silva, Adriano Nascimento, Soares, Josyan Weslley da Silva, Isabel Cristina França dos Santos
2023, AS INTERFACES DA LÃNGUA ORAL POR MEIO DO GÃNERO ENTREVISTA NA PERSPECTIVA DIALÃGICA DOS TEÃRICOS DO CÃRCULO DE BAKHTIN, IX SIMPÓSIO ARTÍSTICO-LITERÁRIO DE CASTANHAL / VII COLÃQUIO DE LINGUÃSTICA DE CASTANHAL: DESAFIOS E ESTRATÃGIAS DA PESQUISA E DA ATUAÃÃO DOCENTE NO CONTEXTO PÓS-PANDEMIA, Luciane da Costa Araújo, Isabel Cristina França dos Santos
2021, Práticas Pedagógicas Decoloniais no processo de ensino e aprendizagem: caminhos possíveis entre a Formação inicial e as Bibliotecas comunitárias, As Interfaces possíveis no processo de ensino e aprendizagem de línguas e culturas, Carmen Lucia Braga da Conceição, Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues, Joana Chagas da Silva
2020, OS MULTILETRAMENTOS E A FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO, Língua Portuguesa: ensino e pesquisa na Amazônia brasileira, Érica Santos, Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues, Neusa Inês Philippen, LEANDRA INES SEGANFREDO SANTOS, Albina P. de Pinho Silva
2019, O USO DE NOVAS TECNOLOGIAS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA MATERNA, PESQUISAS EM LINGUÍSTICA, LITERATURA E ARTE VI SIMPÓSIO ARTÍSTICO-LITERÁRIO DE CASTANHAL & IV COLÓQUIO DE LINGUÍSTICA DE CASTANHAL, Glauce Corrêa Antunes, Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues
2019, AVANÇOS NA PRODUÇÃO TEXTUAL EM TURMAS DO 3º ANO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO, PESQUISAS EM LINGUÍSTICA, LITERATURA E ARTE VI SIMPÓSIO ARTÍSTICO-LITERÁRIO DE CASTANHAL & IV COLÓQUIO DE LINGUÍSTICA DE CASTANHAL, Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues, Dayse Assunção Franco, Maria Raimunda Prado
2019, Formação inicial e continuada na Amazônia paraense: por uma decolonialidade nas práticas de leitura, escrita e oralidade, Lingua(egm), ensino e formação docente, Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues
2019, Travessias,identidades e narrativas: a contação de histórias e a mediação de leitura em prol das aprendizagens na educação básica, Lingua(gem), ensino e formação, Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues, Andréa Cozzi, Helen do Socorro Rodrigues Dias
2018, LEITURA E ESCRITA: O DIALOGISMO EM UMA PROPOSTA DE ENSINO COM O GÊNERO CARTA, Pesquisa, ensino e Formação docente- Experiências do Profletras, Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues, Glauce Corrêa Antunes, Alcides Fernandes de Lima, Maria de Fátima Nascimento
2018, SABERES E PRÁTICAS A PARTIR DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E DO SOFTWARE HAGÁQUÊ, Pesquisa, ensino e Formação docente- experiências no Profletras UFPA, Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues, Ozana Oliveira, Alcides Fernandes de Lima, Márcia Cristina Grecco Ohuschi
2018, Leitura e escrita: uma abordagem sobre a interação pela linguagem no ambiente virtual do Facebook, Prátcas de ensino de linguagesn: experiências do Profletras, Glauce Corrêa Antunes, Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues
2017, Ser professor da Amazônia Paraense: entre a escola e as práticas socioculturais de um contexto rural/ribeirinho, Povos Ribeirinhos da Amazônia: Educação e Pesquisa em Diálogo, Salomão Antônio Mufarrej Haje, Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues, Dayana Viviany Silva de Souza, Maria Eliane de Oliveira Vasconcelos
2017, O livro didático da EJA na Formação incial: ancoragens e deslocamentos, Linguagens e Práticas Docentes: relações bakhtinianas, Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues, Tatiana C. V. Maia, Antonio S. V. Darwich, Cristiane D. V. Burlamaqui, Débora Cristina do Nascimento Ferreira, José Anchieta de Oliveira Bentes, Lorena Bischoff Trescastro, Maria Bernadete de Lima, Sandra Mina Takakura, Laura M. S. A. Alves, Rita de Cássia de Macedo Leal, Rita de Nazareth Souza-Bentes, Simone de J. da F. Loureiro
2014, Trabalho docente e didatização de gêneros textuai: desafios e avanços no ensino de portugês para turmas numerosas, Trabalho docente e linguagem em diferentes contextos escolares, Débora Cristina do Nascimento Ferreira, Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues e Rita de Cássia Macêdo Leal
2014, O ensino de gêneros discursivos no Ensino Fundamental: possibilidades e desafios, Letramento escolar: saberes e fazeres da docência., Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues
2012, A constituição de saberes durante as práticas sociais de professores aposentados nas vilas Moiraba e Carmo do Tocantins, Educação do Campo Políticas e práticas no Pará e no Brasil Vol II Escola do campo: metodologias e experiências educativas, Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues
Livros (2)
2022, Narrativas autobiográficas: uma proposta de escrita para o ensino fundamental, 5. Ecilia Braga de Oliveira, Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues
2017, Linguagens e Práticas Docentes: relações bakhtinianas, José Anchieta de Oliveira Bentes, Antonio S. V. Darwich, Sandra Mina Takakura, Cristiane D. V. Burlamaqui, Maria Bernadete de Lima, Laura M. S. A. Alves, Josane Daniela Freitas Pinto, Dinair Barbosa de Freitas, Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues, Débora Cristina do Nascimento Ferreira, Rita de Cássia Almeida da Silva, Rita de Nazareth Souza-Bentes, Rita M Leal, Lorena Bischoff Trescastro, Tatiana C. V. Maia, Simone de J. da F. Loureiro
Textos Didáticos (2)
2019, Era uma vez... Contar e Recontar histórias: perspectivas para Inclusão, Helen do Socorro Rodrigues Dias, Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues
2019, Jogo educativo: Um olhar para inclusão, Helen do Socorro Rodrigues Dias, Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues
Participações em Bancas de Cursos (101)
2022, Qualificação de Mestrado A lenda, da tradicao oral ao texto escrito : trabalho com a escrita em sala de aula, ROSELI FERREIRA DA COSTA GONCALVES
2022, Qualificação de Doutorado LETRAMENTO E AUTORIA PROFISSIONAIS DOCENTES: MOBILIZACOES DE SABERES E FAZERES EM CONTEXTO DE FORMACAO CONTINUADA NOS ANOS INICIAIS., MISSILENE SILVA BARRETO
2022, Monografia de Graduação AS PRATICAS MATEMATICAS DE CONSUMO ENVOLVENDO OPATRIMONIO CULTURAL MATERIAL E IMATERIAL DO PARA., ADALBERTO BRITO FIGUEIREDO
2022, Dissertação de Mestrado ESCRITA ACADEMICA DE SURDOS: A CONSTITUICAO DOS DISCURSOS SOBRE A SURDEZ, FRANCIANY CHAVES WARIS
2022, Monografia de Graduação A encenacao de praticas socioculturais bioeticas em ambientes de educacao formal, PEDRO PAIXAO TAVARES NETO
2022, Dissertação de Mestrado “SOU UMA POETISA CABOCLA” - A construcao discursiva da subjetividade de Dona Onete: tensoes e resistencias no interior do dispositivo colonial, YORRANNA SUILAN OLIVEIRA BARBOSA
2022, Dissertação de Mestrado JOGOS DE RPG NA MEDIACAO EDUCACIONAL: UMA ANALISE DISCURSIVA SOBRE A IDENTIDADE CULTURAL EM UMA ESCOLA RIBEIRINHA MARAJOARA NO RIO CANATICU, EM CURRALINHO - PA, RAFAEL DOS SANTOS LOPES
2022, Dissertação de Mestrado NEUROEDUCACAO E AUTISMO NA FORMACAO DE PROFESSORES DE LINGUA MATERNA, ALESSANDRA MONTEIRO CHAGAS CAMPELO
2022, Qualificação de Doutorado POR UMA DIDATICA DO PORTUGUES LINGUA SEGUNDA PARA SURDOS, EDER BARBOSA CRUZ
2022, Dissertação de Mestrado INTERDISCIPLINARIDADE E ENSINO DE CIENCIAS NA FORMACAO INICIAL DE PROFESSORES: INTEGRACAO DE SABERES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, ISADORA MAGNO MORAES
2022, Dissertação de Mestrado MULTILETRAMENTOS NA FORMACAO DE PROFESSORES DA EJA, ETHIENE CARDOSO DA SILVA
2022, Dissertação de Mestrado INFANCIA POETICA: JOGOS DE CRIANCA EM "A BOLSA AMARELA" E "POLLYANNA", DE LYGIA BOJUNGA E ELEANOR H. PORTER, DIOGO RAIMUNDO RODRIGUES SANTOS
2022, Dissertação de Mestrado LIVRO DIDATICO, ORALIDADE E PODCAST NA FORMACAO DE PROFESSORES DE LINGUA PORTUGUESA: ANCORAGENS E DESLOCAMENTOS, MAYARA ALEXANDRA OLIVEIRA DA CRUZ
2022, Monografia de Graduação PROPOSTA DE SEQUENCIA DIDATICA COM A UTILIZACAO DE LETRA DE MUSICA PARA ALUNOS PRIVADOS DE LIBERDADE DA EJA, JORGE HENRIQUE COSTA ALVES DOS REIS
2021, Dissertação de Mestrado MULTILETRAMENTOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A ?NOTÍCIA ONLINE? NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA, Ethiene Cardoso da Silva
2021, Qualificação de Mestrado MULTILETRAMENTOS NA EDUCACAO DE JOVENS E ADULTOS: A “NOTICIA ONLINE” NO ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA, ETHIENE CARDOSO DA SILVA
2021, Dissertação de Mestrado DO TEXTO ESCRITO A MIDIA DIGITAL: A CONTRUCAO DA IDENTIDADE REGIONAL PARAENSE PELOS SUJEITOS ALUNOS DO PROJETO MUNDIAR
, ANA CRISTINA SILVA CHAGAS
2021, Qualificação de Mestrado ORALIDADE E PODCAST: ENTRE O LIVRO DIDATICO E AS CONCEPCOES DE LINGUA/LINGUAGEM DE PROFESSORES DE ESCOLAS PUBLICAS, MAYARA ALEXANDRA OLIVEIRA DA CRUZ
2021, Qualificação de Mestrado NEUROEDUCACAO E O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM PROL DA INCLUSAO DE ALUNOS COM TEA, ALESSANDRA MONTEIRO CHAGAS CAMPELO
2021, Dissertação de Mestrado NEUROEDUCAÇÃO E O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM PROL DA INCLUSÃO DE ALUNOS COM TEA, Alessandra Monteiro Chagas Campelo
2021, Qualificação de Mestrado ESCRITA ACADEMICA DE SURDOS: A CONSTITUICAO DOS DISCURSOS SOBRE A SURDEZ, FRANCIANY CHAVES WARIS
2021, Dissertação de Mestrado Interdisciplinaridade e ensino de Ciências nos Anos Iniciais: do planejamento integrado ao processo de ensino e aprendizagem, ISADORA MAGNO MORAES
2021, Dissertação de Mestrado METODOLOGIA ATIVA DE ENSINO EM CENARIO AMAZONICO: O ESTUDO DE CASO DO BOTO, LAYANE JOYCE ROSA MAIA PARENTE
2021, Dissertação de Mestrado METODOLOGIA ATIVA DE ENSINO EM CENARIO AMAZONICO: O ESTUDO DE CASO DO BOTO, LAYANE JOYCE ROSA MAIA
2021, Dissertação de Mestrado ANALISE LINGUISTICA EM PERSPECTIVA DIALOGICA: UM TRABALHO COM O GENERO DISCURSIVO RELATO PESSOAL NO 9º ANO, JOSYAN WESLLEY DA SILVA SOARES
2021, Qualificação de Mestrado Interdisciplinaridade e ensino de Ciencias nos Anos Iniciais: do planejamento integrado ao processo de ensino e aprendizagem, ISADORA MAGNO MORAES
2021, Monografia de Graduação DIFICULDADES DE APRENDIZAGENS EM CONTEXTO DE PANDEMIA: UMA ANALISE DE ATIVIDADES IMPRESSAS
, NADIA DA SILVA DORIA
2021, Dissertação de Mestrado Gamificacao e escrita: experiencia de aprendizagem gamificada para producao textual
, RITA DE CASSIA DAMASCENO BARBOSA
2021, Dissertação de Mestrado A NARRATIVA AUTOBIOGRAFICA NO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: entre a escola e as praticas socioculturais em uma comunidade ribeirinho-quilombola. , ECILIA BRAGA DE OLIVEIRA
2021, Dissertação de Mestrado A INTERFACE ORALIDADE, LEITURA E ESCRITA NA PRODUCAO DO GENERO DIGITAL VIDEOBLOG, ADRIANO NASCIMENTO SILVA
2021, Dissertação de Mestrado CENTROS DE AUTOACESSO, IDENTIDADE DOCENTE E PROFISSIONALIDADE, MARIANA MAUES BARRETO
2021, Dissertação de Mestrado FORMACAO DO LEITOR NOS DIALOGOS COM AS PRATICAS SOCIOCULTURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: contacao de historias e mediacao de leitura., MÁRCIA FABRINA OLIVEIRA SILVA
2021, Tese Doutorado O GOVERNO DA LINGUA NA CABANAGEM: (DES)ENCONTROS COLONIAIS NA AMAZONIA, WELTON DIEGO CARMIM LAVAREDA
2021, Dissertação de Mestrado PRATICAS INFORMACIONAIS E COMPETENCIA CRITICA EM INFORMACAO DE ESTUDANTES QUILOMBOLAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA, MARIA IVONE MAIA DA COSTA
2021, Tese Doutorado PROFESSORA, TEM ERRO AQUI? CARANGUEIJO, SISNEI E ALCE: consciencia fonologica e dificuldades de escrita em alunos do 5o ano de tres escolas publicas de Belem-Para, MARIA LUCIA FERREIRA DOS SANTOS
2021, Dissertação de Mestrado ORALIDADE E PODCAST: ENTRE O LIVRO DIDÁTICO E AS CONCEPÇÕES DE LÍNGUA/LINGUAGEM DE PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS, Mayara Alexandra Oliveira da Cruz
2021, Tese Doutorado MOVIMENTOS OCULARES E PROSODIA DE LEITURA ORAL: ANALISE DOS MARCADORES PROSODICOS GRAFICOS NA LEITURA DE ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, NAIR DAIANE DE SOUZA SAUAIA VANSILER
2021, Tese Doutorado DOS CAMPOS DO MARAJO AOS CAMPOS DO DISCURSO: SENTIDOS SOBRE O TRABALHO DO VAQUEIRO NA TRADICAO E NA CONTEMPORANEIDADE, DELCIA PEREIRA POMBO
2020, Qualificação de Mestrado PRATICAS DA ORALIDADE COM O USO DOS JOGOS DE RPG: UM INSTRUMENTO PEDAGOGICO NO ENSINOFUNDAMENTAL II EM UMA ESCOLA RIBEIRINHA DO MARAJO - PA, RAFAEL DOS SANTOS LOPES
2020, Qualificação de Doutorado O PAPEL DA CONSCIENCIA FONOLOGICA EM DIFICULDADES ESPECIFICAS DE ESCRITA DE ALUNOS DO 5o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PUBLICA DO ESTADO DO PARA, MARIA LUCIA FERREIRA DOS SANTOS
2020, Tese Doutorado EMERGENCIA DA IDENTIDADE PROFISSIONAL NA FORMACAO INICIAL DE PROFESSORES DE INGLES: UM ESTUDO SOB O VIES DA TEORIA DA COMPLEXIDADE, KELLY CRISTINA MARQUES GAIGNOUX
2020, Dissertação de Mestrado DISCURSO E IDENTIDADE REGIONAL: PRATICAS DE LETRAMENTO SOBRE OS RIOS, A CHUVA E OS RITMOS DO PARA NO 9o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, MARIA DO CARMO DA SILVA SANTIAGO
2020, Dissertação de Mestrado A PRATICA DA INTERTEXTUALIDADE NA FORMACAO DE LEITORES E PRODUTORES DE TEXTO PROFICIENTES, JOSUÉ PEREIRA DE LIMA
2020, Tese Doutorado A INTERFACE DISCURSO E TRABALHO NAS RELACOES ENTRE PESCADORES TRADICIONAIS E REPRESENTANTES DE INSTITUICOES GOVERNAMENTAIS DA PESCA, ROSELI DA SILVA CARDOSO
2020, Qualificação de Mestrado Metodologia ativa de ensino em cenario amazonico: o estudo de caso do Boto-Rosa, LAYANE JOYCE ROSA MAIA
2020, Dissertação de Mestrado ANALISES DISCURSIVAS NO CONTEXTO EMPRESARIAL: ANALISE DE UM INFORMATIVO ORGANIZACIONAL EM CONTEXTO ESCOLAR, JOANA DARC SOARES VIEIRA
2020, Tese Doutorado O DISPOSITIVO LEITURA E AS PRATICAS DE LEITURIZACAO: HISTORIAS DE PODER E RESISTENCIA NA SALA DE LEITURA DAS ESCOLAS PUBLICAS DO MUNICIPIO DE BELEM
, ALINE BATISTA RODRIGUES
2020, Qualificação de Mestrado INFANCIA POETICA EM RAQUEL E POLLYANA: UM JOGO DE REALIDADE E FICCAO NAS PERSONAGENS CRIANCAS DE LYGIA BOJUNGA E ELEANOR H. PORTER, DIOGO RAIMUNDO RODRIGUES SANTOS
2020, Qualificação de Mestrado ANALISE LINGUISTICA DIALOGICA: UM TRABALHO COM O GENERO DISCURSIVO RELATO PESSOAL NO 9o ANO, JOSYAN WESLLEY DA SILVA SOARES
2020, Qualificação de Mestrado A CONSCIENCIA SOCIOIDEOLOGICA E A PRODUCAO VALORADA DO DISCURSO A PARTIR DO TRABALHO COM O GENERO DISCURSIVO CARTA ABERTA NO 9o ANO, IRIS LETIERE DA SILVA SANTOS
2020, Qualificação de Mestrado O GENERO DIGITAL VIDEOBLOG E AS PRATICAS SOCIOCULTURAIS NO MUNICIPIO DE SANTO ANTONIO DO TAUA: A INTERFACE ORALIDADE, LEITURA E ESCRITA, ADRIANO NASCIMENTO SILVA
2020, Qualificação de Mestrado FORMACAO DO LEITOR NOS DIALOGOS COM AS PRATICAS SOCIOCULTURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: contacao de historias e mediacao de leitura., MÁRCIA FABRINA OLIVEIRA SILVA
2020, Qualificação de Mestrado A NARRATIVA AUTOBIOGRAFICA NO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: ENTRE A ESCOLA E AS PRATICAS SOCIOCULTURAIS EM UMA COMUNIDADE RIBEIRINHO-QUILOMBOLA, ECILIA BRAGA DE OLIVEIRA
2020, Dissertação de Mestrado A NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA NO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: ENTRE A ESCOLA E AS PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS EM UMA COMUNIDADE RIBEIRINHO-QUILOMBOLA, Neusa Inês Philippsen, MARCIA ANDREA ALMEIDA DE OLIVEIRA, Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues
2020, Dissertação de Mestrado FORMAÇÃO DO LEITOR NOS DIÁLOGOS COM AS PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: contação de histórias e mediação de leitura, Simone Cristina Mendonça, Fernando Maués de Faria Júnior, Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues
2020, Dissertação de Mestrado O GÊNERO DIGITAL VIDEOBLOG E AS PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS NO MUNICÍPIO DE SANTO ANTONIO DO TAUÁ: A INTERFACE ORALIDADE, LEITURA E ESCRITA, ADRIANO NASCIMENTO SILVA
2020, Dissertação de Mestrado GAMIFICAÇÃO E ARGUMENTAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, Márcia Cristina Grecco Ohuschi, LEANDRA INES SEGANFREDO SANTOS, Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues
2020, Dissertação de Mestrado O GÊNERO DIGITAL VIDEOBLOG E AS PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS NO MUNICÍPIO DE SANTO ANTONIO DO TAUÁ: A INTERFACE ORALIDADE, LEITURA E ESCRITA, Márcia Cristina Grecco Ohuschi, ALBINA PEREIRA DE PINHO SILVA, Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues
2020, Qualificação de Mestrado GAMIFICACAO E ARGUMENTACAO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, RITA DE CÁSSIA DAMASCENO BARBOSA
2020, Qualificação de Mestrado A CRIATIVIDADE NA LEITURA E PRODUCAO DE TEXTOS LITERARIOS NA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL, CLAUDEMIR ALMEIDA DA PAES
2020, Qualificação de Doutorado GOVERNO DA LINGUA E A NECROPOLITICA: O DISPOSITIVO COLONIAL NA CABANAGEM, WELTON DIEGO CARMIM LAVAREDA
2020, Dissertação de Mestrado OS SENTIDOS DE LEITURA PARA A COMUNIDADE ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL NA CIDADE DE ALENQUER-PARA: estudo de caso nas escolas Municipal Jorge Sadala e Estadual Monteiro Lobato., NARA RAIMUNDA DE ALMEIDA SANTOS
2020, Tese Doutorado RELATORIO DE ESTAGIO: A FORMACAO DO PROFESSOR DE LINGUA PORTUGUESA NO MODO DE NARRAR A AULA, DIONE MARCIA ALVES DE MORAES
2018, Qualificação de Mestrado LEITURA DESENCANTADA: A FANTASIA NO CONTEXTO DE NOVOS TECNICISMOS, FELIPE HILAN GUIMARAES SANTOS
2018, Qualificação de Mestrado AVALIACAO EM OBRAS DIDATICAS DE LINGUA PORTUGUESA: RECURSO DIDATICO PARA APRENDIZAGEM DA ESCRITA?, EMIDIO JUNIOR SANTOS BAHIA
2018, Qualificação de Mestrado NOS TRILHOS DA VOZ: A IMPORTANCIA DA PERFORMANCE NA LEITURA DO TEXTO LITERARIO, EDILENA PINHEIRO GUERRA
2018, Tese Doutorado Narrativas Interculturais na Sala de Aula: Antropologia e Educacao no Marajo (Breves-PA), SONIA MARIA PEREIRA DO AMARAL
2018, Qualificação de Mestrado A DESCRICAO COMO RECURSO DE COMPOSICAO DE TEXTOS: PROPOSTA DIDATICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL, CLARA MARIA MESQUITA SILVA
2018, Qualificação de Mestrado O DESENVOLVIMENTO DA PROFICIENCIA LEITORA DE ALUNOS DO 8º ANO A PATIR DE UM TRABALHO COM TEXTOS DE RELATOS DE MEMORIAS CASTANHALENSES, IDALÉIA CRUZ SILVA
2018, Qualificação de Mestrado OS MEMES E O PROCESSAMENTO ARGUMENTATIVO, CINARA LOPES RODRIGUES
2018, Qualificação de Mestrado REFLEXOES SOBRE O MULTICULTURALISMO A PARTIR DO GENERO CHARGE NA EDUCACAO DE JOVENS E ADULTOS, VERA LÚCIA GONÇALVES DE ALMEIDA
2018, Qualificação de Mestrado A CONSTITUICAO DOS SENTIDOS A PARTIR DO GENERO MULTIMODAL TIRA, MARTA GORETI DO NASCIMENTO RODRIGUES
2018, Qualificação de Mestrado Os memes e o processamento argumentativo, Samuel Pereira Campos, Marcos André Dantas da Cunha, Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues
2018, Qualificação de Mestrado Reflexões sobre multiculturalismo a partir do gênero charge na Educação de jovens e adultos, Márcia Cristina Grecco Ohuschi, José Leonildo Lima, Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues
2018, Qualificação de Mestrado A Constituição dos sentidos a partir do gênero multimodal tira, Márcia Cristina Grecco Ohuschi, José Leonildo Lima, Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues
2018, Dissertação de Mestrado Os multiletramentos no chão da escola: desafiando realidades, Márcia Cristina Grecco Ohuschi, Tânia Maria Moreira, Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues
2018, Dissertação de Mestrado A compreensao leitora de alunos do 8º ano a partir de um projeto de leitura com genero discursivo noticia., ANGELITA DOS SANTOS CONCEICAO SILVA
2018, Dissertação de Mestrado A PRODUCAO DO DISCURSO NARRADO/COMENTADO: UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA ALUNOS DO NIVEL FUNDAMENTAL A PARTIR DO GENERO CRONICA, MARIA DE LOURDES SODRÉ
2018, Dissertação de Mestrado NOVAS TECNOLOGIAS E LIVRO DIDATICO DA EJA: uma abordagem pedagogica por meio do genero propaganda., LUIS MARCELO DE ARAUJO PEDROSO
2018, Dissertação de Mestrado OS MULTILETRAMENTOS NO CHAO DA ESCOLA: desafiando realidades., ERICA EMMANUELLE LIMA SANTOS
2017, Qualificação de Doutorado SABERES CIENTIFICOS E PEDAGOGICOS DE CONTEUDOS DE DOCENTES ALFABETIZADORES EM CONTEXTO DE FORMACAO CONTINUADA, MARICILDA NAZARE RAPOSO DE BARROS
2017, Dissertação de Mestrado UM OLHAR SOBRE A FORMACAO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMATICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS DO CAMPO, LUCIA MARIA BATISTA FONSECA
2017, Qualificação de Doutorado Narrativas Interculturais na sala de aula: Antropologia e Educacao no Marajo (Breves-PA), SONIA MARIA PEREIRA DO AMARAL
2017, Qualificação de Mestrado ARGUMENTACAO E FORMACAO DO SENSO CRITICO: PROPOSTA DE TRABALHO COM O GENERO PROPAGANDA, JOELTON DA SILVA PASSINHO
2017, Qualificação de Mestrado A PRODUCAO DO DISCURSO NARRADO/COMENTADO: UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA ALUNOS DO NIVEL FUNDAMENTAL, MARIA DE LOURDES SODRÉ
2017, Qualificação de Mestrado O LIVRO DIDATICO E SUAS RELACOES COM AS TICS NO CONTEXTO DA EJA: UMA PROPOSTA DE LEITURA E ESCRITA A PARTIR DO GENERO NOTICIA., LUIS MARCELO DE ARAUJO PEDROSO
2017, Qualificação de Mestrado NAVEGAR EM AGUAS PROFUNDAS: AS REDES SOCIAIS COMO ESPACO PARA OS MULTILETRAMENTOS., ERICA EMMANUELLE LIMA SANTOS
2017, Qualificação de Mestrado A compreensao leitora de alunos do 8º ano a partir de um projeto de leitura com genero noticia, ANGELITA DOS SANTOS CONCEICAO SILVA
2016, Dissertação de Mestrado ARGUMENTACAO NA CARTA E NO FACEBOOK E A FORMACAO DO SUJEITO ALUNO-AUTOR: PROCESSO DE RE(SIGNIFICACAO) DO DIZER NA ERA DIGITAL, GLAUCE CORREA ANTUNES
2016, Dissertação de Mestrado As TICs em sala de aula de LP: ensino-aprendizagem da lingua materna por meio do software HagaQue, OZANA DE OLIVEIRA BARBOSA
2016, Dissertação de Mestrado NARRATIVAS AMAZONICAS E NOVAS TECNOLOGIAS: dialogos possiveis na formacao do leitor., AYHOLANDIA MORAES DA SILVA
2016, Dissertação de Mestrado LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL: A COMPREENSAO RESPONSIVA DISCENTE A PARTIR DO GENERO CHARGE, MISSILENE SILVA BARRETO
2016, Dissertação de Mestrado A LEITURA COMO INSTRUMENTO DE DESENVOLVIMENTO DO ALUNO LEITOR: PROPOSTA DE ATIVIDADES EM UMA TURMA DE 8º ANO EM UMA ESCOLA MOSQUEIRO., SAMELA AIRES DOS SANTOS PORTELA
2016, Qualificação de Mestrado DOS CONTOS AMAZONICOS DE INGLES DE SOUSA AS HQ´S ELETRONICAS: LENDAS E CRENCAS POPULARES COMO MANIFESTACAO DA ORALIDADE E DA ESCRITA NAS AULAS DE LP NO ENSINO FUNDAMENTAL, OZANA DE OLIVEIRA BARBOSA
2016, Qualificação de Mestrado O PROFESSOR COMO MEDIADOR NO PROCESSO DE PRODUCAO ESCRITA DE ALUNOS DO 6º ANO: ESTRATEGIAS PARA PRODUCAO DE TEXTOS, GLEICY GARCIA ALVES
2016, Qualificação de Mestrado ARGUMENTACAO NA CARTA E NO FACEBOOK E A FORMACAO DO SUJEITO LEITOR-ESCRITOR: PROCESSO DE RE(SIGNIFICACAO) DO DIZER N ERA DIGITAL, GLAUCE CORREA ANTUNES
2016, Qualificação de Mestrado A LEITURA COMO INSTRUMENTO DE DESENVOLVIMENTO DO ALUNO LEITOR: PROPOSTA DE ATIVIDADE EM UMA TURMA DE 8º ANO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DA ILHA DE MOSQUEIRO (REGIAO METROPOLITANA DE BELEM), SAMELA AIRES DOS SANTOS PORTELA
2016, Qualificação de Mestrado FIOS DE METAFORA EM LABIRINTO DE MEMORIAS LITERARIAS: AVANCOS E DESAFIOS NA ESCRITA DE 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NUMA ESCOLA PUBLICA DE TRACUATEUA - PARA, GERCILENE VALE DOS SANTOS
2016, Qualificação de Mestrado LEITURA E RESPONSIVIDADE AO DESVENDAR AS ENTRELINHAS DO TEXTO: UMA PROPOSTA DE TRABALHO COM O GENERO FABULA NA ESCOLA", NELCILENE OLIVEIRA DE SOUSA
2016, Qualificação de Mestrado NARRATIVAS AMAZONICAS E NOVAS TECNOLOGIAS: DIALOGOS POSSIVEIS NA FORMACAO DO LEITOR (E DO ESCREITOR) LITERARIO, AYHOLANDIA MORAES DA SILVA
2016, Qualificação de Mestrado PRATICA DE LEITURA: UMA ANALISE DA COMPREENSAO RESPONSIVA DISCENTE A PARTIR DO GENERO CHARGE", MISSILENE SILVA BARRETO
Prêmios Recebidos (1)
2018, Inovação na Formação docente (PREDALC) 2018, Internacional
Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de
Períodicos (10)
2017,Responsavel pela Organização de Evento, Instituto de Ciências da Arte, Local, web
2017,Responsavel pela Organização de Evento, Universidade Federal do Pará, Local, web
2017,Responsavel pela Organização de Evento, Insituto de Educação Matemática e Científica, Local, web
2017,Responsavel pela Organização de Evento, NPI, Local, web
2017,Responsavel pela Organização de Evento, Insituto de Ciências da Arte, Local, web
2017,Responsavel pela Organização de Evento, UFPA, Local, web
2016,Responsavel pela Organização de Evento, Instituto de Educação Matemática e Científica, Local, web
2016,Responsavel pela Organização de Evento, Instituto de Educação Matemática e Científica, Local, web
2016,Responsavel pela Organização de Evento, Instituto de Educação Matemática e Científica, Local, web
2016,Responsavel pela Organização de Evento, Auditório Paulo Freire, Local, web
Trabalho de Fim de Curso(59)
DESENVOLVENDO AS COMPETÊNCIAS DA LEITURA E DA ESCRITA ATRAVÉS DA LITERATURA INFANTIL, ROSILENE CONCEICAO DA SILVA ,
10/2014
Alfabetização e letramento na Educação de jovens e adultos deficientes: o estágio como espaço de investigação
, ELINELMA NUNES LUCAS ,
04/2017
MANIFESTAÇÕES DE LINGUAGEM EM UMA TURMA DA EJA: as contribuições do contexto de Estágio, ROOSIZAURA FERREIRA ROSARIO RODRIGUES ,
04/2017
O processo de leitura e escrita nos anos iniciais: as contribuições da teoria sócio-histórica de Vygotsky, ELIAN DE NAZARE DE SOUSA DIAS ,
12/2015
PRÁTICAS DE LETRAMENTO MATEMÁTICO E CIENTÍFICO EM TURMAS DO 1º ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA, IVANICE COSTA DA ROCHA ,
12/2015
Alfabetização Científica, JOELMA TORRES DOS SANTOS ,
12/2016
O PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA NOS ANOS INICIAIS: A IMPORTÂNCIA DA MEDIAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, ELIAN DE NAZARE DE SOUSA DIAS ,
05/2016
A PRODUÇÃO TEXTUAL NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: OS GÊNEROS DISCURSIVOS NOTÍCIA E BILHETE, IVANICE COSTA DA ROCHA ,
05/2016
ANÁLISE DA PRODUÇÃO TEXTUAL DO GÊNERO AUTOBIOGRÁFICO EM TURMAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, DENIRA MESCOUTO DA COSTA ,
05/2016
ANÁLISE DA PRODUÇÃO TEXTUAL DO GÊNERO AUTOBIOGRÁFICO EM TURMAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, OBADIAS DOS REIS SILVA ,
05/2016
Produção textual do gênero carta, PRISCILA PEDREIRA DO NASCIMENTO SILVA ,
06/2016
Alfabetização de alunos surdos, ELIANA CATARINA FARIAS CUNHA ,
06/2016
O USO DA HISTÓRIA EM QUADRINHO NA ABORDAGEM DA VARIAÇÃO
LINGUÍSTICA NAS SÉRIES INICIAIS: UMA CONSTRUÇÃO SÓCIO-INTERACIONISTA, ROOSIZAURA FERREIRA ROSARIO RODRIGUES ,
10/2016
Importantes caminhos para processo de alfabetização
nas séries iniciais
, SYLVIA DO SOCORRO FERREIRA NASCIMENTO ,
10/2016
Uma breve sondagem e a hipótese silábica nos anos inicias.
, ELINELMA NUNES LUCAS ,
10/2016
Práticas Pedagógicas na Educação de Jovens e Adultos durante o Estágio de docência, SYLVIA DO SOCORRO FERREIRA NASCIMENTO ,
04/2017
O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL A PARTIR DO GÊNERO DISCURSIVO CARTA PESSOAL
, PRISCILA PEDREIRA DO NASCIMENTO SILVA ,
09/2016
O USO DOS JOGOS COMO FORMA DE APRENDIZADO NAS SERIES INICIAIS, ANDERSON COSTA NEGRAO ,
10/2016
Produção textual no 2º ano , MARCIA ANDREA SANTANA DE SOUZA ,
10/2016
A construção da argumentação nos editoriais jornalísticos, Raquel Martins Pinheiro,
09/2014
. A Importância da leitura na Educação de Jovens e Adultos, MARIA APARECIDA CAVALCANTE FERREIRA ,
04/2014
A importância da leitura e da escrita nas séries iniciais, TEREZA COELHO DO CARMO Tereza Coelho do Carmo.,
04/2014
A Importância da leitura na Educação de Jovens e Adultos, RENILDO ALVES PEREIRA ,
04/2014
Análise do desempenho leitor dos alunos do 5º ano na Escola Municipal de Ensino Fudamental Ruth Passarinho, FRANCILENE CAMPOS DE ASSUNCAO ,
04/2014
A leitura aprimora o desempenho da escrita, ,
04/2014
A utilização de TU/VOCÊ em Marabá. 2014, Jéssica Aparecida da Silva,
06/2014
Análise de neologismos nos textos do jornal Diário do Pará, Suely de Souza Silva,
06/2014
A importância do planejamento nas aulas de Língua Portuguesa: uma experiência desenvolvida na escola adventista do Sétimo dia na cidade de Marabá, ,
09/2014
Produção textual no 3º ano do Ciclo de Alfabetização., MARIA RAIMUNDA PRADO GOMES ,
09/2017
As Novas Tecnologias e o ensino nos Anos Iniciais, ANA CAROLINE DA SILVA CAMARA ,
09/2017
Produção textual e a EJA, PAMELLA NASCIMENTO E SILVA ,
09/2017
Experiências de um estágio supervisionado na eja com alunos deficientes intelectuais
, ANA CAROLINE DA SILVA CAMARA ,
03/2018
MEDIAÇÃO DE LEITURA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: as contribuições dos gêneros discursivos música e poema
, PAMELLA NASCIMENTO E SILVA ,
03/2018
OS DESAFIOS E AVANÇOS NO ENSINO DA LEITURA E ESCRITA A PARTIR DO TRABALHO COM GÊNEROS DISCURSIVOS NO 3º ANO DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO, MARIA RAIMUNDA PRADO GOMES ,
03/2018
Elionete Miranda Serrão, ELIONETE MIRANDA SERRAO ,
05/2019
IMPORTÂNCIA DA SALA DE LEITURA NOS ANOS INICIAIS DE UMA ESCOLA RIBEIRINHA, ZAINE RIBEIRO ,
05/2019
O Lúdico no 1º ano, FRANCINEIDE SANTOS OLIVEIRA ,
04/2019
Inclusão e interdisciplinaridade, ELIONETE MIRANDA SERRAO ,
04/2019
Leitura e escrita no 4º ano, DORACI FARIAS CORREA ,
04/2019
Leitura nos Anos Iniciais, ELIANE SARGES BITENCOURT ,
04/2019
A sala de leitura, ZAINE RIBEIRO ,
04/2019
Os Contos de fada como prática educativa no desenvolvimento da leitura, ELIANE SARGES BITENCOURT ,
05/2019
OS GÊNEROS LENDA E FÁBULA NO PROCESSO DE LEITURA: UMA PROPOSTA DE TRABALHO COM UMA TURMA DO 5° ANO, DORACI FARIAS CORREA ,
05/2019
Imaginações,saberes,performance nos Anos Iniciais:processos de ensino e deficiência, ANA JULIA FRANCO GELL ,
06/2021
PRÁTICAS DE
ORALIDADE, LEITURA E ESCRITA QUE VALORIZAM AS HISTÓRIAS DE
LETRAMENTO DAS COMUNIDADES,, CARMEN LUCIA BRAGA DA CONCEICAO ,
06/2021
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DECOLONIAIS NOS PROCESSOS DE
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTOS EM COMUNIDADES
QUILOMBOLAS-RIBEIRINHAS DA AMAZÔNIA PARAENSE., LUIS PAULO CARVALHO MONTEIRO ,
06/2021
A FORMAÇÃO INICIAL
DOCENTE E OS DIÁLOGOS COM A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.,, LARYSSA KELLY GOMES ,
06/2021
Analise do método de ensino das raízes históricas do município de
Salvaterra-Ilha do Marajó-PA, dentro da disciplina de História na rede
municipal de ensino do 1º ao 5º Ano, BETANIA CONCEICAO DA SILVA ,
03/2022
Da contação de histórias e mediação de leitura a terminologia: um estudo decolonial do processo de ensino e aprendizagem a partir das músicas do carimbó na região de Soure do Marajó, ELICARLA FEIO SILVA ,
03/2022
CURRÍCULO E O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE UM ALUNO
COM TEA, THAIS ALMEIDA GOMES ,
07/2022
GÊNERO TEXTUAL E INTERDISCIPLINARIDADE
NA EJA :como estratégia de oralidade, leitura e escrita na
concepção de aprendizagem sociocultural, RAYANA CRISTINA DA SILVA DOS SANTOS ,
07/2022
O uso do Podcast e suas potencialidades como estratégia de ensino e
aprendizagem: relatos de experiências em tempos de (pós) pandemia., KLEISON CLEBER ZEFERINO TEIXEIRA ,
07/2022
PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO FUNDAMENTAL: CONSTRUIR O DIZER, CONSTRUIR SENTIDOS., ELICARLA FEIO SILVA ,
09/2022
Tecnologias e formação docente., DRIELE SALAZAR DAMASCENO ,
09/2022
O LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE UM ALUNO
COM TEA, THAIS ALMEIDA GOMES ,
03/2023
O ENSINO E APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE
ALFABETIZADORES EM TEMPOS (PÓS)/PANDEMIA, BETANIA CONCEICAO DA SILVA ,
03/2023
NARRATIVAS ORAIS: A VALORIZAÇÃO DOS SABERES TRADICIONAIS
NUMA PERSPECTIVA DECOLONIAL EM CONEXÃO AOS PROJETOS DE
ESTUDO E PESQUISA, JOANY SANTOS FARIAS ,
05/2023
ESTRATÉGIA DE ENSINO APRENDIZAGEM DA TRÍADE ( ORALIDADE, LEITURA E ESCRITA ) NA EJA, PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES A PARTIR DOS GÊNEROS.
TEXTUAIS, RAYANA CRISTINA DA SILVA DOS SANTOS ,
12/2023
ESPAÇOS NÃO-FORMAIS EM AMBIENTE VIRTUAL UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE, DRIELE SALAZAR DAMASCENO ,
07/2023