2018, APARECIDA PINHO, VILMA, Francilene de Aguiar Parente , AS LEIS Nº. 10.639/03 E Nº. 11.645/08: DOS MARCADORES SOCIAIS DA DIFERENÇA À FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS E NEGROS, ISSN: 18098207
2017, Roseane Aparecida Ribas, Sandra Andréa Santos da Silva, Sandy Santos da Fonseca, Silvia Maia Olimpio, Francilene de Aguiar Parente , Diagnóstico Organizacional da Cooperativa dos Produtores de Leite da Vila Bom Jardim - Cooperlight, em Pacajá/PA, ISSN: 23590432
2017, Vilma Aparecida de Pinho, Francilene de Aguiar Parente, Oberdan da Silva Medeiros, Elen Mayara Bezerra de Carvalho , O Lápis 'cor da pele', quem tem? Descrevendo experiências em relações raciais com crianças na Educação Infantil, ISSN: 19823916
2017, Assis da Costa Oliveira, Francilene de Aguiar Parente, William César Lopes Domingues , Pedagogia da Alternância e(m) Etnodesenvolvimento: realidade e desafios, ISSN: 2175-6236
2017, Joelma C. P. M. Alencar, Francilene de Aguiar Parente , Saberes de Infâncias e a Formação de Professores Indígenas, ISSN: 2238-2097
Publicação em Eventos (1)
2016, Francilene de Aguiar Parente, Etnodesenvolvimento: interfaces políticas e transformativas das ações afirmativas, Seminário Educação Superior, Etnodesenvolvimento e Ações Afirmativas, Outros
Capítulos de Livros (3)
2017, Recomendações para a Educação Escolar dos Ribeirinhos: entre o rio e a rua, Expulsão de Ribeirinhos em Belo Monte: Relatório da SBPC, Francilene de Aguiar Parente, Raquel da Silva Lopes
2017, As Leis nº. 10.639/03 e nº. 11.645/08 na Formação Universitária: dos marcadores sociais da diferença à emergência das ressignificações de si, Saberes e Identidades: povos, culturas e educações, Francilene de Aguiar Parente, Vilma Aparecida de Pinho
2016, Diagnóstico Socioantropológico do FOPPELIN: uma perspectiva a partir do Pará, Políticas Públicas e Povos Indígenas: contribuições a partir do Fórum Nacional de Esporte e Lazer para os Povos Indígenas do Brasil, Vilma Aparecida de Pinho, Francilene de Aguiar Parente
Participações em Bancas de Concursos (4)
2019, Banca de Avaliação de Desempenho no Estágio Probatório, Carla Giovana Souza Rocha, Francilene de Aguiar Parente, Mário Henchen
2018, Banca de Análise de Relatório de Atividades para Progressão Funcional por Interstício, Francilene de Aguiar Parente, Eliane da Silva Sousa Faria, Carla Giovana Souza Rocha
2018, Banca de Análise de Relatório de Atividades para Progressão Funcional por Interstício, Francilene de Aguiar Parente, Vilma Aparecida de Pinho, Sandra Andréa Santos da Silva
2016, Comissão de Avaliação do Processo Seletivo Especial (PSE) 2016, Luiz Marcelo de Lima Pinheiro, Luis Fernando Cardoso e Cardoso, Fabiola Aparecida Ferreira Damacena, Francilene de Aguiar Parente
Participações em Bancas de Cursos (18)
2019, Monografia de Graduação MANEJO FLORESTAL DE ACAIZAIS NATIVOS: economia e autonomia na comunidade extrativista Sagrado Coracao de Jesus - Muana - Ilha do Marajo - Para., ANTONIA MARIA MONTEIRO DA COSTA
2018, Qualificação de Mestrado UHE Belo Monte: os impactos do patrimônio cultural material dos Asuriní do Xingu, César Augusto Martins de Souza, Francilene de Aguiar Parente, Francisco Pereira Smith Júnior, Fernando Jorge dos Santos Farias
2018, Qualificação de Mestrado Identidade e Educação Escolar Indígena: o caminhar da Escola Francisca Juruna rumo a interculturalidade, Daniel dos Santos Fernandes, Francilene de Aguiar Parente, Francisco Pereira Smith Júnior, Vilma Aparecida de Pinho
2018, Qualificação de Mestrado Construções Culturais em Espaço de Migração, Daniel dos Santos Fernandes, José Antônio Herrera, Francisco Pereira Smith Júnior, Francilene de Aguiar Parente
2018, Monografia de Graduação Concepções de Liderança Juruna sobre Educação e Identidade Cultural de Crianças e Jovens Juruna, Vilma Aparecida de Pinho, Leonardo Zenha Cordeiro, Francilene de Aguiar Parente
2018, Qualificação de Mestrado Benhadjuire Nire: processos de agencia politica e agencias outras das mulheres Mebengokre/Kayapo, MARIA ALICE COSTA DE OLIVEIRA
2018, Monografia de Graduação Literatura Popular para Jovens da Casa Familiar Rural de Placas, Transamazonica, Para, WAGNER DE SOUZA LOPES
2018, Tese Doutorado Serpentes e Poéticas do Imaginário Popular no Quilombo Mata Cavalo, Mário Cezar Silva Leite, José Carlos Leite, José Alexandre Vieira da Silva, Yudi Gushiken, Francilene de Aguiar Parente
2017, Monografia de Especialização Educação Escolar Indígena, Novos Papéis e Desafios: uma análise sócio-política sobre a atuação dos Arara professores da Aldeia Laranjal, Francilene de Aguiar Parente, Vilma Aparecida de Pinho, Ana Paula Santos Souza
2017, Monografia de Especialização Entrecruzando Olhares: a (in)visibilidade da pessoa vivendo com HIV no cuidado em saúde na cidade de Altamira/PA, Francilene de Aguiar Parente, Lagerson Mauad Freitas, Ana Débora da Silva Lopes
2017, Monografia de Especialização Participação Social no Âmbito da Construção da Usina de Belo Monte, Francilene de Aguiar Parente, Carla Giovana Souza Rocha, Ana Paula Santos Souza
2017, Monografia de Graduação Algumas Plantas Medicinais Usadas Pelos Juruna do Xingu, Gustavo Goulart Moreira Moura, Ana Débora da Silva Lopes, Francilene de Aguiar Parente
2017, Monografia de Graduação Algumas plantas medicinais usadas pelos Jurunas do Xingu
, LINDONALDO DE MELO BANDEIRA
2017, Monografia de Graduação Henoina Imopinima Xe'ega Xeremopinimawa Pope - Ler e Escrever Bilíngue na Escola Indígena Parakanã do Xingu como Instrumento de Valorização e Fortalecimento da Identidade Cultural, Raquel da Silva Lopes, Francilene de Aguiar Parente, Eliane da Silva Sousa Faria
2017, Monografia de Graduação DIAGNOSTICO ORGANIZACIONAL DA COOPERATIVADOS PRODUTORES DE LEITE DA VILA BOM JARDIM -COOPERLIGHT, EM PACAJA - PA, ROSEANE APARECIDA RIBAS
2016, Monografia de Graduação Indigenas citadinos: valorizacao, autoafirmacao da identidade e respeito no convivio das diferentes etnias em Altamira-PA., ERVELYS SILVA RAMOS
2016, Monografia de Graduação Belo Monte: narrativas e poesias das trajetórias de uma hidrelétrica, João Jesus Rosa, César Augusto Martins de Souza, Francilene de Aguiar Parente
2016, Monografia de Graduação Centro de Promocao da Saude: sistema de saude tradicional e ocidental na Transuniao Assurini/Senador Jose Porfirio/PA, JOSILENE BARBOSA GOLTARDI
Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de
Períodicos (2)
2016,Responsavel pela Organização de Evento, Campus Universitário de Soure/UFPA, Nacional, Coordenadora do Curso de Etnodesenvolvimento
2016,Responsavel pela Organização de Evento, Campus de Altamira/UFPA, Nacional, Digital
Trabalho de Fim de Curso(38)
As Representações Sociais do HIV/AIDS nas Campanhas de TV, RENILSON CORREA FERREIRA ,
09/2014
Música e Identidade no Quilombo Caldeirão, Salvaterra, Ilha do Marajó, KLEBSON SALGADO GLORIA ,
08/2014
Mulheres/mães negras vão à escola: escolarização, acolhimento familiar e fortalecimento étnico-racial, IVANIR ESTER DE OLIVEIRA GOMES ,
09/2014
Apicultura, Sustentabilidade e Etnodesenvolvimento na Comunidade Nossa Senhora do Rosário, em Brasil Novo/Pará, REGINALDO FRUTUOSO DE MOURA ,
08/2014
Agroindústria e agricultura familiar na Comunidade Nossa Senhora de Nazaré, em Brasil Novo/Pará, DANILSON CARLOS SOUSA PAIVA ,
08/2014
Fortalecimento da Agricultura Familiar na Comunidade Sagrado Coração de Jesus/Brasil Novo - PA, FRANCISCA JOSELIA DE SOUSA AMORIM ,
01/2015
Valorização das Culturas Xipaia e Curuaia e fortalecimento étnico em Altamira/PA, LENICE SILVA ,
01/2015
Nas trilhas dos grafismosNas trilhas dos grafismos para o fortalecimento da identidade étnica dos povos indígenas Xipaia e Juruna em Altamira/PA para o fortalecimento da identidade étnica dos povos indígenas Xipaia e Juruna em Altamira/PA, FRANCINELIA DE PAULA ,
01/2016
Identidade à Flor da Pele, EKILENE CABRAL ,
10/2016
MÃE MARIA E SUA HISTÓRIA: A TRAJETÓRIA DE VIDA DE UMA UMBANDISTA, TAYSON SILVA CIRQUEIRA ,
10/2016
Centro de Promoção da Saúde: sistema de saúde tradicional e ocidental na Transunião Assurini/Senador José Porfírio/PA, JOSILENE BARBOSA GOLTARDI ,
10/2016
O PERIFL DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL, FERNANDA BERNARDES DOS SANTOS ,
12/2016
Trajetórias Escolares no Programa Projovem Adolescente no Bairro São Domingos, em Altamira/PA, ELIANE DIAS DA SILVA ,
11/2016
O ENSINO MULTISSERIADO NAS ESCOLAS RIBEIRINHAS: UM ESTUDO DE CASO NA RESERVA EXTRATIVISTA RIOZINHO DO ANFRÍSIO, ERICA DOS SANTOS RAMOS ,
04/2017
Construção Naval: Geração de Renda, Fortalecimento e Valorização dos Conhecimentos Tradicionais, na Comunidade de Espírito Santo do Tauá, RONALDO SOARES BARBOSA ,
10/2017
OS IMPACTOS DA UHE BELO MONTE NA ROTINA DAS BRINCADEIRAS INFANTIS NO BAIRRO JARDIM ORIENTE EM ALTAMIRA/PA, MAISE DE BRITO MOREIRA SOUZA ,
03/2017
Incentivo ao acesso à politica pública de aquisição de alimentos no PDS Virola Jatobá, Anapú, Pará, ANA CLEIA TEIXEIRA DE AZEVEDO ,
02/2018
Etnoconhecimento de Plantas Medicinais e Seus Usos Entre os Indígenas na Cidade de Altamira/PA , ANA PAULA XIPAIA DA COSTA MARTINS ,
01/2018
MEMÓRIAS DE UMA INDÍGENA NA UNIVERSIDADE, LUCI ARANHA DA SILVA ,
02/2018
A REPRESENTAÇÃO DO NEGRO NO LIVRO DIDÁTICO DO MATERNAL, ALDENISE MELO DOS SANTOS ,
02/2018
EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM ESTUDO SOBRE METODOLOGIAS EDUCATIVAS NA EMEIF AVELINA MARIA DA SILVA - VITORIA DO XINGU - PARÁ, ANNY MAKERLLEY DE MENESES BEZERRA ,
10/2017
PARTICIPAÇÃO SOCIAL NO ÂMBITO DA CONSTRUÇÃO DA USINA DE BELO MONTE, CAROLINA PIWOWARCZYK REIS ,
10/2017
EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA, NOVOS PAPEIS E DESAFIOS: UMA ANÁLISE SÓCIO-POLÍTICA SOBRE A ATUAÇÃO DOS ARARA PROFESSORES DA ALDEIA LARANJAL, JOICE FERREIRA DOS SANTOS UBALDO ,
10/2017
ENTRECRUZANDO OLHARES: A (IN)VISIBILIDADE DA PESSOA VIVENDO COM HIV NO CUIDADO EM SAÚDE DE ALTAMIRA (PA), REGIANE FERREIRA DE SOUZA ,
10/2017
BELO MONTE DO PONTAL: Desafios para uma velhice ativa, MARIA FRANCISCA BARROS DA SILVA ,
05/2019
Poços artesianos: fonte de água para melhoria das condições de vida na Comunidade São Sebastião Canta Galo, Resex Mapuá, município de Breves-PA, JOSIEL MORAES DOS SANTOS ,
07/2019
Etnoconhecimento de plantas medicinais e seus usos pelas indígenas das etnias Xipaya e Kuruaya moradoras de Altamira/PA, ANA PAULA XIPAIA DA COSTA MARTINS ,
03/2020
VEREDAS DE DIZER-SE NO XINGU , DIMITRIA LEAO DE QUEIROZ ,
03/2020
CULTURAS SILENCIADAS: UMA REFLEXÃO SOBRE A TEMÁTICA INDÍGENA NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA À LUZ DA LEI N 11.645/2018, LUCIANA COSTA DA SILVA ,
03/2020
Mapeamento e Catalogação das Atividades Realizadas no Cotidiano Extrativista Para a Construção de Um Calendário Letivo e Diferenciado Para Adoção Na Comunidade Bom Jesus , MARIA DO CARMO MARQUES DOS SANTOS ,
10/2020
A IMPORTÂNCIA DOS QUINTAIS AGROFLORESTAIS À
SUBSISTÊNCIA NO TERRITÓRIO DA COMUNIDADE RIBEIRINHA
SÃO TOMÉ, PORTO DE MOZ-PA, GEUDICEA ALVES DOS SANTOS ,
10/2021
DANÇA COMO FORTALECIMENTO DA IDENTIDADE CULTURAL NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE VILA UNIÃO/CAMPINAS, JESSICA RIBEIRO GARCIA ,
12/2022
AÇÃO AFIRMATIVA E ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS NAS HISTÓRIAS DOS ESTUDANTES INDÍGENAS E QUILOMBOLAS NO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ALTAMIRA - UFPA, MAELY SANTOS DA SILVA ,
12/2022
HORTA ORGÂNICA E A PRÁTICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA QUILOMBOLA
MARIA LÚCIA LEDO DE CARVALHO, SALVATERRA, PARÁ, ISABEL CORDEIRO DA SILVA ,
01/2023
PATRIMÔNIO, MEMÓRIA E RESISTÊNCIA: SABERES TRADICIONAIS DAS PLANTAS MEDICINAIS DA COMUNIDADE SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, MUANÁ/PA, AGUEDA DE NAZARE MONTEIRO COSTA ,
01/2023
FEIRA DE TROCA DE MUDAS E CONHECIMENTOS SOBRE
PLANTAS MEDICINAIS, DAYANE CHAVES AMADOR ,
07/2023
HORTA DE PLANTAS MEDICINAIS NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE MANGUEIRAS - SALVATERRA/PA, JESSICA MELO DE OLIVEIRA ,
10/2023
ENTRE PINTURAS CORPORAIS E GRAFISMOS: VALORIZAÇÃO E FORTALECIMENTO DA CULTURA DO POVO ASURINI DO MÉDIO XINGU, VANIA KIRIXI MUNDURUKU ,
03/2024
Orientações de Pós-Graduação (6)
Mestrado, RITA DE CASSIA BARROSO DA IGREJA, 08/2022
- ,
Orientação em Andamento
Mestrado, JENNIFER RANIERI DA SILVA, 08/2022
- ,
Orientação em Andamento
Mestrado, DANIEL SENA LOPES, 01/2020
- ,
Orientação em Andamento
Mestrado, VANACY DO SOCORRO LEAO DOAMARAL, 03/2023
- 12/2023
,
Finalizada em 12/2023
Mestrado, EDGAR FERREIRA CARDOSO, 01/2020
- ,
Orientação em Andamento
Mestrado, VALDRIANA LIRA DA COSTA, 08/2021
- ,
Orientação em Andamento