2022, Marcelo de Oliveira Bahia, Aline Leontina Gonçalves Farias, Walkyria Alydia Grahl Passos Magno e Silva , A formação de professores iniciantes de Francês com base na Ergonomia da Atividade e na Clínica da Atividade, ISSN: 20022007
Download do arquivo
2021, Aline Leontina Gonçalves Farias , Pesquisa-formação no estágio supervisionado de língua francesa com base em diálogos de autoconfrontação, ISSN: 26748266
Download do arquivo
2019, Marcelo de Oliveira Bahia, Aline Leontina Gonçalves Farias , Matérialisation des prescrits d'un guide pédagogique dans l?activité d?une professeure débutante de FLE, ISSN: 21769893
Download do arquivo
2019, Adriano Augusto Figueiredo da Silva, Aline Leontina Gonçalves Farias , Aloconfrontação: um instrumento metodológico para a formação reflexiva de professores, ISSN: 21769893
Download do arquivo
2018, Eliene do Socorro Negrão dos Santos, Aline Leontina Gonçalves Farias , Contributions de l?approche ergonomique de l?activité à la compréhension du travail des enseignants de français., ISSN: 23163976
Download do arquivo
2018, Aline Leontina Gonçalves Farias, Daniel Faïta , A interpretação do diálogo pesquisador - operador, ISSN: 22821023
Download do arquivo
2018, ALINE LEONTINA GONÇALVES FARIAS
ELISANDRA MARIA MAGALHÃES
JOÃO BATISTA COSTA GONÇALVES , Atos ilocucionários e compreensão responsiva: a dimensão dialógica dos atos de fala em diálogos de autoconfrontação., ISSN: 1984-591X
Download do arquivo
2018, Aline Leontina Gonçalves Farias, Elisandra Maria Magalhães, João Batista Costa Gonçalves , Atos ilocucionários e compreensão responsiva: a dimensão dialógica dos atos de fala em diálogos de autoconfrontação, ISSN: 1984591X
Download do arquivo
2016, Yves Clot
Daniel Faïta
Rozania Maria Alves de Moraes
Aline Leontina Gonçalves Farias , Gêneros e estilos em análise do trabalho: conceitos e métodos., ISSN: 1516-9537
Download do arquivo
2014, ALINE LEONTINA GONÇALVES FARIAS
ELISANDRA MARIA MAGALHÃES
ANTONIA DILAMAR ARAÚJO , Letramento visual/multimodal: análise de um manual de ensino do francês como língua estrangeira., ISSN: 2236-0883
Download do arquivo
2014, Paola Karyne Azevedo Jochimen
Aline Leontina Gonçalves Farias
Sarah Diva Ipiranga , Um filho desobediente: Machado de Assis e a nação brasileira., ISSN: 9789899821910
Download do arquivo
2013, Elisandra Maria Magalhães
Aline Leontina Gonçalves Farias
Rozania Maria Alves de Moraes
, Gênero da atividade docente e análise do trabalho docente: em busca da atividade real do professor., ISSN: 2176-7955
Download do arquivo
2012, Rozania Maria Alves de Moraes , Estilo do gênero e estilo individual em introduções de artigos acadêmicos das áreas de Psiquiatria e Linguística Aplicada, ISSN: 9788572739306
Download do arquivo
Publicação em Eventos (35)
2023, Aline Leontina Gonçalves Farias
Rozania Maria Alves de Moraes
Luciana Peixoto Bessa, O coletivo de trabalho e seus efeitos em práticas de intervenção e análise da atividade de professores de lÃnguas, V Colóquio Internacional de ClÃnica da Atividade, Resumo
2022, Aline Leontina Gonçalves Farias, Análise da atividade docente: da formação inicial à formação continuada, Palestra para estudantes da Pós-graduação em Linguística Aplicada da UECE, Resumo
2022, Aline Leontina Gonçalves Farias, CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS DA ERGONOMIA E DA CLÍNICA DA ATIVIDADE PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FRANCÊS, II SIMPÓSIO LATINO-AMERICANO DE ERGOLOGIA, Resumo
2022, Luciana Ferreira Rameiro
Aline Leontina Gonçalves Farias, ANÁLISE DE GESTOS DOCENTES DE ESTAGIÁRIOS: AS IMPLICAÇÕES DA MODALIDADE REMOTA EMERGENCIAL NA FORMAÇÃO E NA ATIVIDADE PROFESSOR, II SIMPÓSIO LATINO-AMERICANO DE ERGOLOGIA, Resumo
2021, Adriano Augusto Figueiredo da Silva
Aline Leontina Gonçalves Farias, Gestos da atividade sobre a atividade em diálogos de autoconfrontação com estagiários de francês, IV Jornada LIFT - Práticas docentes no ensino remoto: trabalho, saúde e formação de professores, Resumo
2021, Aline Leontina Gonçalves Farias, Aportes da análise da atividade à formação de professores de francês língua estrangeira (FLE), II Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão de Língua e Literatura, Resumo
2020, Aline Leontina Gonçalves Farias, Práticas de análise da atividade docente no estágio de língua francesa: usos da autoconfrontação, Webinar LIFT, Outros
2020, Aline Leontina Gonçalves Farias, Adaptações da autoconfrontação nas práticas de Estágio de língua francesa, FALEM Webinar, Outros
2019, ALINE LEONTINA GONÇALVES FARIAS, Usos e efeitos da análise de situações concretas na formação inicial de professores de francês, III Jornada de Linguagem Formação e Trabalho, Outros
2019, ALINE LEONTINA GONÇALVES FARIAS, Integração da autoconfrontação às práticas de formação do estágio supervisionado da Licenciatura em Letras-Francês da UFPA, IV CICA - Congresso Internacional de Clínica da Atividade, Outros
2018, ALINE LEONTINA GONÇALVES FARIAS, Aportes da análise da atividade à formação de professores de francês língua estrangeira (FLE): intervenção no estágio de observação, I Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão de Língua e Literatura, Outros
2018, ALINE LEONTINA GONÇALVES FARIAS, Autoconfrontação e análise da atividade docente: uma abordagem reflexiva a serviço da formação de professore de línguas, VII Congresso Latino-americano de Formação de Professores de Línguas, Outros
2017, ALINE LEONTINA GONÇALVES FARIAS, Análise da atividade docente, linguagem e formação, I Ciclo de Palestras Diálogos sobre Práticas discursivas e Atividades de trabalho, Outros
2017, Aline Leontina Gonçalves Farias, Análise da atividade docente, linguagem e formação., Ciclo de palestras Diálogos sobre Práticas discursivas e Atividades de trabalho, Outros
2017, ALINE LEONTINA GONÇALVES FARIAS, A dimensão gestual na análise clínica da atividade docente: perspectivas de estudo., II Jornada Linguagem, Formação e Trabalho, Outros
2017, Aline Leontina Gonçalves Farias, A dimensão gestual na análise clínica da atividade docente: perspectivas de estudo, II Jornada Linguagem, Formação e Trabalho, Outros
2016, Elisandra Maria Magalhães
João Batista Gonçalves Costa
Aline Leontina Gonçalves Farias, Diálogos de autoconfrontação cruzada pelas 'lentes' da teoria dos atos de fala, XXI Semana Universitária da UECE, Resumo
2016, Aline Leontina Gonçalves Farias
Rozania Maria Alves de Moraes
, Abordagem verbo-visual de análise de diálogos de autoconfrontação: questões técnicas e teórico-metodológicas da consideração do gesto, III CICA - Colóquio Internacional de Clínica da Atividade, Resumo
2015, Aline Leontina Gonçalves Farias
Rozania Maria Alves de Moraes
, Dialogismo temático em diálogos de autoconfrontação e perfilação de diferentes modos de agir e de compreender no ensino de francês, XX Semana Universitária da UECE, Resumo
2015, Aline Leontina Gonçalves Farias
Rozania Maria Alves de Moraes
, Abordagem descritiva e interpretativa de gêneros ou atitudes discursivas em diálogos de autoconfrontação, VIII SIGET - Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, Resumo
2015, ALINE LEONTINA GONÇALVES FARIAS, Linguagem e Trabalho: um campo interdisciplinar de estudos, I Jornada Linguagem, Formação e Trabalho, Outros
2015, Aline Leontina Gonçalves Farias
Rozania Maria Alves de Moraes
Elisandra Maria Magalhães, Análise da atividade docente na UECE: cenário atual e perspectivas, I Jornada Linguagem, Formação e Trabalho, Outros
2015, Aline Leontina Gonçalves Farias
Rozania Maria Alves de Moraes
, Manifestação do jogo dialógico da interação professor-alunos em diálogos de autoconfrontação, IX Congresso Internacional da ABRALIN, Resumo
2014, Aline Leontina Gonçalves Farias
Rozania Maria Alves de Moraes
, Analyse dialogique du texte dautoconfrontation: les rapports dialogiques entre lactivité enseignante des stagiaires de français et leur discours sur lactivité, Séminaires ERGAPE, Outros
2014, Paola Karyne Azevedo Jochimen
Aline Leontina Gonçalves Farias
Sarah Diva Ipiranga, Um filho desobediente: Machado de Assis e a nação brasileira, IV Congresso Internacional em Estudos Culturais, Trabalho Completo
2013, Aline Leontina Gonçalves Farias
Rozania Maria Alves de Moraes
, Emergência e discussão contextualizada de temas da didática em diálogos de autoconfrontação, Colóquio Internacional Analisar o Trabalho Educacional, Resumo
2013, Rozania Maria Alves de Moraes
Aline Leontina Gonçalves Farias, Regards croisés sur les résultats de recherche, Colóquio Internacional Analisar o Trabalho Educacional, Resumo
2013, Aline Leontina Gonçalves Farias, Gênero professor-estagiário de francês: traços característicos do agir docente na dupla situação de aprendizagem e trabalho, VII Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, Resumo
2013, Elisandra Maria Magalhães
Aline Leontina Gonçalves Farias
Rozania Maria Alves de Moraes
, Gênero da atividade profissional e análise do trabalho docente: em busca da atividade real do professor, VII Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, Resumo
2013, Aline Leontina Gonçalves Farias
Rozania Maria Alves de Moraes, O estágio na formação inicial de professores de francês: confrontando o quê e o como do trabalho docente, IV Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas (IV CLAFPL), Resumo
2012, Aline Leontina Gonçalves Farias, A expertise de professores na construção da prática docente de futuros professores de FLE, III Colóquio Francês Língua Estrangeira, Resumo
2012, Rozania Maria Alves de Moraes
Aline Leontina Gonçalves Farias
, Perspectivas na formação de professores de francês na UECE: a ergonomia da atividade em foco, XVII Semana Universitária da UECE, Resumo
2012, Aline Leontina Gonçalves Farias
Rozania Maria Alves de Moraes, Concepções de duas professoras de francês sobre o trabalho docente de professores de línguas estrangeiras, XVII Semana Universitária da UECE, Resumo
2012, Aline Leontina Gonçalves Farias
Elisandra Maria Magalhães
Antônia Dilamar Araújo, Manual de ensino de francês connexions niveau 3: contribuições para um letramento visual-multimodal?, XXIV Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste, Resumo
2012, Aline Leontina Gonçalves Farias
Rozania Maria Alves de Moraes, Estilo do gênero e estilo individual em introduções de artigos acadêmicos das áreas de Psiquiatria e Linguística Aplicada, XXIV Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordestes, Trabalho Completo
Capítulos de Livros (3)
2023, As dimensões dialógica e alteritária da/na formação docente com o quadro metodológico da autoconfrontação, Nas fronteiras e margens: desenvolvimento de professores de lÃnguas como território de esperanças, Rozania Maria Alves de Moraes, Aline Leontina Gonçalves Farias
Download do arquivo
2022, Orientações didático pedagógicas e transmissão de saberes da experiência em diálogos de formação, Saberes e práticas docentes no ensino, na pesquisa e na extensão de Línguas e Literaturas, Aline Leontina Gonçalves Farias
Download do arquivo
2020, Práticas de análise da atividade na formação inicial de professores de francês como práticas linguageiras formativas, Estudos linguísticos: abordagens contemporâneas, Aline Leontina Gonçalves Farias, Rozania Maria Alves de Moraes
Download do arquivo
Livros (2)
2021, Autoconfrontação e formação de professores: Diálogos e contribuições (Entrevista), Elisandra Maria Magalhães, Aline Leontina Gonçalves Farias, Rozania Maria Alves de Moraes
2021, Linguagem em Foco Vol. 13 n.1 : Formação de professores nas interseções entre linguagem, formação e trabalho, Aline Leontina Gonçalves Farias, Rozania, Antonia Dilamar Araújo
Participações em Bancas de Concursos (1)
2018, Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto - Tema Língua Francesa e Literatura Francesa, Izabel Cristina Rodrigues Soares
Aline Leontina Gonçalves Farias
Sônia Lumi Niwa
Participações em Bancas de Cursos (24)
2023, Qualificação de Mestrado Análise da atividade docente à luz da Ergonomia da Atividade acerca da prática da oralidade em escolas públicas de Fortaleza, WALESCA FERNANDES DE LIMA
2022, Tese Doutorado Análise da atividade de professores de francês (FLE) e gestos didáticos: implicações na apropriação do métier docente, Luciana Peixoto Bessa
2022, Monografia de Graduação L'hétéroconfrontation dans la formation initiale des enseignants des enseignants-stagaires basée sur l'alo et l'hétéroconfrontation, Miriam Cristina Costa Serra
2021, Monografia de Graduação Gestes d'activité sur l'activité dans des dialogues d'autoconfrontation avec des stagiaires de français, Adriano Augusto Figueiredo da Silva
2021, Monografia de Graduação L'interaction collaborative entre chercheur-formateur et stagiaires de français dans le développement de la criticité sur l?activité enseignante, Tamires Miranda de Oliveira
2021, Monografia de Graduação La variation de la motivation et des stratégies d'apprentissage le long du parcours de la licence en lettres mention FLE: un rapport d'expérience, Luciana Ferreira Rameiro
2021, Qualificação de Doutorado O gesto pedagógico: para que e para quem? Análise verbo-gestual da atividade de professores estagiários de francês., Wescley Batista Lopes
2020, Tese Doutorado Multimodalidade e Formação Docente: (Re)construindo saberes e práticas na escola pública, Michelle Soares Pinheiro
2019, Dissertação de Mestrado Análise da atividade de professores de literatura do ensino médio no uso do texto literário associado às mídias digitais: um estudo por meio da autoconfrontação., Rozania Maria Alves de Moraes, Cleudene de Oliveira Aragão, Aline Leontina Gonçalves Farias
2019, Tese Doutorado Análise dialógica da atividade linguageira de professores formadores de línguas inglesa e espanhola: implicações das abordagens clínica e ergonômica da atividade na formação inicial, Rozania, Antonia Dilamar Araújo, Cleudene de Oliveira Aragão, Daniel Faïta, Aline Leontina Gonçalves Farias
2019, Qualificação de Doutorado PRATICAS DISCURSIVAS DO TRABALHO DOCENTE NO PROCESSO DE INCLUSAO ESCOLAR DE PESSOAS COM DEFICIENCIA, ROSANNY DO PERPETUO SOCORRO DE SOUZA LIMA
2019, Qualificação de Doutorado Práticas discursivas sobre o trabalho docente no processo de inclusão de pessoas com deficiência, Fátima Cristina da Costa Pessoa, Hildete P. dos Anjos, Aline Leontina Gonçalves Farias
2019, Monografia de Graduação Matérialisation des prescrits d'un guide pédagogique dans l?activité d?une professeure débutante de FLE, Luciana de Oliveira Alves, Aline Leontina Gonçalves Farias
2019, Monografia de Graduação L'enseignement du français pour les prisonnières visant à favoriser l'insertion dans le marché du travail, Sônia Lumi Niwa, Aline Leontina Gonçalves Farias
2019, Monografia de Graduação La Chanson comme support pédagogique pour travailler la correction phonétique du son [y], Sônia Lumi Niwa, Aline Leontina Gonçalves Farias
2018, Monografia de Graduação Musique et poésie: une liaison, Cláudia Grijó Vilarouca, Jorge Luiz Laurênço de Oliveira, Aline Leontina Gonçalves Farias
2018, Monografia de Graduação La littérature comme élément provocateur pour les étudiants en français langue étrangère - un projet d'enseignement, Cláudia Grijó Vilarouca, Jorge Luiz Laurênço de Oliveira, Aline Leontina Gonçalves Farias
2018, Qualificação de Mestrado Análise da atividade de professores do ensino médio no uso do texto literário associado às mídias digitais: um estudo por meio da autoconfrontação, Rozania Maria Alves de Moraes, Cleudene de Oliveira Aragão, Aline Leontina Gonçalves Farias
2018, Dissertação de Mestrado Análise da atividade docente pelo método da instrução ao sósia: trabalhando a comunicação oral em língua inglesa no ensino médio., Rozania Maria Alves de Moraes, Antonia Dilamar Araújo, Aline Leontina Gonçalves Farias
2018, Monografia de Graduação Un aperçu des contributions de l'approche ergonomique de l'activité à la connaissance du travail des enseignants de FLE, Cláudia Grijó Vilarouca, Aline Leontina Gonçalves Farias
2018, Monografia de Graduação L'écart entre le prescrit et le réalisé dans le travail des enseignants de langues, Sônia Lumi Niwa, Aline Leontina Gonçalves Farias
2017, Qualificação de Mestrado A contribuição das atividades curriculares do curso de letras para a escrita de professores de língua materna em formação., Thomas Massao Fairchild, Fátima Cristina da Costa Pessoa, Aline Leontina Gonçalves Farias
2017, Qualificação de Doutorado Uma análise dialógica da atividade linguageira de professores-formadores de língua estrangeira: a formação inicial e as abordagens clínica e ergonômica da atividade docente, Rozania Maria Alves de Moraes, João Batista Costa Gonçalves, Aline Leontina Gonçalves Farias
2016, Qualificação de Mestrado Prescrições e instrumentos da aula de civilização: análise da atividade docente de estagiários de FLE, Wescley Batista Lopes
Prêmios Recebidos (1)
2017, 2º lugar no III Concurso de Teses e Dissertações, Grupo IV - Linguística, Letras e Artes, Ciências Sociais Aplicadas e Multidisciplinar (Interdisciplinar e Ensino)., Local
Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de
Períodicos (8)
2023,Responsavel pela Organização de Evento, UFPA - Auditório Setorial Básico II - Campus Guamá, Internacional, I Encontro Interinstitucional de Pesquisas em Análise da Atividade Docente
2022,Membro da Comissões Organizadora, Pós-graduação em Letras-UFPA, Internacional, Comissão organizadora e científica
2020,Membro da Comissões Organizadora, Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas, Local, Google Meet
2017,Membro da Comissões Organizadora, Fortaleza, Local, comissão científica
2017,Conferencista Convidado, Centro de Humanidades - UECE, Local, Conferência de abertura
2017,Conferencista Convidado, Centro de Humanidades - UECE, Nacional, PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA APLICADA
2017,Consultor ad hoc de revista científica, Universidade Estadual do Ceará, Nacional, Periódico eletrônico - Linguística Aplicada
2015,Membro da Comissões Organizadora, Fortaleza, Local, Comissão organizadora
Trabalho de Fim de Curso(11)
Lécart entre le prescrit et le réalisé dans le travail des enseignants de langues, MONIQUE EVELYN LOPES DOS SANTOS ,
07/2018
Un aperçu des contributions de l'approche ergonomique de l'activité à la connaissance du travail des enseignants de FLE, ELIENE DO SOCORRO NEGRAO DOS SANTOS ,
07/2018
MATÉRIALISATION DES PRESCRITS D'UN GUIDE PÉDAGOGIQUE DANS LACTIVITÉ DUNE PROFESSEURE DÉBUTANTE DE FLE, MARCELO DE OLIVEIRA BAHIA ,
07/2019
LENSEIGNEMENT DU FRANÇAIS POUR LES PRISONNIÈRES VISANT À FAVORISER LINSERTION DANS LE MARCHÉ DU TRAVAIL, DARILENE DE CASTRO MONTEIRO MOURA ,
07/2019
La variation de la motivation et des stratégies dapprentissage le long du parcours de la
licence en Lettres mention FLE : un rapport dexpérience, LUCIANA FERREIRA RAMEIRO ,
02/2021
L'INTERACTION COLLABORATIVE ENTRE CHERCHEUR-FORMATEUR ET STAGIAIRES DE FRANÇAIS DANS LE DÉVELOPPEMENT DE LA CRITICITÉ SUR L'ACTIVITÉ ENSEIGNANTE, TAMIRES MIRANDA DE OLIVEIRA ,
06/2021
GESTES DACTIVITE SUR LACTIVITE DANS DES DIALOGUES DAUTOCONFRONTATION AVEC DES STAGIAIRES DE FRANÇAIS, ADRIANO AUGUSTO FIGUEIREDO DA SILVA ,
10/2021
Lhétéroconfrontation dans la formation initiale des enseignants-stagiaires de français basée sur lauto- et lalloconfrontation, MIRIAM CRISTINA COSTA SERRA ,
02/2022
Fatores afetivos na escolha da licenciatura em Letras-Francês, na motivação e nas
representações sobre a formação docente em língua francesa., MERCIA OLINTHA COELHO DE CARVALHO ,
12/2022
Dimensões afetivas das experiências docentes de estagiários de francês em diálogos de alo- e autoconfrontação., FERNANDA ISIS SILVA LUNA ,
12/2022
LES DIFFICULTÉS RENCONTRÉES POUR LES FEMMES DE PLUS DE 47 ANS À OBTENIR UN DIPLÔME EN LETTRES MENTION FRANÇAIS, EDILENE DO SOCORRO SERRAO DOS SANTOS ,
12/2023