aline leontina goncalves farias

ILC - INSTITUTO DE LETRAS E COMUNICACAO

Produção Intelectual

Artigos (13)

  • 2022, Marcelo de Oliveira Bahia, Aline Leontina Gonçalves Farias, Walkyria Alydia Grahl Passos Magno e Silva , A formação de professores iniciantes de Francês com base na Ergonomia da Atividade e na Clínica da Atividade, ISSN: 20022007 Download do arquivo
  • 2021, Aline Leontina Gonçalves Farias , Pesquisa-formação no estágio supervisionado de língua francesa com base em diálogos de autoconfrontação, ISSN: 26748266 Download do arquivo
  • 2019, Marcelo de Oliveira Bahia, Aline Leontina Gonçalves Farias , Matérialisation des prescrits d'un guide pédagogique dans l?activité d?une professeure débutante de FLE, ISSN: 21769893 Download do arquivo
  • 2019, Adriano Augusto Figueiredo da Silva, Aline Leontina Gonçalves Farias , Aloconfrontação: um instrumento metodológico para a formação reflexiva de professores, ISSN: 21769893 Download do arquivo
  • 2018, Eliene do Socorro Negrão dos Santos, Aline Leontina Gonçalves Farias , Contributions de l?approche ergonomique de l?activité à la compréhension du travail des enseignants de français., ISSN: 23163976 Download do arquivo
  • 2018, Aline Leontina Gonçalves Farias, Daniel Faïta , A interpretação do diálogo pesquisador - operador, ISSN: 22821023 Download do arquivo
  • 2018, ALINE LEONTINA GONÇALVES FARIAS ELISANDRA MARIA MAGALHÃES JOÃO BATISTA COSTA GONÇALVES , Atos ilocucionários e compreensão responsiva: a dimensão dialógica dos atos de fala em diálogos de autoconfrontação., ISSN: 1984-591X Download do arquivo
  • 2018, Aline Leontina Gonçalves Farias, Elisandra Maria Magalhães, João Batista Costa Gonçalves , Atos ilocucionários e compreensão responsiva: a dimensão dialógica dos atos de fala em diálogos de autoconfrontação, ISSN: 1984591X Download do arquivo
  • 2016, Yves Clot Daniel Faïta Rozania Maria Alves de Moraes Aline Leontina Gonçalves Farias , Gêneros e estilos em análise do trabalho: conceitos e métodos., ISSN: 1516-9537 Download do arquivo
  • 2014, ALINE LEONTINA GONÇALVES FARIAS ELISANDRA MARIA MAGALHÃES ANTONIA DILAMAR ARAÚJO , Letramento visual/multimodal: análise de um manual de ensino do francês como língua estrangeira., ISSN: 2236-0883 Download do arquivo
  • 2014, Paola Karyne Azevedo Jochimen Aline Leontina Gonçalves Farias Sarah Diva Ipiranga , Um filho desobediente: Machado de Assis e a nação brasileira., ISSN: 9789899821910 Download do arquivo
  • 2013, Elisandra Maria Magalhães Aline Leontina Gonçalves Farias Rozania Maria Alves de Moraes , Gênero da atividade docente e análise do trabalho docente: em busca da atividade real do professor., ISSN: 2176-7955 Download do arquivo
  • 2012, Rozania Maria Alves de Moraes , Estilo do gênero e estilo individual em introduções de artigos acadêmicos das áreas de Psiquiatria e Linguística Aplicada, ISSN: 9788572739306 Download do arquivo

Publicação em Eventos (35)

  • 2023, Aline Leontina Gonçalves Farias Rozania Maria Alves de Moraes Luciana Peixoto Bessa, O coletivo de trabalho e seus efeitos em práticas de intervenção e análise da atividade de professores de línguas, V Colóquio Internacional de Clínica da Atividade, Resumo
  • 2022, Aline Leontina Gonçalves Farias, Análise da atividade docente: da formação inicial à formação continuada, Palestra para estudantes da Pós-graduação em Linguística Aplicada da UECE, Resumo
  • 2022, Aline Leontina Gonçalves Farias, CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS DA ERGONOMIA E DA CLÍNICA DA ATIVIDADE PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FRANCÊS, II SIMPÓSIO LATINO-AMERICANO DE ERGOLOGIA, Resumo
  • 2022, Luciana Ferreira Rameiro Aline Leontina Gonçalves Farias, ANÁLISE DE GESTOS DOCENTES DE ESTAGIÁRIOS: AS IMPLICAÇÕES DA MODALIDADE REMOTA EMERGENCIAL NA FORMAÇÃO E NA ATIVIDADE PROFESSOR, II SIMPÓSIO LATINO-AMERICANO DE ERGOLOGIA, Resumo
  • 2021, Adriano Augusto Figueiredo da Silva Aline Leontina Gonçalves Farias, Gestos da atividade sobre a atividade em diálogos de autoconfrontação com estagiários de francês, IV Jornada LIFT - Práticas docentes no ensino remoto: trabalho, saúde e formação de professores, Resumo
  • 2021, Aline Leontina Gonçalves Farias, Aportes da análise da atividade à formação de professores de francês língua estrangeira (FLE), II Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão de Língua e Literatura, Resumo
  • 2020, Aline Leontina Gonçalves Farias, Práticas de análise da atividade docente no estágio de língua francesa: usos da autoconfrontação, Webinar LIFT, Outros
  • 2020, Aline Leontina Gonçalves Farias, Adaptações da autoconfrontação nas práticas de Estágio de língua francesa, FALEM Webinar, Outros
  • 2019, ALINE LEONTINA GONÇALVES FARIAS, Usos e efeitos da análise de situações concretas na formação inicial de professores de francês, III Jornada de Linguagem Formação e Trabalho, Outros
  • 2019, ALINE LEONTINA GONÇALVES FARIAS, Integração da autoconfrontação às práticas de formação do estágio supervisionado da Licenciatura em Letras-Francês da UFPA, IV CICA - Congresso Internacional de Clínica da Atividade, Outros
  • 2018, ALINE LEONTINA GONÇALVES FARIAS, Aportes da análise da atividade à formação de professores de francês língua estrangeira (FLE): intervenção no estágio de observação, I Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão de Língua e Literatura, Outros
  • 2018, ALINE LEONTINA GONÇALVES FARIAS, Autoconfrontação e análise da atividade docente: uma abordagem reflexiva a serviço da formação de professore de línguas, VII Congresso Latino-americano de Formação de Professores de Línguas, Outros
  • 2017, ALINE LEONTINA GONÇALVES FARIAS, Análise da atividade docente, linguagem e formação, I Ciclo de Palestras Diálogos sobre Práticas discursivas e Atividades de trabalho, Outros
  • 2017, Aline Leontina Gonçalves Farias, Análise da atividade docente, linguagem e formação., Ciclo de palestras Diálogos sobre Práticas discursivas e Atividades de trabalho, Outros
  • 2017, ALINE LEONTINA GONÇALVES FARIAS, A dimensão gestual na análise clínica da atividade docente: perspectivas de estudo., II Jornada Linguagem, Formação e Trabalho, Outros
  • 2017, Aline Leontina Gonçalves Farias, A dimensão gestual na análise clínica da atividade docente: perspectivas de estudo, II Jornada Linguagem, Formação e Trabalho, Outros
  • 2016, Elisandra Maria Magalhães João Batista Gonçalves Costa Aline Leontina Gonçalves Farias, Diálogos de autoconfrontação cruzada pelas 'lentes' da teoria dos atos de fala, XXI Semana Universitária da UECE, Resumo
  • 2016, Aline Leontina Gonçalves Farias Rozania Maria Alves de Moraes , Abordagem verbo-visual de análise de diálogos de autoconfrontação: questões técnicas e teórico-metodológicas da consideração do gesto, III CICA - Colóquio Internacional de Clínica da Atividade, Resumo
  • 2015, Aline Leontina Gonçalves Farias Rozania Maria Alves de Moraes , Dialogismo temático em diálogos de autoconfrontação e perfilação de diferentes modos de agir e de compreender no ensino de francês, XX Semana Universitária da UECE, Resumo
  • 2015, Aline Leontina Gonçalves Farias Rozania Maria Alves de Moraes , Abordagem descritiva e interpretativa de gêneros ou atitudes discursivas em diálogos de autoconfrontação, VIII SIGET - Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, Resumo
  • 2015, ALINE LEONTINA GONÇALVES FARIAS, Linguagem e Trabalho: um campo interdisciplinar de estudos, I Jornada Linguagem, Formação e Trabalho, Outros
  • 2015, Aline Leontina Gonçalves Farias Rozania Maria Alves de Moraes Elisandra Maria Magalhães, Análise da atividade docente na UECE: cenário atual e perspectivas, I Jornada Linguagem, Formação e Trabalho, Outros
  • 2015, Aline Leontina Gonçalves Farias Rozania Maria Alves de Moraes , Manifestação do jogo dialógico da interação professor-alunos em diálogos de autoconfrontação, IX Congresso Internacional da ABRALIN, Resumo
  • 2014, Aline Leontina Gonçalves Farias Rozania Maria Alves de Moraes , Analyse dialogique du texte d’autoconfrontation: les rapports dialogiques entre l’activité enseignante des stagiaires de français et leur discours sur l’activité, Séminaires ERGAPE, Outros
  • 2014, Paola Karyne Azevedo Jochimen Aline Leontina Gonçalves Farias Sarah Diva Ipiranga, Um filho desobediente: Machado de Assis e a nação brasileira, IV Congresso Internacional em Estudos Culturais, Trabalho Completo
  • 2013, Aline Leontina Gonçalves Farias Rozania Maria Alves de Moraes , Emergência e discussão contextualizada de temas da didática em diálogos de autoconfrontação, Colóquio Internacional “Analisar o Trabalho Educacional”, Resumo
  • 2013, Rozania Maria Alves de Moraes Aline Leontina Gonçalves Farias, Regards croisés sur les résultats de recherche, Colóquio Internacional Analisar o Trabalho Educacional, Resumo
  • 2013, Aline Leontina Gonçalves Farias, Gênero professor-estagiário de francês: traços característicos do agir docente na dupla situação de aprendizagem e trabalho, VII Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, Resumo
  • 2013, Elisandra Maria Magalhães Aline Leontina Gonçalves Farias Rozania Maria Alves de Moraes , Gênero da atividade profissional e análise do trabalho docente: em busca da atividade real do professor, VII Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, Resumo
  • 2013, Aline Leontina Gonçalves Farias Rozania Maria Alves de Moraes, O estágio na formação inicial de professores de francês: confrontando o quê e o como do trabalho docente, IV Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas (IV CLAFPL), Resumo
  • 2012, Aline Leontina Gonçalves Farias, A expertise de professores na construção da prática docente de futuros professores de FLE, III Colóquio Francês Língua Estrangeira, Resumo
  • 2012, Rozania Maria Alves de Moraes Aline Leontina Gonçalves Farias , Perspectivas na formação de professores de francês na UECE: a ergonomia da atividade em foco, XVII Semana Universitária da UECE, Resumo
  • 2012, Aline Leontina Gonçalves Farias Rozania Maria Alves de Moraes, Concepções de duas professoras de francês sobre o trabalho docente de professores de línguas estrangeiras, XVII Semana Universitária da UECE, Resumo
  • 2012, Aline Leontina Gonçalves Farias Elisandra Maria Magalhães Antônia Dilamar Araújo, Manual de ensino de francês connexions niveau 3: contribuições para um letramento visual-multimodal?, XXIV Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste, Resumo
  • 2012, Aline Leontina Gonçalves Farias Rozania Maria Alves de Moraes, Estilo do gênero e estilo individual em introduções de artigos acadêmicos das áreas de Psiquiatria e Linguística Aplicada, XXIV Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordestes, Trabalho Completo

Capítulos de Livros (3)

  • 2023, As dimensões dialógica e alteritária da/na formação docente com o quadro metodológico da autoconfrontação, Nas fronteiras e margens: desenvolvimento de professores de línguas como território de esperanças, Rozania Maria Alves de Moraes, Aline Leontina Gonçalves Farias Download do arquivo
  • 2022, Orientações didático pedagógicas e transmissão de saberes da experiência em diálogos de formação, Saberes e práticas docentes no ensino, na pesquisa e na extensão de Línguas e Literaturas, Aline Leontina Gonçalves Farias Download do arquivo
  • 2020, Práticas de análise da atividade na formação inicial de professores de francês como práticas linguageiras formativas, Estudos linguísticos: abordagens contemporâneas, Aline Leontina Gonçalves Farias, Rozania Maria Alves de Moraes Download do arquivo

Livros (2)

  • 2021, Autoconfrontação e formação de professores: Diálogos e contribuições (Entrevista), Elisandra Maria Magalhães, Aline Leontina Gonçalves Farias, Rozania Maria Alves de Moraes
  • 2021, Linguagem em Foco Vol. 13 n.1 : Formação de professores nas interseções entre linguagem, formação e trabalho, Aline Leontina Gonçalves Farias, Rozania, Antonia Dilamar Araújo

Participações em Bancas de Concursos (1)

  • 2018, Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto - Tema Língua Francesa e Literatura Francesa, Izabel Cristina Rodrigues Soares Aline Leontina Gonçalves Farias Sônia Lumi Niwa

Participações em Bancas de Cursos (24)

  • 2023, Qualificação de Mestrado Análise da atividade docente à luz da Ergonomia da Atividade acerca da prática da oralidade em escolas públicas de Fortaleza, WALESCA FERNANDES DE LIMA
  • 2022, Tese Doutorado Análise da atividade de professores de francês (FLE) e gestos didáticos: implicações na apropriação do métier docente, Luciana Peixoto Bessa
  • 2022, Monografia de Graduação L'hétéroconfrontation dans la formation initiale des enseignants des enseignants-stagaires basée sur l'alo et l'hétéroconfrontation, Miriam Cristina Costa Serra
  • 2021, Monografia de Graduação Gestes d'activité sur l'activité dans des dialogues d'autoconfrontation avec des stagiaires de français, Adriano Augusto Figueiredo da Silva
  • 2021, Monografia de Graduação L'interaction collaborative entre chercheur-formateur et stagiaires de français dans le développement de la criticité sur l?activité enseignante, Tamires Miranda de Oliveira
  • 2021, Monografia de Graduação La variation de la motivation et des stratégies d'apprentissage le long du parcours de la licence en lettres mention FLE: un rapport d'expérience, Luciana Ferreira Rameiro
  • 2021, Qualificação de Doutorado O gesto pedagógico: para que e para quem? Análise verbo-gestual da atividade de professores estagiários de francês., Wescley Batista Lopes
  • 2020, Tese Doutorado Multimodalidade e Formação Docente: (Re)construindo saberes e práticas na escola pública, Michelle Soares Pinheiro
  • 2019, Dissertação de Mestrado Análise da atividade de professores de literatura do ensino médio no uso do texto literário associado às mídias digitais: um estudo por meio da autoconfrontação., Rozania Maria Alves de Moraes, Cleudene de Oliveira Aragão, Aline Leontina Gonçalves Farias
  • 2019, Tese Doutorado Análise dialógica da atividade linguageira de professores formadores de línguas inglesa e espanhola: implicações das abordagens clínica e ergonômica da atividade na formação inicial, Rozania, Antonia Dilamar Araújo, Cleudene de Oliveira Aragão, Daniel Faïta, Aline Leontina Gonçalves Farias
  • 2019, Qualificação de Doutorado PRATICAS DISCURSIVAS DO TRABALHO DOCENTE NO PROCESSO DE INCLUSAO ESCOLAR DE PESSOAS COM DEFICIENCIA, ROSANNY DO PERPETUO SOCORRO DE SOUZA LIMA
  • 2019, Qualificação de Doutorado Práticas discursivas sobre o trabalho docente no processo de inclusão de pessoas com deficiência, Fátima Cristina da Costa Pessoa, Hildete P. dos Anjos, Aline Leontina Gonçalves Farias
  • 2019, Monografia de Graduação Matérialisation des prescrits d'un guide pédagogique dans l?activité d?une professeure débutante de FLE, Luciana de Oliveira Alves, Aline Leontina Gonçalves Farias
  • 2019, Monografia de Graduação L'enseignement du français pour les prisonnières visant à favoriser l'insertion dans le marché du travail, Sônia Lumi Niwa, Aline Leontina Gonçalves Farias
  • 2019, Monografia de Graduação La Chanson comme support pédagogique pour travailler la correction phonétique du son [y], Sônia Lumi Niwa, Aline Leontina Gonçalves Farias
  • 2018, Monografia de Graduação Musique et poésie: une liaison, Cláudia Grijó Vilarouca, Jorge Luiz Laurênço de Oliveira, Aline Leontina Gonçalves Farias
  • 2018, Monografia de Graduação La littérature comme élément provocateur pour les étudiants en français langue étrangère - un projet d'enseignement, Cláudia Grijó Vilarouca, Jorge Luiz Laurênço de Oliveira, Aline Leontina Gonçalves Farias
  • 2018, Qualificação de Mestrado Análise da atividade de professores do ensino médio no uso do texto literário associado às mídias digitais: um estudo por meio da autoconfrontação, Rozania Maria Alves de Moraes, Cleudene de Oliveira Aragão, Aline Leontina Gonçalves Farias
  • 2018, Dissertação de Mestrado Análise da atividade docente pelo método da instrução ao sósia: trabalhando a comunicação oral em língua inglesa no ensino médio., Rozania Maria Alves de Moraes, Antonia Dilamar Araújo, Aline Leontina Gonçalves Farias
  • 2018, Monografia de Graduação Un aperçu des contributions de l'approche ergonomique de l'activité à la connaissance du travail des enseignants de FLE, Cláudia Grijó Vilarouca, Aline Leontina Gonçalves Farias
  • 2018, Monografia de Graduação L'écart entre le prescrit et le réalisé dans le travail des enseignants de langues, Sônia Lumi Niwa, Aline Leontina Gonçalves Farias
  • 2017, Qualificação de Mestrado A contribuição das atividades curriculares do curso de letras para a escrita de professores de língua materna em formação., Thomas Massao Fairchild, Fátima Cristina da Costa Pessoa, Aline Leontina Gonçalves Farias
  • 2017, Qualificação de Doutorado Uma análise dialógica da atividade linguageira de professores-formadores de língua estrangeira: a formação inicial e as abordagens clínica e ergonômica da atividade docente, Rozania Maria Alves de Moraes, João Batista Costa Gonçalves, Aline Leontina Gonçalves Farias
  • 2016, Qualificação de Mestrado Prescrições e instrumentos da aula de civilização: análise da atividade docente de estagiários de FLE, Wescley Batista Lopes

Prêmios Recebidos (1)

  • 2017, 2º lugar no III Concurso de Teses e Dissertações, Grupo IV - Linguística, Letras e Artes, Ciências Sociais Aplicadas e Multidisciplinar (Interdisciplinar e Ensino)., Local

Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de Períodicos (8)

  • 2023,Responsavel pela Organização de Evento, UFPA - Auditório Setorial Básico II - Campus Guamá, Internacional, I Encontro Interinstitucional de Pesquisas em Análise da Atividade Docente
  • 2022,Membro da Comissões Organizadora, Pós-graduação em Letras-UFPA, Internacional, Comissão organizadora e científica
  • 2020,Membro da Comissões Organizadora, Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas, Local, Google Meet
  • 2017,Membro da Comissões Organizadora, Fortaleza, Local, comissão científica
  • 2017,Conferencista Convidado, Centro de Humanidades - UECE, Local, Conferência de abertura
  • 2017,Conferencista Convidado, Centro de Humanidades - UECE, Nacional, PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA APLICADA
  • 2017,Consultor ad hoc de revista científica, Universidade Estadual do Ceará, Nacional, Periódico eletrônico - Linguística Aplicada
  • 2015,Membro da Comissões Organizadora, Fortaleza, Local, Comissão organizadora

Trabalho de Fim de Curso(11)

  • L’écart entre le prescrit et le réalisé dans le travail des enseignants de langues, MONIQUE EVELYN LOPES DOS SANTOS , 07/2018
  • Un aperçu des contributions de l'approche ergonomique de l'activité à la connaissance du travail des enseignants de FLE, ELIENE DO SOCORRO NEGRAO DOS SANTOS , 07/2018
  • MATÉRIALISATION DES PRESCRITS D'UN GUIDE PÉDAGOGIQUE DANS L’ACTIVITÉ D’UNE PROFESSEURE DÉBUTANTE DE FLE, MARCELO DE OLIVEIRA BAHIA , 07/2019
  • L’ENSEIGNEMENT DU FRANÇAIS POUR LES PRISONNIÈRES VISANT À FAVORISER L’INSERTION DANS LE MARCHÉ DU TRAVAIL, DARILENE DE CASTRO MONTEIRO MOURA , 07/2019
  • La variation de la motivation et des stratégies d’apprentissage le long du parcours de la licence en Lettres mention FLE : un rapport d’expérience, LUCIANA FERREIRA RAMEIRO , 02/2021
  • L'INTERACTION COLLABORATIVE ENTRE CHERCHEUR-FORMATEUR ET STAGIAIRES DE FRANÇAIS DANS LE DÉVELOPPEMENT DE LA CRITICITÉ SUR L'ACTIVITÉ ENSEIGNANTE, TAMIRES MIRANDA DE OLIVEIRA , 06/2021
  • GESTES D’ACTIVITE SUR L’ACTIVITE DANS DES DIALOGUES D’AUTOCONFRONTATION AVEC DES STAGIAIRES DE FRANÇAIS, ADRIANO AUGUSTO FIGUEIREDO DA SILVA , 10/2021
  • L’hétéroconfrontation dans la formation initiale des enseignants-stagiaires de français basée sur l’auto- et l’alloconfrontation, MIRIAM CRISTINA COSTA SERRA , 02/2022
  • Fatores afetivos na escolha da licenciatura em Letras-Francês, na motivação e nas representações sobre a formação docente em língua francesa., MERCIA OLINTHA COELHO DE CARVALHO , 12/2022
  • Dimensões afetivas das experiências docentes de estagiários de francês em diálogos de alo- e autoconfrontação., FERNANDA ISIS SILVA LUNA , 12/2022
  • LES DIFFICULTÉS RENCONTRÉES POUR LES FEMMES DE PLUS DE 47 ANS À OBTENIR UN DIPLÔME EN LETTRES MENTION FRANÇAIS, EDILENE DO SOCORRO SERRAO DOS SANTOS , 12/2023

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba2 v3.14.25.249