amelia maria araujo mesquita

NEB - NUCLEO DE ESTUDOS TRANSDISCIPLINARES EM EDUCACAO BASICA

Produção Intelectual

Artigos (17)

  • 2023, DE AZEVEDO, ALINE BRANDÃO DE MORAES, Amélia Maria Araújo Mesquita , O espaço escolar como elemento curricular da educação infantil, ISSN: 21789010
  • 2022, Maria Gesikelle Firmino, Amélia Maria Araújo Mesquita, José Rafael Barbosa Rodrigues , ENFOQUES CURRICULARES NO PROCESSOS DE ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS COM TEA: um estado do conhecimento, ISSN: 19831579
  • 2022, Larissa Oliveira Mesquita Ribeiro, Amélia Maria Araújo Mesquita , A ESCOLA ENQUANTO ESPAÇO VIVIDO: uma perspectiva crítica, ISSN: 23782229
  • 2022, CARVALHO DINIZ, RAISSA, Amélia Maria Araújo Mesquita , Alfabetização e letramento de alunos com deficiência intelectual: o estado do conhecimento (2010 e 2020), ISSN: 16575830
  • 2022, Larissa Oliveira Mesquita Ribeiro, Amélia Maria Araújo Mesquita , A ESCOLA ENQUANTO ESPAÇO VIVIDO: UMA PERSPECTIVA CRÍTICA, ISSN: 2178-2229
  • 2021, Lyanny Araújo Francês, Amélia Maria Araújo Mesquita , As experiências nos espaços-tempos da escola sob o olhar de uma criança com Transtorno do Espectro do Autismo, ISSN: 1809449X
  • 2020, Amélia Maria Araújo Mesquita, José Rafael Barbosa Rodrigues, Kelly Paixão Castro , Escolarização de crianças com deficiência intelectual: problematizações sobre o currículo e os conteúdos escolares no ciclo de alfabetização, ISSN: 2237-9460
  • 2020, SOUSA, ANGELA COSTA DE, Amélia Maria Araújo Mesquita , TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NA ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA EM BELÉM-PA, ISSN: 25949004
  • 2019, RENATA DA SILVA ANDRADE SOBRAL, Amélia Maria Araújo Mesquita , A trajetória escolar de um aluno com deficiência intelectual - as marcas da vivência na escola especial, ISSN: 14134963
  • 2019, Renata Andrade Sobral, Amélia Maria Araújo Mesquita , A TRAJETÓRIA ESCOLAR DE UM ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL ? AS MARCAS DA VIVÊNCIA NA ESCOLA ESPECIAL, ISSN: 14130963
  • 2018, Amélia Maria Araújo Mesquita, José Rafael Barbosa Rodrigues, Kelly Paixão de Castro , A POLÍTICA CURRICULAR NO CONTEXTO DA INCLUSÃO E SEUS MECANISMOS DE DIFERENCIAÇÃO CURRICULAR, ISSN: 19820305
  • 2018, Renata Andrade Sobral, Amélia Maria Araújo Mesquita , Escolarização e deficiência intelectual: entre otimismos e frustrações, ISSN: 21751609
  • 2018, Amélia Maria Araújo Mesquita, Renata Andrade Sobral , As marcas da avaliação no processo de escolarização de um aluno com deficiência intelectual, ISSN: 19820305
  • 2018, Amélia Maria Araújo Mesquita , Currículo e inclusão: reflexões sobre os conteúdos de escolarização para alunos com deficiência, ISSN: 18088678
  • 2017, Amélia Maria Araújo Mesquita, ROCHA, GENYLTON ODILON RÊGO , ELEMENTOS DE INCLUSIVIDADE E CULTURA ESCOLAR: OUTRAS PERSPECTIVAS PARA A ANÃ?LISE DE UMA PRáTICA CURRICULAR INCLUSIVA, ISSN: 18093876
  • 2014, Amélia Maria Araújo Mesquita, DA ROCHA, GENYLTON ODILON RÊGO , PRÁTICAS CURRICULARES COM ELEMENTOS DE INCLUSIVIDADE: UMA ANÁLISE A PARTIR DA CULTURA ESCOLAR, ISSN: 15198227
  • 2012, Amélia Maria Araújo Mesquita, debora ribeiro da silva campos, Adiel santos de amorim , A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA POLÍTICA EDUCACIONAL NACIONAL, ISSN: 21776628

Publicação em Eventos (49)

  • 2021, Amélia Maria Araújo Mesquita, Vera Lúcia Messias Fialho Capellini e Marcia Duarte Galvani, Acessibilidade no Ensino Remoto, 9º Congresso Brasileiro de Educação Especial, Outros
  • 2019, Amélia Maria Araujo Mesquita, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ENTRE CONCEPÇÕES E PRÁTICAS, JORNADA PEDAGÓGICA - SEMED SÃO MIGUEL DO GUAMÁ, Outros
  • 2018, Amélia Maria Araujo Mesquita, Educação Matemática, Saberes Curriculares e Inclusão, IV Colóquio Luso-Brasileiro de Educação e o II Seminário Currículo, Inclusão e Educação Escolar, Outros
  • 2017, Amélia Maria Araújo Mesquita, Educação Inclusiva, Pré-FIPED (Fórum Internacional de Pedagogia), Outros
  • 2016, Renata Andrade Sobral, Amélia Maria Araújo Mesquita, Trajetória de Escolarização de alunos com deficiência intelectual, I Seminário Currículo, Inclusão e Educação Escolar, Trabalho Completo
  • 2016, Amélia Maria Araújo Mesquita, Base Nacional Comum Curricular, 1 ANPED Norte, Outros
  • 2016, Elem Suzana Rabelo do NAscimento, Amélia Maria Araújo Mesquita, Implantação e funcionamento das SRM no município de Bragança/PA: condicionantes da Prática curricular, I Congresso internacional de Educação Especial e Inclusiva/13ª Jornada de Educação Especial ? desenho contemporâneos da Educação Especial e inclusiva: fundamentos, formação e prática, Trabalho Completo
  • 2016, Jéssica Ferreira Nunes, Amélia Maria Araújo Mesquita, Genylton Odilon Rego da Rocha, Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID): um relato de experiência a partir das vivências no projeto ?Formação de Professores para uma Escola Inclusiva: ações colaborativas entre o ensino superior e a educação básica em municípios paraenses?, I Seminário Currículo, Inclusão e Educação Escolar, Trabalho Completo
  • 2016, Amélia Maria Araújo Mesquita, Palestra, III Seminário Internacional Aulas Conectadas, Outros
  • 2016, Amélia Maria Araújo Mesquita , Comitê Científico, III Seminário Internacional Aulas Conectadas, Outros
  • 2016, Amélia Maria Araújo Mesquita, Desafios curriculares perante a inclusão, I Seminário de Currículo, Inclusão e Educação Escolar, Outros
  • 2016, Elem Suzana Rabelo do NAscimento, Amélia Maria Araújo Mesquita, A implantação das Salas de Recursos Multifuncionais no município de Bragança/PA: alguns apontamentos, V Congresso Íbero-Americano/VIII Congresso Luso-Brasileiro, Trabalho Completo
  • 2016, Jéssica Ferreira Nunes, Amélia Maria Araújo Mesquita, O CURRÍCULO ESCOLAR NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: O CONTEÚDO ESCOLAR DESENVOLVIDO NA SALA DE AULA REGULAR, III Seminário Internacional Aulas Conectadas: Inclusão, Currículo e Tecnologias: Desafios para a Educação Básica, Trabalho Completo
  • 2016, Renata Andrade Sobral, Amélia Maria Araújo Mesquita, O ALUNO COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DE ONDE VIEMOS E PARA ONDE VAMOS?, III Seminário Internacional Aulas Conectadas: Inclusão, Currículo e Tecnologias: Desafios para a Educação Básica, Trabalho Completo
  • 2016, Amélia Maria Araújo Mesquita , Sala de aula: lócus da gestão curricular inclusiva na Cidade Educadora, Jornada Pedagógica 2016, Outros
  • 2016, Amélia Maria Araújo Mesquita, Currículo e Inclusão: desafios para a educação básica, II Seminário Internacional Aulas Conectadas, Outros
  • 2016, Elem Suzana Rabelo do NAscimento, Amélia Maria Araújo Mesquita, A implantação das Salas de Recursos Multifuncionais no município de Bragança/PA: alguns apontamentos, V Congresso Íbero-Americano/VIII Congresso Luso-Brasileiro, Trabalho Completo
  • 2015, Amélia Maria Araújo Mesquita, PRÁTICAS CURRICULARES INCLUSIVAS: TENSÕES E DESTABILIZAÇÕES NA AÇÃO DOCENTE, I COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL, Outros
  • 2015, Elem Suzana Rabelo do NAscimento, Amélia Maria Araújo Mesquita, Desenho do Funcionamento e Implantação das Salas de Recursos Multifuncionais no município de Bragança/Pará, 67ª REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA (SBPC)., Resumo
  • 2015, Amélia Maria Araújo Mesquita, Educação Inclusiva: novas perspectivas para a escola reglar, III Seminário de Currículo e Formação de Professores na perspectiva da Inclusão e I Seminário de Inclusão Educacional de Pessoas em situação de deficiência, Outros
  • 2014, Amélia Maria Araújo Mesquita, Construção da Identidade da Professora da Educação Infantil, II Seminário de Educação Infantil, Outros
  • 2014, Amélia Maria Araújo Mesquita, ELEMENTOS DE INCLUSIVIDADE: O CONHECIMENTO E O USO DOS ARTEFATOS ESCOLARES NA PRODUÇÃO DA INCLUSÃO EDUCACIONAL, IV Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação / VII Congresso Luso Brasileiro de Política e Administração da Educação, Trabalho Completo
  • 2014, Amélia Maria Araújo Mesquita Ellen Suzana Rabelo do Nascimento, I Colóquio Bragantino de Pesquisa em Educação, CBPE 2014, Resumo Expandido
  • 2014, Amélia Maria Araújo Mesquita, O ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS EM AUGUSTO CORRÊA: AVANÇOS, LIMITES E PERSPECTIVAS, COLÓQUIO MUNICIPAL DE PRÁTICAS DOCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL 2014, Outros
  • 2014, Nágila de Oliveira Almeida, Sylmara Karina Silva Sousa, Amélia Maria Araújo Mesquita, Um olhar sobre as Políticas Públicas para a inclusão de pessoas em situação de deficiência, VI CBEE - Congresso Brasileiro de Educação, Trabalho Completo
  • 2014, Jonatas Augusto da Silva Ramos, Giselly Pereira Ribeiro, Amélia Maria Araújo Mesquita, Acessibilidade arquitetonica em uma escola pública de Bragança, 34º Encontro Nacional dos Estudantes de Pedagogia - ENEPE, Trabalho Completo
  • 2014, Amélia Maria Araújo Mesquita, Genylton Odilon Rego da Rocha, Práticas curriculares no contexto da inclusão: tecendo diálogo com a cultura escolar, XI Colóqui sobre questões curriculares/VII Colóquio luso-brasileiro sobre questões curriculares/I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro sobre questões curriculares, Resumo
  • 2014, Nágila de Oliveira Almeida, Sylmara Karina Silva Sousa, Amélia Maria Araújo Mesquita, Análise dos refelexos das políticas para uma educação inclusiva: índices nacionais de matrículas no ensino fundamental e médio, XIX Encontro Paraense dos Estudantes e Pedagogia - EPEPE, Trabalho Completo
  • 2014, Amélia Maria Araújo Mesquita, Genylton Odilon Rêgo da Rocha, Práticas Curriculares no contexto da Inclusão:tecendo diálogos com a cultura escolar, XI Colóqui sobre questões curriculares/VII Colóquio luso-brasileiro sobre questões curriculares/I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro sobre questões curriculares, Trabalho Completo
  • 2014, Amélia Maria Araújo Mesquita, Práticas curriculares no contexto da inclusao: tecendo diálogo com a cultura escolar, XI Colóqui sobre questões curriculares/VII Colóquio luso-brasileiro sobre questões curriculares/I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro sobre questões curriculares, Outros
  • 2014, Jaqueline Lins da Silva, Keila de Paula Fernandes Quadros, Amélia Maria Araújo Mesquita, Pensar e refeltir as práticas curriculares inclusivas fora do campo do fracasso, VI Congresso Brasileiro de Educação e XI Encontro Nacional de Pesquisadores da Educação Especial, Trabalho Completo
  • 2014, Dorilene da Silvva Guimarães, Marcelo Lima Baldez, Amélia Maria Araújo Mesquita, Educação especial: Discutindo a relação entre o professor da sala regular com o professor da sala de recursos multifuncional, 34º Encontro Nacional dos Estudantes de Pedagogia - ENEPE, Trabalho Completo
  • 2014, Amélia Maria Araújo Mesquita, Mesa Redonda: As perspectivas do mestrado em Educação na FACED, I Colóquio Bragantino de Pesquisa em Educação, Outros
  • 2014, Caroline B. Padilha, Ellen C. R. N. Cardoso, Amélia Maria Araújo Mesquita, Adaptações Curriculares no contexto da Inclusão: Alguns apontamentos para o debate, 34º Encontro Nacional dos Estudantes de Pedagogia - ENEPE, Trabalho Completo
  • 2014, Amélia Maria Araújo Mesquita, Formação docente - outros modos de pensar e fazer formação continuada na educação infantil, II Seminário de Educação Infantil, Outros
  • 2014, Amélia Maria Araújo Mesquita , Um Olhar sobre as Políticas Públicas para a inclusão de Pessoas em situação de deficiência, VI Congresso Brasileiro de Educação e XI Encontro Nacional de Pesquiadores da Educação especial, Outros
  • 2014, Amélia Maria Araújo Mesquita, Educação Inclusiva, Semana do Calouro 2014, Outros
  • 2014, Amélia Maria Araújo Mesquita, Pensar e fefletir as práticas curriculares inclusivas fora do campo do fracasso, VI Congresso Brasileiro de Educação e XI Encontro Nacional de Pesquisadores da Educação especial, Outros
  • 2014, Gleidiston Wallen Moura da Silva, Joandra Marianne Silva Ferreira, Amélia Maria Araújo Mesquita, A política de Educação Inclusiva no Município de Bragança: desafios, possibilidades e limitações, 34º Encontro Nacional dos Estudantes de Pedagogia - ENEPE, Trabalho Completo
  • 2013, Amélia Maria Araújo Mesquita, A formação do professor no contexto da inclusão, X Encontro de Planejamento Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática Modalidade a Distância, Outros
  • 2012, Amélia Maria Araújo Mesquita, Genylton Odilon Rego da Rocha, Práticas Curriculares Inclusivas: uma análise a partir das variáveis metodológicas de intervenção, V Congresso Barsileiro de Educação Especial e VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial, Resumo
  • 2012, Amélia Maria Araújo Mesquita, DA ROCHA, GENYLTON ODILON RÊGO, PRÁTICAS CURRICULARES INCLUSIVAS: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS VARIÁVEIS METODOLÓGICAS DE INTERVENÇÃO, V Congresso Brasileiro de Educação Especial/ VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial, Trabalho Completo
  • 2012, Amélia Maria Araújo Mesquita, Genylton Odilon Rego da Rocha, Entre tensões e desestabilizações: as práticas curriculares no contexto da Educação Inclusiva, V Congresso Brasileiro de Educação Especial e VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação espcial, Resumo
  • 2012, Amélia Maria Araújo Mesquita, Genylton Odilon Rego da Rocha, Entre ciclos reprodutores e inovadores: o processo de construção de práticas curriculares inclusivas, X Colóqui sobre questões Curriculares e VI Colóquio Luso Brasileiro de Currículo, Resumo
  • 2012, Amélia Maria Araújo Mesquita, Entre Ciclos Reprodutores e Inovadores: O processo de construção de práticas curriculares inclusivas, X Colóqui Sobre Questões Curriculares / VI Colóquio Luso Brasileiro de Currículo, Outros
  • 2012, Amélia Maria Araújo Mesquita, Genylton Odilon Rego da Rocha, Práticas Curriculares Inclusivas: tensões e desestabilizações na ação docente, III Congresso Ibero Americano de Política e Administração da Educação, Resumo
  • 2012, Amélia Maria Araújo Mesquita, DA ROCHA, GENYLTON ODILON RÊGO, ENTRE TENSÕES E DESESTABILIZAÇÕES: AS PRÁTICAS CURRICULARES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, V Congresso Brasileiro de Educação Especial/ VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial, Trabalho Completo
  • 2012, Amélia Maria Araújo Mesquita, DA ROCHA, GENYLTON ODILON RÊGO, ENTRE CICLOS REPRODUTORES E INOVADORES: O PROCESSO DE CONTRUÇÃO DE PRÁTICAS CURRICULARES INCLUSIVAS, X Colóquio sobre questões curriculares e VI colóquio Luso brasileiro de currículo., Trabalho Completo
  • 2012, Amélia Maria Araújo Mesquita, DA ROCHA, GENYLTON ODILON RÊGO, PRÁTICAS CURRICULARES INCLUSIVAS: TENSÕES E DESESTABILIZAÇÕES NA AÇÃO DOCENTE, III Congresso Ibero Americano de Política e Administração da Educação, Outros

Capítulos de Livros (10)

  • 2023, Educação Especial na Perspectiva Inclusiva na Região Amazônica - Demandas Urgentes, Cartas Para o Novo Governo sobre Educação Especial na perspectiva inclusiva, Amélia Maria Araújo Mesquita
  • 2022, Tecnologias assistivas: estratégia de inclusão escolar na rede pública de ensino de Belém-PA, Educação Especial: cenários, perspectivas e práticas., Angela Costa de Sousa, Amélia Maria Araújo Mesquita
  • 2021, ?A EDUCAÇÃO INFANTIL NA SEGUNDA E TERCEIRA VERSÕES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: SILENCIAMENTOS, SUPRESSÕES E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA, Conhecimento em Ação e Base Nacional Comum Curricular, Maria Mônica Ferreira Mendes, Lyanny Araújo Francês, Amélia Maria Araújo Mesquita
  • 2021, O atendimento educacional especializado em sala de recursos multifuncionais: problematizações sobre o currículo, Políticas e práticas em educação especial e inclusão escolar, Amélia Maria Araújo Mesquita, Renata Andrade Sobral
  • 2021, Alfabetização de alunos com deficiência: um relato de experiência de um projeto de extensão da universidade federal do Pará, Docência em contextos de diversidade, Luciana Araujo dos Santos, Amélia Maria Araújo Mesquita
  • 2020, REFLEXÕES SOBRE A ESCOLA E O CURRÍCULO NO CONTEXTO DA INCLUSÃO E A PRODUÇÃO DAS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS, ESCRITA DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO NA REGIÃO CENTRO-OESTE, Amélia Maria Araújo Mesquita
  • 2018, AS ESPECIFICIDADES DA PRÁTICA COMO PROFESSORA DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS NUMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL - EPISÓDIOS QUE MARCAM (RE)SIGNIFICAÇÕES, EDUCAÇÃO INFANTIL NA AMAZÔNIA: ENTRELAÇOS ENTRE SABERES E PRÁTICAS DOCENTES, Alcinda Maria de Jesus Solonpety, Amélia Maria Araújo Mesquita
  • 2018, Inclusão de alunos com TEA: problematizações sobre o currículo escolar, Prática Pedagógicas, currículo e inclusão II, Jéssica Ferreira Nunes, Amélia Maria Araújo Mesquita
  • 2018, `Programa Institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID): um relato de experiência a partir das vivências no projeto "Formação de professores para uma escola inclusiva - ações colaborativas entre o ensino superior e a educação básica em municípios, Reflexões sobre currículos da educação básica, Jéssica Ferreira Nunes, Amélia Maria Araújo Mesquita, Genylton Odilon Rego da Rocha
  • 2013, A arquitetura da política curricular inclusiva: novos ordenamentos para a escola, Currículo, políticas e ação docente, Amélia Maria Araújo Mesquita, DA ROCHA, GENYLTON ODILON RÊGO

Livros (1)

  • 2022, Memórias sobre o currículo da Educação Básica, Amélia Maria Araújo Mesquita, Genylton Odilon Rego da Rocha

Participações em Bancas de Concursos (15)

  • 2018, Banca Examinadora,
  • 2018, Processo de Seleção para o provimento do cargo de Professor Efetivo da Carreira do Magistério do Ensino Básico Técnico e Tecnológico, Titulares: MI - Profa. Dra. Suelen Tavares Godim de Assis MII - Profa. Dra. Amélia Maria Araújo Mesquita MIII - Profa. Dra Renata Oliveira de Almeida Suplentes: I - Profa. Msc. Denise Soares da Silva Alves II - Prof. Msc. Rogério Luis Pereira Mafra III - Profa. Msc. Deusa Priscila da Silva Resque
  • 2017, COMISSÃO COORDENADORA PROCESSO SELETIVO PPEB - Turma 2018, Candidatos aprovados segundo os critérios do edital de PS 2018.
  • 2016, Comissão Coordenadora do Processo Seletivo PPEB - Turma 2017, Amélia Maria Araújo Mesquita, Fabrício Aarão Freire Carvalho, Márcio Nascimento Raiol
  • 2015, Concurso Público de Provas e Títulos para Professor da Carreira do Magistério Superior - Tema LIBRAS e Práticas Interdisciplinares Inclusivas,
  • 2015, Concurso Público de Provas e Títulos para Professor da Carreira do Magistério Superior - Tema: Didática e Prática de Ensino,
  • 2015, Processo Seletivo do PPEB, Amélia Maria Araújo Mesquita
  • 2015, COMISSÃO DO PROCESSO SELETIVO, Amélia Maria Araújo Mesquita
  • 2014, Avaliadora do Relatório de Prgressão Funcional, Prof. Me. Maria Natalina Mendes Freitas
  • 2014, Progressão Funcional de Professor, Prof. Me. Joana D`arc de Vasconcelos Neves.
  • 2014, Avaliadora do Relatório de Prgressão Funcional,
  • 2013, COMISSÃO EXAMINADORA PARA A REALIZAÇÃO DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA A CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO DA MATÉRIA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO,
  • 2013, COMISSÃO AVALIADORA DO RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO PEDIDO DE PROGRESSÃO FUNCIONAL DO Prof. Me. SEBASTIÃO RODRIGUES DA SILVA JÚNIOR, Prof. Me. Sebastião Rodrigues da Silva Júnior
  • 2013, Avaliadora do Relatório de Progressão Funcional,
  • 2012, II Seminário de Currículo e Formação de Professores na Perspectiva da Inclusão - Práticas Inclusivas: Diálogos e Experiências no Contexto Amazônico, Amélia Maria Araújo Mesquita

Participações em Bancas de Cursos (186)

  • 2023, Dissertação de Mestrado A GESTÃO CURRICULAR DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DO CAEE PROFESSOR LOURENÇO FILHO DA FUNDAÇÃO PESTALOZZI DO PARÁ, Bianca Morais Carneiro
  • 2023, Dissertação de Mestrado O CURRICULO DO BERCARIO: Reflexoes a Partir das Narrativas de Professoras da Rede Publica de Belem. , GLEYCE DOS SANTOS LIMA
  • 2023, Qualificação de Doutorado INCLUSAO ESCOLAR E PRATICAS CURRICULARES: A PRODUCAO DE CONHECIMENTO DOCENTE EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE BELEM/PA, JESSICA FERREIRA NUNES
  • 2023, Dissertação de Mestrado SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS DA REDE MUNICIPAL DE BELEM-PA: ORGANIZACAO E FUNCIONAMENTO EM ESCOLAS MUNICIPAIS., SUZIANE ANTUNES AZEVEDO
  • 2022, Monografia de Graduação Construindo trilhas de aprendizagens: propostas para introduzir omundo microscopico para educandos com transtorno do espectro autista , MARIA CLARA DE OLIVEIRA LOPES
  • 2022, Dissertação de Mestrado NARRATIVAS DE MULHERES SURDAS E PROCESSOS EDUCATIVOS, ATHAYSE RAIANA WANZELER TELES
  • 2022, Dissertação de Mestrado A Educacao para as Relacoes Etnico-Raciais (ERER) e a Educacao Basica: o caso do Curso de Licenciatura em Pedagogia/IFPA. , MARIA LUIZA NUNES DA SILVEIRA
  • 2022, Dissertação de Mestrado TELELIBRAS: FERRAMENTA DE ANCORAGEM DOS PARÂMETROS FORMACIONAIS DA LIBRAS PARA ALUNOS DE LICENCIATURAS , CAMILLA DIAS DE FREITAS
  • 2022, Dissertação de Mestrado EDUCANDOS CEGOS DO ENSINO MEDIO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO EM BELEM/PA E SUAS VIVENCIAS NA ESCOLA., LARISSA OLIVEIRA MESQUITA RIBEIRO
  • 2022, Qualificação de Mestrado ESCRITAS DE SI, MULHERES SURDAS E PROCESSOS EDUCATIVOS., ATHAYSE RAIANA WANZELER TELES
  • 2022, Dissertação de Mestrado A SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS COMO ESPACO PEDAGOGICO CURRICULAR PARA O ATENDIMENTO DOS ALUNOS COM DEFICENCIA NAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DO PARA., MARA NÚBIA DE SOUSA MAUÉS
  • 2022, Monografia de Graduação UM ESTUDO SOBRE AS ESCOLHAS CURRICULARES PARA O PROCESSO DE ESCOLARIZACAO DE CRIANCAS COM TEA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE BELEM, JAQUELINE DA SILVA BRITO
  • 2021, Qualificação de Mestrado OS INSTRUMENTOS PEDAGOGICOS-CURRICULARES EM SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BELEM, SUZIANE ANTUNES AZEVEDO
  • 2021, Qualificação de Mestrado O ESPACO VIVIDO PELO EDUCANDO CEGO: UMA ANALISE DE TRAJETORIAS NA ESCOLA BASICA EM BELEM DO PARA, LARISSA OLIVEIRA MESQUITA RIBEIRO
  • 2021, Qualificação de Mestrado PRATICAS CURRICULARES ADOTADAS POR DOCENTES DE ESCOLAS PRIVADAS DE BELEM - PARA DURANTE O PERIODO DE PANDEMIA, MARLUCE BATISTA SILVA CARDOSO
  • 2021, Qualificação de Mestrado A Educacao Infantil nas tres versoes da Base Nacional Comum Curricular: Curriculo em disputa? , IRACEMA DOS SANTOS TELES
  • 2021, Qualificação de Mestrado TELELIBRAS: FERRAMENTA COMPLEMENTAR PARA O ENSINO DA LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS NA EDUCACAO SUPERIOR, CAMILLA DIAS DE FREITAS
  • 2021, Dissertação de Mestrado O CONHECIMENTO PRODUZIDO SOBRE O TEMA CIDADE EDUCADORA COMO POSSIBILIDADE PEDAGOGICA E CURRICULAR EM DISSERTACOES E TESES DEFENDIDAS EM PROGRAMAS DE POS-GRADUACAO BRASILEIROS NO PERIODO DE 2005 A 2019., ELANY CRISTINA BARROS DA SILVA
  • 2021, Dissertação de Mestrado TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NAS SRM: Analise das acoes da rede municipal de Belem para a garantia de mecanismos de acessibilidade curricular aos alunos com deficiencia , ANGELA COSTA DE SOUSA
  • 2021, Dissertação de Mestrado TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NAS SRM: Análise das ações da rede municipal de Belém para a garantia de mecanismos de acessibilidade curricular aos alunos com deficiência, Angela Costa Sousa
  • 2021, Dissertação de Mestrado A participacao da Rede Municipal de Educacao de Breves -Pa na Rede de Enfrentamento da Violencia Sexual contra Criancas e Adolescentes no periodo de 2011 a 2018. , GEORGETE PANTOJA MOURA
  • 2021, Dissertação de Mestrado SEQUENCIAS DIDATICAS INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE FISIOLOGIA HUMANA, ANGELICA ANUTE FERREIRA FERNANDES GOMES
  • 2020, Dissertação de Mestrado Avaliacao Educacional Especializada: estudo sobre os relatorios do NAEE para o encaminhamento de educandos com deficiencia ao AEE, ROSANGELA DO SOCORRO NASCIMENTO OLIVEIRA
  • 2020, Dissertação de Mestrado PRATICA PEDAGOGICA NA EDUCACAO INFANTIL: O CURRICULO POR LINGUAGENS EM MOVIMENTO, ANA CLAUDIA DA SILVA MAGALHAES
  • 2020, Dissertação de Mestrado SENTIDOS E SIGNIFICADOS DA EDUCACAO CIENTIFICA NA EDUCACAO INFANTIL , EDNALVA AMBROSIO DA SILVA
  • 2020, Dissertação de Mestrado O USO DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL PARA A INCLUSAO EDUCACIONAL DE ALUNOS COM DEFICIENCIA NA UNIDADE MUNICIPAL DE EDUCACAO INFANTIL MONTEIRO LOBATO NO MUNICIPIO DE TUCURUI - PA , MARIA VANIA QUIRINO DOS SANTOS
  • 2020, Qualificação de Mestrado A SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS COMO ESPACO PEDAGOGICO CURRICULAR NA REDE ESTADUAL DO PARA, MARA NÚBIA DE SOUSA MAUÉS
  • 2020, Qualificação de Mestrado TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NAS SRM: ANALISE DAS ACOES DO PME PARA A GARANTIA DA INCLUSAO DE ALUNOS COM DEFICIENCIA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BELEM , ANGELA COSTA DE SOUSA
  • 2020, Qualificação de Mestrado O ENSINO DE GEOGRAFIA NA PERSPECTIVA DA CIDADE EDUCADORA NO MUNICIPIO DE SALINOPOLIS-PA. , ELANY CRISTINA BARROS DA SILVA
  • 2020, Dissertação de Mestrado EXPERIENCIAS DE UMA CRIANCA COM TEA NA EDUCACAO INFANTIL: sentidos atribuidos a escola , LYANNY ARAUJO FRANCÊS
  • 2020, Dissertação de Mestrado A PRATICA CURRICULAR DA PROFESSORA DE APOIO PEDAGOGICO: PERSPECTIVAS DA INTER-RELACAO ENTRE A EDUCACAO ESPECIAL E A EDUCACAO COMUM, MARIA MONICA FERREIRA MENDES
  • 2020, Dissertação de Mestrado O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA EDUCACAO INFANTIL PROMOVIDO PELO CENTRO DE REFERECIA EM INCLUSAO EDUCACIONAL GABRIEL LIMA MENDES BELEM - PARA, MICHELLE RODRIGUES GOMES
  • 2019, Dissertação de Mestrado A integracao de saberes sociais dos alunos e saberes disciplinares nas praticas pedagogicas da educacao profissional no curso tecnico em canto coral da Escola de Musica da Universidade Federal do Para (EMUFPA)., ROSEANE SOUSA OLIVEIRA
  • 2019, Dissertação de Mestrado A Formacao Inicial para a Escola Basica na Licenciatura em Letras - Lingua Portuguesa, Campus Belem/UFPA., MIRNA MONALIZA BRAGA SANTOS
  • 2019, Dissertação de Mestrado AVALIACAO DA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIENCIA NAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS DE ESCOLAS PUBLICAS DE DIFERENTES REDES DE ENSINO NO MUNICIPIO DE BELEM/PA , VANESSA QUEIROZ FERREIRA
  • 2019, Qualificação de Mestrado PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O CURRÍCULO POR LINGUAGENS E MOVIMENTO, Ana Claudia da Silva Magalhães
  • 2019, Qualificação de Mestrado Pratica pedagogica na educacao infantil: o curriculo por linguagens em movimento , ANA CLAUDIA DA SILVA MAGALHAES
  • 2019, Qualificação de Mestrado SENTIDOS E SIGNIFICADOS SOBRE A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL, Edinalva Ambrósio
  • 2019, Qualificação de Mestrado Sentidos e Significados sobre a Educacao Cientifica na Educacao Infantil, EDNALVA AMBROSIO DA SILVA
  • 2019, Qualificação de Mestrado AS ESTRATEGIAS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DE CRIANCAS COM DEFICIENCIA MATRICULADAS EM UEI DE BELEM REALIZADAS PELO CENTRO DE REFERENCIA EM INCLUSAO ESCOLAR GABRIEL LIMA MENDES., MICHELLE RODRIGUES GOMES
  • 2019, Qualificação de Mestrado O EMPREGO DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUALIZADO (PDI) NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) NA EDUCACAO INFANTIL DA UNIDADE MUNICIPAL DE EDUCACAO INFANTIL MONTEIRO LOBATO- TUCURUI-PA, MARIA VANIA QUIRINO DOS SANTOS
  • 2019, Qualificação de Mestrado A ESCOLA PELO OLHAR DE UMA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA, Lyanny Araújo Francês
  • 2019, Qualificação de Mestrado A ESCOLA PELO OLHAR DE UMA CRIANCA COM DEFICIENCIA, LYANNY ARAUJO FRANCÊS
  • 2019, Qualificação de Mestrado AVALIAÇÃO EDUCACIONAL ESPECIALIZADA: REFLEXÕES SOBRE OS RELATÓRIOS DO NAEE PARA O ENCAMINHAMENTO DE EDUCANDOS COM DEFICIÊNCIA AO AEE, Rosangela do Socorro Nascimento Oliveira
  • 2019, Qualificação de Mestrado A PRATICA CURRICULAR DA PROFESSORA DE APOIO PEDAGOGICO NO PROCESSO DE INCLUSAO DE UMA CRIANCA COM TEA NA ESCOLA REGULAR: Perspectivas da inter-relacao Educacao Especial e Ensino Comum, MARIA MONICA FERREIRA MENDES
  • 2019, Qualificação de Mestrado Avaliacao Educacional Especializada: reflexoes sobre os relatorios do NAEE para o encaminhamento de educandos com deficiencia ao AEE, ROSANGELA DO SOCORRO NASCIMENTO OLIVEIRA
  • 2019, Qualificação de Mestrado AVALIAÇÃO EDUCACIONAL ESPECIALIZADA: REFLEXÕES SOBRE OS RELATÓRIOS DO NAEE PARA O ENCAMINHAMENTO DE EDUCANDOS COM DEFICIÊNCIA AO AEE, Rosângela do Socorro Nascimento Oliveira
  • 2019, Dissertação de Mestrado O Financiamento da Educacao Infantil no Contexto do FUNDEB em Belem (PA) -2010 A 2015, ANDRÉA MÁRCIA MONTEIRO FERREIRA
  • 2019, Dissertação de Mestrado O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO DO FUNDEB EM BELÉM (PA) - 2010 A 2015, Andreia Marcia Monteiro Ferreira
  • 2019, Monografia de Graduação O TRABALHO PEDAGÓGICO NA SRM DA ESCOLA VILHENA ALVES, Valéria Augusta Araújo Costa
  • 2019, Monografia de Graduação A AVALIAÇÃO DO PRIMEIRO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA REDE MUNICIPAL DE BELÉM-PA: UMA ANÁLISE NA AVALIAÇÃO ORIENTADA PELO PROJETO EXPERTISE EM ALFABETIZAÇÃO, Jacqueline Almeida da Silva
  • 2018, Monografia de Graduação ATUAÇÃO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA JUNTO AOS PROFESSORES DO AMBIENTE DA ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) DA ESCOLA PRESIDENTE COSTA E SILVA, CLAUDETE SALES DA SILVA
  • 2018, Monografia de Graduação ATUACAO DA COORDENACAO PEDAGOGICA JUNTO AOS PROFESSORES DA SALA DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) DA ESCOLA PRESIDENTE COSTA E SILVA, CLAUDETE SALES DA SILVA
  • 2018, Monografia de Graduação MECANISMOS DE EXCLUSÃO/INCLUSÃO ESCOLAR - APONTAMENTOS E REFLEXÕES, Fernanda Tenório
  • 2018, Dissertação de Mestrado O CURRICULO DE ESCOLARIZACAO DE ALUNOS COM TEA NO CICLO I DO ENSINO FUNDAMENTAL DA EMEIF ROTARY: PROBLEMATIZACOES SOBRE O CONTEUDO ESCOLAR, JESSICA FERREIRA NUNES
  • 2018, Dissertação de Mestrado ADAPTAR, FLEXIBILIZAR OU DIFERENCIAR: PRÁTICAS CURRICULARES DO ENSINO FUNDAMENTAL EM CONTEXTOS DE INCLUSÃO ESCOLAR, Yasmin Ramos Pires
  • 2018, Dissertação de Mestrado CURRÍCULO DA SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL: SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS EM SITUAÇÃO DE DEFICIÊNCIA DO CICLO I DA EMEIEF ROTARY BELÉM/PA, Daniele Cristina Salgado Garcia
  • 2018, Dissertação de Mestrado O CURRICULO DA SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL: SUAS CONTRIBUICOES PARA PROCESSO DE ESCOLARIZACAO DE ALUNOS EM SITUACAO DE DEFICIENCIA DO CICLO I DA EMEIEF ROTARY-BELEM-PA, DANIELE CRISTINA SALGADO GARCIA
  • 2018, Monografia de Graduação A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: VIOLÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS EM CAMPO DE ATUAÇÃO, MARCINEIDE SANTOS MACHADO
  • 2018, Qualificação de Mestrado As dificuldades do ensino da matemática nos anos iniciais da educação básica, Francisca Missilene Muniz Magalhães
  • 2018, Monografia de Graduação A PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: SER PROFESSORA DE BEBÊS, ADRIELY CRISTINA DA COSTA NEVES
  • 2018, Monografia de Graduação A INTENCIONALIDADE PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE E DA ESCRITA COM CRIANÇAS ENTRE 4 E 5 ANOS, CLAUDOMIRA OLIVEIRA DO COUTO
  • 2018, Monografia de Graduação Vivências no PIBID: uma análise reflexiva acerca da experiência no projeto interdisciplinar Bragança, Débora Brito Lima
  • 2018, Qualificação de Mestrado O que nos revelam a producao academica de teses e dissertacoes sobre interdisciplinaridade e curriculo na Educacao Basica, no periodo de 2012 a 2016. , NADIA DOS PASSOS SERIQUE
  • 2018, Qualificação de Mestrado A FORMACAO DE PROFESSORES PARA EDUCACAO BASICA: ENTRE A LEGISLACAO E A REPRESENTACAO DOS DISCENTES DOS CURSOS DE LINGUISTICA, LETRAS E ARTES, NA UFPA. , MIRNA MONALIZA BRAGA SANTOS
  • 2018, Qualificação de Mestrado FORMACAO INICIAL DE PROFESSORES NA UFPA: Representacoes sociais dos discentes das areas de Ciencias Biologicas, Ciencias da Saude, Ciencias Exatas e da Terra, e Ciencias Humanas., ERITA EVELIN DA SILVA SILVA
  • 2018, Qualificação de Mestrado AVALIACAO DA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIENCIA NA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS, VANESSA QUEIROZ FERREIRA
  • 2018, Qualificação de Mestrado TRAJETORIAS DE ESCOLARIZACAO DE JOVENS MILITANTES DO MOVIMENTO LGBT DE BELEM/PA, WELMA CRISTINA BARBOSA MAFRA
  • 2018, Qualificação de Mestrado A Promocao da Aprendizagem Colaborativa no Ensino De Geografia Em Escolas De Ensino Medio No Municipio De Salinopolis - Para, ELIEZER ANDRADE DE ABREU
  • 2018, Qualificação de Mestrado O FINANCIAMENTO DA EDUCACAO INFANTIL NO CONTEXTO DO FUNDEB EM BELEM - 2010 A 2015, ANDRÉA MÁRCIA MONTEIRO FERREIRA
  • 2018, Dissertação de Mestrado A TRAJETORIA DE ESCOLARIZACAO DE UM ALUNO COM DEFICIENCIA INTELECTUAL: ENTRE OTIMISMOS E FRUSTRACOES, RENATA DA SILVA ANDRADE
  • 2018, Dissertação de Mestrado A TRAJETÓRIA DE ESCOLARIZAÇÃO DE UM ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: ENTRE OTIMISMOS E FRUSTRAÇÕES, Renata da Silva Andrade Sobral
  • 2018, Qualificação de Mestrado AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS, VANESSA QUEIROZ FERREIRA
  • 2018, Dissertação de Mestrado O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO DO FUNDEB EM BELÉM - 2010 A 2015, ANDRÉA MONTEIRO FERREIRA
  • 2018, Monografia de Graduação EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA EXPERIÊNCIA DE ARTE VISUAL NO MATERNAL, JÉSSICA REIS SANTOS
  • 2018, Monografia de Graduação A CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: OS DESAFIOS DA INCLUSÃO, ALINE SANTANA FARIAS
  • 2017, Monografia de Graduação O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA A CRIANÇA AUTISTA E SINDROME DE DOWN: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA, EDIENY GALVÃO PINTO
  • 2017, Monografia de Graduação Atendimento educacional especializado na sala de recursos multifuncionais da Escola Municipal Rotary, Raissa Carvalho Diniz
  • 2017, Monografia de Graduação POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS PARA A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TEA, SABRINA MONTEIRO COELHO
  • 2017, Monografia de Graduação REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL COMO ESPAÇO PRIVILEGIADO PARA A INCLUSÃO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA, NIDIANE CRISTINA DA SILVA LÚCIO
  • 2017, Monografia de Graduação A CRIANCA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCACAO INFANTIL: OS DESAFIOS DA INCLUSAO, ALINE SANTANA FARIAS
  • 2017, Monografia de Graduação MÚSICA E EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ABORDAGEM SEGUNDO A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL, NATHALIA MARIA PEREIRA DE ALMEIDA
  • 2017, Monografia de Graduação INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, RAQUEL DA POÇA ROCHA
  • 2017, Qualificação de Mestrado AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA ESCOLA DE MÚSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ: QUAIS SEUS FUNDAMENTOS?, ROSEANE SOUSA OLIVEIRA
  • 2017, Qualificação de Mestrado As Práticas Pedagógicas da Educação Profissional na Escola de Música da Universidade Federal do Pará: Quais seus fundamentos?, ROSEANE SOUSA OLIVEIRA
  • 2017, Monografia de Graduação INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, BRENDA MENDONÇA MENDES
  • 2017, Monografia de Graduação O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO ALUNO COM TEA E ALGUMA POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO PEGAGOGICA, ANDREA CRISTINA BATISTA DE OLIVEIRA
  • 2017, Monografia de Graduação MAPA DA POLITICA EDUCACIONAL BRASILEIRA PARA A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, SAMILY CARDOSO SA
  • 2017, Monografia de Graduação O ENSINO DE CRIANÇAS COM TEA A PARTIR DE ESTÍMULOS SENSORIAIS EM PRÁTICAS INCLUSIVAS, THÁSSIO RODRIGO TEIXEIRA DOS SANTOS
  • 2017, Monografia de Graduação Linguagem Musical na Educação Infantil, Josilene Louzada Melo
  • 2017, Qualificação de Mestrado OS CONTEÚDOS ESCOLARES QUE CONSTITUEM O CURRÍCULO DOS ALUNOS COM TEA NO CICLO I DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA EMEIF ROTARY, JÉSSICA FERREIRA NUNES
  • 2017, Monografia de Graduação LINGUAGEM MUSICAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL, Josilene Louzada Melo
  • 2017, Qualificação de Mestrado A Trajetória de Escolarização de Aluno com Deficiência Intelectual: Uma História Singular na Educação Básica., Renata da Silva Andrade Sobral
  • 2017, Qualificação de Mestrado AS PRATICAS PEDAGOGICAS DA EDUCACAO PROFISSIONAL NA ESCOLA DE MUSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA (EMUFPA) NO CURSO TECNICO EM CANTO., ROSEANE SOUSA OLIVEIRA
  • 2017, Qualificação de Mestrado As Contribuições da Sala de Recursos Multifuncionais para o Processo de Escolarização de Alunos em Situação de Deficiência, Daniele Cristina Salgado Garcia
  • 2017, Dissertação de Mestrado A TRAJETORIA DE ESCOLARIZACAO DE UM ALUNO COM DEFICIENCIA INTELECTUAL: ENTRE OTIMISMOS E FRUSTRACOES, RENATA DA SILVA ANDRADE
  • 2017, Qualificação de Mestrado A TRAJETORIA DE ESCOLARIZACAO DE UM ALUNO COM DEFICIENCIA INTELECTUAL: UMA HISTORIA SINGULAR NA EDUCACAO BASICA., RENATA DA SILVA ANDRADE
  • 2017, Qualificação de Mestrado OS CONTEUDOS ESCOLARES QUE CONSTITUEM O CURRICULO DOS ALUNOS COM TEA NO CICLO I DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA EMEIF ROTARY, JESSICA FERREIRA NUNES
  • 2017, Qualificação de Mestrado O CURRICULO DA SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL: SUAS CONTRIBUICOES PARA PROCESSO DE ESCOLARIZACAO DE ALUNOS EM SITUACAO DE DEFICIENCIA DO CICLO I DA EMEIEF ROTARY-BELEM-PA, DANIELE CRISTINA SALGADO GARCIA
  • 2017, Qualificação de Mestrado O CURRICULO DA SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL: SUAS CONTRIBUICOES PARA PROCESSO DE ESCOLARIZACAO DE ALUNOS EM SITUACAO DE DEFICIENCIA DO CICLO I DA EMEIEF ROTARY-BELEM-PA, DANIELE CRISTINA SALGADO GARCIA
  • 2017, Qualificação de Mestrado Os Conteúdos Escolares que Constituem o Currículo dos Alunos com TEA no Ciclo I dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da EMEIF Rotary, Jéssica Ferreira Nunes
  • 2016, Monografia de Graduação A APLICABILIDADE DE LIBRAS NA EDUCAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA VISÃO DE PROFESSORES, ANTONIA VALDILENE DOS SANTOS CUNHA
  • 2016, Monografia de Graduação AS INTELIGÊNCIAS MÚTIPLAS: UMA REFLEXÃO DA PRÁTICA DOCENTE NO MUNICÍPIO DE BRAGANÇA/PA, VINICIUS LEITE ALCÂNTARA
  • 2016, Monografia de Graduação A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM ESTUDO AUTO-BIOGRÁFICO SOBRE O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE UM ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA VISUAL,
  • 2016, Monografia de Graduação ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO JUNTO A UMA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE BRAGANÇA/PA-APONTAMENTOS E REFLEXÕES, SYLMARA KARINA SILVA SOUSA
  • 2016, Monografia de Graduação POSSIBILIDADES DE ENSINO DOS CONTEÚDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL, JAKELINE LINS DA SILVA
  • 2016, Monografia de Graduação RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA: ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DE APROXIMAÇÃO PROPOSTAS PELO PIBID NA ESCOLA JÚLIA GUADROS, JOANDRA MARIANNE SILVA FERREIRA
  • 2016, Monografia de Especialização UMA ANALISE DA ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO POTENCIALIZADOR NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA EM UMA ESCOLA DE AUGUSTO CORRÊA, JOANA PATRICIA PEREIRA GOMES
  • 2016, Monografia de Especialização FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA REDE DE ENSINO DE BRAGANÇA-PA: NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, PATRíCIA CORRÊA DO ROSÁRIO
  • 2016, Monografia de Especialização PRATICAS PEDAGOGICAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO: ALGUMAS POSSIBILIDADES, MARCILENE BATISTA DE ALMEIDA
  • 2016, Monografia de Graduação METODO TEACCH: ALGUNS APONTAMENTOS PARA A INTERVENÇÃO COM PESSOAS AUTISTAS, EMANUELA SANTOS DOS SANTOS
  • 2016, Monografia de Especialização SENTIDOS E SIGNIFICADOS DA AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANALISE JUNTO AS PROFESSORAS DE UMA ESCOLA PUBLICA DE BRAGANÇA, KARINA LOPES DINIZ
  • 2016, Monografia de Graduação A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRASTORNO AUTISTA NA SALA REGULAR DE UMA ESCOLA PUBLICA DO MUNICIPIO DE ANANINDEUA, HELLEN CRISTINA OLIMPIA DE OLIVEIRA
  • 2016, Monografia de Especialização Sentidos e Significados da Avaliação na Educação Infantil: uma análise junto às professoras de uma escola pública de Bragança, Karina Lopes Diniz
  • 2016, Monografia de Especialização A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NUMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE AUGUSTO CORRÊA, EDILENE DO SOCORRO DA CUNHA AMORIM
  • 2016, Monografia de Especialização Avaliação da Aprendizagem na Educação Infantil, MARIA DE NAZARÉ REIS DO NASCIMENTO
  • 2016, Monografia de Graduação A LITERATURA INFANTIL E A CONTAÇÃO DE HISTORIA: POSSIBILIDADES DO DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE, DA ESCRITA E DO ENCANTAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, LUANA SILVA MOURA
  • 2016, Monografia de Graduação A literatura infantil e a contação de hisórias: possibilidades do desenvolvimento da oralidade, da escrita e do encantamento na educação infantil, LUANA SILVA MOURA
  • 2016, Monografia de Especialização EDUCAÇÃO INFANTIL E INCLUSÃO: UMA ANALISE DA FALA DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA SOBRE SUA VIVÊNCIA NA ESCOLA, KASSIA PRISCILA DA SILVA LIMA
  • 2016, Monografia de Graduação A APLICABILIDADE DE LIBRAS NA EDUCAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA VISÃO DE PROFESSORES, ANTÔNIA VALDILENE DOS SANTOS CUNHA
  • 2016, Monografia de Especialização AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL, MARIA DE NAZARE REIS DO NASCIMENTO
  • 2016, Monografia de Especialização A Percepção de Professores da Educação Infantil sobre a Inclusão de Crianças com Deficiência numa Escola da Rede Municipal de Augusto Corrêa, EDILENE DO SOCORRO DA CUNHA AMORIM
  • 2016, Monografia de Graduação A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS RELATÓRIOS DE ESTÁGIO, RAQUEL MARIA DA SILVA GOMES
  • 2016, Monografia de Graduação A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ANOS INICIAIS: INTERVENÇÃO NA ESCOLA AUGUSTO MEIRA FILHO, JÉSSICA DIAS LAMEIRA
  • 2016, Qualificação de Mestrado ADAPTAÇÕES CURRICULARES E A INCLUSÃO EDUCACIONAL DA PESSOA EM SITUAÇÃO DE DEFICIÊNCIA: UM OLHAR SOBRE ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE BELÉM/PA, Hulda Iza Gonçalves de Paula
  • 2016, Monografia de Graduação A INSERCAO DE LIBRAS NA EDUCACAO DE ALUNOS COM DEFICIENCIA AUDITIVA: UMA ANALISE A PARTIR DA VISAO DE PROFESSORES, ANTONIA VALDILENE DOS SANTOS CUNHA
  • 2016, Monografia de Graduação AS INTELIGENCIAS MULTIPLAS: UMA REFLEXAO DA PRATICA DOCENTE NO MUNICIPIO DE BRAGANCA (PA), VINICIUS LEITE ALCANTARA
  • 2015, Monografia de Graduação ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, SILVANA BARROS NASCIMENTO
  • 2015, Monografia de Especialização Coordenação Pedagógica: reflexões sobre as contribuições no processo formativo de um professora da educação infantil, Cristiane Pereira Coelho
  • 2015, Monografia de Especialização O gestor escolar e a mediação na atuação da equipe de apoio na educação cuidado das crianças da UMEI arco Iris, Janilce Nunes de Carvalho
  • 2015, Monografia de Especialização Aprendizagens construídas na sala do maternal: uma experiência com a organização do espaço, Nalucia Estumano Barbosa
  • 2015, Monografia de Graduação A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSOR PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO, Antonio Maria Brito de Espindola
  • 2015, Monografia de Graduação A INCLUSÃO ESCOLAR DE UM ADULTO SURDO: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO, JAIME SALES RODRIGUES
  • 2015, Monografia de Graduação A INCLUSÃO DE UM ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO PROFESSOR ANTÔNIO GODIM LINS, SIBELE TAYNÁ COELHO LIMA
  • 2015, Monografia de Especialização a mediação do coordenador pedagógico no planejamento dos professores da EMEI "Mundo Encantado": reflexões sobre a prática, Francisca Gomes da Silva
  • 2015, Monografia de Especialização Planejamento e organização do espaço na Educação Infantil, Sulivana do Socorro Costa Vinhas
  • 2015, Monografia de Especialização O olhar do gestor escolar na perspectiva de transformação dos espaços externos na educação infantil, Elaine Cristina Silva dos Santos
  • 2015, Monografia de Especialização A constituição da minha identidade profissional como coordenador na educação infantil: fazer e saber, Roselene Cristina Medeiros Costa
  • 2015, Monografia de Especialização A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E O PLANEJAMENTO EDUCACIONAL, DINAIR GONÇALVES DA SILVA
  • 2015, Monografia de Especialização A prática pedagógica da professora em busca da identidade na educação infantil em Marabá, Ana Cristina de Souza Freitas
  • 2015, Monografia de Especialização ENFRENTAMENTO À HOMOFOBIA NO ESPAÇO ESCOLAR: FORMAÇÃO PARA PROFESSORES SOBRE AS QUESTÕES RELACIONADAS AO SEXO E A SEXUALIDADE, MARCILÉIA DO CARMO SILVA COSTA
  • 2015, Monografia de Graduação A IMPORTANCIA DA BRINQUEDOTECA PARA A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO, DANÚBIA RAMOS TEIXEIRA
  • 2015, Monografia de Graduação A INCLUSÃO DE UM ALUNO COM TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO PROFESSOR ANTÔNIO GODIM LINS, SIBELE TAYNÁ COELHO LIMA
  • 2015, Monografia de Especialização A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E O PLANEJAMENTO EDUCACIONAL, DINAIR GONÇALVES DA SILVA
  • 2015, Monografia de Especialização Da significância a ressignificação da prática docente na Associação Educacional Pinguinho de Gente em Tucuruí/PA: Desafios da coordenadora pedagógica frente a formação de professores da Creche e Pré-Escola, Cássia Regina Lima Macena
  • 2015, Monografia de Especialização ABUSO SEXUAL: O PAPEL DOS DOCENTES DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PROFA. ANTÔNIA PAES DA SILVA NA PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES, Vanessa Cristine Souza de Sousa
  • 2015, Monografia de Graduação UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE O USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA COM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, DEISE CARLA DA CRUZ TEIXEIRA
  • 2015, Monografia de Graduação O BRINCAR DE FAZ DE CONTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, O BRINCAR DE FAZ DE CONTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • 2015, Monografia de Especialização Os desafios do coordenador pedagógico na formação contínua de professores no município de Tucuruí, Gisele Ribeiro Licá Fortunato
  • 2015, Monografia de Especialização Literatura infantil e as experiências significativas na pré-escola, Sônia Lúcia Pinto Cordovil
  • 2015, Monografia de Graduação EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, FIAMMA JORDANA SANTOS A SILVA
  • 2015, Monografia de Especialização Práticas de contação de história: contribuições no desenvolvimento das interações e aprendizagens, Rosineide de Oliveira Souza
  • 2015, Monografia de Especialização O professor da pré-escola e o trabalho com a literatura infantil, Guaraci dos Santos Abreu Rocha
  • 2015, Monografia de Graduação A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSOR PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO, LUCINEIDE DE JESUS LEITÃO FONSECA
  • 2015, Monografia de Graduação ADAPTAÇÕES CURRICULARES DE PEQUENO PORTE PARA ALUNOS SURDOS NO ENSINO REGULAR: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO, ELNA MARIA DE LOUREIRO PIMENTEL
  • 2015, Monografia de Especialização PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA ESTADUAL RAMIRO OLAVO RIBEIRO DE CASTRO - ANANINDEUA/PA, NAYARA CHAVES DE LIMA
  • 2015, Monografia de Especialização ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA INSTITUIÇÃO PRIVADA DE ENSINO SOCIEDADE CIVIL INTEGRADA MADRE CELESTE NO DISTRITO DE ICOARACI - BELÉM/PA, MARÍLIA DE FÁTIMA PANTOJA DA CRUZ
  • 2015, Monografia de Graduação ADAPTAÇÕES CURRICULARES DE GRANDE PORTE: um estudo de caso na escola estadual de ensino médio Professor Antônio Godim Lins, Jessica Ferreira Nunes
  • 2015, Monografia de Especialização AÇÕES DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL VOLTADAS ÀS ADOLESCENTES PRIVADAS DE LIBERDADES DO CENTRO SOCIOEDUCATIVO FEMININO - CESEF DO ESTADO DO PARÁ, PRISCILA DA SILVA FONSECA
  • 2015, Monografia de Graduação ADAPTAÇÕES CURRICULARES DE PEQUENO PORTE PARA ALUNOS SURDOS NO ENSINO REGULAR: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO, ELNA MARIA DE LOUREIRO PIMENTEL
  • 2015, Monografia de Especialização A importância da contação de história na Educação Infantil, Célia Aparecida Chaves Boscaini
  • 2015, Monografia de Graduação APRENDER BRINCANDO: O BRINCAR NA PERSPECTIVA DA CRIANCA DE 4 A 5 ANOS DA E.M.E.I. F JOSEFA ALVAO EM BRAGANCA-PARA, MARIELZA FERREIRA GONCALVES
  • 2015, Monografia de Graduação O BRINCAR DE FAZ DE CONTA NA EDUCACAO INFANTIL, DAYANE DA CUNHA QUADROS
  • 2014, Monografia de Graduação O lugar da brincadeira na escola de educação infantil Graziela Farias, Alaide Barbosa da Silva
  • 2014, Monografia de Graduação O uso das práticas lúdicas para o desenvolvimento da escrita pelos professores do 1º ano do ensino fundamental da escola Cristiano José de Medeiros Rosa - Bragança/ PA, Antônia Chaves Gomes
  • 2014, Monografia de Especialização UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPA, CAMPUS DE BRAGANÇA, Maria Beatriz da Silva Costa
  • 2014, Monografia de Graduação O uso dos jogos educativos na educação infantil da Escola Municipal Gerson Alves Quimarães, Bragança/ PA, Laide Texeira de Oliveira
  • 2014, Monografia de Graduação A IMPORTANCIA DO LUDICO NA CONSTRUCAO DO CONHECIMENTO DA EDUCACAO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NA ESCOLA ESTADUAL FUNDAMENTAL E MEDIO PADRE ANTONIO VIEIRA – OUREM – PA, RAIMUNDA IRACELI DA SILVA ANDRADE
  • 2014, Monografia de Graduação ESTRATEGIAS PARA ESCRITA: Desafios e Possibilidades, MARIA CARMELITA CORREA DA SILVA
  • 2014, Monografia de Graduação A ARTE DOS SONS: MUSICA COMO INSTRUMENTO DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO APRENDIZAGEM NA ESCOLA SAO MIGUEL, SUZARA DE OLIVEIRA ROSARIO
  • 2014, Monografia de Graduação DIFICULDADES DE ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE CASO NA E.M.E.F. FRANCISCO NASCIMENTO - MUNICIPIO DE TRACUATEUA/PA., MARIA DE NAZARE AVIZ DIAS REIS
  • 2014, Monografia de Graduação A valorização dos hábitos culturais por meio de ações educativas nos anos iniciais na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental de Itabocal, Carlos Ronaldo de Jesus
  • 2014, Monografia de Graduação O Lúdico no 1º ano do Ensino Fundamental da Escola Cristiano José de Medeiros Rosa - Bragança/ PA, Analice de Oliveira Viera
  • 2014, Monografia de Especialização A docência na educação infantil: minha constituição como professora de bebês, Maria Paula Ferreira Maia
  • 2014, Monografia de Especialização A PRÁTICA EDUCATIVA DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO - MUNICÍPIO DE TRACUATEUA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO - MUNICÍPIO DE TRACUATEUA-PARÁ, Simone Jalvene Santana
  • 2014, Monografia de Graduação O processo ensino aprendizagem do aluno surdo da escola "Fernandes Belo", Viseu/PA, Edileuza Barbosa dos Remédios
  • 2014, Monografia de Graduação ESTRATÉGIAS PARA ESCRITA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES, MARIA CARMELITA CORREA DA SILVA
  • 2014, Monografia de Especialização A ORGANIZAÇÃO ESPAÇO E TEMPO NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL, HEVELLIN TAYANE SOARES SANTOS
  • 2013, Monografia de Graduação FORMACAO CONTINUADA DE PROFESSORES: O PROJETO QUALIFICAR PARA INOVAR, SUAS ACOES DE FORMACAO CONTINUADA E SUA REPERCUSSAO NA PRATICA PEDAGOGICA DOS PROFESSORES PARTICIPANTES, ANTONIO MARIA BRITO DE ESPINDOLA
  • 2013, Monografia de Graduação FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: O PROJETO QUALIFICAR PARA INOVAR, SUAS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA E SUA REPERCUSSÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES PARTICIPANTES, Antonio Maria Brito de Espindola
  • 2013, Monografia de Graduação DIFICULDADE DE ESCRITA NOS TEXTOS DE ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS, MARIA ELIETE OLIVEIRA DA SILVA
  • 2013, Monografia de Graduação AS POLITICAS ECUCACIONAIS DA EJA VERSUS O PERFIL SOCIOECONOMICO DOS ALUNOS DA EJA NAS ESCOLAS PUBLICAS DO MUNICIPIO DE BRAGANCA-PARA, RONALDO SERGIO SANTIAGO BELEM
  • 2013, Monografia de Graduação A HISTORIA DA EDUCACAO & AS POLITICAS PUBLICAS INTEGRADAS AOS PROGRAMAS DE EDUCACAO NO MUNICIPIO DE BRAGANCA - PARA., EDNA REINALDO DA SILVA
  • 2012, Monografia de Graduação O PERFIL DA GESTAO ESCOLAR: UM ESTUDO CARTOGRAFICO NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR JORGE DANIEL RAMOS-BRAGANCA, PARA, EVELEN SUZANE ALMEIDA CUNHA
  • 2012, Monografia de Graduação ANALISE DE NECESSIDADES DE FORMACAO CONTINUADA DE PROFESSORES DE SERIES INICIAISDO ENSINO FUNDAMENTAL NA REDE PUBLICA MUNICIPAL DE BRAGANCA, PAULO TARCISIO DA SILVA PINHEIRO
  • 2012, Monografia de Graduação GESTAO DOS ESPACOS PEDAGOGICOS DA ESCOLA: UM ESTUDO NA ESCOLA JORGE DANIEL DE SOUZA RAMOS, CAROL ELIZABETH MENDES RODRIGUES

Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de Períodicos (10)

  • 2018,Consultor ad hoc de anais de evento, Braga/Portugal, Internacional, on line
  • 2018,Editor de Periodicos, Jornais e Similares, rio de janeiro, Nacional, Revista (impressa e on-line) - Editor Associado
  • 2017,Consultor ad hoc de revista científica, rio de Janeiro, Nacional, Revista on-line
  • 2016,Consultor ad hoc de revista científica, Brasília, Nacional, Revista on-line
  • 2016,Consultor ad hoc de anais de evento, Braga/Pt, Internacional, on-line
  • 2016,Conferencista Convidado, Braga/Pt, Internacional, I Seminário Currículo, Inclusão e Educação Escolar
  • 2016,Membro da Comissões Organizadora, Braga/Pt, Internacional, on-line
  • 2015,Outra, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - CAMPUS XV VALENÇA, Nacional, Congresso
  • 2015,Membro da Comissões Organizadora, UFPA, Nacional, Congresso
  • 2013,Membro da Comissões Organizadora, UFPA, Nacional, Congresso

Participação em Sociedades Científicas e Culturais (2)

  • 2019, Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, Socio Efetivo
  • 2019, Associação Nacional de Pesquisadores em Educação- Anped, Socio Efetivo

Participação em Colegiados e Comissões (4)

  • Colegiado do Program de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
  • Comissão do Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica, Presidente, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
  • Comissão do Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
  • Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Educação Básica, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Trabalho de Fim de Curso(68)

  • O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA ALUNA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL DA ESCOLA MUNICIPAL MANOEL SADY, ELISANDRA DOS SANTOS SOARES , 07/2014
  • A ESCOLA MULTISSERIADA E A INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA, MILENA DAYSE PEREIRA DA SILVA , 01/2015
  • PRÁTICAS CURRICULARES EM SEU CONTEXTO DE PRODUÇÃO: O QUE ELAS NOS REVELAM, MARCILENE BATISTA DE ALMEIDA , 01/2015
  • INCLUSÃO DO DEPENDENTE QUÍMICO NO ATUAL CONTEXTO EDUCACIONAL DE UMA ESCOLA DO MUNÍCIPIO DE BRAGANÇA - PARÁ, ELIDA CARMEM DE NAZARE C DE M DOS SANTOS , 01/2015
  • A ACESSIBILIDADE NO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA PELO OLHAR DOS ALUNOS EM SITUAÇÃO DE DEFICIÊNCIA, TAMIRES DE SOUZA MONTEIRO , 01/2015
  • ENTRE O REAL E O IDEAL – A ACESSIBILIDADE ARQUITETÔNICA NAS ESCOLAS DE BRAGANÇA, KASSIA PRISCILA DA SILVA LIMA , 01/2015
  • DA INTEGRAÇÃO À INCLUSÃO: AS FACES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL, LUIS CARLOS DA SILVA SANTOS , 01/2015
  • A SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS EM UMA ESCOLA DE AUGUSTO CORRÊA – QUE PERSPECTIVAS DE ATENDIMENTO?, JOANA PATRICIA PEREIRA GOMES , 01/2015
  • A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA PROFESSORA DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL JUNTO AO ALUNO SURDOCEGO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE AUGUSTO CORREA-PA, CAMILA SILVANA FARIAS DA SILVA LOPES , 01/2015
  • UM ESTUDO DE CASO SOBRE A INCLUSÃO DE UM ALUNO CEGO EM UM CURSO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE NA ESCOLA SENAI DE BRAGANÇA-PA NO ANO DE 2014, JAIRO MESSIAS MACIAS SIQUEIRA , 01/2015
  • ANÁLISE SOBRE PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA: ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE O PDI DE BRAGANÇA , LARISSA SANTANA MOTA , 03/2015
  • ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO JUNTO A UMA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOW EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE BRAGANÇA/PA - APONTAMENTOS E REFLEXÕES, SYLMARA KARINA SILVA SOUSA , 01/2016
  • RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA: ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DE APROXIMAÇÃO PROPOSTAS PELO PIBID NA ESCOLA JÚLIA QUADROS PEINADO, BRAGANÇA - PA, JOANDRA MARIANNE SILVA FERREIRA , 01/2016
  • A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS RELATÓRIOS DE ESTÁGIO, RAQUEL MARIA DA SILVA GOMES , 01/2016
  • A PERCEPÇÃO DE ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE UM PROFESSOR COM DEFICIÊNCIA VISUAL – ENTRE (DES)CONFIANÇAS, SHISNAIRA CRUZ DE SOUZA , 01/2016
  • A POLÍTICA CURRICULAR NO CONTEXTO DA INCLUSÃO DE ALUNOS EM SITUAÇÃO DE DEFICIÊNCIA: ALGUNS APONTAMENTOS, CAROLINE BRITO PADILHA , 01/2016
  • INDICADORES DE AÇÃO DE IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO NO MUNICÍPIO DE AUGUSTO CORRÊA - PA, NAGILA DE OLIVEIRA ALMEIDA , 01/2016
  • AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS NO PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA POR UMA ALUNA SURDA USUÁRIA DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS., KEILA DE PAULA FERNANDES DE QUADROS , 01/2016
  • POSSIBILIDADES DE ENSINO DOS CONTEÚDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL, JAKELINE LINS DA SILVA , 01/2016
  • O MÉTODO TEACCH: ALGUNS APONTAMENTOS PARA INTERVENÇÃO COM PESSOAS AUTISTAS, EMANUELA SANTOS DOS SANTOS , 06/2016
  • EXPERIÊNCIA NO PIBID: UMA ANÁLISE REFLEXIVA SOBRE A PRÁTICA COM UMA CRIANÇA AUTISTA NA ESCOLA BRAGANÇA, DORILENE DA SILVA GUIMARAES , 09/2016
  • TRAJETÓRIA DE APRENDIZAGEM DE UMA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA SALA REGULAR, GEISE FERNANDA MATOS SOEIRO , 09/2016
  • PERCEPÇÕES SOBRE SI E SOBRE A ESCOLA: O QUE DIZEM OS ALUNOS EM SITUAÇÃO DE DEFICIÊNCIA?, JONATAS AUGUSTO DA SILVA RAMOS , 09/2016
  • INCLUSÃO E AVALIAÇÃO: ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES DE UMA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO INCLUSIVA NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE UM ALUNO COM EM SITUAÇÃO DE DEFICIÊNCIA, GLEIDISTON WALLEN MOURA DA SILVA , 09/2016
  • AS PRÁTICAS CURRICULARES DE PROFESSORES DA SRM DE UMA ESCOLA MUNICIPAL EM BRAGANÇA/PA: ALGUNS CONDICIONANTES, ELLEM SUSANA RABELO DO NASCIMENTO , 09/2016
  • A Educação para pessoas com deficiência: que aspectos reverberam no modelo da Inclusão?, GISELLY PEREIRA RIBEIRO , 11/2016
  • A inclusão de uma aluna surda na escola regular no olhar de um professor de Ciências, BRENDA ARYANNE DAMASCENO MONTEIRO , 02/2017
  • MAPA DA POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA PARA A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA , SAMILY CARDOSO SA , 04/2017
  • POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA PARA A INCLUSÃO DE UMA ALUNA SURDA DO 7º ANO EM UMA ESCOLA DE ENSINO REGULAR , ANTONIA DA CONCEICAO COSTA FARIAS , 04/2017
  • Educação Infantil e Inclusão: uma análise da fala das crianças com deficiência sobre sua vivência na escola, KASSIA PRISCILA DA SILVA LIMA , 11/2016
  • O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA UMA CRIANÇA AUTISTA E SÍNDROME DE DOWN: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA , EDIENY GALVAO PINTO , 06/2017
  • PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO: ALGUMAS POSSIBILIDADES, MARCILENE BATISTA DE ALMEIDA , 11/2016
  • FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA REDE DE ENSINO DE BRAGANÇA-PA: NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, PATRICIA CORREA DO ROSARIO , 11/2016
  • UMA ANALISE DA ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO POTENCIALIZOR NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA EM UMA ESCOLA DE AUGUSTO CORRÊA, JOANA PATRICIA PEREIRA GOMES , 11/2016
  • Educação Inclusiva: alguns apontamentos, FERNANDA LARISSA OLIVEIRA TENORIO , 01/2017
  • REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL COMO ESPAÇO PRIVILEGIADO PARA A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA , NIDIANE CRISTINA DA SILVA LUCIO , 10/2017
  • POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS PARA A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TEA, SABRINA MONTEIRO COELHO , 10/2017
  • PRAXEOLOGIAS MATEMÁTICAS: A PRÁTICA DIANTE DA INCLUSÃO DO ALUNO SURDO, JESSICA BRENDA BRITO GOMES , 02/2017
  • O ENSINO DE CRIANÇAS COM TEA A PARTIR DE ESTÍMULOS SENSORIAIS EM PRÁTICAS INCLUSIVAS, THASSIO RODRIGO TEIXEIRA DOS SANTOS , 02/2017
  • O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO ALUNO COM TEA E ALGUMAS POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA, ANDREIA CRISTINA BATISTA DE OLIVEIRA , 02/2017
  • Avaliação da Aprendizagem no contexto do Projeto Expertise na Rede Municipal de Belém-PA , JACQUELINE ALMEIDA DA SILVA , 02/2018
  • O trabalho pedagógico na SRM da Escola Vilhena Alves, WALERIA AUGUSTA ARAUJO COSTA , 02/2018
  • Currículo e Inclusão: o conhecimento escolar para alunos com deficiência nos anos iniciais , KELLY PAIXAO DE CASTRO , 02/2018
  • Avaliação da Aprendizagem: estudo de caso numa escola municipal de Ananindeua, PRISCILA DE LIMA SANTANA , 02/2018
  • VIVÊNCIAS NO PIBID: ANÁLISE REFLEXIVA ACERCA DA EXPERIÊNCIA NO PROJETO INTERDISCIPLINAR EM BRAGANÇA-PA, DEBORA BRITO LIMA , 03/2018
  • MECANISMOS DE EXCLUSÃO/INCLUSÃO ESCOLAR – APONTAMENTOS E REFLEXÕES, FERNANDA LARISSA OLIVEIRA TENORIO , 12/2018
  • A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO 4º ANO DOS ANOS INICIAIS: Um estudo de caso na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Helena, PRISCILA DE LIMA SANTANA , 01/2019
  • A AVALIAÇÃO NO PRIMEIRO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BELÉM/PA: uma análise da avaliação orientada pelo Projeto Expertise em Alfabetização, JACQUELINE ALMEIDA DA SILVA , 01/2019
  • O TRABALHO PEDAGÓGICO NA SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL DA ESCOLA VILHENA ALVES, WALERIA AUGUSTA ARAUJO COSTA , 01/2019
  • O conteúdos escolares para a escolarização de alunos com deficiência intelectual matriculados nos anos iniciais de ensino fundamental de uma escola municipal de Belém/PA, KELLY PAIXAO DE CASTRO , 07/2019
  • O ensino de ciências para alunos cegos, RUTH RAFAELA DA SILVA HOLANDA , 08/2019
  • Escolarização de alunos com deficiência intelectual: problematizações sobre o currículo de uma escola pública da rede municipal de Belém/PA, JULIA GUIMARAES MEDEIROS , 07/2022
  • o atendimento educacional especializado: problematizações sobre a oferta em sala de recursos multifuncionais., EMANUELLE MARTINS DA SILVA , 12/2019
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA : A VISÃO DOS CONCLUINTES DA UFPA, RUTH RAFAELA DA SILVA HOLANDA , 03/2020
  • AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: UMA PROPOSTA DE RESGATE DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO EM UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE ANANINDEUA - PARÁ, ALINE BAIA DOS SANTOS , 01/2020
  • AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: UMA PROPOSTA DE RESGATE DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO EM UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE ANANINDEUA - PARÁ, GLEYCE DOS SANTOS LIMA , 01/2020
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICAS- RACIAIS NO PROJETO POLÍTICO - PEDAGOGICO DA ESCOLA ESTADUAL ENSINO FUNDAMENTAL SÃO PIO X , FABIANA REGINA SALDANHA , 02/2020
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICAS- RACIAIS NO PROJETO POLÍTICO - PEDAGOGICO DA ESCOLA ESTADUAL ENSINO FUNDAMENTAL SÃO PIO X , MICHAEL AZEVEDO VAZ , 03/2020
  • O CURRÍCULO PARA A ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: APONTAMENTOS SOBRE OS CONTEÚDOS ESCOLARES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE BELÉM DO PARÁ, BIANCA MORAIS CARNEIRO , 03/2021
  • ACESSIBILIDADE CURRICULAR PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: O TRABALHO COLABORATIVO ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA COMO ESTRATÉGIA DE INCLUSÃO ESCOLAR, MARIA EDUARDA DOS SANTOS RODRIGUES DO NASCIMENTO , 07/2022
  • Enfoques curriculares nos processos de escolarização de Alunos com TEA: um estado do conhecimento, MARIA GESIKELLE FIRMINO , 12/2021
  • As condições pedagógico-curriculares para a oferta do AEE em SRM da Rede Municipal de Ensino de Belém a partir do olhar do professor especializado, JULIA GUIMARAES MEDEIROS , 10/2021
  • Rastros da diversidade no Documento Curricular do Estado do Pará para a Educação Infantil e Ensino Fundamental: implicações para o pensar sobre o currículo., CINTIA WANILY OLIVEIRA MENDES SANTANA , 12/2021
  • O ESTADO DO CONHECIMENTO DAS PRODUÇÕES EM TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TEA NA ESCOLA REGULAR – PERÍODO 2010 A 2020, MARIA EDUARDA DOS SANTOS RODRIGUES DO NASCIMENTO , 02/2022
  • UM ESTUDO SOBRE AS ESCOLHAS CURRICULARES PARA O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM TEA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE BELÉM, JAQUELINE DA SILVA BRITO , 02/2022
  • O lugar da educação especial nos cursos de Pedagogia da UFPA, JULIANE ARAUJO NASCIMENTO , 07/2022
  • O estado do conhecimento sobre o tema Atendimento Educacional Especializado em Sala de Recursos Multifuncionais nas teses e dissertações disponíveis no portal da Capes no período de 2010 a 2020. , LUCIANA ARAUJO DOS SANTOS , 07/2022
  • As condições pedagógico-curriculares de funcionamento das SRM da rede municipal de Belém , LUCIANA ARAUJO DOS SANTOS , 05/2023

Orientações de Pós-Graduação (27)

  • Doutorado, LYANNY ARAUJO FRANCÊS, 04/2024 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, SUZIANE ANTUNES AZEVEDO, 03/2020 - 02/2023 , Finalizada em 02/2023
  • Mestrado, RAISSA CARVALHO DINIZ, 01/2023 - 07/2023 , Finalizada em 07/2023
  • Mestrado, ALINE BRANDAO DE MORAES DE AZEVEDO, 08/2021 - 04/2024 , Finalizada em 04/2024
  • Mestrado, BIANCA MORAIS CARNEIRO, 08/2021 - 09/2023 , Finalizada em 09/2023
  • Mestrado, ALICE CAROLINA CAMPELO DE OLIVEIRA, 09/2023 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, LUCIANA ARAUJO DOS SANTOS, 03/2024 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, LARISSA OLIVEIRA MESQUITA RIBEIRO, 03/2020 - 06/2022 , Finalizada em 06/2022
  • Mestrado, ELISANGELA BARBOSA MARQUES, 08/2021 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, RENATA DA SILVA ANDRADE SOBRAL, 03/2016 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, RENATA DA SILVA ANDRADE SOBRAL, 03/2016 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, JESSICA FERREIRA NUNES, 03/2016 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, ORLANDO SERGIO PENA MOURÃO JUNIOR, 03/2019 - 01/2019 , Finalizada em 01/2019
  • Mestrado, VANESSA QUEIROZ FERREIRA GUIMARAES, 03/2017 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, MARIA PAULA FERREIRA MAIA DA SILVA, 08/2022 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, LYANNY ARAUJO FRANCÊS, 03/2018 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, MARIA MONICA FERREIRA MENDES, 03/2018 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, RAISSA CARVALHO DINIZ, 03/2020 - 10/2022 , Finalizada em 10/2022
  • Mestrado, ROSANGELA DO SOCORRO NASCIMENTO OLIVEIRA, 03/2018 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, ANGELA COSTA DE SOUSA, 03/2019 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, MARA NÚBIA DE SOUSA MAUÉS, 03/2019 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, MIRIAM AIDA DA SILVA SOARES, 08/2022 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, MARIA GESIKELLE FIRMINO, 08/2022 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, WYLLE JEANE DO AMARAL RODRIGUES, 03/2023 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, THIAGO SOUSA DA SILVA, 03/2023 - , Orientação em Andamento
  • Especialização, MARIA GESIKELLE FIRMINO, 03/2021 - , Orientação em Andamento
  • Especialização, CINTIA WANILY OLIVEIRA MENDES SANTANA, 03/2021 - , Orientação em Andamento

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango1 v3.14.25.252