NEB - NUCLEO DE ESTUDOS TRANSDISCIPLINARES EM EDUCACAO BASICA
Produção Intelectual
Artigos (17)
2023, DE AZEVEDO, ALINE BRANDÃO DE MORAES, Amélia Maria Araújo Mesquita , O espaço escolar como elemento curricular da educação infantil, ISSN: 21789010
2022, Maria Gesikelle Firmino, Amélia Maria Araújo Mesquita, José Rafael Barbosa Rodrigues , ENFOQUES CURRICULARES NO PROCESSOS DE ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS COM TEA: um estado do conhecimento, ISSN: 19831579
2022, Larissa Oliveira Mesquita Ribeiro, Amélia Maria Araújo Mesquita , A ESCOLA ENQUANTO ESPAÇO VIVIDO: uma perspectiva crítica, ISSN: 23782229
2022, CARVALHO DINIZ, RAISSA, Amélia Maria Araújo Mesquita , Alfabetização e letramento de alunos com deficiência intelectual: o estado do conhecimento (2010 e 2020), ISSN: 16575830
2022, Larissa Oliveira Mesquita Ribeiro, Amélia Maria Araújo Mesquita , A ESCOLA ENQUANTO ESPAÇO VIVIDO: UMA PERSPECTIVA CRÍTICA, ISSN: 2178-2229
2021, Lyanny Araújo Francês, Amélia Maria Araújo Mesquita , As experiências nos espaços-tempos da escola sob o olhar de uma criança com Transtorno do Espectro do Autismo, ISSN: 1809449X
2020, Amélia Maria Araújo Mesquita, José Rafael Barbosa Rodrigues, Kelly Paixão Castro , Escolarização de crianças com deficiência intelectual: problematizações sobre o currículo e os conteúdos escolares no ciclo de alfabetização, ISSN: 2237-9460
2020, SOUSA, ANGELA COSTA DE, Amélia Maria Araújo Mesquita , TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NA ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA EM BELÉM-PA, ISSN: 25949004
2019, RENATA DA SILVA ANDRADE SOBRAL, Amélia Maria Araújo Mesquita , A trajetória escolar de um aluno com deficiência intelectual - as marcas da vivência na escola especial, ISSN: 14134963
2019, Renata Andrade Sobral, Amélia Maria Araújo Mesquita , A TRAJETÓRIA ESCOLAR DE UM ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL ? AS MARCAS DA VIVÊNCIA NA ESCOLA ESPECIAL, ISSN: 14130963
2018, Amélia Maria Araújo Mesquita, José Rafael Barbosa Rodrigues, Kelly Paixão de Castro , A POLÍTICA CURRICULAR NO CONTEXTO DA INCLUSÃO E SEUS MECANISMOS DE DIFERENCIAÇÃO CURRICULAR, ISSN: 19820305
2018, Renata Andrade Sobral, Amélia Maria Araújo Mesquita , Escolarização e deficiência intelectual: entre otimismos e frustrações, ISSN: 21751609
2018, Amélia Maria Araújo Mesquita, Renata Andrade Sobral , As marcas da avaliação no processo de escolarização de um aluno com deficiência intelectual, ISSN: 19820305
2018, Amélia Maria Araújo Mesquita , Currículo e inclusão: reflexões sobre os conteúdos de escolarização para alunos com deficiência, ISSN: 18088678
2017, Amélia Maria Araújo Mesquita, ROCHA, GENYLTON ODILON RÊGO , ELEMENTOS DE INCLUSIVIDADE E CULTURA ESCOLAR: OUTRAS PERSPECTIVAS PARA A ANÃ?LISE DE UMA PRáTICA CURRICULAR INCLUSIVA, ISSN: 18093876
2014, Amélia Maria Araújo Mesquita, DA ROCHA, GENYLTON ODILON RÊGO , PRÁTICAS CURRICULARES COM ELEMENTOS DE INCLUSIVIDADE: UMA ANÁLISE A PARTIR DA CULTURA ESCOLAR, ISSN: 15198227
2012, Amélia Maria Araújo Mesquita, debora ribeiro da silva campos, Adiel santos de amorim , A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA POLÍTICA EDUCACIONAL NACIONAL, ISSN: 21776628
Publicação em Eventos (49)
2021, Amélia Maria Araújo Mesquita, Vera Lúcia Messias Fialho Capellini e Marcia Duarte Galvani, Acessibilidade no Ensino Remoto, 9º Congresso Brasileiro de Educação Especial, Outros
2019, Amélia Maria Araujo Mesquita, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ENTRE CONCEPÇÕES E PRÁTICAS, JORNADA PEDAGÓGICA - SEMED SÃO MIGUEL DO GUAMÁ, Outros
2018, Amélia Maria Araujo Mesquita, Educação Matemática, Saberes Curriculares e Inclusão, IV Colóquio Luso-Brasileiro de Educação e o II Seminário Currículo, Inclusão e Educação Escolar, Outros
2017, Amélia Maria Araújo Mesquita, Educação Inclusiva, Pré-FIPED (Fórum Internacional de Pedagogia), Outros
2016, Renata Andrade Sobral, Amélia Maria Araújo Mesquita, Trajetória de Escolarização de alunos com deficiência intelectual, I Seminário Currículo, Inclusão e Educação Escolar, Trabalho Completo
2016, Amélia Maria Araújo Mesquita, Base Nacional Comum Curricular, 1 ANPED Norte, Outros
2016, Elem Suzana Rabelo do NAscimento, Amélia Maria Araújo Mesquita, Implantação e funcionamento das SRM no município de Bragança/PA: condicionantes da Prática curricular, I Congresso internacional de Educação Especial e Inclusiva/13ª Jornada de Educação Especial ? desenho contemporâneos da Educação Especial e inclusiva: fundamentos, formação e prática, Trabalho Completo
2016, Jéssica Ferreira Nunes, Amélia Maria Araújo Mesquita, Genylton Odilon Rego da Rocha, Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID): um relato de experiência a partir das vivências no projeto ?Formação de Professores para uma Escola Inclusiva: ações colaborativas entre o ensino superior e a educação básica em municípios paraenses?, I Seminário Currículo, Inclusão e Educação Escolar, Trabalho Completo
2016, Amélia Maria Araújo Mesquita, Palestra, III Seminário Internacional Aulas Conectadas, Outros
2016, Amélia Maria Araújo Mesquita , Comitê Científico, III Seminário Internacional Aulas Conectadas, Outros
2016, Amélia Maria Araújo Mesquita, Desafios curriculares perante a inclusão, I Seminário de Currículo, Inclusão e Educação Escolar, Outros
2016, Elem Suzana Rabelo do NAscimento, Amélia Maria Araújo Mesquita, A implantação das Salas de Recursos Multifuncionais no município de Bragança/PA: alguns apontamentos, V Congresso Íbero-Americano/VIII Congresso Luso-Brasileiro, Trabalho Completo
2016, Jéssica Ferreira Nunes, Amélia Maria Araújo Mesquita, O CURRÍCULO ESCOLAR NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: O CONTEÚDO ESCOLAR DESENVOLVIDO NA SALA DE AULA REGULAR, III Seminário Internacional Aulas Conectadas: Inclusão, Currículo e Tecnologias: Desafios para a Educação Básica, Trabalho Completo
2016, Renata Andrade Sobral, Amélia Maria Araújo Mesquita, O ALUNO COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DE ONDE VIEMOS E PARA ONDE VAMOS?, III Seminário Internacional Aulas Conectadas: Inclusão, Currículo e Tecnologias: Desafios para a Educação Básica, Trabalho Completo
2016, Amélia Maria Araújo Mesquita , Sala de aula: lócus da gestão curricular inclusiva na Cidade Educadora, Jornada Pedagógica 2016, Outros
2016, Amélia Maria Araújo Mesquita, Currículo e Inclusão: desafios para a educação básica, II Seminário Internacional Aulas Conectadas, Outros
2016, Elem Suzana Rabelo do NAscimento, Amélia Maria Araújo Mesquita, A implantação das Salas de Recursos Multifuncionais no município de Bragança/PA: alguns apontamentos, V Congresso Íbero-Americano/VIII Congresso Luso-Brasileiro, Trabalho Completo
2015, Amélia Maria Araújo Mesquita, PRÁTICAS CURRICULARES INCLUSIVAS: TENSÕES E DESTABILIZAÇÕES NA AÇÃO DOCENTE, I COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL, Outros
2015, Elem Suzana Rabelo do NAscimento, Amélia Maria Araújo Mesquita, Desenho do Funcionamento e Implantação das Salas de Recursos Multifuncionais no município de Bragança/Pará, 67ª REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA (SBPC)., Resumo
2015, Amélia Maria Araújo Mesquita, Educação Inclusiva: novas perspectivas para a escola reglar, III Seminário de Currículo e Formação de Professores na perspectiva da Inclusão e I Seminário de Inclusão Educacional de Pessoas em situação de deficiência, Outros
2014, Amélia Maria Araújo Mesquita, Construção da Identidade da Professora da Educação Infantil, II Seminário de Educação Infantil, Outros
2014, Amélia Maria Araújo Mesquita, ELEMENTOS DE INCLUSIVIDADE: O CONHECIMENTO E O USO DOS ARTEFATOS ESCOLARES NA PRODUÇÃO DA INCLUSÃO EDUCACIONAL, IV Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação / VII Congresso Luso Brasileiro de Política e Administração da Educação, Trabalho Completo
2014, Amélia Maria Araújo Mesquita
Ellen Suzana Rabelo do Nascimento, I Colóquio Bragantino de Pesquisa em Educação, CBPE 2014, Resumo Expandido
2014, Amélia Maria Araújo Mesquita, O ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS EM AUGUSTO CORRÊA: AVANÇOS, LIMITES E PERSPECTIVAS, COLÓQUIO MUNICIPAL DE PRÁTICAS DOCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL 2014, Outros
2014, Nágila de Oliveira Almeida, Sylmara Karina Silva Sousa, Amélia Maria Araújo Mesquita, Um olhar sobre as Políticas Públicas para a inclusão de pessoas em situação de deficiência, VI CBEE - Congresso Brasileiro de Educação, Trabalho Completo
2014, Jonatas Augusto da Silva Ramos, Giselly Pereira Ribeiro, Amélia Maria Araújo Mesquita, Acessibilidade arquitetonica em uma escola pública de Bragança, 34º Encontro Nacional dos Estudantes de Pedagogia - ENEPE, Trabalho Completo
2014, Amélia Maria Araújo Mesquita, Genylton Odilon Rego da Rocha, Práticas curriculares no contexto da inclusão: tecendo diálogo com a cultura escolar, XI Colóqui sobre questões curriculares/VII Colóquio luso-brasileiro sobre questões curriculares/I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro sobre questões curriculares, Resumo
2014, Nágila de Oliveira Almeida, Sylmara Karina Silva Sousa, Amélia Maria Araújo Mesquita, Análise dos refelexos das políticas para uma educação inclusiva: índices nacionais de matrículas no ensino fundamental e médio, XIX Encontro Paraense dos Estudantes e Pedagogia - EPEPE, Trabalho Completo
2014, Amélia Maria Araújo Mesquita, Genylton Odilon Rêgo da Rocha, Práticas Curriculares no contexto da Inclusão:tecendo diálogos com a cultura escolar, XI Colóqui sobre questões curriculares/VII Colóquio luso-brasileiro sobre questões curriculares/I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro sobre questões curriculares, Trabalho Completo
2014, Amélia Maria Araújo Mesquita, Práticas curriculares no contexto da inclusao: tecendo diálogo com a cultura escolar, XI Colóqui sobre questões curriculares/VII Colóquio luso-brasileiro sobre questões curriculares/I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro sobre questões curriculares, Outros
2014, Jaqueline Lins da Silva, Keila de Paula Fernandes Quadros, Amélia Maria Araújo Mesquita, Pensar e refeltir as práticas curriculares inclusivas fora do campo do fracasso, VI Congresso Brasileiro de Educação e XI Encontro Nacional de Pesquisadores da Educação Especial, Trabalho Completo
2014, Dorilene da Silvva Guimarães, Marcelo Lima Baldez, Amélia Maria Araújo Mesquita, Educação especial: Discutindo a relação entre o professor da sala regular com o professor da sala de recursos multifuncional, 34º Encontro Nacional dos Estudantes de Pedagogia - ENEPE, Trabalho Completo
2014, Amélia Maria Araújo Mesquita, Mesa Redonda: As perspectivas do mestrado em Educação na FACED, I Colóquio Bragantino de Pesquisa em Educação, Outros
2014, Caroline B. Padilha, Ellen C. R. N. Cardoso, Amélia Maria Araújo Mesquita, Adaptações Curriculares no contexto da Inclusão: Alguns apontamentos para o debate, 34º Encontro Nacional dos Estudantes de Pedagogia - ENEPE, Trabalho Completo
2014, Amélia Maria Araújo Mesquita, Formação docente - outros modos de pensar e fazer formação continuada na educação infantil, II Seminário de Educação Infantil, Outros
2014, Amélia Maria Araújo Mesquita , Um Olhar sobre as Políticas Públicas para a inclusão de Pessoas em situação de deficiência, VI Congresso Brasileiro de Educação e XI Encontro Nacional de Pesquiadores da Educação especial, Outros
2014, Amélia Maria Araújo Mesquita, Educação Inclusiva, Semana do Calouro 2014, Outros
2014, Amélia Maria Araújo Mesquita, Pensar e fefletir as práticas curriculares inclusivas fora do campo do fracasso, VI Congresso Brasileiro de Educação e XI Encontro Nacional de Pesquisadores da Educação especial, Outros
2014, Gleidiston Wallen Moura da Silva, Joandra Marianne Silva Ferreira, Amélia Maria Araújo Mesquita, A política de Educação Inclusiva no Município de Bragança: desafios, possibilidades e limitações, 34º Encontro Nacional dos Estudantes de Pedagogia - ENEPE, Trabalho Completo
2013, Amélia Maria Araújo Mesquita, A formação do professor no contexto da inclusão, X Encontro de Planejamento Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática Modalidade a Distância, Outros
2012, Amélia Maria Araújo Mesquita, Genylton Odilon Rego da Rocha, Práticas Curriculares Inclusivas: uma análise a partir das variáveis metodológicas de intervenção, V Congresso Barsileiro de Educação Especial e VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial, Resumo
2012, Amélia Maria Araújo Mesquita, DA ROCHA, GENYLTON ODILON RÊGO, PRÁTICAS CURRICULARES INCLUSIVAS: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS VARIÁVEIS METODOLÓGICAS DE INTERVENÇÃO, V Congresso Brasileiro de Educação Especial/ VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial, Trabalho Completo
2012, Amélia Maria Araújo Mesquita, Genylton Odilon Rego da Rocha, Entre tensões e desestabilizações: as práticas curriculares no contexto da Educação Inclusiva, V Congresso Brasileiro de Educação Especial e VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação espcial, Resumo
2012, Amélia Maria Araújo Mesquita, Genylton Odilon Rego da Rocha, Entre ciclos reprodutores e inovadores: o processo de construção de práticas curriculares inclusivas, X Colóqui sobre questões Curriculares e VI Colóquio Luso Brasileiro de Currículo, Resumo
2012, Amélia Maria Araújo Mesquita, Entre Ciclos Reprodutores e Inovadores: O processo de construção de práticas curriculares inclusivas, X Colóqui Sobre Questões Curriculares / VI Colóquio Luso Brasileiro de Currículo, Outros
2012, Amélia Maria Araújo Mesquita, Genylton Odilon Rego da Rocha, Práticas Curriculares Inclusivas: tensões e desestabilizações na ação docente, III Congresso Ibero Americano de Política e Administração da Educação, Resumo
2012, Amélia Maria Araújo Mesquita, DA ROCHA, GENYLTON ODILON RÊGO, ENTRE TENSÕES E DESESTABILIZAÇÕES: AS PRÁTICAS CURRICULARES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, V Congresso Brasileiro de Educação Especial/ VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial, Trabalho Completo
2012, Amélia Maria Araújo Mesquita, DA ROCHA, GENYLTON ODILON RÊGO, ENTRE CICLOS REPRODUTORES E INOVADORES: O PROCESSO DE CONTRUÇÃO DE PRÁTICAS CURRICULARES INCLUSIVAS, X Colóquio sobre questões curriculares e VI colóquio Luso brasileiro de currículo., Trabalho Completo
2012, Amélia Maria Araújo Mesquita, DA ROCHA, GENYLTON ODILON RÊGO, PRÁTICAS CURRICULARES INCLUSIVAS: TENSÕES E DESESTABILIZAÇÕES NA AÇÃO DOCENTE, III Congresso Ibero Americano de Política e Administração da Educação, Outros
Capítulos de Livros (10)
2023, Educação Especial na Perspectiva Inclusiva na Região Amazônica - Demandas Urgentes, Cartas Para o Novo Governo sobre Educação Especial na perspectiva inclusiva, Amélia Maria Araújo Mesquita
2022, Tecnologias assistivas: estratégia de inclusão escolar na rede pública de ensino de Belém-PA, Educação Especial: cenários, perspectivas e práticas., Angela Costa de Sousa, Amélia Maria Araújo Mesquita
2021, ?A EDUCAÇÃO INFANTIL NA SEGUNDA E TERCEIRA VERSÕES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: SILENCIAMENTOS, SUPRESSÕES E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA, Conhecimento em Ação e Base Nacional Comum Curricular, Maria Mônica Ferreira Mendes, Lyanny Araújo Francês, Amélia Maria Araújo Mesquita
2021, O atendimento educacional especializado em sala de recursos multifuncionais: problematizações sobre o currículo, Políticas e práticas em educação especial e inclusão escolar, Amélia Maria Araújo Mesquita, Renata Andrade Sobral
2021, Alfabetização de alunos com deficiência: um relato de experiência de um projeto de extensão da universidade federal do Pará, Docência em contextos de diversidade, Luciana Araujo dos Santos, Amélia Maria Araújo Mesquita
2020, REFLEXÕES SOBRE A ESCOLA E O CURRÍCULO NO CONTEXTO DA INCLUSÃO E A PRODUÇÃO DAS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS, ESCRITA DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO NA REGIÃO CENTRO-OESTE, Amélia Maria Araújo Mesquita
2018, AS ESPECIFICIDADES DA PRÁTICA COMO PROFESSORA DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS NUMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL - EPISÓDIOS QUE MARCAM (RE)SIGNIFICAÇÕES, EDUCAÇÃO INFANTIL NA AMAZÔNIA: ENTRELAÇOS ENTRE SABERES E PRÁTICAS DOCENTES, Alcinda Maria de Jesus Solonpety, Amélia Maria Araújo Mesquita
2018, Inclusão de alunos com TEA: problematizações sobre o currículo escolar, Prática Pedagógicas, currículo e inclusão II, Jéssica Ferreira Nunes, Amélia Maria Araújo Mesquita
2018, `Programa Institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID): um relato de experiência a partir das vivências no projeto "Formação de professores para uma escola inclusiva - ações colaborativas entre o ensino superior e a educação básica em municípios, Reflexões sobre currículos da educação básica, Jéssica Ferreira Nunes, Amélia Maria Araújo Mesquita, Genylton Odilon Rego da Rocha
2013, A arquitetura da política curricular inclusiva: novos ordenamentos para a escola, Currículo, políticas e ação docente, Amélia Maria Araújo Mesquita, DA ROCHA, GENYLTON ODILON RÊGO
Livros (1)
2022, Memórias sobre o currículo da Educação Básica, Amélia Maria Araújo Mesquita, Genylton Odilon Rego da Rocha
Participações em Bancas de Concursos (15)
2018, Banca Examinadora,
2018, Processo de Seleção para o provimento do cargo de Professor Efetivo da Carreira do Magistério do Ensino Básico Técnico e Tecnológico, Titulares:
MI - Profa. Dra. Suelen Tavares Godim de Assis
MII - Profa. Dra. Amélia Maria Araújo Mesquita
MIII - Profa. Dra Renata Oliveira de Almeida
Suplentes:
I - Profa. Msc. Denise Soares da Silva Alves
II - Prof. Msc. Rogério Luis Pereira Mafra
III - Profa. Msc. Deusa Priscila da Silva Resque
2017, COMISSÃO COORDENADORA PROCESSO SELETIVO PPEB - Turma 2018, Candidatos aprovados segundo os critérios do edital de PS 2018.
2016, Comissão Coordenadora do Processo Seletivo PPEB - Turma 2017, Amélia Maria Araújo Mesquita, Fabrício Aarão Freire Carvalho, Márcio Nascimento Raiol
2015, Concurso Público de Provas e Títulos para Professor da Carreira do Magistério Superior - Tema LIBRAS e Práticas Interdisciplinares Inclusivas,
2015, Concurso Público de Provas e Títulos para Professor da Carreira do Magistério Superior - Tema: Didática e Prática de Ensino,
2015, Processo Seletivo do PPEB, Amélia Maria Araújo Mesquita
2015, COMISSÃO DO PROCESSO SELETIVO, Amélia Maria Araújo Mesquita
2014, Avaliadora do Relatório de Prgressão Funcional, Prof. Me. Maria Natalina Mendes Freitas
2014, Progressão Funcional de Professor, Prof. Me. Joana D`arc de Vasconcelos Neves.
2014, Avaliadora do Relatório de Prgressão Funcional,
2013, COMISSÃO EXAMINADORA PARA A REALIZAÇÃO DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA A CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO DA MATÉRIA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO,
2013, COMISSÃO AVALIADORA DO RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO PEDIDO DE PROGRESSÃO FUNCIONAL DO Prof. Me. SEBASTIÃO RODRIGUES DA SILVA JÚNIOR, Prof. Me. Sebastião Rodrigues da Silva Júnior
2013, Avaliadora do Relatório de Progressão Funcional,
2012, II Seminário de Currículo e Formação de Professores na Perspectiva da Inclusão - Práticas Inclusivas: Diálogos e Experiências no Contexto Amazônico, Amélia Maria Araújo Mesquita
Participações em Bancas de Cursos (186)
2023, Dissertação de Mestrado A GESTÃO CURRICULAR DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DO CAEE PROFESSOR LOURENÇO FILHO DA FUNDAÇÃO PESTALOZZI DO PARÁ, Bianca Morais Carneiro
2023, Dissertação de Mestrado
O CURRICULO DO BERCARIO: Reflexoes a Partir das Narrativas de Professoras da Rede Publica de Belem.
, GLEYCE DOS SANTOS LIMA
2023, Qualificação de Doutorado INCLUSAO ESCOLAR E PRATICAS CURRICULARES: A PRODUCAO DE CONHECIMENTO DOCENTE EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE BELEM/PA, JESSICA FERREIRA NUNES
2023, Dissertação de Mestrado SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS DA REDE MUNICIPAL DE BELEM-PA: ORGANIZACAO E FUNCIONAMENTO EM ESCOLAS MUNICIPAIS., SUZIANE ANTUNES AZEVEDO
2022, Monografia de Graduação Construindo trilhas de aprendizagens: propostas para introduzir omundo microscopico para educandos com transtorno do espectro autista , MARIA CLARA DE OLIVEIRA LOPES
2022, Dissertação de Mestrado NARRATIVAS DE MULHERES SURDAS E PROCESSOS EDUCATIVOS, ATHAYSE RAIANA WANZELER TELES
2022, Dissertação de Mestrado
A Educacao para as Relacoes Etnico-Raciais (ERER) e a Educacao Basica: o caso do Curso de Licenciatura em Pedagogia/IFPA.
, MARIA LUIZA NUNES DA SILVEIRA
2022, Dissertação de Mestrado
TELELIBRAS: FERRAMENTA DE ANCORAGEM DOS PARÂMETROS FORMACIONAIS DA LIBRAS PARA ALUNOS DE LICENCIATURAS
, CAMILLA DIAS DE FREITAS
2022, Dissertação de Mestrado EDUCANDOS CEGOS DO ENSINO MEDIO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO EM BELEM/PA E SUAS VIVENCIAS NA ESCOLA., LARISSA OLIVEIRA MESQUITA RIBEIRO
2022, Qualificação de Mestrado ESCRITAS DE SI, MULHERES SURDAS E PROCESSOS EDUCATIVOS., ATHAYSE RAIANA WANZELER TELES
2022, Dissertação de Mestrado A SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS COMO ESPACO PEDAGOGICO CURRICULAR PARA O ATENDIMENTO DOS ALUNOS COM DEFICENCIA NAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DO PARA., MARA NÚBIA DE SOUSA MAUÉS
2022, Monografia de Graduação UM ESTUDO SOBRE AS ESCOLHAS CURRICULARES PARA O PROCESSO DE ESCOLARIZACAO DE CRIANCAS COM TEA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE BELEM, JAQUELINE DA SILVA BRITO
2021, Qualificação de Mestrado OS INSTRUMENTOS PEDAGOGICOS-CURRICULARES EM SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BELEM, SUZIANE ANTUNES AZEVEDO
2021, Qualificação de Mestrado O ESPACO VIVIDO PELO EDUCANDO CEGO: UMA ANALISE DE TRAJETORIAS NA ESCOLA BASICA EM BELEM DO PARA, LARISSA OLIVEIRA MESQUITA RIBEIRO
2021, Qualificação de Mestrado PRATICAS CURRICULARES ADOTADAS POR DOCENTES DE ESCOLAS PRIVADAS DE BELEM - PARA DURANTE O PERIODO DE PANDEMIA, MARLUCE BATISTA SILVA CARDOSO
2021, Qualificação de Mestrado
A Educacao Infantil nas tres versoes da Base Nacional Comum Curricular: Curriculo em disputa?
, IRACEMA DOS SANTOS TELES
2021, Qualificação de Mestrado TELELIBRAS: FERRAMENTA COMPLEMENTAR PARA O ENSINO DA LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS NA EDUCACAO SUPERIOR, CAMILLA DIAS DE FREITAS
2021, Dissertação de Mestrado O CONHECIMENTO PRODUZIDO SOBRE O TEMA CIDADE EDUCADORA COMO POSSIBILIDADE PEDAGOGICA E CURRICULAR EM DISSERTACOES E TESES DEFENDIDAS EM PROGRAMAS DE POS-GRADUACAO BRASILEIROS NO PERIODO DE 2005 A 2019., ELANY CRISTINA BARROS DA SILVA
2021, Dissertação de Mestrado
TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NAS SRM: Analise das acoes da rede municipal de Belem para a garantia de mecanismos de acessibilidade curricular aos alunos com deficiencia
, ANGELA COSTA DE SOUSA
2021, Dissertação de Mestrado TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NAS SRM: Análise das ações da rede municipal de Belém para a garantia de mecanismos de acessibilidade curricular aos alunos com deficiência, Angela Costa Sousa
2021, Dissertação de Mestrado
A participacao da Rede Municipal de Educacao de Breves -Pa na Rede de Enfrentamento da Violencia Sexual contra Criancas e Adolescentes no periodo de 2011 a 2018.
, GEORGETE PANTOJA MOURA
2021, Dissertação de Mestrado SEQUENCIAS DIDATICAS INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE FISIOLOGIA HUMANA, ANGELICA ANUTE FERREIRA FERNANDES GOMES
2020, Dissertação de Mestrado Avaliacao Educacional Especializada: estudo sobre os relatorios do NAEE para o encaminhamento de educandos com deficiencia ao AEE, ROSANGELA DO SOCORRO NASCIMENTO OLIVEIRA
2020, Dissertação de Mestrado PRATICA PEDAGOGICA NA EDUCACAO INFANTIL: O CURRICULO POR LINGUAGENS EM MOVIMENTO, ANA CLAUDIA DA SILVA MAGALHAES
2020, Dissertação de Mestrado
SENTIDOS E SIGNIFICADOS DA EDUCACAO CIENTIFICA NA EDUCACAO INFANTIL
, EDNALVA AMBROSIO DA SILVA
2020, Dissertação de Mestrado
O USO DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL PARA A INCLUSAO EDUCACIONAL DE ALUNOS COM DEFICIENCIA NA UNIDADE MUNICIPAL DE EDUCACAO INFANTIL MONTEIRO LOBATO NO MUNICIPIO DE TUCURUI - PA
, MARIA VANIA QUIRINO DOS SANTOS
2020, Qualificação de Mestrado A SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS COMO ESPACO PEDAGOGICO CURRICULAR NA REDE ESTADUAL DO PARA, MARA NÚBIA DE SOUSA MAUÉS
2020, Qualificação de Mestrado
TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NAS SRM: ANALISE DAS ACOES DO PME PARA A GARANTIA DA INCLUSAO DE ALUNOS COM DEFICIENCIA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BELEM
, ANGELA COSTA DE SOUSA
2020, Qualificação de Mestrado
O ENSINO DE GEOGRAFIA NA PERSPECTIVA DA CIDADE EDUCADORA NO MUNICIPIO DE SALINOPOLIS-PA.
, ELANY CRISTINA BARROS DA SILVA
2020, Dissertação de Mestrado
EXPERIENCIAS DE UMA CRIANCA COM TEA NA EDUCACAO INFANTIL: sentidos atribuidos a escola
, LYANNY ARAUJO FRANCÊS
2020, Dissertação de Mestrado A PRATICA CURRICULAR DA PROFESSORA DE APOIO PEDAGOGICO: PERSPECTIVAS DA INTER-RELACAO ENTRE A EDUCACAO ESPECIAL E A EDUCACAO COMUM, MARIA MONICA FERREIRA MENDES
2020, Dissertação de Mestrado O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA
EDUCACAO INFANTIL PROMOVIDO PELO CENTRO DE REFERECIA EM INCLUSAO EDUCACIONAL GABRIEL LIMA MENDES BELEM - PARA, MICHELLE RODRIGUES GOMES
2019, Dissertação de Mestrado A integracao de saberes sociais dos alunos e saberes disciplinares nas praticas pedagogicas da educacao profissional no curso tecnico em canto coral da Escola de Musica da Universidade Federal do Para (EMUFPA)., ROSEANE SOUSA OLIVEIRA
2019, Dissertação de Mestrado A Formacao Inicial para a Escola Basica na Licenciatura em Letras - Lingua Portuguesa, Campus Belem/UFPA., MIRNA MONALIZA BRAGA SANTOS
2019, Dissertação de Mestrado AVALIACAO DA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIENCIA NAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS DE ESCOLAS PUBLICAS DE DIFERENTES REDES DE ENSINO NO MUNICIPIO DE BELEM/PA , VANESSA QUEIROZ FERREIRA
2019, Qualificação de Mestrado PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O CURRÍCULO POR LINGUAGENS E MOVIMENTO, Ana Claudia da Silva Magalhães
2019, Qualificação de Mestrado
Pratica pedagogica na educacao infantil: o curriculo por linguagens em movimento
, ANA CLAUDIA DA SILVA MAGALHAES
2019, Qualificação de Mestrado SENTIDOS E SIGNIFICADOS SOBRE A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL, Edinalva Ambrósio
2019, Qualificação de Mestrado Sentidos e Significados sobre a Educacao Cientifica na Educacao Infantil, EDNALVA AMBROSIO DA SILVA
2019, Qualificação de Mestrado AS ESTRATEGIAS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DE CRIANCAS COM DEFICIENCIA MATRICULADAS EM UEI DE BELEM REALIZADAS PELO CENTRO DE REFERENCIA EM INCLUSAO ESCOLAR GABRIEL LIMA MENDES., MICHELLE RODRIGUES GOMES
2019, Qualificação de Mestrado O EMPREGO DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUALIZADO (PDI) NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) NA EDUCACAO INFANTIL DA UNIDADE MUNICIPAL DE EDUCACAO INFANTIL MONTEIRO LOBATO- TUCURUI-PA, MARIA VANIA QUIRINO DOS SANTOS
2019, Qualificação de Mestrado A ESCOLA PELO OLHAR DE UMA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA, Lyanny Araújo Francês
2019, Qualificação de Mestrado A ESCOLA PELO OLHAR DE UMA CRIANCA COM DEFICIENCIA, LYANNY ARAUJO FRANCÊS
2019, Qualificação de Mestrado AVALIAÇÃO EDUCACIONAL ESPECIALIZADA: REFLEXÕES SOBRE OS RELATÓRIOS DO NAEE PARA O ENCAMINHAMENTO DE EDUCANDOS COM DEFICIÊNCIA AO AEE, Rosangela do Socorro Nascimento Oliveira
2019, Qualificação de Mestrado A PRATICA CURRICULAR DA PROFESSORA DE APOIO PEDAGOGICO NO PROCESSO DE INCLUSAO DE UMA CRIANCA COM TEA NA ESCOLA REGULAR: Perspectivas da inter-relacao Educacao Especial e Ensino Comum, MARIA MONICA FERREIRA MENDES
2019, Qualificação de Mestrado Avaliacao Educacional Especializada: reflexoes sobre os relatorios do NAEE para o encaminhamento de educandos com deficiencia ao AEE, ROSANGELA DO SOCORRO NASCIMENTO OLIVEIRA
2019, Qualificação de Mestrado AVALIAÇÃO EDUCACIONAL ESPECIALIZADA: REFLEXÕES SOBRE OS RELATÓRIOS DO NAEE PARA O ENCAMINHAMENTO DE EDUCANDOS COM DEFICIÊNCIA AO AEE, Rosângela do Socorro Nascimento Oliveira
2019, Dissertação de Mestrado O Financiamento da Educacao Infantil no Contexto do FUNDEB em Belem (PA) -2010 A 2015, ANDRÉA MÁRCIA MONTEIRO FERREIRA
2019, Dissertação de Mestrado O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO DO FUNDEB EM BELÉM (PA) - 2010 A 2015, Andreia Marcia Monteiro Ferreira
2019, Monografia de Graduação O TRABALHO PEDAGÓGICO NA SRM DA ESCOLA VILHENA ALVES, Valéria Augusta Araújo Costa
2019, Monografia de Graduação A AVALIAÇÃO DO PRIMEIRO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA REDE MUNICIPAL DE BELÉM-PA: UMA ANÁLISE NA AVALIAÇÃO ORIENTADA PELO PROJETO EXPERTISE EM ALFABETIZAÇÃO, Jacqueline Almeida da Silva
2018, Monografia de Graduação ATUAÇÃO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA JUNTO AOS PROFESSORES DO AMBIENTE DA ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) DA ESCOLA PRESIDENTE COSTA E SILVA, CLAUDETE SALES DA SILVA
2018, Monografia de Graduação ATUACAO DA COORDENACAO PEDAGOGICA JUNTO AOS PROFESSORES DA SALA DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) DA ESCOLA PRESIDENTE COSTA E SILVA, CLAUDETE SALES DA SILVA
2018, Monografia de Graduação MECANISMOS DE EXCLUSÃO/INCLUSÃO ESCOLAR - APONTAMENTOS E REFLEXÕES, Fernanda Tenório
2018, Dissertação de Mestrado O CURRICULO DE ESCOLARIZACAO DE ALUNOS COM TEA NO CICLO I DO ENSINO FUNDAMENTAL DA EMEIF ROTARY: PROBLEMATIZACOES SOBRE O CONTEUDO ESCOLAR, JESSICA FERREIRA NUNES
2018, Dissertação de Mestrado ADAPTAR, FLEXIBILIZAR OU DIFERENCIAR: PRÁTICAS CURRICULARES DO ENSINO FUNDAMENTAL EM CONTEXTOS DE INCLUSÃO ESCOLAR, Yasmin Ramos Pires
2018, Dissertação de Mestrado CURRÍCULO DA SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL: SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS EM SITUAÇÃO DE DEFICIÊNCIA DO CICLO I DA EMEIEF ROTARY BELÉM/PA, Daniele Cristina Salgado Garcia
2018, Dissertação de Mestrado O CURRICULO DA SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL: SUAS CONTRIBUICOES PARA PROCESSO DE ESCOLARIZACAO DE ALUNOS EM SITUACAO DE DEFICIENCIA DO CICLO I DA EMEIEF ROTARY-BELEM-PA, DANIELE CRISTINA SALGADO GARCIA
2018, Monografia de Graduação A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: VIOLÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS EM CAMPO DE ATUAÇÃO, MARCINEIDE SANTOS MACHADO
2018, Qualificação de Mestrado As dificuldades do ensino da matemática nos anos iniciais da educação básica, Francisca Missilene Muniz Magalhães
2018, Monografia de Graduação A PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: SER PROFESSORA DE BEBÊS, ADRIELY CRISTINA DA COSTA NEVES
2018, Monografia de Graduação A INTENCIONALIDADE PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE E DA ESCRITA COM CRIANÇAS ENTRE 4 E 5 ANOS, CLAUDOMIRA OLIVEIRA DO COUTO
2018, Monografia de Graduação Vivências no PIBID: uma análise reflexiva acerca da experiência no projeto interdisciplinar Bragança, Débora Brito Lima
2018, Qualificação de Mestrado O que nos revelam a producao academica de teses e dissertacoes sobre interdisciplinaridade e curriculo na Educacao Basica, no periodo de 2012 a 2016.
, NADIA DOS PASSOS SERIQUE
2018, Qualificação de Mestrado
A FORMACAO DE PROFESSORES PARA EDUCACAO BASICA: ENTRE A LEGISLACAO E A REPRESENTACAO DOS DISCENTES DOS CURSOS DE LINGUISTICA, LETRAS E ARTES, NA UFPA.
, MIRNA MONALIZA BRAGA SANTOS
2018, Qualificação de Mestrado FORMACAO INICIAL DE PROFESSORES NA UFPA: Representacoes sociais dos discentes das areas de Ciencias Biologicas, Ciencias da Saude, Ciencias Exatas e da Terra, e Ciencias Humanas., ERITA EVELIN DA SILVA SILVA
2018, Qualificação de Mestrado AVALIACAO DA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIENCIA NA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS, VANESSA QUEIROZ FERREIRA
2018, Qualificação de Mestrado TRAJETORIAS DE ESCOLARIZACAO DE JOVENS MILITANTES DO MOVIMENTO LGBT DE BELEM/PA, WELMA CRISTINA BARBOSA MAFRA
2018, Qualificação de Mestrado A Promocao da Aprendizagem Colaborativa no Ensino De Geografia Em Escolas De Ensino Medio No Municipio De Salinopolis - Para, ELIEZER ANDRADE DE ABREU
2018, Qualificação de Mestrado O FINANCIAMENTO DA EDUCACAO INFANTIL NO CONTEXTO DO FUNDEB EM BELEM - 2010 A 2015, ANDRÉA MÁRCIA MONTEIRO FERREIRA
2018, Dissertação de Mestrado A TRAJETORIA DE ESCOLARIZACAO DE UM ALUNO COM DEFICIENCIA INTELECTUAL: ENTRE OTIMISMOS E FRUSTRACOES, RENATA DA SILVA ANDRADE
2018, Dissertação de Mestrado A TRAJETÓRIA DE ESCOLARIZAÇÃO DE UM ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: ENTRE OTIMISMOS E FRUSTRAÇÕES, Renata da Silva Andrade Sobral
2018, Qualificação de Mestrado AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS, VANESSA QUEIROZ FERREIRA
2018, Dissertação de Mestrado O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO DO FUNDEB EM BELÉM - 2010 A 2015, ANDRÉA MONTEIRO FERREIRA
2018, Monografia de Graduação EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA EXPERIÊNCIA DE ARTE VISUAL NO MATERNAL, JÉSSICA REIS SANTOS
2018, Monografia de Graduação A CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: OS DESAFIOS DA INCLUSÃO, ALINE SANTANA FARIAS
2017, Monografia de Graduação O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA A CRIANÇA AUTISTA E SINDROME DE DOWN: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA, EDIENY GALVÃO PINTO
2017, Monografia de Graduação Atendimento educacional especializado na sala de recursos multifuncionais da Escola Municipal Rotary, Raissa Carvalho Diniz
2017, Monografia de Graduação POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS PARA A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TEA, SABRINA MONTEIRO COELHO
2017, Monografia de Graduação REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL COMO ESPAÇO PRIVILEGIADO PARA A INCLUSÃO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA, NIDIANE CRISTINA DA SILVA LÚCIO
2017, Monografia de Graduação A CRIANCA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCACAO INFANTIL: OS DESAFIOS DA INCLUSAO, ALINE SANTANA FARIAS
2017, Monografia de Graduação MÚSICA E EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ABORDAGEM SEGUNDO A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL, NATHALIA MARIA PEREIRA DE ALMEIDA
2017, Monografia de Graduação INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, RAQUEL DA POÇA ROCHA
2017, Qualificação de Mestrado AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA ESCOLA DE MÚSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ: QUAIS SEUS FUNDAMENTOS?, ROSEANE SOUSA OLIVEIRA
2017, Qualificação de Mestrado As Práticas Pedagógicas da Educação Profissional na Escola de Música da Universidade Federal do Pará: Quais seus fundamentos?, ROSEANE SOUSA OLIVEIRA
2017, Monografia de Graduação INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, BRENDA MENDONÇA MENDES
2017, Monografia de Graduação O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO ALUNO COM TEA E ALGUMA POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO PEGAGOGICA, ANDREA CRISTINA BATISTA DE OLIVEIRA
2017, Monografia de Graduação MAPA DA POLITICA EDUCACIONAL BRASILEIRA PARA A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, SAMILY CARDOSO SA
2017, Monografia de Graduação O ENSINO DE CRIANÇAS COM TEA A PARTIR DE ESTÍMULOS SENSORIAIS EM PRÁTICAS INCLUSIVAS, THÁSSIO RODRIGO TEIXEIRA DOS SANTOS
2017, Monografia de Graduação Linguagem Musical na Educação Infantil, Josilene Louzada Melo
2017, Qualificação de Mestrado OS CONTEÚDOS ESCOLARES QUE CONSTITUEM O CURRÍCULO DOS ALUNOS COM TEA NO CICLO I DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA EMEIF ROTARY, JÉSSICA FERREIRA NUNES
2017, Monografia de Graduação LINGUAGEM MUSICAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL, Josilene Louzada Melo
2017, Qualificação de Mestrado A Trajetória de Escolarização de Aluno com Deficiência Intelectual: Uma História Singular na Educação Básica., Renata da Silva Andrade Sobral
2017, Qualificação de Mestrado AS PRATICAS PEDAGOGICAS DA EDUCACAO PROFISSIONAL NA ESCOLA DE MUSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA (EMUFPA) NO CURSO TECNICO EM CANTO., ROSEANE SOUSA OLIVEIRA
2017, Qualificação de Mestrado As Contribuições da Sala de Recursos Multifuncionais para o Processo de Escolarização de Alunos em Situação de Deficiência, Daniele Cristina Salgado Garcia
2017, Dissertação de Mestrado A TRAJETORIA DE ESCOLARIZACAO DE UM ALUNO COM DEFICIENCIA INTELECTUAL: ENTRE OTIMISMOS E FRUSTRACOES, RENATA DA SILVA ANDRADE
2017, Qualificação de Mestrado A TRAJETORIA DE ESCOLARIZACAO DE UM ALUNO COM DEFICIENCIA INTELECTUAL: UMA HISTORIA SINGULAR NA EDUCACAO BASICA., RENATA DA SILVA ANDRADE
2017, Qualificação de Mestrado OS CONTEUDOS ESCOLARES QUE CONSTITUEM O CURRICULO DOS ALUNOS COM TEA NO CICLO I DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA EMEIF ROTARY, JESSICA FERREIRA NUNES
2017, Qualificação de Mestrado O CURRICULO DA SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL: SUAS CONTRIBUICOES PARA PROCESSO DE ESCOLARIZACAO DE ALUNOS EM SITUACAO DE DEFICIENCIA DO CICLO I DA EMEIEF ROTARY-BELEM-PA, DANIELE CRISTINA SALGADO GARCIA
2017, Qualificação de Mestrado O CURRICULO DA SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL: SUAS CONTRIBUICOES PARA PROCESSO DE ESCOLARIZACAO DE ALUNOS EM SITUACAO DE DEFICIENCIA DO CICLO I DA EMEIEF ROTARY-BELEM-PA, DANIELE CRISTINA SALGADO GARCIA
2017, Qualificação de Mestrado Os Conteúdos Escolares que Constituem o Currículo dos Alunos com TEA no Ciclo I dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da EMEIF Rotary, Jéssica Ferreira Nunes
2016, Monografia de Graduação A APLICABILIDADE DE LIBRAS NA EDUCAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA VISÃO DE PROFESSORES, ANTONIA VALDILENE DOS SANTOS CUNHA
2016, Monografia de Graduação AS INTELIGÊNCIAS MÚTIPLAS: UMA REFLEXÃO DA PRÁTICA DOCENTE NO MUNICÍPIO DE BRAGANÇA/PA, VINICIUS LEITE ALCÂNTARA
2016, Monografia de Graduação A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM ESTUDO AUTO-BIOGRÁFICO SOBRE O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE UM ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA VISUAL,
2016, Monografia de Graduação ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO JUNTO A UMA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE BRAGANÇA/PA-APONTAMENTOS E REFLEXÕES, SYLMARA KARINA SILVA SOUSA
2016, Monografia de Graduação POSSIBILIDADES DE ENSINO DOS CONTEÚDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL, JAKELINE LINS DA SILVA
2016, Monografia de Graduação RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA: ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DE APROXIMAÇÃO PROPOSTAS PELO PIBID NA ESCOLA JÚLIA GUADROS, JOANDRA MARIANNE SILVA FERREIRA
2016, Monografia de Especialização UMA ANALISE DA ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO POTENCIALIZADOR NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA EM UMA ESCOLA DE AUGUSTO CORRÊA, JOANA PATRICIA PEREIRA GOMES
2016, Monografia de Especialização FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA REDE DE ENSINO DE BRAGANÇA-PA: NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, PATRíCIA CORRÊA DO ROSÁRIO
2016, Monografia de Especialização PRATICAS PEDAGOGICAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO: ALGUMAS POSSIBILIDADES, MARCILENE BATISTA DE ALMEIDA
2016, Monografia de Graduação METODO TEACCH: ALGUNS APONTAMENTOS PARA A INTERVENÇÃO COM PESSOAS AUTISTAS, EMANUELA SANTOS DOS SANTOS
2016, Monografia de Especialização SENTIDOS E SIGNIFICADOS DA AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANALISE JUNTO AS PROFESSORAS DE UMA ESCOLA PUBLICA DE BRAGANÇA, KARINA LOPES DINIZ
2016, Monografia de Graduação A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRASTORNO AUTISTA NA SALA REGULAR DE UMA ESCOLA PUBLICA DO MUNICIPIO DE ANANINDEUA, HELLEN CRISTINA OLIMPIA DE OLIVEIRA
2016, Monografia de Especialização Sentidos e Significados da Avaliação na Educação Infantil: uma análise junto às professoras de uma escola pública de Bragança, Karina Lopes Diniz
2016, Monografia de Especialização A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NUMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE AUGUSTO CORRÊA, EDILENE DO SOCORRO DA CUNHA AMORIM
2016, Monografia de Especialização Avaliação da Aprendizagem na Educação Infantil, MARIA DE NAZARÉ REIS DO NASCIMENTO
2016, Monografia de Graduação A LITERATURA INFANTIL E A CONTAÇÃO DE HISTORIA: POSSIBILIDADES DO DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE, DA ESCRITA E DO ENCANTAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, LUANA SILVA MOURA
2016, Monografia de Graduação A literatura infantil e a contação de hisórias: possibilidades do desenvolvimento da oralidade, da escrita e do encantamento na educação infantil, LUANA SILVA MOURA
2016, Monografia de Especialização EDUCAÇÃO INFANTIL E INCLUSÃO: UMA ANALISE DA FALA DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA SOBRE SUA VIVÊNCIA NA ESCOLA, KASSIA PRISCILA DA SILVA LIMA
2016, Monografia de Graduação A APLICABILIDADE DE LIBRAS NA EDUCAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA VISÃO DE PROFESSORES, ANTÔNIA VALDILENE DOS SANTOS CUNHA
2016, Monografia de Especialização AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL, MARIA DE NAZARE REIS DO NASCIMENTO
2016, Monografia de Especialização A Percepção de Professores da Educação Infantil sobre a Inclusão de Crianças com Deficiência numa Escola da Rede Municipal de Augusto Corrêa, EDILENE DO SOCORRO DA CUNHA AMORIM
2016, Monografia de Graduação A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS RELATÓRIOS DE ESTÁGIO, RAQUEL MARIA DA SILVA GOMES
2016, Monografia de Graduação A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ANOS INICIAIS: INTERVENÇÃO NA ESCOLA AUGUSTO MEIRA FILHO, JÉSSICA DIAS LAMEIRA
2016, Qualificação de Mestrado ADAPTAÇÕES CURRICULARES E A INCLUSÃO EDUCACIONAL DA PESSOA EM SITUAÇÃO DE DEFICIÊNCIA: UM OLHAR SOBRE ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE BELÉM/PA, Hulda Iza Gonçalves de Paula
2016, Monografia de Graduação A INSERCAO DE LIBRAS NA EDUCACAO DE ALUNOS COM DEFICIENCIA AUDITIVA: UMA ANALISE A PARTIR DA VISAO DE PROFESSORES, ANTONIA VALDILENE DOS SANTOS CUNHA
2016, Monografia de Graduação AS INTELIGENCIAS MULTIPLAS: UMA REFLEXAO DA PRATICA DOCENTE NO MUNICIPIO DE BRAGANCA (PA), VINICIUS LEITE ALCANTARA
2015, Monografia de Graduação ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, SILVANA BARROS NASCIMENTO
2015, Monografia de Especialização Coordenação Pedagógica: reflexões sobre as contribuições no processo formativo de um professora da educação infantil, Cristiane Pereira Coelho
2015, Monografia de Especialização O gestor escolar e a mediação na atuação da equipe de apoio na educação cuidado das crianças da UMEI arco Iris, Janilce Nunes de Carvalho
2015, Monografia de Especialização Aprendizagens construídas na sala do maternal: uma experiência com a organização do espaço, Nalucia Estumano Barbosa
2015, Monografia de Graduação A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSOR PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO, Antonio Maria Brito de Espindola
2015, Monografia de Graduação A INCLUSÃO ESCOLAR DE UM ADULTO SURDO: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO, JAIME SALES RODRIGUES
2015, Monografia de Graduação A INCLUSÃO DE UM ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO PROFESSOR ANTÔNIO GODIM LINS, SIBELE TAYNÁ COELHO LIMA
2015, Monografia de Especialização a mediação do coordenador pedagógico no planejamento dos professores da EMEI "Mundo Encantado": reflexões sobre a prática, Francisca Gomes da Silva
2015, Monografia de Especialização Planejamento e organização do espaço na Educação Infantil, Sulivana do Socorro Costa Vinhas
2015, Monografia de Especialização O olhar do gestor escolar na perspectiva de transformação dos espaços externos na educação infantil, Elaine Cristina Silva dos Santos
2015, Monografia de Especialização A constituição da minha identidade profissional como coordenador na educação infantil: fazer e saber, Roselene Cristina Medeiros Costa
2015, Monografia de Especialização A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E O PLANEJAMENTO EDUCACIONAL, DINAIR GONÇALVES DA SILVA
2015, Monografia de Especialização A prática pedagógica da professora em busca da identidade na educação infantil em Marabá, Ana Cristina de Souza Freitas
2015, Monografia de Especialização ENFRENTAMENTO À HOMOFOBIA NO ESPAÇO ESCOLAR: FORMAÇÃO PARA PROFESSORES SOBRE AS QUESTÕES RELACIONADAS AO SEXO E A SEXUALIDADE, MARCILÉIA DO CARMO SILVA COSTA
2015, Monografia de Graduação A IMPORTANCIA DA BRINQUEDOTECA PARA A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO, DANÚBIA RAMOS TEIXEIRA
2015, Monografia de Graduação A INCLUSÃO DE UM ALUNO COM TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO PROFESSOR ANTÔNIO GODIM LINS, SIBELE TAYNÁ COELHO LIMA
2015, Monografia de Especialização A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E O PLANEJAMENTO EDUCACIONAL, DINAIR GONÇALVES DA SILVA
2015, Monografia de Especialização Da significância a ressignificação da prática docente na Associação Educacional Pinguinho de Gente em Tucuruí/PA: Desafios da coordenadora pedagógica frente a formação de professores da Creche e Pré-Escola, Cássia Regina Lima Macena
2015, Monografia de Especialização ABUSO SEXUAL: O PAPEL DOS DOCENTES DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PROFA. ANTÔNIA PAES DA SILVA NA PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES, Vanessa Cristine Souza de Sousa
2015, Monografia de Graduação UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE O USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA COM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, DEISE CARLA DA CRUZ TEIXEIRA
2015, Monografia de Graduação O BRINCAR DE FAZ DE CONTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, O BRINCAR DE FAZ DE CONTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
2015, Monografia de Especialização Os desafios do coordenador pedagógico na formação contínua de professores no município de Tucuruí, Gisele Ribeiro Licá Fortunato
2015, Monografia de Especialização Literatura infantil e as experiências significativas na pré-escola, Sônia Lúcia Pinto Cordovil
2015, Monografia de Graduação EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, FIAMMA JORDANA SANTOS A SILVA
2015, Monografia de Especialização Práticas de contação de história: contribuições no desenvolvimento das interações e aprendizagens, Rosineide de Oliveira Souza
2015, Monografia de Especialização O professor da pré-escola e o trabalho com a literatura infantil, Guaraci dos Santos Abreu Rocha
2015, Monografia de Graduação A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSOR PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO, LUCINEIDE DE JESUS LEITÃO FONSECA
2015, Monografia de Graduação ADAPTAÇÕES CURRICULARES DE PEQUENO PORTE PARA ALUNOS SURDOS NO ENSINO REGULAR: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO, ELNA MARIA DE LOUREIRO PIMENTEL
2015, Monografia de Especialização PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA ESTADUAL RAMIRO OLAVO RIBEIRO DE CASTRO - ANANINDEUA/PA, NAYARA CHAVES DE LIMA
2015, Monografia de Especialização ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA INSTITUIÇÃO PRIVADA DE ENSINO SOCIEDADE CIVIL INTEGRADA MADRE CELESTE NO DISTRITO DE ICOARACI - BELÉM/PA, MARÍLIA DE FÁTIMA PANTOJA DA CRUZ
2015, Monografia de Graduação ADAPTAÇÕES CURRICULARES DE GRANDE PORTE: um estudo de caso na escola estadual de ensino médio Professor Antônio Godim Lins, Jessica Ferreira Nunes
2015, Monografia de Especialização AÇÕES DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL VOLTADAS ÀS ADOLESCENTES PRIVADAS DE LIBERDADES DO CENTRO SOCIOEDUCATIVO FEMININO - CESEF DO ESTADO DO PARÁ, PRISCILA DA SILVA FONSECA
2015, Monografia de Graduação ADAPTAÇÕES CURRICULARES DE PEQUENO PORTE PARA ALUNOS SURDOS NO ENSINO REGULAR: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO, ELNA MARIA DE LOUREIRO PIMENTEL
2015, Monografia de Especialização A importância da contação de história na Educação Infantil, Célia Aparecida Chaves Boscaini
2015, Monografia de Graduação APRENDER BRINCANDO: O BRINCAR NA PERSPECTIVA DA CRIANCA DE 4 A 5 ANOS DA E.M.E.I. F JOSEFA ALVAO EM BRAGANCA-PARA, MARIELZA FERREIRA GONCALVES
2015, Monografia de Graduação O BRINCAR DE FAZ DE CONTA NA EDUCACAO INFANTIL, DAYANE DA CUNHA QUADROS
2014, Monografia de Graduação O lugar da brincadeira na escola de educação infantil Graziela Farias, Alaide Barbosa da Silva
2014, Monografia de Graduação O uso das práticas lúdicas para o desenvolvimento da escrita pelos professores do 1º ano do ensino fundamental da escola Cristiano José de Medeiros Rosa - Bragança/ PA, Antônia Chaves Gomes
2014, Monografia de Especialização UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPA, CAMPUS DE BRAGANÇA, Maria Beatriz da Silva Costa
2014, Monografia de Graduação O uso dos jogos educativos na educação infantil da Escola Municipal Gerson Alves Quimarães, Bragança/ PA, Laide Texeira de Oliveira
2014, Monografia de Graduação A IMPORTANCIA DO LUDICO NA CONSTRUCAO DO CONHECIMENTO DA EDUCACAO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NA ESCOLA ESTADUAL FUNDAMENTAL E MEDIO PADRE ANTONIO VIEIRA OUREM PA, RAIMUNDA IRACELI DA SILVA ANDRADE
2014, Monografia de Graduação ESTRATEGIAS PARA ESCRITA: Desafios e Possibilidades, MARIA CARMELITA CORREA DA SILVA
2014, Monografia de Graduação A ARTE DOS SONS: MUSICA COMO INSTRUMENTO DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO APRENDIZAGEM NA ESCOLA SAO MIGUEL, SUZARA DE OLIVEIRA ROSARIO
2014, Monografia de Graduação DIFICULDADES DE ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE CASO NA E.M.E.F. FRANCISCO NASCIMENTO - MUNICIPIO DE TRACUATEUA/PA., MARIA DE NAZARE AVIZ DIAS REIS
2014, Monografia de Graduação A valorização dos hábitos culturais por meio de ações educativas nos anos iniciais na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental de Itabocal, Carlos Ronaldo de Jesus
2014, Monografia de Graduação O Lúdico no 1º ano do Ensino Fundamental da Escola Cristiano José de Medeiros Rosa - Bragança/ PA, Analice de Oliveira Viera
2014, Monografia de Especialização A docência na educação infantil: minha constituição como professora de bebês, Maria Paula Ferreira Maia
2014, Monografia de Especialização A PRÁTICA EDUCATIVA DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO - MUNICÍPIO DE TRACUATEUA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO - MUNICÍPIO DE TRACUATEUA-PARÁ, Simone Jalvene Santana
2014, Monografia de Graduação O processo ensino aprendizagem do aluno surdo da escola "Fernandes Belo", Viseu/PA, Edileuza Barbosa dos Remédios
2014, Monografia de Graduação ESTRATÉGIAS PARA ESCRITA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES, MARIA CARMELITA CORREA DA SILVA
2014, Monografia de Especialização A ORGANIZAÇÃO ESPAÇO E TEMPO NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL, HEVELLIN TAYANE SOARES SANTOS
2013, Monografia de Graduação FORMACAO CONTINUADA DE PROFESSORES: O PROJETO QUALIFICAR PARA INOVAR, SUAS ACOES DE FORMACAO CONTINUADA E SUA REPERCUSSAO NA PRATICA PEDAGOGICA DOS PROFESSORES PARTICIPANTES, ANTONIO MARIA BRITO DE ESPINDOLA
2013, Monografia de Graduação FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: O PROJETO QUALIFICAR PARA INOVAR, SUAS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA E SUA REPERCUSSÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES PARTICIPANTES, Antonio Maria Brito de Espindola
2013, Monografia de Graduação DIFICULDADE DE ESCRITA NOS TEXTOS DE ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS, MARIA ELIETE OLIVEIRA DA SILVA
2013, Monografia de Graduação AS POLITICAS ECUCACIONAIS DA EJA VERSUS O PERFIL SOCIOECONOMICO DOS ALUNOS DA EJA NAS ESCOLAS PUBLICAS DO MUNICIPIO DE BRAGANCA-PARA, RONALDO SERGIO SANTIAGO BELEM
2013, Monografia de Graduação A HISTORIA DA EDUCACAO & AS POLITICAS PUBLICAS INTEGRADAS AOS PROGRAMAS DE EDUCACAO NO MUNICIPIO DE BRAGANCA - PARA., EDNA REINALDO DA SILVA
2012, Monografia de Graduação O PERFIL DA GESTAO ESCOLAR: UM ESTUDO CARTOGRAFICO NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR JORGE DANIEL RAMOS-BRAGANCA, PARA, EVELEN SUZANE ALMEIDA CUNHA
2012, Monografia de Graduação ANALISE DE NECESSIDADES DE FORMACAO CONTINUADA DE PROFESSORES DE SERIES INICIAISDO ENSINO FUNDAMENTAL NA REDE PUBLICA MUNICIPAL DE BRAGANCA, PAULO TARCISIO DA SILVA PINHEIRO
2012, Monografia de Graduação GESTAO DOS ESPACOS PEDAGOGICOS DA ESCOLA: UM ESTUDO NA ESCOLA JORGE DANIEL DE SOUZA RAMOS, CAROL ELIZABETH MENDES RODRIGUES
Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de
Períodicos (10)
2018,Consultor ad hoc de anais de evento, Braga/Portugal, Internacional, on line
2018,Editor de Periodicos, Jornais e Similares, rio de janeiro, Nacional, Revista (impressa e on-line) - Editor Associado
2017,Consultor ad hoc de revista científica, rio de Janeiro, Nacional, Revista on-line
2016,Consultor ad hoc de revista científica, Brasília, Nacional, Revista on-line
2016,Consultor ad hoc de anais de evento, Braga/Pt, Internacional, on-line
2016,Conferencista Convidado, Braga/Pt, Internacional, I Seminário Currículo, Inclusão e Educação Escolar
2016,Membro da Comissões Organizadora, Braga/Pt, Internacional, on-line
2015,Outra, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - CAMPUS XV VALENÇA, Nacional, Congresso
2015,Membro da Comissões Organizadora, UFPA, Nacional, Congresso
2013,Membro da Comissões Organizadora, UFPA, Nacional, Congresso
Participação em Sociedades Científicas e Culturais (2)
2019, Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, Socio Efetivo
2019, Associação Nacional de Pesquisadores em Educação- Anped, Socio Efetivo
Participação em Colegiados e Comissões (4)
Colegiado do Program de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Comissão do Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica, Presidente, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Comissão do Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Educação Básica, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Trabalho de Fim de Curso(68)
O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA ALUNA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL DA ESCOLA MUNICIPAL MANOEL SADY, ELISANDRA DOS SANTOS SOARES ,
07/2014
A ESCOLA MULTISSERIADA E A INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA, MILENA DAYSE PEREIRA DA SILVA ,
01/2015
PRÁTICAS CURRICULARES EM SEU CONTEXTO DE PRODUÇÃO: O QUE ELAS NOS REVELAM, MARCILENE BATISTA DE ALMEIDA ,
01/2015
INCLUSÃO DO DEPENDENTE QUÍMICO NO ATUAL CONTEXTO EDUCACIONAL DE UMA ESCOLA DO MUNÍCIPIO DE BRAGANÇA - PARÁ, ELIDA CARMEM DE NAZARE C DE M DOS SANTOS ,
01/2015
A ACESSIBILIDADE NO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA PELO OLHAR DOS ALUNOS EM SITUAÇÃO DE DEFICIÊNCIA, TAMIRES DE SOUZA MONTEIRO ,
01/2015
ENTRE O REAL E O IDEAL A ACESSIBILIDADE ARQUITETÔNICA NAS ESCOLAS DE BRAGANÇA, KASSIA PRISCILA DA SILVA LIMA ,
01/2015
DA INTEGRAÇÃO À INCLUSÃO: AS FACES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL, LUIS CARLOS DA SILVA SANTOS ,
01/2015
A SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS EM UMA ESCOLA DE AUGUSTO CORRÊA QUE PERSPECTIVAS DE ATENDIMENTO?, JOANA PATRICIA PEREIRA GOMES ,
01/2015
A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA PROFESSORA DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL JUNTO AO ALUNO SURDOCEGO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE AUGUSTO CORREA-PA, CAMILA SILVANA FARIAS DA SILVA LOPES ,
01/2015
UM ESTUDO DE CASO SOBRE A INCLUSÃO DE UM ALUNO CEGO EM UM CURSO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE NA ESCOLA SENAI DE BRAGANÇA-PA NO ANO DE 2014, JAIRO MESSIAS MACIAS SIQUEIRA ,
01/2015
ANÁLISE SOBRE PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA: ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE O PDI DE BRAGANÇA , LARISSA SANTANA MOTA ,
03/2015
ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO JUNTO A UMA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOW EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE BRAGANÇA/PA - APONTAMENTOS E REFLEXÕES, SYLMARA KARINA SILVA SOUSA ,
01/2016
RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA: ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DE APROXIMAÇÃO PROPOSTAS PELO PIBID NA ESCOLA JÚLIA QUADROS PEINADO, BRAGANÇA - PA, JOANDRA MARIANNE SILVA FERREIRA ,
01/2016
A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS RELATÓRIOS DE ESTÁGIO, RAQUEL MARIA DA SILVA GOMES ,
01/2016
A PERCEPÇÃO DE ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE UM PROFESSOR COM DEFICIÊNCIA VISUAL ENTRE (DES)CONFIANÇAS, SHISNAIRA CRUZ DE SOUZA ,
01/2016
A POLÍTICA CURRICULAR NO CONTEXTO DA INCLUSÃO DE ALUNOS EM SITUAÇÃO DE DEFICIÊNCIA: ALGUNS APONTAMENTOS, CAROLINE BRITO PADILHA ,
01/2016
INDICADORES DE AÇÃO DE IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO NO MUNICÍPIO DE AUGUSTO CORRÊA - PA, NAGILA DE OLIVEIRA ALMEIDA ,
01/2016
AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS NO PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA POR UMA ALUNA SURDA USUÁRIA DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS., KEILA DE PAULA FERNANDES DE QUADROS ,
01/2016
POSSIBILIDADES DE ENSINO DOS CONTEÚDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL, JAKELINE LINS DA SILVA ,
01/2016
O MÉTODO TEACCH: ALGUNS APONTAMENTOS PARA INTERVENÇÃO COM PESSOAS AUTISTAS, EMANUELA SANTOS DOS SANTOS ,
06/2016
EXPERIÊNCIA NO PIBID: UMA ANÁLISE REFLEXIVA SOBRE A PRÁTICA COM UMA CRIANÇA AUTISTA NA ESCOLA BRAGANÇA, DORILENE DA SILVA GUIMARAES ,
09/2016
TRAJETÓRIA DE APRENDIZAGEM DE UMA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA SALA REGULAR, GEISE FERNANDA MATOS SOEIRO ,
09/2016
PERCEPÇÕES SOBRE SI E SOBRE A ESCOLA: O QUE DIZEM OS ALUNOS EM SITUAÇÃO DE DEFICIÊNCIA?, JONATAS AUGUSTO DA SILVA RAMOS ,
09/2016
INCLUSÃO E AVALIAÇÃO: ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES DE UMA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO INCLUSIVA NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE UM ALUNO COM EM SITUAÇÃO DE DEFICIÊNCIA, GLEIDISTON WALLEN MOURA DA SILVA ,
09/2016
AS PRÁTICAS CURRICULARES DE PROFESSORES DA SRM DE UMA ESCOLA MUNICIPAL EM BRAGANÇA/PA: ALGUNS CONDICIONANTES, ELLEM SUSANA RABELO DO NASCIMENTO ,
09/2016
A Educação para pessoas com deficiência: que aspectos reverberam no modelo da Inclusão?, GISELLY PEREIRA RIBEIRO ,
11/2016
A inclusão de uma aluna surda na escola regular no olhar de um professor de Ciências, BRENDA ARYANNE DAMASCENO MONTEIRO ,
02/2017
MAPA DA POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA PARA A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
, SAMILY CARDOSO SA ,
04/2017
POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA PARA A INCLUSÃO DE UMA ALUNA SURDA DO 7º ANO EM UMA ESCOLA DE ENSINO REGULAR , ANTONIA DA CONCEICAO COSTA FARIAS ,
04/2017
Educação Infantil e Inclusão: uma análise da fala das crianças com deficiência sobre sua vivência na escola, KASSIA PRISCILA DA SILVA LIMA ,
11/2016
O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA UMA CRIANÇA AUTISTA E SÍNDROME DE DOWN: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA , EDIENY GALVAO PINTO ,
06/2017
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO: ALGUMAS POSSIBILIDADES, MARCILENE BATISTA DE ALMEIDA ,
11/2016
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA REDE DE ENSINO DE BRAGANÇA-PA: NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, PATRICIA CORREA DO ROSARIO ,
11/2016
UMA ANALISE DA ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO POTENCIALIZOR NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA EM UMA ESCOLA DE AUGUSTO CORRÊA, JOANA PATRICIA PEREIRA GOMES ,
11/2016
Educação Inclusiva: alguns apontamentos, FERNANDA LARISSA OLIVEIRA TENORIO ,
01/2017
REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL COMO ESPAÇO PRIVILEGIADO PARA A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA , NIDIANE CRISTINA DA SILVA LUCIO ,
10/2017
POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS PARA A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TEA, SABRINA MONTEIRO COELHO ,
10/2017
PRAXEOLOGIAS MATEMÁTICAS: A PRÁTICA DIANTE DA INCLUSÃO DO ALUNO SURDO, JESSICA BRENDA BRITO GOMES ,
02/2017
O ENSINO DE CRIANÇAS COM TEA A PARTIR DE ESTÍMULOS SENSORIAIS EM PRÁTICAS INCLUSIVAS, THASSIO RODRIGO TEIXEIRA DOS SANTOS ,
02/2017
O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO ALUNO COM TEA E ALGUMAS POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA, ANDREIA CRISTINA BATISTA DE OLIVEIRA ,
02/2017
Avaliação da Aprendizagem no contexto do Projeto Expertise na Rede Municipal de Belém-PA , JACQUELINE ALMEIDA DA SILVA ,
02/2018
O trabalho pedagógico na SRM da Escola Vilhena Alves, WALERIA AUGUSTA ARAUJO COSTA ,
02/2018
Currículo e Inclusão: o conhecimento escolar para alunos com deficiência nos anos iniciais , KELLY PAIXAO DE CASTRO ,
02/2018
Avaliação da Aprendizagem: estudo de caso numa escola municipal de Ananindeua, PRISCILA DE LIMA SANTANA ,
02/2018
VIVÊNCIAS NO PIBID: ANÁLISE REFLEXIVA ACERCA DA EXPERIÊNCIA NO PROJETO INTERDISCIPLINAR EM BRAGANÇA-PA, DEBORA BRITO LIMA ,
03/2018
MECANISMOS DE EXCLUSÃO/INCLUSÃO ESCOLAR APONTAMENTOS E REFLEXÕES, FERNANDA LARISSA OLIVEIRA TENORIO ,
12/2018
A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO 4º ANO DOS ANOS INICIAIS: Um estudo de caso na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Helena, PRISCILA DE LIMA SANTANA ,
01/2019
A AVALIAÇÃO NO PRIMEIRO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BELÉM/PA: uma análise da avaliação orientada pelo Projeto Expertise em Alfabetização, JACQUELINE ALMEIDA DA SILVA ,
01/2019
O TRABALHO PEDAGÓGICO NA SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL DA ESCOLA VILHENA ALVES, WALERIA AUGUSTA ARAUJO COSTA ,
01/2019
O conteúdos escolares para a escolarização de alunos com deficiência intelectual matriculados nos anos iniciais de ensino fundamental de uma escola municipal de Belém/PA, KELLY PAIXAO DE CASTRO ,
07/2019
O ensino de ciências para alunos cegos, RUTH RAFAELA DA SILVA HOLANDA ,
08/2019
Escolarização de alunos com deficiência intelectual: problematizações sobre
o currículo de uma escola pública da rede municipal de Belém/PA, JULIA GUIMARAES MEDEIROS ,
07/2022
o atendimento educacional especializado: problematizações sobre a oferta em sala de recursos multifuncionais., EMANUELLE MARTINS DA SILVA ,
12/2019
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA : A VISÃO DOS CONCLUINTES DA UFPA, RUTH RAFAELA DA SILVA HOLANDA ,
03/2020
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: UMA PROPOSTA DE RESGATE DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO EM UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE ANANINDEUA - PARÁ, ALINE BAIA DOS SANTOS ,
01/2020
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: UMA PROPOSTA DE RESGATE DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO EM UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE ANANINDEUA - PARÁ, GLEYCE DOS SANTOS LIMA ,
01/2020
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICAS- RACIAIS NO PROJETO POLÍTICO - PEDAGOGICO DA ESCOLA ESTADUAL ENSINO FUNDAMENTAL SÃO PIO X
, FABIANA REGINA SALDANHA ,
02/2020
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICAS- RACIAIS NO PROJETO POLÍTICO - PEDAGOGICO DA ESCOLA ESTADUAL ENSINO FUNDAMENTAL SÃO PIO X , MICHAEL AZEVEDO VAZ ,
03/2020
O CURRÍCULO PARA A ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: APONTAMENTOS SOBRE OS CONTEÚDOS ESCOLARES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE BELÉM DO PARÁ, BIANCA MORAIS CARNEIRO ,
03/2021
ACESSIBILIDADE CURRICULAR PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: O TRABALHO COLABORATIVO ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA COMO ESTRATÉGIA DE INCLUSÃO ESCOLAR, MARIA EDUARDA DOS SANTOS RODRIGUES DO NASCIMENTO ,
07/2022
Enfoques curriculares nos processos de escolarização de Alunos com TEA: um estado do conhecimento, MARIA GESIKELLE FIRMINO ,
12/2021
As condições pedagógico-curriculares para a oferta do AEE em SRM da Rede Municipal de Ensino de Belém a partir do olhar do professor especializado, JULIA GUIMARAES MEDEIROS ,
10/2021
Rastros da diversidade no Documento Curricular do Estado do Pará para a Educação Infantil e Ensino Fundamental: implicações para o pensar sobre o
currículo., CINTIA WANILY OLIVEIRA MENDES SANTANA ,
12/2021
O ESTADO DO CONHECIMENTO DAS PRODUÇÕES EM TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TEA NA ESCOLA REGULAR PERÍODO 2010 A 2020, MARIA EDUARDA DOS SANTOS RODRIGUES DO NASCIMENTO ,
02/2022
UM ESTUDO SOBRE AS ESCOLHAS CURRICULARES PARA O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM TEA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE BELÉM, JAQUELINE DA SILVA BRITO ,
02/2022
O lugar da educação especial nos cursos de Pedagogia da UFPA, JULIANE ARAUJO NASCIMENTO ,
07/2022
O estado do conhecimento sobre o tema Atendimento Educacional Especializado em Sala de Recursos Multifuncionais nas teses e dissertações disponíveis no portal da Capes no período de 2010 a 2020.
, LUCIANA ARAUJO DOS SANTOS ,
07/2022
As condições pedagógico-curriculares de funcionamento das SRM da rede municipal de Belém , LUCIANA ARAUJO DOS SANTOS ,
05/2023
Orientações de Pós-Graduação (27)
Doutorado, LYANNY ARAUJO FRANCÊS, 04/2024
- ,
Orientação em Andamento