hellen do socorro de araujo silva

ICED - INSTITUTO DE CIENCIAS DA EDUCACAO

Produção Intelectual

Artigos (17)

  • 2022, Hellen do Socorro de Araújo Silva, SABOIA, TIAGO CORREA , Ciências da Natureza e Educação do Campo: reflexões formativas no âmbito do Programa -Escola da terra- da Amazônia Paraense, ISSN: 25254863
  • 2022, CLEICIANE DO ROSÁRIO MORAES SOUZA, Hellen do Socorro de Araújo Silva, Tiago Corrêa Sabóia , O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA PROPOSTA CONTRA-HEGEMÔNICA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO, ISSN: 19818416
  • 2022, Salomão Antônio Mufarrej Hage, Hellen do Socorro de Araújo Silva, Iranete Maria da Silva Lima, Dileno Dustan Lucas de Souza , Políticas de educação do campo em um cenário de desmonte das conquistas dos movimentos sociais, ISSN: 21766673
  • 2022, LOPES JÚNIOR, MANOEL LEÃO, QUARESMA, SOLANGE BARBOSA, Hellen do Socorro de Araújo Silva, MONTEIRO, GABRIEL DANTE DA SILVA, ARAÚJO, RAILDA NEYVA MOREIRA, SANTOS, LOURIVALDO DA SILVA , A química na educação inclusiva e seus desafios na escola do campo no município de Igarapé Miri, ISSN: 25954520
  • 2021, Salomão Antônio Mufarrej Hage, Oscar Ferreira Barros, Hellen do Socorro de Araújo Silva , TERRITÓRIOS DO CURRÍCULO POR ÁREAS DE CONHECIMENTO NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO, ISSN: 19846576
  • 2021, Hellen do Socorro de Araújo Silva, lLuís Carlos Santos Lopes , PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS NA ESCOLA MULTISSERIADA RIBEIRINHA DA AMAZÔNIA PARAENSE, ISSN: 21791309
  • 2021, HAGE, SALOMÃO MUFARREJ, Hellen do Socorro de Araújo Silva, FREITAS, MARIA NATALINA MENDES , Escola pública do campo no contexto das políticas educacionais, ISSN: 23580194
  • 2020, SILVA, MARIA DIVANETE SOUSA DA, HAGE, SALOMAO ANTONIO MUFARREJ, Hellen do Socorro de Araújo Silva , Educação superior no campo: universidade e movimentos sociais em diálogo na formação de educadoras e educadores, ISSN: 25254863
  • 2020, Hellen do Socorro de Araújo Silva, Dilsilene Baia Monteiro, Manoel Leão Lopes Júnior, Lourivaldo da Silva Santos, Eder Jacson Dias Pereira, Railda Neyva MoreiraAraújo , O Ensino de Ciências na Escola do Campo: Um olhar sobre os desafios enfrentados na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Luíza Balieiro Soares, ISSN: 25954520
  • 2020, Hellen do Socorro de Araújo Silva, Carlos Nazareno Ferreira Borges, Maria do Socorro Dias Pinheiro , POLÍTICA DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO CAMPO: PRÁTICA DE RESISTÊNCIA NA AMAZÔNIA, ISSN: 1808799X
  • 2020, Hellen do Socorro de Araújo Silva, ANJOS, MAURA PEREIRA DOS, Mônica Castagna Molina, HAGE, SALOMÃO ANTÔNIO MUFARREJ , Formação de professores do campo frente às -novas/velhas- políticas implementadas no Brasil: r-existência em debate (Rural Teacher Forming in face of -New/Old- Policies Implemented in Brazil: R-existence in debate), ISSN: 19827199
  • 2020, Hellen do Socorro de Araújo Silva, Salomão Antônio Mufarrej Hage, Maria da Conceição dos Santos Costa , FORMAÇÃO DE PROFESSORAS E PROFESSORES NA AMAZÔNIA PARAENSE: REGULAÇÃO, RESISTÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS CONTRAHEGEMÔNICAS, ISSN: 23588322
  • 2019, Hellen do Socorro de Araújo Silva e Joana Laura Cota Corrêa , Histórias de vidas dos povos do campo contadas por vozes da r-existência: os desafios das práticas curriculares na afirmação das identidades na LEDOC-Cametá-UFPA, ISSN: 23588322
  • 2018, Hellen do Socorro de Araújo Silva, Edfranklin Moreira da Silva, Silvaneide Santos de Queiroz Côrte Brilho, Maria Madalena Costa Freire Corbin, Gisele do Socorro dos Santos Pompeu , O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO FAMILIAR, ISSN: 25262319
  • 2018, HAGE, SALOMÃO ANTÔNIO MUFARREJ, Mônica Castagna Molina, Hellen do Socorro de Araújo Silva, ANJOS, MAURA PEREIRA DOS , O direito à educação superior e a licenciatura em educação do campo no Pará: riscos e potencialidades de sua institucionalização, ISSN: 21785201
  • 2016, Hellen do Socorro de Araújo Silva, Salomão Antônio Mufarrej Hage, Ana Cláudia da Silva Pereira, Maria da Conceição dos Santos Costa , Educação Superior do Campo: Desafios dos Movimentos Sociais e das Universidades Públicas na Implantação das Licenciaturas em Educação do Campo, ISSN: 2237258X
  • 2016, HAGE, SALOMÃO ANTÔNIO MUFARREJ, Hellen do Socorro de Araújo Silva, BRITO, MÁRCIA MARIANA BITTENCOURT , EDUCAÇÃO SUPERIOR DO CAMPO: DESAFIOS PARA A CONSOLIDAÇÃO DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO, ISSN: 19826621

Publicação em Eventos (53)

  • 2021, Hellen do Socorro de Araújo Silva, Ilvana de Oliveira Rodrigues, Larissa Rodrigues do Espirito Santo, Maria Juliete Gonçalves Pinto, Edna dos Santos Reis, Atividades remotas na Escola do Campo: uma análise dos cadernos pedagógicos, Seminário de Projetos Educacionais, Trabalho Completo
  • 2021, Hellen do Socorro de Araújo Silva, Tiago Corrêa Sabóia, Josiane Moraes Caldas, Vivências e experiências na E.M.E.I.F. Nossa Senhora do Carmo durante o ensino remoto, Seminário de Projetos Educacionais, Trabalho Completo
  • 2021, Hellen do Socorro de Araújo Silva, Tiago Corrêa Sabóia, Jonaia Mendes de Carvalho, Quais são os desafios e as possibilidades de organização do trabalho pedagógico na Escola Nossa Senhora do Carmo em tempos de pandemia, Seminário de Projetos Educacionais, Trabalho Completo
  • 2021, Hellen do Socorro de Araújo Silva, Tiago Corrêa Sabóia, Rubya Rafaela Medeiros de Almeida, Educação em tempos de pandemia: desafios e possibilidades enfrentados pelos pais, alunos e profissionais da EMEIF Nossa Senhora do Carmo, Seminário de Projetos Educacionais, Trabalho Completo
  • 2021, Hellen do Socorro de Araújo Silva, Tiago Corrêa Sabóia, Jonaia Mendes de Carvalho, Josiane Moraes Caldas, Rubya Rafaela Medeiros de Almeida, Ensino remoto nas escolas nos territórios rurais: um debate para além do acesso à internet, Seminário de Projetos Educacionais, Trabalho Completo
  • 2020, Hellen do Socorro de Araújo Silva Maria Conceição Santos Ana Cláudia da Silva Pereira, TRABALHO DOCENTE NO CAMPO E O PROGRAMA ESCOLA DA TERRA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA ESCOLA MULTISSERIADA, III COLÓQUIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, POLÍTICAS E SOCIEDADES, Trabalho Completo
  • 2019, HELLEN DO SOCORRO DE ARAUJO SILVA, ?Quem é a Educação do Campo??, VI Seminário Nacional do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura; VI Encontro de Educação e os Desafios da Contemporaneidade,, Trabalho Completo
  • 2019, Hellen do Socorro de Araújo Silva, ?A formação do curso de Licenciatura em Educação do Campo e as contribuições para a constituição dos Fóruns de Educação do Campo, das Águas e das Florestas no território do Baixo Tocantins?, VI Seminário Nacional do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura; VI Encontro de Educação e os Desafios da Contemporaneidade,, Trabalho Completo
  • 2019, Hellen do Socorro de Araújo Silva, Joana Laura Cota Corrêa, Solaine Pinto Coelho, Quem é a Educação do Campo?, VI Seminário Nacional do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura e VI Encontro de Educação, Trabalho Completo
  • 2019, Hellen do Socorro de Araújo Silva, Joana Laura Cota Corrêa, Joyce Alves Vieira, A formação do curso de Licenciatura em Educação do Campo e as contribuições para a constituição dos Fóruns de Educação do Campo, das Águas e das Florestas no território do Baixo Tocantins, VI Seminário Nacional do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura e VI Encontro de Educação e os desafios da contemporaneidade, Trabalho Completo
  • 2019, Hellen do Socorro de Araújo Silva, Solaine Pinto Coelho, Joyce Alves Vieira, Os impactos do curso de Licenciatura em Educação do Campo na formação de educadores do campo na comunidade de Vila do Carmo, município de Cametá-PA, XIV Seminário Nacional de Políticas Públicas e Currículo e III Seminário Internacional de Políticas Públicas educacionais, cultura e formação de professores, Trabalho Completo
  • 2019, HELLEN DO SOCORRO DE ARAÚJO SILVA SOLAINE COSTA COELHO JOYCE VIEIRA, Os impactos do curso de Licenciatura em Educação do Campo na formação de educadores do campo na comunidade de Vila do Carmo, município de Cametá-PA, XIV Seminário Nacional de Políticas Públicas e Currículo e III Seminário Internacional de Políticas Públicas Educacionais, Cultura e Formação de professores, Trabalho Completo
  • 2019, HELLEN DO SOCORRO DE ARAÚJO SILVA E JOANA LAURA COTA CORRÊA, MOVIMENTOS SOCIAIS DO CAMPO E EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA: AS LUTAS E RESISTÊNCIAS NUM CENÁRIO DE NEGAÇÃO DE DIREITOS, 39ª Reunião Nacional da ANPED, Trabalho Completo
  • 2019, Hellen do Socorro de Araújo Silva, HAGE, SALOMÃO ANTÔNIO MUFARREJ, Dileno Dustan Lucas de Souza, MOVIMENTOS SOCIAIS DO CAMPO E EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA: AS LUTAS E RESISTÊNCIAS NUM CENÁRIO DE NEGAÇÃO DE DIREITOS, 39ª Reunião Anual da ANPED, Trabalho Completo
  • 2019, Hellen do Socorro de Araújo Silva, HAGE, SALOMÃO ANTÔNIO MUFARREJ, A FORMAÇÃO DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA TRANSFORMAÇÃO DA CAMPO ESCOLA DO CAMPO NO TERRITÓRIO DO BAIXO TOCANTINS-PARÁ, XXVII Seminário Nacional da Rede Universitas, Resumo Expandido
  • 2018, Hellen do Socorro de Araújo Silva, HAGE, SALOMÃO ANTÔNIO MUFARREJ, A FORMAÇÃO DOS EDUCADORES E A TRANSFORMAÇÃO DA ESCOLA DO CAMPO NO TERRITÓRIO DA AMAZÔNIA TOCANTINA-PARÁ, 2ª ANPED NORTE, Trabalho Completo
  • 2018, Hellen do Socorro de Araújo Silva Edfranklin Moreira da Silva Joice Dandara, Articulação política e formativa do Fórum de Educação do Campo do Baixo Tocantins, Encontro Nacional-20 anos da Educação do Campo e do PRONERA, Resumo Expandido
  • 2018, Hellen do Socorro de Araújo Silva, HAGE, SALOMÃO ANTÔNIO MUFARREJ, Deiziane Moraes Caldas, A formação dos educadores do campo via epistemologia da práxis: a concreticidade do curso de Licenciatura em Educação do Campo, XXVI Seminário Nacional da Rede Universitas-Br, Trabalho Completo
  • 2018, Hellen do Socorro de Araújo Silva, HAGE, SALOMÃO ANTÔNIO MUFARREJ, O curso de Licenciatura em Educação do Campo no contexto da política de formação dos educadores do campo, XXVI Seminário Nacional da Rede Universitas, Trabalho Completo
  • 2017, Hellen do Socorro de Araújo Silva, A gestão da aprendizagem na perspectiva do currículo integrado, Jornada de Mobilização Educacional 2017 no município de Bragança, Outros
  • 2017, Hellen do Socorro de Araújo Silva, Os desafios e as possibilidades da gestão democrática nas escolas do campo no município de Baião, Mesa Redonda, Outros
  • 2017, Hellen do Socorro de Araújo Silva, Os desafios e as possibilidades da gestão democrática nas escolas do campo no município de Baião, Mesa Redonda, Outros
  • 2017, Hellen do Socorro de Araújo Silva Salomão Mufarrej Hage Georgina Negrão Kalife Cordeiro Rosilda Silva Costa, Os riscos e as potencialidades na expansão da educação superior do campo no processo de consolidação do Curso de Licenciatura em Educação do Campo na UFPA, Campus Universitário de Cametá, XXV Seminário Nacional Universitas-BR, Trabalho Completo
  • 2017, Hellen do Socorro de Araújo Silva, Os riscos e as potencialidades na expansão da educação superior do campo no processo de consolidação do Curso de Licenciatura em Educação do Campo na UFPA, Campus Universitário de Cametá, XXV Seminário Nacional Universitas-BR, Trabalho Completo
  • 2017, Hellen do Socorro de Araújo Silva, A gestão da aprendizagem na perspectiva do currículo integrado, Jornada de Mobilização Educacional 2017 no município de Bragança, Outros
  • 2016, Hellen do Socorro de Araújo Silva Salomão Mufarrej Hage Maria Celeste Gomes de Farias, Alternancia Pedagógica como estratégia de formação dos educadores do campo no Curso de Licenciatura em Educação do Campo, 1ª Reunião Cinetífica da Regional Norte da ANPED, Resumo Expandido
  • 2016, Hellen do Socorro de Araújo Silva, Salomão Antônio Mufarrej Hage, Maria Celeste Gomes de Farias, Alternância pedagógica como estratégia de formação dos educadores do campo no Curso de Licenciatura em Educação do Campo, 1ª Reunião Científica ANPED Norte, Trabalho Completo
  • 2016, Hellen do Socorro de Araújo Silva, A Licenciatura em Educação do Campo e as expectativas dos discentes pelo direito à educação, II Encontro Regional da Licenciatura em Educação do Campo- II ERLEC, Resumo Expandido
  • 2016, Hellen do Socorro de Araújo Silva Salomão Mufarrej Hage , A expansão da educação superior do campo: desafios e potencialidades no processo de consolidação do Curso de Licenciatura em Educação do Campo na UFPA, Campus de Cametá, XXIV Seminário Nacional UNIVERSITAS-BR, Trabalho Completo
  • 2016, Hellen do Socorro de Araújo Silva Georgina Negrão Kalife Cordeiro Salomão Antônio Mufarrej Hage Oscar Ferreira Barros, A expansão da educação superior do campo: desafios e potencialidades no processo de consolidação do curso de Licenciatura em Educação do Campo na UFPA, Campus de Cametá, XXIV Seminário Nacional UNIVERSITAS/BR, Resumo Expandido
  • 2016, Hellen do Socorro de Araújo Silva Maria da Conceição Santos Ana Cláudia da Silva Pereira, Trabalho docente no campo: desafios à prática pedagógico na multissérie diante das condições de precarização, VII EBEM-Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo, Resumo Expandido
  • 2015, Hellen do Socorro de Araújo Silva, Alzinei da Natividade Silva, Salomão Antônio Mufarrej Hage, Georgina Negrão Kalife Cordeiro, Maria Celeste Gomes de Farias, Darinez de Lima Conceição, Maria Divanete Sousa, Dayana Viviany Silva de Souza, Antenor Carlos Pantoja Trindade, Ana Cláudia Ribeiro Castro, A produção do conhecimento sobre as Licenciaturas em Educação do Campo (2009-2015), III Colóquio de Pesquisa da Linha Educação, Cultura e Sociedade, Resumo Expandido
  • 2015, Hellen do Socorro de Araújo Silva Georgina Kalife Negrão Maria Celeste Gomes de Farias Salomõa Mufarrej Hage, A produção do conhecimento nas pesquisas sobre as Licenciaturas em Educação do Campo (2009-2015), III Colóquio de Pesquisa da Linha Educação, Cultura e Sociedade, Resumo Expandido
  • 2015, Hellen do Socorro de Araújo Silva, Maria Celeste Gomes de Farias, Salomão Antônio Mufarrej Hage, Georgina Negrão Kalife Cordeiro, Darinez de Lima Conceição, As contribuições dos princípio de Paulo Freire no contexto da Alternância Pedagógica das Licenciaturas em Educação do Campo, III Colóquio de Pesquisa da Linha Educação, Cultura e Sociedade, Resumo Expandido
  • 2015, Hellen do Socorro de Araújo Silva, Ana Cláudia da Silva Pereira, Maria da Conceição dos Santos Costa, Salomão Antônio Mufarrej Hage, Educação Superior do Campo: Desafios dos Movimentos Sociais e das Universidades Públicas na Implantação das Licenciaturas em Educação do Campo, XXIII Seminário Nacional da Rede UNIVERSITAS/Br, Resumo Expandido
  • 2014, Hellen do Socorro de Araújo Silva , Ensaio sobre Educação Superior do Campo: Contextualização das Licenciaturas em Educação do Campo, XVII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, Resumo Expandido
  • 2014, Hellen do Socorro de Araújo Silva Ana Cláudia da Silva Pereira, A política de formação continuada do Programa Escola Ativa (PEA): dificuldades e mudanças reveladas no cotidiano do trabalho docente, XXII Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, Resumo Expandido
  • 2014, Hellen do Socorro de Araújo Silva, Ana Cláudia da Silva Pereira, A política de formação continuada do Programa Escola Ativa (PEA): dificuldades e mudanças reveladas no cotidiano do Trabalho docente, XXII Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, Resumo Expandido
  • 2014, Hellen do Socorro de Araújo Silva Albêne Lis Monteiro, Ensino-aprendizagem e avaliação no ensino da área da saúde: percepções, práticas de avaliação e articulação/integração do processo, X Seminário Internacional da Rede Estrado, Resumo Expandido
  • 2014, Hellen do Socorro de Araújo Silva, Formações e Práticas em Educação Superior do Campo na Amazônia Tocantina, I Encontro Regional das Licenciaturas em Educação do Campo- ERLEC, Resumo Expandido
  • 2013, Hellen do Socorro de Araújo Silva, Albêne Lis Monteiro, Formação continuada de professores do campo e sua inter-relação com as políticas educacionais, 11º Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo, Resumo Expandido
  • 2013, Hellen do Socorro de Araújo Silva, Albêne Lis Monteiro, Ensino, Aprendizagens e Avaliação: concepções e percepções de docentes e discentes do curso de Enfermagem, VIII Congresso Internacional de Educação da UNISINOS e III Congresso Internacional de Avaliação, Outros
  • 2013, Hellen do Socorro de Araújo Silva Albêne Lis Monteiro, Ensino, Aprendizagens e Avaliação: concepções e percepções de docentes e discentes do curso de Enfermagem, VIII Congresso Internacional de Educação da UNISINOS E III Congresso Internacional de Avaliação, Resumo Expandido
  • 2013, Hellen do Socorro de Araújo Silva, Albêne Lis Monteiro, Heden Clazyo Dias Gonçalves, Ensino, Aprendizagens e Avaliação: concepções e percepções de docentes e discentes do curso de Enfermagem, XXI EPENN, Resumo Expandido
  • 2012, Hellen do Socorro de Araújo Silva Maria Celeste Gomes de Farias, Formação continuada de professores na Amazônia Paraense: análises de experiências de Educação no/do Campo, Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE): Didática e prática de ensino: compromisso com a escola pública, laica, gratuíta e de qualidade, Resumo Expandido
  • 2012, Hellen do Socorro de Araújo Silva Albêne Lis Monteiro, Política de formação continuada do Programa Escola Ativa: os desafios e as perspectivas no cotidiano das escolas multisseriadas, I Seminário da Licenciatura em Educação do Campo do Pará e Amapá e III Encontro de Pesquisa da Educação do Campo do Estado do Pará, Resumo Expandido
  • 2012, Hellen do Socorro de Araújo Silva, Dayana Viviany Silva de Souza, Cirlene do Socorro Silva da Silva, Maria Celeste Gomes de Farias, Selma Costa Pena, Albêne Lis Monteiro, Darinez de Lima Conceição, Formação Continuada de Professores na Amazônia Paraense: Análises de Experiência de Educação no/do Campo, XVI Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, Resumo Expandido
  • 2012, Hellen do Socorro de Araújo Silva, Educação do campo e a concepção ética em Enrique Dussel: reflexões críticas na perspectiva da inclusão social, 5º ENCONTRO DAS REDES DE ESTUDOS RURAIS, Resumo Expandido
  • 2012, Hellen do Socorro de Araújo Silva, Albêne Lis Monteiro, Formação continuada de professores do campo: reflexões históricas sobre a proposta formativa do Programa Escola Ativa, II Encontro de Pesquisa em Educação do Campo do Estado do Pará, Resumo Expandido
  • 2012, Hellen do Socorro de Araújo Silva, Albêne Lis Monteiro, Maria Celeste Gomes de Farias, Política de formação continuada do Programa Escola Ativa: os desafios e as perspectivas no cotidiano das escolas multisseriadas, I Seminário da Licenciatura em Educação do Campo do Pará e III Encontro de Pesquisa da Educação do Campo do Estado do Pará, Resumo Expandido
  • 2012, Hellen do Socorro de Araújo Silva, Formação continuada de professores: uma avaliação da produção das políticas educacionais da educação do campo, 5º Encontro Internacional de Educação Comparada, Resumo Expandido
  • 2012, Hellen do Socorro de Araújo Silva, Formação Continuada de Professores: Uma Avaliação da Produção das Políticas Educacionais da Educação do Campo, 5º Encontro Internacional de Educação Comparada- Avaliação do Rendimento Escolar- Dimensões Internacionais, Resumo Expandido
  • 2012, Hellen do Socorro de Araújo Silva, Educação do campo e a concepção ética em Enrique Dussel: reflexões críticas na perspectiva da inclusão social, 5º ENCONTRO DA REDE DE ESTUDOS RURAIS, Resumo Expandido

Capítulos de Livros (17)

  • 2020, A universidade e a escola do campo na implamentação do Programa Residência Pedagógica na LEDOC-Cametá-PA, Programa Residência Pedagógica na UFPA: Investigações e reflexões teóricas, Hellen do Socorro de Araújo Silva, Edfranklin Moreira da Silva, João Miranda Furtado
  • 2020, Movimentos sociais do campo e resistência pela garantir do direito a educação na Amazônia Paraense, Educação do Campo e suas interfaces: problematizando realidades e tecendo saberes, Hellen do Socorro de Araújo Silva, HAGE, SALOMÃO ANTÔNIO MUFARREJ
  • 2019, Riscos e potencialidades do curso de licenciatura em Educação do Campo diante da consolidação da política de formação dos educadores do campo: a experiência da UFPA (Campus do Tocantins-Cametá) em discussão, Licenciatura em Educação do Campo: Resultados da pesquisa sobre os riscos e potencialidades de sua expansão, Hellen do Socorro de Araújo Silva, HAGE, SALOMÃO ANTÔNIO MUFARREJ, Maria Madalena Costa Freire Corbin
  • 2019, Formação de educadores do campo no contexto da educação especial: uma análise do PPC da LEDOC, Educação inclusiva no campo: movimentos sociais, práticas educativas e processos formativos, Antônio Silva de Souza, Delcilene Furtado Teles, Hellen do Socorro de Araújo Silva
  • 2019, A educação como fio condutor da emancipação: a liberdade em movimento e o movimento da liberdade, Educação inclusiva no campo: movimentos sociais, práticas educativas e processos formativos, Herique Heber dos Santos Reis, Ederlane Vale Rabelo, Hellen do Socorro de Araújo Silva
  • 2019, AS CONDIÇÕES DE FUNCIONAMENTO DA ESCOLA RIBEIRINHA: ANGÚSTIAS E PERSPECTIVAS DOS SUJEITOS EM BUSCA DE UM ENSINO DE QUALIDADE, PRÁTICAS EDUCATIVAS NO PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA : EXPERIÊNCIAS DA ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO, DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE DO CAMPO, Hellen do Socorro de Araújo Silva, Isonete do Socorro Sardinha Perna, Kátia do Socorro Valente Pereira
  • 2019, DA POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA À IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA ESCOLA ATIVA NO COTIDIANO DAS ESCOLAS MULTISSERIADAS, Educação do campo na Amazônia paraense: diálogos, saberes e práticas, Hellen do Socorro de Araújo Silva
  • 2018, Dificuldades e mudanças reveladas no cotidiano do trabalho docente: uma análise da política de formação continuada do Programa Escola Ativa, Escola Pública do Campo: Perspectivas da (multi)seriação, Hellen do Socorro de Araújo Silva
  • 2018, Os riscos e as potencialidades na expansão da Educação Superior do Campo no processo de consolidação do curso de licenciatura em Educação do Campo na UFPA, Campus Universitário de Cametá-Pará., Produção do conhecimento e educação do campo na expansão da educação superior, Hellen do Socorro de Araújo Silva, Salomão Antônio Mufarrej Hage, Georgina Negrão Kalife Cordeiro, Rosilda Silva Costa, Marco Aurélio Santiago Corrêa
  • 2017, O letramento digital na EJA: uma experiência com alunos da Escola "professora Poranga Jucá" em Icoaraci/PA, Diálogo sobre a juventude na educação de jovens e adultos na Amazônia paraense: perspectivas e práticas, Hellen do Socorro de Araújo Silva, Jaqueline Teixeira Gomes
  • 2017, A expansão da educação superior do campo: desafios e potencialidades no processo de consolidação do Curso de Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Federal do Pará, Educação Superior: As diversas faces da expansão, Hellen do Socorro de Araújo Silva Salomão Mufarrej Hage Georgina Negão Kalife Cordeiro Oscar Ferreira Barros
  • 2017, A expansão da educação superior do campo: desafios e potencialidades no processo de consolidação do Curso de Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Federal do Pará, Educação Superior: As diversas faces da expansão, Hellen do Socorro de Araújo Silva, HAGE, SALOMÃO ANTÔNIO MUFARREJ, Georgina Negrão Kalife Cordeiro, Oscar Ferreira Barros
  • 2016, A Organização Pedagógica no Ensino Superior: desafios à docência, Formação de professor: teorias e práticas cotidianas, Hellen do Socorro de Araújo Silva, Albêne Lis Monteiro, Ana Kely Martins da Silva, Albene Both, Maria de Loudes Santos, Pedro sá, Emmanuel Ribeiro Cunha
  • 2016, Movimento de Educação do Campo no Brasil e no Estado do Pará: uma história de protagonismo que se afirma no enfrentamento à precarização e Regulação, Documentação, Memória e História da Educação no Brasil: Diálogos sobre políticas de educação e diversidade, Hellen do Socorro de Araújo Silva, Salomão Antônio Mufarrej Hage, Renilton Cruz
  • 2015, A escola pública do campo em debate: narrativas de professores como referência para a formação e a prática pedagógica da multissérie, Docência na Educação Básica, Salomão Antônio Mufarrej Hage, Hellen do Socorro de Araújo Silva
  • 2014, Avaliação nas práticas curriculares em universidades na Amazônia brasileira, Avaliação, Ensino e aprendizagem no ensino superior em Portugal e no Brasil: realidades e perspectivas, Hellen do Socorro de Araújo Silva Albêne Monteiro Ana Célia Silva
  • 2013, A experiência desenvolvida com professores/alfabetizadores de jovens e adultos agricultores na Amazônia Paraense, O saber da gente... sobre "uma educação pro povo", Hellen do Socorro de Araújo Silva, Gilma da Costa Cavalcante

Livros (3)

  • 2018, Programa Escola da Terra: Cartografia da Diversidade e Complexidade de sua execução no Brasil, Hellen do Socorro de Araújo Silva, HAGE, SALOMÃO ANTÔNIO MUFARREJ, Maria de Nazaré Cunha de Araújo, Joel Dias da Fonseca
  • 2014, Licenciatura em Educação do Campo no Brasil, Hellen do Socorro de Araújo Silva Salomão Mufarrej Hage
  • 2014, Anais do IV Seminário Nacional da Licenciatura em Educação do campo, Hellen do Socorro de Araújo Silva, Ana Cláudia da Silva Pereira, Darinez de Lima Conceição, Maria Celeste Gomes de Farias, Salomão Antônio Mufarrej Hage, Carlos Renilton Freitas Cruz

Participações em Bancas de Concursos (1)

  • 2017, Concurso Público para professor substituto,

Participações em Bancas de Cursos (55)

  • 2022, Dissertação de Mestrado A POLITICA DO TRANSPORTE ESCOLAR NO MUNICIPIO DE CAMETA/PA, FRANCIELY FARIAS DA CUNHA
  • 2022, Dissertação de Mestrado O FECHAMENTO DE ESCOLAS MULTISSERIADAS DO CAMPO: UMA ANALISE A PARTIR DA REALIDADE DO MUNICPIO DE CAMETA-PA, LAURA SOPHIA CRUZ DE ANDRADE
  • 2022, Dissertação de Mestrado TRANSPORTE ESCOLAR RIBEIRINHO NA AMAZONIA:UMA ANALISE SOBRE OS IMPACTOS DECORRENTES DO PROCESSO DE TERCEIRIZACAO NO MUNICIPIO DE LIMOEIRO DO AJURU/PA , LANA RAIANA FAIAL VIANA
  • 2022, Dissertação de Mestrado TERRITORIO EDUCATIVO DAS AGUAS: Os saberes viabilizados no curriculo dasescolas ribeirinhas no Arquipelago do Marajo, Para , LETICIA DOS SANTOS FURTADO
  • 2022, Dissertação de Mestrado A POLITICA DE ESCOLHA DE DIRETORES NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMETA - PA (2017-2022), SILVALDO PRESTES PINTO
  • 2022, Qualificação de Mestrado O processo de indicacao politica de diretores escolares na rede municipal de Cameta - PA, SILVALDO PRESTES PINTO
  • 2022, Qualificação de Mestrado TRANSPORTE ESCOLAR RIBEIRINHO NA AMAZONIA: UMA ANALISE SOBRE O PROCESSO DE TERCEIRIZACAO NO MUNICIPIO DE LIMOEIRO DO AJURU/PA, LANA RAIANA FAIAL VIANA
  • 2022, Dissertação de Mestrado O PROTAGONISMO MARAJOARA: REFLEXOES SOBRE O ENSINO DAS HISTORIAS E CULTURAS INDIGENAS NO MARAJO DAS FLORESTAS, EVERTON CRISTIER TAVARES BARRETO
  • 2022, Qualificação de Mestrado TERRITORIO EDUCATIVO DAS AGUAS: Os saberes inviabilizados no curriculo das escolas multisseriadas ribeirinhas no Arquipelago do Marajo, Para , LETICIA DOS SANTOS FURTADO
  • 2022, Qualificação de Mestrado O FECHAMENTO DE ESCOLAS MULTISSERIADAS DO CAMPO: UMA ANALISE A PARTIR DA REALIDADE DO MUNICPIO DE CAMETA-PA, LAURA SOPHIA CRUZ DE ANDRADE
  • 2022, Monografia de Graduação MILTON DA SILVA SOUSA: A CONTRIBUICAO DE UM INTELECTUAL ORGANICO NAS LUTAS CAMPONESAS DA COMUNIDADE SAO SEBASTIAO, OEIRAS DO PARA, IRANETE NUNES DOS SANTOS
  • 2021, Qualificação de Doutorado “Dialogos entre saberes tradicionais, ciencias e matematica no Programa de Formacao Continuada Escola da Terra”., ZANETE ALMEIDA GUSMÃO
  • 2021, Qualificação de Mestrado NARRATIVAS DE MENINAS MAES EM BREVES-MARAJO: UMA ANALISE DOS ASPECTOS DE SAUDE, EDUCACAO E TRABALHO NA PERSPECTIVA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO, VALERIA DE OLIVEIRA PENA BORGES
  • 2021, Qualificação de Mestrado O PROTAGONISMO NHEENGAIBA: Reflexoes sobre o ensino das historias e culturas indigenas no Marajo das Florestas, EVERTON CRISTIER TAVARES BARRETO
  • 2020, Dissertação de Mestrado TRABALHO INFANTO-JUVENIL E ESCOLARIZACAO NO CAMPO: as contradicoes politicas, sociais e culturais para a formacao humana , VANDREIA DE OLIVEIRA RODRIGUES
  • 2020, Monografia de Graduação PRATICA DOCENTE NO ENSINO DE CIENCIAS DA NATUREZA NA ESCOLA DO CAMPO RAIMUNDO NUNES: UM OLHAR PARA AS DSTs ATRAVES DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, DENIZE SILVA DOS SANTOS
  • 2020, Monografia de Graduação O MANDONISMO E O CLIENTELISMO NA LOTACAO E NA DISTRIBUICAO DECARGA HORARIA PARA PROFESSORES CONCURSADOS DA SECRETARIAMUNICIPAL DE EDUCACAO DE CAMETA (SEMED) (2012-2019), HERISON PIMENTEL MAGALHAES
  • 2019, Monografia de Graduação FECHAMENTO DA ESCOLA RURAL NA COMUNIDADE DE MARACANA DE CIMA NO MUNICIPIO DE BAIAO-PARA, ZULEIDA DO SOCORRO MAGALHAES TOCANTINS
  • 2019, Monografia de Graduação TERRITORIO, IDENTIDADE E LUTAS QUILOMBOLAS NO RIO MUTUACA E AFLUENTES, MUNICIPIO DE CURRALINHO, ESTADO DO PARA , GILVANDRO DE JESUS SOUZA
  • 2018, Monografia de Especialização Impactos da contribuição financeira de parceiros externos no funcionamento da escola comunitária Casa Familiar Rural Padre Sergio Tonetto, comunidade Quilombola de Jambuaçu, município de Moju, Hellen do Socorro de Araújo Silva
  • 2016, Monografia de Graduação O uso de animais como terapia curativa nas Vilas de Juaba e Porto Grande, Hellen do Socorro de Araújo Silva, Kelli Garboza da Costa, Tiago Corrêa Sabóia
  • 2016, Monografia de Graduação Peixes comercializados na feira de Carapajó-Cametá-PA, Hellen do Socorro de Araújo Silva, Kelli Garboza da Costa, José Domingos Fernandes Barra
  • 2015, Monografia de Graduação Educação do Campo: um estudo sobre a concepção presente no livro didático da coleção, Jaqueline Teixeira Gomes
  • 2015, Monografia de Especialização A percepção dos Adolescentes sobre a Ação do Conselho enquanto Garantia de Direito, Maria Yolanda Vieira da Silva
  • 2015, Monografia de Especialização O papel do Estado no cuidado da saúde de crianças e adolescentes com deficiência: um estudo no centro de especialidade odontológica da avenida Presidente Vargas no período de 2012 à 2014, Auxiliadora do Socorro dos Santos Lima
  • 2014, Monografia de Graduação Formação e Práticas docentes da EJA: Um estudo em Igarapé-Açu, Maria Valquíria Souza de Souza Thayuana Lays de S. Oliveira
  • 2014, Monografia de Graduação A participação da família no processo de aprendizagem da criança de 1º ano do Ensino Fundamental, Antônia Maria de Carvalho Santos
  • 2014, Monografia de Graduação Instrumentos avaliativos utilizados pelos professores do 1º ciclo na Escola Belarmina em Serra Pelada, Maria do Socorro Cordeiro Silva, Maria Izabel Alves dos Reis, Hellen do Socorro de Araújo Silva
  • 2014, Monografia de Graduação O processo de avaliação realizado no 2º ciclo em uma escola municipal de Serra Pelada, Maria do Socorro Cordeiro Silva, Maria Izabel Alves dos Reis, Hellen do Socorro de Araújo Silva
  • 2014, Monografia de Graduação Desenvolvimento da leitura e escrita no uso da tecnologia com crianças do 1º ano do Ensino Fundamental, Maria do Socorro Cordeiro Silva, Maria Izabel Alves dos Reis, Hellen do Socorro de Araújo Silva
  • 2014, Monografia de Graduação As estratégias de avaliação utilizadas pelos professores do 1º e 2º ciclo do Ensino Fundamental, Maria do Socorro Cordeiro Silva, Maria Izabel Alves dos Reis, Hellen do Socorro de Araújo Silva
  • 2014, Monografia de Graduação Práticas de leitura e escrita na Pré-escola, Ronilda Chaves de Sousa
  • 2014, Monografia de Graduação A leitura e escrita da criança surda: atuação do Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicossocial (NAAP) neste processo, Rita Passos de Sousa
  • 2014, Monografia de Graduação A importância da sala de leitura para uma aprendizagem significativa, Isabel da Conceição Mendonça
  • 2014, Monografia de Graduação O processo de avaliação escolar do 1º ciclo do Ensino Fundamental, Maria do Socorro Cordeiro Silva, Maria Izabel Alves dos Reis, Hellen do Socorro de Araújo Silva
  • 2014, Monografia de Graduação Avaliação na Pré-escola: um trabalho processual, Maria do Socorro Cordeiro Silva, Maria Izabel Alves dos Reis, Hellen do Socorro de Araújo Silva
  • 2014, Monografia de Graduação Os níveis de leitura e escrita e sua contribuição para alfabetização e letramento dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, Solange Pereira do Nascimento
  • 2014, Monografia de Graduação Projeto de intervenção: a formação do leitor por meio da literatura infantil no 1º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública do município de Ananindeua/Pará, Selma Costa Pena, Hellen do Socorro de Araújo Silva
  • 2013, Monografia de Graduação A importância do uso do computador nas Séries Iniciais da escola São Francisco Xavier, Hellen do Socorro de Araújo Silva e Ana Cláudia da Silva Pereira
  • 2013, Monografia de Graduação Investigação e Letramento Matemático: experiência de Ensino de Tratamento da Informação em Classes Multisseriadas, Ana Cláudia da Silva Pereira, Hellen do Socorro de Araújo Silva
  • 2013, Monografia de Graduação O ensino da Matemática por meio da resolução de problemas nos anos iniciais, uma perspectiva construtiva, Hellen do Socorro de Araújo Silva e Ana Cláudia da Silva Pereira
  • 2013, Monografia de Graduação Formação docente da educação de jovens e adultos na EMEF Cônego Francisco da Silva Cravo, Hellen do Socorro de Araújo Silva e Ana Cláudia da Silva Pereira
  • 2013, Monografia de Graduação Evasão na EJA no Centro Educacional SESC- São Francisco do Pará, Ana Cláudia da Silva Pereira, Charles Alberto Farias, Hellen do Socorro de Araújo Silva
  • 2013, Monografia de Graduação Educação de Jovens e Adultos e Juventude: o desafio de Compreender a evasão e proposta curricular, Ana Cláudia da Silva Pereira, Charles Alberto Farias, Hellen do Socorro de Araújo Silva
  • 2013, Monografia de Especialização Processo de colonização na comunidade São José na Estrada da Colônia Majari em Porto de Moz Pará, Maria Celeste Gomes de Farias, Hellen do Socorro de Araújo Silva
  • 2013, Monografia de Especialização Educação do Campo e políticas Públicas: o município de Abaetetuba em Foco, Salomão Antônio Mufarrej Hage, Andrea Canto, Hellen do Socorro de Araújo Silva
  • 2013, Monografia de Especialização Currículo:sua aplicabilidade na Escola Nossa Senhora das Graças, Assentamento Benedito Alves Bandeira/, Hellen do Socorro de Araújo Silva
  • 2013, Monografia de Especialização A metodologia da Pedagogia da alternância no Programa Projovem Campo Saberes da Terra da Amazônia Paraense com os educandos da Vila Caripi no Município de Igarapé- Miri, Maria Celeste Gomes de Farias, vanessa Galvão, Hellen do Socorro de Araújo Silva
  • 2013, Monografia de Especialização Memória e docência: uma análise do fazer docente de professoras ribeirinhas do município de Abaetetuba-PA, Selma Costa Pena, Maria de Jesus Lopes da Silva, Hellen do Socorro de Araújo Silva
  • 2013, Monografia de Especialização Movimentos Sociais e um Espaço de Educação: relação dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais com a Educação de Mocajuba, Maria Celeste Gomes de Farias, vanessa Galvão, Hellen do Socorro de Araújo Silva
  • 2013, Monografia de Especialização Escola, Cultura e Juventude do Campo: discutindo relações, Ricardo Pereira, Lucia Isabel da Conceição Silva, Hellen do Socorro de Araújo Silva
  • 2012, Monografia de Graduação A Educação do Campo: os desafios e as perspectivas das práticas pedagógicas das classes multisseriadas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Anita Garibalde, Maria Celeste Gomes de Farias Ana Cláudia da Silva Pereira Hellen do Socorro de Araújo Silva
  • 2012, Monografia de Graduação Os fatores que contribuiu para a migração dos alunos das agrovilas para área urbana do município de Igarapé-Açu, Maria Celeste Gomes de Farias, Ana Cláudia da Silva Pereira, Hellen do Socorro de Araújo Silva
  • 2012, Monografia de Graduação Educação do Campo: A formação do professor e sua prática pedagógica na classe multisseriada de Matupéri- São Caetano de Odivelas- PA, Maria Celeste Gomes de Farias, Ana Cláudia da Silva Pereira, Hellen do Socorro de Araújo Silva
  • 2012, Monografia de Graduação Escola e Gravidez na Adolescência: uma relação necessária, Ana Cláudia da Silva Pereira, Charles Alberto Farias, Hellen do Socorro de Araújo Silva

Bolsas Obtidas (4)

  • INICIAÇÃO CIENTÍFICA, , 08/2017 , 08/2018 ,
  • INICIAÇÃO CIENTÍFICA, , 08/2016 , 07/2017 ,
  • APERFEIÇOAMENTO/ESPECIALIZAÇÃO CURSO, , 12/2015 , 12/2016 ,
  • DOUTORADO, , 03/2014 , 03/2017 ,

Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de Períodicos (17)

  • 2021,Outra, UFPA, Nacional, Organização
  • 2021,Outra, Pará, Internacional, Organização
  • 2020,Outra, Campus Universitário do Tocantins-Cametá, Nacional, ORGANIZAÇÃO
  • 2019,Outra, UFPA, Nacional, ppged
  • 2019,Outra, UFPA, Nacional, PPGEDUC
  • 2019,Outra, UFPA, Nacional, JURA
  • 2017,Membro da Comissões Organizadora, CAMETÁ-UFPA, Local, UFPA
  • 2016,Membro da Comissões Organizadora, Belém, Local, Banco de Dados
  • 2016,Membro da Comissões Organizadora, BELÉM-UFPA, Nacional, ANPED
  • 2016,Membro da Comissões Organizadora, CONTAG, Nacional, Nacional
  • 2016,Membro da Comissões Organizadora, UFPA, Nacional, Nacional
  • 2016,Membro da Comissões Organizadora, CAMETÁ-UFPA, Local, UFPA
  • 2015,Membro da Comissões Organizadora, BELÉM-UFPA, Nacional, MEC/UFPA/FPEC
  • 2014,Membro da Comissões Organizadora, Hotel Paraíso- Mosqueiro, Nacional, MEC/UFPA/FPEC
  • 2014,Membro da Comissões Organizadora, UFPA, Nacional, PPGED/UFPA
  • 2013,Membro do Conselho Editorial, Belém, Local, Organização
  • 2012,Membro da Comissões Organizadora, UFPA, Nacional, Regional

Participação em Colegiados e Comissões (3)

  • Núcleo Docente Estruturante, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
  • Comissão Eleitora da Faculdade de Educação do Campo, Presidente, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
  • Comissão do Colegiado, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Trabalho de Fim de Curso(73)

  • A implantação do ciclo de aprendizagem na escola do campo Nova Betel no Município de Oriximiná-Pará, MARIA GUALBERTO BARRETO , 09/2013
  • A música como um recurso pedagógico, Natamy Vasconcelos de Araújo e Pâmela Raianna de Castro, 11/2013
  • Cultura e currículo: a valorização da cultura local na pratica educativa, Raylson Carlos da Silva Tavares e Sandra Suely Furtado, 11/2013
  • Metodologia do ensino da sala de AEE para o aluno com deficiência intelectual, Francinete Ferreira da Silva e Elzinery Dias Amâncio, 11/2013
  • Educação e mulher do campo: uma concepção de direitos, MARIA JANDIRA RODRIGUES DA SILVA , 09/2013
  • Educação do Campo e escola multisseriada: proposta de formação continuada na metodologia do Programa Escola Ativa, DOMINGOS DE NAZARÉ MENDES RIBEIRO , 09/2013
  • As condições de funcionamento da escola ribeirinha: angustias e perspectivas dos sujeitos em busca de um ensino de qualidade, ISONETE DO SOCORRO PERNA PEREIRA , 09/2013
  • O lúdico na Educação Infantil: as brincadeiras como caminhos para aprendizagem, Cristina Cunha Pereira e Edinilza Ribeiro de Oliveira, 11/2013
  • Pedagogia hospitalar: uma análise sobre a aplicação da Pedagogia em ambiente hospitalar na Unidade Mista de Saúde de Barcarena, Shirley Fonseca Costa e Valdira Creuza Leão Ribeiro, 11/2013
  • Currículo na Educação Infantil e a prática docente, JOANA DARC BEZERRA NETO , 07/2016
  • A atuação docente com as práticas de leitura nas séries iniciais do 1º ao 3º ano, Paula do Socorro Sodré de Souza e Rosângela Magno dos Reis, 11/2013
  • EDUCAÇÃO DO CAMPO E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO (PME) DE CAMETÁ/PA (LEI Nº 274 DE JUNHO DE 2015), PATRICIA FERREIRA DINIZ , 11/2017
  • As contribuições da LEDOC da UFPA/Cametá para formar educadores emancipados e construtores de suas próprias histórias, ROSILDA SILVA COSTA , 02/2019
  • Educação de Jovens e Adultos: Razões de abandono, retorno e expectativas escolar dos educandos da EMEF de Ajaraí Costa, ELENILDA SOUZA DE FREITAS , 03/2019
  • A COMUNIDADE QUILOMBOLA DO ARIRÁ SEUS ANSEIOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA DO CAMPO , JEFERSON MARCIO VAZ DA SILVA , 03/2019
  • Os saberes populares dos sujeitos no território ribeirinho: A saúde tradicional, os modos de vida e as manifestações culturais na comunidade de São Joaquim, MANOEL DE JESUS CARVALHO MARTINS , 03/2019
  • ENTRE O CAMPO E CIDADE: O JOVEM CAMPONÊS, OS DESAFIOS DO PRESENTE E A PROJEÇÃO DE FUTURO A PARTIR DO ACESSO A POLÍTICA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO, GLAUCEA ASSUNCAO TEIXEIRA , 03/2019
  • ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NAS TURMAS MULTISSERIADAS NA COMUNIDADE SÃO BENEDITO–RAMAL DO BACURI, ABAETETUBA/PA, LUZIANE RODRIGUES QUARESMA , 08/2018
  • EVASÃO ESCOLAR NO PERÍODO DA SAFRA DO AÇAI: E.M.E. F. “RAIMUNDO CALDAS” NO MUNICIPIO DE OEIRAS DO PARÁ, BENEDITO DAS GRACAS ALVES , 03/2019
  • A IMPORTÂNCIA DO USO DAS PLANTAS MEDICINAIS NA COMUNIDADE DE BAIXO SECO MUNICÍPIO DE BAIÃO-PA, YAMADA GAIA ARAGAO , 03/2019
  • PERFIL IDENTITÁRIO DOCENTE DA EDUCAÇÃO DO CAMPO , MARILLIA DIAS COSTA , 03/2019
  • A TECNOLOGIA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO PARA ALUNO COM DEFICIÊNCIA DO ENSINO FUNDAMENTAL DA EMEF VEREADOR ABERLADO LEÃO, VERA LUCIA PANTOJA MACHADO , 04/2019
  • AS DIFICULDADES DOS JOVENS DO CAMPO NO DESLOCAMENTO CAMPO-CIDADE PARA CURSAR O ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE OEIRAS DO PARÁ , WALDEMAR BORGES DE OLIVEIRA FILHO , 04/2019
  • Formação Continuada de Matemática aos professores do 5º ano do Ensino Fundamental, SELMA OLIVEIRA AQUINO DOS SANTOS , 07/2016
  • Participação da família no combate a violência em uma escola no município de Curionópolis, MARIA ANTONIA VIDAL DA SILVA , 07/2016
  • A importância da gestão democrática e participativa na escola Ângela Bezerra no Distrito de Serra Pelada, GILVA VIEIRA E SOUSA , 07/2016
  • Formação Continuada de professores das séries iniciais de uma escola municipal na vila de Serra Pelada, JARDEANE COSTA GARROS , 07/2016
  • A participação da família na escola, MIKAELY DINIZ GARCES , 07/2016
  • Formação Continuada de professora das séries iniciais, LUANA SILVA DA CONCEICAO , 07/2016
  • Formação inicial e prática de professores da Educação Infantil no Distrito de Serra Pelada, ADRIANA OLIVEIRA DA SILVA , 07/2016
  • A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO: UM ESTUDO SOBRE O TRABALHO DOCENTE "O RESPONSÁVEL" NA ESCOLA MULTISSERIADA SÃO BENEDITO PANACAUERA-MIRI/PA, KELLYANNE ALVES MACHADO , 08/2019
  • ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: O OLHAR DE UMA PROFESSORA ALFABETIZADORA DA ESCOLA MULTISSERIADA DO CAMPO, JAQUELINE OLIVEIRA VIANA , 08/2019
  • A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NAS ESCOLAS DO CAMPO, JOSIANE MENDES BRANDÃO , 09/2019
  • PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO PROJETO DE INTERVENÇÃO "LEITURA E ESCRITA" NA ESCOLA PAU D'ARCO ILHA DO MARAJÓ PARÁ, MARCELO FERNANDES DA SILVA , 08/2019
  • AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS NA EMEF "FÉ EM DEUS" NUMA COMUNIDADE RIBEIRINHA DO MUNICÍPIO DE IGARAPÉ MIRI-PA, LUIS CARLOS SANTOS LOPES , 07/2019
  • A RELAÇÃO DO CURRÍCULO COM A PRÁTICA PEDAGÓGICA COMO EIXO MOBILIZADOR DOS SABERES POPULARES: SIGNIFICAÇÕES E REALIDADES NA E.M.E.F SÃO BENEDITO DE CAPITEUA, MARIA DE JESUS COSTA DE SOUZA , 08/2019
  • FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO ESPECIAL: O QUE PROPÕEM O PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC) DA LEDOC-UFPA-CAMETÁ , ANTONIO SILVA DE SOUZA , 04/2019
  • FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO ESPECIAL: O QUE PROPÕEM O PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC) DA LEDOC-UFPA-CAMETÁ, DELCILENE SANCHES FURTADO , 04/2019
  • A EDUCAÇÃO COMO FIO CONDUTOR DA EMANCIPAÇÃO: A LIBERDADE EM MOVIMENTO E O MOVIMENTO DA LIBERDADE , EDERLANE VALE RABELO , 03/2019
  • A EDUCAÇÃO COMO FIO CONDUTOR DA EMANCIPAÇÃO: A LIBERDADE EM MOVIMENTO E O MOVIMENTO DA LIBERDADE , HERIQUE HEBER DOS SANTOS REIS , 03/2019
  • “AS IDENTIDADES DOS SUJEITOS DO CAMPO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES A PARTIR DE REPRESENTAÇÕES POÉTICAS DE SUAS HISTÓRIA DE VIDA”, JOANA LAURA COTA CORREA , 01/2020
  • “O FÓRUM DE EDUCAÇÃO DO CAMPO, DAS ÁGUAS E DAS FLORESTAS-FECAF E SUA INTER-RELAÇÃO COM O CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NO TERRITÓRIO DO BAIXO TOCANTINS”, JOYCE ALVES VIEIRA , 01/2020
  • "EDUCAÇÃO ALIMENTAR NA ESCOLA DO CAMPO: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NAS AULAS DE CIÊNCIAS NA TURMA 8° ANO A NA ESCOLA PÚBLICA DO CAMPO-CAMETÁ-PA" , GLORIA BETANIA GONCALVES MOREIRA , 01/2020
  • "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO PARA INTEGRAÇÃO DE SABERES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS", BENEDITO JUNIOR DOS PRAZERES SILVA , 01/2020
  • "DESAFIOS DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PARA INTER-RELACIONAR EDUCAÇÃO E TRABALHO" , CLEIANE BARBOSA SANTOS , 01/2020
  • "EDUCAÇÃO DO CAMPO E CURRÍCULO: UM OLHAR SOBRE AS SINGULARIDADES DO CAMPO RIBEIRINHO" , LETICIA SUELEN NOGUEIRA SANTANA , 01/2020
  • POLÍTICAS PÚBLICAS DE TRANSPORTE ESCOLAR E EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA REALIDADE NA E.M.E.I.F. MALOCA NO MUNICÍPIO DE SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA-PA , RUBIA ARAUJO BATISTA , 01/2020
  • "A IMPORTÂNCIA DAS COTAS UNIVERSITÁRIAS NO TERRITÓRIO QUILOMBOLA (ARQIB) NO MUNICÍPIO DE BAIÃO" , MAX NEI NUNES , 02/2020
  • CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NA FORMAÇÃO SUPERIOR DO EDUCADOR DO CAMPO NA COMUNIDADE DE VILA DO CARMO, MUNICÍPIO DE CAMETÁ-PA, SOLAINE PINTO COELHO , 02/2020
  • O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: um processo de formação cidadã , NOBERTO PEREIRA FERREIRA , 02/2020
  • POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL JOÃO PAULO II EM OEIRAS DO PARÁ, JOSAFA LOPES GOMES , 12/2020
  • SABERES TRADICIONAIS SOBRE PLANTAS MEDICINAIS: tratamento de doenças e preservação dos saberes tradicionais na comunidade ribeirinha de Menino Deus, Igarapé-Mirí/PA. , ROSA MARIA DOS SANTOS SILVA , 12/2020
  • EDUCAÇÃO DO CAMPO E OS DESAFIOS NA CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO DA ESCOLA JOÃO PAULO II: REFLEXÕES ACERCA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS DA NATUREZA , RENILSE DE JESUS BARBOSA DRAGO , 12/2020
  • O ESTÁGIO E A PESQUISA NO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO E SUAS IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS EDUCADORES DO CAMPO, HELIO SIQUEIRA NUNES , 10/2021
  • O protagonismo da juventude e seu processo formativo de lutas dentro da associação Oxalá de Jacunday, LUANA MORAES VALADARES , 10/2021
  • Educação sexual e evasão escolar no contexto da escola Caetano Corrêa Leão, em Igarapé-Miri (Pa): uma análise dialógica e propositiva, CLARA MIRANDA DOS SANTOS , 10/2021
  • Os desafios da juventude do campo da comunidade ribeirinha Rio Maiauatá no município de Igarapé-Miri/Pa, MANOEL DE JESUS DOS SANTOS SOARES , 10/2021
  • ENTRE O TEMPO COMUNIDADE E O TEMPO UNIVERSIDADE: A FORMAÇÃO NA LEDOC E AS CONTRIBUIÇÕES NAS IDENTIDADES DO EDUCADOR DO CAMPO, DEIZIANE MORAES CALDAS , 04/2022
  • Projeto Político Pedagógico na Educação do Campo: implicações da ausência e dificuldade do processo de elaboração para o funcionamento de uma escola do campo que expresse sua real identidade, ANDREY NUNES RODRIGUES , 11/2022
  • Educação do Campo: aspectos históricos e as questões educacionais da comunidade Rio Caracurú em Oeiras do Pará, DIRLEM DO AMARAL BRABO , 11/2022
  • DESAFIOS DAS POLITICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO: UMA INTERFACE ENTRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E EDUCAÇÃO DO CAMPO NA ESCOLA QUILOMBOLA GRACINDA PERES, JOANA CARVALHO DE SOUZA , 02/2023
  • DESAFIOS DAS POLITICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO: UMA INTERFACE ENTRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E EDUCAÇÃO DO CAMPO NA ESCOLA QUILOMBOLA GRACINDA PERES, LAZARO LISBOA DA SILVA , 02/2023
  • POR UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO/DO CAMPO: OS DESAFIOS E DIFICULDADES DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA ESCOLA SEBASTIANA PENA PANTOJA DE ARAÚJO, NO RIO SÃO LOURENÇO, MUNICÍPIO DE IGARAPÉ-MIRI/PARÁ”,, ADRIANA FRANCO DA SILVA , 02/2023
  • DESAFIOS DAS POLITICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO: UMA INTERFACE ENTRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E EDUCAÇÃO DO CAMPO NA ESCOLA QUILOMBOLA GRACINDA PERES, JULIANE RODRIGUES AMARAL , 03/2023
  • “A RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA: REFLEXÕES NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO NA E. E. E. F M CÔNEGO BATISTA CAMPOS, BARCARENA – PA”,, MYLENE CARVALHO DOS SANTOS , 02/2023
  • “DESAFIOS DA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA E.M.E.I.F. NOSSA SENHORA DO CARMO: REFLEXÕES A PARTIR DAS DIFERENÇAS”,, PEDRO SANTA ROSA DO CARMO , 02/2023
  • “DESAFIOS DA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA E.M.E.I.F. NOSSA SENHORA DO CARMO: REFLEXÕES A PARTIR DAS DIFERENÇAS”,, ROSILENE MOREIRA RODRIGUES , 02/2023
  • “POR UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO/DO CAMPO: OS DESAFIOS E DIFICULDADES DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA ESCOLA SEBASTIANA PENA PANTOJA DE ARAÚJO, NO RIO SÃO LOURENÇO, MUNICÍPIO DE IGARAPÉ-MIRI/PARÁ”, , ELIANE MIRANDA DOS SANTOS , 02/2023
  • PRECARIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR EM CAMPO LIMPO: QUAIS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS SÃO NECESSÁRIAS PARA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO DO CAMPO EMANCIPADORA?, CLEICIANE DO ROSARIO MORAES SOUZA , 11/2022
  • DIFICULDADES E DESAFIOS DO ENSINO E APRENDIZAGEM DURANTE A PANDEMIA NA COMUNIDADE VILA DA COTA, NO RIO PROANÃ, MUNICÍPIO DE OEIRAS DO PARÁ, LUCILEIA COHEN FARIAS , 11/2022
  • PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA/NA EJA CAMPO EM TEMPOS DE PANDEMIA EM MEIO AO ENSINO REMOTO, JOICE DANDARA FERREIRA BATISTA , 12/2022
  • O PERCURSO FORMATIVO DOS EGRESSOS DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO E AS CONTRIBUIÇÕES PARA O SEU TRABALHO COMO SUJEITO RIBEIRINHO/PESCADOR, BENEDITA PANTOJA BARRA , 07/2023
  • NICHO ECOLÓGICO E AS PRÁTICAS DE PESCA NA COMUNIDADE MENINO DEUS NO MUNICÍPIO DE IGARAPÉ MIRI-PA, ELIVELTO MIRANDA DOS SANTOS , 07/2023

Orientações de Pós-Graduação (31)

  • Mestrado, JOEX PINTO WANZELER, 08/2022 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, WALDIRA DO PERPETUO SOCORRO CALADO DIAS, 03/2023 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, CRISTIANE VALENTE CUNHA, 03/2023 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, BENEDITO JUNIOR DOS PRAZERES SILVA, 06/2021 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, MARIA JOSE RODRIGUES VERA, 08/2022 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, LAURA SOPHIA CRUZ DE ANDRADE, 01/2020 - 11/2022 , Finalizada em 11/2022
  • Mestrado, JOANA LAURA COTA CORREA, 06/2021 - , Orientação em Andamento
  • Especialização, MARIA GUALBERTO BARRETO, 09/2013 - 09/2013 , Finalizada em 09/2013
  • Especialização, KATIA DO SOCORRO VALENTE PEREIRA, 09/2013 - 12/2013 , Finalizada em 12/2013
  • Especialização, ISONETE DO SOCORRO PERNA PEREIRA, 09/2013 - 12/2013 , Finalizada em 12/2013
  • Especialização, EZALDO RODRIGUES DOS REIS, 09/2013 - 12/2013 , Finalizada em 12/2013
  • Especialização, ELIANA PINTO DA SILVA, 09/2013 - 12/2013 , Finalizada em 12/2013
  • Especialização, DOMINGOS DE NAZARÉ MENDES RIBEIRO, 09/2013 - 12/2013 , Finalizada em 12/2013
  • Especialização, SANDRA DO SOCORRO ALVES MENDONCA, 09/2013 - 12/2013 , Finalizada em 12/2013
  • Especialização, CLEICIANE DO ROSARIO MORAES SOUZA, 03/2022 - , Orientação em Andamento
  • Especialização, PATRICIA KELLY SOARES DA SILVA, 08/2015 - 12/2015 , Finalizada em 12/2015
  • Especialização, JOICE DANDARA FERREIRA BATISTA, 03/2022 - , Orientação em Andamento
  • Especialização, GEISE GISELE MOUTINHO DE SOUSA, 08/2016 - 12/2016 , Finalizada em 12/2016
  • Especialização, JOANA CARVALHO DE SOUZA, 01/2021 - , Orientação em Andamento
  • Especialização, LAZARO LISBOA DA SILVA, 01/2021 - , Orientação em Andamento
  • Especialização, JULIANE RODRIGUES AMARAL, 01/2021 - , Orientação em Andamento
  • Especialização, PEDRO SANTA ROSA DO CARMO, 01/2021 - , Orientação em Andamento
  • Especialização, ROSILENE MOREIRA RODRIGUES, 01/2021 - , Orientação em Andamento
  • Especialização, ELIANE MIRANDA DOS SANTOS, 01/2021 - , Orientação em Andamento
  • Especialização, ALESSANDRA DE ALMEIDA SOUZA, 08/2015 - 12/2015 , Finalizada em 12/2015
  • Especialização, ADRIANA FRANCO DA SILVA, 01/2021 - , Orientação em Andamento
  • Especialização, MARIA JANDIRA RODRIGUES DA SILVA, 09/2013 - 12/2013 , Finalizada em 12/2013
  • Especialização, LUCILEIA COHEN FARIAS, 03/2022 - , Orientação em Andamento
  • Especialização, MYLENE CARVALHO DOS SANTOS, 01/2021 - , Orientação em Andamento
  • Especialização, JAQUELINE GOMES FURTADO, 08/2015 - 12/2015 , Finalizada em 12/2015
  • Especialização, JULIA MARIA RIBEIRO DO ROSARIO, 08/2015 - 12/2015 , Finalizada em 12/2015

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba2 v3.14.25.247