2023, Selma Costa Pena, Heloísa Helena Oliveira de Azevedo, OLIVEIRA, DOUGLAS ALMEIDA , A CRIANÇA DA EDUCAÇÃO INFANTIL E SEU DIREITO DE PENSAR SOBRE A LINGUAGEM ESCRITA, ISSN: 24468576
2022, Selma Costa Pena, CAETANO, VIVIANE GISLAINE, OLIVEIRA, DOUGLAS ALMEIDA , Alfabetização e formação de professores/as alfabetizadores/as: a experiência do Grupo LEIAA, ISSN: 19847238
2021, Selma Costa Pena, DE OLIVEIRA, DOUGLAS ALMEIDA , A Formação de educadores de turmas multisseriadas: a narrativa como dispositivo formativo, ISSN: 15185370
2021, Selma Costa Pena, Ana Lidia da Conceição Ramos Maracahipe , O LIVRO DIDÁTICO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO PARA CRIANÇAS DE TURMAS MULTISSERIADAS, ISSN: 27638588
2021, Selma Costa Pena , Laboratório de Ensino Multidisciplinar do curso de Pedagogia da UFPA ?Ana Maria Orlandina Tancredi Carvalho?, ISSN: 27641880
2021, Selma Costa Pena, Ana Lidia da Conceição Ramos Maracahipe , Laboratorio de ensino de práticas de letramento acadêmico: desafios e perspectivas, ISSN: 27641880
2021, Selma Costa Pena E MARINA VIEIRA DE OLIVEIRA , LINGUAGEM ESCRITA PARA CRIANÇAS PEQUENAS: cartas abertas para o mundo, ISSN: 27638588
2021, Selma Costa Pena , MODOS DE ENSINAR, MODOS DE APRENDER: OS DESAFIOS DE ALFABETIZAR EM TEMPOS DE PANDEMIA, ISSN: 26758261
2019, Selma Costa Pena , ALFABETIZAÇÃO DISCURSIVA: EXPERIENCIAS DE FORMAÇÃO COM FUTUROS PROFESSORES DO CURSO DE PEDAGOGIA, ISSN: 97885800
2019, Selma Costa Pena, DOUGLAS ALMEIDA DE OLIVEIRA , ALFABETIZAÇÃO DISCURSIVA: EXPERIENCIAS DE FORMAÇÃO COM FUTUROS PROFESSORES DO CURSO DE PEDAGOGIA, ISSN: 97885800
2018, Selma Costa Pena , A LEITURA COMO OBJETO DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, ISSN: 23161086
2017, LIMA, Tayane Carneiro e PENA, Selma Costa , O uso do gênero textual relatório de estágio na modalidade de jovens e adultos (proeja), ISSN: ISSN 2316-1086
2017, ALCANTARA, Elisa P. P; AZEVEDO, Daniele B.S; PENA, Selma C , . Juventude e práticas de letramento no curso de Pedagogia., ISSN: 2175 - 2389
2017, PENA, Selma Costa e CRUZ, Janusa Adriana Maciel da , PENA, Selma Costa e CRUZ, Janusa Adriana Maciel da. Narrativas de leitura: Experiência da formação inicial com alunos de Pedagogia da Universidade Federal do Pará. Revista Murupira, Práticas Pedagógicas: desafios e perspectivas, 3º ed, v.1, n.3, 2017., ISSN: 0000-0000
2017, Selma Costa Pena , Juventude e práticas de letramento no curso de Pedagogia., ISSN: 21752389
2017, Selma Costa Pena , Evolução da matricula na educação básica no município de Belém, nos anos de 2013 a 2016, ISSN: 23161086
2016, ALCANTARA, Elisa P. P; AZEVEDO, Daniele B.S; PENA, Selma C , . Evolução da matricula na educação básica no município de Belém, nos anos de 2013 a 2016.Anais do Fórum Internacional de Pedagogia, ISSN: 2316-1086
2016, Selma Costa Pena , Ser Ou Não Ser Formador De Leitores: A Leitura Nas Diferentes Disciplinas Escolares, ISSN: 19809026
2016, 2.
PENA, S. C.; CONCEIÇÃO, L. DARINEZ ; FARIAS, G. MARIA CELESTE , Práticas curriculares na formação de educadores de turmas multisseriadas : a narrativa como dispositivo formativo, ISSN: 1677 3802
2016, SELMA COSTA PENA , ENTRE A RECEPÇÃO E A PRODUÇÃO : ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO PARA CRIANÇAS DE TURMAS MULTISSERIADAS, ISSN: 1677 3802
2016, SELMA COSTA PENA , Narrativas de leitura de graduandos do curso pedagogia: instrumento ligado ao ensino e à formação do futuro professor. Praia mar hotel ponta negra natal/rn. , ISSN: 978-85-425-0624-2
2016, Selma Costa Pena , AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DA ALFABETIZAÇÃO: AEXPERIÊNCIA DOS ALUNOS DE PEDAGOGIA/ PARFOR DA UFPA., ISSN: 23161080
2014, Selma Costa Pena , O LIVRO DIDÁTICO COMO OBJETO DE ESTUDO E SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO LEITORA DE CRIANÇAS DE CLASSES MULTISSERIADAS: UM ESTUDO DO PNLD/CAMPO/2013 NO PARÁ., ISSN: 19809026
2013, PENA, S. C.; FARIAS, G. MARIA CELESTE ; ARAUJO, H. S. S. ; CONCEIÇÃO, L. DARINEZ , . PROGRAMA PROJOVEM CAMPO ? SABERES DA TERRA: AÇÕES DE EDUCAÇÃO DO CAMPO NOS MUNICÍPIOS PARAENSES.. Revista Maré: memórias, imagens e saberes do campo, 2013.
, ISSN: 2237-9509
2012, Selma Costa Pena , LEITURA NA ESCOLA: ENTRE OS MODELOS PRESCRITOS E AS POSSIBILIDADES DE TRANSGRESSÃO, ISSN: 8526387X
Publicação em Eventos (54)
2021, Selma Costa Pena, Laboratório de Ensino Multidisciplinar do curso de Pedagogia da UFPA ?Ana Maria Orlandina Tancredi Carvalho?, SEPEDUC- SEMINÁRIO DE PROJETOS EDUCACIONAIS, Trabalho Completo
2021, Selma Costa Pena E MARINA VIEIRA DE OLIVEIRA, LINGUAGEM ESCRITA PARA CRIANÇAS PEQUENAS: cartas abertas para o mundo., V congresso brasileiro de alfabetização, Trabalho Completo
2021, SELMA COSTA PENA E ANA LIDIA RAMOS, O livro didático de alfabetização e letramento para crianças de turmas multisseriadas, V CONGRESSO BRASILEIRO DE ALFABETIZAÇÃO, Trabalho Completo
2021, Selma Costa Pena E ANA LIDIA RAMOS, O livro didático de alfabetização e letramento para crianças de turmas multisseriadas, V congresso brasileiro de alfabetização, Trabalho Completo
2021, Selma Costa Pena E ANA LIDIA RAMOS, O LIVRO DIDÁTICO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO PARA CRIANÇAS DE TURMAS MULTISSERIADAS, V congresso brasileiro de alfabetização, Trabalho Completo
2021, SELMA COSTA PENA, DOUGLAS ALMEIDA DE OLIVEIRA, ANA KARINA, MODOS DE ENSINAR, MODOS DE APRENDER: OS DESAFIOS DE ALFABETIZAR EM TEMPOS DE PANDEMIA, V CONGRESSO BRASILEIRO DE ALFABETIZAÇÃO, Trabalho Completo
2021, Selma Costa Pena E ANA LÍDIA RAMOS, Laboratório de Ensino de Práticas de Letramento Acadêmico: desafios e perspectivas, SEPEDUC, Trabalho Completo
2021, MARINA VIEIRA DE OLIVEIRA E SELMA COSTA PENA, LINGUAGEM ESCRITA PARA CRIANÇAS PEQUENAS: cartas abertas para o mundo, V CONGRESSO BRASILEIRO DE ALFABETIZAÇÃO, Trabalho Completo
2021, Selma Costa Pena, LINGUAGEM ESCRITA PARA CRIANÇAS PEQUENAS: cartas abertas para o mundo, V congresso brasileiro de alfabetização, Trabalho Completo
2019, Selma Costa Pena, PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPA: AS DIFICULDADES SENTIDAS PELOS ALUNOS, direito à educação pública e a crise da democracia / XIV Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo e III Seminário Internacional de Políticas Públicas Educacionais, Cultura e Formação de Professores, Trabalho Completo
2019, Selma Costa Pena, EXPERIENCIAS DE FORMAÇÃO COM FUTUROS PROFESSORES ALFABETIZADORES: A SIMULTANEIDADE DO TRABALHO NOTACIONAL E DISCURSIVO, XIV Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo e III Seminário Internacional de Políticas Públicas Educacionais, Cultura e Formação de Professores, Trabalho Completo
2019, Selma Costa Pena, ALFABETIZAÇÃO NA AMAZÔNIA: ORALIDADE, LEITURA E ESCRITA, GELLNORTE, Trabalho Completo
2019, Selma Costa Pena, EXPERIENCIAS DE FORMAÇÃO COM FUTUROS PROFESSORES ALFABETIZADORES: A SIMULTANEIDADE DO TRABALHO NOTACIONAL E DISCURSIVO, XIV Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo e III Seminário Internacional de Políticas Públicas Educacionais, Cultura e Formação de Professores, Trabalho Completo
2019, Selma Costa Pena, ALFABETIZAÇÃO DISCURSIVA: EXPERIENCIAS DE FORMAÇÃO COM FUTUROS PROFESSORES DO CURSO DE PEDAGOGIA, IV CONGRESSO BRASILEIRO DE ALFABETIZAÇÃO, Trabalho Completo
2019, SELMA COSTA PENA
ELIZABETH LUCIO OROFINO, ALFABETIZAÇÃO NA AMAZÔNIA: ORALIDADE, LEITURA E ESCRITA, GELLNORTE, Trabalho Completo
2019, Selma Costa Pena, A LEITURA COMO OBJETO DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, X FIPED, Trabalho Completo
2018, Selma Costa Pena, PERFIL-LEITOR DE UNIVERSITÁRIOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ., VIII SEMINÁRIO DO GRUPO DE PESQUISA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA (GHEDA),, Trabalho Completo
2018, SELMA COSTA PENA, A LEITURA COMO OBJETO DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DE NARRATIVAS DE ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ, VIII seminário de leitura, Trabalho Completo
2018, SELMA COSTA PENA E DOUGLAS ALMEIDA DE OLIVEIRA, LEITOR OU NÃO LEITOR AS IMAGENS QUE TENHO DE MIM COMO LEITOR., ?IV Colóquio de Pesquisa em Educação, Cultura e Sociedade?, Trabalho Completo
2018, Selma Costa Pena, A LEITURA COMO OBJETO DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, forum internacional de Pedagogia, Trabalho Completo
2018, SELMA COSTA PENA, ALFABETIZAÇÃO, LEITURA E ESCRITA, I FÓRUM DE ALFABETIZAÇÃO, LEITURA E ESCRITA FLOR DO GRÃO PARÁ, Outros
2018, SELMA COSTA PENA E DOUGLAS ALMEIDA DE OLIVEIRA, PERFIL-LEITOR DE UNIVERSITÁRIOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ., ?IV Colóquio de Pesquisa em Educação, Cultura e Sociedade?, Trabalho Completo
2018, Selma Costa Pena, JUVENTUDE E RESISTENCIA NA AMAZONIA, ?Seminário Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes: Desafios para Agenda de Diretos Humanos na Amazônia?, Trabalho Completo
2018, SELMA COSTA PENA, ?LEITURA E NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA: IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES?, VIII SEMINÁRIO DO GRUPO DE PESQUISA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA (GHEDA),, Trabalho Completo
2018, SELMA COSTA PNA, JUVENTUDE E RESISTENCIA NA AMAZONIA, ?Seminário Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes: Desafios para Agenda de Diretos Humanos na Amazônia?, Outros
2018, Selma Costa Pena, LEITOR OU NÃO LEITOR AS IMAGENS QUE TENHO DE MIM COMO LEITOR., SELMA COSTA PENA, Trabalho Completo
2018, Selma Costa Pena, PERFIL-LEITOR DE UNIVERSITÁRIOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ, IV COLOQUIO DE PESQUISA DA LINHA EDUCACAO, CULTURA E SOCIEDADE, Trabalho Completo
2018, Selma Costa Pena, ALFABETIZAÇÃO, LEITURA E ESCRITA, fORUM FLOR DO GRÃO PARÁ, Trabalho Completo
2017, SELMA COSTA PENA, O uso do gênero textual relatório de estágio na modalidade de jovens e adultos (proeja)., IX Fórum Internacional de Pedagogia e III Seminário Nacional de Educação Básica. Abaetetuba, Trabalho Completo
2017, ALCANTARA, Elisa P. P; AZEVEDO, Daniele B.S; PENA, Selma C. , Juventude e práticas de letramento no curso de Pedagogia, VII Simpósio Internacional Sobre Juventude Brasileira, Trabalho Completo
2017, SELMA COSTA PENA, Juventude e práticas de letramento no curso de Pedagogia., VII Simpósio Internacional Sobre Juventude Brasileira, Trabalho Completo
2017, LIMA, Tayane Carneiro e PENA, Selma Costa. . . Abaetetuba- PA. 08 11 de nov/2017, O uso do gênero textual relatório de estágio na modalidade de jovens e adultos (proeja), IX Fórum Internacional de Pedagogia e III Seminário Nacional de Educação Básica, Trabalho Completo
2017, ALCANTARA, Elisa P. P; AZEVEDO, Daniele B.S; PENA, Selma C. .Anais do Fórum Internacional de Pedagogia, Evolução da matricula na educação básica no município de Belém, nos anos de 2013 a 2016, Fórum Internacional de Pedagogia, Trabalho Completo
2017, SELMA COSTA PENA, Evolução da matricula na educação básica no município de Belém, nos anos de 2013 a 2016., Fórum Internacional de Pedagogia, Trabalho Completo
2017, SELMA COSTA PENA, JUVENTUDE E VULNERABILIDADES, SEMINÁRIO INTERNACIONAL JUVENTUDE E VUNERABILIDADES: HOMICIDIOS, ENCARCERAMENTO E PRECONCEITOS, Outros
2017, SELMA COSTA PENA, ?O USO DO GÊNERO TEXTUAL RELATÓRIO DE ESTÁGIO NA MODALIDADE DE JOVENS E ADULTOS (PROEJA)? no, IX FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA 2017 e III SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA ? IX FIPED, Trabalho Completo
2016, SELMA COSTA PENA, Selma Costa Pena, AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DA ALFABETIZAÇÃO: A EXPERIÊNCIA DOS ALUNOS DE PEDAGOGIA/ PARFOR DA UFPA., VIII FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, Trabalho Completo
2016, SELMA COSTA PENA, LETRAMENTO ACADÊMICO NA FORMAÇÃO INICIAL: práticas de leitura e escrita no curso de Pedagogia da UFPA, VIII FIPED, Trabalho Completo
2016, CONCEIÇÃO, L. DARINEZ ; FARIAS, G. MARIA CELESTE
SELMA COSTA PENA, . Práticas curriculares na formação de educadores de turmas multisseriadas : a narrativa como dispositivo formativo?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário)., ANPAE, Trabalho Completo
2016, SELMA COSTA PENA, PENA, S. C.. Entre a recepção e a produção : análise do livro didático de alfabetização e letramento para crianças de turmas multisseriadas?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário)., CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL, Trabalho Completo
2016, SELMA COSTA PENA, Práticas curriculares na formação de educadores de turmas multisseriadas : a narrativa como dispositivo formativo?, V Seminário Norte da ANPAE e VI Encontro Estadual de Administração da Educação do Pará, Trabalho Completo
2016, SELMA COSTA PENA, Entre a recepção e a produção : análise do livro didático de alfabetização e letramento para crianças de turmas multisseriadas?, V Seminário Norte da ANPAE e VI Encontro Estadual de Administração da Educação do Pará, Trabalho Completo
2014, SELMA COSTA PENA, A formação do sujeito-leitor em turmas multisseriadas: um estudo do livro didático de português do pnld/campo/2013., Seminário de História da Infância na Amazônia e IV Colóquio Constituição do sujeito, cultura e educação, Trabalho Completo
2014, SELMA COSTA PENA, A FORMAÇÃO DO SUJEITO-LEITOR EM TURMAS MULTISSERIDAS: ANÁLISE DE LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO PNLD/CAMPO., O II Seminário de História da Infância e o IV Colóquio Constituição do Sujeito, Trabalho Completo
2014, SELMA COSTA PENA, A FORMAÇÃO DO SUJEITO-LEITOR EM TURMAS MULTISSERIDAS: ANÁLISE DE LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO PNLD/CAMPO.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário)., COLE, Trabalho Completo
2014, SELMA COSTA PENA, O LIVRO DIDÁTICO COMO OBJETO DE ESTUDO E SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO LEITORA DE CRIANÇAS DE CLASSES MULTISSERIADAS: UM ESTUDO DO PNLD/CAMPO/2013 NO PARÁ., CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL, Trabalho Completo
2013, SELMA COSTA PENA, Ler e escrever: prioridade da escola em todas as áreas de conhecimento.., I CONBAlf Congresso Brasileiro de Alfabetização, Trabalho Completo
2013, SELMA COSTA PENA, Entre a recepção e a produção: os livros didáticos para alfabetização, letramento e língua portuguesa para os anos iniciais - PNLD/ campo 2013. In: II SIHELE Seminário Internacional sobre História do Ensino de Leitura e Escrita, 2013, .., II SIHELE Seminário Internacional sobre História do Ensino de Leitura e Escrita, Trabalho Completo
2013, Selma Costa Pena, 3.4- Entre a recepção e a produção: os livros didáticos para alfabetização, letramento e língua portuguesa para os anos iniciais - PNLD/ campo 2013, II SIHELE ? Seminário Internacional sobre História do Ensino de Leitura e Escrita, Trabalho Completo
2013, Selma Costa Pena, 3.5- Ler e escrever: prioridade da escola em todas as áreas de conhecimento., I CONBAlf ? Congresso Brasileiro de Alfabetização, Trabalho Completo
2013, selma costa pena
, Entre a recepção e a produção: os livros didáticos para alfabetização, letramento e língua portuguesa para os anos iniciais - PNLD/ campo 2013, II SIHELE Seminário Internacional sobre História do Ensino de Leitura e Escrita, Trabalho Completo
2012, DARINEZ DE LIMA CONCEIÇÃO, HELLEN DO SOCORRO SILVA DE ARAÚJO, MARIA CELESTE GOMES FARIAS, Selma Costa Pena, 3.3- FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA AMAZÔNIA PARAENSE: ANÁLISES DE EXPERIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO NO/DO CAMPO, XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino: DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO: COMPROMISSO COM A ESCOLA PÚBLICA, LAICA, GRATUITA E DE QUALIDADE, Trabalho Completo
2012, SELMA COSTA PENA, LEITURA NA ESCOLA: ENTRE OS MODELOS PRESCRITOS E AS POSSIBILIDADES DE TRANSGRESSÃO.., 18º Congresso de Leitura., Trabalho Completo
2012, Selma Costa Pena, 3.2- LEITURA NA ESCOLA: ENTRE OS MODELOS PRESCRITOS E AS POSSIBILIDADES DE TRANSGRESSÃO., CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL, Trabalho Completo
Capítulos de Livros (14)
2022, FORMAÇÃO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR: A ALFABETIZAÇÃO COMO DIREITO FUNDAMENTAL À CIDADANIA NA INFÂNCIA, EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS DA INFANCIA E DA JUVENTUDE, Selma Costa Pena
2019, PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA:PRINCIPIO DO TRABALHO EDUCATIVO, PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA:PRINCIPIO DO TRABALHO EDUCATIVO, Selma Costa Pena
2019, ALFABETIZAÇÃO DISCURSIVA: EXPERIENCIAS DE FORMAÇÃO COM FUTUROS PROFESSORES DO CURSO DE PEDAGOGIA, ALFABETIZAÇÃO DISCURSIVA: EXPERIENCIAS DE FORMAÇÃO COM FUTUROS PROFESSORES DO CURSO DE PEDAGOGIA, Selma Costa Pena
2019, EDUCAÇÃO DO CAMPO E ITAITUBA: UMA ANÁLISE DA PRÁTICA EDUCATIVA EM TURMAS MULTISSERIADAS, EDUCAÇÃO DO CAMPO E ITAITUBA: UMA ANÁLISE DA PRÁTICA EDUCATIVA EM TURMAS MULTISSERIADAS, Selma Costa Pena
2019, A LEITURA COMO OBJETO DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, A LEITURA COMO OBJETO DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, Selma Costa Pena
2019, ALFABETIZAÇÃO DISCURSIVA: EXPERIENCIAS DE FORMAÇÃO COM FUTUROS PROFESSORES DO CURSO DE PEDAGOGIA, ALFABETIZAÇÃO DISCURSIVA: EXPERIENCIAS DE FORMAÇÃO COM FUTUROS PROFESSORES DO CURSO DE PEDAGOGIA, Selma Costa Pena
2019, FORMAÇÃO CONTINUADA DEE DUCADORES DO CAMPO: PROGRAMA SABERES DA TERRA DA AMAZÔNIA PARAENSE EM FOCO, FORMAÇÃO CONTINUADA DEE DUCADORES DO CAMPO: PROGRAMA SABERES DA TERRA DA AMAZÔNIA PARAENSE EM FOCO, Selma Costa Pena
2019, PRATICAS DE LEITURA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: A EXPERIENCIA DA ESCOLA SÃO JOÃO BATISTA NO RIO CAMPOMPEMA NO MUNICIPIO DE ABAETETUBA/PA, PRATICAS DE LEITURA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: A EXPERIENCIA DA ESCOLA SÃO JOÃO BATISTA NO RIO CAMPOMPEMA NO MUNICIPIO DE ABAETETUBA/PA, Selma Costa Pena
2019, PRÁTICAS DE LEITURA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: A EXPERIÊNCIA DA ESCOLA SÃO JOÃO BATISTA NO RIO CAMPOMPEMA NO MUNICÍPIO DE ABAETETUBA/PA, Práticas educativas no Projovem campo saberes da terra : experiências da especialização Em educação do campo, desenvolvimento e sustentabilidade do campo na Amazonia, DARINEZ DE LIMA CONCEIÇÃO, MARIA CELESTE GOMES FARIAS, Selma Costa Pena
2019, PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA: A EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA, EM SUA TERCEIRA VERSÃO NO ESTADO DO PARÁ, EDUCAÇÃO DO CAMPO NA AMAZONIA PARAENSE: diálogo, saberes e práticas, DARINEZ DE LIMA CONCEIÇÃO, MARIA CELESTE GOMES FARIAS, Selma Costa Pena
2018, A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E A FORMAÇÃO DO LEITOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL, Educação Infantil na Amazônia - entrelaços entre sabares e práticas docentes./, Selma Costa Pena
2017, LER E ESCREVER: PRIORIDADE DA ESCOLA EM TODAS AS ÁREAS DE CONHECIMENTO ., F723 Formação de professores e trabalho interdisciplinar : experiências construídas nos cursos de Licenciatura em Educação Física e Pedagogia na Universidade do Pará, Selma Costa Pena
Eliana da Silva Felipe
2017, LER E ESCREVER: PRIORIDADE DA ESCOLA EM TODAS AS ÁREAS DE CONHECIMENTO, Formação de professores e trabalho interdisciplinar : experiências construídas nos cursos de Licenciatura em Educação Física e Pedagogia na Universidade Federal do Pará, Selma Costa Pena
2014, Escolas Rurais com Turmas multisseriadas: realidades, contradições e desafios para a construção de materiais didático-pedagógicos, Livro Didático e Educação do Campo., SELMA COSTA PENA, Selma Costa Pena
Livros (4)
2019, EDUCAÇÃO DO CAMPO NA AMAZÔNIA PARAENSE: Diálogos, Saberes e Práticas, Selma Costa Pena
2019, PRÁTICAS EDUCATIVAS NO PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA, Selma Costa Pena
2018, Educação infantil na Amazônia: entrelaços entre saberes e práticas docentes, Selma Costa Pena
2017, Formação de professores e trabalho interdisciplinar : experiências construídas nos cursos de Licenciatura em Educação Física e Pedagogia na Universidade Federal do Pará, Selma Costa Pena
Produção Artistica, Literária e Visual (1)
2017, https://ecoamazonialetramento.blogspot.com.br/, Divulgação Cientifica, Outra classificação Áudio visual, SELMA COSTA PENA
IVAN JORGE PIRIXAN
Produções Tecnológicas (2)
2017, proletramentoacademico.blogspot.com.br/2017/, SELMA COSTA PENA, IVAN JORGE PIRIXAN
2016, CRIAÇÃO DE BLOG, SELMA COSTA PENA
Participações em Bancas de Concursos (63)
2020, comissão especial para analisar proposta de resolução,
2020, BANCA DEFESA DE DISSERTAÇÃO,
2020, BANCA DE DEFESA: BIBLIOTECA ITINERANTE: CONCEPÇÕES DE LEITURA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO BIBLIOTECÁRIA,
2019, Comissão de avaliação de desempenho da profa Sonia Regina Santos Teixeira, Selma Costa Pena
2019, Comissão de finanças do Instituto de Ciências da educação, Selma Costa Pena
2019, Comissão de avaliação de desempenho prpf Nilo carlos Pereira de Soza, NILO CARLOS PEREIRA
2019, BANCA DE DEFESA: O HEROÍSMO TRÁGICO DE AQUILES E AUGUSTO MATRAGA: UM ESTUDO DO HERÓI GREGO E DO HERÓI CRISTÃO, EM HOMERO E ROSA,
2019, Comissão de avaliação de desempenho da profa. Fátima de Souza Moreira, FATIMA MOREIRA
2019, comissão de avaliação de desempenho Lucilia da Silva Matos, Selma Costa Pena
2019, PARECERISTA AD HOC, Selma Costa Pena
2019, BANCA DE DEFESA: ENTRE RIOS E TERRA FIRME: Atlas Linguístico da Região das Ilhas de Abaetetuba-PARÁ, Selma Costa Pena
2019, BANCA DE QUALIFICAÇÃO: RELAÇÕES INTERDISCURSIVAS ENTRE AS PRESCRIÇÕES DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E A ATIVIDADE DE TRABALHO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA: PRÁTICAS DISCURSIVAS SOBRE O LETRAMENTO ESCOLAR,
2019, BANCA DE QUALIFICAÇÃO:BIBLIOTECA ITINERANTE: CONCEPÇÕES DE LEITURA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO BIBLIOTECÁRIA,
2019, BANCA DE DEFESA:RELAÇÕES INTERDISCURSIVAS ENTRE AS PRESCRIÇÕES DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E A ATIVIDADE DE TRABALHO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA: PRÁTICAS DISCURSIVAS SOBRE O LETRAMENTO ESCOLAR,
2019, BANCA DE TCC: MEMORIAL: PERCURSOS DE UMA PROFESSORA ALFABETIZADORA,
2018, PROGRESSÃO FUNCIONAL, Selma Costa Pena
2018, MEMORIAL: PERCURSOS DE UMA PROFESSORA ALFABETIZADORA, Selma Costa Pena
2018, PROGRESSÃO FUNCIONAL, Selma Costa Pena
2018, MEMBRO DE COMISSÃO CIENTÍFICA DO VIII CONGRESSO DE PESQUISA AUTOBIOGRÁFICA, Selma Costa Pena
2018, PROGRESSÃO FUNCIONAL, Selma Costa Pena
2018, PROGRESSÃO FUNCIONAL, Selma Costa Pena
2018, ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO, Selma Costa Pena
2018, PROGRESSÃO FUNCIONAL, Selma Costa Pena
2018, PROGRESSÃO FUNCIONAL, Selma Costa Pena
2018, COMISSÃO PARA ALTERAR RESOLUÇÃO, Selma Costa Pena
2018, A CORRELAÇÃO FAMILIA ESCOLA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO, Selma Costa Pena
2018, BANCA DE DEFESA: AS EXPERIÊNCIAS DO ?PROJETO SALA DE LEITURA? DA ESCOLA LICEU DE ARTES E OFÍCIOS MESTRE RAIMUNDO CARDOSO, Selma Costa Pena
2018, COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO,
2018, BANCA DE QUALIFICAÇÃO:AS EXPERIÊNCIAS DO ?PROJETO SALA DE LEITURA? DA ESCOLA LICEU DE ARTES E OFÍCIOS MESTRE RAIMUNDO CARDOSO, Selma Costa Pena
2018, PROGRESSÃO FUNCIONAL DE PROFESSOR, Selma Costa Pena
2018, TCC: PROEJA, Selma Costa Pena
2018, LEITURA NO CICLO DA ALFABETIZAÇÃO, Selma Costa Pena
2018, PROGRESSÃO FUNCIONAL DEPORFESSOR, Selma Costa Pena
2018, PROGRESSÃO FUNCIONAL, Selma Costa Pena
2018, BANCA DE TCC: A CORRELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO, Selma Costa Pena
2018, COMISSÃO DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PROF JORGE RICARDO COUTINHO,
2018, BANCA DE TCC: O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DA ESCRITA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO, Selma Costa Pena
2018, BANCA DE TCC: PROEJA, Selma Costa Pena
2018, BANCA DE TCC: A IMPORTANCIA DA MEDIAÇÃO DE LEITURA, Selma Costa Pena
2018, parecerista ad hoc da Revista Educação em Perspectiva, ISSN 2178-8359, Selma Costa Pena
2018, BANCA DE TC: LEITURA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO, Selma Costa Pena
2018, BANCA DE QUALIFICAÇÃO: ENTRE RIOS E TERRA FIRME: Atlas Linguístico da Região das Ilhas de Abaetetuba-PARÁ, Selma Costa Pena
2018, COMISSÃO DE ALTERAÇÃO DE RESOLUÇÃO, Selma Costa Pena
2018, Banca de qualificação O HEROÍSMO TRÁGICO DE AQUILES E AUGUSTO MATRAGA: UM ESTUDO DO HERÓI GREGO E DO HERÓI CRISTÃO, EM HOMERO E ROSA,
2018, BANCA DE TCC: APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO, Selma Costa Pena
2017, A INFLUENCIA DA CULTURA PATRIARCAL NO MEIO ACADEMICO: UM PARADOXO NO CURSO DE PEDAGOGIA,
2017, COMISSÃO DE PEDIDO DE ABREVIAÇÃO DE CURSO DE PEDAGOGIA, Selma Costa Pena
2017, COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DE ATIVIDADES INTEGRADORAS, Selma Costa Pena
2016, COMISSÃO DE VERIFICAÇÃO DE CARGA HORÁRIA, Selma Costa Pena
2016, COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DE ATIVIDADES INTEGRADORAS, Selma Costa Pena
2016, COMISSÃO DE PADRONIZAÇÃO DOS PROGRAMAS DO CURSO DE PEDAGOGIA, Selma Costa Pena
2016, COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DO PEDIDO DE ABREVIAÇÃO DE CURSO, Selma Costa Pena
2015, AVALIAÇÃO DE PROGRESSÃO FUNCIOANAL, Selma Costa Pena
2015, AVALIAÇÃO DE PROGRESSÃO FUNCIOANAL, Selma Costa Pena
2014, AVALIAÇÃO DE PROGRESSÃO FUNCIONAL, Selma Costa Pena
2014, AVALIAÇÃO DE PROGRESSÃO FUNCIONAL, Selma Costa Pena
2013, AVALIAÇÃO DE PROGRESSÃO FUNCIOANAL, Selma Costa Pena
2013, seleção de bolsista, Selma Costa Pena
2013, AVALIAÇÃO DE PROGRESSÃO FUNICIONAL, Selma Costa Pena
2012, PENA, S. C.. CONCURSO PÚBLICO PARA A CARREIRA DO MAGISTÉRIO SUPERIOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ.CATEGORIA ADJUNTO. 2012. Universidade Federal do Pará.,
2012, CONCURSO PÚBLICO,
2012, COMISSÃO EXAMINADORA DE CONCURSO PÚBLICO,
Participações em Bancas de Cursos (151)
2023, Tese Doutorado “Narrativas e discursos que “movem o mundo”: um modelo interdisciplinar para o ensino de Ciencias nos anos iniciais”., WAGNER MUNIZ DE ANDRADE
2023, Monografia de Graduação ISOLAMENTO SOCIAL E ENSINO REMOTO: REFLEXOS NO PROCESSO DE ALFABETIZACAO E LETRAMENTO DE CRIANCAS NAS SERIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, HADRYA MAYLLA MUNIZ DA SILVA
2023, Monografia de Graduação A LUDICIDADE NO PROCESSO DE ALFABETIZACAO DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO DEFICIT DE ATENCAO COM HIPERATIVIDADE (TDAH) , THAYNA XAVIER BARBOSA
2022, Monografia de Graduação A vivencia com a leitura literaria influenciado as praticas de Leitura: um relato de experiencia , SONIA SANTIAGO SOARES
2022, Monografia de Graduação O ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA NO CONTEXTO DE PANDEMIA: limites e possibilidade de uma pratica inclusiva, LILIANE DO NASCIMENTO E SILVA
2022, Monografia de Graduação Atendimento escolar as pessoas com deficiencia intelectual: para alem da letra da lei
, LAYSA NORONHA MACHADO
2022, Monografia de Graduação A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM ALFABETIZAÇÃO NA REGIÃO NORTE DO PAÍS: estudo em teses edissertações ? 1990 a 2019, ANNA PAULA DE OLIVEIRA DE ABREU
2022, Monografia de Graduação ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DISCURSIVA: o que dizem os artigos produzidos no período entre1990 a 2015, CAROLYNE STEFANY CRUZ ALMEIDA
2022, Monografia de Graduação A CRIANCA COM TEA: AFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, PRISCILA ALINE DO NASCIMENTO MIRANDA
2021, Monografia de Graduação FORUM DE ALFABETIZACAO LEITURA E ESCRITA (FALE) FLOR DO GRAO PARA: NARRANDO HISTORIAS ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSAO, ANDREA QUEIROZ COSTA
2021, Monografia de Graduação INSTRUCAO E IMIGRACAO PORTUGUESA NO PARA: O GREMIO LITERARIO PORTUGUES E SUA CONTRIBUICAO PARA A EDUCACAO NA CIDADE DE BELEM NO FINAL DO IMPERIO E PRIMEIRAS DECADAS DA REPUBLICA., LUANA KARINA FRANCA QUEIROZ
2021, Qualificação de Doutorado “Narrativas e discursos que “movem o mundo”: uma proposta interdisciplinar para o ensino de Ciencias nos anos iniciais”., WAGNER MUNIZ DE ANDRADE
2021, Monografia de Graduação ASPECTOS DIALÓGICOS DA ALFABETIZAÇÃO EM UMA TURMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, ADRIELLE CARDOSO BRAGA
2021, Tese Doutorado PROFESSORA, TEM ERRO AQUI? CARANGUEIJO, SISNEI E ALCE: CONSCIENCIA FONOLOGICA E DIFICULDADES DE ESCRITA EM ALUNOS DO 5º ANO DE TRES ESCOLAS PUBLICAS DE BELEM-PARA
, MARIA LUCIA FERREIRA DOS SANTOS
2020, Dissertação de Mestrado BIBLIOTECA ITINERANTE ARTHUR VIANNA: CONCEPCOES DE LEITURA DE UM PROJETO DE EXTENSAO BIBLIOTECARIA, CELSO MAULER
2019, Monografia de Graduação O GENERO TEXTUAL FABULA NA EDUCACAO INFANTIL: LITERATURA, AFETIVIDADE E REFLEXAO, PATRICIANE DE AVIZ COSTA MAGALHAES
2019, Dissertação de Mestrado RELACOES INTERDISCURSIVAS ENTRE AS PRESCRICOES DOS PARAMETROS CURRICULARES NACIONAIS E A ATIVIDADE DE TRABALHO DO PROFESSOR DE LINGUA PORTUGUESA: PRATICAS DISCURSIVAS SOBRE O LETRAMENTO ESCOLAR, JONILSON PINHEIRO MORAES
2019, Qualificação de Mestrado RELACOES INTERDISCURSIVAS ENTRE AS ORIENTACOES DOS PARAMETROS CURRICULARES NACIONAIS E AS PRATICAS PEDAGOGICAS DO PROFESSOR DE LINGUA PORTUGUESA: PRATICAS DISCURSIVAS SOBRE O LETRAMENTO ESCOLAR, JONILSON PINHEIRO MORAES
2019, Qualificação de Mestrado RELACOES INTERDISCURSIVAS ENTRE AS ORIENTACOES DOS PARAMETROS CURRICULARES NACIONAIS E AS PRATICAS PEDAGOGICAS DO PROFESSOR DE LINGUA PORTUGUESA: PRATICAS DISCURSIVAS SOBRE O LETRAMENTO ESCOLAR, JONILSON PINHEIRO MORAES
2019, Dissertação de Mestrado O “PROJETO SALA DE LEITURA” E A FORMACAO DE LEITORES EM UMA ESCOLA PUBLICA DA CIDADE DE BELEM-PARA, PAULO DEMETRIO POMARES DA SILVA
2018, Dissertação de Mestrado O HEROISMO TRAGICO DE AQUILES E AUGUSTO MATRAGA: UM ESTUDO DO HEROI GREGO E DO HEROI CRISTAO, EM HOMERO E ROSA, ADRIELY CRISTINA DUARTE DA SILVA
2018, Qualificação de Mestrado O HEROISMO TRAGICO DE AQUILES E AUGUSTO MATRAGA: UM ESTUDO DE HEROI GREGO E DO HEROI CRISTAO, ADRIELY CRISTINA DUARTE DA SILVA
2018, Monografia de Graduação EDUCAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIENCIA,
2018, Monografia de Graduação PROJETO DE INTERVEÇÃO,
2018, Monografia de Graduação BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL,
2018, Monografia de Graduação ENTRELAÇAMENTO D EMEMÓRIAS,
2018, Monografia de Graduação LEITURA E ESCRITA NOE NSINO FUNDAMENTAL,
2017, Monografia de Graduação PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICIPIO DE MUANÁ.PA, GLEICEANE GOUVEA MAGNO
2017, Monografia de Graduação SEXUALIDADE NO ENSINO DE CIENCIAS: ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DOS ANOS INICIAIS, LUCIANA DOS ANJOS CORREA
2017, Monografia de Graduação PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA- O PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, SILVANA LIVRAMENTO DA SILVA
2017, Monografia de Graduação PRÁTICAS DE LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A EXPERIENCIA EM UMA UNIDADE PEDAGÓGICA PÚBLICA MUNICIPAL EM BELÉM, ANA KARINA LOPES DE SOUSA CARNEIRO
2017, Monografia de Graduação FORMAÇÃO DE LEITORES POR MEIO DOS CÍRCULOS DE LEITURA, DANIELE BORGES SILVA AZEVEDO
2017, Monografia de Graduação LEVI RODRIGUES NEGRÃO, PROJETO DE INTERVENÇÃO: PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO COM CRIANÇAS DE UMA TURMA MULTISSERIADA DO MUNICIPIO DE MUANÁ/PA
2017, Monografia de Graduação HISTÓRIA DE VIDA E FORMAÇÃO: MEMÓRIAS DE LEITURA E DE ESCRITA DE UMA PROFESSORA DOS ANOS INICIAIS, LUCIANA SILVA BALDEZ
2017, Monografia de Graduação LEITURA E ESCRITA NO MÉTODO MONTESSORIANO, SONJA PAOLA MENEZES RODRIGUES:
2017, Monografia de Graduação A INFLUENCIA DA CULTURA PATRIARCAL NO MEIO ACADEMICO: UM PARADOXO NO CURSO DE PEDAGOGIA,
2017, Monografia de Graduação A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO INFANTIL: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO LEITORA DA CRIANÇA ATRAVÉS DO CANTO DA LEITURA E DO TEATRO COM PALITOCHES, JULIANA REBELO ESLEBÃO
2017, Monografia de Graduação DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, LAUDIENE DE ALMEIDA PADILHA
2017, Dissertação de Mestrado UM ESTUDO DAS PRÁTICAS DE LEITURA EM TURMAS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, CRISTIANE FERREIRA DA COSTA
2017, Monografia de Graduação MEMORIAL DE FORMAÇÃO. RELATOS A PARIR DA EXPERIENCIA DOCENTE, Selma Costa Pena
2017, Monografia de Graduação A PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO,
2016, Monografia de Graduação A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NA COMUNIDADE BOM JESUS, GEILSON CORDEIRO DOS REIS
2016, Monografia de Graduação O GENERO TEXTUAL RELATÓRIO DE ESTÁGIO PARA JOVENS E ADULTOS (PROEJA) DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO ESTADUAL DO PARÁ, TAYANE CARNEIRO LIMA
2016, Monografia de Graduação O PROCESO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DOS EDUCANDOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, LARRISA ROSY AVELAR BENTES RAIOL
2016, Monografia de Graduação UM ESTUDO DAS PRÁTICAS DE LEITURA EM TURMAS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, Selma Costa Pena
2016, Monografia de Graduação ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: O SENTIDO DA LEITURA E DA ESCRITA PARA AS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL, ROSANA FREIRE DA SILVA
2016, Monografia de Graduação REFLEXOES TEÓRICAS E PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, FRANSCISCA ELIVANIA DUTRA QUEIROZ
2016, Monografia de Graduação O LIVRO FLICTS E AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO COM ALUNOS DOS ANOS INICIAIS, LUCIANA DA SILVA LOPES
2016, Monografia de Graduação MEMORIAL, HISTORIA DE VIDA E FORMAÇÃO, Selma Costa Pena
2016, Monografia de Graduação MEMORIAL DE FORMAÇÃO2016, Selma Costa Pena
2016, Monografia de Graduação EDUCAÇÃO, SEGURANÇA PÚBLICA E DIREITOS HUMANOS, Selma Costa Pena
2016, Monografia de Graduação A INTOLERANCIA E O ESTIGMA NAS TURMAS DEPEDAGOGIA, Selma Costa Pena
2016, Monografia de Graduação ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DA BRINCADEIRA EM AMBIENTES DE CRECHE, Selma Costa Pena
2016, Monografia de Graduação O PAPEL DA ESCOLA NA SOCIEDADE CONTEMPORANEA, Selma Costa Pena
2016, Monografia de Graduação PROFESSORES HOMENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, Selma Costa Pena
2016, Monografia de Graduação MEMORIAL DE FORMAÇÃO, Selma Costa Pena
2016, Monografia de Graduação FORMAÇÃO DE PROFESSORES, UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA, Selma Costa Pena
2016, Monografia de Graduação LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, Selma Costa Pena
2016, Monografia de Graduação A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA, Selma Costa Pena
2016, Monografia de Graduação EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E FORMAÇÃO DOCENTE, Selma Costa Pena
2016, Monografia de Graduação ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO, Selma Costa Pena
2016, Monografia de Graduação AS AÇÕES DE IMPLANTAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS, Selma Costa Pena
2016, Monografia de Graduação BULLYNG, Selma Costa Pena
2015, Monografia de Especialização GÊNEROS TEXTUAIS COMO FERRAMENTA SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÂO DE JOVENS E ADULTOS PARA O ENSINO DA LEITURA E ESCRITA NA ESCOLA ADRIANO RODRIGUES CARDOSO, DIRCILENE FERREIRA PEREIRA
2015, Monografia de Graduação Juventude do campo: identidade, pertencimento e perspectivas de futuro dos jovens da vila Santa Maria- Benfica/ PA, Cláudia Rafaela de Sousa Padilha
2015, Monografia de Graduação A REORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO DA CRECHE: UM NOVO OLHAR, Selma Costa Pena
2015, Qualificação de Mestrado UM ESTUDO DAS PRÁTICAS DE LEITURA EM TURMAS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, cristiane Ferreira Da Costa
2015, Monografia de Graduação educação do campo: um estudo sobre a concepção presente no livro didático da coleção, Jaqueline Teixeira Gomes
2015, Monografia de Especialização a leitura e a escrita na EJA: trabalhando com os generos textuais, ANTONIO CARLOS PANTOJA JARDIM
2015, Monografia de Graduação Literatura infanto-juvenil: dos clássicos aos best-sellers, Diogo Raimundo Rodrigues Santos
2015, Monografia de Especialização A RODA DA LEITURA: UMA INTERVENÇÃO NA 1ª ETAPA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL, Selma Costa Pena
2015, Monografia de Graduação O USO DO GAME DUOLINGO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA, Selma Costa Pena
2015, Monografia de Especialização A NARRATIVA ORAL E ESCRITA DE JOVENS E ADULTOS SOBRE O BARRO DO BENGU, Selma Costa Pena
2015, Monografia de Especialização DAS ?MULHERES DE PAPEL? AO PAPEL DAS MULHERES: GÊNEROS TEXTUAIS E QUESTÕES SOBRE GÊNEROS NA FORMAÇÃO CRÍTICA DO ALUNO DA EJA DO MUNÍCIPIO DE SANTARÉM NOVO, JOÃO PEREIRA LOUREIRO JUNIOR
2015, Monografia de Especialização ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EJA: UMA ANÁLISE DAS DIFICULDADES DE ESCRITA E LEITURA NO LICEU ESCOLA DE ARTES E OFÍCIOS ?MESTRE RAIMUNDO CARDOSO?, Selma Costa Pena
2015, Monografia de Especialização SOBRE OS CIRCULOS DE CULTURA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, FABIO DA CONCEIÇÃO CAMARA
2015, Monografia de Graduação PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ENSINO DE LEITURA, Selma Costa Pena
2015, Monografia de Graduação INDISCIPLINA ESCOLAR, Selma Costa Pena
2015, Monografia de Especialização EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A LEITURA NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM, MARTA PORTAL RIBEIRO PARANHOS DA SILVA
2015, Monografia de Graduação A LITERATURA INFANTIL E A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA, Selma Costa Pena
2015, Monografia de Graduação A IMPORTANCIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, Selma Costa Pena
2015, Monografia de Especialização ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO JUNTO AOS EDUCANDOS (AS) DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA, MARIA FABIANA SOUSA ROSA
2015, Monografia de Graduação Resgate das memórias lúdicas de minha trajetória educacional, Sílvia Irineia Amaral Lopes
2015, Monografia de Especialização . FORMAÇÃO CONTINUADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Selma Costa Pena., RAIMUNDA MONTERIO DE SOUZA
2015, Monografia de Especialização O LUDICO COMO MEDIAÇÃO NA LEIURA E ESCRITA, Selma Costa Pena
2015, Monografia de Especialização HISTORIA DO IMAGINÁRIO DOS PESCADORES VIGIENSES, Selma Costa Pena
2015, Monografia de Graduação Relato de experiência com o jogo do bingo de letra inicial no primeiro ano do ensino fundamental, Edinelza Cristina Rodrigues do Nascimento
2015, Monografia de Graduação RESGATE DE MINHAS MEMÓRIAS LÚDICAS, Selma Costa Pena
2015, Monografia de Graduação AS REPERCUSSÕES DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO, Selma Costa Pena
2015, Monografia de Graduação A formação do leitor no processo de escolarização, Átila Ferreira Bentes
2015, Monografia de Graduação EXPECTATIVA DE FUTURO, CRENÇA E AUTO EFICÁCIA, Selma Costa Pena
2015, Monografia de Graduação A FORMAÇÃO DO LEITOR, Selma Costa Pena
2015, Monografia de Graduação RELATO DE EXPERIENCIA COM JOGO DE BINGO, Selma Costa Pena
2015, Monografia de Graduação O Brincar e o brinquedo na educação infantil, Josiane Melo Ataíde
2015, Monografia de Especialização PRÁTICAS DE LETRAMENTO DE PROFESSORES DE EJA, Selma Costa Pena
2015, Monografia de Especialização O LETRAMENTO DIGITAL NA EJA: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DA ESCOLA ?PROFESSORA PORANGA JUCÁ?, EM ICOARACI/ PA, Jaqueline Teixeira Gomes
2015, Monografia de Especialização O GÊNERO TEXTUAL RECEITA: SABERES CULINÁRIOS TRADICIONAIS MIRIENSES EM UMA PROPOSTA DE ENSINO APRENDIZAGEM NA EJA, Selma Costa Pena
2015, Monografia de Especialização VIVENCIAS LITERÁRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, Selma Costa Pena
2015, Monografia de Graduação LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. IMPLICAÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO CULTURAL, Selma Costa Pena
2015, Monografia de Especialização GÊNEROS TEXTUAIS COMO FOMENTADOR DE LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS., Selma Costa Pena
2015, Monografia de Especialização AS DIFERENTES FORMAS DE LER E ESCREVER NA EDUCAÇÃO INFANTIL, Selma Costa Pena
2014, Qualificação de Mestrado Uma proposta para abordagem da relacao entre oralidade e escrita na educacao de jovens e adultos, LETÍCIA MARTINS FEITOSA LOPES
2014, Monografia de Graduação Práticas pedagógicas de ensino de leitura em turma do terceiro ano do ensino fundamental, Luciane de Jesus Correa de Medeiros
2014, Monografia de Graduação JUVENTUDE DO CAMPO: IDENTIDADE, PERTENCIMENTO..., Selma Costa Pena
2014, Monografia de Graduação Avaliação diagnóstica no ciclo de alfabetização em uma escola de ensino fundamental em Belém, Cenira Amaral Tavares
2014, Monografia de Graduação Oralidade, leitura e escrita de alunos do primeiro ano do ensino fundamental da escola Júpiter Maia, Nile Barbosa Correa do Nascimento
2014, Monografia de Graduação Contribuições da Teoria histórico-cultural para a compreensão dos problemas de aprendizagem, Renata Batista Duarte Serra
2014, Monografia de Graduação O caminho da escrita: começo, meio...o fim, não, Rosiane Lameia Monteiro
2014, Monografia de Graduação A evasão escolar na educação de jovens e adultos, Jaciclene Dias de Freitas
2014, Monografia de Graduação Indisciplina escolar: casos e estratégias de enfrentamento, Anayse de Fátima Santos da Silva
2014, Monografia de Graduação A RELAÇÃO ESCOLA E FAMILIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA PARAÍSO DA CRIANÇA., MARIA TEREZA BRITO DO NASCIMENTO.
2014, Monografia de Graduação CICLOS E AVALIAÇÃO: FUNDAMENTOS, PRINCÍPIOS E CARACTERÍSTICAS., JOSIANE CRISTINA DA SILVA NUNES
2014, Monografia de Graduação O CAMINHO DA ESCRITA, Selma Costa Pena
2014, Monografia de Graduação ORALIDADE, LEITURA E ESCRITA DE ALUNOS DO PRIMEIRO ANO, Selma Costa Pena
2014, Monografia de Graduação LITERATURA INFANTO-JUVENIL, Selma Costa Pena
2014, Monografia de Graduação CONTRIBUIÇÕESDA TEORIA HISTORICO CULTURAL PARA A OMPREENSÃO DE PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM, Selma Costa Pena
2014, Monografia de Graduação O BRINCAR E O BRINQUEDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, Selma Costa Pena
2014, Monografia de Graduação EDUCAÇÃO DO CAPO: ESTUDO SOBRE A CONCEPÇÃO PRESENTE NO LIVRO DIDÁTICO, Selma Costa Pena
2013, Monografia de Graduação A MUSICA E O PROCESSO DE HUMANIZAÇÃO, Selma Costa Pena
2013, Monografia de Graduação A EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, Selma Costa Pena
2013, Monografia de Especialização EDUCAÇÃO DO CAMPO E ESCOLA MULTISSERIADA: PROPOSTA DE FORMAÇAO CONTINUADA DO PROGRAMA ESCOLA ATIVA., DOMINGOS NAZARÉ MENDES RIBEIRO;
2013, Monografia de Especialização A RELAÇÃO ESCOLA E FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, Selma Costa Pena
2013, Monografia de Especialização O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, Selma Costa Pena
2013, Monografia de Especialização A RELAÇÃO ENTRE O BRINCAR E O EDUCAR, Selma Costa Pena
2013, Monografia de Especialização POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO., DIVINO ROGÉRIO CARDOSO SILVA e MARIA DO PARTO FERREIRA NOGUEIRA
2013, Monografia de Graduação AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO, Selma Costa Pena
2013, Monografia de Especialização MÚSICA E MOVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, Selma Costa Pena
2013, Monografia de Especialização EDUCAÇÃO DO CAMPO: EDUCAÇÃO DIFERENCIADA E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORESPARA ESCOLAS INDÍGENAS, Selma Costa Pena
2013, Monografia de Especialização A CONCEPÇÃO DE INFANCIA, CRIANÇA E EDUCAÇÃO INFANTIL E A RELAÇÃO COM A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL CLUDINA FARIAS, EM BRAGANÇA/PA., AUTORA: KALINA ANDREZA FLORENTINO SOARES;
2013, Monografia de Especialização BRINCADEIRAS E LINGUAGEM MATEMÁTICA, Selma Costa Pena
2013, Monografia de Graduação EDUCAÇÃO NO CAMPO: EDUCAÇÃO DIFERENCIADA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA ESCOLAS INDÍGENAS- VISÃO DAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE JACAREACANGA/PA, GEISA CARLA CANTO SALGADO, IRACEMA ALENCAR RODRIGUES E MARIA LUZENILCY CARNEIRO ROCHA
2013, Monografia de Especialização MEMÓRIA E DOCENCIA: UMA ANÁLISE DO FAZER DOCENTE DE PROFESSORAS RIBEIRINHAS DO MUNICÍPIO DE ABAETETUBA-PA., ALCIONE DE AZEVEDO MACEDO E DEUSINALDO DA SILVA
2013, Monografia de Especialização A CONCEPÇÃO DE INFANCIA E EDUCAÇÃO INFANTIL, Selma Costa Pena
2013, Monografia de Especialização O CURRICULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CAMPO, Selma Costa Pena
2013, Monografia de Graduação PRÁTICAS DE LEITURA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: a experiência da Escola São João Batista no Rio Campompema no município de Abaetetuba/PA, MARIA DAS GRAÇAS FERREIRA DOS SANTOS ROSÂNGELA QUARESMA LOBATO
2013, Monografia de Especialização HISTÓRIAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL PÚBLICA EM BRAGANÇA/PA E AÇOES DESENVOVLIDAS PELA COORDENADORA DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA SEMED., LEILA DO SOCORRO ROTTERDAN OLETO;
2013, Monografia de Especialização HISTORIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL PÚBLICA EM BRAGANÇA, Selma Costa Pena
2013, Monografia de Especialização AS INTERAÇÕES E AS BRINCADEIRAS COMO EIXOS NORTEADORES DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, Selma Costa Pena
2013, Monografia de Especialização DUCAÇÃO DO CAMPO E ESCOLA MULTISSERIADA, Selma Costa Pena
2013, Monografia de Especialização O PAPEL DAS CATIGAS DE RODA NA APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA POR CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL, Selma Costa Pena
2013, Monografia de Especialização POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO, Selma Costa Pena
2013, Monografia de Especialização JUVENTUDE, TERRITORIALIZAÇÃO E A LUTA PARA PERMANECER NO CAMPO, Selma Costa Pena
2013, Monografia de Especialização O CUIDAR E O EDUCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL, Selma Costa Pena
2012, Monografia de Graduação "O desafio de ensinar a leitura e a escrita...", Selma Costa Pena
2012, Qualificação de Mestrado AUTORIA DIDÁTICA,
2012, Monografia de Graduação APRENDER PARA ESCREVER OU ESCREVER PARA APRENDER,
2012, Monografia de Graduação A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NA PRODUÇÃO DE TEXTOS,
2012, Monografia de Graduação ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO,
2012, Monografia de Graduação EDUCAÇÃO E TRABALHO,
2011, Qualificação de Mestrado O ENSINO DO PORTUGUES NA EDUCACAO PROFISSIONAL: REFLEXAO E ACAO PEDAGOGICA NOS CURSOS TECNICOS DO IFPA, LEILA TELMA LOPES SODRE
2011, Qualificação de Mestrado AUTORIA DIDATICA: VOZES E MARCAS DE SUBJETIVIDADE EM ATIVIDADES DIDATICAS CRIADAS POR GRADUANDOS DE LETRAS, HERODOTO EZEQUIEL FONSECA DA SILVA
Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de
Períodicos (10)
2023,Responsavel pela Organização de Evento, AUDITÓRIO DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS, Local, midia
2023,Responsavel pela Organização de Evento, CENTRO DE CONVENÃÂÃÂÃÂÃÂES BENEDITO NUNES, Nacional, midia on line
2017,Consultor ad hoc de revista científica, belém, Local, comitê científico da revista
2017,Membro da Comissões Organizadora, belém, Nacional, comissão organizadora
2016,Consultor ad hoc de revista científica, campinas, Nacional, membro revisor
2016,Consultor ad hoc de revista científica, BELÉM, Local, membro AVALIADOR
2015,Consultor ad hoc de revista científica, BELÉM, Local, membro AVALIADOR
2014,Consultor ad hoc de revista científica, campinas, Nacional, membro revisor
2013,Consultor ad hoc de revista científica, CAMPINAS, Nacional, REVISORA
2013,Consultor ad hoc de revista científica, BELÉM, Local, ELETRONICO
Participação em Sociedades Científicas e Culturais (1)
2020, Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Outra
Participação em Colegiados e Comissões (7)
REPRESENTANTE CONSEP, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
CONSELHO DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
CONSELHO DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
CONSELHO DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
CONSELHEIRA DA CONGREGAÇÃO, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
CONSELHO DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
CONSELHO DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Trabalho de Fim de Curso(115)
tcc, CARLOS ADRIANO LEITE BARBOSA ,
07/2016
O ENSINO DA LEITURA E ESCRITA PARA CRIANÇAS DO PRIMEIRO ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA: UM ESTUDO NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL, DANIELLE LOPES DA SILVA ,
01/2015
As dificuldades na aprendizagem de leitura e escrita nos anos iniciais., EDILEUSA MORAES SALDANHA ,
07/2016
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL, UANY CAROLINE ALMEIDA DA SILVA ,
10/2015
PRÁTICAS DE LEITURAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, FABIULA DOS SANTOS LISBOA ,
10/2015
A FORMAÇÃO DO LEITOR POR MEIO DE COMPOSIÇÕES IMAGÉTICAS: A EXPERÊNCIA COM CRIANÇAS DA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UFPA, ELAINE CRISTINA MENDES DE ARAUJO ,
10/2015
MEDIAÇÃO E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA FORMAÇÃO DO PEQUENO LEITOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL
, LINDALVA PADILHA GONCALVES LIMA ,
10/2015
LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: IMPLICAÇÕES DA TEORIA HISTORICO-CULTURAL, FABRICIA KEILA HUGHES FERREIRA ,
11/2015
A COMPREENSÃO DOS PROFESSORES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O TIPO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS., EDINALVA DE LIMA OLIVEIRA ,
05/2015
A COMPREENSÃO DOS PROFESSORES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE TIPOS DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS, EDINALVA DE LIMA OLIVEIRA ,
05/2015
MINHAS MEMÓRIAS: LEMBRANÇAS QUE MARCAM UMA VIDA DEDICA A EDUCAÇÃO, MARIA DE FATIMA PANTOJA TRINDADE ,
08/2015
MINHAS MEMÓRIAS: LEMBRANÇAS QUE MARCAM UMA VIDA DEDICA A EDUCAÇÃO, MARIA DE FATIMA PANTOJA TRINDADE ,
08/2015
MEMÓRIAS DE UMA DOCENTE: QUANDO O SONHO SE TORNA REALIDADE, POLIANA SILVA SAMPAIO ,
07/2015
MEMÓRIAS DE UMA DOCENTE: QUANDO O SONHO SE TORNA REALIDADE, POLIANA SILVA SAMPAIO ,
07/2015
O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A PRÁTICA QUE SE FAZ EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE SANTA BÁRBARA DO PARÁ., ROSA CRISTINA GOMES DE MELO ,
05/2015
O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A PRÁTICA QUE SE FAZ EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE SANTA BÁRBARA DO PARÁ., ROSA CRISTINA GOMES DE MELO ,
05/2015
MEMORIAL DE FORMAÇÃO: A TRAJETÓRIA DE VIDA DE ROZILENE DOS SANTOS MONTEIRO., ROZILENE DOS SANTOS MONTEIRO ,
07/2015
MEMORIAL DE FORMAÇÃO: A TRAJETÓRIA DE VIDA DE ROZILENE DOS SANTOS MONTEIRO., ROZILENE DOS SANTOS MONTEIRO ,
07/2015
Ad dificuldades na aprendizagem de leitura e escrita nos anos iniciais., EDILEUSA MORAES SALDANHA ,
07/2016
MEMORIAL DE FORMAÇÃO: TRAJETÓRIA PESSOAIS E PROFISSIONAIS, FELICIA MESCOUTO PONTES ,
12/2015
MEMORIAL DE FORMAÇÃO: TRAJETÓRIA PESSOAIS E PROFISSIONAIS, FELICIA MESCOUTO PONTES ,
12/2015
MEMORIAS E PRÁTICAS: O PERCURSO DE UMA EDUCADORA DA EDUCAÇÃO BÁSICA., ROLANGE NAZARE CARDOSO RIBEIRO ,
04/2016
MEMORIAS E PRÁTICAS: O PERCURSO DE UMA EDUCADORA DA EDUCAÇÃO BÁSICA., ROLANGE NAZARE CARDOSO RIBEIRO ,
04/2016
MEMORIAL DE FORMAÇÃO: TRAJETÓRIA DEFORMAÇÃO - MEUS SONHOS E MINHAS CONQUISTAS, ELIZANGELA FERREIRA DA SILVA ,
04/2016
MEMORIAL DE FORMAÇÃO: TRAJETÓRIA DEFORMAÇÃO - MEUS SONHOS E MINHAS CONQUISTAS, ELIZANGELA FERREIRA DA SILVA ,
04/2016
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: O SENTIDO DA LEITURA E DA ESCRITA PARA CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DA PERSPECTIVA DA TEORIA HISTÓRICO CULTURAL, ROSANA FREIRE DA SILVA ,
06/2016
P PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DOS EDUCANDOS DO PRIMEIRO DO ENSINO FUNDAMENTAL, LARISSA ROSY AVELAR BENTES RAIOL ,
06/2016
O LIVRO FLICTS E AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO COM ALUNOS DOS ANOS INICIAIS, LUCIANA DA SILVA LOPES ,
06/2016
Avaliação da aprendizagem em uma turma do 5º ano do ensino fundamental: novo discurso, velhas práticas., ANA MIRIAM DA SILVA BRAGA ,
05/2016
Avaliação da aprendizagem em uma turma do 5º ano do ensino fundamental: novo discurso, velhas práticas., ANA MIRIAM DA SILVA BRAGA ,
05/2016
Memorial de formação: a importância do lúdico na Educação Infantil, JACIRA LIMA BATISTA ,
07/2016
Memorial de formação: a importância do lúdico na Educação Infantil, JACIRA LIMA BATISTA ,
07/2016
PROJETO DE INTERVENÇÃO - A importância da ludicidade no 1º ano do Ensino Fundamental, na Escola Municipal Novo Tauari no município de Ananindeua - PA, GENETE DE SOUSA SILVA ,
07/2016
PROJETO DE INTERVENÇÃO - A importância da ludicidade no 1º ano do Ensino Fundamental, na Escola Municipal Novo Tauari no município de Ananindeua - PA, GENETE DE SOUSA SILVA ,
07/2016
Memorial de Vida e Formação, CARLOS ADRIANO LEITE BARBOSA ,
07/2016
Memórias de uma alfabetizadora: em processo de construção, MARCIA DO SOCORRO VIEIRA DA SILVA ,
03/2016
Memórias de uma alfabetizadora: em processo de construção, MARCIA DO SOCORRO VIEIRA DA SILVA ,
03/2016
HISTÓRIA DE VIDA E FORMAÇÃO PROFISSIONAL: UM OLHAR SOBRE A AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL, DANDARA DA SILVA BRITO DOS SANTOS ,
01/2016
HISTÓRIA DE VIDA E FORMAÇÃO PROFISSIONAL: UM OLHAR SOBRE A AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL, DANDARA DA SILVA BRITO DOS SANTOS ,
08/2016
A FUNÇÃO SOCIAL DA LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, BRUNA PATRICIA TAVARES ,
10/2016
FUNÇÃO SOCIAL DA LEITURA, NILDA BARBOSA LOBATO ,
10/2016
MINHA TRAJETÓRIA DE LEITURA, GISELE GAMA GARCIA ,
10/2016
O PAPEL DO OUTRO NA FORMAÇÃO DO LEITOR PEQUENO, EDILMA CARVALHO ARNAUD ,
10/2016
A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA FORMAÇÃO DO LEITOR, WANDERLENE CRISTINE MOREIRA CARVALHO ,
10/2016
O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA FORMAÇÃO DO ALUNO DE EDUCAÇÃO INFANTIL, EMY SOUZA PANTOJA ,
10/2016
RELATO DE EXPERIENCIA: A LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, JULIANA REBELO ELESBAO ,
10/2016
MEMORIAL DE FORMAÇÃO: ATUAÇÃO PESSOAL, PROFISSIONAL E ACADÊMICA, NANCY DA COSTA DE MORAIS ,
10/2016
REFLEXÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL, MUNICÍPIO DE MÃE DO RIO/PA, FRANCISCA ELIVANIA DUTRA QUEIROZ ,
10/2016
REFLEXÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL, MUNICÍPIO DE MÃE DO RIO/PA, FRANCISCA ELIVANIA DUTRA QUEIROZ ,
10/2016
A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NA COMUNIDADE BOM JESUS - IPIXUNA DO PARÁ, GEILSON CORDEIRO DOS REIS ,
10/2016
MEMORIAL DE FORMAÇÃO: ATUAÇÃO PESSOAL, PROFISSIONAL E ACADÊMICA, NANCY DA COSTA DE MORAIS ,
10/2016
A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NA COMUNIDADE BOM JESUS - IPIXUNA DO PARÁ, GEILSON CORDEIRO DOS REIS ,
10/2016
"CONSTRUINDO LEITORES - A LEITURA COMO INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO DA EDUCAÇÃO E DO MUNDO", RAIMUNDA DIVA TEIXEIRA MAIA ,
12/2016
"CONSTRUINDO LEITORES - A LEITURA COMO INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO DA EDUCAÇÃO E DO MUNDO", RAIMUNDA DIVA TEIXEIRA MAIA ,
12/2016
HISTÓRIA DE VIDA E PRÁTICA EDUCATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM SÃO MIGUEL DO GUAMÁ, MARIA DO SOCORRO SOUSA ,
12/2016
HISTÓRIA DE VIDA E PRÁTICA EDUCATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM SÃO MIGUEL DO GUAMÁ, MARIA DO SOCORRO SOUSA ,
12/2016
A MEDIAÇÃO DA LEITURA, CAMILA ANDREA DE JESUS SANTOS ,
04/2017
PRÁTICAS DE LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, ANA KARINA LOPES DE SOUSA CARNEIRO ,
11/2017
LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, SONJA PAOLA MENEZES RODRIGUES ,
04/2017
CÍRCULOS DE LEITURA PARA ALUNOS DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO, DANIELE BORGES SILVA AZEVEDO ,
04/2017
LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, MARIANA GABRIELA ALMEIDA MESQUITA ,
04/2017
O GENERO RELATORIO DE ESTÁGIO PARA ALUNOS DO PROEJA, TAYANE CARNEIRO LIMA CORREA ,
04/2017
MEMORIAL DE FORMAÇÃO DE UMA PROFESSORA DE PORTUGUES, LUCIANA SILVA BALDEZ ,
11/2017
Avaliação, desafios para a construção da aprendizagem na Escola Municipal Antonina, município de Ipixuna do Pará/PA., MARIA FAUSTINA TRINDADE QUEIROZ ,
08/2016
Avaliação, desafios para a construção da aprendizagem na Escola Municipal Antonina, município de Ipixuna do Pará/PA., MARIA FAUSTINA TRINDADE QUEIROZ ,
02/2017
LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, SILVANA LIVRAMENTO DA SILVA ,
11/2017
Reflexões sobre a atuação do Conselho Escolar na perspectiva de uma gestão participativa e democrática. Um estudo de caso na Escola Municipal Antônio Marques, município de Ipixuna do Pará/PA., SIMONE DO SOCORRO TRINDADE DA SILVA ,
08/2016
Reflexões sobre a atuação do Conselho Escolar na perspectiva de uma gestão participativa e democrática. Um estudo de caso na Escola Municipal Antônio Marques, município de Ipixuna do Pará/PA., SIMONE DO SOCORRO TRINDADE DA SILVA ,
02/2017
Educação do Campo e classes multisseriadas: Desafios da multissérie na Escola Boa Vista., MARIA FRANCILENE DE HOLANDA SILVA ,
08/2016
Educação do Campo e classes multisseriadas: Desafios da multissérie na Escola Boa Vista., MARIA FRANCILENE DE HOLANDA SILVA ,
02/2017
LEITURA E ESCRITA NOS ANOS INICIAIS, LIENE DE MORAES FERREIRA ,
11/2017
A ludicidade na sala de aula de Educação Infantil, JAQUELINE SIMONE DE SOUZA ,
02/2017
A ludicidade na sala de aula de Educação Infantil, JAQUELINE SIMONE DE SOUZA ,
08/2017
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM UMA TURMA MULTISSERIADA, LEVI RODRIGUES NEGRAO ,
11/2017
LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO EM UMA TURMA DO PACTO PELA EDUCAÇÃO, GLEICEANE GOUVEA MAGNO ,
11/2017
A QUESTÃO DA SEXUALIDADE NO CURRICULO DOS NAOS INICIAIS, LUCIANA DOS ANJOS CORREA ,
11/2017
O gênero textual relatório de estágio para jovens e adultos (PROEJA) do Instituto de Educação Estadual do Pará
, TAYANE CARNEIRO LIMA CORREA ,
06/2017
A IMPORTANCIA DA FAMILIA NA FORMAÇÃO LEITORA DAS CRIANÇAS, ROSINALVA DE NAZARE BAIA CORREA ,
09/2017
A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: reflexões sobre a formação leitora da criança através do canto da leitura e do teatro com palitoches Relato de Experiência, JULIANA REBELO ELESBAO ,
10/2017
O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, MARLENE DO SOCORRO DA SILVA PORTILHO ,
09/2017
PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA- O PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, SILVANA LIVRAMENTO DA SILVA ,
12/2017
PRÁTICAS DE LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A EXPERIENCIA EM UMA UNIDADE PEDAGÓGICA PÚBLICA MUNICIPAL EM BELÉM/ PARÁ, ANA KARINA LOPES DE SOUSA CARNEIRO ,
12/2017
PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO COM CRIANÇAS DE UMA TURMA MULTISSERIADA NO MUNICÍPIO DE MUANÁ/PARÁ, LEVI RODRIGUES NEGRAO ,
12/2017
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE MUANÁ/PARÁ, LUCIANA SILVA BALDEZ ,
12/2017
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE MUANÁ/PARÁ
, GLEICEANE GOUVEA MAGNO ,
12/2017
SEXUALIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DOS ANOS INICIAIS (DO ENSINO FUNDAMENTAL), LUCIANA DOS ANJOS CORREA ,
12/2017
LEITURA E ESCRITA PARA ALUNOS DO TERCEIRO ANO NA ESCOLA PÚBLICA SANTA RITA DE CASSIA DA CIDADE DE MUANÁ/PARÁ, LIENE DE MORAES FERREIRA ,
01/2018
leitura e escrita, WANESSA DE SOUZA NEVES ,
01/2018
leitura na familia, CAMILA ALVES CARDOSO ,
01/2018
PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE UMA ESCOLA MONTESSORIANA EM BELÉM
, SONJA PAOLA MENEZES RODRIGUES ,
02/2018
FORMAÇÃO DO LEITOR: EXPERIÊNCIA DO CÍRCULO DE LEITURA COM ALUNOS DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO, EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DA CIDADE DE BENEVIDES/PARÁ., DANIELE BORGES SILVA AZEVEDO ,
02/2018
A APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA EM UMA TURMA COM CRIANÇAS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE BELÉM/PA., MARIANA GABRIELA ALMEIDA MESQUITA ,
04/2018
Reflexões sobre organização e formação de educadores do Centro de Solidariedade da Criança e do adolescente, MAICK CRISTIAN VALINO PINHEIRO ,
03/2018
Projeto de Intervenção Fortalecer em Prol da não-violência e Cultura de Paz entre crianças e adolescentes assistidos pelo Grupo Espírita Jardim das Oliveiras , ALINE GOMES SOARES ,
03/2018
Os Direitos de crianças e adolescentes com deficiência atendidas por um Centro de Referência em Inclusão Educacional: a instrumentalização dos profissionais , JOAO EDIVALDO DA SILVA LOBATO ,
03/2018
alfabetização discursiva, JHEICICA DE MELO FORTES ,
07/2018
leitura e familia, TELMIRA DE ASSUNÇAO COUTO ,
07/2018
leitura e escrita, ANETH DO ROSARIO TRINDADE ,
07/2018
FORMAÇÃO LEITORA DA CRIANÇA: a participação da família., ROSINALVA DE NAZARE BAIA CORREA ,
09/2018
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: UMA ESTRATÉGIA PARA FORMAÇÃO DE LEITORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL
, WANESSA DE SOUZA NEVES ,
01/2019
PRÁTICAS DE MEDIAÇÃO DE LEITURAS COM ALUNOS DO 3º ANO DE UMA ESCOLA DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE ANANINDEUA/PARÁ, CAMILA ALVES CARDOSO ,
01/2019
A IMPORTANCIA DO LÚDICO NOS ANOS INICIAIS, MARLENE DO SOCORRO DA SILVA PORTILHO ,
06/2019
RELATO DE EXPERIÊNCIA: O PROJETO FÁBULAS AFRICANAS COMO PROCESSO DE APRENDIZAGEM., NAIR MARIELLY DAS CHAGAS SOUZA ,
06/2019
O POEMA COMO OBJETO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL I: propostas metodológicas para a formação de leitores ativos, JHEICICA DE MELO FORTES ,
06/2019
práticas de leitura e escrita para EJA, ADRIELLE CARDOSO BRAGA ,
06/2019
ASPECTOS DIALÓGICOS DA ALFABETIZAÇÃO EM UMA TURMA DE
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
, ADRIELLE CARDOSO BRAGA ,
02/2021
LITERATURA INFANTIL: A IMPORTÃNCIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS INICIAIS, LUANA SILVA NASCIMENTO DE SOUZA ,
01/2022
ANÁLISE TEXTUAL DE UMA CRIANÇA DOS ANOS INICIAIS
, ADRIANA DO SOCORRO SILVA QUADROS ,
06/2021
A ALFABETIZAÇÃO COMO PRÁTICA DISCURSIVA: CONCEPÇÕES, ANÁLISES E PROPOSIÇÕES DE PROFESSORES EM
FORMAÇÃO INICIAL NO TRATO COM A ESCRITA NOS ANOS INICIAIS., CAROLYNE STEFANY CRUZ ALMEIDA ,
10/2021
A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM ALFABETIZAÇÃO NA REGIÃO NORTE DO PAÍS : ESTUDO EM TESES E DISSERTAÇÕES 1990 A 2019
, ANNA PAULA DE OLIVEIRA DE ABREU ,
09/2022
ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DISCURSIVA: O QUE DIZEM OS ARTIGOS PRODUZIDOS NO PERÍODO ENTRE 1990 A 2015, CAROLYNE STEFANY CRUZ ALMEIDA ,
02/2022
A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM ALFABETIZAÇÃO NA REGIÃO NORTE DO
PAÍS: estudo em teses e dissertações 1990 a 2019
, ANNA PAULA DE OLIVEIRA DE ABREU ,
07/2022
Memorial de formação: como me tornei professor, IVAN JORGE REIS PIRIXAN ,
01/2023
A EDUCAÇÃO DE TRABALHADORES JOVENS E ADULTOS: principais dificuldades, MARIA CARLA DE OLIVEIRA SILVA ,
07/2023
A LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CAMINHOS PARA A REFLEXÃO DE EMOÇÕES E SENTIMENTOS, ANY CASSIA PRADO NOBRE ,
07/2023
Orientações de Pós-Graduação (1)
Mestrado, JONNHY OLIVER NEGRAO MONTEIRO DA COSTA, 03/2024
- ,
Orientação em Andamento