selma costa pena

ICED - INSTITUTO DE CIENCIAS DA EDUCACAO

Produção Intelectual

Artigos (25)

  • 2023, Selma Costa Pena, Heloísa Helena Oliveira de Azevedo, OLIVEIRA, DOUGLAS ALMEIDA , A CRIANÇA DA EDUCAÇÃO INFANTIL E SEU DIREITO DE PENSAR SOBRE A LINGUAGEM ESCRITA, ISSN: 24468576
  • 2022, Selma Costa Pena, CAETANO, VIVIANE GISLAINE, OLIVEIRA, DOUGLAS ALMEIDA , Alfabetização e formação de professores/as alfabetizadores/as: a experiência do Grupo LEIAA, ISSN: 19847238
  • 2021, Selma Costa Pena, DE OLIVEIRA, DOUGLAS ALMEIDA , A Formação de educadores de turmas multisseriadas: a narrativa como dispositivo formativo, ISSN: 15185370
  • 2021, Selma Costa Pena, Ana Lidia da Conceição Ramos Maracahipe , O LIVRO DIDÁTICO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO PARA CRIANÇAS DE TURMAS MULTISSERIADAS, ISSN: 27638588
  • 2021, Selma Costa Pena , Laboratório de Ensino Multidisciplinar do curso de Pedagogia da UFPA ?Ana Maria Orlandina Tancredi Carvalho?, ISSN: 27641880
  • 2021, Selma Costa Pena, Ana Lidia da Conceição Ramos Maracahipe , Laboratorio de ensino de práticas de letramento acadêmico: desafios e perspectivas, ISSN: 27641880
  • 2021, Selma Costa Pena E MARINA VIEIRA DE OLIVEIRA , LINGUAGEM ESCRITA PARA CRIANÇAS PEQUENAS: cartas abertas para o mundo, ISSN: 27638588
  • 2021, Selma Costa Pena , MODOS DE ENSINAR, MODOS DE APRENDER: OS DESAFIOS DE ALFABETIZAR EM TEMPOS DE PANDEMIA, ISSN: 26758261
  • 2019, Selma Costa Pena , ALFABETIZAÇÃO DISCURSIVA: EXPERIENCIAS DE FORMAÇÃO COM FUTUROS PROFESSORES DO CURSO DE PEDAGOGIA, ISSN: 97885800
  • 2019, Selma Costa Pena, DOUGLAS ALMEIDA DE OLIVEIRA , ALFABETIZAÇÃO DISCURSIVA: EXPERIENCIAS DE FORMAÇÃO COM FUTUROS PROFESSORES DO CURSO DE PEDAGOGIA, ISSN: 97885800
  • 2018, Selma Costa Pena , A LEITURA COMO OBJETO DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, ISSN: 23161086
  • 2017, • LIMA, Tayane Carneiro e PENA, Selma Costa , O uso do gênero textual relatório de estágio na modalidade de jovens e adultos (proeja), ISSN: ISSN 2316-1086
  • 2017, ALCANTARA, Elisa P. P; AZEVEDO, Daniele B.S; PENA, Selma C , • . Juventude e práticas de letramento no curso de Pedagogia., ISSN: 2175 - 2389
  • 2017, • PENA, Selma Costa e CRUZ, Janusa Adriana Maciel da , • PENA, Selma Costa e CRUZ, Janusa Adriana Maciel da. Narrativas de leitura: Experiência da formação inicial com alunos de Pedagogia da Universidade Federal do Pará. Revista Murupira, Práticas Pedagógicas: desafios e perspectivas, 3º ed, v.1, n.3, 2017., ISSN: 0000-0000
  • 2017, Selma Costa Pena , Juventude e práticas de letramento no curso de Pedagogia., ISSN: 21752389
  • 2017, Selma Costa Pena , Evolução da matricula na educação básica no município de Belém, nos anos de 2013 a 2016, ISSN: 23161086
  • 2016, ALCANTARA, Elisa P. P; AZEVEDO, Daniele B.S; PENA, Selma C , • . Evolução da matricula na educação básica no município de Belém, nos anos de 2013 a 2016.Anais do Fórum Internacional de Pedagogia, ISSN: 2316-1086
  • 2016, Selma Costa Pena , Ser Ou Não Ser Formador De Leitores: A Leitura Nas Diferentes Disciplinas Escolares, ISSN: 19809026
  • 2016, 2. PENA, S. C.; CONCEIÇÃO, L. DARINEZ ; FARIAS, G. MARIA CELESTE , Práticas curriculares na formação de educadores de turmas multisseriadas : a narrativa como dispositivo formativo, ISSN: 1677 3802
  • 2016, SELMA COSTA PENA , ENTRE A RECEPÇÃO E A PRODUÇÃO : ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO PARA CRIANÇAS DE TURMAS MULTISSERIADAS, ISSN: 1677 3802
  • 2016, SELMA COSTA PENA , • Narrativas de leitura de graduandos do curso pedagogia: instrumento ligado ao ensino e à formação do futuro professor. Praia mar hotel – ponta negra – natal/rn. , ISSN: 978-85-425-0624-2
  • 2016, Selma Costa Pena , AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DA ALFABETIZAÇÃO: AEXPERIÊNCIA DOS ALUNOS DE PEDAGOGIA/ PARFOR DA UFPA., ISSN: 23161080
  • 2014, Selma Costa Pena , O LIVRO DIDÁTICO COMO OBJETO DE ESTUDO E SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO LEITORA DE CRIANÇAS DE CLASSES MULTISSERIADAS: UM ESTUDO DO PNLD/CAMPO/2013 NO PARÁ., ISSN: 19809026
  • 2013, PENA, S. C.; FARIAS, G. MARIA CELESTE ; ARAUJO, H. S. S. ; CONCEIÇÃO, L. DARINEZ , . PROGRAMA PROJOVEM CAMPO ? SABERES DA TERRA: AÇÕES DE EDUCAÇÃO DO CAMPO NOS MUNICÍPIOS PARAENSES.. Revista Maré: memórias, imagens e saberes do campo, 2013. , ISSN: 2237-9509
  • 2012, Selma Costa Pena , LEITURA NA ESCOLA: ENTRE OS MODELOS PRESCRITOS E AS POSSIBILIDADES DE TRANSGRESSÃO, ISSN: 8526387X

Publicação em Eventos (54)

  • 2021, Selma Costa Pena, Laboratório de Ensino Multidisciplinar do curso de Pedagogia da UFPA ?Ana Maria Orlandina Tancredi Carvalho?, SEPEDUC- SEMINÁRIO DE PROJETOS EDUCACIONAIS, Trabalho Completo
  • 2021, Selma Costa Pena E MARINA VIEIRA DE OLIVEIRA, LINGUAGEM ESCRITA PARA CRIANÇAS PEQUENAS: cartas abertas para o mundo., V congresso brasileiro de alfabetização, Trabalho Completo
  • 2021, SELMA COSTA PENA E ANA LIDIA RAMOS, O livro didático de alfabetização e letramento para crianças de turmas multisseriadas, V CONGRESSO BRASILEIRO DE ALFABETIZAÇÃO, Trabalho Completo
  • 2021, Selma Costa Pena E ANA LIDIA RAMOS, O livro didático de alfabetização e letramento para crianças de turmas multisseriadas, V congresso brasileiro de alfabetização, Trabalho Completo
  • 2021, Selma Costa Pena E ANA LIDIA RAMOS, O LIVRO DIDÁTICO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO PARA CRIANÇAS DE TURMAS MULTISSERIADAS, V congresso brasileiro de alfabetização, Trabalho Completo
  • 2021, SELMA COSTA PENA, DOUGLAS ALMEIDA DE OLIVEIRA, ANA KARINA, MODOS DE ENSINAR, MODOS DE APRENDER: OS DESAFIOS DE ALFABETIZAR EM TEMPOS DE PANDEMIA, V CONGRESSO BRASILEIRO DE ALFABETIZAÇÃO, Trabalho Completo
  • 2021, Selma Costa Pena E ANA LÍDIA RAMOS, Laboratório de Ensino de Práticas de Letramento Acadêmico: desafios e perspectivas, SEPEDUC, Trabalho Completo
  • 2021, MARINA VIEIRA DE OLIVEIRA E SELMA COSTA PENA, LINGUAGEM ESCRITA PARA CRIANÇAS PEQUENAS: cartas abertas para o mundo, V CONGRESSO BRASILEIRO DE ALFABETIZAÇÃO, Trabalho Completo
  • 2021, Selma Costa Pena, LINGUAGEM ESCRITA PARA CRIANÇAS PEQUENAS: cartas abertas para o mundo, V congresso brasileiro de alfabetização, Trabalho Completo
  • 2019, Selma Costa Pena, PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPA: AS DIFICULDADES SENTIDAS PELOS ALUNOS, direito à educação pública e a crise da democracia / XIV Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo e III Seminário Internacional de Políticas Públicas Educacionais, Cultura e Formação de Professores, Trabalho Completo
  • 2019, Selma Costa Pena, EXPERIENCIAS DE FORMAÇÃO COM FUTUROS PROFESSORES ALFABETIZADORES: A SIMULTANEIDADE DO TRABALHO NOTACIONAL E DISCURSIVO, XIV Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo e III Seminário Internacional de Políticas Públicas Educacionais, Cultura e Formação de Professores, Trabalho Completo
  • 2019, Selma Costa Pena, ALFABETIZAÇÃO NA AMAZÔNIA: ORALIDADE, LEITURA E ESCRITA, GELLNORTE, Trabalho Completo
  • 2019, Selma Costa Pena, EXPERIENCIAS DE FORMAÇÃO COM FUTUROS PROFESSORES ALFABETIZADORES: A SIMULTANEIDADE DO TRABALHO NOTACIONAL E DISCURSIVO, XIV Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo e III Seminário Internacional de Políticas Públicas Educacionais, Cultura e Formação de Professores, Trabalho Completo
  • 2019, Selma Costa Pena, ALFABETIZAÇÃO DISCURSIVA: EXPERIENCIAS DE FORMAÇÃO COM FUTUROS PROFESSORES DO CURSO DE PEDAGOGIA, IV CONGRESSO BRASILEIRO DE ALFABETIZAÇÃO, Trabalho Completo
  • 2019, SELMA COSTA PENA ELIZABETH LUCIO OROFINO, ALFABETIZAÇÃO NA AMAZÔNIA: ORALIDADE, LEITURA E ESCRITA, GELLNORTE, Trabalho Completo
  • 2019, Selma Costa Pena, A LEITURA COMO OBJETO DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, X FIPED, Trabalho Completo
  • 2018, Selma Costa Pena, PERFIL-LEITOR DE UNIVERSITÁRIOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ., VIII SEMINÁRIO DO GRUPO DE PESQUISA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA (GHEDA),, Trabalho Completo
  • 2018, SELMA COSTA PENA, A LEITURA COMO OBJETO DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DE NARRATIVAS DE ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ, VIII seminário de leitura, Trabalho Completo
  • 2018, SELMA COSTA PENA E DOUGLAS ALMEIDA DE OLIVEIRA, LEITOR OU NÃO LEITOR AS IMAGENS QUE TENHO DE MIM COMO LEITOR., ?IV Colóquio de Pesquisa em Educação, Cultura e Sociedade?, Trabalho Completo
  • 2018, Selma Costa Pena, A LEITURA COMO OBJETO DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, forum internacional de Pedagogia, Trabalho Completo
  • 2018, SELMA COSTA PENA, ALFABETIZAÇÃO, LEITURA E ESCRITA, I FÓRUM DE ALFABETIZAÇÃO, LEITURA E ESCRITA FLOR DO GRÃO PARÁ, Outros
  • 2018, SELMA COSTA PENA E DOUGLAS ALMEIDA DE OLIVEIRA, PERFIL-LEITOR DE UNIVERSITÁRIOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ., ?IV Colóquio de Pesquisa em Educação, Cultura e Sociedade?, Trabalho Completo
  • 2018, Selma Costa Pena, JUVENTUDE E RESISTENCIA NA AMAZONIA, ?Seminário Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes: Desafios para Agenda de Diretos Humanos na Amazônia?, Trabalho Completo
  • 2018, SELMA COSTA PENA, ?LEITURA E NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA: IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES?, VIII SEMINÁRIO DO GRUPO DE PESQUISA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA (GHEDA),, Trabalho Completo
  • 2018, SELMA COSTA PNA, JUVENTUDE E RESISTENCIA NA AMAZONIA, ?Seminário Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes: Desafios para Agenda de Diretos Humanos na Amazônia?, Outros
  • 2018, Selma Costa Pena, LEITOR OU NÃO LEITOR AS IMAGENS QUE TENHO DE MIM COMO LEITOR., SELMA COSTA PENA, Trabalho Completo
  • 2018, Selma Costa Pena, PERFIL-LEITOR DE UNIVERSITÁRIOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ, IV COLOQUIO DE PESQUISA DA LINHA EDUCACAO, CULTURA E SOCIEDADE, Trabalho Completo
  • 2018, Selma Costa Pena, ALFABETIZAÇÃO, LEITURA E ESCRITA, fORUM FLOR DO GRÃO PARÁ, Trabalho Completo
  • 2017, SELMA COSTA PENA, O uso do gênero textual relatório de estágio na modalidade de jovens e adultos (proeja)., IX Fórum Internacional de Pedagogia e III Seminário Nacional de Educação Básica. Abaetetuba, Trabalho Completo
  • 2017, • ALCANTARA, Elisa P. P; AZEVEDO, Daniele B.S; PENA, Selma C. , Juventude e práticas de letramento no curso de Pedagogia, VII Simpósio Internacional Sobre Juventude Brasileira, Trabalho Completo
  • 2017, SELMA COSTA PENA, Juventude e práticas de letramento no curso de Pedagogia., VII Simpósio Internacional Sobre Juventude Brasileira, Trabalho Completo
  • 2017, LIMA, Tayane Carneiro e PENA, Selma Costa. . . Abaetetuba- PA. 08 – 11 de nov/2017, O uso do gênero textual relatório de estágio na modalidade de jovens e adultos (proeja), IX Fórum Internacional de Pedagogia e III Seminário Nacional de Educação Básica, Trabalho Completo
  • 2017, • ALCANTARA, Elisa P. P; AZEVEDO, Daniele B.S; PENA, Selma C. .Anais do Fórum Internacional de Pedagogia, Evolução da matricula na educação básica no município de Belém, nos anos de 2013 a 2016, Fórum Internacional de Pedagogia, Trabalho Completo
  • 2017, SELMA COSTA PENA, Evolução da matricula na educação básica no município de Belém, nos anos de 2013 a 2016., Fórum Internacional de Pedagogia, Trabalho Completo
  • 2017, SELMA COSTA PENA, JUVENTUDE E VULNERABILIDADES, SEMINÁRIO INTERNACIONAL JUVENTUDE E VUNERABILIDADES: HOMICIDIOS, ENCARCERAMENTO E PRECONCEITOS, Outros
  • 2017, SELMA COSTA PENA, ?O USO DO GÊNERO TEXTUAL RELATÓRIO DE ESTÁGIO NA MODALIDADE DE JOVENS E ADULTOS (PROEJA)? no, IX FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA 2017 e III SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA ? IX FIPED, Trabalho Completo
  • 2016, SELMA COSTA PENA, Selma Costa Pena, AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DA ALFABETIZAÇÃO: A EXPERIÊNCIA DOS ALUNOS DE PEDAGOGIA/ PARFOR DA UFPA., VIII FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, Trabalho Completo
  • 2016, SELMA COSTA PENA, LETRAMENTO ACADÊMICO NA FORMAÇÃO INICIAL: práticas de leitura e escrita no curso de Pedagogia da UFPA, VIII FIPED, Trabalho Completo
  • 2016, CONCEIÇÃO, L. DARINEZ ; FARIAS, G. MARIA CELESTE SELMA COSTA PENA, . Práticas curriculares na formação de educadores de turmas multisseriadas : a narrativa como dispositivo formativo?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário)., ANPAE, Trabalho Completo
  • 2016, SELMA COSTA PENA, PENA, S. C.. Entre a recepção e a produção : análise do livro didático de alfabetização e letramento para crianças de turmas multisseriadas?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário)., CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL, Trabalho Completo
  • 2016, SELMA COSTA PENA, Práticas curriculares na formação de educadores de turmas multisseriadas : a narrativa como dispositivo formativo?, V Seminário Norte da ANPAE e VI Encontro Estadual de Administração da Educação do Pará, Trabalho Completo
  • 2016, SELMA COSTA PENA, Entre a recepção e a produção : análise do livro didático de alfabetização e letramento para crianças de turmas multisseriadas?, V Seminário Norte da ANPAE e VI Encontro Estadual de Administração da Educação do Pará, Trabalho Completo
  • 2014, SELMA COSTA PENA, A formação do sujeito-leitor em turmas multisseriadas: um estudo do livro didático de português do pnld/campo/2013., Seminário de História da Infância na Amazônia e IV Colóquio Constituição do sujeito, cultura e educação, Trabalho Completo
  • 2014, SELMA COSTA PENA, A FORMAÇÃO DO SUJEITO-LEITOR EM TURMAS MULTISSERIDAS: ANÁLISE DE LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO PNLD/CAMPO., O II Seminário de História da Infância e o IV Colóquio Constituição do Sujeito, Trabalho Completo
  • 2014, SELMA COSTA PENA, A FORMAÇÃO DO SUJEITO-LEITOR EM TURMAS MULTISSERIDAS: ANÁLISE DE LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO PNLD/CAMPO.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário)., COLE, Trabalho Completo
  • 2014, SELMA COSTA PENA, O LIVRO DIDÁTICO COMO OBJETO DE ESTUDO E SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO LEITORA DE CRIANÇAS DE CLASSES MULTISSERIADAS: UM ESTUDO DO PNLD/CAMPO/2013 NO PARÁ., CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL, Trabalho Completo
  • 2013, SELMA COSTA PENA, Ler e escrever: prioridade da escola em todas as áreas de conhecimento.., I CONBAlf Congresso Brasileiro de Alfabetização, Trabalho Completo
  • 2013, SELMA COSTA PENA, Entre a recepção e a produção: os livros didáticos para alfabetização, letramento e língua portuguesa para os anos iniciais - PNLD/ campo 2013. In: II SIHELE Seminário Internacional sobre História do Ensino de Leitura e Escrita, 2013, .., II SIHELE Seminário Internacional sobre História do Ensino de Leitura e Escrita, Trabalho Completo
  • 2013, Selma Costa Pena, 3.4- Entre a recepção e a produção: os livros didáticos para alfabetização, letramento e língua portuguesa para os anos iniciais - PNLD/ campo 2013, II SIHELE ? Seminário Internacional sobre História do Ensino de Leitura e Escrita, Trabalho Completo
  • 2013, Selma Costa Pena, 3.5- Ler e escrever: prioridade da escola em todas as áreas de conhecimento., I CONBAlf ? Congresso Brasileiro de Alfabetização, Trabalho Completo
  • 2013, selma costa pena , Entre a recepção e a produção: os livros didáticos para alfabetização, letramento e língua portuguesa para os anos iniciais - PNLD/ campo 2013, II SIHELE – Seminário Internacional sobre História do Ensino de Leitura e Escrita, Trabalho Completo
  • 2012, DARINEZ DE LIMA CONCEIÇÃO, HELLEN DO SOCORRO SILVA DE ARAÚJO, MARIA CELESTE GOMES FARIAS, Selma Costa Pena, 3.3- FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA AMAZÔNIA PARAENSE: ANÁLISES DE EXPERIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO NO/DO CAMPO, XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino: DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO: COMPROMISSO COM A ESCOLA PÚBLICA, LAICA, GRATUITA E DE QUALIDADE, Trabalho Completo
  • 2012, SELMA COSTA PENA, LEITURA NA ESCOLA: ENTRE OS MODELOS PRESCRITOS E AS POSSIBILIDADES DE TRANSGRESSÃO.., 18º Congresso de Leitura., Trabalho Completo
  • 2012, Selma Costa Pena, 3.2- LEITURA NA ESCOLA: ENTRE OS MODELOS PRESCRITOS E AS POSSIBILIDADES DE TRANSGRESSÃO., CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL, Trabalho Completo

Capítulos de Livros (14)

  • 2022, FORMAÇÃO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR: A ALFABETIZAÇÃO COMO DIREITO FUNDAMENTAL À CIDADANIA NA INFÂNCIA, EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS DA INFANCIA E DA JUVENTUDE, Selma Costa Pena
  • 2019, PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA:PRINCIPIO DO TRABALHO EDUCATIVO, PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA:PRINCIPIO DO TRABALHO EDUCATIVO, Selma Costa Pena
  • 2019, ALFABETIZAÇÃO DISCURSIVA: EXPERIENCIAS DE FORMAÇÃO COM FUTUROS PROFESSORES DO CURSO DE PEDAGOGIA, ALFABETIZAÇÃO DISCURSIVA: EXPERIENCIAS DE FORMAÇÃO COM FUTUROS PROFESSORES DO CURSO DE PEDAGOGIA, Selma Costa Pena
  • 2019, EDUCAÇÃO DO CAMPO E ITAITUBA: UMA ANÁLISE DA PRÁTICA EDUCATIVA EM TURMAS MULTISSERIADAS, EDUCAÇÃO DO CAMPO E ITAITUBA: UMA ANÁLISE DA PRÁTICA EDUCATIVA EM TURMAS MULTISSERIADAS, Selma Costa Pena
  • 2019, A LEITURA COMO OBJETO DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, A LEITURA COMO OBJETO DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, Selma Costa Pena
  • 2019, ALFABETIZAÇÃO DISCURSIVA: EXPERIENCIAS DE FORMAÇÃO COM FUTUROS PROFESSORES DO CURSO DE PEDAGOGIA, ALFABETIZAÇÃO DISCURSIVA: EXPERIENCIAS DE FORMAÇÃO COM FUTUROS PROFESSORES DO CURSO DE PEDAGOGIA, Selma Costa Pena
  • 2019, FORMAÇÃO CONTINUADA DEE DUCADORES DO CAMPO: PROGRAMA SABERES DA TERRA DA AMAZÔNIA PARAENSE EM FOCO, FORMAÇÃO CONTINUADA DEE DUCADORES DO CAMPO: PROGRAMA SABERES DA TERRA DA AMAZÔNIA PARAENSE EM FOCO, Selma Costa Pena
  • 2019, PRATICAS DE LEITURA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: A EXPERIENCIA DA ESCOLA SÃO JOÃO BATISTA NO RIO CAMPOMPEMA NO MUNICIPIO DE ABAETETUBA/PA, PRATICAS DE LEITURA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: A EXPERIENCIA DA ESCOLA SÃO JOÃO BATISTA NO RIO CAMPOMPEMA NO MUNICIPIO DE ABAETETUBA/PA, Selma Costa Pena
  • 2019, PRÁTICAS DE LEITURA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: A EXPERIÊNCIA DA ESCOLA SÃO JOÃO BATISTA NO RIO CAMPOMPEMA NO MUNICÍPIO DE ABAETETUBA/PA, Práticas educativas no Projovem campo saberes da terra : experiências da especialização Em educação do campo, desenvolvimento e sustentabilidade do campo na Amazonia, DARINEZ DE LIMA CONCEIÇÃO, MARIA CELESTE GOMES FARIAS, Selma Costa Pena
  • 2019, PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA: A EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA, EM SUA TERCEIRA VERSÃO NO ESTADO DO PARÁ, EDUCAÇÃO DO CAMPO NA AMAZONIA PARAENSE: diálogo, saberes e práticas, DARINEZ DE LIMA CONCEIÇÃO, MARIA CELESTE GOMES FARIAS, Selma Costa Pena
  • 2018, A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E A FORMAÇÃO DO LEITOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL, Educação Infantil na Amazônia - entrelaços entre sabares e práticas docentes./, Selma Costa Pena
  • 2017, LER E ESCREVER: PRIORIDADE DA ESCOLA EM TODAS AS ÁREAS DE CONHECIMENTO ., F723 Formação de professores e trabalho interdisciplinar : experiências construídas nos cursos de Licenciatura em Educação Física e Pedagogia na Universidade do Pará, Selma Costa Pena Eliana da Silva Felipe
  • 2017, LER E ESCREVER: PRIORIDADE DA ESCOLA EM TODAS AS ÁREAS DE CONHECIMENTO, Formação de professores e trabalho interdisciplinar : experiências construídas nos cursos de Licenciatura em Educação Física e Pedagogia na Universidade Federal do Pará, Selma Costa Pena
  • 2014, Escolas Rurais com Turmas multisseriadas: realidades, contradições e desafios para a construção de materiais didático-pedagógicos, Livro Didático e Educação do Campo., SELMA COSTA PENA, Selma Costa Pena

Livros (4)

  • 2019, EDUCAÇÃO DO CAMPO NA AMAZÔNIA PARAENSE: Diálogos, Saberes e Práticas, Selma Costa Pena
  • 2019, PRÁTICAS EDUCATIVAS NO PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA, Selma Costa Pena
  • 2018, Educação infantil na Amazônia: entrelaços entre saberes e práticas docentes, Selma Costa Pena
  • 2017, Formação de professores e trabalho interdisciplinar : experiências construídas nos cursos de Licenciatura em Educação Física e Pedagogia na Universidade Federal do Pará, Selma Costa Pena

Produção Artistica, Literária e Visual (1)

  • 2017, https://ecoamazonialetramento.blogspot.com.br/, Divulgação Cientifica, Outra classificação Áudio visual, SELMA COSTA PENA IVAN JORGE PIRIXAN

Produções Tecnológicas (2)

  • 2017, proletramentoacademico.blogspot.com.br/2017/, SELMA COSTA PENA, IVAN JORGE PIRIXAN
  • 2016, CRIAÇÃO DE BLOG, SELMA COSTA PENA

Participações em Bancas de Concursos (63)

  • 2020, comissão especial para analisar proposta de resolução,
  • 2020, BANCA DEFESA DE DISSERTAÇÃO,
  • 2020, BANCA DE DEFESA: BIBLIOTECA ITINERANTE: CONCEPÇÕES DE LEITURA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO BIBLIOTECÁRIA,
  • 2019, Comissão de avaliação de desempenho da profa Sonia Regina Santos Teixeira, Selma Costa Pena
  • 2019, Comissão de finanças do Instituto de Ciências da educação, Selma Costa Pena
  • 2019, Comissão de avaliação de desempenho prpf Nilo carlos Pereira de Soza, NILO CARLOS PEREIRA
  • 2019, BANCA DE DEFESA: O HEROÍSMO TRÁGICO DE AQUILES E AUGUSTO MATRAGA: UM ESTUDO DO HERÓI GREGO E DO HERÓI CRISTÃO, EM HOMERO E ROSA,
  • 2019, Comissão de avaliação de desempenho da profa. Fátima de Souza Moreira, FATIMA MOREIRA
  • 2019, comissão de avaliação de desempenho Lucilia da Silva Matos, Selma Costa Pena
  • 2019, PARECERISTA AD HOC, Selma Costa Pena
  • 2019, BANCA DE DEFESA: ENTRE RIOS E TERRA FIRME: Atlas Linguístico da Região das Ilhas de Abaetetuba-PARÁ, Selma Costa Pena
  • 2019, BANCA DE QUALIFICAÇÃO: RELAÇÕES INTERDISCURSIVAS ENTRE AS PRESCRIÇÕES DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E A ATIVIDADE DE TRABALHO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA: PRÁTICAS DISCURSIVAS SOBRE O LETRAMENTO ESCOLAR,
  • 2019, BANCA DE QUALIFICAÇÃO:BIBLIOTECA ITINERANTE: CONCEPÇÕES DE LEITURA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO BIBLIOTECÁRIA,
  • 2019, BANCA DE DEFESA:RELAÇÕES INTERDISCURSIVAS ENTRE AS PRESCRIÇÕES DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E A ATIVIDADE DE TRABALHO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA: PRÁTICAS DISCURSIVAS SOBRE O LETRAMENTO ESCOLAR,
  • 2019, BANCA DE TCC: MEMORIAL: PERCURSOS DE UMA PROFESSORA ALFABETIZADORA,
  • 2018, PROGRESSÃO FUNCIONAL, Selma Costa Pena
  • 2018, MEMORIAL: PERCURSOS DE UMA PROFESSORA ALFABETIZADORA, Selma Costa Pena
  • 2018, PROGRESSÃO FUNCIONAL, Selma Costa Pena
  • 2018, MEMBRO DE COMISSÃO CIENTÍFICA DO VIII CONGRESSO DE PESQUISA AUTOBIOGRÁFICA, Selma Costa Pena
  • 2018, PROGRESSÃO FUNCIONAL, Selma Costa Pena
  • 2018, PROGRESSÃO FUNCIONAL, Selma Costa Pena
  • 2018, ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO, Selma Costa Pena
  • 2018, PROGRESSÃO FUNCIONAL, Selma Costa Pena
  • 2018, PROGRESSÃO FUNCIONAL, Selma Costa Pena
  • 2018, COMISSÃO PARA ALTERAR RESOLUÇÃO, Selma Costa Pena
  • 2018, A CORRELAÇÃO FAMILIA ESCOLA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO, Selma Costa Pena
  • 2018, BANCA DE DEFESA: AS EXPERIÊNCIAS DO ?PROJETO SALA DE LEITURA? DA ESCOLA LICEU DE ARTES E OFÍCIOS MESTRE RAIMUNDO CARDOSO, Selma Costa Pena
  • 2018, COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO,
  • 2018, BANCA DE QUALIFICAÇÃO:AS EXPERIÊNCIAS DO ?PROJETO SALA DE LEITURA? DA ESCOLA LICEU DE ARTES E OFÍCIOS MESTRE RAIMUNDO CARDOSO, Selma Costa Pena
  • 2018, PROGRESSÃO FUNCIONAL DE PROFESSOR, Selma Costa Pena
  • 2018, TCC: PROEJA, Selma Costa Pena
  • 2018, LEITURA NO CICLO DA ALFABETIZAÇÃO, Selma Costa Pena
  • 2018, PROGRESSÃO FUNCIONAL DEPORFESSOR, Selma Costa Pena
  • 2018, PROGRESSÃO FUNCIONAL, Selma Costa Pena
  • 2018, BANCA DE TCC: A CORRELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO, Selma Costa Pena
  • 2018, COMISSÃO DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PROF JORGE RICARDO COUTINHO,
  • 2018, BANCA DE TCC: O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DA ESCRITA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO, Selma Costa Pena
  • 2018, BANCA DE TCC: PROEJA, Selma Costa Pena
  • 2018, BANCA DE TCC: A IMPORTANCIA DA MEDIAÇÃO DE LEITURA, Selma Costa Pena
  • 2018, parecerista ad hoc da Revista Educação em Perspectiva, ISSN 2178-8359, Selma Costa Pena
  • 2018, BANCA DE TC: LEITURA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO, Selma Costa Pena
  • 2018, BANCA DE QUALIFICAÇÃO: ENTRE RIOS E TERRA FIRME: Atlas Linguístico da Região das Ilhas de Abaetetuba-PARÁ, Selma Costa Pena
  • 2018, COMISSÃO DE ALTERAÇÃO DE RESOLUÇÃO, Selma Costa Pena
  • 2018, Banca de qualificação O HEROÍSMO TRÁGICO DE AQUILES E AUGUSTO MATRAGA: UM ESTUDO DO HERÓI GREGO E DO HERÓI CRISTÃO, EM HOMERO E ROSA,
  • 2018, BANCA DE TCC: APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO, Selma Costa Pena
  • 2017, A INFLUENCIA DA CULTURA PATRIARCAL NO MEIO ACADEMICO: UM PARADOXO NO CURSO DE PEDAGOGIA,
  • 2017, progressao funcioanl, Andréa Pereira Silveira
  • 2017, COMISSÃO DE PEDIDO DE ABREVIAÇÃO DE CURSO DE PEDAGOGIA, Selma Costa Pena
  • 2017, COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DE ATIVIDADES INTEGRADORAS, Selma Costa Pena
  • 2016, COMISSÃO DE VERIFICAÇÃO DE CARGA HORÁRIA, Selma Costa Pena
  • 2016, COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DE ATIVIDADES INTEGRADORAS, Selma Costa Pena
  • 2016, COMISSÃO DE PADRONIZAÇÃO DOS PROGRAMAS DO CURSO DE PEDAGOGIA, Selma Costa Pena
  • 2016, COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DO PEDIDO DE ABREVIAÇÃO DE CURSO, Selma Costa Pena
  • 2015, AVALIAÇÃO DE PROGRESSÃO FUNCIOANAL, Selma Costa Pena
  • 2015, AVALIAÇÃO DE PROGRESSÃO FUNCIOANAL, Selma Costa Pena
  • 2014, AVALIAÇÃO DE PROGRESSÃO FUNCIONAL, Selma Costa Pena
  • 2014, AVALIAÇÃO DE PROGRESSÃO FUNCIONAL, Selma Costa Pena
  • 2013, AVALIAÇÃO DE PROGRESSÃO FUNCIOANAL, Selma Costa Pena
  • 2013, seleção de bolsista, Selma Costa Pena
  • 2013, AVALIAÇÃO DE PROGRESSÃO FUNICIONAL, Selma Costa Pena
  • 2012, PENA, S. C.. CONCURSO PÚBLICO PARA A CARREIRA DO MAGISTÉRIO SUPERIOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ.CATEGORIA ADJUNTO. 2012. Universidade Federal do Pará.,
  • 2012, CONCURSO PÚBLICO,
  • 2012, COMISSÃO EXAMINADORA DE CONCURSO PÚBLICO,

Participações em Bancas de Cursos (151)

  • 2023, Tese Doutorado “Narrativas e discursos que “movem o mundo”: um modelo interdisciplinar para o ensino de Ciencias nos anos iniciais”., WAGNER MUNIZ DE ANDRADE
  • 2023, Monografia de Graduação ISOLAMENTO SOCIAL E ENSINO REMOTO: REFLEXOS NO PROCESSO DE ALFABETIZACAO E LETRAMENTO DE CRIANCAS NAS SERIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, HADRYA MAYLLA MUNIZ DA SILVA
  • 2023, Monografia de Graduação A LUDICIDADE NO PROCESSO DE ALFABETIZACAO DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO DEFICIT DE ATENCAO COM HIPERATIVIDADE (TDAH) , THAYNA XAVIER BARBOSA
  • 2022, Monografia de Graduação A vivencia com a leitura literaria influenciado as praticas de Leitura: um relato de experiencia , SONIA SANTIAGO SOARES
  • 2022, Monografia de Graduação O ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA NO CONTEXTO DE PANDEMIA: limites e possibilidade de uma pratica inclusiva, LILIANE DO NASCIMENTO E SILVA
  • 2022, Monografia de Graduação Atendimento escolar as pessoas com deficiencia intelectual: para alem da letra da lei , LAYSA NORONHA MACHADO
  • 2022, Monografia de Graduação A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM ALFABETIZAÇÃO NA REGIÃO NORTE DO PAÍS: estudo em teses edissertações ? 1990 a 2019, ANNA PAULA DE OLIVEIRA DE ABREU
  • 2022, Monografia de Graduação ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DISCURSIVA: o que dizem os artigos produzidos no período entre1990 a 2015, CAROLYNE STEFANY CRUZ ALMEIDA
  • 2022, Monografia de Graduação A CRIANCA COM TEA: AFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, PRISCILA ALINE DO NASCIMENTO MIRANDA
  • 2021, Monografia de Graduação FORUM DE ALFABETIZACAO LEITURA E ESCRITA (FALE) FLOR DO GRAO PARA: NARRANDO HISTORIAS ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSAO, ANDREA QUEIROZ COSTA
  • 2021, Monografia de Graduação INSTRUCAO E IMIGRACAO PORTUGUESA NO PARA: O GREMIO LITERARIO PORTUGUES E SUA CONTRIBUICAO PARA A EDUCACAO NA CIDADE DE BELEM NO FINAL DO IMPERIO E PRIMEIRAS DECADAS DA REPUBLICA., LUANA KARINA FRANCA QUEIROZ
  • 2021, Qualificação de Doutorado “Narrativas e discursos que “movem o mundo”: uma proposta interdisciplinar para o ensino de Ciencias nos anos iniciais”., WAGNER MUNIZ DE ANDRADE
  • 2021, Monografia de Graduação ASPECTOS DIALÓGICOS DA ALFABETIZAÇÃO EM UMA TURMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, ADRIELLE CARDOSO BRAGA
  • 2021, Tese Doutorado PROFESSORA, TEM ERRO AQUI? CARANGUEIJO, SISNEI E ALCE: CONSCIENCIA FONOLOGICA E DIFICULDADES DE ESCRITA EM ALUNOS DO 5º ANO DE TRES ESCOLAS PUBLICAS DE BELEM-PARA , MARIA LUCIA FERREIRA DOS SANTOS
  • 2020, Dissertação de Mestrado BIBLIOTECA ITINERANTE ARTHUR VIANNA: CONCEPCOES DE LEITURA DE UM PROJETO DE EXTENSAO BIBLIOTECARIA, CELSO MAULER
  • 2019, Monografia de Graduação O GENERO TEXTUAL FABULA NA EDUCACAO INFANTIL: LITERATURA, AFETIVIDADE E REFLEXAO, PATRICIANE DE AVIZ COSTA MAGALHAES
  • 2019, Dissertação de Mestrado RELACOES INTERDISCURSIVAS ENTRE AS PRESCRICOES DOS PARAMETROS CURRICULARES NACIONAIS E A ATIVIDADE DE TRABALHO DO PROFESSOR DE LINGUA PORTUGUESA: PRATICAS DISCURSIVAS SOBRE O LETRAMENTO ESCOLAR, JONILSON PINHEIRO MORAES
  • 2019, Qualificação de Mestrado RELACOES INTERDISCURSIVAS ENTRE AS ORIENTACOES DOS PARAMETROS CURRICULARES NACIONAIS E AS PRATICAS PEDAGOGICAS DO PROFESSOR DE LINGUA PORTUGUESA: PRATICAS DISCURSIVAS SOBRE O LETRAMENTO ESCOLAR, JONILSON PINHEIRO MORAES
  • 2019, Qualificação de Mestrado RELACOES INTERDISCURSIVAS ENTRE AS ORIENTACOES DOS PARAMETROS CURRICULARES NACIONAIS E AS PRATICAS PEDAGOGICAS DO PROFESSOR DE LINGUA PORTUGUESA: PRATICAS DISCURSIVAS SOBRE O LETRAMENTO ESCOLAR, JONILSON PINHEIRO MORAES
  • 2019, Dissertação de Mestrado O “PROJETO SALA DE LEITURA” E A FORMACAO DE LEITORES EM UMA ESCOLA PUBLICA DA CIDADE DE BELEM-PARA, PAULO DEMETRIO POMARES DA SILVA
  • 2018, Dissertação de Mestrado O HEROISMO TRAGICO DE AQUILES E AUGUSTO MATRAGA: UM ESTUDO DO HEROI GREGO E DO HEROI CRISTAO, EM HOMERO E ROSA, ADRIELY CRISTINA DUARTE DA SILVA
  • 2018, Qualificação de Mestrado O HEROISMO TRAGICO DE AQUILES E AUGUSTO MATRAGA: UM ESTUDO DE HEROI GREGO E DO HEROI CRISTAO, ADRIELY CRISTINA DUARTE DA SILVA
  • 2018, Monografia de Graduação EDUCAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIENCIA,
  • 2018, Monografia de Graduação PROJETO DE INTERVEÇÃO,
  • 2018, Monografia de Graduação BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL,
  • 2018, Monografia de Graduação ENTRELAÇAMENTO D EMEMÓRIAS,
  • 2018, Monografia de Graduação LEITURA E ESCRITA NOE NSINO FUNDAMENTAL,
  • 2017, Monografia de Graduação PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICIPIO DE MUANÁ.PA, GLEICEANE GOUVEA MAGNO
  • 2017, Monografia de Graduação SEXUALIDADE NO ENSINO DE CIENCIAS: ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DOS ANOS INICIAIS, LUCIANA DOS ANJOS CORREA
  • 2017, Monografia de Graduação PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA- O PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, SILVANA LIVRAMENTO DA SILVA
  • 2017, Monografia de Graduação PRÁTICAS DE LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A EXPERIENCIA EM UMA UNIDADE PEDAGÓGICA PÚBLICA MUNICIPAL EM BELÉM, ANA KARINA LOPES DE SOUSA CARNEIRO
  • 2017, Monografia de Graduação FORMAÇÃO DE LEITORES POR MEIO DOS CÍRCULOS DE LEITURA,  DANIELE BORGES SILVA AZEVEDO
  • 2017, Monografia de Graduação LEVI RODRIGUES NEGRÃO, PROJETO DE INTERVENÇÃO: PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO COM CRIANÇAS DE UMA TURMA MULTISSERIADA DO MUNICIPIO DE MUANÁ/PA
  • 2017, Monografia de Graduação HISTÓRIA DE VIDA E FORMAÇÃO: MEMÓRIAS DE LEITURA E DE ESCRITA DE UMA PROFESSORA DOS ANOS INICIAIS, LUCIANA SILVA BALDEZ
  • 2017, Monografia de Graduação LEITURA E ESCRITA NO MÉTODO MONTESSORIANO,  SONJA PAOLA MENEZES RODRIGUES:
  • 2017, Monografia de Graduação A INFLUENCIA DA CULTURA PATRIARCAL NO MEIO ACADEMICO: UM PARADOXO NO CURSO DE PEDAGOGIA,
  • 2017, Monografia de Graduação A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO INFANTIL: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO LEITORA DA CRIANÇA ATRAVÉS DO CANTO DA LEITURA E DO TEATRO COM PALITOCHES, JULIANA REBELO ESLEBÃO
  • 2017, Monografia de Graduação DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, LAUDIENE DE ALMEIDA PADILHA
  • 2017, Dissertação de Mestrado UM ESTUDO DAS PRÁTICAS DE LEITURA EM TURMAS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, CRISTIANE FERREIRA DA COSTA
  • 2017, Monografia de Graduação MEMORIAL DE FORMAÇÃO. RELATOS A PARIR DA EXPERIENCIA DOCENTE, Selma Costa Pena
  • 2017, Monografia de Graduação A PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO,
  • 2016, Monografia de Graduação A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NA COMUNIDADE BOM JESUS, GEILSON CORDEIRO DOS REIS
  • 2016, Monografia de Graduação O GENERO TEXTUAL RELATÓRIO DE ESTÁGIO PARA JOVENS E ADULTOS (PROEJA) DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO ESTADUAL DO PARÁ, TAYANE CARNEIRO LIMA
  • 2016, Monografia de Graduação O PROCESO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DOS EDUCANDOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, LARRISA ROSY AVELAR BENTES RAIOL
  • 2016, Monografia de Graduação UM ESTUDO DAS PRÁTICAS DE LEITURA EM TURMAS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, Selma Costa Pena
  • 2016, Monografia de Graduação ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: O SENTIDO DA LEITURA E DA ESCRITA PARA AS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL, ROSANA FREIRE DA SILVA
  • 2016, Monografia de Graduação REFLEXOES TEÓRICAS E PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, FRANSCISCA ELIVANIA DUTRA QUEIROZ
  • 2016, Monografia de Graduação O LIVRO FLICTS E AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO COM ALUNOS DOS ANOS INICIAIS, LUCIANA DA SILVA LOPES
  • 2016, Monografia de Graduação MEMORIAL, HISTORIA DE VIDA E FORMAÇÃO, Selma Costa Pena
  • 2016, Monografia de Graduação MEMORIAL DE FORMAÇÃO2016, Selma Costa Pena
  • 2016, Monografia de Graduação EDUCAÇÃO, SEGURANÇA PÚBLICA E DIREITOS HUMANOS, Selma Costa Pena
  • 2016, Monografia de Graduação A INTOLERANCIA E O ESTIGMA NAS TURMAS DEPEDAGOGIA, Selma Costa Pena
  • 2016, Monografia de Graduação ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DA BRINCADEIRA EM AMBIENTES DE CRECHE, Selma Costa Pena
  • 2016, Monografia de Graduação O PAPEL DA ESCOLA NA SOCIEDADE CONTEMPORANEA, Selma Costa Pena
  • 2016, Monografia de Graduação PROFESSORES HOMENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, Selma Costa Pena
  • 2016, Monografia de Graduação MEMORIAL DE FORMAÇÃO, Selma Costa Pena
  • 2016, Monografia de Graduação FORMAÇÃO DE PROFESSORES, UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA, Selma Costa Pena
  • 2016, Monografia de Graduação LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, Selma Costa Pena
  • 2016, Monografia de Graduação A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA, Selma Costa Pena
  • 2016, Monografia de Graduação EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E FORMAÇÃO DOCENTE, Selma Costa Pena
  • 2016, Monografia de Graduação ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO, Selma Costa Pena
  • 2016, Monografia de Graduação AS AÇÕES DE IMPLANTAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS, Selma Costa Pena
  • 2016, Monografia de Graduação BULLYNG, Selma Costa Pena
  • 2015, Monografia de Especialização GÊNEROS TEXTUAIS COMO FERRAMENTA SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÂO DE JOVENS E ADULTOS PARA O ENSINO DA LEITURA E ESCRITA NA ESCOLA ADRIANO RODRIGUES CARDOSO, DIRCILENE FERREIRA PEREIRA
  • 2015, Monografia de Graduação Juventude do campo: identidade, pertencimento e perspectivas de futuro dos jovens da vila Santa Maria- Benfica/ PA, Cláudia Rafaela de Sousa Padilha
  • 2015, Monografia de Graduação A REORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO DA CRECHE: UM NOVO OLHAR, Selma Costa Pena
  • 2015, Qualificação de Mestrado UM ESTUDO DAS PRÁTICAS DE LEITURA EM TURMAS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, cristiane Ferreira Da Costa
  • 2015, Monografia de Graduação educação do campo: um estudo sobre a concepção presente no livro didático da coleção, Jaqueline Teixeira Gomes
  • 2015, Monografia de Especialização a leitura e a escrita na EJA: trabalhando com os generos textuais, ANTONIO CARLOS PANTOJA JARDIM
  • 2015, Monografia de Graduação Literatura infanto-juvenil: dos clássicos aos best-sellers, Diogo Raimundo Rodrigues Santos
  • 2015, Monografia de Especialização A RODA DA LEITURA: UMA INTERVENÇÃO NA 1ª ETAPA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL, Selma Costa Pena
  • 2015, Monografia de Graduação O USO DO GAME DUOLINGO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA, Selma Costa Pena
  • 2015, Monografia de Especialização A NARRATIVA ORAL E ESCRITA DE JOVENS E ADULTOS SOBRE O BARRO DO BENGU, Selma Costa Pena
  • 2015, Monografia de Especialização DAS ?MULHERES DE PAPEL? AO PAPEL DAS MULHERES: GÊNEROS TEXTUAIS E QUESTÕES SOBRE GÊNEROS NA FORMAÇÃO CRÍTICA DO ALUNO DA EJA DO MUNÍCIPIO DE SANTARÉM NOVO, JOÃO PEREIRA LOUREIRO JUNIOR
  • 2015, Monografia de Especialização ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EJA: UMA ANÁLISE DAS DIFICULDADES DE ESCRITA E LEITURA NO LICEU ESCOLA DE ARTES E OFÍCIOS ?MESTRE RAIMUNDO CARDOSO?, Selma Costa Pena
  • 2015, Monografia de Especialização SOBRE OS CIRCULOS DE CULTURA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, FABIO DA CONCEIÇÃO CAMARA
  • 2015, Monografia de Graduação PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ENSINO DE LEITURA, Selma Costa Pena
  • 2015, Monografia de Graduação INDISCIPLINA ESCOLAR, Selma Costa Pena
  • 2015, Monografia de Especialização EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A LEITURA NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM, MARTA PORTAL RIBEIRO PARANHOS DA SILVA
  • 2015, Monografia de Graduação A LITERATURA INFANTIL E A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA, Selma Costa Pena
  • 2015, Monografia de Graduação A IMPORTANCIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, Selma Costa Pena
  • 2015, Monografia de Especialização ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO JUNTO AOS EDUCANDOS (AS) DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA, MARIA FABIANA SOUSA ROSA
  • 2015, Monografia de Graduação Resgate das memórias lúdicas de minha trajetória educacional, Sílvia Irineia Amaral Lopes
  • 2015, Monografia de Especialização . FORMAÇÃO CONTINUADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Selma Costa Pena., RAIMUNDA MONTERIO DE SOUZA
  • 2015, Monografia de Especialização O LUDICO COMO MEDIAÇÃO NA LEIURA E ESCRITA, Selma Costa Pena
  • 2015, Monografia de Especialização HISTORIA DO IMAGINÁRIO DOS PESCADORES VIGIENSES, Selma Costa Pena
  • 2015, Monografia de Graduação Relato de experiência com o jogo do bingo de letra inicial no primeiro ano do ensino fundamental, Edinelza Cristina Rodrigues do Nascimento
  • 2015, Monografia de Graduação RESGATE DE MINHAS MEMÓRIAS LÚDICAS, Selma Costa Pena
  • 2015, Monografia de Graduação AS REPERCUSSÕES DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO, Selma Costa Pena
  • 2015, Monografia de Graduação A formação do leitor no processo de escolarização, Átila Ferreira Bentes
  • 2015, Monografia de Graduação EXPECTATIVA DE FUTURO, CRENÇA E AUTO EFICÁCIA, Selma Costa Pena
  • 2015, Monografia de Graduação A FORMAÇÃO DO LEITOR, Selma Costa Pena
  • 2015, Monografia de Graduação RELATO DE EXPERIENCIA COM JOGO DE BINGO, Selma Costa Pena
  • 2015, Monografia de Graduação O Brincar e o brinquedo na educação infantil, Josiane Melo Ataíde
  • 2015, Monografia de Especialização PRÁTICAS DE LETRAMENTO DE PROFESSORES DE EJA, Selma Costa Pena
  • 2015, Monografia de Especialização O LETRAMENTO DIGITAL NA EJA: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DA ESCOLA ?PROFESSORA PORANGA JUCÁ?, EM ICOARACI/ PA, Jaqueline Teixeira Gomes
  • 2015, Monografia de Especialização O GÊNERO TEXTUAL RECEITA: SABERES CULINÁRIOS TRADICIONAIS MIRIENSES EM UMA PROPOSTA DE ENSINO APRENDIZAGEM NA EJA, Selma Costa Pena
  • 2015, Monografia de Especialização VIVENCIAS LITERÁRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, Selma Costa Pena
  • 2015, Monografia de Graduação LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. IMPLICAÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO CULTURAL, Selma Costa Pena
  • 2015, Monografia de Especialização GÊNEROS TEXTUAIS COMO FOMENTADOR DE LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS., Selma Costa Pena
  • 2015, Monografia de Especialização AS DIFERENTES FORMAS DE LER E ESCREVER NA EDUCAÇÃO INFANTIL, Selma Costa Pena
  • 2014, Qualificação de Mestrado Uma proposta para abordagem da relacao entre oralidade e escrita na educacao de jovens e adultos, LETÍCIA MARTINS FEITOSA LOPES
  • 2014, Monografia de Graduação Práticas pedagógicas de ensino de leitura em turma do terceiro ano do ensino fundamental, Luciane de Jesus Correa de Medeiros
  • 2014, Monografia de Graduação JUVENTUDE DO CAMPO: IDENTIDADE, PERTENCIMENTO..., Selma Costa Pena
  • 2014, Monografia de Graduação Avaliação diagnóstica no ciclo de alfabetização em uma escola de ensino fundamental em Belém, Cenira Amaral Tavares
  • 2014, Monografia de Graduação Oralidade, leitura e escrita de alunos do primeiro ano do ensino fundamental da escola Júpiter Maia, Nile Barbosa Correa do Nascimento
  • 2014, Monografia de Graduação Contribuições da Teoria histórico-cultural para a compreensão dos problemas de aprendizagem, Renata Batista Duarte Serra
  • 2014, Monografia de Graduação O caminho da escrita: começo, meio...o fim, não, Rosiane Lameia Monteiro
  • 2014, Monografia de Graduação A evasão escolar na educação de jovens e adultos, Jaciclene Dias de Freitas
  • 2014, Monografia de Graduação Indisciplina escolar: casos e estratégias de enfrentamento, Anayse de Fátima Santos da Silva
  • 2014, Monografia de Graduação A RELAÇÃO ESCOLA E FAMILIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA PARAÍSO DA CRIANÇA., MARIA TEREZA BRITO DO NASCIMENTO.
  • 2014, Monografia de Graduação CICLOS E AVALIAÇÃO: FUNDAMENTOS, PRINCÍPIOS E CARACTERÍSTICAS., JOSIANE CRISTINA DA SILVA NUNES
  • 2014, Monografia de Graduação O CAMINHO DA ESCRITA, Selma Costa Pena
  • 2014, Monografia de Graduação ORALIDADE, LEITURA E ESCRITA DE ALUNOS DO PRIMEIRO ANO, Selma Costa Pena
  • 2014, Monografia de Graduação LITERATURA INFANTO-JUVENIL, Selma Costa Pena
  • 2014, Monografia de Graduação CONTRIBUIÇÕESDA TEORIA HISTORICO CULTURAL PARA A OMPREENSÃO DE PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM, Selma Costa Pena
  • 2014, Monografia de Graduação O BRINCAR E O BRINQUEDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, Selma Costa Pena
  • 2014, Monografia de Graduação EDUCAÇÃO DO CAPO: ESTUDO SOBRE A CONCEPÇÃO PRESENTE NO LIVRO DIDÁTICO, Selma Costa Pena
  • 2013, Monografia de Graduação A MUSICA E O PROCESSO DE HUMANIZAÇÃO, Selma Costa Pena
  • 2013, Monografia de Graduação A EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, Selma Costa Pena
  • 2013, Monografia de Especialização EDUCAÇÃO DO CAMPO E ESCOLA MULTISSERIADA: PROPOSTA DE FORMAÇAO CONTINUADA DO PROGRAMA ESCOLA ATIVA., DOMINGOS NAZARÉ MENDES RIBEIRO;
  • 2013, Monografia de Especialização A RELAÇÃO ESCOLA E FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, Selma Costa Pena
  • 2013, Monografia de Especialização O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, Selma Costa Pena
  • 2013, Monografia de Especialização A RELAÇÃO ENTRE O BRINCAR E O EDUCAR, Selma Costa Pena
  • 2013, Monografia de Especialização POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO., DIVINO ROGÉRIO CARDOSO SILVA e MARIA DO PARTO FERREIRA NOGUEIRA
  • 2013, Monografia de Graduação AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO, Selma Costa Pena
  • 2013, Monografia de Especialização MÚSICA E MOVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, Selma Costa Pena
  • 2013, Monografia de Especialização EDUCAÇÃO DO CAMPO: EDUCAÇÃO DIFERENCIADA E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORESPARA ESCOLAS INDÍGENAS, Selma Costa Pena
  • 2013, Monografia de Especialização A CONCEPÇÃO DE INFANCIA, CRIANÇA E EDUCAÇÃO INFANTIL E A RELAÇÃO COM A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL CLUDINA FARIAS, EM BRAGANÇA/PA., AUTORA: KALINA ANDREZA FLORENTINO SOARES;
  • 2013, Monografia de Especialização BRINCADEIRAS E LINGUAGEM MATEMÁTICA, Selma Costa Pena
  • 2013, Monografia de Graduação EDUCAÇÃO NO CAMPO: EDUCAÇÃO DIFERENCIADA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA ESCOLAS INDÍGENAS- VISÃO DAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE JACAREACANGA/PA, GEISA CARLA CANTO SALGADO, IRACEMA ALENCAR RODRIGUES E MARIA LUZENILCY CARNEIRO ROCHA
  • 2013, Monografia de Especialização MEMÓRIA E DOCENCIA: UMA ANÁLISE DO FAZER DOCENTE DE PROFESSORAS RIBEIRINHAS DO MUNICÍPIO DE ABAETETUBA-PA., ALCIONE DE AZEVEDO MACEDO E DEUSINALDO DA SILVA
  • 2013, Monografia de Especialização A CONCEPÇÃO DE INFANCIA E EDUCAÇÃO INFANTIL, Selma Costa Pena
  • 2013, Monografia de Especialização O CURRICULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CAMPO, Selma Costa Pena
  • 2013, Monografia de Graduação PRÁTICAS DE LEITURA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: a experiência da Escola São João Batista no Rio Campompema no município de Abaetetuba/PA, MARIA DAS GRAÇAS FERREIRA DOS SANTOS ROSÂNGELA QUARESMA LOBATO
  • 2013, Monografia de Especialização HISTÓRIAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL PÚBLICA EM BRAGANÇA/PA E AÇOES DESENVOVLIDAS PELA COORDENADORA DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA SEMED., LEILA DO SOCORRO ROTTERDAN OLETO;
  • 2013, Monografia de Especialização HISTORIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL PÚBLICA EM BRAGANÇA, Selma Costa Pena
  • 2013, Monografia de Especialização AS INTERAÇÕES E AS BRINCADEIRAS COMO EIXOS NORTEADORES DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, Selma Costa Pena
  • 2013, Monografia de Especialização DUCAÇÃO DO CAMPO E ESCOLA MULTISSERIADA, Selma Costa Pena
  • 2013, Monografia de Especialização O PAPEL DAS CATIGAS DE RODA NA APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA POR CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL, Selma Costa Pena
  • 2013, Monografia de Especialização POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO, Selma Costa Pena
  • 2013, Monografia de Especialização JUVENTUDE, TERRITORIALIZAÇÃO E A LUTA PARA PERMANECER NO CAMPO, Selma Costa Pena
  • 2013, Monografia de Especialização O CUIDAR E O EDUCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL, Selma Costa Pena
  • 2012, Monografia de Graduação "O desafio de ensinar a leitura e a escrita...", Selma Costa Pena
  • 2012, Qualificação de Mestrado AUTORIA DIDÁTICA,
  • 2012, Monografia de Graduação APRENDER PARA ESCREVER OU ESCREVER PARA APRENDER,
  • 2012, Monografia de Graduação A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NA PRODUÇÃO DE TEXTOS,
  • 2012, Monografia de Graduação ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO,
  • 2012, Monografia de Graduação EDUCAÇÃO E TRABALHO,
  • 2011, Qualificação de Mestrado O ENSINO DO PORTUGUES NA EDUCACAO PROFISSIONAL: REFLEXAO E ACAO PEDAGOGICA NOS CURSOS TECNICOS DO IFPA, LEILA TELMA LOPES SODRE
  • 2011, Qualificação de Mestrado AUTORIA DIDATICA: VOZES E MARCAS DE SUBJETIVIDADE EM ATIVIDADES DIDATICAS CRIADAS POR GRADUANDOS DE LETRAS, HERODOTO EZEQUIEL FONSECA DA SILVA

Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de Períodicos (10)

  • 2023,Responsavel pela Organização de Evento, AUDITÓRIO DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS, Local, midia
  • 2023,Responsavel pela Organização de Evento, CENTRO DE CONVENÇÕES BENEDITO NUNES, Nacional, midia on line
  • 2017,Consultor ad hoc de revista científica, belém, Local, comitê científico da revista
  • 2017,Membro da Comissões Organizadora, belém, Nacional, comissão organizadora
  • 2016,Consultor ad hoc de revista científica, campinas, Nacional, membro revisor
  • 2016,Consultor ad hoc de revista científica, BELÉM, Local, membro AVALIADOR
  • 2015,Consultor ad hoc de revista científica, BELÉM, Local, membro AVALIADOR
  • 2014,Consultor ad hoc de revista científica, campinas, Nacional, membro revisor
  • 2013,Consultor ad hoc de revista científica, CAMPINAS, Nacional, REVISORA
  • 2013,Consultor ad hoc de revista científica, BELÉM, Local, ELETRONICO

Participação em Sociedades Científicas e Culturais (1)

  • 2020, Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Outra

Participação em Colegiados e Comissões (7)

  • REPRESENTANTE CONSEP, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
  • CONSELHO DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
  • CONSELHO DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
  • CONSELHO DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
  • CONSELHEIRA DA CONGREGAÇÃO, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
  • CONSELHO DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
  • CONSELHO DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Trabalho de Fim de Curso(115)

  • tcc, CARLOS ADRIANO LEITE BARBOSA , 07/2016
  • O ENSINO DA LEITURA E ESCRITA PARA CRIANÇAS DO PRIMEIRO ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA: UM ESTUDO NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL, DANIELLE LOPES DA SILVA , 01/2015
  • As dificuldades na aprendizagem de leitura e escrita nos anos iniciais., EDILEUSA MORAES SALDANHA , 07/2016
  • PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL, UANY CAROLINE ALMEIDA DA SILVA , 10/2015
  • PRÁTICAS DE LEITURAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, FABIULA DOS SANTOS LISBOA , 10/2015
  • A FORMAÇÃO DO LEITOR POR MEIO DE COMPOSIÇÕES IMAGÉTICAS: A EXPERÊNCIA COM CRIANÇAS DA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UFPA, ELAINE CRISTINA MENDES DE ARAUJO , 10/2015
  • MEDIAÇÃO E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA FORMAÇÃO DO PEQUENO LEITOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL , LINDALVA PADILHA GONCALVES LIMA , 10/2015
  • LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: IMPLICAÇÕES DA TEORIA HISTORICO-CULTURAL, FABRICIA KEILA HUGHES FERREIRA , 11/2015
  • A COMPREENSÃO DOS PROFESSORES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O TIPO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS., EDINALVA DE LIMA OLIVEIRA , 05/2015
  • A COMPREENSÃO DOS PROFESSORES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE TIPOS DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS, EDINALVA DE LIMA OLIVEIRA , 05/2015
  • MINHAS MEMÓRIAS: LEMBRANÇAS QUE MARCAM UMA VIDA DEDICA A EDUCAÇÃO, MARIA DE FATIMA PANTOJA TRINDADE , 08/2015
  • MINHAS MEMÓRIAS: LEMBRANÇAS QUE MARCAM UMA VIDA DEDICA A EDUCAÇÃO, MARIA DE FATIMA PANTOJA TRINDADE , 08/2015
  • MEMÓRIAS DE UMA DOCENTE: QUANDO O SONHO SE TORNA REALIDADE, POLIANA SILVA SAMPAIO , 07/2015
  • MEMÓRIAS DE UMA DOCENTE: QUANDO O SONHO SE TORNA REALIDADE, POLIANA SILVA SAMPAIO , 07/2015
  • O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A PRÁTICA QUE SE FAZ EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE SANTA BÁRBARA DO PARÁ., ROSA CRISTINA GOMES DE MELO , 05/2015
  • O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A PRÁTICA QUE SE FAZ EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE SANTA BÁRBARA DO PARÁ., ROSA CRISTINA GOMES DE MELO , 05/2015
  • MEMORIAL DE FORMAÇÃO: A TRAJETÓRIA DE VIDA DE ROZILENE DOS SANTOS MONTEIRO., ROZILENE DOS SANTOS MONTEIRO , 07/2015
  • MEMORIAL DE FORMAÇÃO: A TRAJETÓRIA DE VIDA DE ROZILENE DOS SANTOS MONTEIRO., ROZILENE DOS SANTOS MONTEIRO , 07/2015
  • Ad dificuldades na aprendizagem de leitura e escrita nos anos iniciais., EDILEUSA MORAES SALDANHA , 07/2016
  • MEMORIAL DE FORMAÇÃO: TRAJETÓRIA PESSOAIS E PROFISSIONAIS, FELICIA MESCOUTO PONTES , 12/2015
  • MEMORIAL DE FORMAÇÃO: TRAJETÓRIA PESSOAIS E PROFISSIONAIS, FELICIA MESCOUTO PONTES , 12/2015
  • MEMORIAS E PRÁTICAS: O PERCURSO DE UMA EDUCADORA DA EDUCAÇÃO BÁSICA., ROLANGE NAZARE CARDOSO RIBEIRO , 04/2016
  • MEMORIAS E PRÁTICAS: O PERCURSO DE UMA EDUCADORA DA EDUCAÇÃO BÁSICA., ROLANGE NAZARE CARDOSO RIBEIRO , 04/2016
  • MEMORIAL DE FORMAÇÃO: TRAJETÓRIA DEFORMAÇÃO - MEUS SONHOS E MINHAS CONQUISTAS, ELIZANGELA FERREIRA DA SILVA , 04/2016
  • MEMORIAL DE FORMAÇÃO: TRAJETÓRIA DEFORMAÇÃO - MEUS SONHOS E MINHAS CONQUISTAS, ELIZANGELA FERREIRA DA SILVA , 04/2016
  • ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: O SENTIDO DA LEITURA E DA ESCRITA PARA CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DA PERSPECTIVA DA TEORIA HISTÓRICO CULTURAL, ROSANA FREIRE DA SILVA , 06/2016
  • P PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DOS EDUCANDOS DO PRIMEIRO DO ENSINO FUNDAMENTAL, LARISSA ROSY AVELAR BENTES RAIOL , 06/2016
  • O LIVRO FLICTS E AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO COM ALUNOS DOS ANOS INICIAIS, LUCIANA DA SILVA LOPES , 06/2016
  • Avaliação da aprendizagem em uma turma do 5º ano do ensino fundamental: novo discurso, velhas práticas., ANA MIRIAM DA SILVA BRAGA , 05/2016
  • Avaliação da aprendizagem em uma turma do 5º ano do ensino fundamental: novo discurso, velhas práticas., ANA MIRIAM DA SILVA BRAGA , 05/2016
  • Memorial de formação: a importância do lúdico na Educação Infantil, JACIRA LIMA BATISTA , 07/2016
  • Memorial de formação: a importância do lúdico na Educação Infantil, JACIRA LIMA BATISTA , 07/2016
  • PROJETO DE INTERVENÇÃO - A importância da ludicidade no 1º ano do Ensino Fundamental, na Escola Municipal Novo Tauari no município de Ananindeua - PA, GENETE DE SOUSA SILVA , 07/2016
  • PROJETO DE INTERVENÇÃO - A importância da ludicidade no 1º ano do Ensino Fundamental, na Escola Municipal Novo Tauari no município de Ananindeua - PA, GENETE DE SOUSA SILVA , 07/2016
  • Memorial de Vida e Formação, CARLOS ADRIANO LEITE BARBOSA , 07/2016
  • Memórias de uma alfabetizadora: em processo de construção, MARCIA DO SOCORRO VIEIRA DA SILVA , 03/2016
  • Memórias de uma alfabetizadora: em processo de construção, MARCIA DO SOCORRO VIEIRA DA SILVA , 03/2016
  • HISTÓRIA DE VIDA E FORMAÇÃO PROFISSIONAL: UM OLHAR SOBRE A AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL, DANDARA DA SILVA BRITO DOS SANTOS , 01/2016
  • HISTÓRIA DE VIDA E FORMAÇÃO PROFISSIONAL: UM OLHAR SOBRE A AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL, DANDARA DA SILVA BRITO DOS SANTOS , 08/2016
  • A FUNÇÃO SOCIAL DA LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, BRUNA PATRICIA TAVARES , 10/2016
  • FUNÇÃO SOCIAL DA LEITURA, NILDA BARBOSA LOBATO , 10/2016
  • MINHA TRAJETÓRIA DE LEITURA, GISELE GAMA GARCIA , 10/2016
  • O PAPEL DO OUTRO NA FORMAÇÃO DO LEITOR PEQUENO, EDILMA CARVALHO ARNAUD , 10/2016
  • A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA FORMAÇÃO DO LEITOR, WANDERLENE CRISTINE MOREIRA CARVALHO , 10/2016
  • O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA FORMAÇÃO DO ALUNO DE EDUCAÇÃO INFANTIL, EMY SOUZA PANTOJA , 10/2016
  • RELATO DE EXPERIENCIA: A LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, JULIANA REBELO ELESBAO , 10/2016
  • MEMORIAL DE FORMAÇÃO: ATUAÇÃO PESSOAL, PROFISSIONAL E ACADÊMICA, NANCY DA COSTA DE MORAIS , 10/2016
  • REFLEXÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL, MUNICÍPIO DE MÃE DO RIO/PA, FRANCISCA ELIVANIA DUTRA QUEIROZ , 10/2016
  • REFLEXÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL, MUNICÍPIO DE MÃE DO RIO/PA, FRANCISCA ELIVANIA DUTRA QUEIROZ , 10/2016
  • A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NA COMUNIDADE BOM JESUS - IPIXUNA DO PARÁ, GEILSON CORDEIRO DOS REIS , 10/2016
  • MEMORIAL DE FORMAÇÃO: ATUAÇÃO PESSOAL, PROFISSIONAL E ACADÊMICA, NANCY DA COSTA DE MORAIS , 10/2016
  • A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NA COMUNIDADE BOM JESUS - IPIXUNA DO PARÁ, GEILSON CORDEIRO DOS REIS , 10/2016
  • "CONSTRUINDO LEITORES - A LEITURA COMO INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO DA EDUCAÇÃO E DO MUNDO", RAIMUNDA DIVA TEIXEIRA MAIA , 12/2016
  • "CONSTRUINDO LEITORES - A LEITURA COMO INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO DA EDUCAÇÃO E DO MUNDO", RAIMUNDA DIVA TEIXEIRA MAIA , 12/2016
  • HISTÓRIA DE VIDA E PRÁTICA EDUCATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM SÃO MIGUEL DO GUAMÁ, MARIA DO SOCORRO SOUSA , 12/2016
  • HISTÓRIA DE VIDA E PRÁTICA EDUCATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM SÃO MIGUEL DO GUAMÁ, MARIA DO SOCORRO SOUSA , 12/2016
  • A MEDIAÇÃO DA LEITURA, CAMILA ANDREA DE JESUS SANTOS , 04/2017
  • PRÁTICAS DE LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, ANA KARINA LOPES DE SOUSA CARNEIRO , 11/2017
  • LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, SONJA PAOLA MENEZES RODRIGUES , 04/2017
  • CÍRCULOS DE LEITURA PARA ALUNOS DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO, DANIELE BORGES SILVA AZEVEDO , 04/2017
  • LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, MARIANA GABRIELA ALMEIDA MESQUITA , 04/2017
  • O GENERO RELATORIO DE ESTÁGIO PARA ALUNOS DO PROEJA, TAYANE CARNEIRO LIMA CORREA , 04/2017
  • MEMORIAL DE FORMAÇÃO DE UMA PROFESSORA DE PORTUGUES, LUCIANA SILVA BALDEZ , 11/2017
  • Avaliação, desafios para a construção da aprendizagem na Escola Municipal Antonina, município de Ipixuna do Pará/PA., MARIA FAUSTINA TRINDADE QUEIROZ , 08/2016
  • Avaliação, desafios para a construção da aprendizagem na Escola Municipal Antonina, município de Ipixuna do Pará/PA., MARIA FAUSTINA TRINDADE QUEIROZ , 02/2017
  • LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, SILVANA LIVRAMENTO DA SILVA , 11/2017
  • Reflexões sobre a atuação do Conselho Escolar na perspectiva de uma gestão participativa e democrática. Um estudo de caso na Escola Municipal Antônio Marques, município de Ipixuna do Pará/PA., SIMONE DO SOCORRO TRINDADE DA SILVA , 08/2016
  • Reflexões sobre a atuação do Conselho Escolar na perspectiva de uma gestão participativa e democrática. Um estudo de caso na Escola Municipal Antônio Marques, município de Ipixuna do Pará/PA., SIMONE DO SOCORRO TRINDADE DA SILVA , 02/2017
  • Educação do Campo e classes multisseriadas: Desafios da multissérie na Escola Boa Vista., MARIA FRANCILENE DE HOLANDA SILVA , 08/2016
  • Educação do Campo e classes multisseriadas: Desafios da multissérie na Escola Boa Vista., MARIA FRANCILENE DE HOLANDA SILVA , 02/2017
  • LEITURA E ESCRITA NOS ANOS INICIAIS, LIENE DE MORAES FERREIRA , 11/2017
  • A ludicidade na sala de aula de Educação Infantil, JAQUELINE SIMONE DE SOUZA , 02/2017
  • A ludicidade na sala de aula de Educação Infantil, JAQUELINE SIMONE DE SOUZA , 08/2017
  • ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM UMA TURMA MULTISSERIADA, LEVI RODRIGUES NEGRAO , 11/2017
  • LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO EM UMA TURMA DO PACTO PELA EDUCAÇÃO, GLEICEANE GOUVEA MAGNO , 11/2017
  • A QUESTÃO DA SEXUALIDADE NO CURRICULO DOS NAOS INICIAIS, LUCIANA DOS ANJOS CORREA , 11/2017
  • O gênero textual relatório de estágio para jovens e adultos (PROEJA) do Instituto de Educação Estadual do Pará  , TAYANE CARNEIRO LIMA CORREA , 06/2017
  • A IMPORTANCIA DA FAMILIA NA FORMAÇÃO LEITORA DAS CRIANÇAS, ROSINALVA DE NAZARE BAIA CORREA , 09/2017
  • A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: reflexões sobre a formação leitora da criança através do canto da leitura e do teatro com palitoches – Relato de Experiência , JULIANA REBELO ELESBAO , 10/2017
  • O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, MARLENE DO SOCORRO DA SILVA PORTILHO , 09/2017
  • PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA- O PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, SILVANA LIVRAMENTO DA SILVA , 12/2017
  • PRÁTICAS DE LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A EXPERIENCIA EM UMA UNIDADE PEDAGÓGICA PÚBLICA MUNICIPAL EM BELÉM/ PARÁ, ANA KARINA LOPES DE SOUSA CARNEIRO , 12/2017
  • PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO COM CRIANÇAS DE UMA TURMA MULTISSERIADA NO MUNICÍPIO DE MUANÁ/PARÁ, LEVI RODRIGUES NEGRAO , 12/2017
  • PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE MUANÁ/PARÁ, LUCIANA SILVA BALDEZ , 12/2017
  • PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE MUANÁ/PARÁ , GLEICEANE GOUVEA MAGNO , 12/2017
  • SEXUALIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DOS ANOS INICIAIS (DO ENSINO FUNDAMENTAL), LUCIANA DOS ANJOS CORREA , 12/2017
  • LEITURA E ESCRITA PARA ALUNOS DO TERCEIRO ANO NA ESCOLA PÚBLICA SANTA RITA DE CASSIA DA CIDADE DE MUANÁ/PARÁ, LIENE DE MORAES FERREIRA , 01/2018
  • leitura e escrita, WANESSA DE SOUZA NEVES , 01/2018
  • leitura na familia, CAMILA ALVES CARDOSO , 01/2018
  • PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE UMA ESCOLA MONTESSORIANA EM BELÉM , SONJA PAOLA MENEZES RODRIGUES , 02/2018
  • FORMAÇÃO DO LEITOR: EXPERIÊNCIA DO CÍRCULO DE LEITURA COM ALUNOS DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO, EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DA CIDADE DE BENEVIDES/PARÁ., DANIELE BORGES SILVA AZEVEDO , 02/2018
  • A APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA EM UMA TURMA COM CRIANÇAS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE BELÉM/PA., MARIANA GABRIELA ALMEIDA MESQUITA , 04/2018
  • Reflexões sobre organização e formação de educadores do Centro de Solidariedade da Criança e do adolescente, MAICK CRISTIAN VALINO PINHEIRO , 03/2018
  • Projeto de Intervenção Fortalecer em Prol da não-violência e Cultura de Paz entre crianças e adolescentes assistidos pelo Grupo Espírita Jardim das Oliveiras , ALINE GOMES SOARES , 03/2018
  • Os Direitos de crianças e adolescentes com deficiência atendidas por um Centro de Referência em Inclusão Educacional: a instrumentalização dos profissionais , JOAO EDIVALDO DA SILVA LOBATO , 03/2018
  • alfabetização discursiva, JHEICICA DE MELO FORTES , 07/2018
  • leitura e familia, TELMIRA DE ASSUNÇAO COUTO , 07/2018
  • leitura e escrita, ANETH DO ROSARIO TRINDADE , 07/2018
  • FORMAÇÃO LEITORA DA CRIANÇA: a participação da família., ROSINALVA DE NAZARE BAIA CORREA , 09/2018
  • CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: UMA ESTRATÉGIA PARA FORMAÇÃO DE LEITORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL , WANESSA DE SOUZA NEVES , 01/2019
  • PRÁTICAS DE MEDIAÇÃO DE LEITURAS COM ALUNOS DO 3º ANO DE UMA ESCOLA DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE ANANINDEUA/PARÁ, CAMILA ALVES CARDOSO , 01/2019
  • A IMPORTANCIA DO LÚDICO NOS ANOS INICIAIS, MARLENE DO SOCORRO DA SILVA PORTILHO , 06/2019
  • RELATO DE EXPERIÊNCIA: O PROJETO “FÁBULAS AFRICANAS” COMO PROCESSO DE APRENDIZAGEM., NAIR MARIELLY DAS CHAGAS SOUZA , 06/2019
  • O POEMA COMO OBJETO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL I: propostas metodológicas para a formação de leitores ativos, JHEICICA DE MELO FORTES , 06/2019
  • práticas de leitura e escrita para EJA, ADRIELLE CARDOSO BRAGA , 06/2019
  • ASPECTOS DIALÓGICOS DA ALFABETIZAÇÃO EM UMA TURMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS , ADRIELLE CARDOSO BRAGA , 02/2021
  • LITERATURA INFANTIL: A IMPORTÃNCIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS INICIAIS, LUANA SILVA NASCIMENTO DE SOUZA , 01/2022
  • ANÁLISE TEXTUAL DE UMA CRIANÇA DOS ANOS INICIAIS , ADRIANA DO SOCORRO SILVA QUADROS , 06/2021
  • A ALFABETIZAÇÃO COMO PRÁTICA DISCURSIVA: CONCEPÇÕES, ANÁLISES E PROPOSIÇÕES DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL NO TRATO COM A ESCRITA NOS ANOS INICIAIS., CAROLYNE STEFANY CRUZ ALMEIDA , 10/2021
  • A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM ALFABETIZAÇÃO NA REGIÃO NORTE DO PAÍS : ESTUDO EM TESES E DISSERTAÇÕES 1990 A 2019 , ANNA PAULA DE OLIVEIRA DE ABREU , 09/2022
  • ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DISCURSIVA: O QUE DIZEM OS ARTIGOS PRODUZIDOS NO PERÍODO ENTRE 1990 A 2015, CAROLYNE STEFANY CRUZ ALMEIDA , 02/2022
  • A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM ALFABETIZAÇÃO NA REGIÃO NORTE DO PAÍS: estudo em teses e dissertações – 1990 a 2019 , ANNA PAULA DE OLIVEIRA DE ABREU , 07/2022
  • Memorial de formação: como me tornei professor, IVAN JORGE REIS PIRIXAN , 01/2023
  • A EDUCAÇÃO DE TRABALHADORES JOVENS E ADULTOS: principais dificuldades, MARIA CARLA DE OLIVEIRA SILVA , 07/2023
  • A LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CAMINHOS PARA A REFLEXÃO DE EMOÇÕES E SENTIMENTOS, ANY CASSIA PRADO NOBRE , 07/2023

Orientações de Pós-Graduação (1)

  • Mestrado, JONNHY OLIVER NEGRAO MONTEIRO DA COSTA, 03/2024 - , Orientação em Andamento

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango2 v3.14.25.247