waldma maira menezes de oliveira

CCAME - CAMPUS UNIVERSITARIO DO TOCANTINS - CAMETA

Produção Intelectual

Coordenação de Projetos de Pesquisa Externos (1)

  • 2024, Representações Sociais de professores sobre os desafios e possibilidades na inclusão educacional de graduandos com deficiência na UFPA/Cametá, FECAMPO

Artigos (20)

  • 2024, Waldma Maíra Menezes de Oliveira , Por uma pedagogia decolonial Surda: o sinalizar do outro nos preceitos de Enrique Dussel, ISSN: 22370315
  • 2024, Waldma Maíra Menezes de Oliveira , A LIBRAS NO PROCESSO FORMATIVO HUMANO, EDUCACIONAL E SOCIAL DE SUJEITOS SURDOS NA AMAZÔNIA TOCANTINA, ISSN: 29658950
  • 2023, Thaianny Cristine Dias Valente, Waldma Maíra Menezes de Oliveira, Reinaldo Matias Fleuri , A inclusão escolar de indígenas surdos: o que as pesquisas dizem?, ISSN: 22370315
  • 2023, Waldma Maíra Menezes de Oliveira, Ivanilde Apoluceno de Oliveira , Rupturas com a colonialidade do ser deficiente: por uma pedagogia decolonial anticapacitista nos preceitos de Paulo Freire, ISSN: 25257668
  • 2022, Cyntia França Cavalcante de Andrade da Silva, José Anchieta de Oliveira Bentes, Waldma Maíra Menezes de Oliveira , A percepção do termo zoé no decorrer da história, ISSN: 1984686X
  • 2021, COSTA, ALINE CORRÊA DE BARROS DA, Waldma Maíra Menezes de Oliveira, KLEIN, MADALENA , Representações sociais de Mulheres Surdas mirienses sobre si: da invisibilidade ao protagonismo, ISSN: 23180870
  • 2021, Waldma Maíra Menezes de Oliveira, Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Gabriele Maria Muniz da Silva , SOCIAL NETWORKS:, ISSN: 19841566
  • 2021, Waldma Maíra Menezes de Oliveira, Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Reinaldo Matias Fleuri , Sentidos e Significados de Graduandos da Educação do Campo da UFPA/Cametá sobre a pessoa com deficiência, ISSN: 19814755
  • 2020, Waldma Maíra Menezes de Oliveira, Ivanilde Apoluceno de Oliveira , CURSO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO COM FORMAÇÃO FREIREANA E O ENSINO DE LIBRAS, ISSN: 2237258X
  • 2020, Waldma Maíra Menezes de Oliveira, Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Lyandra Lareza da Silva Matos , A TEORIA DA DIALOGICIDADE EM MARTIN BUBER E PAULO FREIRE: aproximações e divergências conceituais, ISSN: 19849540
  • 2019, Waldma Maíra Menezes de Oliveira, OLIVEIRA, IVANILDE APOLUCENO DE , A formação de instrutores de Libras: a consolidação das políticas linguísticas na Amazônia Tocantina, ISSN: 1984686X
  • 2019, Waldma Maíra Menezes de Oliveira, OLIVEIRA, IVANILDE APOLUCENO DE , IMAGENS E SENTIDOS DE EDUCANDOS SURDOS SOBRE A ATUAÇÃO DO INTÉRPRETE EDUCACIONAL NO ENSINO SUPERIOR, ISSN: 01024175
  • 2019, TAVARES SANCHES, TARCISIO, ÂNGELO RODRIGUES MOCBEL, MIGUEL, CALDAS DE CASTRO, VICENTE, AUGUSTO MACHADO DOS SANTOS, CARLOS, GONÇALVES MARTINS, LEONARDO, Waldma Maíra Menezes de Oliveira, JÚNIOR MELO E SILVA, ÁLVARO, DE SOUZA FARIAS, FABRICIO , Avaliação da Influência de Fatores Sociais e Econômicos no Uso da Metodologia PBL + m-learning para o Ensino da Matemática, ISSN: 16791916
  • 2019, Waldma Maíra Menezes de Oliveira, Ivanilde Apoluceno de Oliveira , PROCESSOS EDUCATIVOS NA DISCIPLINA DE LIBRAS: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE GRADUANDOS DE LETRAS DO PARFOR SOBRE A SURDEZ., ISSN: 23181346
  • 2018, Aline Corrêa Barros Costa, Renata Ferreira Siqueira, Thaianny Cristine Dias Valente, Waldma Maíra Menezes de Oliveira , EDUCAÇÃO INCLUSIVA E INTERDISCIPLINARIDADE: A ESCOLA DO CAMPO E A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DOS EDUCANDOS SURDOS, ISSN: 25959832
  • 2018, Raphaella Duarte Cavalcante Lopes, Waldma Maíra Menezes de Oliveira , PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR: A PRODUÇÃO DE VÍDEOS COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE GRADUANDOS NA UFPA, ISSN: 25959832
  • 2018, Waldma Maíra Menezes de Oliveira, Ivanilde Apoluceno de Oliveira , VEREDAS NA ATUAÇÃO DO INTÉRPRETE EDUCACIONAL: FUNÇÃO TÉCNICA OU PEDAGÓGICA?, ISSN: 25959832
  • 2018, Waldma Maíra Menezes de Oliveira , Tensões na atuação do Intérprete Educacional: função técnica ou pedagógica?, ISSN: 23588845
  • 2015, Thaianny Cristine Dias Valente, Waldma Maíra Menezes de Oliveira , A Palavrada, ISSN: 23580526
  • 2015, Andréa Pereira Silveira, Waldma Maíra Menezes de Oliveira , Revista Cocar - Dossiê: Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, ISSN: 19819269

Publicação em Eventos (30)

  • 2024, Sandro Soares Rodrigues, Marlucy Chaves Conceição, Waldma Maíra Menezes de Oliveira, REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE GRADUANDOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO SOBRE A DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS DA FILOSOFIA., III SILICTI, Resumo Expandido
  • 2024, Waldma Maíra Menezes de Oliveira Ivanilde Apoluceno de Oliveira, A Integralidade do Ser de uma Mulher-Negra-Surda: Rupturas com a Opressão Colonial do Ser Surdo, III SILICTI, Trabalho Completo
  • 2024, Waldma Maíra Menezes de Oliveira Cyntia França Cavalcante de Andrade da Silva Aline Corrêa Barros da Costa Alanne Corrêa Freitas , DIZERES DE MULHERES COM DEFICIÊNCIA DA UFPA -CAMETÁ SOBRE O MACHISMO E O CAPACITISMO, III SILICTI, Resumo Expandido
  • 2024, José Renilson Lobo dos Anjos Waldma Maíra Menezes de Oliveira Cyntia França Cavalcante de Andrade da Silva Aline Corrêa de Barros da Costa, NARRATIVAS DE PROFESSORES SOBRE OS DESAFIOS NA INCLUSÃO EDUCACIONAL DE GRADUANDOS SURDOS NA UFPA/CAMETÁ., III SILICTI, Resumo Expandido
  • 2024, Zaline do Carmo dos Santos Wanzeler, JOCIRENE DOS SANTOS WANZELER, Waldma Maíra Menezes de Oliveira, CYNTIA FRANÇA CAVALCANTE DE ANDRADE DA SILVA, Délcia Pereira Pombo, , magens de mulher ribeirinha amazônica: a formação do imaginário em textos acadêmicos, III SILICTI, Trabalho Completo
  • 2024, Renata Ferreira Siqueira Waldma Maíra Menezes de Oliveira Cyntia França Cavalcante de Andrade da Silva , GÊNERO, SURDEZ E CAPACITISMO: UMA ANÁLISE DAS NARRATIVAS DE UMA MULHER NEGRA SURDA SOBRE VIOLÊNCIA, II Encontro de Educação Popular Feminista na Amazônia 2024, Trabalho Completo
  • 2024, Waldma Maíra Menezes de Oliveira Cyntia França Cavalcante de Andrade da Silva Aline Corrêa Barros da Costa, NARRATIVAS DE MULHERES COM DEFICIÊNCIA DA UFPA -CAMETÁ SOBRE O MACHISMO E O CAPACITISMO, II Encontro de Educação Popular Feminista na Amazônia 2024, Trabalho Completo
  • 2023, Waldma Maíra Menezes de Oliveira , 10º Congresso Brasileiro de Educação Especial, 10º Congresso Brasileiro de Educação Especial, Trabalho Completo
  • 2023, Waldma Maíra Menezes de Oliveira, LIBRAS NO PROCESSO FORMATIVO HUMANO, EDUCACIONAL E SOCIAL DE SUJEITOS SURDOS NA AMAZÔNIA TOCANTINA, 10º Congresso Brasileiro de Educação Especial, Trabalho Completo
  • 2023, Thaianny Cristine Dias Gaia Waldma Maíra Menezes de Oliveira, IDENTIDADE E DIFERENÇA: O LUGAR DO SURDO NA CULTURA ASSURINI, I Seminário Nacional de Línguas Indígenas de Sinais-SENLIS, Trabalho Completo
  • 2023, Waldma Maíra Menezes de Oliveira, Adelmo Viana Wanzeler, XVI EDUCERE, XVI EDUCERE, Trabalho Completo
  • 2023, Adelmo Viana Wanzeler, Waldma Maíra Menezes de Oliveira, XVI EDUCERE, XVI EDUCERE, Trabalho Completo
  • 2023, Jonaina Mendes Gomes Waldma Maíra Menezes de Oliveira, Relatos de Experiência de uma graduanda da educação do campo sobre as contribuições formativas do programa residência pedagógica, IV ERLEC V JURA, Resumo
  • 2023, Alanne Corrêa Waldma Maíra Menezes de Oliveira, Representações sociais sobre a atuação do intérprete educacional: o que as pesquisas dizem?, IV ERLEC V JURA, Resumo
  • 2023, Waldma Maíra Menezes de Oliveira Renilson Anjos , Imagens e sentidos de um graduando surdo sobre a atuação do intérprete educacional na UFPA/Cametá, IV ERLEC V JURA, Trabalho Completo
  • 2023, Waldma Maíra Menezes de Oliveira, Representações Sociais de graduandos surdos sobre a atuação do Intérprete Educacional na UFPA/Cametá, XII JIRS X CIRS, Trabalho Completo
  • 2022, Waldma Maíra Menezes de Oliveira e Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Sinalizações de graduandos surdos sobre a atuação do intérprete educacional na UFPA/Cametá/Brasil, XII Encuentro Internacional ?Experiencias y aproximaciones de interpelación en Iberoamérica en torno a la inclusión educativa y social, Trabalho Completo
  • 2022, Waldma Oliveira, Políticas para Educação Especial/Inclusiva - GT 3, Conferência de Educação, Resumo
  • 2022, Waldma Oliveira, WORKSHOP: Pesquisas em Língua de Sinais, WORKSHOP: Pesquisas em Língua de Sinais, Resumo
  • 2022, Waldma Oliveira, Inclusão, Equidade e Qualidade: compromisso com o futuro da educação, Conferência de Educação, Trabalho Completo
  • 2022, Mariane Moraes Castro, Waldma Maíra Menezes de Oliveira, II SILICTI - Seminário Internacional de Linguagens, Culturas, Tecnologias e Inclusão, II SILICTI - Seminário Internacional de Linguagens, Culturas, Tecnologias e Inclusão, Trabalho Completo
  • 2022, Luan Henrique do Santos Gomes, Waldma Maíra Menezes de Oliveira, II SILICTI - Seminário Internacional de Linguagens, Culturas, Tecnologias e Inclusão, II SILICTI - Seminário Internacional de Linguagens, Culturas, Tecnologias e Inclusão, Trabalho Completo
  • 2022, Edileuza Pantoja Dos Santos, Waldma Maíra Menezes de Oliveira, II SILICTI - Seminário Internacional de Linguagens, Culturas, Tecnologias e Inclusão, II SILICTI - Seminário Internacional de Linguagens, Culturas, Tecnologias e Inclusão, Trabalho Completo
  • 2022, Luan Bill De Carvalho Pinho, Waldma Maíra Menezes de Oliveira, II SILICTI - Seminário Internacional de Linguagens, Culturas, Tecnologias e Inclusão, II SILICTI - Seminário Internacional de Linguagens, Culturas, Tecnologias e Inclusão, Trabalho Completo
  • 2022, Franciane MACHADO GOMES, Waldma Maíra Menezes de Oliveira, II SILICTI - Seminário Internacional de Linguagens, Culturas, Tecnologias e Inclusão, II SILICTI - Seminário Internacional de Linguagens, Culturas, Tecnologias e Inclusão, Trabalho Completo
  • 2022, Waldma Oliveira, Pensamento decolonial e a interface com a Surdez, Setembro Azul, Trabalho Completo
  • 2021, Waldma Maíra Menezes de Oliveira, Henrique de Moraes Junior, ANPEd - Associação Nacional de Pós- graduação e Pesquisa em Educação, 3º Reunião ANPEd Norte - Associação Nacional de Pós- graduação e Pesquisa em Educação, Trabalho Completo
  • 2021, Waldma Maíra Menezes de Oliveira, Lançamento dos Livros da Rede Pedagogias decoloniais na Amazônia, Lançamento do Livro das Pedagogias decoloniais na Amazônia, Outros
  • 2020, Waldma Maíra Menezes de Oliveira, 2º Encontro Inclusivo do Nordeste Paraense - EINEP, 2º Encontro Inclusivo do Nordeste Paraense - EINEP, Outros
  • 2020, Waldma Maíra Menezes de Oliveira , III Colóquio Nacional de Educação, Políticas e Sociedades, III Colóquio Nacional de Educação, Políticas e Sociedades, Trabalho Completo

Capítulos de Livros (42)

  • 2023, O TERRITÓRIO EDUCATIVO DAS ÁGUAS: A RELAÇÃO DO CURRÍCULO DAS ESCOLAS RIBEIRINHAS DE PONTA DE PEDRAS COM OS SABERES MARAJOARAS, O TERRITÓRIO EDUCATIVO DAS ÁGUAS: A RELAÇÃO DO CURRÍCULO DAS ESCOLAS RIBEIRINHAS DE PONTA DE PEDRAS COM OS SABERES MARAJOARAS, Letícia furtado dos Santos, Waldma Maíra Menezes de Oliveira
  • 2023, VOZES E SINALIZAÇÕES DE GRADUANDOS COM DEFICIÊNCIA SOBRE A ATUAÇÃO DO NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE DA UFPA/ CAMETÁ, VOZES E SINALIZAÇÕES DE GRADUANDOS COM DEFICIÊNCIA SOBRE A ATUAÇÃO DO NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE DA UFPA/ CAMETÁ, Adelmo Viana Wanzeler, Waldma Maíra Menezes de Oliveira, Ivanilde Apoluceno de Oliveira
  • 2023, PEDAGOGIA DECOLONIAL NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES DO CAMPO: UMA DISCUSSÃO NA PERSPECTIVA DO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO, Licenciatura em Educação do Campo UFPA Cametá: 10 anos de trajetórias formativas no baixo Tocantins., Josafá Lopes Gomes, Oscar Ferreira Barros, Waldma Maíra Menezes de Oliveira
  • 2023, A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NO PROCESSO FORMATIVO HUMANO, EDUCACIONAL E SOCIAL DE SUJEITOS SURDOS NA AMAZÔNIA TOCANTINA, VIVÊNCIAS TEÓRICAS E PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA: trilhas de pesquisas no ensino superior brasileiro, Waldma Maíra Menezes de Oliveira
  • 2023, Identidade e diferença: o lugar do surdo na cultura Assurini, Educação Especial e Educação no/do Campo: sujeitos, movimentos e interfaces, Thaianny Cristine Dias Valente, Waldma Maíra Menezes de Oliveira, Ivanilde Apoluceno de Oliveira
  • 2022, práticas educativas do professor do atendimento educacional especializado (aee) com alunos surdos: um estudo de caso em uma escola estadual do município de igarapé ? miri, Inclusão, Cultura, Política e Identidades, Islanny Cristina Rodrigues Ribeiro, Waldma Maíra Menezes de Oliveira
  • 2022, por que ensinar ciências? representações sociais e reflexões formativas no contexto da licenciatura em educação do campo, Educação, formação de professores e práticas pedagógicas, Waldma Maíra Menezes de Oliveira, Tiago Corrêa Saboia
  • 2021, As identidades Surdas como objeto de estudos em produções científicas no Brasil (2004 a 2018), Cartografia da produção de conhecimentos na/da Pan-Amazônia dos Grupos de pesquisa Práxis UFOPA e UNIR, Waldma Maíra Menezes de Oliveira, Ivanilde Apoluceno de Oliveira
  • 2021, A educação de Surdos no Brasil e na França: diálogos e distanciamentos, Desafios da Inclusão Escolar, Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Janete Benjamin, Waldma Maíra Menezes de Oliveira
  • 2020, Práticas Pedagógicas e Educação de Surdos: capacitação de docentes de uma escola do campo ribeirinha no município de Limoeiro do Ajuru, Práticas Pedagógicas e Educação de Surdos: capacitação de docentes de uma escola do campo ribeirinha no município de Limoeiro do Ajuru, Rosely Pantoja Costa Rodrigues, Waldma Maíra Menezes de Oliveira
  • 2020, Representações sociais de graduandos da ufpa sobre a pessoa com deficiência: Da colonialidade à decolonialidade., Representações sociais de graduandos da ufpa sobre a pessoa com deficiência: Da colonialidade à decolonialidade., Waldma Maíra Menezes de Oliveira, Ivanilde Apoluceno de Oliveira
  • 2020, Núcleo universitário de educação popular na amazônia brasileira: Perspectiva decolonial e prospectiva intercultural, Núcleo universitário de educação popular na amazônia brasileira: Perspectiva decolonial e prospectiva intercultural, Waldma Maíra Menezes de Oliveira, Hanna Tamires Gomes Corrêa Leão Teixeira, Henrique de Moraes Junior
  • 2019, A negação do Atendimento Educacional Especializado e suas implicações na inclusão escolar das pessoas com deficiência no distrito de Torres - Região ribeirinha do município de Cametá- Pa, Educação Inclusiva no Campo: movimentos sociais, práticas educativas e processos formativos, Anderson de Jesus Gomes Valente, Elany Calandrino Martins, Eraldo Souza do Carmo, Waldma Maíra Menezes de Oliveira
  • 2019, Interculturalidade e Surdez: um estado do conhecimento acerca das experiência surda indígena, Educação Inclusiva no Campo: movimentos sociais, práticas educativas e processos formativos, Thaianny Cristine Dias Valente, Waldma Maíra Menezes de Oliveira
  • 2019, O atendimento educacional especializado (AEE): desafios e possibilidades dos educadores nas escolas do campo no município de Cametá-PA, Educação Inclusiva no Campo: movimentos sociais, práticas educativas e processos formativos, Marilena de Jesus Nabiça Furtado, Rosana Ribeiro Cordeiro, Waldma Maíra Menezes de Oliveira
  • 2019, Atendimento Educacional Especializado (AEE): o processo de inclusão na perspectiva da professora e do gestor de uma escola municipal de ensino fundamental do distrito de Janua-Coeli, Educação Inclusiva no Campo: movimentos sociais, práticas educativas e processos formativos, Nivia Monteiro Monteiro, Suzana Gaia Epifane, Waldma Maíra Menezes de Oliveira
  • 2019, ELABORAÇÃO DE UMA CARTILHA PEDAGÓGICA SOBRE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CAMPO NA AMAZÔNIA TOCANTINA, Educação inclusiva no Campo: movimentos sociais, práticas educativas e processos formativos, Sueli Pantoja da Silva, Waldma Maíra Menezes de Oliveira
  • 2019, A acessibilidade e a inclusão nas escolas públicas do município de Cametá-PA: um despertar para realidade, Educação Inclusiva no Campo: movimentos sociais, práticas educativas e processos formativos, Marlucia Lopes Moraes, Elson Ferreira Costa, Waldma Maíra Menezes de Oliveira
  • 2019, Representações Sociais de uma mulher negra surda: a tripla diferença, Educação Inclusiva no Campo: movimentos sociais, práticas educativas e processos formativos, Renata Ferreira Siqueira, Waldma Maíra Menezes de Oliveira
  • 2019, Mulheres Surda e suas Representações Sociais: da invisibilidade ao protagonismo, Educação Inclusiva no Campo: movimentos sociais, práticas educativas e processos formativos, Aline Corrêa Barros Costa, Waldma Maíra Menezes de Oliveira
  • 2018, Educação de Jovens e Adultos Surdos: diagnose e ações pedagógicas colaborativas, Educação Especial de Jovens e adultos: Diagnose e ações pedagógicas colaborativas, Ivanilde Apoluceno de Oliveira, José Anchieta de Oliveira Bentes, Waldma Maíra Menezes de Oliveira
  • 2018, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS: A TESSITURA NO ESTÁGIO ACADÊMICO EM PROL DA INCLUSÃO EDUCACIONAL DE PCDS EM UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE CAMETÁ-PA, Educação especial no campo: interculturalidade, inclusão e estudos surdos na Amazônia tocantina., Gleicilene Ferreira Monteiro, Waldma Maíra Menezes de Oliveira
  • 2018, REFLEXÕES ACERCA DO LIVRO ?SURDEZ E EDUCAÇÃO?: O OLHAR SOBRE O SURDO NO ÂMBITO CLÍNICO REABILITADOR AO SOCIOANTROPOLÓGICO, Educação especial no campo: interculturalidade, inclusão e estudos surdos na Amazônia tocantina., Bianca Moreira de Sousa, Rondynell Lopes de Leão, Waldma Maíra Menezes de Oliveira
  • 2018, DOCENTES OUVINTES E DISCENTES SURDOS: O ENSINO DE HISTÓRIA E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA PERSPECTIVA NA FREIREANA, Educação especial no campo: interculturalidade, inclusão e estudos surdos na Amazônia tocantina., Vera Lúcia Cristo Lobato, Waldma Maíra Menezes de Oliveira, Ivanilde Apoluceno de Oliveira
  • 2018, REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE GRADUANDOS DE LETRAS DO PARFOR SOBRE A SURDEZ, Educação especial no campo: interculturalidade, inclusão e estudos surdos na Amazônia tocantina., Waldma Maíra Menezes de Oliveira, Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Bruno Viviani dos Santos
  • 2018, EDUCAÇÃO, INTERCULTURALIDADE E SURDEZ SOB A ÓTICA DE PAULO FREIRE, Educação especial no campo: interculturalidade, inclusão e estudos surdos na Amazônia tocantina., Leonardo Pinheiro dos Prazeres, Marcelo Quaresma Pureza, Maria Ivanilde Castro Leão, Maria Rosiane Wanzeler Gaia, Renato Costa da Silva, Waldma Maíra Menezes de Oliveira
  • 2018, A INTERCULTURALIDADE NO PROCESSO EDUCACIONAL DE SURDOS NO BRASIL, Educação especial no campo: interculturalidade, inclusão e estudos surdos na Amazônia tocantina., Adenilza Arnaud da Vera Cruz, Jércio Lisboa Silva, Manoel de Jesus Carvalho Martins, Martênis Wânzeler de Moraes, Rosenilson Vieira Gomes, Waldma Maíra Menezes de Oliveira
  • 2018, INTERCULTURALIDADE E SURDEZ: CONTRIBUIÇÃO FREIREANA NOS ESTUDOS SURDOS, Educação especial no campo: interculturalidade, inclusão e estudos surdos na Amazônia tocantina., Manoel Maria Carvalho Gomes, Messias Gonçalves Cruz, Rayanne Pereira Garcia, Verônica de Paula da Silva Santos, Waldma Maíra Menezes de Oliveira
  • 2018, A INCLUSÃO DE SURDOS NUMA PERSPECTIVA INTERCULTURAL, Educação especial no campo: interculturalidade, inclusão e estudos surdos na Amazônia tocantina., Cristiane do Socorro dos Santos Magno, Elenilda Souza de Freitas, Keila Carneiro Pantoja, Rosilda Silva Costa, Waldma Maíra Menezes de Oliveira
  • 2018, A CONSCIÊNCIA CRIADORA FREIREANA E SUAS CONTRIBUIÇÕES À COMUNIDADE SURDA, Educação especial no campo: interculturalidade, inclusão e estudos surdos na Amazônia tocantina., Benedito Portilho, Josineia Veloso Demétrio, Keila de Jesus Pantoja dos Santos, Lizandra Barros Gonçalves, Nailson Costa Pinheiro, Waldma Maíra Menezes de Oliveira
  • 2018, EDUCAÇÃO DE SURDOS RIBEIRINHOS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE OS DESAFIOS ENFRENTADOS NA INCLUSÃO EDUCACIONAL, Educação especial no campo: interculturalidade, inclusão e estudos surdos na Amazônia tocantina., Marilena de Jesus Nabiça Furtado, Rosana Ribeiro Cordeiro, Waldma Maíra Menezes de Oliveira
  • 2018, Políticas públicas inclusivas na Universidade Federal do Pará Campus Cametá, Educação especial no campo: interculturalidade, inclusão e estudos surdos na Amazônia tocantina., Gabriele Maria Muniz da Silva, Waldma Maíra Menezes de Oliveira
  • 2018, Limites e possibilidades na formação de tradutores e intérpretes de Libras no município de Cametá -PA, ESTUDOS SURDOS E LIBRAS: PERCEPÇÕES LEGAIS, REPRESENTAÇÕES E REFLEXÕES FORMATIVAS, Aline Corrêa Barros Costa, Waldma Maíra Menezes de Oliveira
  • 2018, A Atitude Linguística de sujeitos surdos sobre a Língua Brasileira de Sinais no município de Cametá -PA, ESTUDOS SURDOS E LIBRAS: PERCEPÇÕES LEGAIS, REPRESENTAÇÕES E REFLEXÕES FORMATIVAS, Ivana Conceição da Silva Palheta, Waldma Maíra Menezes de Oliveira
  • 2018, A Técnica do desenho na pesquisa educacional sobre as Representações Sociais, PESQUISA EDUCACIONAL SOBRE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS O USO DA TÉCNICA DO DESENHO E DOS MAPAS CONCEITUAIS, Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Waldma Maíra Menezes de Oliveira, Andréa Pereira Silveira
  • 2017, Sinalização de graduandos Surdos sobre a atuação do intérprete educacional, Libras em Diálogo: interfaces com a tradução e interpretação, Waldma Maíra Menezes de Oliveira, Ivanilde Apoluceno de Oliveira
  • 2017, O Surdo e a Libras: Percepções de acadêmicos do PARFOR da Universidade Federal do Pará, PARFOR: Práxis Amazônicas na Formação dos Professores da Educação Básica., Hector Renan da Silveira Calixto, Huber Kline G. Lobato, Waldma Maíra Menezes de Oliveira
  • 2017, Educação de Surdos Ribeirinhos: um estudo de caso sobre os desafios enfrentados na inclusão educacional na ilha do Cacoal Cametá/PA, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, SURDEZ E LIBRAS: EXPERIÊNCIAS SOCIOEDUCATIVAS NA AMAZÔNIA PARAENSE, Marilena de Jesus Nabiça Furtado, Waldma Maíra Menezes de Oliveira
  • 2017, Educação de Surdos no Campo: inclusão educacional de alunos surdos nas escolas do campo no município de Cametá- Pa, Educação Inclusiva, Surdez e Libras: experiências socioeducativas na Amazônia Paraense, Renata Ferreira Siqueira, Waldma Maíra Menezes de Oliveira
  • 2017, Quilombo, educação e surdez: a questão da inclusão em espaços de excluídos, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, SURDEZ E LIBRAS: EXPERIÊNCIAS SOCIOEDUCATIVAS NA AMAZÔNIA PARAENSE, Luiz Augusto Pinheiro Leal, Vera Lúcia Cristo Lobato, Waldma Maíra Menezes de Oliveira
  • 2017, Intérprete Educacional: função técnica ou pedagógica?, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, SURDEZ E LIBRAS: EXPERIÊNCIAS SOCIOEDUCATIVAS NA AMAZÔNIA PARAENSE, Waldma Maíra Menezes de Oliveira
  • 2017, DIZERES DE SURDOS SOBRE A ESCOLHA DO CURSO DE PEDAGOGIA: O PROFESSOR SURDO COMO MODELO IDENTITÁRIO, Pesquisas em Educação Especial: Fios e desafios, Waldma Maíra Menezes de Oliveira

Livros (6)

  • 2023, Licenciatura em Educação do Campo UFPA Cametá: 10 anos de trajetórias formativas no baixo Tocantins, Hellen do Socorro de Araújo Silva, Waldma Maíra Menezes de Oliveira, Tiago Corrêa Saboia
  • 2019, Educação Inclusiva no Campo: movimentos sociais, práticas educativas e processos formativos, Waldma Maíra Menezes de Oliveira, Tiago Corrêa Saboia
  • 2018, Educação especial no campo: interculturalidade, inclusão e estudos surdos na Amazônia Tocantina, Waldma Maíra Menezes de Oliveira, Cyntia França Cavalcante de Andrade da Silva, Tiago Corrêa Saboia
  • 2018, Estudos Surdos e Libras: percepções legais e linguísticas, representações e reflexões formativas, Waldma Maíra Menezes de Oliveira, Cyntia França Cavalcante de Andrade da Silva
  • 2018, Pesquisa Educacional sobre Representações Sociais o uso da técnica do desenho e dos mapas conceituais, Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Waldma Maíra Menezes de Oliveira, Huber Kline G. Lobato
  • 2017, Educação Inclusiva, Surdez e Libras: experiências socioeducativas na Amazônia Paraense, Waldma Maíra Menezes de Oliveira, Cyntia França Cavalcante de Andrade da Silva

Participações em Bancas de Concursos (7)

  • 2024, Equipe de Acessibilidade na aplicação da Prova escrita PPGEDUC, Waldma Maíra Menezes de Oliveira, Renata Ferreira Siqueira, Thaianny Cristine Dias Valente
  • 2024, Professor Substituto referente ao pelo Edital N° 296, de 20 de dezembro de 2023, com o tema Educação Especial/Educação Inclusiva, para a Faculdade de Educação do Campus Universitário do Tocantins/Cametá-Pará., Rosinélio Rodrigues da Trindade, Adalberto Portilho Costa, Waldma Maíra Menezes de Oliveira
  • 2024, Processo Seletivo Simplificado na temática Biologia Aplicada à Educação do Campo, Lincoln Silva Carneiro, Edilena Maria Corrêa, Waldma Maíra Menezes de Oliveira
  • 2022, PSS para contratação de professor substituto referente ao edital Nº 217/2022, Carlos José da Silva Cordovil, Enivaldo Dias Monteiro, Waldma Maíra Menezes de Oliveira
  • 2021, Comissão do processo seletivo da Especialização em Educação Inclusiva no Campo, Waldma Maíra Menezes de Oliveira, FERNANDO ALVES DE ARAÚJO, Silvaneide Santos de Queiroz Corte Brilho, Raphaela Aburquerque, Idalina Ferreira Caldas, João Miranda Furtado, Rômulo Everton de Carvalho Moia
  • 2020, AVALIADORA AD HOC NO EDITAL PIBEX 2020, Waldma Maíra Menezes de Oliveira
  • 2020, Processo Seletivo Especial 2020.3 - Educação do Campo, Waldma Maíra Menezes de Oliveira, Hellen do Socorro de Araújo Silva

Participações em Bancas de Cursos (50)

  • 2024, Dissertação de Mestrado EDUCAÇÃO DO CAMPO: um estudo acerca da práxis educativa dos egressos da LEDOCBaião/2014, mestranda: MARIA JOSÉ RODRIGUES VERA Orientadora: Hellen do Socorro Araújo Silva Banca: Waldma Maíra Menezes de Oliveira Salomão Mufarrej Hage
  • 2024, Dissertação de Mestrado A construção arquitetônica de intérpretes de Libras LGBTIA+ na Educação de Pessoas Surdas, Fábio Augusto Teixeira Rodrigues
  • 2024, Tese Doutorado ELIM CARDOSO NASCIMENTO NATHÁLIA REGINA FERREIRA DO PARAÍZO, Raphaella Duarte Cavalcante Lopes
  • 2024, Tese Doutorado Formacao Docente sobre Inclusao de Alunos Publico-Alvo da Educacao Especial e as Repercussoes nas Praticas dos Professores. Tese de Doutorado., RAPHAELLA DUARTE CAVALCANTE LOPES
  • 2024, Monografia de Graduação A PRÁTICA PEDAGÓGICA COMO ALIADA NA INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNO COM PARALISIA CEREBRAL DISCINÉTICA ASSOCIADA A SURDEZ: UM ESTUDO DE CASO, ELIM CARDOSO NASCIMENTO NATHÁLIA REGINA FERREIRA DO PARAÍZO
  • 2023, Monografia de Graduação O PROCESSO DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Análise do desenvolvimento de uma criança autista na creche Prof. Odinamar Oliveira Gomes, em São Sebastião da Boa vista- PA, Crisliane Farias Rodrigues
  • 2023, Monografia de Graduação FORMAÇÃO CONTINUADA NA EDUCAÇAO INCLUSIVA: um estudo de caso na EMEF Vereador Aberlado Leão, Hortência Pinheiro dos Santos
  • 2023, Monografia de Graduação O transtorno do Espectro autista e a inclusão escolar da educação infantil: análise bibliográfica sobre as práticas pedagógicas e da atuação docente, Luiz Paulo de Jesus Costa
  • 2023, Dissertação de Mestrado IDENTIDADE DOCENTE EM MOVIMENTO: memorias que narram r-existencias e protagonismo dos egressos da LEDOC/UFPA, campus Cameta, JOANA LAURA COTA CORREA
  • 2023, Dissertação de Mestrado IDENTIDADE DOCENTE EM MOVIMENTO: memórias que narram r-existências e protagonismo dos egressos da LEDOC/UFPA, campus Cametá, JOANA LAURA COTA CORREA
  • 2023, Monografia de Graduação O PERCURSO FORMATIVO DOS EGRESSOS DA LICENCIATURA EM EDUCACAO DO CAMPO E AS CONTRIBUICOES PARA O SEU TRABALHO COMO SUJEITO RIBEIRINHO/PESCADOR, BENEDITA PANTOJA BARRA
  • 2023, Dissertação de Mestrado O PAPEL DO TRADUTOR/INTÉRPRETE DE LIBRAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: Representações Sociais de Tradutores/Intérpretes da Universidade Federal do Pará- dos Campi(s) Universitários de Castanhal e Belém, TIAGO AUGUSTO NASCIMENTO RODRIGUES
  • 2023, Monografia de Especialização LETRAMENTO E SABERES SOCIOCULTURAIS DE ESTUDANTES RIBEIRINHOS: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA EMEF DE JENIPAPO, EM CAMETÁ-PA, ELIVANE DE FREITAS MARQUES
  • 2023, Monografia de Especialização CURRICULO E EDUCAÇÃO DO CAMPO: LIMITES E RESISTÊNCIAS NAS ESCOLAS MULTISSERIADAS DO MUNICÍPIO DE CAMETÁ/PARÁ, MARLIZE DOS SANTOS SANCHES
  • 2023, Monografia de Especialização POLÍTICAS EDUCACIONAIS DESENVOLVIDAS NA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PARA INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NO MUNICÍPIO DE SALINÓPOLIS-PA, Carliane Cota Leite Pereira e Simone Santana Damasceno
  • 2023, Monografia de Especialização O CENÁRIO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE MOCAJUBA/PA, Kleiton do Socorro Rodrigues Barros
  • 2023, Monografia de Especialização AUTISMO E INCLUSÃO ESCOLAR: JOGOS E BRINCADEIRAS COMO ALTERNATIVAS DE APRENDIZAGENS DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NA EDUCAÇÃO INFANTIL, Carla Patrícia Gaia Pereira e Nágila Nayara Barbosa Gaia
  • 2023, Monografia de Especialização POR UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO/DO CAMPO: OS DESAFIOS E DIFICULDADES DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA ESCOLA SEBASTIANA PENA PANTOJA DE ARAÚJO, NO RIO SÃO LOURENÇO, MUNICÍPIO DE IGARAPÉ-MIRI/PARÁ, Adriana Franco da Silva e Eliane Miranda dos Santos
  • 2023, Monografia de Especialização REFLEXÕES SOBRE O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NAS ESCOLAS DO CAMPO, EREANA DO CARMO ARAÚJO PENA COSTA E RAQUEL ASSUNÇÃO PANTOJA
  • 2023, Monografia de Graduação Estado do conhecimento sobre análise do comportamento aplicada - ABA e inclusão de alunos com TEA, Adriane Corrêa da Cruz
  • 2023, Monografia de Graduação Práticas pedagógicas no Atendimento Educacional Especializado: reflexões sobre a inclusão de alunos com deficiência na escola vereador Aberlado Leão, no município de Limoeiro do Ajuru -PA, Andrei Farias Rodrigues
  • 2023, Monografia de Especialização DESAFIOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO: UMA INTERFACE ENTRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E EDUCAÇÃO DO CAMPO NA ESCOLA QUILOMBOLA GRACINDA PERES, Joana Carvalho de Souza e Lazaro Lisboa da Silva
  • 2023, Monografia de Especialização EDUCAÇÃO INDÍGENA: ANÁLISES SOBRE O CURRÍCULO E A FORMAÇÃO DOCENTE, Ajax Aurélio Ribeiro Caldas
  • 2023, Monografia de Especialização OS CURSINHOS PRÉVESTIBULARES DO MUNICÍPIO DE CAMETÁ-PA FRENTE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O PROCESSO DE ACESSIBILIDADE DOS EDUCANDOS COM DEFICIÊNCIA, Rammon David Estumano Cohen
  • 2023, Monografia de Especialização A PRÁTICA DOS PROFESSORES DE TURMAS MULTISSERIADAS COM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA EM URUARÁ-PÁ, Adaíse dos Santos Pereira
  • 2023, Monografia de Especialização A ATUAÇÃO DO AEE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE UM EDUCANDO COM DEFICIÊNCIA VISUAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE TOMÉ-AÇU/PA, Joicy Cardoso da Silva
  • 2023, Monografia de Especialização A PERCEPÇÃO DOS EDUCANDOS DEFICIENTES E PROFESSORES, SOBRE A MUDANÇA DO SISTEMA DE ORGANIZAÇÃO DE ENSINO MODULAR ? SOME - PARA O ENSINO ?REGULAR,? EM UMA ESCOLA DO CAMPO, EM IGARAPÉ MIRI -PARÁ, NEIDINEIA OLIVA CORREA E ROSANA PIMENTEL DA SILVA
  • 2023, Monografia de Especialização A IMPORTÂNCIA DOS MATERIAIS ADAPTADOS PARA MEDIAR A APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA), JOSÉ ARTHUR GOMES LOBATO e MARIA DAS GRAÇAS PANTOJA TOURÃO
  • 2023, Monografia de Especialização A INCLUSÃO ESCOLAR DE UM ALUNO CEGO NA VILA DO CARMO - CAMETÁ/PA, Olivaldo Pinto da Rocha
  • 2023, Monografia de Especialização A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO REGULAR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA., Samara Ferreira e Ferreira
  • 2023, Monografia de Especialização INCLUSÃO DE SURDOS: OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES PARA A ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS SURDOS NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SÃO FELIPE, ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE TAILÂNDIA, NO PARÁ, Roziane Almeida Barbosa
  • 2023, Monografia de Especialização A Biografia do Campesino, Para além da memória, Eraldo Cunha Siqueira
  • 2023, Monografia de Graduação O CINEMA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE GEOMORFOLOGIA NO ENSINO BÁSICO, JAMYLLE PIRES COOK
  • 2023, Monografia de Graduação O CINEMA COMO FERRAMENTA DIDATICA PARA O ENSINO DE GEOMORFOLOGIA NO ENSINO BASICO, JAMYLLE PIRES COOK
  • 2022, Monografia de Graduação MULTIPLANO: instrumento metodológico no ensino de química para alunos com deficiência visual, Laura Jhulyanne Vilhena Costa
  • 2022, Monografia de Graduação EDUCAÇÃO DO CAMPO E A POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) PARA O PROCESSO FORMATIVO DOS ESTUDANTES LEDOC/UFPA/CAMETÁ-PA., VIVIANE LIMA ALMEIDA
  • 2021, Monografia de Graduação PROCESSO DE HUMANIZAÇÃO EM AMBIENTE HOSPITALAR: VIVÊNCIAS E EXPERIMENTAÇÕES NO HOSPITAL REGIONAL DE CAMETÁ, ADELMO VIANA WANZELER, Ivanilde Apoluceno de Oliveira
  • 2021, Monografia de Especialização Narrativas de experiências: o uso de tecnologias adequadas pelos docentes no processo de ensino aprendizagens de alunos de turmas especiais, na escola do Ramal Porto Salvo do município de Vigia - Pará, Altamir Barbosa´, Vanilda Vasconcelos
  • 2021, Monografia de Especialização Narrativas de Experiências: O uso de tecnologias adequadas no processo de ensino aprendizagem de alunos de turmas especiais, nas escolas do campo de Penha Longa e Santa Rosa no município de Vigia-PÁ, ALTAMIR DA PAIXÃO BARBOSA
  • 2020, Monografia de Graduação O Fórum de Educação do Campo, das águas e das florestas - FECAT e sua inter-relação com o curso de licenciatura em Educação do Campo no território do baixo Tocantins, Waldma Maíra Menezes de Oliveira, Edfranklin Moreira da Silva, Hellen do Socorro de Araújo Silva
  • 2020, Monografia de Especialização O surdo ribeirinho e o conhecimento silencioso da prática da pesca artesanal no rio Anapu, Igarapé-Miri Pará, Gleicilene ferreira Monteiro, Tiago Corrêa Saboia
  • 2020, Monografia de Graduação PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NA ESCOLA DO CAMPO RAIMUNDO NUNES: UM OLHAR PARA AS DSTs ATRAVÉS DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, Waldma Maíra Menezes de Oliveira, FERNANDO ALVES DE ARAÚJO
  • 2020, Monografia de Graduação As identidades dos sujeitos do campo na formação de professores a partir de representações poéticas de suas histórias de vida, Waldma Maíra Menezes de Oliveira, Edfranklin Moreira da Silva, Hellen do Socorro de Araújo Silva
  • 2020, Monografia de Graduação EDUCAÇÃO DO CAMPO E CURRICULO: UM OLHAR SOBRE AS SINGULARIDADES DO CAMPO RIBEIRINHO, Waldma Maíra Menezes de Oliveira, Hellen do Socorro de Araújo Silva
  • 2020, Monografia de Graduação EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INCLUSÃO: estratégias de ensino para discentes surdos em uma escola no município de Abaetetuba, Waldma Maíra Menezes de Oliveira, Cyntia França Cavalcante de Andrade da Silva, Jaqueline de Andrade Reis
  • 2020, Monografia de Graduação A INCLUSÃO DOS ALUNOS AUTISTAS E POLITICAS PUBLICAS, Waldma Maíra Menezes de Oliveira, Enivaldo Dias Monteiro, Hellen do Socorro de Araújo Silva
  • 2020, Monografia de Graduação Territorialidade, Identidade e pertencimento em comunidade Quilombola do Baixo Tocantins, Waldma Maíra Menezes de Oliveira, Maria Madalena Costa Freire Corbin, Ellen Rodrigues da Silva Miranda
  • 2020, Monografia de Graduação PRATICA DOCENTE NO ENSINO DE CIENCIAS DA NATUREZA NA ESCOLA DO CAMPO RAIMUNDO NUNES: UM OLHAR PARA AS DSTs ATRAVES DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, Waldma Oliveira
  • 2020, Monografia de Graduação “AS IDENTIDADES DOS SUJEITOS DO CAMPO NA FORMACAO DE PROFESSORES A PARTIR DE REPRESENTACOES POETICAS DE SUAS HISTORIA DE VIDA”, JOANA LAURA COTA CORREA
  • 2020, Monografia de Graduação “O FORUM DE EDUCACAO DO CAMPO, DAS AGUAS E DAS FLORESTAS-FECAF E SUA INTER-RELACAO COM O CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCACAO DO CAMPO NO TERRITORIO DO BAIXO TOCANTINS”, JOYCE ALVES VIEIRA

Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de Períodicos (15)

  • 2023,Membro da Comissões Organizadora, UFPA Cametá, Nacional, UFPA
  • 2021,Responsavel pela Organização de Evento, UFPA, Nacional, UFPA
  • 2019,Outra, UEPA-CCSE, Nacional, UEPA
  • 2019,Membro da Comissões Organizadora, UFPA, Nacional, UFPA
  • 2019,Membro da Comissões Organizadora, UFPA, Nacional, GESAT
  • 2019,Membro da Comissões de Programa, UFPA, Nacional, UFPA
  • 2018,Membro da Comissões Organizadora, UFPA, Nacional, UFPA
  • 2018,Membro da Comissões Organizadora, UFPA, Nacional, GESAT
  • 2018,Membro da Comissões Organizadora, UFPA, Nacional, UFPA
  • 2018,Membro da Comissões Organizadora, Escola Estadual Osvaldina Muniz, Nacional, UFPA
  • 2017,Membro da Comissões Organizadora, UFPA, Nacional, UFPA
  • 2017,Membro da Comissões Organizadora, UFPA, Nacional, GESAT
  • 2017,Membro da Comissões Organizadora, UFPA -BRAGANÇA, Nacional, GESAT
  • 2017,Membro da Comissões Organizadora, UFPA - MOCAJUBA, Nacional, UFPA
  • 2017,Membro da Comissões de Programa, UFPA/ Castanhal, Nacional, UFPA

Trabalho de Fim de Curso(79)

  • O ENSINO DE HISTÓRIA PARA EDUCANDOS SURDOS: Análise das práticas metodológicas de docentes do ensino fundamental de uma escola municipal de Cametá/PA, TAISE LOPES GARCIA , 03/2016
  • PROTESTANTISMO E INCLUSÃO: Processo de inserção de indivíduos surdos na Igreja Adventista do Sétimo Dia em Cametá-Pa., JOSE CARLOS PEREIRA GAIA , 03/2016
  • O OLHAR DO EDUCANDO SURDO SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO EDUCADOR DE HISTÓRIA: o dito e o não-dito no processo de inclusão educacional no ensino médio no município de Cametá - PA., VERA LUCIA DE CRISTO LOBATO , 03/2016
  • A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE LIBRAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA SEMED/CAMETÁ-PA., ANDREIA DA CONCEICAO VALENTE , 08/2015
  • OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE CASO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOCENTE., CRISTIANE DO SOCORRO SOUSA CALDAS , 06/2015
  • Práticas Educativas do professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) com alunos Surdos: um estudo de caso em uma escola estadual do município de Igarapé – Miri., ISLANNY CRISTINA RODRIGUES RIBEIRO , 11/2020
  • PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS: UM OLHAR SOBRE O CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL, LELIENE VULCAO SOARES , 06/2015
  • EDUCAÇÃO DE SURDOS NO CAMPO: METAS E DESAFIOS NA INCLUSÃO EDUCACIONAL DE ALUNOS SURDOS NAS ESCOLAS DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ-PA, RENATA FERREIRA SIQUEIRA , 05/2015
  • EDUCAÇÃO DE SURDOS: A MÚSICA ENQUANTO PROPOSTA PEDAGÓGICA INCLUSIVA, THAIANNY CRISTINE DIAS GAIA , 06/2015
  • ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA SURDOS: UM ESTUDO DE CASO ACERCA DA SRM DE UMA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ-PA, VANEUSA PINTO CALDAS , 06/2015
  • EDUCAÇÃO INFANTIL INCLUSIVA: OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS EDUCADORES NA INCLUSÃO DE CRIANÇAS DEFICIENTES NA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE CAMETÁ/PA, ROSANA RIBEIRO CORDEIRO , 05/2016
  • A ATITUDE LINGUÍSTICA DE SUJEITOS SURDOS SOBRE A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS), IVANA CONCEICAO DA SILVA PALHETA , 08/2016
  • EDUCAÇÃO DE SURDOS RIBEIRINHOS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS SURDOS RIBEIRINHOS NA INCLUSÃO EDUCACIONAL NA E.M.E.F FRANCELINO DE FREITAS NA ILHA DO CACOAL, MARILENA DE JESUS NABICA FURTADO , 06/2016
  • CORAL DE LIBRAS – MÃOS QUE FALAM E FORMAÇÃO INICIAL: UM ESTUDO DE CASO DOS LIMITES E POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS GRADUANDOS/CORISTAS DA UFPA/ CAMETA – PA, WESLLEY ADRIANO BATISTA PAES , 06/2016
  • ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA EDUCANDOS SURDOS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO EDUCADOR DA SRM NA E.M.E.F. GENERAL OSÓRIO NO MUNICIPIO DE CAMETÁ/PA., TATIANY DE JESUS GAIA , 08/2016
  • LETRAMENTO DE SURDOS NA PERSPECTIVA BILINGUE: UM ESTUDO DE CASO SOBRE AS PROPOSTAS EDUCACIONAIS DA REDE MUNICIPAL DE IGARAPÉ-MIRI., SHIRLEY ADRIENE GOMES FREITAS , 08/2016
  • PRÁTICAS PEDAGÓGICAS BILÍNGUES: O USO DE MATERIAIS INCLUSOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA COM EDUCANDOS SURDOS NA EJA NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ-PA, ABRAAO DA SILVA GOMES , 02/2017
  • PRÁTICAS PEDAGÓGICAS BILÍNGUES: O USO DE MATERIAIS INCLUSOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA COM EDUCANDOS SURDOS NA EJA NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ-PA, JOUBERT MAGALHAES TELES , 02/2017
  • ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM LIBRAS PARA EDUCANDOS SURDOS: ESTUDO DE CASO NA E.M.E.F. PROFESSORA MARIA VALDA BRAGA VALENTE, CAMETÁ-PA., ALDARIETE MARIA FREITAS VALENTE , 01/2017
  • DIZERES DE PROFESSORES SOBRE ENSINO APRENDIZAGEM DE ALUNOS SURDOS: UM ESTUDO DE CASO NA EMEF ARISTÓTELES EMILIANO DE CASTRO NO MUNICÍPIO DE IGARAPÉ MIRI-PA, CLAYTON DAS GRACAS CORREA DA PUREZA , 01/2017
  • O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DO ALUNO SURDO NOS ANOS INICIAIS DA EMEF RAIMUNDA DA SILVA BARROS NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ-PA, DAYANNE TENORIO DE ARAGAO , 01/2017
  • “SURDEZ E NEGRITUDE: incidências culturais e sócio/educativas sobre surdez e raça em uma comunidade quilombola de Cametá-Pa”., VERA LUCIA DE CRISTO LOBATO , 08/2016
  • EDUCAÇÃO DE SURDOS RIBEIRINHOS: UMA SINALIZAÇÃO ACERCA DAS CONDIÇÕES E PRÁTICAS METODOLÓGICAS DE DOCENTES DE EDUCANDOS SURDOS NA AMAZÔNIA TOCANTINA, ROSELY PANTOJA COSTA RODRIGUES , 09/2017
  • LIMITES E POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO DE TRADUTORES E INTÉRPRETES DE LIBRAS NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ-PA., ALINE CORREA DE BARROS DA COSTA , 11/2017
  • CAMINHOS PARA INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: LIMITES E POSSIBILIDADES DA DIVISÃO DE INCLUSÃO EDUCACIONAL NA ACESSIBILIDADE DE ALUNOS CEGOS NA UFPA/CAMETÁ., NIVIA MONTEIRO MONTEIRO , 11/2017
  • A ELABORAÇÃO DO GLOSSÁRIO MIRIENSE: UM ESTUDO DE CASO DA CONSTRUÇÃO DE SINAIS - TERMOS NA ÁREA DA MATEMÁTICA, RONALDO DOS ANJOS AGUIAR , 07/2018
  • O ensino de língua portuguesa como L2 para alunos surdos: os desafios e possibilidades no processo de ensino aprendizagem dos alunos do cursinho bilíngue da UFPA/Cametá, TASSIA MAYARA TAVARES SANCHES , 07/2018
  • A ACESSIBILIDADE E OS DESAFIOS NO PROCESSO DE INCLUSÃO EDUCACIONAL DE EDUCANDOS COM DEFICIÊNCIA EM UMA E.M.E.F NO DISTRITO DE CARAPAJÓ-PA, CLAUDENISE PORTILHO DELGADO , 08/2018
  • A INCLUSÃO EDUCACIONAL DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: UM ESTUDO NA TURMA DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA EMEIEF. VILA CARMO-LIMOEIRO DO AJURU/PA, ROSANE COSTA DOS SANTOS , 12/2022
  • A INCLUSÃO EDUCACIONAL DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE BAIÃO/PA., BIANCA MOREIRA DE SOUSA , 02/2019
  • A NEGAÇÃO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO SUAS IMPLICAÇÕES NA INCLUSÃO ESCOLAR DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO DISTRITO DE TORRES REGIÃO RIBEIRINHA DO MUNICÍPIO DE CAMETÁ- PARÁ , ELANY CALANDRINO MARTINS , 03/2019
  • A FORMAÇÃO SUPERIOR DO EDUCADOR DO CAMPO: PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO - LEDOC UFPA-CAMETÁ/PA (2013), MARIA LEILANE GUEDES PINHEIRO , 04/2019
  • ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CAMPO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE OS LIMITES E POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO, UFPA/CAMETÁ., KEILA CARNEIRO PANTOJA , 03/2019
  • Variação linguística na Libras: um estudo de caso com surdos dos municípios de Cametá e Igarapé-Miri", LUAN BILL DE CARVALHO PINHO , 05/2019
  • O PROCESSO DE ACESSIBILIDADE DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA ESCOLA RIBEIRINHA ILHA CONCEIÇÃO – LIMOEIRO DO AJURÚ/PA., EDINALDA LEAL BARRA , 05/2019
  • EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE EDUCANDO AUTISTA, ZILANDA PIMENTEL DE SOUSA , 05/2019
  • EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CAMPO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES, EBENEZAIDE VERGOLINO PINHEIRO , 05/2019
  • A INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS: UMA ANÁLISE NA FORMAÇÃO DOCENTE, MARIA DE FATIMA DA SILVA VIANA , 05/2019
  • A INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA VEREADOR ABELARDO LEÃO (PA)., ODAIR NOVAES DOS SANTOS , 05/2019
  • A formação inicial de graduandos de ciências naturais e o objeto da surdez: limites e possibilidades na formação de licenciados da UFPA/Cametá, GLEICILENE FERREIRA MONTEIRO , 07/2019
  • MULHERES SURDAS MIRIENSES E SUAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: DA INVISIBILIDADE AO PROTAGONISMO DA MULHER SURDA., ALINE CORREA DE BARROS DA COSTA , 04/2019
  • A NEGAÇÃO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO SUAS IMPLICAÇÕES NA INCLUSÃO ESCOLAR DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO DISTRITO DE TORRES REGIÃO RIBEIRINHA DO MUNICÍPIO DE CAMETÁ- PARÁ , ANDERSON DE JESUS GOMES VALENTE , 03/2019
  • OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOS DEFICIENTES NA DIVERSIDADE, DIANTE DA INCLUSÃO NAS ESCOLAS DO CAMPO , ENEIDA LUCIA GONCALVES BASILIO , 03/2019
  • SABERES E FAZERES NA EJA EM UMA ESCOLA QUILOMBOLA DO MUNICÍPIO DE ABAETETUBA., FRANCIDALVA MORAES NERI , 03/2019
  • PERCURSO HISTÓRICO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ- PA: O QUE AS MÃOS TÊM A DIZER?, IVANA CONCEICAO DA SILVA PALHETA , 03/2019
  • FIOS E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE JOVENS E ADULTOS. , JESSICA DA LUZ SENA , 03/2019
  • ENTRELACE ENTRE IDENTIDADE E DIFERENÇA: UM ESTUDO INTERCULTURAL DA NARRATIVA IDENTITÁRIA DE UMA SURDA NEGRA, RENATA FERREIRA SIQUEIRA , 03/2019
  • O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) NAS ESCOLAS DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ – PA, MARILENA DE JESUS NABICA FURTADO , 03/2019
  • A ACESSIBILIDADE E A INCLUSÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE CAMETÁ/PA: UM DESPERTAR PARA A REALIDADE, MARLUCIA LOPES MORAES , 03/2019
  • O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE): ANÁLISE DO PROCESSO DE INCLUSÃO NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DA VILA DE JANUA-COELI (CAMETÁ/PA). , NIVIA MONTEIRO MONTEIRO , 03/2019
  • O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) NAS ESCOLAS DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ – PA., ROSANA RIBEIRO CORDEIRO , 03/2019
  • ELABORAÇÃO DE UMA CARTILHA PEDAGÓGICA SOBRE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CAMPO NA AMAZONIA TOCANTINA , SUELI PANTOJA DA SILVA , 03/2019
  • O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE): ANÁLISE DO PROCESSO DE INCLUSÃO NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DA VILA DE JANUA-COELI (CAMETÁ/PA). , SUZANA GAIA EPIFANE , 03/2019
  • INTERCULTURALIDADE E SURDEZ: UM ESTADO DA ARTE ACERCA DA EXPERIÊNCIA SURDA INDÍGENA , THAIANNY CRISTINE DIAS GAIA , 03/2019
  • PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E EDUCAÇÃO DE SURDOS: CAPACITAÇÃO DE DOCENTES DE UMA ESCOLA DO CAMPO RIBEIRINHA NO MUNICÍPIO DE LIMOEIRO DO AJURÚ, ROSELY PANTOJA COSTA RODRIGUES , 07/2019
  • O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) PARA ALUNOS COM AUTISMO, EM UMA ESCOLA PÚBLICA, EM SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA, ILHA DO MARAJÓ-PA, MAYKELSON NOGUEIRA CASTILHO , 01/2020
  • ORGANIZAÇÕES POPULARES: AÇÕES EDUCATIVAS COMO ALTERNATIVA POSITIVA DE FORMAÇÃO POLÍTICA, CULTURAL E SOCIAL DOS AGRICULTORES/AS FAMILIARES NA LOCALIDADE DE VILA DO CARMO, CAMETÁ-PA, ELIZETE MARCAL DE SAO PEDRO , 01/2020
  • PRÁTICA EDUCATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS AOS ALUNOS SURDOS: ESTUDO DE CASO NA COMUNIDADE PONTA DA ILHA COMPRIDA NO MUNICÍPIO DE OEIRAS DO PARÁ, ELINALDA PANTOJA DOS SANTOS , 02/2021
  • OS ESTUDOS SURDOS EM PRODUÇÕES CIENTÍFICAS VINCULADAS AO GRUPO DE ESTUDOS SURDOS NA AMAZÔNIA TOCANTINA – GESAT (2015 A 2020), DEUCILENE BARROS DUTRA , 02/2021
  • SOCIAL NETWORKS: RELAÇÕES SOCIAIS NO PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DE SUJEITOS SURDOS, GABRIELE MARIA MUNIZ DA SILVA , 04/2021
  • PRÁTICAS EDUCATIVAS DE PROFESSORES RIBEIRINHOS: A FORMAÇÃO (IN) DIRETA NA CONSTITUIÇÃO DAS IDENTIDADES DE ALUNOS SURDOS, MAIANE DA SILVA VALENTE , 04/2021
  • Sentidos e significados da EJA para alunos da Escola do Campo: um olhar sobre as narrativas de vida., FRANCIANE MACHADO GOMES , 08/2021
  • Acessibilidade da comunidade surda na escola do campo: um estudo de caso na comunidade Cariá/Igarapé-Miri., EDILEUZA PANTOJA DOS SANTOS , 08/2021
  • Narrativas Históricas de Violências e Abusos de uma mulher surda negra, MARIANE MORAES CASTRO , 08/2021
  • FORMAÇÃO HUMANA E ACADÊMICA DAS BOLSISTAS DO NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE DA UFPA/CAMETÁ., LUAN HENRIQUE DOS SANTOS GOMES , 07/2022
  • VOZES E SINALIZAÇÕES DE GRADUANDOS COM DEFICIÊNCIA SOBRE A ATUAÇÃO DO NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE DA UFPA/CAMETÁ, ADELMO VIANA WANZELER , 10/2022
  • EDUCAÇÃO INCLUSIVA DAS ÁGUAS: OS DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO CURRÍCULO DA ESCOLA RIBEIRINHA DE PONTA DE PEDRAS, NA ILHA DO MARAJÓ-PA, LETICIA DOS SANTOS FURTADO , 02/2023
  • PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO PROFESSOR DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) COM ALUNOS SURDOS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE IGARAPÉ – MIRI, ISLANNY CRISTINA RODRIGUES RIBEIRO , 01/2023
  • CURSO DE LIBRAS PROFISSIONALIZANTE: A CONSOLIDAÇÃO DAS POLÍTICAS LINGUÍSTICAS E FORMATIVAS NA AMAZÔNIA TOCANTINA, ROSELY PANTOJA COSTA RODRIGUES , 02/2023
  • “MAPEAMENTO BIBLIOGRÁFICO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA EDUCAÇÃO DE SURDOS”, WANESSA SUELY CARDOSO RODRIGUES , 02/2023
  • EDUCAÇÃO INDÍGENA: ANÁLISES SOBRE O CURRÍCULO E A FORMAÇÃO DOCENTE”,, AJAX AURÉLIO RIBEIRO CALDAS , 02/2023
  • “A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO REGULAR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA.”,, SAMARA FERREIRA E FERREIRA , 02/2023
  • INCLUSÃO DE SURDOS: OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES PARA A ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS SURDOS NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SÃO FELIPE, ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE TAILÂNDIA, NO PAR”, ROZIANE ALMEIDA BARBOSA , 03/2023
  • FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA E.M.E.I.F SÃO JOSE DO ICAPU MOCAJUBA-PA., DEUCILENE BARROS DUTRA , 02/2023
  • “A INTERFACE DA NEGRITUDE E SURDEZ EM PRODUÇÕES CIENTÍFICAS NO BRASIL (2012 A 2022)”, ALETEIA PATRICIA DA SILVA SILVA , 01/2023
  • “A INTERFACE DA NEGRITUDE E SURDEZ EM PRODUÇÕES CIENTÍFICAS NO BRASIL (2012 A 2022)”, ANA KÁRINA CORRÊA DIAS , 01/2023
  • “A FORMAÇÃO DOCENTE E A INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NA ESCOLA DO CAMPO: UMA REFLEXÃO SOBRE AS CATEGORIAS FUNDANTES FREIREANA.”, ANDREIA DA CONCEICAO VALENTE , 02/2023
  • OS IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19 NA EDUCAÇÃO DO ALUNO SURDO DO CAMPO NA LOCALIDADE DA VILA DE PORTO GRANDE- CAMETÁ, AMANDA RODRIGUES DO CARMO , 12/2022
  • RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA GRADUANDA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES FORMATIVAS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, JONAIA MENDES CARVALHO , 07/2023

Orientações de Pós-Graduação (13)

  • Especialização, AJAX AURÉLIO RIBEIRO CALDAS, 01/2021 - , Orientação em Andamento
  • Especialização, SAMARA FERREIRA E FERREIRA, 01/2021 - , Orientação em Andamento
  • Especialização, AMANDA RODRIGUES DO CARMO, 03/2022 - , Orientação em Andamento
  • Especialização, LETICIA DOS SANTOS FURTADO, 01/2021 - , Orientação em Andamento
  • Especialização, DEUCILENE BARROS DUTRA, 01/2021 - , Orientação em Andamento
  • Especialização, ALETEIA PATRICIA DA SILVA SILVA, 01/2021 - , Orientação em Andamento
  • Especialização, ANA KÁRINA CORRÊA DIAS, 01/2021 - , Orientação em Andamento
  • Especialização, ANDREIA DA CONCEICAO VALENTE, 01/2021 - , Orientação em Andamento
  • Especialização, ADELMO VIANA WANZELER, 03/2022 - , Orientação em Andamento
  • Especialização, ISLANNY CRISTINA RODRIGUES RIBEIRO, 01/2021 - , Orientação em Andamento
  • Especialização, ROSELY PANTOJA COSTA RODRIGUES, 09/2021 - , Orientação em Andamento
  • Especialização, ROZIANE ALMEIDA BARBOSA, 01/2021 - , Orientação em Andamento
  • Especialização, WANESSA SUELY CARDOSO RODRIGUES, 01/2021 - , Orientação em Andamento

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango2 v3.14.25.247