fernando lacerda simoes duarte

EMUFP - ESCOLA DE MUSICA

Produção Intelectual

Artigos (21)

  • 2023, Líliam Cristina Barros Cohen, Fernando Lacerda Simões Duarte, Juliano Cássio Conceição , Ladainhas na Amazônia: aproximações entre as ladainhas das festas de Santo Alberto (São Gabriel da Cachoeira, AM) e São Sebastião (Cachoeira do Arari, PA), ISSN: 15177017
  • 2023, Fernando Lacerda Simões Duarte , A materialidade do 'tesouro de inestimável valor': salvaguarda e potencialidades do patrimônio arquivístico-musical católico, ISSN: 25260782
  • 2023, Fernando Lacerda Simões Duarte , Interações entre a pesquisa e as práticas musicais em uma Orquestra de Câmara na Amazônia, ISSN: 27649954
  • 2022, Fernando Lacerda Simões Duarte , O centenário songbook religioso do Padre Lehmann, ISSN: 00000000000
  • 2020, Fernando Lacerda Simões Duarte , Patrimônio musical bibliográfico na Seção de Obras Raras da Biblioteca Fran Paxeco do Grêmio Literário e Recreativo Português em Belém do Pará: um estudo acerca de memórias e identidades em uma coleção especial, ISSN: 25255304
  • 2020, Fernando Lacerda Simões Duarte , Canticos Christaõs, ou os Hymnos mais Celebres do Officio Ecclesiastico, traduzidos em portuguez: uma chave para a compreensão das continuidades no uso da língua portuguesa na música religiosa católica, ISSN: 15177017
  • 2020, Thais Fernanda Vicente Rabelo, Edite Maria Oliveira da Rocha, Fernando Lacerda Simões Duarte , Frei José De Santa Cecília: um estudo da atividade musical do religioso sancristovense a partir de fontes hemerográficas e documentais, ISSN: 24464856
  • 2019, Fernando Lacerda Simões Duarte , Representações da música amazônica nos anos de chumbo através do catálogo da exposição Amazônia Brasileira de 1969, ISSN: 19805802
  • 2018, Fernando Lacerda Simões Duarte , O motu proprio de Pio X e seus impactos no patrimônio musical no Brasil: memórias, vestígios materiais e desafios para a pesquisa, ISSN: 25956493
  • 2018, Fernando Lacerda Simões Duarte , Para servir a Deus e à Nação: a recepção da música religiosa de José Maurício Nunes Garcia no panorama da restauração musical católica no Brasil, ISSN: 24465356
  • 2018, Vinícius Eufrásio, Fernando Lacerda Simões Duarte, Edite Maria Oliveira da Rocha , O ritual de Encomendação das Almas nos povoados rurais do município de Cláudio, em Minas Gerais: crise, renitência, memória, preservação e salvaguarda, ISSN: 21753903
  • 2018, Fernando Lacerda Simões Duarte , O feminino e a música católica: entre práticas e representações, ISSN: 22386270
  • 2018, Fernando Lacerda Simões Duarte , Modelos sociolinguísticos enquanto alternativa metodológica possível em face da crise do Positivismo na Musicologia: um olhar voltado à produção e às práticas musicais do catolicismo romano no Brasil, ISSN: 07173473
  • 2018, Artur Costa Lopes, Fernando Lacerda Simões Duarte , Batucando na missa: notas sobre samba na liturgia, ISSN: 22376151
  • 2018, Fernando Lacerda Simões Duarte , A música sacra para órgão e com acompanhamento de órgão de Furio Franceschini: normas e criatividade no contexto da Restauração musical católica, ISSN: 25956493
  • 2017, Fernando Lacerda Simões Duarte , Tradição e controle normativo das práticas musicais: uma análise dos paradigmas romanos e seu impacto na música católica no Brasil entre 1903 e 1963, ISSN: 22388885
  • 2017, Fernando Lacerda Simões Duarte , O órgão de tubos e a música religiosa católica no Brasil nos séculos XX e XXI: controle institucional, práticas musicais e patrimônio cultural, ISSN: 25956493
  • 2016, Fernando Lacerda Simões Duarte , Patrimônio arquivístico-musical no Brasil: os desafios interdisciplinares da preservação e difusão da memória musical de tradição escrita, ISSN: 23190698
  • 2016, Fernando Lacerda Simões Duarte , A língua vernácula na música católica no Brasil desde o século XIX: cânticos espirituais e as representações acerca da participação ativa dos fiéis nos ritos religiosos, ISSN: 15177017
  • 2016, Fernando Lacerda Simões Duarte , Rupturas e continuidades na música litúrgica católica do presente no Brasil: restauração, esquecimento e recriação da memória musical, ISSN: 15177017
  • 2013, Fernando Lacerda Simões Duarte , Reinterpretando o Concílio Vaticano II: impactos da Hermenêutica da Continuidade na música litúrgica católica do presente, ISSN: 16763939

Publicação em Eventos (145)

  • 2024, Fernando Lacerda Simões Duarte, Mapeamento de acervos em tres cidades piauienses e estudo exploratorio de um arquivo musical recolhido ao Museu de Perypery, XI Seminario Nacional do Centro de Memoria-Unicamp, Trabalho Completo
  • 2023, Fernando Lacerda Simões Duarte, Entre os canones e as memorias musicais locais: um caminho para o ensino de Literatura e Apreciacao Musical em cursos tecnicos de nivel medio em uma instituicao brasileira, 6a Jornada Internacional Virtual de Pesquisa Cientifica, Trabalho Completo
  • 2023, Juliana Brabo Martins, Fernando Lacerda Simões Duarte, Pavilhões acústicos da região central de Belém do Pará: características arquitetônicas e estudo histórico das práticas musicais neles realizadas, 49° Encontro de Artes de Belém/ ENARTE Acadêmico, Trabalho Completo
  • 2023, Ágatha Yasmin Nascimento dos Santos, Hadrielly Samadello Silva, Igor Vasconcelos, João Vitor Dias de Oliveira, Magaly Nogueira Bentes, Marcos Jacob Costa Cohen, Marcus William, Marlon Marques Maciel, Pedro Cohen de Araújo, Pietro Brandão, Vitória Rizia dos Santos Bezerra, Analice Peixoto, Fernando Lacerda Simões Duarte, Camila Araújo, Elias Silva, Emerson Matheus Leal, Gabriel Barros de Souza, Gabriel Silva, Giovana Franco de Sá Pereira, Gustavo Paiva Trajano, Orquestra de Câmara do Laboratório de Documentação Musical da UFPA: fazeres artísticos e a busca por memórias musicais regionais, 49° Encontro de Artes de Belém/ ENARTE Acadêmico, Trabalho Completo
  • 2023, Fernando Lacerda Simões Duarte, Aporias do restauro no processo de edição musical de um moteto para a Procissão de Passos de Vicente Ferrer de Lyra, 49° Encontro de Artes de Belém/ ENARTE Acadêmico, Trabalho Completo
  • 2023, João Vitor Dias de Oliveira, Emerson Matheus Leal, Fernando Lacerda Simões Duarte, Peças de um mosaico: o processo de tratamento dos documentos musicográficos do arquivo pessoal de Terezinha de Jesus Kozlovski, 49° Encontro de Artes de Belém/ ENARTE Acadêmico, Trabalho Completo
  • 2023, Sâmela Jorge, Fernando Lacerda Simões Duarte, O arquivo familiar da mestra Iracema Oliveira, em Belém do Pará: estudo exploratório e uma proposta de tratamento, XXXIII Congresso da ANPPOM, Trabalho Completo
  • 2023, Fernando Lacerda Simões Duarte, Mapeamento de possíveis acervos musicais em duas cidades do Maciço de Baturité e estudo exploratório no Mosteiro dos Jesuítas, XXXIII Congresso da ANPPOM, Trabalho Completo
  • 2023, Fernando Lacerda Simões Duarte, Algumas experiências e possibilidades da atividade profissional associadas à pesquisa musicológica. Mesa-redonda: Profissionalização e produtividade na pesquisa em Música no Brasil, XXXIII Congresso da ANPPOM, Outros
  • 2023, Fernando Lacerda Simões Duarte, Órgãos de tubos em Belém do Pará: do patrimônio musical organológico na Igreja Católica aos ofícios e seus saberes, 32° Simpósio Nacional de História da ANPUH-BR, Trabalho Completo
  • 2023, Fernando Lacerda Simões Duarte, Patrimônio musical na Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais de Curitiba e no arquivo da Arquidiocese: entre memórias e silêncios, IV Seminário Nacional História e Patrimônio Cultural, Trabalho Completo
  • 2023, Thais Fernanda Vicente Rabelo, Fernando Lacerda Simões Duarte, A santa semana na primeira capital de Sergipe: estudo sobre música sacra católica no século XIX a partir das memórias de Serafim Santiago (1860-1932), IV Seminário Nacional História e Patrimônio Cultural, Trabalho Completo
  • 2023, Fernando Lacerda Simões Duarte, Práticas musicais e trabalho em entidades profissionais e instituições pias com formação profissional nas Alagoas do entresséculos: estudo exploratório a partir de fontes documentais e hemerográficas, 5ª Jornada Virtual Internacional em Pesquisa Científica, Trabalho Completo
  • 2022, Marcely Adriele Viana Cunha, Fernando Lacerda Simões Duarte, Fontes e acervos de música religiosa na Amazônia paraense: preservação da memória e estratégias de difusão do patrimônio musical, XXXIII Seminário de Iniciação Científica da UFPA, Resumo
  • 2022, Brenda de Sena Cunha, Fernando Lacerda Simões Duarte, Investigação das práticas musicais de função religiosa na Amazônia dos séculos XIX e XX em fontes hemerográficas, XXXIII Seminário de Iniciação Científica da UFPA, Resumo
  • 2022, Fernando Lacerda Simões Duarte, Aproximações entre Estado, Igreja e cultura em coletâneas de música para o ensino escolar na primeira metade do século XX, XVI Encontro Estadual de História - Anpuh/RS, Trabalho Completo
  • 2022, Fernando Lacerda Simões Duarte, Sepulturas de musicistas: do enaltecimento dos cânones à busca pelas memórias locais das práticas musicais, XXVI Encontro Estadual de História - ANPUH/SP [EV2, Qualis Artes 2013-2016], Trabalho Completo
  • 2022, Fernando Lacerda Simões Duarte, Títulos marianos e as invocações nas ladainhas de Nossa Senhora: um recurso para a datação das versões dos textos religiosos e as implicações à edição musical, 4ª Jornada Virtual Internacional de Pesquisa Científica (JVIPC), Trabalho Completo
  • 2022, Fernando Lacerda Simões Duarte, O acervo de música religiosa do Imperial Hospital de Caridade de Florianópolis (Santa Catarina, Brasil): a história institucional e os grandes movimentos do catolicismo refletidos em documentos musicográficos, 3ª Jornada Virtual Internacional em Pesquisa Científica, Trabalho Completo
  • 2022, Stherfany Taynara Ribeiro de Sousa, Fernando Lacerda Simões Duarte, Tainá Maria Magalhães Façanha, Acervo bibliográfico e documental da Catedral Metropolitana de Belém do Pará (Brasil): estudo exploratório com vistas a uma investigação das práticas musicais do passado, 3ª Jornada Virtual Internacional em Pesquisa Científica, Trabalho Completo
  • 2022, Fernando Lacerda Simões Duarte, Para além da edição musical: instrumentação e adição de textos musicais em duas obras sacras de compositores ligados à Amazônia, 48° Encontro de Artes de Belém/ ENARTE Acadêmico, Trabalho Completo
  • 2022, Fernando Lacerda Simões Duarte, A sucessão temporal de ordens e congregações religiosas: um caminho possível na investigação por fontes para a compreensão das práticas musicais, IV Encontro de Musicologia Histórica do Campo das Vertentes, Trabalho Completo
  • 2021, Stherfany Taynara Ribeiro de Sousa, Fernando Lacerda Simões Duarte, Tainá Maria Magalhães Façanha , Acervo bibliográfico e documental da Catedral Metropolitana de Belém do Pará (Brasil): estudo exploratório com vistas a uma investigação das práticas musicais do passado, 3ª Jornada Virtual Internacional em Pesquisa Científica, Trabalho Completo
  • 2021, Fernando Lacerda Simões Duarte, Produção e socialização do conhecimento acerca da documentação musical: desafios e resultados da organização de um encontro de abrangência nacional, 48° Encontro de Artes de Belém/ ENARTE Acadêmico, Trabalho Completo
  • 2021, Paulo Wesley Nascimento Rosa, Fernando Lacerda Simões Duarte, Vestígios das práticas musicais de função religiosa na Amazônia: do patrimônio documental às memórias musicais, XXXII Seminário de Iniciação Científica da UFPA, Resumo
  • 2021, Doriedison Viana de Souza, Fernando Lacerda Simões Duarte, História da Música Religiosa na Amazônia: estudo de caso e edição de obras, XXXII Seminário de Iniciação Científica da UFPA, Resumo
  • 2021, Fernando Lacerda Simões Duarte, Documentos musicográficos recolhidos a três instituições hospitalares brasileiras: memórias e identidades musicais de freiras imigrantes na primeira metade do século XX, 3° Simpósio Nacional de História, Trabalho Completo
  • 2021, Fernando Lacerda Simões Duarte, A salvaguarda do patrimônio musical entre o ensino, a pesquisa e a extensão: a criação de um laboratório de Documentação Musical na Amazônia Paraense, III Congresso Internacional e Interdisciplinar em Patrimônio Cultural, Trabalho Completo
  • 2021, Anielson Costa Ferreira; Fernando Lacerda Simões Duarte, Música religiosa no Pará: resgatando memórias, VIII Jornada de Etnomusicologia; VI Colóquio Amazônico de Etnomusicologia [EV3, Qualis Artes 2013-2016], Trabalho Completo
  • 2021, Fernando Lacerda Simões Duarte, Em busca de práticas musicais de função religiosa a partir de duas fontes localizadas na cidade de Manaus, II Colóquio de Pesquisa em Música da Universidade Federal de Ouro Preto, 2019, Trabalho Completo
  • 2020, Paulo Wesley Nascimento Rosa, Doriedison Viana de Souza, Fernando Lacerda Simões Duarte, Os primórdios da Harpa Cristã: estudo exploratório acerca do estabelecimento de uma identidade musical na Assembleia de Deus no Brasil, ENARTE Acadêmico / 47. Encontro de Artes de Belém - ENARTE, 2020, Trabalho Completo
  • 2020, Fernando Lacerda Simões Duarte, Acervos e fontes para o estudo da música de função religiosa na Amazônia: êxitos e desafios de uma investigação musicológica, ENARTE Acadêmico / 47. Encontro de Artes de Belém - ENARTE, Trabalho Completo
  • 2020, Stherfany Taynara Ribeiro de Sousa; Fernando Lacerda Simões Duarte; André Alves Gaby, Ecos da Restauração: o repertório da Schola Cantorum da Sé de Belém (PA) sob a regência do monsenhor Nelson Soares, ENARTE Acadêmico / 47. Encontro de Artes de Belém - ENARTE, 2020, Trabalho Completo
  • 2020, Carlos Augusto Vasconcelos Pires, Fernando Lacerda Simões Duarte, Gabriella de Mattos Affonso, Rômulo da Mota Queiroz, Entre a edição musical e a produção de arquivos de áudio: uma experiência de aplicação de vetores na construção de aparatos críticos para a edição de obras para canto e piano de Altino Pimenta, ENARTE Acadêmico / 47. Encontro de Artes de Belém - ENARTE, 2020, Trabalho Completo
  • 2020, Fernando Lacerda Simões Duarte, Atividade musical na Santa Casa de Misericórdia de Pelotas no século XX: uma abordagem a partir do patrimônio musical, XXX Congresso da ANPPOM [EV2, Qualis Artes 2013-2016], Trabalho Completo
  • 2020, Stherfany Taynara Ribeiro de Sousa, Fernando Lacerda Simões Duarte, André Alves Gaby, O acervo musical da Schola Cantorum da Sé de Belém: sua constituição, a proveniência dos documentos musicográficos e os vestígios de atividades musicais religiosas na capital paraense, XXX Congresso da ANPPOM [EV2, Qualis Artes 2013-2016], Trabalho Completo
  • 2020, Fernando Lacerda Simões Duarte, Gentilismos e assimilação nas práticas musicais religiosas de duas congregações de africanos Mina no Rio de Janeiro no século XVIII: os casos de Rosa Maria Egipcíaca da Vera Cruz e Francisco Alves de Souza, XXX Congresso da ANPPOM [EV2, Qualis Artes 2013-2016], Trabalho Completo
  • 2020, Doriedison Viana de Souza, Paulo Wesley Nascimento Rosa, Fernando Lacerda Simões Duarte, Patrimônio musical documental e organológico no Museu Nacional da Assembleia de Deus e no Centro de Estudos do Movimento Pentecostal da Casa Publicadora das Assembleias de Deus: estudo exploratório e possibilidades de investigação, VII Jornada de etnomusicologia e o V Colóquio Amazônico de Etnomusicologia [EV3, Qualis Artes 2013-2016], Trabalho Completo
  • 2020, Fernando Lacerda Simões Duarte, O repertório religioso da compositora e poetisa feirense Georgina de Mello Lima Erismann (1893 - 1940) em um manuscrito musical recolhido ao Arquivo Histórico Municipal de Salvador, VII Jornada de etnomusicologia e o V Colóquio Amazônico de Etnomusicologia [EV3, Qualis Artes 2013-2016], Trabalho Completo
  • 2020, Fernando Lacerda Simões Duarte, Violão sacro: o possível impacto dos paradigmas composicionais da Restauração Musical Católica em Jesus nosso Pastor, de Tó Teixeira, VII Jornada de etnomusicologia e o V Colóquio Amazônico de Etnomusicologia [EV3, Qualis Artes 2013-2016], Trabalho Completo
  • 2020, Rômulo Mota de Queiroz, Fernando Lacerda Simões Duarte, Gabriella de Mattos Affonso, Acervos e documentos musicográficos de Altino Pimenta: fontes para a história do ensino profissional na Escola de Música da Universidade Federal do Pará, I Colóquio Internacional e Nacional de História da Educação Profissional (COHEP), Resumo
  • 2020, Fernando Lacerda Simões Duarte, Vademecum Musical do Catechista e Flores do Altar: música, catolicismo popular e hinos patrióticos no contexto da Romanização na Arquidiocese de São Salvador da Bahia na década de 1920, XII Encontro de Musicologia Histórica de Juiz de Fora [EV3, Qualis Artes 2013-2016], Trabalho Completo
  • 2019, Fernando Lacerda Simões Duarte, Vestígios das práticas musicais religiosas católicas do passado em vinte e cinco cidades do Pará: estudo das vertentes documental, organológica e espacial do patrimônio musical, IX Fórum Bienal de Pesquisa em Artes, Resumo Expandido
  • 2019, Fernando Lacerda Simões Duarte, O Coral Santa Cecília da Igreja Matriz / Catedral de Óbidos - Pará: um estudo da atividade musical a partir de documentos e relatos, IX Fórum Bienal de Pesquisa em Artes, Resumo Expandido
  • 2019, Fernando Lacerda Simões Duarte, Uma experiência de pesquisa em Alcântara - MA: vivenciando a cidade e suas práticas musicais de função religiosa ao tempo da festa de São Benedito (mesa-redonda: Pluralidades), VI Jornada de Etnomusicologia e IV Colóquio Amazônico de Etnomusicologia, Trabalho Completo
  • 2019, Fernando Lacerda Simões Duarte, Os vários cânticos de Nossa Senhora Menina: um estudo exploratório acerca de representações da música em imagens de Sant'Ana Mestra localizadas no Brasil, VI Jornada de Etnomusicologia do Laboratório de Etnomusicologia da UFPA; IV Colóquio Amazônico de Etnomusicologia, Trabalho Completo
  • 2019, Fernando Lacerda Simões Duarte, Nove composições religiosas de Zulmira Silvany em uma fonte recolhida ao Arquivo Histórico Municipal de Salvador e a presença feminina nas atividades musicais na Bahia da primeira metade do século XX, VI Jornada de Etnomusicologia do Laboratório de Etnomusicologia da UFPA; IV Colóquio Amazônico de Etnomusicologia, Trabalho Completo
  • 2019, Fernando Lacerda Simões Duarte, Maria Cándida Drumond Mendes Barros, Ruth Maria Fonini Monserrat, 'Imitando Dies Irae' em língua geral na letra e/ou na música?: Um documento da Amazônia, [175-], II Congresso Internacional de Música Sacra na Universidade Federal do Rio de Janeiro (CIMuS), Trabalho Completo
  • 2019, Fernando Lacerda Simões Duarte, A música religiosa do Padre Luís Gonzaga Mariz: uma análise a partir de fontes recolhidas ao Arquivo Histórico Municipal de Salvador, VII Simpósio Internacional de Música na Amazônia, Trabalho Completo
  • 2019, Fernando Lacerda Simões Duarte, A música no Manual da Ordem Terceira de São Francisco de Assis dos Padres Franciscanos e Missionários Capuchinhos no Brasil: canto gregoriano e cânticos espirituais ao tempo do Aggiornamento, VII Simpósio Internacional de Música na Amazônia, Trabalho Completo
  • 2019, Jéssica Aparecida Severino, Fernando Lacerda Simões Duarte, Livro de canticos religiosos em português e shironga para o uso das Missões Católicas Portuguesas ao sul da colónia de Moçambique: música, diversidade cultural e colonialismo no contexto do Aggiornamento católico, a partir de uma fonte recolhida à Biblioteca da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, I Congresso e III Jornada Africanias UFRJ, Resumo
  • 2019, Fernando Lacerda Simões Duarte, Princípios arquivísticos, características dos documentos de arquivo e as particularidades dos acervos musicais: (des)caminhos do estudo das práticas musicais a partir de documentos musicográficos observados em arquivos e coleções da região amazônica, XXIX Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM), Trabalho Completo
  • 2019, Fernando Lacerda Simões Duarte, Líliam Cristina Barros Cohen, Sonia Maria Moraes Chada, Discursos sobre Música e Ciências Musicais Aplicadas: discutindo fronteiras entre saberes no contexto de um Programa de Pós-Graduação em Artes, XXIX Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM), Trabalho Completo
  • 2019, Fernando Lacerda Simões Duarte, Fontes de música religiosa no acervo da Sociedade Literária e Beneficente "Cinco de Agosto" de Vigia, no Pará: um estudo exploratório em busca de contextos e conexões, XXIX Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM), Trabalho Completo
  • 2019, Fernando Lacerda Simões Duarte, Elvira Barcellos, uma compositora pioneira da Restauração Musical Católica no Brasil, e sua atuação junto à Arquiconfraria de Nossa Senhora do Rosário de Petrópolis, 30º Simpósio Nacional de História, Trabalho Completo
  • 2018, Fernando Lacerda Simões Duarte, A fonte de uma Missa no acervo de Dom Marcolino Dantas recolhido ao Arquivo Arquidiocesano de Natal: um estudo exploratório do contexto de sua produção e uso, II Encontro de Musicologia Histórica do Campo das Vertentes, Trabalho Completo
  • 2018, Fernando Lacerda Simões Duarte, Marcely Adriele Viana Cunha, A produção de instrumentos de pesquisa para o acervo musical da capela do Hospital Beneficente Portuguesa, em Belém-PA: entre modelos e adequações às particularidades locais, II Encontro de Musicologia Histórica do Campo das Vertentes, Trabalho Completo
  • 2018, Fernando Lacerda Simões Duarte, O Manuale Processionum da ordem dos frades eremitas descalços agostinianos recolhido à Biblioteca Fran Paxeco do Grêmio Literário Português em Belém-PA: em busca de ligações com práticas musicais, II Encontro de Musicologia Histórica do Campo das Vertentes, Trabalho Completo
  • 2018, Fernando Lacerda Simões Duarte, Em busca de vestígios das práticas musicais da Congregação do Oratório no espaço luso-brasileiro: um estudo exploratório a partir de procedimentos paleoarquivísticos, II Encontro de Musicologia Histórica do Campo das Vertentes, Trabalho Completo
  • 2018, Fernando Lacerda Simões Duarte, Os manuscritos musicais de Murilo Furtado que integram o acervo da Biblioteca Armando Albuquerque, em Porto Alegre: considerações acerca do recolhimento e uma abordagem da obra religiosa registrada nas fontes, V Jornada de Etnomusicologia e o III Colóquio Amazônico de Etnomusicologia, Trabalho Completo
  • 2018, Fernando Lacerda Simões Duarte, A atividade organística em São Salvador da Bahia: uma abordagem das continuidades, rupturas e o registro especial destes saberes enquanto patrimônio cultural, V Jornada de Etnomusicologia e III Colóquio Amazônico de Etnomusicologia, Trabalho Completo
  • 2018, Fernando Lacerda Simões Duarte, O hino Akathistos do padre António Cartageno: uma abordagem a partir dos modelos para a música religiosa católica em Portugal e no Brasil após o Concílio Vaticano II, V Jornada de Etnomusicologia e III Colóquio Amazônico de Etnomusicologia, Trabalho Completo
  • 2018, Fernando Lacerda Simões Duarte, Produção e práticas musicais religiosas na capela do hospital da Benemérita Sociedade Portuguesa Beneficente do Pará: das fontes musicais históricas às práticas do presente, Congresso Internacional 'Musicologia transatlântica: um momento para reflexão', Trabalho Completo
  • 2018, Fernando Lacerda Simões Duarte, A Restauração Musical Católica no Brasil em quatro periódicos: da difusão dos paradigmas romanos ao controle da produção e das práticas locais, XXIV Encontro Regional da ANPUH - São Paulo, Trabalho Completo
  • 2018, Fernando Lacerda Simões Duarte, Do repertório às pessoas: um olhar para as práticas musicais de função religiosa na Catedral Nossa Senhora da Conceição a partir do fundo de documentos musicográficos recolhido ao arquivo da Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Manaus, IV Encontro Estadual de História - Amazonas, Trabalho Completo
  • 2018, Fernando Lacerda Simões Duarte, Resgatando a função social de documentos musicográficos: o retorno de fontes à fase corrente a partir das atividades de gestão do acervo musical da capela do Hospital Beneficente Portuguesa em Belém - Pará, XXVIII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, Trabalho Completo
  • 2018, Fernando Lacerda Simões Duarte, Em busca de autonomias locais: o desenvolvimento de invólucros para acondicionamento de fontes musicais na região amazônica, XXVIII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, Trabalho Completo
  • 2018, Fernando Lacerda Simões Duarte, Restauração musical católica e a presença redentorista em fontes musicais recolhidas ao Acervo Municipal Newton Corrêa na cidade de Curvelo-MG, XXVIII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, Trabalho Completo
  • 2018, Fernando Lacerda Simões Duarte, Produção e prática musical das beneditinas missionárias de Tutzing do Priorado de Olinda-PE: tradição e adaptação às diretrizes do Concílio Vaticano II, III Encontro Regional Norte da ABET, Trabalho Completo
  • 2018, Fernando Lacerda Simões Duarte, A história das práticas musicais e os estudos Musicologia histórica: saberes e diálogos interdisciplinares na pesquisa arquivística da música no Brasil, Encontro Internacional e XVIII Encontro de História da ANPUH-Rio, Trabalho Completo
  • 2018, Thais Fernanda Vicente Rabelo, Fernando Lacerda Simões Duarte, Em busca de memórias das práticas musicais do passado em Sergipe: estudo exploratório de dois acervos musicais localizados na cidade de São Cristóvão, VIII Simpósio Internacional de Musicologia da EMAC/UFG, Trabalho Completo
  • 2018, Fernando Lacerda Simões Duarte, Música e patrimônio em dois roteiros: DiverSampa e DiverArtes - Belém, III Seminário Internacional de Memória Social, Trabalho Completo
  • 2018, Fernando Lacerda Simões Duarte, Entre normas e negociações: a presença feminina na Restauração Musical Católica no Brasil, Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música - SIMPOM, Trabalho Completo
  • 2018, Fernando Lacerda Simões Duarte, O patrimônio musical católico entre o material e o imaterial: desafios, êxitos e possibilidades de salvaguarda, II Simpósio Científico ICOMOS-Brasil, Trabalho Completo
  • 2018, Antônio Tenório Sobrinho Filho, Fernando Lacerda Simões Duarte, Vestígios da música religiosa católica no sertão potiguar: um estudo a partir de Domine n.3, do Cônego Ramalho em fonte recolhida ao arquivo da Banda Euterpe Jardinense, I Seminário Nacional de História Social dos Sertões: Brasil Profundo, Trabalho Completo
  • 2018, Fernando Lacerda Simões Duarte, Mapeamento do patrimônio arquivístico-musical e de fontes para o estudo da música católica de tradição escrita em seis cidades do Cariri e Seridó: memórias, silêncios e possibilidades de pesquisa, I Seminário Nacional de História Social dos Sertões: Brasil Profundo, Trabalho Completo
  • 2018, Fernando Lacerda Simões Duarte; Paulo Castagna, Folia e Matinas do Divino Espírito Santo em um manuscrito musical de Catas Altas-MG de 1855: memórias e esquecimentos das devoções populares em distintas identidades do catolicismo no Brasil, XI Encontro de Musicologia Histórica, Trabalho Completo
  • 2017, Vinícius Eufrásio, Fernando Lacerda Simões Duarte, Edite Maria Oliveira da Rocha, Memória, preservação e salvaguarda do ritual de Encomendação das Almas nos povoados rurais do município de Cláudio em Minas Gerais, IV Jornada de Etnomusicologia, Trabalho Completo
  • 2017, Fernando Lacerda Simões Duarte, Etnografia dos silentes: algumas palavras sobre memórias das práticas musicais e o fazer musicológico, IV Jornada de Etnomusicologia, Trabalho Completo
  • 2017, Fernando Lacerda Simões Duarte, O repertório de temática religiosa de três compositoras em partituras recolhidas ao Acervo Vicente Salles: funcionalidade, estilo e os desafios da reintegração do patrimônio arquivístico-musical no presente, VIII Fórum Bienal de Artes, Trabalho Completo
  • 2017, Fernando Lacerda Simões Duarte, A obra musical de função religiosa de Madre Júlia Cordeiro e a presença feminina no contexto da Restauração Musical Católica, VI Simpósio Internacional de Música na Amazônia, Trabalho Completo
  • 2017, Jacinto Kawahge, Fernando Lacerda Simões Duarte, Amazônia Eletrônika - Outra visão: identidade musical amazônida e a construção de um repertório híbrido, VI Simpósio Internacional de Música na Amazônia, Trabalho Completo
  • 2017, Fernando Lacerda Simões Duarte, Entre partituras e memórias: o processo de organização e digitalização do acervo musical de frei Fulgêncio Monacelli, VI Simpósio Internacional de Música na Amazônia, Trabalho Completo
  • 2017, Fernando Lacerda Simões Duarte, Maria Madalena Felinto Pinho, Adriane Kis Santos Perdigão, Dayse Maria Pamplona Puget, Eurico Geraldo Lobato Ramos, Frank de Lima Sagica, José Jacinto da Costa Kahwage, Jucélia Estumano Henderson, Laura Vicunha Paraense Guimarães, Leonardo Vieira Venturieri, DiverArtes - Belém: uma proposta de integração entre a Música, Artes e o Patrimônio Cultural edificado da capital paraense, VI Simpósio Internacional de Música na Amazônia, Trabalho Completo
  • 2017, Fernando Lacerda Simões Duarte, O Hymno a Deus de Meneleu Campos e Alvares da Costa em um Catechismo Deista publicado em 1907: um olhar sobre aspectos musicais, doutrinários e rituais, VII Colóquio Nacional História Cultural e Sensibilidades, Trabalho Completo
  • 2017, Fernando Lacerda Simões Duarte, Os documentos musicais de Dom Marcolino Dantas e Dom João Batista da Mota e Albuquerque: entre fontes musicais, memórias e a história da música religiosa católica, VII Colóquio Nacional História Cultural e Sensibilidades, Trabalho Completo
  • 2017, Fernando Lacerda Simões Duarte, Crítica e controle normativo: as comissões de música sacra no catolicismo pré-conciliar e as práticas musicais do presente, I Simpósio Internacional Música e Crítica, Trabalho Completo
  • 2017, Fernando Lacerda Simões Duarte, O acervo musical da Biblioteca Redentorista de Juiz de Fora: memórias, silêncios, identidades e possíveis contribuições para uma história das práticas musicais redentoristas no século XX, I Encontro de Musicologia Histórica do Campo das Vertentes, Trabalho Completo
  • 2017, Adriane Kis Santos Perdigão, Fernando Lacerda Simões Duarte, Para além de partituras: possibilidades de preservação das memórias relativas à Banda Ágape da Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Concórdia-PA no décimo aniversário de sua fundação, I Encontro de Musicologia Histórica do Campo das Vertentes, Trabalho Completo
  • 2017, Fernando Lacerda Simões Duarte, A música religiosa de João Valente do Couto em fontes recolhidas ao Acervo Vicente Salles, da Biblioteca do Museu da Universidade Federal do Pará: memórias, esquecimentos e possibilidades de estudo, I Encontro de Musicologia Histórica do Campo das Vertentes, Trabalho Completo
  • 2017, Fernando Lacerda Simões Duarte, O ensino de música na Belém do entresséculos: possíveis abordagens do fundo documental do Conservatório Carlos Gomes recolhido ao Arquivo Público do Estado do Pará, XVII Seminário Nacional de Pesquisa em Música / 1º Seminário Nacional Fladem Brasil, Trabalho Completo
  • 2017, Fernando Lacerda Simões Duarte, Vestígios das práticas musicais religiosas em Alagoas em fontes relacionadas ao padre Julio de Albuquerque: a Restauração Musical Católica entre a produção local e o modelo internacional, XVII Seminário Nacional de Pesquisa em Música / 1º Seminário Nacional Fladem Brasil, Trabalho Completo
  • 2017, Fernando Lacerda Simões Duarte, O Hino Nacional brasileiro na Missa Solene Vaticano II de José Mousinho: uma proposta de abordagem a partir das vertentes da música litúrgica católica pós-conciliar, XXVII Congresso da ANPPOM, Trabalho Completo
  • 2017, Fernando Lacerda Simões Duarte, Missa Choralis de Licinio Refice e a participação ativa dos fiéis no panorama da Restauração musical católica, XXVII Congresso da ANPPOM, Trabalho Completo
  • 2017, Fernando Lacerda Simões Duarte, Práticas musicais de função religiosa no Brasil Central anteriormente à Romanização e à Restauração musical católica: narrativas, silêncios e relações de poder em três relatos de viajantes europeus, XXVII Congresso da ANPPOM, Trabalho Completo
  • 2017, Fernando Lacerda Simões Duarte, Música religiosa católica no Brasil: metas institucionais, práticas musicais e reflexões acerca da pesquisa, I Congresso Internacional de Música Sacra, Trabalho Completo
  • 2017, Fernando Lacerda Simões Duarte, Memórias do ensino de música e das práticas musicais no Imperial Instituto dos Meninos Cegos: um estudo documental em acervos brasileiros, 1º Simpósio Internacional de Educação Musical Inclusiva (SIEMI), Trabalho Completo
  • 2017, Fernando Lacerda Simões Duarte, Das hagiografias de um homem à musicologia de um 'santo': em busca de fontes musicais para uma história musical de Padre Cícero, 1º Colóquio de Pesquisa em Música da UFOP, Trabalho Completo
  • 2017, Fernando Lacerda Simões Duarte, Canto gregoriano, órgão e cantus firmus na obra musical de função religiosa do monge beneditino dom Plácido de Oliveira: um estudo das memórias a partir de fontes musicais recolhidas ao Arquivo do Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro, 1º Colóquio de Pesquisa em Música da UFOP, Trabalho Completo
  • 2016, Fernando Lacerda Simões Duarte, O acervo musical do Instituto Nossa Senhora da Piedade de Ilhéus: memórias da prática musical de função religiosa anterior ao Concílio Vaticano II, VIII Simpósio Nacional de História Cultural, Trabalho Completo
  • 2016, Fernando Lacerda Simões Duarte, Pesquisa documental na Amazônia: um olhar panorâmico sobre os acervos, V Simpósio Internacional de Música na Amazônia: Mesa-redonda de Musicologia, Trabalho Completo
  • 2016, Fernando Lacerda Simões Duarte, A aplicabilidade da noção de affordance do patrimônio cultural a fontes musicais: teoria, acervos brasileiros e os desafios dos processos de salvaguarda, IV Simpósio Internacional de Música Ibero-Americana (SIMIbA) & I Congresso da Associação Brasileira de Musicologia (ABMUS), Trabalho Completo
  • 2016, Fernando Lacerda Simões Duarte, Música, salesianos e indígenas brasileiros em dois momentos: da noção de progresso civilizatório ao reconhecimento do valor das culturas autóctones no catolicismo romano dos séculos XX e XXI, XVI Simpósio Nacional de Pesquisa em Música, Trabalho Completo
  • 2016, Fernando Lacerda Simões Duarte, Patrimônio arquivístico-musical do Arquivo Público de Alagoas: mulheres nas práticas musicais em inícios do Século XX, XVI Seminário Nacional de Pesquisa em Música, Trabalho Completo
  • 2016, Fernando Lacerda Simões Duarte; Paulo Castagna, Em Minas Gerais, muito antes do Concílio Vaticano II: um possível uso da língua vernácula no próprio da missa em um manuscrito musical de 1868, III Congresso Nordestino de Ciências da Religião e Teologia, Trabalho Completo
  • 2016, Fernando Lacerda Simões Duarte, Fragorosa et strepitantia: o uso de tímpanos na prática musical litúrgica durante a Restauração musical católica, XXVI Congresso da ANPPOM, Trabalho Completo
  • 2016, Fernando Lacerda Simões Duarte, José Maria Rocha Ferreira e os impactos do Concílio Vaticano II: funcionalidade, adaptação e memória na criação musical, XXVI Congresso da Anppom, Trabalho Completo
  • 2016, Fernando Lacerda Simões Duarte, Normas, organismos censores e a expectativa de controle institucional das práticas musicais: o 1º Índice de músicas examinadas para uso litúrgico pela Comissão Arquidiocesana de Música Sacra do Rio de Janeiro, XXVI Congresso da Anppom, Trabalho Completo
  • 2016, Fernando Lacerda Simões Duarte, Lugares de memória e as recriações do cantochão: práticas musicais em cinco mosteiros beneditinos no Brasil nos dias atuais, VI Simpósio Internacional de Musicologia, Trabalho Completo
  • 2016, Fernando Lacerda Simões Duarte, O controle das práticas musicais por meio de relatórios episcopais na primeira metade do século XX: um estudo a partir dos Relationes da Diocese de Goiás de 1914 e 1920, VI Simpósio Internacional de Musicologia, Trabalho Completo
  • 2016, Fernando Lacerda Simões Duarte, A registração do órgão em Duo Seraphim clamabant de Monteverdi: restaurações e adaptação no processo de recriação da memória musical de tradição escrita, VI Simpósio Internacional de Musicologia, Trabalho Completo
  • 2016, Fernando Lacerda Simões Duarte, Resgates e abandonos do passado na prática musical litúrgica católica noséculo XX: memórias, tradições, identidades e abordagens teóricas possíveis, IV Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música, Trabalho Completo
  • 2015, Fernando Lacerda Simões Duarte, Da pesquisa de música sacra à salvaguarda do patrimônio arquivístico-musical em três capitais da região Norte do Brasil: preservação e difusão da memória musical de tradição escrita, IV Simpósio Internacional de Música na Amazônia, Trabalho Completo
  • 2015, Fernando Lacerda Simões Duarte, De obras-primas à totalidade dos acervos: três abordagens interdisciplinares possíveis para uma história das práticas musicais baseada em processos, 1° Encontro Científico de Música e Interdisciplinaridade, Trabalho Completo
  • 2015, Camila Carrascoza Bomfim, Fernando Lacerda Simões Duarte, Em igrejas e teatros: memórias e esquecimentos relativos à presença de orquestras na prática musical brasileira da primeira metade do século XX, III Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura, Trabalho Completo
  • 2015, Fernando Lacerda Simões Duarte, As fontes de música da Igreja de Nossa Senhora das Dores de Porto Alegre: práticas e identidades musicais reveladas pelo patrimônio documental do Museu de Arte Sacra, III Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura, Trabalho Completo
  • 2015, Fernando Lacerda Simões Duarte, Legitimidade, tradição e relações de poder na prática musical católica durante o século XX no Brasil, XV Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG, Trabalho Completo
  • 2015, Fernando Lacerda Simões Duarte, A Preis-Messe Salve Regina de Johann Gustav Eduard Stehle em quatro acervos musicais brasileiros: o modelo romanizado de acompanhamento instrumental e as distintas negociações em relação à norma, XXV Congresso da ANPPOM, Trabalho Completo
  • 2015, Fernando Lacerda Simões Duarte, Trajetórias da representação do profano em música em dois sistemas religiosos cristãos durante o século XX, XXV Congresso da ANPPOM, Trabalho Completo
  • 2015, Fernando Lacerda Simões Duarte, Memórias da restauração: aspectos da obra musical de Ernani Méro e M. Bezerra no contexto musical católico pós-conciliar, XXV Congresso da ANPPOM, Trabalho Completo
  • 2014, Fernando Lacerda Simões Duarte, Do canto religioso popular à música autóctone: memórias, esquecimentos e o desenvolvimento de uma identidade musical local no catolicismo pós-conciliar, III SIMPOM, Trabalho Completo
  • 2014, Fernando Lacerda Simões Duarte, Prometeu em tempos de romanização: o impacto dos órgãos eletrônicos na música litúrgica católica anterior ao Concílio Vaticano II, III Simpósio Internacional de Música na Amazônia, Trabalho Completo
  • 2014, Fernando Lacerda Simões Duarte, Novas relações cordais em cantos religiosos populares católicos e a difusão fractal das mudanças decorrentes do Concílio Vaticano II, IV Simpósio Internacional de Musicologia da UFG / VI Encontro de Musicologia Histórica da UFRJ, Trabalho Completo
  • 2014, Fernando Lacerda Simões Duarte, De regras universais à funcionalidade intersistêmica: cânones, críticas e novas perspectivas metodológicas para o ensino de Harmonia, Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG, Trabalho Completo
  • 2014, Fernando Lacerda Simões Duarte, Diversidade na unidade: a prática musical católica no Brasil durante os pontificados de João Paulo II e Bento XVI, XXIV Congresso da ANPPOM, Trabalho Completo
  • 2014, Fernando Lacerda Simões Duarte, Da primazia do órgão à diversidade instrumental: o modelo pré-interpretativo do Motu proprio de Pio X e a prática musical no Brasil, XXIV Congresso da ANPPOM, Trabalho Completo
  • 2014, Fernando Lacerda Simões Duarte, O acervo musical de Dom Marcolino Dantas: fontes de uma educação musical ultramontana, IV Simpósio Internacional de Musicologia da UFG / VI Encontro de Musicologia Histórica da UFRJ, Trabalho Completo
  • 2014, Fernando Lacerda Simões Duarte, O modelo pré-interpretativo restaurista em face da tradição musical local em Viçosa (Minas Gerais, Brasil): memória e identidade reveladas em dois conjuntos de manuscritos de 1944 para a Semana Santa, II Encontro Ibero-Americano de Jovens Musicólogos, Trabalho Completo
  • 2013, Fernando Lacerda Simões Duarte, Paulo Castagna, Diversampa: uma abordagem interdisciplinar da diversidade cultural, sonora, arquitetônica, religiosa e social na cidade de São Paulo, Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura, Trabalho Completo
  • 2013, Fernando Lacerda Simões Duarte, Da aprendizagem da técnica à identidade do grupo: elaboração e realização de um projeto de ensino coletivo de música em uma instituição religiosa na cidade de São Paulo, III SEMUS - Semana de Educação Musical, Trabalho Completo
  • 2013, Fernando Lacerda Simões Duarte, Artesãos de Conexões: a atuação de compositores em irmandades religiosas católicas no Brasil colonial e o tecnobrega paraense do presente, XIII Seminário Nacional de Pesquisa em Música - SEMPEM, Resumo Expandido
  • 2013, Fernando Lacerda Simões Duarte, Órgão-Monumento no Catolicismo Belle Époque, XIII Seminário Nacional de Pesquisa em Música - SEMPEM, Resumo Expandido
  • 2013, Fernando Lacerda Simões Duarte, A produção musical católica após o Concílio Vaticano II: Uma análise a partir da teoria das redes, Congresso da ANPPOM, Trabalho Completo
  • 2012, Fernando Lacerda Simões Duarte, Sobre partituras, práticas musicais e pessoas: O estudo do Desenvolvimento Humano a partir da Musicologia, II Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música - SIMPOM, Trabalho Completo
  • 2012, Fernando Lacerda Simões Duarte, Superando dualidades: Possibilidades de diversificação do repertório litúrgico católico na atualidade com o auxílio da Educação Musical, IV Semana de Educação Musical IA/UNESP e VIII Encontro Regional Sudeste da ABEM, Trabalho Completo
  • 2012, Fernando Lacerda Simões Duarte, Música litúrgica, pessoas e instituições: possíveis desdobramentos do conceito de modelo pré-composicional, XXII Congresso da ANPPOM, Trabalho Completo
  • 2012, Fernando Lacerda Simões Duarte, Palestrina e O Herói de Mil Faces: O arquétipo do mito revelado na lenda da Missa 'Papae Marcelli', XXII Congresso da ANPPOM, Trabalho Completo
  • 2011, Fernando Lacerda Simões Duarte, A teoria dos sistemas autopoiéticos de Niklas Luhmann como ferramenta para a compreensão da história da música litúrgica católica, XXI Congresso da ANPPOM, Trabalho Completo
  • 2011, Fernando Lacerda Simões Duarte, 'De um chocante e deseducativo primitivismo': Considerações sobre a música litúrgica católica pós-conciliar a partir do estudo das missas de Furio Franceschini, VII Encontro Regional Sudeste da Associação Brasileira de Educação Musical / I Fórum Mineiro de Educação, Trabalho Completo
  • 2011, Fernando Lacerda Simões Duarte, Os escritos teóricos de Furio Franceschini e a questão da cópia na música sacra católica composta de acordo com o Motu Proprio de Pio X, XXI Congresso da ANPPOM, Trabalho Completo
  • 2010, Fernando Lacerda Simões Duarte, Música e Ultramontanismo: Uma configuração 'moderna' da polifonia nas missas de Fúrio Franceschini?, SIMPOM - Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música, Trabalho Completo
  • 2010, Fernando Lacerda Simões Duarte, Canto Religioso Popular Católico: O porta-voz de mudanças?, XX Congresso da ANPPOM, Trabalho Completo
  • 2010, Fernando Lacerda Simões Duarte, Palestrina no Século XX: o mito restaurador a serviço do Ultramontanismo, XX Congresso da ANPPOM, Trabalho Completo
  • 2009, Fernando Lacerda Simões Duarte, Motu Proprio tra le Sollecitudini: Fonte historiográfica para a análise musical, XIX Congresso da ANPPOM, Trabalho Completo
  • 2004, Fernando Lacerda Simões Duarte, Márcia Maria de Barros Corrêa, Prescrição e o direito intertemporal, V Encontro de Iniciação Científica e VIII Mostra de Pós-Graduação, Resumo

Capítulos de Livros (8)

  • 2023, Introdução, Norte: Série Histórias das Músicas no Brasil, Fernando Lacerda Simões Duarte, José Jarbas Pinheiro Ruas Junior
  • 2021, Acervos musicais de religiosas germanófonas recolhidos a duas instituições hospitalares na região Sul do Brasil, Migrações, territorialidades e ambientes, Fernando Lacerda Simões Duarte
  • 2021, Tecnologias economicamente viáveis para o tratamento de acervos documentais: o desenvolvimento de uma mesa de higienização desmontável e um suporte para fotografia com celulares, Laboratório de Etnomusicologia da UFPA: um panorama das pesquisas em música na atualidade, Fernando Lacerda Simões Duarte
  • 2020, Músicas, ritos, memórias e silêncios: desafios para uma historiografia da música religiosa, Musicologia e Diversidade, Fernando Lacerda Simões Duarte
  • 2020, O patrimônio musical capuchinho do Convento da Piedade em Salvador, Ensaios sobre Memória, Fernando Lacerda Simões Duarte
  • 2020, Aproximações entre música, história e ciências em Ciência e ideologia: conflitos e alianças em torno da ideia de progresso, Ensaios em História da Ciência e Tecnologia: Tributo dos alunos, ex-alunos e colegas aos 70 anos do Prof. Gildo Magalhães, Fernando Lacerda Simões Duarte
  • 2020, Arqueologia das presenças de ordens e congregações religiosas: possibilidades de investigação acerca das práticas musicais católicas do passado em Roraima, Música em Roraima: eventos, práticas e registros, Fernando Lacerda Simões Duarte
  • 2018, De canções devotas e tamboris: reflexão sobre memórias, documentos e silêncios acerca das práticas musicais nos primeiros contatos entre ameríndios e missionários católicos na Amazônia, Arqueologia Musical Amazônica, Fernando Lacerda Simões Duarte

Livros (7)

  • 2023, Norte: Série Histórias das Músicas no Brasil, Fernando Lacerda Simões Duarte, José Jarbas Pinheiro Ruas Junior
  • 2022, Atas do 2º Encontro Brasileiro de Documentação Musical e Musicologias: Registros das práticas musicais nos tempos e espaços, Fernando Lacerda Simões Duarte
  • 2021, Atas do 1° Encontro Brasileiro de Documentação Musical e Musicologias, Fernando Lacerda Simões Duarte
  • 2020, Caderno de resumos e anais do 47° ENARTE - Encontro de Artes de Belém / ENARTE Acadêmico, Fernando Lacerda Simões Duarte, Cristian de Paula Brandão et al.
  • 2018, Anais do 1º SIEMI - Simpósio Internacional de Educação Musical Inclusiva, Fernando Lacerda Simões Duarte et al.
  • 2016, 2º Nas Nuvens... Congresso de Música: Anais, Edite Maria Oliveira da Rocha, Fernando Lacerda Simões Duarte, Fábio Viana, Felipe Amorim, Vinícius Eufrásio, Sara Carvalho, José Antônio Baeta Zille
  • 2012, Música e Ultramontanismo: Possíveis significados para as opções composicionais nas missas de Furio Franceschini, Fernando Lacerda Simões Duarte

Textos Didáticos (1)

  • 2007, Breve resumo de teoria musical. Material didático para o Coral Mar em Canto, do Campus Litoral Paulista da UNESP, Fernando Lacerda Simões Duarte

Produção Artistica, Literária e Visual (16)

  • 2022, Concerto Música religiosa e orquestral do Amazonas, Pará e Maranhão. Música religiosa na Amazônia - Série de Concertos. Orquestra de Câmara DoMus, discentes de Canto Coral da EMUFPA e convidados(as). Participação como regente, editor de obras e com comentários musicológicos ao repertório, Apresentação Artistica, Instalação Áudio visual, Fernando Lacerda Simões Duarte, Silvia Christine Matos de Souza, Dione Colares de Souza, Gabriel Frota, Marcos Jacob Costa Cohen, Gustavo Paiva Trajano, Gabriel Barros de Souza, Pedro Cohen de Araújo, Et alii
  • 2022, Instrumentação musical de O Salutaris, de Marcelle Guamá, para cordas friccionadas e flauta. Apresentada pela Orquestra de Câmara DoMus com solo de Gabriel Frota., Apresentação Artistica, Televisão Áudio visual, Fernando Lacerda Simões Duarte
  • 2022, Concerto Sant'Ana e Passos - Música religiosa na Amazônia: Série de concertos. Atuação como regente. Coro Sonare Sacro e Orquestra de Câmara DoMus. 23 jul. 2022. Primeira audição moderna dos Motetos de Passos de Vicente Ferrer de Lyra e estreia da versão de O Salutaris, de Marcelle Guamá, para cordas e cantor solista. Vinc. proj. de pesquisa individual, Apresentação Artistica, Instalação Áudio visual, Fernando Lacerda Simões Duarte
  • 2017, DiverArtes - Belém. Caminhada no centro histórico de Belém-PA, com o objetivo de integrar os patrimônios culturais edificado, musical e imaterial, de maneira mais ampla. Apresentações musicais no complexo jesuítico de Santo Alexandre (estreia da obra Martraxatran, de Leonardo Venturieri), na Sé (redução de Hanacpachap cussicuinin para órgão e Dei mater Virgo, do manual de cantochão mercedário) etc, Apresentação Artistica, Instalação Áudio visual, Fernando Lacerda Simões Duarte
  • 2015, Diversampa: Um passeio pela diversidade sonora, cultural, histórica, religiosa e urbanística da região central de São Paulo. O projeto teve como objetivo integrar os patrimônios edificado e musical por meio de performances musicais em vários locais. Participação ao órgão / harmônio e regência coral, Apresentação Artistica, Instalação Áudio visual, Fernando Lacerda Simões Duarte
  • 2011, Recital dos Alunos de Música - Encerramento das classes de Canto coral I, Canto coral III, Percepção musical II, Prática de conjunto II, Prática de regência II - 9 de dezembro de 2011, Apresentação Artistica, Instalação Áudio visual, Fernando Lacerda Simões Duarte
  • 2009, IV Rio Harp Festival. Apresentação musical / Concerto, Apresentação Artistica, Instalação Áudio visual, Cely Rodrigues, Fernando Lacerda Simões Duarte, Gustavo Quintino
  • 2008, CD Orquestra Acadêmica da UNESP. Regente da faixa 14, Canto Estoniano, Apresentação Artistica, Instalação Áudio visual, Carlos Kaminski, Felipe Faglioni, Aldi Sousa, BEZULLE, Paulo Roberto, Fernando de Almeida Barros, Fernando Lacerda Simões Duarte, Ivenise Nitchepurenko
  • 2008, XXI Encontro Coral da UNESP. Apresentação musical / concerto, Apresentação Artistica, Instalação Áudio visual, Sandra Mendes Sampaio de Souza, Aldi Sousa, Fernando Lacerda Simões Duarte, Zuleica de Carvalho Moreira, Cristina Emboaba, Irandi Fernando Daroz, Rafael Braga
  • 2008, Sons do Cosme Velho - SESC Pompéia; Recital de piano solo, Apresentação Artistica, Instalação Áudio visual, Fernando Lacerda Simões Duarte
  • 2008, Orquestra acadêmica da UNESP: Programa Jovens Regentes. Apresentação musical / Concerto. Participação como regente da orquestra., Apresentação Artistica, Instalação Áudio visual, Fernando Lacerda Simões Duarte, BEZULLE, Paulo Roberto
  • 2008, 2° Encontro de Coros Camargo Guarnieri. Participação como cantor e como regente na música Moreninha (arr. Cris Emboaba), Apresentação Artistica, Instalação Áudio visual, Fernando Lacerda Simões Duarte, Cristina Emboaba, Rafael da R. Braga, Aldi Sousa, Sandra Mendes Sampaio de Souza, Zuleica de Carvalho Moreira
  • 2007, UNESP Canta (Encontro Regional de Corais da UNESP). Participação como regente de coro, Apresentação Artistica, Instalação Áudio visual, Sandra Mendes Sampaio de Souza, Fernando Lacerda Simões Duarte, Aldimilson Sousa, Cristina Emboaba, Zuleica de Carvalho Moreira, Irandi Fernando Daroz, Rafael Braga
  • 2007, Dia Internacional do Folclore - Apresentação do Coral do Campus São Vicente da UNESP. Participação em apresentação artística/concerto como regente do coro, Apresentação Artistica, Instalação Áudio visual, Fernando Lacerda Simões Duarte
  • 2007, 1° Encontro de Coros Camargo Guarnieri. Participação como cantor do coro em apresentação musical/concerto, Apresentação Artistica, Instalação Áudio visual, Sandra Mendes Sampaio de Souza, Fernando Lacerda Simões Duarte, Zuleica de Carvalho Moreira, Rafael da R. Braga
  • 2006, Memento mori: a anacruse dos anjos. Composição de trilha sonora para TCC da Faculdade Anhembi-Morumbi, Apresentação Artistica, Teatral, Fernando Lacerda Simões Duarte

Participações em Bancas de Concursos (2)

  • 2013, XXV Congresso de Iniciação científica e I Fórum de Internacionalização da Iniciação Científica da Unesp, Fernando Lacerda Simões Duarte
  • 2012, XXIV Congresso de Iniciação Científica da UNESP - 1ª fase - Avaliação local de trabalhos, Rejane Coutinho, João Ricardo, Fernando Lacerda Simões Duarte

Participações em Bancas de Cursos (32)

  • 2023, Monografia de Graduação As festividades do Divino Espírito Santo e de Nossa Senhora do Rosário: religiosidade e memórias na romaria do Sucupira em Dianópolis-TO, Lessa Bartolomeu Silva
  • 2023, Tese Doutorado Uirapurus paraenses: a invisibilidade do legado histórico e da prática artística-musical dos cantores líricos paraenses Helena Nobre (1888/1965) e Ulysses Nobre (1887/1953), Gilda Helena Gomes Maia
  • 2023, Tese Doutorado Sonoridades históricas de uma cidade no Vale: Sons e músicas no espaço urbano de Blumenau-SC entre os séculos XIX e XX (1850-1950), Tiago Pereira
  • 2023, Tese Doutorado Diálogos atemporais de música e imagem: ressignificando a obra de Clemente Ferreira Júnior (1864-1917), Leonardo Vieira Venturieri
  • 2023, Tese Doutorado Os cantorais mercedários impressos em Lisboa em finais do século XVIII para uso no Convento das Mercês do Pará, André Alves Gaby
  • 2023, Tese Doutorado O brega cibermórfico de Wanderley Andrade: Pontos de inflexão no mercado musical contemporâneo, Frank de Lima Sagica
  • 2022, Qualificação de Doutorado A prática e o circuito musical das companhias líricas entre 1850 e 1880: na rota das cidades do Rio de Janeiro (RJ), de Desterro (SC) e do Rio Grande (RS), Marcele Pedrotti Dutra Meneses
  • 2022, Monografia de Graduação O boto não é gente! (Música autoral), Mara Lúcia Sousa da Silva
  • 2022, Monografia de Graduação História das práticas musicais nos coretos do Centro de Belém do Pará, Juliana Brabo Martins
  • 2022, Monografia de Graduação Cenários da produção musical de um concerto lírico/coral da Escola de Música da UFPA. Autoras: Maria Ignez Costa do Amaral; Maria de Nazaré Nery Filgueira; Maria Elizete Pinto da Silva; Stefany Lima Monteiro, MIC AMARAL; MNN FILGUEIRA; EP SILVA; SL MONTEIRO
  • 2022, Dissertação de Mestrado As Ave Marias de Villa-Lobos: conjunto da obra e discussão sobre uma possível Ave Maria inédita a partir da análise do manuscrito MVL 1999-21-0005, Danilo Martins Ferreira
  • 2022, Tese Doutorado Música na Princesa d'Oeste mineiro: uma cartografia das práticas, formações e espaços educativos em Formiga, Vinícius Eufrásio de Oliveira
  • 2022, Qualificação de Doutorado Neotribalidade digital contemporânea: pontos de inflexão e caminhos disruptivos no mercado da música brega em Belém/PA, Frank de Lima Sagica
  • 2021, Tese Doutorado O elo perdido do tesouro de João Mohana: proveniência documental na música, Guilherme Augusto de Ávila
  • 2021, Qualificação de Doutorado Uirapurus paraenses: a invisibilidade do legado histórico e da prática artística-musical dos cantores líricos paraenses Helena Nobre (1888/1965) e Ulysses Nobre (1887/1953), Gilda Helena Gomes Maia
  • 2021, Qualificação de Doutorado Sonoridades históricas de uma cidade no Vale: sons e músicas no espaço urbano de Blumenau (SC) entre os séculos XIX e XX (1850-1921), Tiago Pereira
  • 2021, Qualificação de Doutorado Música na Princesa d'Oeste Mineiro: uma cartografia das práticas, formações e espaços educativos em Formiga, Vinícius Eufrásio de Oliveira
  • 2021, Tese Doutorado De "Itália Sergipense" a "Relicário de Saudade": música em São Cristóvão Provincial (1820-1889), Thais Fernanda Vicente Rabelo Maciel
  • 2021, Qualificação de Doutorado O elo perdido do "tesouro" de João Mohana: proveniência documental na música, Guilherme Augusto de Ávila
  • 2021, Qualificação de Doutorado As Novidades Musicaes de Clemente Ferreira Júnior e a Cultura Sonora na Belle Époque Belenense, Leonardo Vieira Venturieri
  • 2021, Qualificação de Doutorado UIRAPURUS PARAENSES: A invisibilidade do legado historico e da pratica artistica-musical dos cantores liricos paraenses Helena Nobre (1888/1965) e Ulysses Nobre (1887/1953)., GILDA HELENA GOMES MAIA
  • 2020, Qualificação de Doutorado De Itália Sergipense a Relicário de Saudade: a música em São Cristóvão provincial (1820-1889), Thais Fernanda Vicente Rabelo Maciel
  • 2020, Qualificação de Doutorado Onde está aquele povo barulhento?: uma etnografia musical para compreender os corinhos pentecostais da Assembleia de Deus em Belém, Fernando Lacerda Simões Duarte, Sonia Maria Moraes Chada, Líliam Cristina Barros Cohen, Paulo Murilo Guerreiro do Amaral, Laurimar de Matos Farias
  • 2020, Monografia de Graduação Missão com crianças: a educação musical no coral infantil da Igreja Assembleia de Deus Templo Lameira Bittencourt em Belém-PA, Fernando Lacerda Simões Duarte, Tainá Maria Magalhães Façanha, Anielson Costa Ferreira
  • 2019, Qualificação de Doutorado Pianistas e pianismos em Manaus no século XX: intérpretes musicais da Amazônia entre sonoridades, diálogos e paisagens sonoras, Fernando Lacerda Simões Duarte, Rosemara Staub de Barros, Otoni Mesquita, Sergio Ivan Gil Braga
  • 2018, Dissertação de Mestrado O Schottisch de Clemente Ferreira Júnior, Fernando Lacerda Simões Duarte, Sonia Maria Moraes Chada, Líliam Cristina Barros Cohen
  • 2018, Qualificação de Mestrado O Schottisch paraense de Clemente Ferreira Júnior, Fernando Lacerda Simões Duarte, Sonia Maria Moraes Chada, Líliam Cristina Barros Cohen
  • 2017, Qualificação de Mestrado Entre dualidades e dualismos: a múltipla atuação de músicos e musicólogos em acervos musicais brasileiros, Fernando Lacerda Simões Duarte, Edite Maria Oliveira da Rocha, Domingos Sávio Lins Brandão
  • 2017, Qualificação de Mestrado Cuba en la órbita de Francisco Curt Lange: un abordaje epistolar de tres autores insulares (1935-1975), Fernando Lacerda Simões Duarte, Edite Maria Oliveira da Rocha, Loque Arcanjo Júnior
  • 2017, Dissertação de Mestrado Cantá pras alma: a reza cantada do ritual de encomendação das almas, Fernando Lacerda Simões Duarte, Edite Maria Oliveira da Rocha, Ângelo Nonato Natale Cardoso
  • 2016, Qualificação de Mestrado Cantá pras alma: a reza cantada do ritual de encomendação das almas, Fernando Lacerda Simões Duarte, Edite Maria Oliveira da Rocha, Ângelo Nonato Natale Cardoso, Glaura Lucas
  • 2011, Monografia de Graduação História da Música Erudita em Sergipe: Aspectos da trajetória educacional das docentes fundadoras do Conservatório de Música de Sergipe, Maria Gorete de Almeida Lima

Prêmios Recebidos (9)

  • 2023, 1º lugar - Seleção de bolsista de pós-doutorado (PROPOSDOC/UEA), PPGLA - Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes da UEA, Nacional
  • 2023, 5.SEMUCE/UFOP - Trabalho selecionado como um dos 15 melhores para publicação no periódico [re]Design, Nacional
  • 2020, 1º lugar - Seleção de bolsista de pós-doutorado (PNPD/CAPES), Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS, Nacional
  • 2020, 1º lugar - Seleção de bolsista de pós-doutorado (PNPD/CAPES), Programa de Pós-Graduação em Música da UNESP, Local
  • 2019, 1º lugar - Concurso público - professor efetivo - Documentação Musical, Acervos Musicais e História da Música Ocidental e no Brasil, Escola de Música da UFPA, Nacional
  • 2018, Menção honrosa- Musicologia: V Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música, Nacional
  • 2017, 1º lugar - Seleção de bolsista PNPD/CAPES, Edital n. 01/2017, PPG/Artes, Nacional
  • 2016, Distinção de Melhor Paper: IV Simpósio Internacional de Música Íbero-Americana e I Congresso da Associação Brasileira de Musicologia, Internacional
  • 2014, 2ª Menção honrosa- Musicologia: III Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música, Nacional

Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de Períodicos (21)

  • 2023,Membro da Comissões Organizadora, UFSJ, Nacional, Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música
  • 2023,Membro da Comissões de Programa, UFSJ, Nacional, Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música
  • 2023,Responsavel pela Organização de Evento, EMUFPA, Local, Orquestra de Câmara do Laboratório de Documentação Musical da UFPA / EMUFPA
  • 2022,Membro da Comissões Organizadora, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Nacional, Online/Youtube e presencial
  • 2022,Membro da Comissões Organizadora, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Nacional, Presencial - campus EMUFRN - e Online/Youtube
  • 2022,Membro da Comissões Organizadora, UEG - Campus Cora Coralina, Nacional, Presencial, no campus Goiás da UEG
  • 2022,Responsavel pela Organização de Evento, On-line [Youtube], Nacional, Online/Google meet e Youtube
  • 2021,Responsavel pela Organização de Evento, On-line [Google Meet / Youtube], Nacional, Online/Google meet e Youtube
  • 2020,Membro da Comissões Organizadora, UFAM, Nacional, Digital/XXX Congresso da ANPPOM
  • 2020,Membro da Comissões Organizadora, On line, Nacional, Digital/Encontro Regional Norte da Abem
  • 2020,Membro da Comissões Organizadora, Online, Regional, Digital/II Encontro Sergipano de Musicologia
  • 2019,Membro da Comissões Organizadora, UFRJ, Nacional, II CIMUS/Valéria Matos, Inácio di Nono;Richard Mainländer, Andrea Adour,Fernando LacerdaSimões Duarte
  • 2019,Consultor ad hoc de anais de evento, Escola de Música da UFPA, Regional, Digital/Jornada de Etnomusicologia VI Jornada de Etnomusicologia do Laboratório de Etnomusicologia da UFPA; Colóquio Amazônico de Etnomusicologia
  • 2018,Membro da Comissões Organizadora, Universidade Federal do Amazonas, Nacional, ANPPOM
  • 2018,Membro da Comissões Organizadora, Igreja do Colégio de Santo Alexandre / Museu de Arte Sacra, Nacional, Diálogos sobre Jesuítas/Fernando Lacerda Simões Duarte (org.)
  • 2017,Editor de Periodicos, Jornais e Similares, São Paulo, Nacional, https://www.rdmusb.org/
  • 2017,Membro da Comissões Organizadora, Virtual, Nacional, Nas Nuvens.../Edite Rocha et al.
  • 2017,Membro do Conselho Editorial, PPG-Artes/UFPA e Colégio Vilhena Alves, Nacional, SIEMI/Aureo Deo de Freitas, Fernando Lacerda et al.
  • 2016,Membro do Conselho Editorial, Congresso virtual: http://musicanasnuvens.weebly.com/, Nacional, Nas Nuvens.../Edite Rocha et al.
  • 2016,Membro da Comissões Organizadora, Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Educação, Ciência e Tecnologia de MG (FADECIT), Nacional, ANPPOM/Helena Lopes, Ana Cláudia Assis
  • 2014,Membro da Comissões Organizadora, Instituto de Artes da UNESP, Nacional, Coordenação da equipe de monitores

Participação em Sociedades Científicas e Culturais (4)

  • 2018, ANPUH - Associação Nacional de História, Socio Efetivo
  • 2017, ANPPOM - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, Socio Efetivo
  • 2016, ANPPOM - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, Secretario Regional
  • 2009, ANPPOM - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, Socio Estudante

Participação em Colegiados e Comissões (1)

  • Câmara de Pesquisa e Extensão, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Trabalho de Fim de Curso(1)

  • HISTÓRIA DAS PRÁTICAS MUSICAIS NOS CORETOS DO CENTRO DE BELÉM DO PARÁ, JULIANA BRABO MARTINS , 11/2022

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba2 v3.14.25.250