fernando lacerda simoes duarte

EMUFP - ESCOLA DE MUSICA

Perfil Pessoal

Descrição pessoal
Natural da capital paulista, desenvolveu, ainda aos catorze anos de idade, suas primeiras atividades musicais, na cidade de Guarulhos, onde também obteve sua formação nos níveis fundamental e médio. Graduado em Música, com habilitação em Composição e Regência, pela UNESP e em Direito, pelo Instituto Mackenzie, Fernando Lacerda é mestre e doutor em Música pela UNESP, tendo realizado estágios pós-doutorais junto aos programas de pós-graduação em Música da UFMG e em Artes da UFPA. Realizou cursos complementares voltados especialmente às temáticas dos documentos, acervos, patrimônio cultural e ao ensino.
Foi bolsista CAPES na pós-graduação e nos pós-doutorados. Na graduação, foi bolsista de extensão universitária dos projetos Unati (Universidade Aberta à Terceira Idade) e Coral UNESP, tendo atuado à frente do coral do campus Litoral Paulista. Junto ao projeto de extensão Orquestra Acadêmica da Unesp, realizou dois concertos e gravou uma faixa como regente, no primeiro CD da mesma, em 2008.
No campo profissional, atuou como músico em diversas instituições religiosas, por quase duas décadas, ao órgão, piano e/ou na regência de coros e ensino de música, dos 14 aos 32 anos. Ocasionalmente, ainda toma parte de celebrações ao órgão, quando convidado.
Possui experiência docente nos níveis fundamental I, técnico, superior, de especialização e de pós-graduação stricto sensu. Além das universidades onde realizou estágios pós-doutorais, foi professor na Universidade Federal de Sergipe, na Faculdade Paulista de Artes e na Faculdade Mozarteum de São Paulo (orientação de TCCs). Foi também segundo secretário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM) na gestão 2015-2017.
Em 2016, sua pesquisa arquivística in loco, então abrangendo 70 cidades, havia sido considerada por Paulo Castagna a de maior abrangência territorial no ramo da Musicologia histórica no Brasil. Hoje, sua pesquisa de campo alcança cerca de 185 cidades, sendo mais de um terço delas na Amazônia.
Sua produção acadêmica tem sido dedicada principalmente às seguintes temáticas: música religiosa, música na Amazônia e acervos musicais brasileiros. É autor de aproximadamente 170 títulos, entre artigos, capítulos e trabalhos completos em anais, publicados ou no prelo, dos quais, mais de 135 como único autor. Teve trabalhos premiados ou destacados em quatro eventos acadêmicos. Redigiu ainda um verbete para a obra de referência Grove Music Online, além de notas musicológicas para programas de concertos, dentre os quais aquele apresentado na programação do 18° Congresso Eucarístico Nacional, na cidade de Recife, em 2022.
Sua produção técnica ou de pesquisa aplicada também envolve a confecção de invólucros economicamente viáveis para documentos em suporte de papel e objetos tridimensionais, além de uma mesa de higienização desmontável para uso em campo. Ainda no âmbito da produção técnica, confeccionou os invólucros para a coleção de réplicas de vestígios de cultura material que integram o fundo Arqueologia Musical na Amazônia, do LabEtno - Laboratório de Etnomusicologia da UFPA, que também recolhe o arquivo pessoal da professora e pianista Luiza Camargo, para o qual também confeccionou invólucros. Tais invólucros foram cedidos ainda para os acervos do projeto Sarauparauara, da Escola de Música da UFPA e para o acondicionamento dos documentos musicográficos do arquivo familiar da mestra de cultura popular paraense Iracema Oliveira. Ainda como devolução aos(às) custodiadores(as) de acervo, tem compartilhado as fotografias digitais produzidas em suas pesquisas in loco, quando há interesse em recebê-las.
Desde 2020, é líder do PatriMusi - Grupo de Pesquisa 'Patrimônio Musical no Brasil', cujas principais características são a interdisciplinaridade e a abrangência territorial das instituições com as quais seus integrantes têm vínculos.
Foi o fundador do DoMus - Laboratório de Documentação Musical da UFPA, e seu coordenador entre 2021 e 2023. Em 2022, ocupou também a direção da Orquestra de Câmara DoMus, tendo realizado dois concertos com obras de compositores(as) nascidos(as) ou atuantes na Amazônia. Em 2021 e 2022, esteve à frente da organização do Encontro Brasileiro de Documentação Musical e Musicologias, promovido pelo DoMus/UFPA em parceria com o PatriMusi.
Tem proferido palestras, apresentado comunicações, coordenado simpósios temáticos e grupos de trabalho em diversos eventos acadêmicos, bem como a subárea Musicologia nos congressos da ANPPOM de 2022 e 2024. Desde 2016, tem atuado intensamente como parecerista de eventos, livros e capítulos, e periódicos, do Brasil e do exterior, além de ter tido a honra de compor diversas bancas de mestrado e doutorado, em instituições de diferentes estados (UFPA, UFMG, UDESC, USP, UNESP e UFAM), e de ter coorientado três relevantes investigações doutorais.
É editor do volume da Região Norte do projeto "História das Músicas no Brasil", da ANPPOM e do volume "Música e Rito", no projeto "História Temática da Música Luso-Brasileira" (em curso), do Núcleo Caravelas, ligado ao Centro de Sociologia e Estética Musical da Universidade Nova de Lisboa (CESEM/UNL), no qual é pesquisador. Integrou também a equipe do projeto de pesquisa sobre canções em códices jesuíticos, no campo da Sociolinguística histórica, no Museu Paraense Emílio Goeldi. Atua ainda em colaboração informal com outros(as) pesquisadores(as) no campo da musicologia histórica, ofertando palestras, aulas e minicursos em diferentes instituições (UFAM, UFRR, UFMA, UDESC, UFPEL, PPG-Música/UNESP, UEPA e UFS), além de integrar grupos de pesquisa das universidades Federal de Sergipe (UFS), Estadual Paulista (UNESP), Federal do Espírito Santo (UFES) e Federal de Minas Gerais (UFMG). Outro resultado de sua colaboração direta com pesquisadores e/ou custodiadores de acervos é a coautoria de um capítulo (no prelo) acerca da relação entre a Banda Phoenix e a Irmandade do Santíssimo Sacramento, na cidade de Pirenópolis, no volume 'Música', da coleção 'Goiás +300', sendo um dos poucos autores que não é goiano, nem atua em instituições do estado a integrar o volume. Publicou ainda um capítulo em um livro decorrente do projeto de pesquisa 'Música e história em Roraima: bibliografia, documentação e eventos musicais', do extinto Grupo de Pesquisa em Musicologia na Amazônia (MUSA/UFRR), do qual era integrante.
Temática conexa às suas pesquisas e atuação profissional, os órgãos de tubos e os saberes a eles relativos também foram contemplados na sua produção. Nesse sentido, foi contratado pela Fundação Gregório de Mattos, da Prefeitura do Município de Salvador para a elaboração de um dossiê para a candidatura dos ofícios de organista e organeiro ao reconhecimento como patrimônio cultural imaterial da cidade. Sua participação junto à comunidade de organistas de Salvador-BA ocorre ainda por meio de palestras, ofertadas quase anualmente, em eventos promovidos pelo NAOT - Núcleo de Amigos do Órgão de Tubos. Participou ainda de dois encontros nacionais de organistas e organeiros como palestrante convidado.
Na gestão, para além da coordenação do Laboratório de Documentação Musical, foi coordenador adjunto de Pesquisa e Extensão da EMUFPA entre 2020 e 2021, cuja atuação, no cargo ou como desdobramento dele, resultou principalmente na inclusão de discentes dos cursos técnicos no Programa Institucional de Iniciação Científica da UFPA, na modalidade Ensino Médio (PIBIC-EM/ET), na redação do primeiro edital interno para bolsas de pesquisa e extensão para discentes da Escola (EBIC-TEC e EBEX-TEC/EMUFPA), além de ter integrado a comissão responsável pela criação da Editora da Escola de Música da UFPA (de cujo conselho editorial é membro suplente) e aquela responsável pela apresentação da proposta de criação do mestrado profissional em Música (APCN), aprovada em 2023. Redigiu ainda a versão inicial do projeto pedagógico do curso técnico em Documentação Musical (PPC), cuja implementação foi inviabilizada pela mudança no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNTC, 4ª edição), que excluiu tal habilitação do rol daquelas contempladas.
No momento, desfruta afastamento não remunerado da Escola de Música da UFPA, onde é professor, e desenvolve estágio pós-doutoral junto ao Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes da Universidade do Estado do Amazonas (PPGLA/UEA) na condição de bolsista, com fomento da própria UEA. Sua atual previsão de retorno para a UFPA é agosto de 2036, com a renovação de seu afastamento.


Identificadores acadêmicos: ORCID ID: 0000-0001-7506-5413; Ciência ID: C910-29AF-E79D; Scopus Author ID: 56039068200; Google Scholar ID: sWNRVCQAAAAJ; Lattes ID: 4412726528039535; ResearcherID ID: AFR-0982-2022; Loop ID: 2432928.
Perfil no DGP/CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/4412726528039535
Perfil de pesquisador no Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical da Universidade Nova de Lisboa - CESEM/UNL: https://cesem.fcsh.unl.pt/pessoa/fernando-lacerda-simoes-duarte/
DoMus - Laboratório de Documentação Musical da UFPA: https://sites.google.com/ufpa.br/domus-lab/
DoMus / UFPA - Canal no Youtube: https://youtube.com/channel/UCIukBVbVMQD1a-hPAZZJo-A
Encontro Brasileiro de Documentação Musical e Musicologias: https://sites.google.com/ufpa.br/encontro-domus/
PatriMusi - Grupo de Pesquisa Patrimônio Musical no Brasil: https://sites.google.com/ufpa.br/patrimusi
Repositório da produção bibliográfica integral em:
https://www.researchgate.net/profile/Fernando-Lacerda-Simoes-Duarte/research
Formação acadêmica/profissional (Onde obteve os títulos, atuação profissional, etc.)
Pós-doutorado - PPG-Letras e Artes/UEA; Pós-doutorado - PPG-Artes/UFPA; Pós-doutorado - PPG-Música/UFMG; Doutorado em Música - UNESP; Mestrado em Música - UNESP; Bacharelado em Música - UNESP; Bacharelado em Direito - Mackenzie.
Áreas de Interesse (áreas de interesse de ensino e pesquisa)
História da Música. Acervos musicais brasileiros. Música e/como patrimônio cultural. Documentação musical. Música religiosa no espaço luso-brasileiro. Produção e práticas musicais na Amazônia Legal.
Currículo Lattes:
http://lattes.cnpq.br/4412726528039535

Formação Acadêmica

- DOUTORADO
Doutor em Música
UNESP
- PÓS-DOUTORADO
Estagiário de Pós-doutorado em Artes
UFPA
- PÓS-DOUTORADO
Estagiário de Pós-doutorado em Música
UFMG
- MESTRADO
Mestre em Música
UNESP
- GRADUAÇÃO
Bacharel em Música com Habilitação em Composição e Regência
UNESP
- GRADUAÇÃO
Bacharel em Direito
Universidade Presbiteriana Mackenzie
- PÓS-DOUTORADO
Pós-doutorado
Universidade do Estado do Amazonas

Contatos

Endereço profissional
Av. Leonardo Malcher, 1728, 5º andar – CEP: 69010-170 – Praça 14 – Manaus, AM.
Sala
PPGLA/ESAT
Telefone/Ramal
8724
Endereço eletrônico
não informado

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba2 v3.14.25.247