2024, Laboratório Lev Vigotski de formação de professores e trabalho docente , FACEDUCACA
Artigos (14)
2023, Ana Paula de Araújo Barca, Sônia Regina dos Santos Teixeira , Concepções e práticas de Atendimento Educacional Especializado para estudantes surdos usuários de implante coclear, ISSN: 22370315
2023, GOMES DE SOUSA, JULIANE, Sônia Regina dos Santos Teixeira , Percepções sobre o trabalho docente na formação inicial de educadores(as) do campo: tecituras a partir do estágio curricular supervisionado, ISSN: 25254863
2023, Lívia Maria Oliveira dos Santos Silva, Sônia Regina dos Santos Teixeira , Concepções de uma coordenadora pedagógica sobre a organização do trabalho pedagógico na educação infantil, ISSN: 19839294
2022, Arlete Marinho Gonçalves, Sônia Regina dos Santos Teixeira , Coordenadoria de Acessibilidade da Universidade Federal do Pará (UFPA): experiências e desafios no ensino superior, ISSN: 19814712
2022, Sônia Regina dos Santos Teixeira , A educação em Vigotski: prática e caminho para a liberdade, ISSN: 21756236
2021, Marcileno de Sousa Favacho, Orlando Sergio Pena Mourão Júnior, Sônia Regina dos Santos Teixeira , O processo de organização e desenvolvimento das práticas pedagógicas de acesso ao currículo a alunos vinculados à educação especial nos anos finais do ensino fundamental, ISSN: 01036041
2021, Meriane Conceição Paiva Abreu, Carlos Nazareno Ferreira Borges, Sônia Regina dos Santos Teixeira , Política de formação de professores: implicações ao campo de conhecimento da educação física, ISSN: 21782229
2019, Sônia Regina dos Santos Teixeira, Ana Paula de Araújo Barca , A ORGANIZAÇÃO DO MEIO SOCIAL EDUCATIVO PARA A CRIAÇÃO MUSICAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL, ISSN: 01013262
2019, Sônia Regina dos Santos Teixeira, Ana Paula de Araújo Barca , O professor na perspectiva de Vigotski: uma concepção para orientar a formação de professores, ISSN: 22366377
2018, Gabriel Pereira Paes Neto, Renan Santos Furtado, Sônia Regina dos Santos Teixeira , Educação e hegemonia em Antônio Gramsci: apontamentos para a práxis na educação física escolar, ISSN: 25260847
2016, Sônia Regina dos Santos Teixeira, Ana Paula Melo de Araújo , Contribuições da teoria histórico-cultural para a universalização da pré-escola no Brasil, ISSN: 15184919
2014, Sônia Regina dos Santos Teixeira , O papel da brincadeira de faz de conta no processo de humanização de crianças ribeirinhas da Amazônia, ISSN: 2175795X
2011, Sônia Regina dos Santos Teixeira , Arte e cultura na infância, ISSN: 1982131X
2009, Sônia Regina dos Santos Teixeira, José Moysés Alves , O contexto das brincadeiras das crianças ribeirinhas da Ilha do Combu, ISSN: 01027972
Publicação em Eventos (56)
2019, Sônia Regina dos Santos Teixeira, Teorias e práticas pedagógicas e a formação do educador: as contribuições de Vigotski, Aula Pública no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará, Outros
2019, Luciana da Costa Oliveira, Sônia Regina dos Santos Teixeira, A organização do meio social educativo da educação infantil a partir da existência social das crianças, XIV Seminário de Políticas Públicas e Currículo e III Seminário Internacional de Políticas PÚBLICAS Educacionais, Cultura e Formação de Professores, Resumo
2019, Sônia Regina dos Santos Teixeira, Vivências sobre a educação inclusiva, I Seminário de Inclusão da Faculdade Estácio - Castanhal, Outros
2019, Sônia Regina dos Santos Teixeira, O fazer pedagógico de acordo com os eixos estruturantes do currículo - interações e brincadeiras, I Forum de Educação de Ananindeua - PA, Outros
2019, Sônia Regina dos Santos Teixeira, Currículo, práticas e formação na Educação Infantil e Anos Iniciais, no I Seminário da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará - SEIFEA, Outros
2019, Sônia Regina dos Santos Teixeira, O currículo escolar e a BNCC na Educação Infantil e no Ensino Fundamental do Estado do Pará e do município de Ananindeua?, I Fórum de Educação de Ananindeua, Outros
2018, Sônia Regina dos Santos Teixeira, Pedagogias contra-hegemônicas: a Teoria de Vigotski, Seminário ?Pedagogias contra-hegemônicas: dialogando sobre Paulo Freire e Vigotski?, Outros
2018, Sônia Regina dos Santos Teixeira, Brincar na infância, VII Seminário Lelit de Literatura Infantil e Escola da Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA, Outros
2018, Sônia Regina dos Santos Teixeira, O processo educativo na perspectiva de Vigotski, II Colóquio da Linha de ?Formação de Professores, Trabalho Docente, Teorias e Práticas Educacionais? do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará, Outros
2018, Sônia Regina dos Santos Teixeira, Formação continuada de professores, II Colóquio da Linha de ?Formação de Professores, Trabalho Docente, Teorias e Práticas Educacionais? do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará, Outros
2018, Sônia Regina dos Santos Teixeira, Contribuições da brincadeira de faz de conta para a escrita na Educação Infantil, II Colóquio do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagem, Educação e Infância ? Teoria Histórico-Cultural/GEPLEI-THC, Linha de Pesquisa Formação de Educadores e Diversidade ? Mestrado em Educação ? campus do Pantanal, Outros
2018, Sônia Regina dos Santos Teixeira, Implicações da Teoria histórico-cultural para a educação, Organização do trabalho pedagógico na Educação da Infância: a criança, sua infância e a cultura escrita, Outros
2017, Sônia Regina dos Santos Teixeira, A inserção da educação infantil no PNAIC, I Encontro do Dia da Alfabetização do IEMCI, Outros
2017, Sônia Regina dos Santos Teixeira, O (s) (im) pactos da alfabetização em Belém do Pará?. (Participação como palestrante, Encontro do Dia da Alfabetização do IEMCI, Outros
2017, Sônia Regina dos Santos Teixeira, Fundamentos da defectologia, III Seminário Nacional de Educação de Surdos, Outros
2017, Sônia Regina dos Santos Teixeira, A teoria histórico-Cultural e a constituição do indivíduo surdo, III Seminário Nacional de Educação de Surdos, Outros
2017, Sônia Regina dos Santos Teixeira, A brincadeira como atividade guia na idade pré-escolar: uma abordagem histórico-Cultural, III Seminário Nacional de Educação de Surdos, Outros
2017, Sônia Regina dos Santos Teixeira, Formação humana e práxis educativa: desafios para a educação física na região Norte, Seminário Regional de Estudos em Ciências do Esporte e Produção do Conhecimento na Região Norte, Outros
2017, Sônia Regina dos Santos Teixeira, Educação Infantil: reflexões sobre currículo, formação docente e práticas pedagógicas, 1ª Reunião Científica Regional Norte da ANped, Outros
2016, Sônia Regina dos Santos Teixeira, O método em Vigotski, I Colóquio do Grupo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil na Perspectiva Histórico-Cultural - GEPEHC: o método em Marx e Vigotski, Outros
2016, Gabriel Pereira Paes Neto, Sônia Regina dos Santos Teixeira, Gramsci e Vigotski para a práxis na Educação Física, I JOINGG - Jornada Internacional de Estudos e Pesquisas em Antonio Gramsci, Trabalho Completo
2016, Ana Paula Melo de Araújo, Sônia Regina dos Santos Teixeira, Subjetivação humana e educação da pessoa surda: contribuições da teoria histórico-cultural, VII Congresso Brasileiro de Educação Especial, Trabalho Completo
2016, Ana Paula Melo de Araújo, Jaqueline de Oliveira Costa, Sônia Regina dos Santos Teixeira, Educação de jovens e adultos e educação especial: um diálogo fundamentado na teoria histórico-cultural, VII Congresso Brasileiro de Educação Especial, Trabalho Completo
2016, Lívia Maria Oliveira Silva de Seixas, Sônia Regina dos Santos Teixeira, Professores da Educação Infantil e formação continuada: implicações da Teoria Histórico-Cultural, 1ª Reunião Científica Regional Norte da Anped, Trabalho Completo
2016, Sônia Regina dos Santos Teixeira, Ana Paula Melo de Araújo, Deyse Danielle Souza da Costa, Contribuições da formação continuada de professores para a consolidação de uma concepção de educação infantil no Brasil, 1ª Reunião Científica Regional Norte da Anped, Trabalho Completo
2016, Ana Paula Melo de Araújo, Sônia Regina dos Santos Teixeira, Implantação da obrigatoriedade da pré-escola no Estado do Pará: contribuições de um curso de formação continuada fundamentado na teoria histórico-cultural, VII Colóquio da Linha de Políticas Públlicas Educacionais do PPGED/UFPA, Resumo Expandido
2016, Ana Paula Melo de Araújo, Sônia Regina dos Santos Teixeira, Repercussões de uma experiência de formação continuada de professores da educação infantil na formação de uma mestranda em educação, VII Colóquio da Linha de Políticas Públlicas Educacionais do PPGED/UFPA, Resumo Expandido
2015, Sônia Regina dos Santos Teixeira , Um currículo paras as crianças do campo da Amazônia, IV Seminário Nacional de Educação Infantil do Campo, Outros
2015, Carmem Virginia Moraes da Silva, Ana Cecília Oliveira Silva, Ana Paula Soares da Silva, Liana Gonçalves Pontes André, Sônia Regina dos Santos Teixeira, Desenvolvimento e educação de crianças em diferentes contextos rurais brasileiros, X Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, Trabalho Completo
2015, Sônia Regina dos Santos Teixeira, Vera Maria Ramos de Vasconcellos, Anne Patricia Pimentel, Julian Karla Diniz Neris, Lisley Monteiro Leão da Silva, Márcia de Oliveira Gomes, A presença da brincadeira nos contextos de educação infantil, X Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, Trabalho Completo
2015, Lívia Maria Oliveira Silva de Seixas, Sônia Regina dos Santos Teixeira
, A visão de profissionais da educação infantil acerca de seus papéis no processo de desenvolvimento das crianças, X Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, Resumo Expandido
2015, Ana Paula Melo de Araújo e Sônia Regina dos Santos Teixeira, A prática pedagógica de uma professora com crianças surdas: contribuições da teoria histórico-cultural, X Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, Resumo Expandido
2015, Marcia de Fátima de Oliveira, Ana Paula Melo de Araújo, Sônia Regina dos Santos Teixeira, Processos de leitura e escrita de crianças surdas em uma perspectiva bilíngue, X Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, Resumo Expandido
2015, Lisley Monteiro Leão da Silva, Larissa Andrade dos Santos, Sônia Regina dos Santos Teixeira, A contribuição da teoria histórico-cultural para a organização do espaço de brincadeiras de faz de conta em uma turma de educação infantil, X Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, Resumo Expandido
2015, Márcia de Fátima de Oliveira, Sônia Regina dos Santos Teixeira, A contribuição da pedagogia histórico-crítica para o desenvolvimento de crianças com deficiências, Congresso de Pedagogia Histórico-Crítica: educaação e desenvolvimento humano, Trabalho Completo
2015, Lívia Maria Oliveira Silva de Seixas, Sônia Regina dos Santos Teixeira
, A elaboração da proposta pedagógica como primeiro passo para uma educação democrática, Congresso de Pedagogia Histórico-Crítica: educação e desenvolvimento humano, Trabalho Completo
2015, Ana Paula Melo de Araújo, Marcia de Fátima de Oliveira, Sônia Regina dos Santos Teixeira, Contribuições da teoria histórico-cultural ao processo de leitura e escrita de crianças surdas em uma perspectiva bilíngue, IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão - IV CEDUCE, Trabalho Completo
2015, Lívia Maria Oliveira Silva de Seixas, Sônia Regina dos Santos Teixeira
, Dentro de uma escola todos são protagonistas, IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão - IV CEDUCE, Trabalho Completo
2014, Sônia Regina dos Santos Teixeira, A brincadeira como eixo do currículo da Educação Infantil, Seminário de Inauguração do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil Seminário PIBID de Educação Infantil, Outros
2014, Sônia Regina dos Santos Teixeira
, Expressão e humanização na primeira infância, I Jornada de Educação Infantil do Grupo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil ? GEPEHC/PPGED/UFPA, Outros
2014, Sônia Regina dos Santos Teixeira, Infância, educação infantil e práticas culturais, II Seminário de História da Infância na Amazônia e IV Colóquio Constituição do sujeito, cultura e educação, Outros
2014, Sônia Regina dos Santos Teixeira, Brincadeira de faz de conta, experiências inquietantes e humanização na infância, IV Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias (GRUPECI), Trabalho Completo
2014, Sônia Regina dos Santos Teixeira, Julian Karla Diniz Neris, A presença da brincadeira de faz de conta em uma turma de educação infantil de uma escola ribeirinha da Amazônia, IV Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias (GRUPECI), Trabalho Completo
2014, Sônia Regina dos Santos Teixeira, Perspectivas investigativas na educação infantil: brincadeira, leitura e escrita, VIII Seminario do NEPIEC/FE-UFG, Outros
2014, Sônia Regina dos Santos Teixeira, Infância e educação infantil na perspectiva histórico-cultural, Encontro de Formação para Professores da Educação Infantil, Outros
2014, Sônia Regina dos Santos Teixeira, O brincar no ciclo de alfabetização, 3ª Formação de Orientadores de Estudo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC/MEC/UFMS, Outros
2014, Sônia Regina dos Santos Teixeira, Crianças ribeirinhas da Amazônia, Seminário Infâncias da Amazônia, Outros
2014, Sônia Regina dos Santos Teixeira, Contribuições da teoria histórico-cultural para a prática pedagógica na Educação Infantil, XVI Encontro Nacional de Educação Infantil, Outros
2013, Sônia Regina dos Santos Teixeira, Saberes e fazeres docentes na Educação Infantil, Aula inaugural do Curso de Aperfeiçoamento em Educação Infantil, Infâncias e Artes, Outros
2013, Sônia Regina dos Santos Teixeira, Tópico especial: políticas educacionais e pesquisas no diálogo com as infâncias - As infâncias da Amazônia, Seminário Ampliado da disciplina Tópico especial: políticas educacionais e pesquisas no diálogo com as infâncias, Outros
2013, Sônia Regina dos Santos Teixeira, Crianças e infâncias da/na Amazônia, Seminário Políticas educacionais e pesquisas no diálogo com as infâncias, Outros
2013, Sônia Regina dos Santos Teixeira, Formação de leitores e autores de textos: teorias e práticas, I Simpósio de Literatura Infanto-juvenil e Formação de Leitor na Amazônia, Outros
2013, Sônia Regina dos Santos Teixeira, A formação de leitor na educação infantil e anos iniciais, I Simpósio de Literatura Infanto-juvenil e Formação de Leitor na Amazônia, Outros
2013, Sônia Regina dos Santos Teixeira, A relação cultura e subjetividade nas brincadeiras de faz de conta de crianças ribeirinhas da Amazônia, 36ª Reunião Nacional da ANPED, Trabalho Completo
2013, Sônia Regina dos Santos Teixeira, Infância e educação na contemporaneidade, Seminário Infância e Adolescência: diversas narrativas, Outros
2013, Sônia Regina dos Santos Teixeira, Educação Infantil: diferentes espaços e contextos educativos, IV Seminário do NEPIEC e II Encontro do Curso de Especialização em Educação Infantil, Outros
Capítulos de Livros (22)
2023, A influência das recomendações dos organismos internacionais para a formação de professores da educação básica, Temas em educação brasileira, Eduarda de Assunção Pacheco, Kelly Danielly Pereira Bispo Felipe, Arlete Maria Monte de Camargo, Sônia Regina dos Santos Teixeira
2023, O papel de AnÃsio Teixeira e Fernando de Azevedo na organização da educação brasileira, Temas em educação brasileira, Lísley Monteiro Leão da Silva, Amanda Silva dos Santos, Sônia Regina dos Santos Teixeira, Dalva Valente Guimarães Gutierres
2023, Projeto de lei escola sem partido: ameaças e desafios para a docência, Temas em educação brasileira, Débora Renata Muniz Almeida, Luciano Tadeu Corrêa Medeiros, Waldir Ferreira de Abreu, Ivany Pinto Nascimento, Sônia Regina dos Santos Teixeira
2022, A dialética entre imaginação e realidade nas brincadeiras de faz e conta de crianças ribeirinhas da Amazônia, Brincar para construir mundos: perspectivas e experiências entre Itália e Brasil para a educação infantil, Sônia Regina dos Santos Teixeira, Ana Paula Melo de Araújo
2022, Organização e desenvolvimento de práticas pedagógicas de acesso ao currículo a alunos público-alvo da educação especial dos Anos Finais do Ensino Fundamental, Currículo: Interculturalidade & Inclusão, Marcileno de Sousa Favacho, Orlando Sérgio Pena Mourão Júnior, Sônia Regina dos Santos Teixeira
2022, A pesquisa em educação como elemento formativo do curso de pedagogia da Universidade Federal do Pará, Práticas, pesquisas e reflexões: pontos e contrapontos no fazer da educação, Luciano Tadeu Corrêa Medeiros, Sônia Regina dos Santos Teixeira
2022, Formação e perspectivas discentes para o ensino da matemática nos Anos Iniciais ? o caso do curso de Pedagogia da UFPA, Os desafios da formação docente no contexto da globalização ultraliberal, Luciano Tadeu Corrêa Medeiros, José Maria Soares Rodrigues, Sônia Regina dos Santos Teixeira
2022, Atuações da educadora e do educador do campo em espaços não escolares: reflexões a partir das ações de estágio curricular supervisionado, Os desafios da formação docente no contexto da globalização ultraliberal, Juliane Gomes de Sousa, Sônia Regina dos Santos Teixeira
2022, Formação e trabalho do coordenador pedagógico da educação infantil: contribuições da teoria histórico-cultural, Formação de professores e trabalho docente no contexto de crise política, econômica e sanitária, Lívia Maria Oliveira Silva de Seixas, Sônia Regina dos Santos Teixeira
2022, Contribuições da teoria de Vigotski para a formação e o trabalho docente, Formação de professores e trabalho docente no contexto de crise política, econômica e sanitária, Sônia Regina dos Santos Teixeira, Ana Paula de Araújo Barca
2021, Contribuições da teoria histórico cultural ao processo de leitura e escrita de crianças surdas em uma perspectiva bilíngue, Pesquisa e Ensino: uma abordagem holística, Ana Paula de Araújo Barca, Márcia de Fátima Oliveira, Sônia Regina dos Santos Teixeira
2021, Dentro de uma escola, todos são protagonistas, Ciências humanas uma abordagem pluralista - Volume II, Lívia Maria Oliveira Silva de Seixas, Sônia Regina dos Santos Teixeira, Márcia de Fátima de Oliveira
2020, A organização do meio social educativo da educação infantil a partir da existência social das crianças, Direito à educação pública: políticas, formação docente e diversidade cultural - Volume 2, Luciana da Costa Oliveira, Sônia Regina dos Santos Teixeira
2020, Atendimento Educacional Especializado e ensino colaborativo no ensino regular, Direito à educação pública: políticas, formação docente e diversidade cultural - Volume 1, Marcileno de Sousa Favacho, Orlando Sérgio Pena Mourão Júnior, Sônia Regina dos Santos Teixeira
2020, A educação na perspectiva de Vigotski: implicações para a formação e o trabalho docente, A produção do conhecimento em educação na Amazônia: políticas, formação e cultura, Sônia Regina dos Santos Teixeira, Ana Paula de Araújo Barca
2019, La dialettica tra immaginazione e realtà nei giochi del ?far finta?: i bambini dei villaggi fluvial dell?Amazzonia, Giocare per costruire mondi. Prospettive e esperienze per l'educazione infantile, tra Italia e Brasile, Sônia Regina dos Santos Teixeira, Ana Paula de Araújo Barca
2018, Formação de professores da educação infantil no Brasil: contribuições da teoria histórico-cultural, Educar na perspectiva histórico-cultural: diálogos vigotskianos, Sônia Regina dos Santos Teixeira, Suely Amaral Mello
2018, Jogo e teoria histórico-cultural em diálogo para a educação fisica escolar nas primeiras séries do ensino fundamental, Educação Física na Escola Básica: debates contemporâneos, Gabriel Pereira Paes Neto, Renan Santos Fuutado, Sônia Regina dos Santos Teixeira
2017, Teoria histórico-cultural e educação infantil: concepções para orientar o pensar e o agir docentes, Teoria histórico-cultural na educação infantil: conversando com professoras e professores, Sônia Regina dos Santos Teixeira, Ana Paula de Araújo Barca
2016, Formação de professores: uma teoria para orientar as práticas, Formação de professores em perspectiva, Sônia Regina dos Santos Teixeira, Suely Amaral Mello
2013, Crianças ribeirinhas brincando na pré-escola, Infâncias do campo, Sônia Regina dos Santos Teixeira
2013, Infância e Educação Infantil na Amazônia, Maleta Infância: caderno de atividades, Sônia Regina dos Santos Teixeira
Livros (1)
2022, Formação de professores e trabalho docente no contexto de crise política, econômica e sanitária, Benedito de Jesus Pinheiro Ferreira, Sônia Regina dos Santos Teixeira
Participações em Bancas de Concursos (2)
2015, Processo Seletivo Simplificado para contratação de Professor Substituto para as áreas de Psicologia da Educação e Educação Inclusiva do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará,
2015, Concurso Público para Professor da Carreira de Magistério Superior na Classe Adjunto A,
Participações em Bancas de Cursos (117)
2023, Dissertação de Mestrado A FORMACAO DO(A) PEDAGOGO(A) NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA, CAMPUS BELEM, PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMATICA ESCOLAR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, LUCIANO TADEU CORREA MEDEIROS
2022, Dissertação de Mestrado O processo de escolarização de uma criança com deficiência intelectual em uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental: um estudo fundamentado na teoria histórico-cultural, Camila Henrique Ferreira
2022, Dissertação de Mestrado PRATICAS PEDAGOGICAS NA ESCOLARIZACAO DE UMA CRIANCA COM DEFICIENCIA INTELECTUAL EM UMA TURMA DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, CAMILA HENRIQUE FERREIRA
2022, Dissertação de Mestrado Práticas pedagógicas na escolarização de uma criança com deficiência intelectual em uma turma do 4º Ano do Ensino Fundamental, Camila Henrique Ferreira
2021, Dissertação de Mestrado PRATICAS PEDAGOGICAS DE ACESSO AO CURRICULO A ALUNOS DA EDUCACAO ESPECIAL DE UMA ESCOLA PUBLICA PARAENSE, MARCILENO DE SOUSA FAVACHO
2021, Dissertação de Mestrado Práticas pedagógicas de acesso ao currículo a alunos da educação especial de uma escola pública paraense, Marcileno de Sousa Favacho
2021, Dissertação de Mestrado A ORGANIZACAO DE PRATICAS PEDAGOGICAS PARA A ESCOLARIZACAO DE UM ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UM ESTUDO NA PERSPECTIVA DA TEORIA HISTORICO-CULTURAL, ORLANDO SERGIO PENA MOURÃO JUNIOR
2021, Dissertação de Mestrado Organização de práticas pedagógicas para a escolarização de um aluno com transtorno do espectro autista: um estudo na perspectiva da teoria histórico-cultural, Orlando Sérgio Pena Mourão Junior
2021, Monografia de Graduação Contribuições dos estudos de Vigotski no âmbito da pedologia para a educação infantil, Letícia Raquel Nogueira Palheta
2021, Monografia de Graduação Contribuições dos estudos defectológicos de Vigotski para a formação de professores e o trabalho docente na Educação Especial, Karina Damasceno Soares
2021, Monografia de Graduação Adaptações curriculares para um aluno com autismo inserido em uma turma do Ensino Fundamental: um olhar a partir da teoria de Vigotski, Tyffani Fabielle Andrade Mattos
2021, Monografia de Graduação Relato de uma experiência de mediação de leitura na Educação Infantil, Melissa Bruna da Silva Lima
2020, Qualificação de Mestrado A organização do processo educativo inclusivo para a escolarização de um aluno com TEA: um estudo na perspectiva histórico-cultural, Orlando Sérgio Pena Mourão Junior
2020, Qualificação de Mestrado Práticas pedagógicas inclusivas de acesso ao currículo e educação especial em uma escola pública municipal de Castanhal ? PA, Marcileno de Sousa Favacho
2019, Monografia de Graduação A brincadeira no processo de inclusão da criança autista na educação infantil, Sônia Regina dos Santos Teixeira, Ana Paula de Araújo Barca, Rosely Risuenho Viana
2019, Dissertação de Mestrado A organização do meio social educativo de uma turma de Educação Infantil ribeirinha da Amazônia paraense à luz da Teoria de Vigotski, Sônia Regina dos Santos Teixeira, Eliana da Silva Felipe, Ana Paula Soares da Silva
2019, Dissertação de Mestrado A ORGANIZACAO DO MEIO SOCIAL EDUCATIVO DE UMA TURMA DE EDUCACAO INFANTIL RIBEIRINHA DA AMAZONIA: UM ESTUDO A LUZ DA TEORIA DE VIGOTSKI, LUCIANA DA COSTA OLIVEIRA
2019, Dissertação de Mestrado O coordenador pedagógico como organizador do meio social formativo de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: um enfoque histórico-cultural, Sônia Regina dos Santos Teixeira, Arlete Maria Monte de Camargo, Vera Maria Nigro de Souza Placco
2019, Dissertação de Mestrado O COORDENADOR PEDAGOGICO COMO ORGANIZADOR DO MEIO SOCIAL FORMATIVO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ENFOQUE HISTORICO-CULTURAL, LUSINETE FRANCA DE CARVALHO
2018, Qualificação de Mestrado O Programa Alfamat e os seus efeitos sobre a prática pedagógica de professores do ciclo II: um estudo em escolas municipais vinculadas à SEMEC Belém, Nila Luciana Vilhena Madureira
2018, Tese Doutorado Atitudes e saberes dos formadores de professores e acadêmicos de pedagogia acerca da educação matemática na Educação Infantil, Dilene Kátia Costa da Silva
2018, Dissertação de Mestrado A brincadeira de faz de conta de papéis sociais e a constituição da personalidade das crianças na pré-escola,
2018, Dissertação de Mestrado Educação infantil na rede municipal de ensino de Belém: um debate sobre as teorias pedagógicas e práticas pedagógicas em Belém-PA, Fernanda Yully dos Santos Monteiro
2018, Qualificação de Mestrado A organização do meio social educativo de uma turma de Educação Infantil do/no/ campo na Amazônia à luz da Teoria de Vigotski, Luciana da Costa Oliveira
2018, Qualificação de Mestrado O coordenador pedagógico como organizador do meio social formativo de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: um enfoque histórico-cultural, Lusinete França de Carvalho
2018, Dissertação de Mestrado AUTOFORMACAO EM CONTEXTO ENTRE IGUAIS: RECONFIGURANDO A ACAO DOCENTE PARA A EDUCACAO AMBIENTAL CRITICA, MAURENN CRISTIANE ARAUJO NASCIMENTO
2018, Qualificação de Mestrado A SUBJETIVIDADE DA CRIANCA CONSTITUIDA NAS RELACOES EM SALA DE AULA MEDIADA PELO CONHECIMENTO: UM ESTUDO NA PERSPECTIVA DE L. S. VIGOTSKI, SIRLANE DE JESUS DAMASCENO RAMOS
2018, Dissertação de Mestrado DINAMICA AVALIATIVA PARA IDENTIFICACAO DE DEFICIENCIA EM CRIANCAS DA EDUCACAO INFANTIL: UM ESTUDO NA REDE PUBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE BELEM-PA, LEILANE DE NAZARE FAGUNDES PESSOA
2018, Dissertação de Mestrado O AFETIVO NAS RELACOES DE CONHECIMENTO: REPERCUSSOES NAS DINAMICAS INTERATIVAS NA SALA DE AULA., EDNA SOARES MARTINS
2018, Dissertação de Mestrado Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa/PNAIC e educação do campo no município de Corumbá/MS: os caminhos percorridos e os desafios encontrados, Luzanira de Deus Pereira da Silva
2018, Dissertação de Mestrado Formação profissional para a Educação Infantil: o PROINFANTIL no município de Corumbá-MS, Luzanira de Deus Pereira da Silva
2018, Monografia de Graduação A brincadeira como atividade guia na Educação Infantil, Tânia Borges Ramirez
2018, Monografia de Graduação A brincadeira de faz de conta no contexto da educação infantil, Simone Machado Lima
2018, Monografia de Graduação Contribuição do projeto música na escola para o processo de desenvolvimento das crianças do 3º ao 5º ano do ensino fundamental, Jaime Valente de Queiroz
2018, Monografia de Graduação A brincadeira de faz de conta no trabalho pedagógico da educação infantil, Mônica Antonia Lima de Carvalho
2018, Qualificação de Mestrado A Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino de Belém: um debate sobre as teorias pedagógicas e as práticas pedagógicas em Belém-PA, Fernanda Yully dos Santos Monteiro
2018, Qualificação de Mestrado A educação infantil na rede municipal de ensino de Belém: um debate sobre as teorias pedagógicas e práticas pedagógicas em Belém-PA, Fernanda Yully dos Santos Monteiro
2018, Monografia de Graduação A ludicidade na Creche Paz em Marituba, Ana Cristina Ferreira Bernardo
2018, Dissertação de Mestrado Dinâmica avaliativa para identificação de deficiência em crianças da Educação Infantil: um estudo na Rede Pública de Ensino de Belém, Leilane de Nazaré Fagundes Pessoa
2018, Qualificação de Mestrado Avaliação para identificação de deficiência em crianças da educação infantil: um estudo na rede pública municipal de ensino de Belém, Leilane de Nazaré Fagundes Pessoa
2018, Monografia de Graduação A importância dos jogos na construção do conhecimento lógico-matemático na turma de Educação Infantil em que atuo, Cleide Inês Jardim Viegas
2018, Monografia de Graduação A presença da brincadeira de faz de conta em uma turma de educação infantil de uma escola pública do município de Muaná-Pará, Cleonice de Souza Negrão
2018, Monografia de Graduação A brincadeira de faz de conta em uma turma de educação infantil de uma escola do município de Ponta de Pedras - Pará, Edileuza Ferreira Ribeiro
2017, Qualificação de Doutorado Matemática na Educação Infantil: estudos sobre as atitudes e saberes decorrentes no curso de Pedagogia contributivos à prática docente, Dilene Kátia Costa da Silva
2017, Monografia de Graduação A presença da brincadeira de roda em uma turma de educação infantil de uma escola de Nova Timboteua - PA, Layanna Suzanny Macedo Pinto
2017, Monografia de Graduação A organização do currículo da educação infantil em uma turma de pré-escola do município de Ananindeua - Pará, Elihana Graziela Lopes de Almeida
2017, Qualificação de Mestrado A brincadeira de faz de conta com jogos de papéis e a constituição da personalidade das crianças da pré-escola, Géssica de Aguiar Lima
2017, Qualificação de Mestrado Educação ambiental e Ensino de Ciências: reflexões de professores sobre si e sobre o ensino que realizam, Maurenn Cristianne Araújo Nascimento
2017, Qualificação de Mestrado Educação ambiental e ensino de Ciências, a partir de reflexões de professores sobre si e sobre o ensino que realizam, Maurenn Cristiane Araújo Nascimento
2017, Dissertação de Mestrado Formação de professores da educação infantil: a experiência de um curso de formação continuada, Flavia Costa do Nascimento
2017, Qualificação de Mestrado Afeto e cognição: as tessituras dessa interrelação posibilitando potencialização nas situações de aprendizagem no campo educacional, Edna Soares Martins
2017, Qualificação de Mestrado Afeto e cognição: as tessituras dessa inter-relação possibilitando potencialização nas situações de aprendizagem no campo educacional, Edna Soares Martins
2017, Dissertação de Mestrado Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa/PNAIC e educação do campo no município de Corumbá/MS: os caminhos percorridos e os desafios encontrados, Luzanira de Deus Pereira da Silva
2017, Qualificação de Mestrado Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa/PNAIC e as ações de uma escola do campo pantaneira, Luzanira de Deus Pereira da Silva
2017, Dissertação de Mestrado Os elementos da teoria histórico-crítica aplicados ao ensino da ginástica, Suziane Chaves Nogueira
2017, Dissertação de Mestrado A organização do ambiente social educativo da atividade de coordenação pedagógica na educação infantil: implicações da teoria histórico-cultural, Lívia Maria Oliveira Silva de Seixas
2017, Dissertação de Mestrado Formação continuada para atuação pedagógica inclusiva na Educação Infantil: um estudo no sistema municipal de ensino de Belém-Pará, Marcia de Fátima de Oliveira
2017, Tese Doutorado Infância, linguagem e educação: o texto escrito por crianças no 3º ano do ensino fundamental, Lorena Bischoff Trescastro
2017, Dissertação de Mestrado Subjetivação e escolarização de um aluno surdo usuário de implante coclear: um estudo de caso fundamentado na perspectiva histórico-cultural, Ana Paula de Araújo Barca
2017, Dissertação de Mestrado Subjetivação e escolarização de um aluno surdo usuário de implante coclear: um estudo de caso fundamentado na perspectiva histórico-cultural., Ana Paula de Araújo Barca
2017, Qualificação de Mestrado Formação de professores da educação infantil: a experiência de um curso de formação continuada fundamentado na teoria histórico-cultural, Flávia Costa do Nascimento
2017, Qualificação de Mestrado Formação de professores da educação infantil: a experiência de um curso de formação continuada, Flávia Costa do Nascimento
2017, Qualificação de Doutorado Infância, linguagem e educação: o texto escrito por crianças do 3º Ano do Ensino Fundamental, Lorena Bischoff Trecastro
2017, Qualificação de Doutorado Infância, linguagem e educação: o texto escrito por crianças do 3º Ano do Ensino Fundamental, Lorena Bischoff Trescastro
2017, Qualificação de Doutorado A organização do ambiente social educativo da atividade de coordenação pedagógica na educação infantil: implicações da teoria histórico-cultural, Lívia Maria Oliveira Silva de Seixas
2017, Qualificação de Mestrado A organização do meio social educativo da atividade de coordenação pedagógica na educação infantil: implicações da teoria histórico-cultural, Lívia Maria Oliveira Silva de Seixas
2017, Qualificação de Mestrado Formação continuada para atuação pedagógica inclusiva na educação infantil: um estudo no sistema municipal de ensino de Belém-Pará, Marcia de Fátima de Oliveira
2017, Qualificação de Mestrado Formação continuada para atuação pedagógica inclusiva na Educação Infantil: um estudo no sistema municipal de ensino de Belém ? PA, Marcia de Fátima Oliveira
2016, Qualificação de Mestrado Subjetivação e escolarização de um aluno surdo usuário de implante coclear: um estudo de caso fundamentado na perspectiva histórico-cultural., Ana Paula Melo de Araújo
2016, Dissertação de Mestrado Práticas investigativas com professores de Ciências: contribuições para a formação, Maridalva Costa Nascimento
2016, Dissertação de Mestrado Educação infantil do campo no município de Bela Vista de Goiás: a pré-escola para crianças residentes na área rural, Ester Alves Lopes Mendes
2016, Monografia de Graduação A reorganização do espaço de creche: um novo olhar, Krisley Machado dos Santos
2016, Monografia de Graduação Organização do espaço de brincadeira em ambiente de creche: implicações para o processo de humanização de crianças de 2 a 3 anos de idade, Lisley Monteiro Leão da Silva
2016, Qualificação de Mestrado A teoria histórico-cultural: entre o ensino e a aprendizagem da ginástica, Suziane Chaves Nogueira
2016, Tese Doutorado Esvaziamento do trabalho executivo na pré-escola, suas causas e implicações na formação das crianças: investigação em uma unidade escolar pública municipal de Manaus, Ilaine Inês Both
2016, Dissertação de Mestrado De coadjuvante à protagonista: a formação de professores em educaação musical no contexto da educaação infantil - uma experiência com as oficinas pedagógicas da SEDF, Maria Luiza Dias Ramalho
2016, Tese Doutorado A situação social do desenvolvimento das crianças de dois a três anos: um estudo com enfoque nas experiências vivenciadas na escola da infância, Renata Aparecida Dezo Singulani
2016, Qualificação de Mestrado Praticas Investigativas de Professores de Ciências e suas contribuições para a formação, Maridalva Costa Nascimento
2016, Dissertação de Mestrado Infância pantaneira: a percepção de mundo e a constituição de identidade das crianças ribeirinhas, Elisângela da Silva França
2015, Qualificação de Mestrado Infância pantaneira: a percepção de mundo e a constituição de identidade das crianças ribeirinhas, Elisângela da Silva França
2015, Tese Doutorado Motivação em aulas de química: configurações subjetivas de estudantes e professor, Wilton Rabelo Pessoa
2015, Qualificação de Mestrado De coadjuvante a protagonista: o pedagogo na educação musical no contexto da educação infantil, Maria Luiza Dias Ramalho
2015, Monografia de Graduação O espaço como impulsionador das brincadeiras de faz de conta em uma sala de referência da educação infantil, Julian Karla Diniz Néris
2015, Tese Doutorado Clube de Ciências da UFPA e docência: experiências formativas desde a infância, Daniele Dorotéia Rocha da Silva Lima
2015, Monografia de Graduação Concepções de música e o papel do professor no processo de humanização de crianças - o olhar de uma professora do Centro de Referência em Educação Infantil Irmã Dulce - Ananindeua-PA, Verônica Ferreira Viana
2015, Monografia de Graduação A construção da identidade docente do professor da educação infantil: um estudo na perspectiva histórico cultural, Willainne Gemaque Pereira
2015, Monografia de Graduação Contribuições da literatura para o processo de humanização de crianças da educação infantil, Jéssica Pinheiro dos Santos
2015, Monografia de Graduação A presença da cultura quilombola em turmas de educação infantil: um olhar sobre as práticas pedagógicas de duas professoras de comunidades quilombolas do município de Acará - PA, Elane da Silva Almeida
2015, Monografia de Graduação A brincadeira de faz de conta em uma turma de educação infantil de uma escola do município de Ananindeua-PA: um estudo na perspectiva histórico-cultural, Franciane Melo dos Santos
2015, Monografia de Graduação A atuação de uma professora de educação infantil no processo de humanização de crianças de uma turma do Centro de Referência em Educação infantil Irmã Dulce - Ananindeua-PA, Alessandra Maria Miranda Pinheiro
2015, Monografia de Graduação Contribuições da teoria histórico-cultural para o processo de interação e aprendizagem de crianças autistas, Mayra Pantoja Moraes
2015, Monografia de Graduação Programa Brasil Alfabetizado: um olhar sobre a experiência no Benguí nos anos 2008 a 2010, Aline Steffane Almeida da Silva
2015, Monografia de Graduação A organização do espaço na Unidade de Educação Infantil Maracajá - Ilha de Mosqueiro ? Belém-PA: um estudo na perspectiva histórico-cultural, Luciana da Costa Oliveira
2014, Monografia de Graduação O brincar e o currículo da Educação Infantil, Mariana Mayra Felipe da Silva
2014, Monografia de Graduação Alguns aspectos em uma instituição de Educação Infantil, Cibele de Nazaré Melo dos Santos
2014, Monografia de Graduação A música e o processo de humanização da criança: um estudo das práticas de utilização da música na Unidade de Educação Infantil da Cremação Belém - PA, Eveling Elen dos Santos Barbosa
2014, Monografia de Graduação Contribuições da teoria histórico-cultural e da abordagem Pikler-Lóczy para a educação de crianças de zero a um ano, Daniele Loureiro Torres
2014, Monografia de Graduação As contribuições da teoria histórico-cultural para a compreensão dos problemas de aprendizagem, Renata Batista Duarte Serra
2014, Monografia de Graduação A brincadeira e o papel do professor no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças na idade pré-escolar, Karla Nataly Vaz e Silva
2013, Monografia de Graduação Produção do conhecimento do curso de Pedagogia: uma análise das monografias que tratam do lúdico na Educação Infantil do Período de 2003 a 2013, Eliciane Pantoja da Silva
2013, Qualificação de Doutorado Memórias de egressos do Clube de Ciências da UFPA, Daniele Doroteia Rocha da Silva
2013, Monografia de Especialização Educação infantil e brinquedoteca: alguns de seus recursos pedagógicos, Adeilde Figueiredo da Costa de Souza
2013, Monografia de Especialização Ensino de criança surda na Educação Infantil, Maria Alice Alves de Jesus
2013, Monografia de Graduação Considerações de Emília Ferreiro sobre o processo de construção da linguagem escrita, Ana Carolina Cruz de Oliveira e Thamires de Moura Dias
2013, Monografia de Especialização O compromisso ético e a Educação Infantil: reflexões sobre minha prática como coordenadora pedagógica, Zenaide Cristiane de Almeida Lima
2013, Monografia de Especialização Brincadeira de faz de conta e constituição cultural de crianças de uma turma de educação infantil do campo na Amazônia, Socorro Lobo Furtado
2013, Monografia de Especialização A contribuição da brincadeira de amarelinha para a construção do conhecimento matemático na Educação Infantil, Ana Maria Machado de Jesus
2013, Monografia de Especialização As interações e as brincadeiras como eixos norteadores do trrabalho pedagógico na Educação Infantil, Shirley Maria do Socorro Lopes Cardoso
2013, Monografia de Especialização Ensaios musicais no Centro de Educação Infantil Maria de Lourdes de Melo: um estudo de caso no município de Castanhal/PA, Lidiane da Veiga Saraiva
2013, Monografia de Especialização A organização do trabalho pedagógico de Turmas Integradas de Educação Infantil, Ivone Galvão Leal
2013, Monografia de Graduação O papel do espaço físico para a aprendizagem e o desenvolvimento de crianças em creches, Manoele França Veloso
2013, Monografia de Especialização As interações em uma turma de educação infantil de crianças de dois a três anos durante brincadeiras de faz de conta, Ana Lucila da Silva Pereira
2013, Monografia de Especialização As interações e as brincadeiras como eixos norteadores do trabalho pedagógico na Educação Infantil, Joece Cordeiro da Silva
2013, Monografia de Especialização O papel das cantigas de roda no processo de constituição cultural de crianças de uma turma de Educação Infantil, Maria Gorete Benevides Duarte
2013, Monografia de Especialização O papel das cantigas de roda na apropriação da linguagem escrita por crianças de uma turma de Educação Infantil do campo, Gleide Cunha de Souza
2013, Monografia de Graduação Educação Infantil: uma ação compartilhada entre família e escola em uma comunidade ribeirinha da Amazônia, Karina Cristiane da Costa Lira
2010, Dissertação de Mestrado Constituir-se professora de ciências para crianças de 4 a 6 anos de idade: processos formativos do ensino e aprendizagem, Elisa de Nazaré Gomes Pereira
Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de
Períodicos (32)
2018,Consultor ad hoc de revista científica, Rio de Janeiro - RJ, Nacional, Veículo
2018,Consultor ad hoc de anais de evento, Goiás- GO, Internacional, Evento
2018,Consultor ad hoc de anais de evento, Rio de Janeiro - RJ, Nacional, Evento/Comissão
2017,Consultor ad hoc de anais de evento, São Luis - MA, Nacional, Evento
2017,Consultor ad hoc de anais de evento, Belém-Pará, Internacional, Evento
2017,Consultor ad hoc de anais de evento, Belém-Pará, Local, Evento
2017,Membro da Comissões Organizadora, Instituto de Educação da Universidade Federal do Pará, Regional, Evento
2017,Outra, Maringá-PR, Internacional, Véiculo
2017,Consultor ad hoc de revista científica, Rio de Janeiro - RJ, Nacional, Veículo
2016,Consultor ad hoc de anais de evento, Belém-Pará, Nacional, Evento
2016,Consultor ad hoc de anais de evento, Belém-Pará, Local, Evento
2016,Consultor ad hoc de revista científica, Rio de Janeiro - RJ, Nacional, Veículo
2016,Consultor ad hoc de anais de evento, Rio de Janeiro - RJ, Nacional, Veículo/Comissão
2016,Consultor ad hoc de revista científica, São Paulo - SP, Nacional, Veículo
2016,Responsavel pela Organização de Evento, Auditório B do Instituto de Cências da Educação - UFPA, Local, Evento
2015,Consultor ad hoc de anais de evento, Goiânia - GO, Nacional, Evento
2015,Consultor Ad Hoc de Comissão Nacional de Reforma e Avaliação de Cursos, Brasília - DF, Nacional, Comissão
2015,Consultor ad hoc de revista científica, São Paulo - SP, Nacional, Veículo
2015,Consultor ad hoc de anais de evento, Belém-Pará, Local, Evento
2015,Consultor ad hoc de anais de evento, São Carlos - SP, Nacional, Evento
2015,Responsavel pela Organização de Evento, Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará, Local, Evento
2015,Responsavel pela Organização de Evento, Auditório do Centro Integrado de Educação e Cidadania CIIC, Regional, Evento
2015,Responsavel pela Organização de Evento, Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará, Local, Evento
2014,Responsavel pela Organização de Evento, Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará, Regional, Evento
2014,Consultor ad hoc de revista científica, Belo Horizonte - MG, Nacional, Veículo
2014,Consultor ad hoc de anais de evento, Goiânia - GO, Nacional, Evento
2014,Consultor ad hoc de anais de evento, Belém-Pará, Local, Evento
2014,Consultor ad hoc de anais de evento, Marília - SP, Internacional, Evento
2014,Responsavel pela Organização de Evento, Auditório do Instituto de Ciências da Educação da UFPA, Regional, Evento
Participação em Sociedades Científicas e Culturais (5)
2017, Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED, Socio Efetivo
2016, Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED, Socio Efetivo
2015, Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED, Socio Efetivo
2014, Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED, Socio Efetivo
2013, Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED, Socio Efetivo
Participação em Colegiados e Comissões (9)
Colegiado, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Colegiado, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Comissão, Presidente, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Comissão, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Comissão, Presidente, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Colegiado, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Comissão, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Comissão, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Comissão, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Trabalho de Fim de Curso(42)
O papel da música no processo de humanização de crianças - o olhar de uma professora do Centro de Referência em Educação Infantil Irmã Dulce - Ananindeua-PA
, ALESSANDRA MARIA MIRANDA PINHEIRO ,
01/2015
A presença da cultura quilombola em turmas de educação infantil: um olhar sobre as práticas pedagógicas de duas professoras de comunidades quilombolas do município de Acará PA
, ELANE DA SILVA ALMEIDA ,
01/2015
Contribuições da literatura para o processo de humanização de crianças da educação infantil
, JESSICA PINHEIRO DOS SANTOS ,
01/2015
A brincadeira de faz de conta em uma turma de educação infantil de uma escola do município de Ananindeua-PA: um estudo na perspectiva histórico-cultural
, FRANCIANE MELO DOS SANTOS ,
01/2015
Neurociência para as crianças
, RAYSSA KAROLINA LOPES SARMENTO ,
07/2018
A música na prática docente de uma turma de educação infantil, THAIS TAMARA DOS SANTOS FIGUEIREDO ,
07/2018
O espaço como impulsionador das brincadeiras de faz de conta em uma sala de referência da Educação Infantil, JULIAN KARLA DINIZ NERIS ,
07/2015
A brincadeira no processo de inclusão da criança autista na educação infantil, HELIMAR DA SILVA TELES DE SOUSA ,
07/2018
A situação educacional das pessoas com síndrome de Williams, LAIZA NASCIMENTO SANCHES ,
07/2018
A reorganização do espaço de creche: um novo olhar, KRISLEY MACHADO DOS SANTOS ,
06/2016
A presença da brincadeira de roda em uma turma de educação infantil de uma escola de Nova Timboteua-Pará , LAYANNA SUZANNY MACEDO PINTO ,
12/2017
Educação Infantil: uma ação compartilhada entre família e escola em uma comunidade ribeirinha da Amazônia
, KARINA CRISTIANE DA COSTA LIRA ,
03/2013
A brincadeira de faz de conta no contexto da educação infantil, SIMONE MACHADO LIMA ,
01/2018
O papel do espaço físico para a aprendizagem e o desenvolvimento de crianças em creches , MANOELE FRANCA VELOSO ,
04/2013
O lúdico na educação infantil, LETICIA DE NAZARE DO NASCIMENTO SANTOS ,
01/2018
A brincadeira de faz de conta em uma turma de educação infantil de uma escola do município de Ponta de Pedras - Pará
, EDILEUZA FERREIRA RIBEIRO ,
01/2018
A presença da brincadeira de faz de conta em uma turma de educação infantil de uma escola pública do município de Muaná-Pará
, CLEONICE DE SOUZA NEGRAO ,
01/2018
Contribuição do projeto Música na escola para o processo de desenvolvimento das crianças do 3º ao 5º ano do ensino fundamental, JAIME VALENTE DE QUEIROZ ,
01/2018
A organização do espaço na Unidade de Educação Infantil Maracajá, na Ilha de Mosqueiro Belém-PA: um estudo na perspectiva histórico-cultural, LUCIANA DA COSTA OLIVEIRA ,
01/2015
A brincadeira de faz de conta no trabalho pedagógico da educação infantil, MONICA ANTONIA LIMA DE CARVALHO ,
01/2018
A atuação de uma professora de educação infantil no processo de humanização de crianças de uma turma do Centro de Referência em Educação infantil Irmã Dulce -Ananindeua-PA, VERONICA FERREIRA VIANA ,
01/2015
A construção da identidade docente do professor da educação infantil: um estudo na perspectiva histórico cultural
, WILLAINNE GEMAQUE PEREIRA ,
01/2015
A organização do currículo da educação infantil em uma turma de pré-escola do município de Ananindeua Pará, ELIHANA GRAZIELA LOPES DE ALMEIDA ,
10/2017
Organização do espaço de brincadeira em ambientes de creche: implicações para o processo de humanização de crianças de 2 a 3 anos de idade, LISLEY MONTEIRO LEAO DA SILVA ,
06/2016
A brincadeira e o papel do professor no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças na idade pré-escolar
, KARLA NATALY VAZ E SILVA ,
01/2014
A música e o processo de humanização da criança: um estudo das práticas de utilização da música na Unidade de Educação Infantil da Cremação Belém - PA, EVELING ELEN DOS SANTOS BARBOSA ,
01/2014
As contribuições da teoria histórico-cultural para a compreensão dos problemas de aprendizagem, RENATA BATISTA DUARTE SERRA ,
01/2014
O brincar e o currículo da Educação Infantil , MARIANA MAYRA FELIPE DA SILVA ,
01/2014
Contribuições da teoria histórico-cultural para o processo de interação e aprendizagem de crianças autistas
, MAYRA PANTOJA MORAES ,
01/2015
Contribuições da teoria histórico-cultural e da abordagem Pikler-Lóczy para a educação de crianças de zero a um ano , DANIELE LOUREIRO TORRES ,
01/2014
A correlação entre a escola e a família como meio para o desenvolvimento: um estudo dos anos de alfabetização inicial, ALINE MENDES MELO ,
07/2018
A brincadeira e o processo de formação da criança enquanto sujeito, LETICIA DE NAZARE DO NASCIMENTO SANTOS ,
08/2018
A brincadeira no processo de inclusão da criança autista na educação infantil
, HELIMAR DA SILVA TELES DE SOUSA ,
06/2019
Adaptações curriculares para alunos com necessidades educacionais especiais de uma turma de Ensino Fundamental: contribuições da teoria histórico-cultural
, TYFFANI FABIELLE ANDRADE MATTOS ,
12/2019
Relato de experiência em estágio I e II na Escola Municipal Edson Luís - A mediação de leitura na educação infantil, MELISSA BRUNA DA SILVA LIMA ,
12/2019
Adaptações curriculares para um aluno com autismo inserido em uma turma do Ensino Fundamental: um olhar a partir da teoria de Vigotski, TYFFANI FABIELLE ANDRADE MATTOS ,
06/2021
Relato de uma experiência de mediação de leitura na educação infantil, MELISSA BRUNA DA SILVA LIMA ,
06/2021
Contribuições dos estudos defectológicos de Vigotski para a formação de professores e o trabalho docente na educação especial, KARINA DAMASCENO SOARES ,
10/2021
Contribuições dos estudos de Vigotski no âmbito da pedologia para a educação infantil, LETICIA RAQUEL NOGUEIRA PALHETA ,
10/2021
Contribuições dos estudos pedológicos de Vigotski para a Educação Infantil, CINTIA LORENA SANTOS MACIEL ,
06/2022
Contribuições dos estudos de Vigotski sobre a criança de zero a três anos de idade para a formação de professores e o trabalho docente na Educação Infantil
, CINTIA LORENA SANTOS MACIEL ,
12/2022
Conceitos e diretrizes do programa dinheiro direto na escola (PDDE) e sua aplicação na educação básica, ANDREA KATIA SIMOES DOS SANTOS ,
12/2023
Orientações de Pós-Graduação (29)
Doutorado, ANA PAULA DE ARAUJO BARCA, 03/2020
- 09/2021
,
Finalizada em 09/2021