ICED

INSTITUTO DE CIENCIAS DA EDUCACAO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA

Projetos de Pesquisa


: Visualizar Detalhes do Projeto de Pesquisa
ADRIANE RAQUEL SANTANA DE LIMA
2022, As vivências Educativas de Mulheres negras na segunda metade do século XIX
2020, A relação entre a educação popular e os feminismos na América Latina (1960-2020)
ANA DEL TABOR VASCONCELOS MAGALHAES
2020, O ensino/aprendizagem de Arte nos anos inicias da Educação Básica: as concepções e percepções dos professores das escolas públicas de Belém-Pa.
ANDREA PEREIRA SILVEIRA
2021, Representações Sociais de professores sobre o ensino de Libras: formação e prática docente
2019, Representações Sociais de discentes do curso de pedagogia sobre a disciplina Libras
ANDRIO ALVES GATINHO
2021, TRAJETÓRIA DE COTISTAS NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPA (2013-2020)
2021, Práticas curriculares emergenciais em escolas públicas de Belém durante a pandemia da COVID-19
ANSELMO DE ATHAYDE COSTA E SILVA
2023, APTIDOWN: Aptidão física e metabolismo em pessoas com Síndrome de Down
2021, USO DO SENSOR INERCIAL NA CLASSIFICAÇÃO EM ESPORTES PARALÍMPICOS
2020, DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS PARA AVALIÇÃO DO RISCO DE QUEDAS
2018, Efeitos do treinamento combinado sobre independência funcional e níveis de atividade física em indivíduos com LME
ANTONIO CLAUDIO ANDRADE DOS REIS
2020, O MEIO RURAL E SUAS ESCOLAS: A DINÂMICA INFRAESTRUTURAL E O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO ESTADO DO PARÁ
CARLA ISABEL PAULA DA ROCHA DE ARAUJO
2021, Núcleo de Inovação Sport-Tech Belém
CARLOS JORGE PAIXAO
2021, Conhecimento Filosófico e Formação Epistemológica em Programas de Pós-Graduação em Educação da Amazônia Paraense
CARLOS NAZARENO FERREIRA BORGES
2023, Limites e avanços da (des)legitimação da educação enquanto direito social
2020, SOBRE PROBLEMAS E SOLUÇÕES: INVESTIGAÇÕES DE QUESTÕES EMERGENTES NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO
2018, SINAIS E RUÍDOS: INVESTIGAÇÕES E PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS DOCENTES
2016, A RELAÇÃO PÚBLICO-PRIVADO NA UTILIZAÇÃO DOS ESPAÇOS E EQUIPAMENTOS DE ESPORTE E LAZER EM MUNICÍPIOS DO PARÁ.
CELI DA COSTA SILVA BAHIA
2018, SABERES CONSTITUTIVOS DA DOCÊNCIA COM BEBÊS: o lugar das vozes do professor na pesquisa em educação
CELITA MARIA PAES DE SOUSA
2022, Artes visuais e a ressignificação da prática docente na educação infantil: processos de expressão e criação na infância
2017, As artes visuais e a ressignificação da prática docente na educação infantil: processos de expressão e criação na infância
CHRISTIANNE THATIANA RAMOS DE SOUZA
2020, Cartografia da Educação de Surdos na Região Metropolitana de Belém do Pará
2018, CONCEPÇÕES DE DEFICIÊNCIA EM UNIVERSITÁRIOS: a perspectiva de estudantes da Universidade Federal do Pará campus Belém
DALVA VALENTE GUIMARAES GUTIERRES
2023, Política de Financiamento da Educação: implicações do Fundeb permanente para a Carreira e a Remuneração dos Profissionais da Educação Básica em Municípios da Região Norte do Brasil
2021, Carreira e remuneração de professores da Educação Básica em municípios da Região Norte do Brasil: implicações para a valorização do professor
2018, Política de Financiamento da Educação: implicações do FUNDEB para a Carreira e a Remuneração de Professores da Educação Básica em Municípios Paraenses de 2010 a 2017
DANIELE DOROTEIA ROCHA DA SILVA DE LIMA
2021, Psicoeducação emocional: das narrativas às práticas de autoconhecimento na docência com bebê
2019, (Auto)biografia da docência com bebês: a criação cotidiana do currículo nas creches públicas em Belém
EDNA ABREU BARRETO
2022, Currículo e relações de gênero na educação: a produção normativa de corpos generificados na escola básica
ELIANA DA SILVA FELIPE
2023, 70 ANOS DO CURSO DE PEDAGOGIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ: IDENTIDADE, TRANSFORMAÇÕES E CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E CULTURAL DO ESTADO DO PARÁ
2018, A Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica e a valorização docente: um estudo a partir dos egressos do Curso de Pedagogia PARFOR da Universidade Federal do Pará.
ELIZABETH OROFINO LUCIO
2022, Professoras/es e crianças em voo: ler e escrever para (trans)ver nossas ações no mundo.
EUNICE LEA DE MORAES
2020, As contribuições das educadoras negras para o ensino, para a pesquisa e para a extensão da Universidade Federal do Pará: ao encontro da memória e da experiência histórica dos percursos trilhados.
EVANILDO MORAES ESTUMANO
2022, Profissão docente: investigação sobre a ação pedagógica enquanto experiência significativa (3ª etapa 2022-2024)"
2020, Profissão docente: investigação sobre a ação pedagógica enquanto experiência significativa – 2ª etapa
2018, Profissão docente: investigação sobre a ação pedagógica enquanto experiência significativa
FABIOLA BOUTH GRELLO KATO
2023, A FINANCERIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: O MODELO DE GOVERNANÇA CORPORATIVA, TRABALHO DOCENTE E AS NOVAS ESTRATÉGIAS MERCADOLÓGICAS DO GRUPO SER EDUCACIONAL SA. (2018-2023)
2019, Financeirização do ensino superior privado-mercantil, modelo de governança corporativa e os efeitos para o trabalho docente no Pará.
2018, A FINANCEIRIZAÇÃO DA ECONOMIA E AS CONSEQUÊNCIAS PARA O TRABALHO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR PRIVADO-MERCANTIL EM 1 IES DO PARÁ.
2018, FINANCEIRIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO-MERCANTIL, MODELO DE GOVERNANÇA CORPORATIVA E OS EFEITOS PARA O TRABALHO DOCENTE NO PARÁ.
FATIMA DE SOUZA MOREIRA
2023, A realidade das políticas de esporte e lazer gestadas nas Usinas da Paz: um olhar para Intersetorialidade e o Financiamento público nas Usinas.
2021, A Regionalização das Políticas Públicas de Esporte e Lazer na Amazônia: a realidade do estado do Pará e o atendimento aos Povos Indígenas, na gestão PPA 2016-2019
FLAVIUS AUGUSTO PINTO CUNHA
2022, Composição corporal e equilíbrio postural: o professor de educação física na escola fundamental
IVANY PINTO NASCIMENTO
2017, OS FATORES QUE DETERMINAM A PERMANECIA NA DOCÊNCIA E AS IMPLICAÇÕES NO TRABALHO QUE REALIZAM E NOS DESAFIOS DA CONTEMPORANEIDADE: UM ESTUDO SOBRE OS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO
JOSE BITTENCOURT DA SILVA
2017, INOVAÇÃO ESCOLAR E ESCOLAS MUNICIPAIS DE TEMPO INTEGRAL EM BELÉM DO PARÁ: UM ESTUDO NAS ILHAS MOSQUEIRO E CARATATEUA
JOSE CARLOS MARTINS CARDOSO
2021, “PRÁTICAS DOS(AS) GESTORES(AS) ESCOLARES NO ÂMBITO DA ESCOLA PÚBLICA: IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO INICIAL DOS LICENCIANDOS(AS) EM PEDAGOGIA”
JOSE MARIA SOARES RODRIGUES
2021, PROBABILIDADE EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE À LUZ DO DOCUMENTO CURRICULAR DO ESTADO DO PARÁ E DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
KARLA NAZARETH CORREA DE ALMEIDA
2018, A EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA NO PROJETO EDUCACIONAL DA PRIMEIRA REPÚBLICA E A OBRA DE HYGINO AMANAJÁS
LIVIA SOUSA DA SILVA
2022, História da Educação por Mulheres: o protagonismo de mulheres educadoras na cidade de Belém-Pa na primeira metade do século XX
2019, RECONSTRUINDO MEMÓRIAS SOCIAIS ACERCA DA RIVALIDADE ENTRE AS ESCOLAS EM BELÉM--PA
LUCIA ISABEL DA CONCEICAO SILVA
2022, Da escola pública à universidade: trajetórias, expectativas e desafios das juventudes negras e periféricas no acesso ao direito à educação
2020, Juventude Negra, Subjetividade e Processos de Enfrentamento às Violências: (Re) Pensando o Papel da escola
2018, Violências contra crianças, adolescentes e jovens: risco e proteção e atuação das redes de proteção (escola e comunidade)
2017, Violências contra crianças, adolescentes e jovens: percepções sobre risco e proteção e dinâmica de atuação das redes de proteção
LUCILIA DA SILVA MATOS
2023, A concepção educativa de lazer que permeia as práticas culturais nos projetos sociais: o caso da Usina da Paz no Bairro do Guamá, Belém-PA
2020, Vivências e Barreiras do Lazer em tempos de pandemia: um estudo com as(os) discentes da Faculdade de Educação Física - Universidade Federal do Pará- Campus Belém.
MAELY FERREIRA HOLANDA RAMOS
2022, DESENGAJAMENTO MORAL, VIOLÊNCIA E CYBERBULLYING: IMPLICAÇÕES PARA O CONTEXTO ESCOLAR
2020, Desengajamento moral e a violência: implicações para o contexto escolar
2018, Teoria Social Cognitiva em foco: uma análise sobre a Satisfação no Trabalho, Crenças de Eficácia e Autorregulação em Professores e Alunos
MARIA DA CONCEICAO DOS SANTOS COSTA
2022, Formação de professores e professoras em Educação Física e as atuais Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs): a desertificação da docência na agenda neoliberal
2020, TRABALHO E FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO SOBRE A MATERIALIDADE DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) NO ESTADO PARÁ
2018, TRABALHO DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA COM JOVENS E ADULTOS TRABALHADORES (AS) NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BELÉM DO PARÁ
MARIA DA CONCEICAO ROSA CABRAL
2019, A relação trabalho e saúde em professores na fase final da carreira profissional na Universidade Federal do Pará
MARIA DO SOCORRO CARNEIRO DE LIMA
2018, O trabalho docente na modalidade da educação a distância no ensino superior: a invisibilidade do visível.
MARIA DO SOCORRO DA COSTA COELHO
2018, DIÁLOGOS EM EDUCAÇÃO: O PERFIL DO AGENTE PRISIONAL EM CELA DE AULA
MARIA EDILENE DA SILVA RIBEIRO
2023, EMPREENDEDORISMO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR, EM TEMPOS DE NEOLIBERALISMO: DA CONCEPÇAO ÀS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DO TRABALHADOR
2020, EDUCAÇÃO SUPERIOR NA AMAZÔNIA: GESTÃO E FORMAÇÃO EM TEMPOS DE EMPREENDEDORISMO
MARIA IZABEL ALVES DOS REIS
2019, INFÂNCIAS, POLÍTICAS DE ATENDIMENTO E CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO: UM ESTUDO NA REGIÃO DAS ILHAS EM BELÉM DO PARÁ - 2008 a 2018
MARIA JOSE AVIZ DO ROSARIO
2017, MUSEU DA EDUCAÇÃO AMAZÔNICO: teoria e prática
MARIA LUDETANA ARAUJO
2023, FEIRAS LIVRES SUSTENTÁVEIS
2022, PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS DE SANEAMENTO SUSTENTÁVEL, PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE PÚBLICA E PRESERVAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS
2020, A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS CURSOS FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ.
MARIATERESA MURACA
2024, Fortalecendo a Formação de Professores na perspectiva da Educação Escolar Quilombola: uma Pesquisa-Ação Participativa entre universidade, comunidades e movimento quilombola
MAURA LUCIA MARTINS CARDOSO
2021, O Programa de Residência Pedagógica da UFPA: uma aproximação entre Universidade e Creche na formação de professores(as)
NILO CARLOS PEREIRA DE SOUZA
2019, Mediação de leitura literária: análises e desdobramentos
2017, Mediação de Leitura: teoria e prática
OLGAISES CABRAL MAUES
2017, A Internacionalização da Educação Superior, os Organismos Internacionais e os Impactos nos Programas de Formação de Professores
ORLANDO NOBRE BEZERRA DE SOUZA
2020, A EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DE LIBERDADE: (RE)VISITAR A PALAVRA PARA EDUCAR PESSOAS-SUJEITOS
2018, A GESTÃO E O PLANEJAMENTO DA EDUCAÇÃO PRISIONAL NO PARÁ: AS ESTRATÉGIAS MAIS RECENTES DE CONSOLIDAÇÃO ORGANIZACIONAL
PAULO HENRIQUE FACANHA DE MIRANDA
2018, RESSENTIMENTO: ÉTICA, MIMESE E EMOÇÃO NO BRASIL -Uma Pedagogia Problemática do Social
PAULO SERGIO DE ALMEIDA CORREA
2017, PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
RAIMUNDA LUCENA MELO SOARES
2017, PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO NA OBRA DE ANTÔNIO JOAQUIM SEVERINO
RHOBERTA SANTANA DE ARAUJO
2019, FINANCEIRIZAÇÃO E EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA: IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS E IDEOLÓGICAS NA FORMAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA BRASILEIRA
RONALDO MARCOS DE LIMA ARAUJO
2017, EXPERIMENTAÇÕES DE POLÍTICAS DE INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO ESTADO DO PARÁ
ROSANA MARIA GEMAQUE ROLIM
2022, PROJETO INTEGRADO DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO: Financiamento do direito à Educação Básica em Territórios da Amazônia– Análise dos gastos de MDE, com vistas à formação e ao controle social.
2017, “Carreiras e remuneração de professores das redes de ensino de Municípios do Estado do Pará – Tipos, Tendências e Composição”
ROSELY CABRAL GIORDANO
2018, VIOLÊNCIA ESCOLAR: DISCRIMINAÇÃO, BULLYING E RESPONSABILIDADE
ROSIME DA CONCEICAO MEGUINS
2018, Trabalho e Saúde Docente em Crise na Universidade
SALOMAO ANTONIO MUFARREJ HAGE
2021, Preservar a Vida, Defender o Território e Afirmar a Educação do Campo nas Amazônias
2018, TRABALHO, NATUREZA E CULTURA COMO REFERÊNCIAS PARA A CONSTRUÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA DO CAMPO NA AMAZÔNIA
SELMA COSTA PENA
2022, FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS ALFABETIZADORES/AS COMO PROCESSO DISCURSIVO: A RELAÇÃO PARALELA ENTRE OS ASPECTOS NOTACIONAIS E OS DISCURSIVOS EM SALA DE AULA.
2020, A ALFABETIZAÇÃO COMO PRÁTICA DISCURSIVA: CONCEPÇÕES, ANÁLISES E PROPOSIÇÕES DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL NO TRATO COM A ESCRITA NOS ANOS INICIAIS.
2018, Modos de aprender, modos de ensinar: o lugar da cultura escrita em uma escola dos anos iniciais.
2017, LETRAMENTO ACADÊMICO NA FORMAÇÃO INICIAL: práticas de leitura e escrita no curso de Pedagogia da UFPA.
SONIA MARIA DA SILVA ARAUJO
2017, Ideias e práticas de mulheres intelectuais: a educação em Marta Alonso Alvares de Castro Abranches, do Brasil, e Eluned Morgan, da Argentina
SONIA REGINA DOS SANTOS TEIXEIRA
2020, Implicações da teoria histórico-cultural para a formação de professores e o trabalho docente
2018, Formação de professores da educação básica: uma teoria para orientar as práticas
TEREZINHA FATIMA ANDRADE MONTEIRO DOS SANTOS
2018, A educação escolar como fator de desenvolvimento do Pará e do Maranhão
2017, Programas de melhoria da educação básica e profissional no Pará via parcerias público-privadas
VERA LUCIA JACOB CHAVES
2019, FINANCEIRIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO MERCANTIL NO BRASIL: NOVAS ESTRATÉGIAS DE INSERÇÃO DO CAPITAL ESTRANGEIRO
2019, FINANCEIRIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO MERCANTIL NO BRASIL: NOVAS ESTRATÉGIAS DE INSERÇÃO DO CAPITAL ESTRANGEIRO
2016, FINANCEIRIZAÇÃO E EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO-MERCANTIL NO BRASIL
VIVIANE GISLAINE CAETANO
2022, FORMAÇÃO DE CONCEITOS EM ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
2020, Alfabetização e letramento de crianças com deficiência intelectual: estado de arte
WALDIR FERREIRA DE ABREU
2022, FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS NA TRÍPLICE FRONTEIRA AMAZÔNICA BRASIL-PERU-COLÔMBIA: decolonialidade, interculturalidade crítica e ação participativa
WELINGTON DA COSTA PINHEIRO
2023, EDUCAÇÃO E PRÁTICAS CORPORAIS EM BELÉM-PA NAS DÉCADAS DE 1970 A 1980
2020, O perfil dos praticantes de exercícios físicos na Universidade Federal do Pará (campus Belém) e seu entorno
2018, CIVILIZAR, CUIDAR E EDUCAR: práticas corporais da infância paraense (1900-1930)
WILLIAN LAZARETTI DA CONCEICAO
2022, Educação e Justiça Social: idiossincrasias análogas à permanência/evasão de alunos em condição de vulnerabilidade socioeconômica nos cursos de graduação da UFPA
2020, À prova da reparação - as medidas socioeducativas para além da institucionalização: uma pesquisa comparativa entre Brasil e Portugal
 
110 Projeto(s) encontrado(s)

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba2 v3.14.25.245