ADRIANE RAQUEL SANTANA DE LIMA |
2022, |
As vivências Educativas de Mulheres negras na segunda metade do século XIX |
|
2020, |
A relação entre a educação popular e os feminismos na América Latina (1960-2020) |
|
|
ANA DEL TABOR VASCONCELOS MAGALHAES |
2020, |
O ensino/aprendizagem de Arte nos anos inicias da Educação Básica: as concepções e percepções dos professores das escolas públicas de Belém-Pa. |
|
|
ANDREA PEREIRA SILVEIRA |
2021, |
Representações Sociais de professores sobre o ensino de Libras: formação e prática docente |
|
2019, |
Representações Sociais de discentes do curso de pedagogia sobre a disciplina Libras |
|
|
ANDRIO ALVES GATINHO |
2021, |
TRAJETÓRIA DE COTISTAS NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPA (2013-2020) |
|
2021, |
Práticas curriculares emergenciais em escolas públicas de Belém durante a pandemia da COVID-19 |
|
|
ANSELMO DE ATHAYDE COSTA E SILVA |
2023, |
APTIDOWN: Aptidão física e metabolismo em pessoas com Síndrome de Down |
|
2021, |
USO DO SENSOR INERCIAL NA CLASSIFICAÇÃO EM ESPORTES PARALÍMPICOS |
|
2020, |
DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS PARA AVALIÇÃO DO RISCO DE QUEDAS |
|
2018, |
Efeitos do treinamento combinado sobre independência funcional e níveis de atividade física em indivíduos com LME |
|
|
ANTONIO CLAUDIO ANDRADE DOS REIS |
2020, |
O MEIO RURAL E SUAS ESCOLAS: A DINÂMICA
INFRAESTRUTURAL E O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO
BÁSICA NO ESTADO DO PARÁ |
|
|
CARLA ISABEL PAULA DA ROCHA DE ARAUJO |
2021, |
Núcleo de Inovação Sport-Tech Belém |
|
|
CARLOS JORGE PAIXAO |
2021, |
Conhecimento Filosófico e Formação Epistemológica em Programas de Pós-Graduação em Educação da Amazônia Paraense |
|
|
CARLOS NAZARENO FERREIRA BORGES |
2023, |
Limites e avanços da (des)legitimação da educação enquanto direito social |
|
2020, |
SOBRE PROBLEMAS E SOLUÇÕES: INVESTIGAÇÕES DE QUESTÕES EMERGENTES NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO |
|
2018, |
SINAIS E RUÍDOS: INVESTIGAÇÕES E PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS DOCENTES |
|
2016, |
A RELAÇÃO PÚBLICO-PRIVADO NA UTILIZAÇÃO DOS ESPAÇOS E EQUIPAMENTOS DE ESPORTE E LAZER EM MUNICÍPIOS DO PARÁ. |
|
|
CELI DA COSTA SILVA BAHIA |
2018, |
SABERES CONSTITUTIVOS DA DOCÊNCIA COM BEBÊS: o lugar das vozes do professor na pesquisa em educação |
|
|
CELITA MARIA PAES DE SOUSA |
2022, |
Artes visuais e a ressignificação da prática docente na educação infantil: processos de expressão e criação na infância |
|
2017, |
As artes visuais e a ressignificação da prática docente na educação infantil: processos de expressão e criação na infância
|
|
|
CHRISTIANNE THATIANA RAMOS DE SOUZA |
2020, |
Cartografia da Educação de Surdos na Região Metropolitana de Belém do Pará |
|
2018, |
CONCEPÇÕES DE DEFICIÊNCIA EM UNIVERSITÁRIOS: a perspectiva de estudantes da Universidade Federal do Pará campus Belém |
|
|
DALVA VALENTE GUIMARAES GUTIERRES |
2023, |
Política de Financiamento da Educação: implicações do Fundeb permanente para a Carreira e a Remuneração dos Profissionais da Educação Básica em Municípios da Região Norte do Brasil |
|
2021, |
Carreira e remuneração de professores da Educação Básica em municípios da Região Norte do Brasil: implicações para a valorização do professor |
|
2018, |
Política de Financiamento da Educação: implicações do FUNDEB para a Carreira e a Remuneração de Professores da Educação Básica em Municípios Paraenses de 2010 a 2017 |
|
|
DANIELE DOROTEIA ROCHA DA SILVA DE LIMA |
2021, |
Psicoeducação emocional: das narrativas às práticas de autoconhecimento na docência com bebê |
|
2019, |
(Auto)biografia da docência com bebês: a criação cotidiana do currículo nas creches públicas em Belém |
|
|
EDNA ABREU BARRETO |
2022, |
Currículo e relações de gênero na educação: a produção normativa de corpos generificados na escola básica |
|
|
ELIANA DA SILVA FELIPE |
2023, |
70 ANOS DO CURSO DE PEDAGOGIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ: IDENTIDADE, TRANSFORMAÇÕES E CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E CULTURAL DO ESTADO DO PARÁ |
|
2018, |
A Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica e a valorização docente: um estudo a partir dos egressos do Curso de Pedagogia PARFOR da Universidade Federal do Pará. |
|
|
ELIZABETH OROFINO LUCIO |
2022, |
Professoras/es e crianças em voo: ler e escrever para (trans)ver nossas ações no mundo. |
|
|
EUNICE LEA DE MORAES |
2020, |
As contribuições das educadoras negras para o ensino, para a pesquisa e para a extensão da Universidade Federal do Pará: ao encontro da memória e da experiência histórica dos percursos trilhados. |
|
|
EVANILDO MORAES ESTUMANO |
2022, |
Profissão docente: investigação sobre a ação pedagógica enquanto experiência significativa (3ª etapa 2022-2024)" |
|
2020, |
Profissão docente: investigação sobre a ação pedagógica enquanto experiência significativa 2ª etapa |
|
2018, |
Profissão docente: investigação sobre a ação pedagógica enquanto experiência significativa |
|
|
FABIOLA BOUTH GRELLO KATO |
2023, |
A FINANCERIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: O MODELO DE GOVERNANÇA CORPORATIVA, TRABALHO DOCENTE E AS NOVAS ESTRATÉGIAS MERCADOLÓGICAS DO GRUPO SER EDUCACIONAL SA. (2018-2023) |
|
2019, |
Financeirização do ensino superior privado-mercantil, modelo de governança corporativa e os efeitos para o trabalho docente no Pará. |
|
2018, |
A FINANCEIRIZAÇÃO DA ECONOMIA E AS CONSEQUÊNCIAS PARA O TRABALHO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR PRIVADO-MERCANTIL EM 1 IES DO PARÁ.
|
|
2018, |
FINANCEIRIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO-MERCANTIL, MODELO DE GOVERNANÇA
CORPORATIVA E OS EFEITOS PARA O TRABALHO DOCENTE NO PARÁ. |
|
|
FATIMA DE SOUZA MOREIRA |
2023, |
A realidade das políticas de esporte e lazer gestadas nas Usinas da Paz: um olhar para Intersetorialidade e o Financiamento público nas Usinas.
|
|
2021, |
A Regionalização das Políticas Públicas de Esporte e Lazer na Amazônia: a realidade do estado do Pará e o atendimento aos Povos Indígenas, na gestão PPA 2016-2019 |
|
|
FLAVIUS AUGUSTO PINTO CUNHA |
2022, |
Composição corporal e equilíbrio postural: o professor de educação física na escola fundamental |
|
|
IVANY PINTO NASCIMENTO |
2017, |
OS FATORES QUE DETERMINAM A PERMANECIA NA
DOCÊNCIA E AS IMPLICAÇÕES NO TRABALHO QUE
REALIZAM E NOS DESAFIOS DA CONTEMPORANEIDADE: UM
ESTUDO SOBRE OS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO |
|
|
JOSE BITTENCOURT DA SILVA |
2017, |
INOVAÇÃO ESCOLAR E ESCOLAS MUNICIPAIS DE TEMPO INTEGRAL EM BELÉM DO PARÁ: UM ESTUDO NAS ILHAS MOSQUEIRO E CARATATEUA |
|
|
JOSE CARLOS MARTINS CARDOSO |
2021, |
PRÁTICAS DOS(AS)
GESTORES(AS) ESCOLARES NO ÂMBITO DA ESCOLA PÚBLICA: IMPLICAÇÕES NA
FORMAÇÃO INICIAL DOS LICENCIANDOS(AS) EM PEDAGOGIA |
|
|
JOSE MARIA SOARES RODRIGUES |
2021, |
PROBABILIDADE EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE À LUZ DO DOCUMENTO CURRICULAR DO ESTADO DO PARÁ E DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR |
|
|
KARLA NAZARETH CORREA DE ALMEIDA |
2018, |
A EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA NO PROJETO EDUCACIONAL DA PRIMEIRA REPÚBLICA E A OBRA DE HYGINO AMANAJÁS
|
|
|
LIVIA SOUSA DA SILVA |
2022, |
História da Educação por Mulheres: o protagonismo de mulheres educadoras na
cidade de Belém-Pa na primeira metade do século XX |
|
2019, |
RECONSTRUINDO MEMÓRIAS SOCIAIS ACERCA DA RIVALIDADE ENTRE AS ESCOLAS EM BELÉM--PA
|
|
|
LUCIA ISABEL DA CONCEICAO SILVA |
2022, |
Da escola pública à universidade: trajetórias, expectativas e desafios das juventudes negras e periféricas no acesso ao direito à educação |
|
2020, |
Juventude Negra, Subjetividade e Processos de Enfrentamento às Violências: (Re) Pensando o Papel da escola |
|
2018, |
Violências contra crianças, adolescentes e jovens: risco e proteção e atuação das redes de proteção (escola e comunidade) |
|
2017, |
Violências contra crianças, adolescentes e jovens: percepções sobre risco e proteção e dinâmica de atuação das redes de proteção |
|
|
LUCILIA DA SILVA MATOS |
2023, |
A concepção educativa de lazer que permeia as práticas culturais nos projetos sociais: o caso da Usina da Paz no Bairro do Guamá, Belém-PA |
|
2020, |
Vivências e Barreiras do Lazer em tempos de pandemia: um estudo com as(os) discentes da Faculdade de Educação Física - Universidade Federal do Pará- Campus Belém. |
|
|
MAELY FERREIRA HOLANDA RAMOS |
2022, |
DESENGAJAMENTO MORAL, VIOLÊNCIA E CYBERBULLYING:
IMPLICAÇÕES PARA O CONTEXTO ESCOLAR |
|
2020, |
Desengajamento moral e a violência: implicações para o contexto escolar |
|
2018, |
Teoria Social Cognitiva em foco: uma análise sobre a Satisfação no Trabalho, Crenças de Eficácia e Autorregulação em Professores e Alunos |
|
|
MARIA DA CONCEICAO DOS SANTOS COSTA |
2022, |
Formação de professores e professoras em Educação Física e as atuais Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs): a desertificação da docência na agenda neoliberal
|
|
2020, |
TRABALHO E FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO SOBRE A MATERIALIDADE DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) NO ESTADO PARÁ |
|
2018, |
TRABALHO DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA COM JOVENS E ADULTOS TRABALHADORES (AS) NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BELÉM DO PARÁ |
|
|
MARIA DA CONCEICAO ROSA CABRAL |
2019, |
A relação trabalho e saúde em professores na fase final da carreira profissional na Universidade Federal do Pará |
|
|
MARIA DO SOCORRO CARNEIRO DE LIMA |
2018, |
O trabalho docente na modalidade da educação a distância no ensino superior: a invisibilidade do visível. |
|
|
MARIA DO SOCORRO DA COSTA COELHO |
2018, |
DIÁLOGOS EM EDUCAÇÃO: O PERFIL DO AGENTE PRISIONAL EM CELA DE AULA |
|
|
MARIA EDILENE DA SILVA RIBEIRO |
2023, |
EMPREENDEDORISMO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR, EM TEMPOS DE NEOLIBERALISMO: DA CONCEPÇAO ÀS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DO TRABALHADOR |
|
2020, |
EDUCAÇÃO SUPERIOR NA AMAZÔNIA: GESTÃO E FORMAÇÃO EM TEMPOS DE EMPREENDEDORISMO |
|
|
MARIA IZABEL ALVES DOS REIS |
2019, |
INFÂNCIAS, POLÍTICAS DE ATENDIMENTO E CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO: UM ESTUDO NA REGIÃO DAS ILHAS EM BELÉM DO PARÁ - 2008 a 2018 |
|
|
MARIA JOSE AVIZ DO ROSARIO |
2017, |
MUSEU DA EDUCAÇÃO AMAZÔNICO: teoria e prática |
|
|
MARIA LUDETANA ARAUJO |
2023, |
FEIRAS LIVRES SUSTENTÁVEIS |
|
2022, |
PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS DE SANEAMENTO SUSTENTÁVEL, PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE PÚBLICA E PRESERVAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS |
|
2020, |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS CURSOS FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. |
|
|
MARIATERESA MURACA |
2024, |
Fortalecendo a Formação de Professores na perspectiva da Educação Escolar Quilombola: uma Pesquisa-Ação Participativa entre universidade, comunidades e movimento quilombola |
|
|
MAURA LUCIA MARTINS CARDOSO |
2021, |
O Programa de Residência Pedagógica da UFPA: uma aproximação entre Universidade e Creche na formação de professores(as) |
|
|
NILO CARLOS PEREIRA DE SOUZA |
2019, |
Mediação de leitura literária: análises e desdobramentos |
|
2017, |
Mediação de Leitura: teoria e prática |
|
|
OLGAISES CABRAL MAUES |
2017, |
A Internacionalização da Educação Superior, os Organismos Internacionais e os Impactos nos Programas de Formação de Professores |
|
|
ORLANDO NOBRE BEZERRA DE SOUZA |
2020, |
A EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DE LIBERDADE: (RE)VISITAR A PALAVRA PARA EDUCAR
PESSOAS-SUJEITOS |
|
2018, |
A GESTÃO E O PLANEJAMENTO DA EDUCAÇÃO PRISIONAL NO PARÁ: AS ESTRATÉGIAS MAIS RECENTES DE CONSOLIDAÇÃO ORGANIZACIONAL |
|
|
PAULO HENRIQUE FACANHA DE MIRANDA |
2018, |
RESSENTIMENTO: ÉTICA, MIMESE E EMOÇÃO NO BRASIL -Uma Pedagogia Problemática do Social
|
|
|
PAULO SERGIO DE ALMEIDA CORREA |
2017, |
PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ |
|
|
RAIMUNDA LUCENA MELO SOARES |
2017, |
PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO NA OBRA DE ANTÔNIO JOAQUIM SEVERINO |
|
|
RHOBERTA SANTANA DE ARAUJO |
2019, |
FINANCEIRIZAÇÃO E EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA: IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS E IDEOLÓGICAS NA FORMAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA BRASILEIRA |
|
|
RONALDO MARCOS DE LIMA ARAUJO |
2017, |
EXPERIMENTAÇÕES DE POLÍTICAS DE INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO ESTADO DO PARÁ |
|
|
ROSANA MARIA GEMAQUE ROLIM |
2022, |
PROJETO INTEGRADO DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO: Financiamento do direito à Educação Básica em Territórios da Amazônia Análise dos gastos de MDE, com vistas à formação e ao controle social. |
|
2017, |
Carreiras e remuneração de professores das redes de ensino de Municípios do Estado do Pará Tipos, Tendências e Composição
|
|
|
ROSELY CABRAL GIORDANO |
2018, |
VIOLÊNCIA ESCOLAR: DISCRIMINAÇÃO, BULLYING E RESPONSABILIDADE |
|
|
ROSIME DA CONCEICAO MEGUINS |
2018, |
Trabalho e Saúde Docente em Crise na Universidade |
|
|
SALOMAO ANTONIO MUFARREJ HAGE |
2021, |
Preservar a Vida, Defender o Território e Afirmar a Educação do Campo nas Amazônias |
|
2018, |
TRABALHO, NATUREZA E CULTURA COMO REFERÊNCIAS PARA A CONSTRUÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA DO CAMPO NA AMAZÔNIA |
|
|
SELMA COSTA PENA |
2022, |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS ALFABETIZADORES/AS COMO PROCESSO DISCURSIVO: A RELAÇÃO PARALELA ENTRE OS ASPECTOS NOTACIONAIS E OS DISCURSIVOS EM SALA DE AULA. |
|
2020, |
A ALFABETIZAÇÃO COMO PRÁTICA DISCURSIVA: CONCEPÇÕES, ANÁLISES E PROPOSIÇÕES DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL NO TRATO COM A ESCRITA NOS ANOS INICIAIS. |
|
2018, |
Modos de aprender, modos de ensinar: o lugar da cultura escrita em uma escola dos anos iniciais. |
|
2017, |
LETRAMENTO ACADÊMICO NA FORMAÇÃO INICIAL: práticas de leitura e escrita no curso de Pedagogia da UFPA. |
|
|
SONIA MARIA DA SILVA ARAUJO |
2017, |
Ideias e práticas de mulheres intelectuais: a educação em Marta Alonso Alvares de Castro Abranches, do Brasil, e Eluned Morgan, da Argentina |
|
|
SONIA REGINA DOS SANTOS TEIXEIRA |
2020, |
Implicações da teoria histórico-cultural para a formação de professores e o trabalho docente |
|
2018, |
Formação de professores da educação básica: uma teoria para orientar as práticas |
|
|
TEREZINHA FATIMA ANDRADE MONTEIRO DOS SANTOS |
2018, |
A educação escolar como fator de desenvolvimento do Pará e do Maranhão |
|
2017, |
Programas de melhoria da educação básica e profissional no Pará via parcerias público-privadas |
|
|
VERA LUCIA JACOB CHAVES |
2019, |
FINANCEIRIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO MERCANTIL NO BRASIL: NOVAS ESTRATÉGIAS DE INSERÇÃO DO CAPITAL ESTRANGEIRO |
|
2019, |
FINANCEIRIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO MERCANTIL NO BRASIL: NOVAS ESTRATÉGIAS DE INSERÇÃO DO CAPITAL ESTRANGEIRO |
|
2016, |
FINANCEIRIZAÇÃO E EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO-MERCANTIL NO BRASIL |
|
|
VIVIANE GISLAINE CAETANO |
2022, |
FORMAÇÃO DE CONCEITOS EM ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL |
|
2020, |
Alfabetização e letramento de crianças com deficiência intelectual: estado de arte |
|
|
WALDIR FERREIRA DE ABREU |
2022, |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS NA TRÍPLICE FRONTEIRA AMAZÔNICA BRASIL-PERU-COLÔMBIA: decolonialidade, interculturalidade crítica e ação participativa |
|
|
WELINGTON DA COSTA PINHEIRO |
2023, |
EDUCAÇÃO E PRÁTICAS CORPORAIS EM BELÉM-PA NAS DÉCADAS DE 1970 A 1980 |
|
2020, |
O perfil dos praticantes de exercícios físicos na Universidade Federal do Pará (campus Belém) e seu entorno |
|
2018, |
CIVILIZAR, CUIDAR E EDUCAR: práticas corporais da infância paraense (1900-1930)
|
|
|
WILLIAN LAZARETTI DA CONCEICAO |
2022, |
Educação e Justiça Social: idiossincrasias análogas à permanência/evasão de alunos em condição de vulnerabilidade socioeconômica nos cursos de graduação da UFPA |
|
2020, |
À prova da reparação - as medidas socioeducativas para além da institucionalização: uma pesquisa comparativa entre Brasil e Portugal |
|